Se eu quero comprar peixe, eu vou à  peixaria; se eu quero comprar pesquisa, eu vou ao Ibope!

Segundo o Ibope, o governador tucano Beto Richa será "imbatível" na reeleição com 76%; o senador peemedebista Roberto Requião desconfia dos números do instituto; histórico do Ibope é de erros homéricos no Paraná; afinal, quem acredita em pesquisa eleitoral?

Segundo o Ibope, o governador tucano Beto Richa será “imbatível” na reeleição com 76%; o senador peemedebista Roberto Requião desconfia dos números do instituto; histórico do Ibope é de erros homéricos no Paraná; afinal, quem acredita em pesquisa eleitoral?

As páginas dos jornais que compõem a Associação dos Diários do Interior (ADI) amanheceram esta quarta-feira (27) com uma pesquisa do Ibope, contratada pela entidade, em que o governo Beto Richa (PSDB) tem 73% de aprovação dos paranaenses e que 76%, segundo a mesma sondagem, votariam na reeleição do tucano.

O senador Roberto Requião (PMDB), ex-governador do Paraná por três vezes, produziu uma máxima em 2002: Se eu quero comprar peixe, eu vou à  peixaria; se eu quero comprar pesquisa, eu vou ao Ibope!.

A Assembleia Legislativa do Paraná abriu uma CPI no começo desta legislatura para investigar as pesquisas mandrake! do Ibope. Segundo o autor do pedido de investigação, o ex-deputado Reni Pereira (PSB), eleito prefeito de Foz do Iguaçu, no Oeste, o instituto cometeu fraude em seus levantamentos.

O que o Ibope cometeu em algumas cidades foi um crime eleitoral. Não podemos aceitar e permitir que isso se repita!, disse Reni, aliado político de Richa, ao defender a instalação da comissão.

Nas vésperas das eleições municipais de 2012, o Ibope deixava Reni 10 pontos atrás de Chico Brasileiro (PCdoB). No entanto, o ex-deputado venceu a disputa com 9% de vantagem.

Outro caso de fraude eleitoral envolvendo o Ibope. Em Curitiba, no primeiro turno, as pesquisas do instituto dizia que Gustavo Fruet (PDT) ficaria de fora do segundo turno. Errou feio. Quem acabou excluído da segunda etapa eleitoral foi o candidato do governador, o então prefeito Luciano Ducci (PSB).

Com essa ficha corrida, a pergunta que fica é a seguinte: Dá para acreditar nas pesquisas do Ibope? Responda se for capaz.

75 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. vamos comentar ,ate parese piada de mal gosto.ibope nao dinlheiro sujo e muito sujo isto e ibope no parana e so pagar bem que damos aquele jeitinho,e sujo mesmo ,pois nem assim beto crese crese como rabo de cavalo 45 so crese para baixo ,beto e ibope vao mentir la na italia .bando de farca.esse numero e verdadeiro mas para cleise.num futuro muito breve veremos quem esta mentindo .assis bolsoni bituruna parana.270220132245.

  2. 76% votariam na reeleição do Richa???????????
    Deve ser uma grande piada e de muito mal gosto.
    Quem votou nele, não vota mais.
    Por sinal…. esse governo já começou?
    Se não começou, não tem porque falar em reeleição.
    E além do mais, não dá para acreditar em pesquisa do IBOPE.
    Estão brincando com a inteligência do povo!!!!!!

  3. Sinceramente, eu desisto.
    Povo de bosta.
    Sofram…
    Fiquem sem hospitais…
    Fiquem burros como são.
    E isso depois do cara não fazer nada em dois anos de governo.
    Aliás, fez, criou quase 500 cargos em comissão, nomeou criminosos condenados e a parentada para secretários, etc..

  4. Eu não duvido.
    Temos uma população que não lê, acredita em tudo o que vê na tv (principalmente nas propagandas), não tem discernimento, não tem capacidade de analisar o que passa ao seu redor. É uma população ignorante demais. Analfabetos que não sabem nem ler, quem dirá interpretar um texto.
    Neste pais o analfa não pode dirigir, mas pode votar. Qmerda.
    Isto é interessante para políticos da laia do Beto, um governador que não faz nada pela educação.
    E no interior a coisa é muito pior, basta ver o que eles elegeram para a Assembléia Legislativa do Paraná. Rossoni, por exemplo.

  5. Pesquisinha de bosta, logo o IBOSTA, sem chance de acreditarmos. Sai satanás.

  6. PSDB com 73% de aprovacao do povo e PT vendendo o Brasil no Exterior(road show do Mantega e da Gleisi). Ta tudo virado…kkkkk

  7. Fala sério… Alguém acreditou no IBETO?

  8. Por que o ibope nao entrevista os copelianos, funcionários da sanepar, professores e o mst para suas pesquisas? Todo esse povo vai derrubar o beto, pois o Povo Trabalhador deve votar em partido que apoie o trabalhador e nao a burguesia que cada dia fica mais rica nas costas dos pais de família. Derrubar esse governo nas urnas é uma questão de sobrevivência para o povo paranaense.

  9. O únicos que responderam essa pesquisa furada foram os cabos eleitorais, amigos e parentes confortavelmente acomodados em cargos comissionados e que ganharam 134 % de aumento em 2012.

  10. Esse IBOPE por acaso não é o mesmo que tirou o FRUET do segundo turno?

  11. essa Cambada de professores sao todos vagabundos”¦VAGABUNDOS SO PENSAM EM FAZER GREVE”¦VAGABUNDOS ..TODOS..GANHAR DINHEIRO FACIL

  12. fontes…se Pessuti apoia a Gleisi..Requiao vem com Beto Richa… DAI eu quero ver !!Beto e Ratinho jr…com apoio de Requiao

  13. Quando voce observa que um governo tem projetos, propostas, quando esta trabalhando redondinho, certinho pro seu povo, ainda assim é aceitavel um indice alto de aprovação. Agora qdo você vê que o povo reclama de um governo inerte, ve que um governo está sem projetos, sem planejamento, é claro que é pesquisa comprada. Só os comissionados do Beto mesmo pra dar os parabéns pela falsa aprovação, kkkkkkkkkkkkkk, deixe que se iludam, vamos ver ano que vem, daí a cobra vai fumar pro lado do sr Richa.

  14. Quer dizer que as pesquisas que colocam a Dilma lá em cima e o Lulla no céu foram todas compradas ???

  15. Tadeu Rocha, se toca aqui não estamos falando de quem é quem. Só temos que defender o povo Paranaense e não essa corja, todas as pesquizas, não importa de quem ou de qual fulano. São todas MANDRAKE, emitidas pelo ibope. E tem gente que ainda acredita e vai atráz de pesquizas manipuladoras… Por isso os politicos demagogos estão deitando e rolando.
    A não ser que vc seja um deles, porque a coisa funciona bem assim…
    Esse desgoverno jamais teria esse percentual, a não ser que fizeram dentro do próprio partido… É só o que falta, querendo enganar mais uma vez o povo.

  16. Eu ate acredito nesse percentual. Mais onde foi feita essa pesquisa e quantos eleitores foram ouvidos? Idade pois os jovens de hoje se não esta na rede social não e importante saber. Agora pegar 73% em cima de 1000 a 2000 pessoas e falar que o governo esta sendo aprovado e uma grande balela.
    E a maior vergonha e publicar isso em um jornal mesmo sendo pago.
    O povo da imprensa esta com medo e sabe que se vier outro governador a torneira da propaganda seca.
    Eu quero ver se dia 13 o professores vao cruzar os bracos mesmo e ver se a maquininha oficial do governo do pr (RPC). Vai falar mal do governador ou dos professores.

  17. Qual a supresa ? Se quero um resultado favorável, compro uma pesquisa. É mais barato, mas perigoso. O que faço então ? Entupo de propaganda dizendo que sou o cara, que faço e aconteço, gasto milhões e, na semana seguinte, solto os pesquisadores na rua. Advinhe o resultado ?

  18. PRIMEIRO….TIO CHUIM…VOCE BRINCA COM A RELIGIAO, É POR ISSO ACHO VOCE PT……POVO O IBOPE É UM INST. SERIO, O IBOPE NAO ERROU NAS ELEIÇOES DO LUCIANO, ELE ERROU O IBOPE DOS TRAIRAS DO LUCIANO, E GANHOU O MELHOR GUSTAVO.WILLIAN VAMOS ESPERAR.O REQUIAO VAI SEMPRE APELAR CONTRA O BETO VOCE VAI FAZER NO ULTIMO CAPITULO, O AMOR DO REQUIAO É BETO

  19. Deveriam ser proibidas essas pesquisas. Proibem santinho, outdoor, show, e não proíbem o que realmente manipula a opinião do eleitor

  20. KKKK… ENTAO A PESQUISA IBOPE SO VALE PRA DILMA NEH… VCS TEM Q SE CONFORMAR PTZADA DERROTADA…GLEISI VAI TOMAR OUTRA SURRA DO BETO…PELO JEITO Q TA INDO , ELE VAI CHEGAR A 90% DE APROVAÇAO..KKKK

  21. Eu não acredito nessa pesquisa, pois a maioria das pessoas com quem eu converso não querem nem saber mais de beto richa, na minha opinião essa pesquisa foi realizada no palacio do governo Estadual e na assembleia legislativa do Parana, é nesses lugares que tem seus puxa sacos. Beto richa nunca mais Deus me livre de mais 4 anos desse governo incompetente.

  22. O IBOPE TA CADA VEZ MELHOR HEIN, LI QUE FORAM FEITAS 2002 ENTREVISTAS E QUE A MARGEM DE ERRO EH DE 2%, É ISSO MESMO?????

  23. Não sei qual a surpresa ! Vou fazer uma pesquisa sobre minha Aprovação / Popularidade / Intenção de Voto. Comprar questionários é mais barato, mas pode ser perigoso. O que faço ? Entupo de propaganda as pessoas que sou o Cara, que faço e aconteço, gasto uma fortuna e na semana seguinte, mando os pesquisadores para a rua. Qual resultado terei ?

  24. Erraram, 76% é o índice de rejeição e 24% é o que sóbra de idiótas que ainda votariam nesse incompetente e gozador com a cara do povo paranaense. O pior disso é que se não aparecer uma terceira via, o Paraná será entregue ao comando do PT cujo desastre será semelhante à eleição desse Play-Boy.

  25. Nem o “Governador mais popular” do país, o Eduardo Campos, tem tanta aprovação assim. Pesquisas eleitorais no Brasil são feitas de acordo com o que o ‘contratante’ quer. Por isso sou a favor de que não existissem divulgações de pesquisas eleitorais em época de eleição.

  26. Está mais que provado: as pesquisas do Ibope não merecem crédito, EM QUALQUER CASO. Erram e acertam. Isso, até a Mãe Diná fazia… (onde foi parar a outrora “famosa” vidente??), NÃO VALEM NADA ESSAS PESQUISAS, SÓ SERVEM MESMO PARA MANIPULAR O ELEITOR E DAR MATÉRIA PARA JORNAL. Poderiam, sim, ser publicadas, mas nas colunas sociais, de boatos e de fofocas… Seria mais honesto… Os jornais e outros meios de comunicação (supostamente) sérios (até prova em contrário), entre os quais a Gazeta do Povo e o RPC, não deveriam contratar mais esse e outros institutos de “pesquisa” que erram (e muito!). PERDERAM A CREDIBILIDADE nas PROVAS ELEITORAIS (são provas, que são FATOS comprovados; não é opinião…). Precisam, sim, PAGAR PELOS SEUS ERROS! Até quando seremos um povo e uma nação sem memória?? Solução? Os jornais precisam MONITORAR OS ERROS E ACERTOS desses “institutos”, fazer um histórico, publicar e passar a dar crédito apenas aos que merecem. Além disso, a MARGEM DE ERRO é MUITO MAIOR do que os institutos confessam. Para ficar sério, precisariam ser punidos quando registrassem a pesquisa no TRE e (dentro do período da campanha eleitoral) errassem fora da margem de erro. Assim, pelo menos ajustariam a margem de erro… Precisamos fazer do Brasil um país sério!

  27. Quem viver verá!!!!

  28. o cara ta dois anos no governo não escolheu o secretariado ainda sera que tem essa aprovação eu não acredito que o povo do parana va engolir uma mentira dessa esse cidadão não faz outra coiza alem de tentar um segundo mandato

  29. Deve ter sido feita pelos donos dos pedágios que querem que ele continue no poder, ou pela mesma entidade que o deu como melhor prefeito do Brasil. Curitiba nos bairros esta acabada, detonada. Quem quiser saber sobre a saúde por si mesmo vá até um posto de saúde e peça uma consulta especializada. Quem quizer saber sobre os bairros vá andar no sul da cidade. Não nas vias principais mas pelo interior dos bairros onde o turista não vê.

  30. Chora PTzada…….

    • quem tem que chorar é você que tem seu dinheiro administrado por um incompetente e ainda baba o ovo dele.

    • O coitado!!! se chorar desse cadeia, vc ja estava condenado a prisao perpetua, hahahahahahahahahaha, junto com cachoeira/demostenes/perillo no presidio da papuda.Ou no presidio de segurança máxima de contenda…Agora, eu ñ sei se tem lei pra condenar zumbi, né? Uma vez q o
      ALI BABA, ja faz muito tempo q esta no colo do capeta!!!kkkkkkkkkkkkkkkk.

  31. a pesquisa do ibope é mais verdadeira que nota de 3 reais , o ibope é uma farsa isso já foi provado e compravado várias vezes.

  32. O crédito à pesquisa depende do interesse. Ela teria seu crédito, Esmael, se fosse negativa para o Beto e favorável ao PT.

    • É a sua opinião.

      • Campo Mourão, você tem razão, mas essa pesquisa nem “jesuis” acredita…. deve ter um uma inversão de numeros, é 37 e não 73 ..

    • UÉ CAMPO MOURÃO?? Por acaso ñ é assim q a tucanadas do DEMO agem???
      porq o desgovernador censurou todas as pesquisas ñ lhes favoráveis nas eleições em 2010???hahahahahahahahahah, pra tucanadas do DEMO,só as pesquisas favoraveis a eles tem credito!!!espertinhos os tucanos né!!!e essa ADI…?É uma fonte confiavel???E a CPI do Ibope, como é q fica? os deputados puxas desse desgovernador de m…engavetarao a CPI???Hahahahahahahahah. A meu ver essa ADI, é o PIG do Estado do Paraná!!!!
      É me engana q eu gosto!!!

      • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, eu disse 23% de trairás na tucanagem do DEMO!!!
        Hahahahahahahahahahahahahahah, menti, o correto é 27% de traíras no DEMO/PSDB, e ñ 23% com disse antes…

  33. Resultado depende da encomenda ! O peixe, como diz Requião, pode ser robalo, tainha, traíra. Pesquisa também tem variações. ADI ?

  34. Beto vai ver se cola no interior,a mesma mentira dita aos ventos para alguns trouxas da capital.

    O PRESIDENTE DO IBOPE NÃO ESTEVE ENVOLVIDO EM ESQUEMAS ANO PASSADO???

    ELE NÃO DEVERIA ESTAR PRESO???

  35. No DataFalha também é assim, lá em Sampa o Vampiro da Mooca começa sempre com 30%, quase não conseguiu ir pro segundo turno com o ‘azarão’ Haddad, o final todo mundo sabe: se esborrachou em um ‘poste’ e as pesquisas foram desmascaradas…

  36. A ”pesquisa” foi feita no Graciosa Country Club e no Clube Curitibano, reduto dos cuecas de seda.

  37. Quanto estardalhaço prá nada… foi dada a largada…

  38. Quando o IBOPE favoreceu o Requião na eleição de Senador de 2010 em face do Gustavo Fruet ele não falou nada!!!

    • Muito bem observado, travolta. E foi exatamente isso que aconteceu. O fato do Ibope afirmar que o Requião estava disparado junto com a Gleisi fez migrar muito voto do Gustavo pra ele. Pesquisa fajuta!

  39. Lembrando que quando começar aparecer pesquisas de outros institutos apontando a realidade de fato a tropa jurídica do seu Beto Richa corre para Censurar, como fez em sua campanha quando a situação estava se tornando desfavorável para sua candidatura.
    Isso e Democracia PSDBISTA.

  40. Vamos levar as coisas a serio né esmael! Não da pra dar atenção em algo que nunca deu certo. Você que o IBOPE afirmava q eu o Fruet não iria nem para o segundo turno?
    E o requião que ganharia com uma larga vantagem do osmar dias? (ganhou por 10 mil votos so).
    E agora dizer que o Beto tem td isso de aceitação? Por favor gente… Vamos dar atenção a coisas verdadeiras pq beto/ipobe somente em 1 DE ABRIL!

  41. Isso não e nenhuma surpresa tratando de Beto Richa uma pratica de costume em sua vida politica, compra todo mundo e por fim compra todo quando for possível veiculo de comunicação por mais simples que seja para falar bem de seu governo, lembro que quando foi candidato a reeleição pela prefeitura de Curitiba fez a mesma coisas, comprou presidentes de associações de moradores de toda Curitiba, dando cargo e benesses, sindicatos, igrejas, neste momento o objetivo e colocar na cabeças das pessoas que ele esta bem na fita, depois vem um monte de ação tipo cortina de fumaça que desaparecera em seguida caso seja eleito, cade os cinco helicóptero da saudê por exemplo prometido para entrar em operação caso fosse eleito, se eu for citar os desmandos e promessas não cumprida desse governo aqui, e capaz de eu ser expulso do Blog. Parei

  42. Com todo o respeito Paulo, CPI na ASSEMBLÉIA e nada é a mesma coisa.
    Existem erros propositais dos Institutos por interesses financeiros, é claro, simplesmente erros de tabulação e informações erradas passadas pelos entrevistados, estas propositadamente para enganar.
    Portanto, deveriam acabar com as pesquisas. Se bem feitas expressam a verdade da maioria, mas do jeito que estão hoje só servem para enganar pessoas e direcionar as eleições. Fim das pesquisas.

  43. Vejam a “credibilidade” do IBOPE pelas últimas eleições em Curitiba…

  44. Mas agora começo a ligar as coisas, hehehe, tem gente da propria base aliada do Richa que estão brigando, vejam isso:
    http://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/conteudo.phtml?tl=1&id=1348753&tit=Insatisfacao-da-base-aliada-leva-Richa-as-portas-de-crise-politica

    Quem garante que essa pesquisa não foi inventada pra tirar do foco essa briga, hehehe. Sr Richa o sr não engana mais ninguém.

  45. Ô Esmael, mas que dor de cotovelo, se fosse o governinho do Fruita ou da turma dos PeTralhas, o senhor diria que é o melhor instituto de pesquisa do hemisfério, até melhor que o Chico Jeitoso.

  46. Claro que dá para confiar, quando a avaliação é da Dilma e do Lula, dá sim!!!!hahahahahahah
    Aproveitando uma mensagem ao Sr. Flugzeng Abwer Kanonen:
    E o que dizer da grande farsa do LULA, como tem um monte de monte que ainda acredita neLLe???

  47. Claro que dá para confiar, quando a avaliação é da Dilma e do Lula, dá sim!!!!hahahahahahah

  48. Quem encomendou foi a ADI, e você ja viu como o governo tem usados os jornais do interior para propaganda, nada mais justo do que retribuirem este “favorzinho” massageando o ego deste playboy

  49. Devem ter divulgado errado ou mandaram o estagiário tabular o dados. Acredito que este aí deve ser o índice de rejeição do Beto. Volto a afirmar que ele não vai ter nem 35% dos votos válidos.

  50. Caro Esmael;
    Há toda uma lógica de mercado nisso tudo.Não no sentido literal da coisa, mas, de uma forma um pouco diferente.Se existem pesquisas a serem divulgadas com tanto estardalhaço, é porque tem muitos – mas muitos eleitores mesmo – que ainda acreditam nessa farsa, conscientemente ou não.Cada peixe tem a sua isca.Mimguém no seu juízo perfeito iria encomendar algo que não lhe trouxesse retorno imediato ou no futuro próximo.O que me deixa nauseado é o intento por trás disso.

  51. Nasce um novo candidato à Papa, nosso líder supremo, Carlos Alberto Richa! Se isso fosse verdade estaríamos na Suiça. Como não estaos, a pesquisa é evidentemente fajuta. E pelo número de entrevistados, dá uma média de aproxiadamente 5 por município, o que convenhamos é ridículo. Com a palavra o TRE, que deve coibir este tipo de campanha antecipada.

    • Meu caro Tio Quim,
      nao acredito muito nesta pesquisa, a nao ser que me mostrem os questionários, para saber se houve ou nao direcionamento de resposta. Mas por favor, antes de escrever bobagem como a que o senhor escreveu acima, simplesmente divindo o numero de pessoas entrevistadas pelo numero de municipios do Estado, estude um pouco como se faz pesquisa. Para o seu conhecimento futuro, o numero de entrevistado é sempre proporcional ao numero de habitantes de uma cidade. Caso contrario, a capital que conta com milhares de eleitores teria o mesmo peso de Ventania que tem pouquissimos habitantes. Entendeu? ou quer que eu desenhe?
      Abs

      • seu albano mas poderiamos chamar de gerson assessor do rossoni se for assim teve municipio que teve um entrevistado ou nenhum

        • Caro Paulo,
          Gerson, assessor do Rossoni? Nao entendi…
          Eu sou simplesmente um paranaense que vive fora de Curitiba e que acompanha as pesquisas no meu estado. E respondendo a sua pesquisa, sim, vc está certo. Dependendo do peso dado por cidade, muitas vezes municipios tem alguns entrevistados. Isso é matemática meu nobre!

  52. Parabens meu Governador, mostra para PTzada do lulaladrão que aqui no Paraná o pt não tem vez.

  53. Ibope no Paraná é uma farsa, pois até na Assembleia que hoje é casa da tucanada ta rolando uma CPI sobre isso. Além do que a eleição é ano que vem e precisam chegar com a falsa impressão que estarão bem, dúvido que o sr Beto tem 73% de aprovação, isso é conversa pra boi dormir, se ele estive bem mesmo não estaria passando trote nas residencias dizendo que foi ele quem reduziu a conta de energia eletrica. Ele mandou ligar nas casas pra tentar ver se ele melhorava diante do eleitorado. Me engana que eu gosto esse 73%, hehehe.