Richa passa trote nos paranaenses dizendo que baixou a conta de luz em 18%

Beto Richa (PSDB).

Beto Richa (PSDB).

Leitores deste blog reclamam que estão sendo vítimas de trote passado pelo governador Beto Richa (PSDB).

Em campanha pela reeleição, o tucano está ligando para as casas dos paranaenses dizendo que baixou a conta de luz em 18%.

“O governo do Paraná tem uma boa noticia para você: a sua conta de luz vai ficar 18% mais barata.”

O diabo é que até a famosa calçada de granito do luxuoso bairro do Batel sabe que Richa e os governadores tucanos de São Paulo e Minas Gerais foram contra a redução da tarifa de energia.

Dona Dilma Rousseff fez a conta de luz baratear, mas é Beto Richa quem leva a boa notícia…

O mesmo expediente o tucano usa na inauguração de unidades habitacionais do programa “Minha Casa, Minha Vida”, que no estado se chama “Morar Bem Paraná”. Ou seja, Dilma paga a conta mas é Richa quem fatura politicamente.

à‰ mole ou quer mais?

102 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I simply want to mention I am just beginner to blogging and site-building and really loved this web page. Likely I’m planning to bookmark your blog post . You actually have very good stories. Many thanks for sharing with us your web site.

  2. PARA POPULAÇAO PARANAENSE BETO RICHA NUNCA MAIS.

  3. Gente!!!
    Não és de agora que povo está sendo enganado.
    Porém ninguém abre o olho, ou se vê, finge que não, lembre-se bem, só foi falar em redução de energia elétrica, quanta coisa já não aumentou, ainda ontém estive no mercado, aguele café que eu tomava á 20 dias atraz estava R$ 5,80 o pacote de 500gr, gente não tive coragem de comprar o mesmo café no mesmo mercado que sempre vou por R$ 7,80. eu te pergunto?
    Jà fez o calculo de quanto subiu o valor? Quase 35% e somente o café como referência por ser um produro totalmente Brasileiro, eas outras coisas a gasolina?
    Agora me responda de que adianta esta redução de 18% da luz?
    É gente! esta frase é verdadeira,
    Tudo que pita de novo, pinta na bunda do povo!
    Sabe só tem uma maneira de acabar com essa palhaçada, quando fomos votar, DIZER CHEGA, ai talvez este país melhore.

  4. Agora começa o desespero, sabe que a Gleisi Hoffmann – Ministra Chefe da Casa Civil vira com tudo parar as eleições de 2014 trazendo os ministérios inteiro com ela, mostrando que uma mulher pode e é capacitada para assumir o governo do estado, bom se Dilma conseguiu a presidência da republica porque não a Gleisi conseguir o Governo do Estado do Paraná?
    Obs: É bom lembra que a Ministra teve mais votos como senadora do que o próprio governador, quem não ficaria desesperado? Agora vale tudo, até enganar os paranaenses.

  5. Tudo isso se traduz na desolação que nós brasileiros estamos sentindo!!!
    Deus tenha piedade de nós.

  6. Deixo o recinto da discussão, da polêmica, da divergência.

    Deixo a tribuna, mas me nego ao desafio do ringue, da rua.

  7. nao entendi bem, o beto passando trote que a conta de luz abaixou 18% , no paraná, o governador , voces nao estao enganados, quem prometeu foi a dilma, nao o beto, os paranaense sabem que a gozolina subiu, a dilma prometeu e compriu sobe a gazolina, e voces estao batendo palmas para ela é o fim do mundo,

  8. A Copel agora é da dilma PTzada…não sabia a copel é do governo federal

  9. Esse Parreiras deve ser comissionado do Beto, nunca vi cara mais lambe saco.

  10. enquanto isso, aqui na periferia, falta água dia sim dia não. vc liga no 115 e escuta a seguinte gravação: sanepar, agua é nossa vida. tá faltando vida lá em casa

  11. Nos dois útimos dias recebi duas ligações “da Copel” informando o “desconto”.
    O número do telefone que “eles” ligam é 4135969696.
    Este desconto é uma enganação.
    Como escreveu Eduardo Pereira, lá em cima, o TCU já havia detectado o pagamento a mais que todos nós brasileiros efetuamos por anos a fio.
    Me engana que eu voto…

  12. Vai plantar abacaxi Parreiras

  13. A PTZADA NUNK VAI REALIZAR DOIS SONHOS: FAZER UM PREFEITO EM CURITIBA E O GOVERNADOR NO PARANÁ…GLEISI JA TOMOU UMA PÉIA DO BETO E VAI TOMAR
    OUTRA.KKKK

    • A prefeitura de Curitomaticamente ra autiba é do PT, ou você não sabia que o Fruet ganhou com a aliança feita com o PT e que a vice é do PT. Ao se eleger ao governo a prefeitura será da Mirian.

    • O Beto Richa, vai entregar o Governo do Estado de bandeja para a Gleisi em 2014 pela sua incompetência e petulância… Por agir como um moleque mimado.

  14. Moradia é uma das determinações asseguradas pela Constituição.
    Governo algum faz favor a ninguém ao executar um programa habitacional.
    E as casas populares nunca foram dadas por governante nenhum.
    Ao contratar junto a estabelecimento bancário, o financiamento para a compra dum bem, dum automóvel, duma casa, duma geladeira, não fico devendo favor a gerente nenhum, pelo contrário, tenho que ser considerado como um cliente. É o que é o contratante duma casa popular, erroneamente chamado de beneficiário. Mal imagina que o fundo que gerou o empréstimo foi gerado pelos impostos que ele vem pagando desde a compra duma caixa de fósforo.

    As casas são financiadas, certo que com condições especiais.

    No entanto, quem arca com a parcela maior do programa, são justamente as prefeituras e os estados, que, ao firmarem o convênio, se comprometem a doar terreno, a executar obras de infraestrutura e outras obrigações.

    • Aproveite para puxar o saco Parreiras – você tem menos de dois anos para mamar nos bagos do Beto. Quero ver você e seus comentários depois da surra que o Beto vai levar nas urnas pela sua arrogância e petulância…

    • É mesmo? Não me diga. Então espero que você diga ao Procurador Geral do Estado que ele não deveria ter pego dinheiro da Cohapar, que era para construir casas populares, para comprar um prédio de luxo e se instalar com seu puxa saco de plantão. O que você me diz sobre o assunto? Dinheiro de casa populares usado para ostentação e glamour deste “Decorador Geral do Estado” a serviço do Beto Richa.

  15. Pois é. Regina Maria afirma a cobrança a maior e que nos garfeou nas nossas faturas de energia de 2002 a 2009.

    Que os meus contendores pesquisem as cobranças feitas nos mêses de novembro/2012 a janeiro/2013 e vejam os aumentos registrados. Prá dai a presidentE anunciar em rede nacional, o desconto que nada mais é que uma devolução disfarçada do que nos foi roubado.
    A sacanagem é tamanha, o despudor é inqualificável, uma verdadeira camaleonice política, já a partir do momento em que a presidentE também não toma a mesma atitude em relação ao aumento dos combustíveis.

    Façam-me o favor.

    Quanto a retrato do Beto na minha cabeceira, preferiria-o ao do que você tem na sua, Washington, aquele do Lula abraçado a Maluf.

    NEA: A despesa do Governo do Estado com divulgação não extrapola de maneira alguma o recomendado pelo Orçamento.

    Indecente era o uso que o ex-governador fazia da TV Educativa e vergonhosa a verba destinada pela Caixa pro Corinthians, o time do seu presidente.

  16. A administração do Governador Beto Richa infelizmente não disse a que veio, não tenho dúvida que é um dos piores governadores que o Paraná teve em toda a sua História, se mantem através de uma campanha publicitária milionária, comprando tempo publicitário em horário nobre nas principais emissoras de televisão (comerciais gigantescos em horário nobre), as principais emissoras radiofônica (AM e FM), também transmitem inúmeras propagandas do governo do estado – “Paraná um estado de respeito” ou “Governo do estado, o Paraná em ação”. Nosso governador está gastando uma verdadeira fortuna em propaganda, é o $$$$ público sendo utilizado para promover o governador Beto Richa, dinheiro público escoando pelo ralo. Não satisfeito com a campanha publicitária empreendida nas emissoras de rádio e televisão o governador está ligando para casa dos paranaenses divulgando propaganda enganosa, para nossa tristeza esse governo só trabalho e têm êxito na propaganda, no concreto, na prática …

  17. No que toca aos valores cobrados indevidamente nas contas de energia elétrica, devido a um erro na metodologia de cálculo de reajustes ocorridos nos anos de 2002 a 2009, o TCU havia concordado que houve o erro. Porém entendeu que é incompentente para julgar o direito de devolução. Lembrem-se que o TCU é um tribunal administrativo e independente, não é vinculado a nenhum dos poderes, assim como o MP.

  18. As contas de energia elétrica que tiveram aumentos autorizados pela ANEEL foram LIGHT/RIO – 12,27% em média desde 07/11/12. CEMIG/MG – 11,23% . Devemos lembrar tb. que desde a criação desse modelo de agências reguladoras, elas sempre estiveram ao lado oposto do consumidor. A impressão que se tem é que estejam a serviço do capital. E graças a sua independência administrativa…..atendem aos interesses do capital.

  19. e as casas que a propaganda transmite como obra da cohapar-governo pr.

    as casas minha casa minha vida, é do programa habitacional do

    governo federal, e o paraná pega uma carona dizendo que está atendendo

    familia carente e necessitada.

  20. KKKK…. O Q ADIANTA ESMAEL BAIXAR A LUZ E AUMENTAR O COMBUSTIVEL, ISSO VC NAO FALA NET PETEZADA DE NADA, DA COM UMA MAO E TIRA COM A OUTRA…É A CARA DO PT…NUNK HOUVE TANTA ROUBALHEIRA NO BRASIL DEPOIS Q O PT ASSUMIU ..

  21. Esmael, mais uma vez venho reclamar das sua matérias. porque que vc não explica que a redução da energia não vai sair do governo federal e sim das empresas de energia dos estados e a dona Dilma é que está pegando carona, porque ela não devolve o que estão cobrando a mais na nossa conta de energia desde 2005? Isso já gerou milhões para ela. Agora, vir a público falar do aumento da gasolina aí ninguém do PT aparece né?

    • Joana, concordo com teu argumento e com tua indignação, mas a questão é clara: mentira e uso indevido de dinheiro público com estas ligações.
      Todos sabemos que o Beto é contra o aumento e se está mesmo com essa gravação ligando para os paranaenses é uma prova do seu mal caráter e da sua desonestidade.
      Concordo que esse aumento é uma farsa, mas a farsa maior é desse piá de prédio que já pode ser considerado o pior governador de todos os tempos.

    • Ja que vc pediu alguem para te explicar , vou fazer este favor. Da para ser simpatizante ou tem que ser algumuem com carga maior? Vc tem carro? Qual foi o ultimo ano que teve aumento pra vc vindo da petrobras? E que faz tanto tempo que vc não lemra: o ano foi 2005,Não se confunda com a covardia feita aqui ano passado qdo, de noite, todos os postos meteram um aumento de rachar sem que o”governo”(?) do estado ou o “prefeito”(?) viessem dizer alguma coisa. A questão do preço da gasolina foi conduzida ou bem ou mau, com o governo aumentado os preços pra distribuidora e retirando imposto pra compensar. e vc , eu e todos nós não sentirmos o aumtnto na bomba. Esse ano houve o aumento de monumentais 5%. Confesso que vou pagar muito menos triste que paguei o aumento de novembro.
      E , coisas do Brasil, agora temos tambem que entender de contratos entre empresas de energia. Mas vai la: o que o governo federal fez foi antecipar a o vencimento dos contratos que venceriam em 2015 e na renovação , fazer uma operação em que o que era cobrado como amortização da construção das usinas parace de ser cobrado. Um diretor da fiesp , eu disse fiesp , não disse cut , viu, deu o exemplo de vc comprar uma tv em 36 meses e no final do”carne” o vendedor queisesse que vc pagasse mais 36 vezes pra ficar com a tv.Foi isso que foi mudado.A Copel não poderia mais cobrar de nos o custo da usina que ja foi pago. Mais ou menos isso.Tem uma entrevsta acho que no viomundo ou no nassif com esse diretor da fiesp que ele explica direitinho o qie aconteceu. E ele , fique tranquila, não e do PT, se é isso que vc suspeita

  22. Beto Pink nunca trabalhou, é uma cria do Cerebro de Bituruna que continua com essa mania de dominar o mundo e não os substime que o Paraná eles já dominaram e destruiram quando enganaram os eleitores vendendo a imagem de um Collor das araucarias, cuidado povo, cuidado com esses dois.

  23. Quando pensei em agradecer Pina por ele ter dito que escrevo bem, desisto porque em seguida me chama de mentiroso.
    O Eduardo Pereira me manda ler Nassif, 147, Viomundo.
    Já Fco Martins quer que eu mude prá Miami, Dubai.

    Sinal que me leram.

    As respostas, entretanto, mostram o quão imediatistas são os seus autores e o quanto são susceptíveis a uma benesse governamental, mesmo que inconsequente e fruto de escamoteio. Preciso repetir que a presidentE disse que planejava baixar a conta de luz em setembro/2013. E que a partir de então, as fornecedoras aumentaram o custo, como a do Rio em 17 por cento e a Light paulista em 12. Não sei os acréscimos impingidos pelas outras dos outros estados. Dai, 15 dias passados, dona Dilma usa rede nacional de comunicação para insultar quem diverge do governo e anunciar desconto que na verdade, é o zeramento dos aumentos praticados desde quando ela promete baixar o preço da fatura.

    Quanto à constatação de que desde 2.005, estávamos sendo pungados em 20 por cento a mais nas nossas contas, é vero. Estou procurando as publicações a respeito e tão logo as tenha, estampo-as nesse mesmo espaço que, reconheço, Esmael nunca me negou, embora esteja eu entrincheirado doutro lado.
    E quanto a mudar, nem Miami, nem Dubai estão nos meus planos.
    Penso voltar pra minha Santa Isabel do Ivai – o maior produtor de abacaxi* do Sul brasileiro, e fazer uma roça de coco, tocada à energia solar, eólica, assim como a casinha com um rede na varanda que é prá ver o sol nascer.
    Prá Cuba, mudem ocêis.
    * e doce…

    • Parreiras!!! Vá dormir e leve o porta retrato do beto para sua cabeceira de cama!!!!

    • Amigo teu negocio é audiencia? Claro que li. Como posso discordar de algo que não passei os olhos? So se eu for do contra a priori e isso deixo para quem tem menos juizo do que eu.
      Recomendação de leitura ajuda. Não é ordem , pois cada um sabe onde vai buscar o que lhe interessa. So fui indicar lugares mais , digamos assim, mais pluraluistas , pra ver se olhando outros pontos de vista ha uma melhora na argumentação. E no estilo.
      Sou democrata o suficiente para conviver com que não pensa como eu. Discordo dos pontos de vista mas cada um escolhe viver como quer , mesmo que seja na mais profunda ignorancia do que lhe cerca.Não sinto raiva, sinto pena, pois aqui precisamos de pessoas com senso critico , mas não que so pensem na critica.A historia do Brasil ame-o ou deixe-o ja passou. Agora é hora é construir
      E amigo, Cuba é um pais pobre, mas com um povo digno. Merecia que vc fosse lá. Não pra desdenhar , mas para aprender.
      E , desculpe , vc ta pregando no deserto. Ninguem em sa consciencia vai acreditar que a culpa dos aumentos da energia, se é que houveram, foi por culpa da Dilma.
      E , amigo, eu leio vc sepre com muita atenção mas por favor se vc realmente leu o que escrevi, re leia sem paixão.Vc acha realmente que quem tem opinião diferente da sua é por que tem rabo preso ou vive do governo? Então no Brasil a maioria é assim. Somos todos funcionarios publicos.
      E por favor não va embora. Guentei anos e anos na ditadura , depois sarney , collor , itamar fhc e fiquei. Sta Isabel do Ivai tb e Brasil, e talvez la o povo entenda mais ainda as mudanças que ocorrem hj .
      Mas insisto que vc deveria ser mais pluralista e olhar em outros lugares o que acontece. Se vc nao gosta da imprensa mais alternativa , pode tentar a estrangeira que tem observado mais melhoras aqui do que nos que aqui vivemos consiguimos aceitar.
      E vamos continuar, democraticamente e sem preconceitos mutuos , o debate.
      E viva o Esmael que permite que isso aconteça.

      • Eduardo, você foi perfeito. Ia escrever algo para o tucanalha aí mas sinto que não vale a pena. E não adianta, o cara só deve ler a veja mesmo.

  24. Copel renovou a concessao de transmissão. Sao 200 mi de redução de receita e 500 mi a menos de ICMS. Sao os dados reais.

    • Ceratto,
      Você sabe me dizer qual o faturamento ou o lucro líquido da Copel no ultimo exercício – 2012? Se for de 3 bilhões então vou te propor um calculo simples que até meu filho de 10 anos saberia fazer sem recorrer à calculadora. Calcule 10% de 3 bilhões e teremos um valor de 300 milhões jogados na conta dos investidores privados da Copel que tiveram sua participação nos lucros da empresa aumentadas de 25% para 35% pelo nosso ilustre governador. Então o problema dele em relação ao desconto na conta de energia nunca foi por conta da redução na receita e sim na sua opção clara de governar para os amigos ricos em detrimento dos eleitores que deram um voto de confiança para ele.
      O problema do Beto é se achar muito esperto e com isso acha que todos somos idiotas – ele vai ver que no Paraná, em 2014, vai ter uns 30% de idiotas que ainda vão acreditar nas mentiras dele, mas não passa do primeiro turno.

  25. Baixou o valor da energia ao consumidor? Agora é por os rapazinhos que fazem a leitura para aumentar o consumo. Onde se lê 101 Kilowatts acusem 130. Assim a Copel não perde e o bobo do consumidor, sem ter gasto a mais, pagará a conta.
    Ficarei de olho no moço da leitura. Agora ele terá que medir o meu consumo na minha frente, comigo ali, coladinho.

  26. Beto richa vc é o pior gov. De todos os tempos. Parabéns esmael por publicar todos os comentarios de quem acompanha seu blog, bem diferente daquele FABIO CAMPANA fiz um comentario sobre uma matéria em seu blog, e o mesmo não publicou só porque fiz uma critica ao dep. Batmam e o governador Beto richa.

  27. um detalhe, o presidente da sanepar que jogava esgoto nos rios agora foi nomeado presidente da copel pelo piá de predio.

  28. esse moleque tá “ejaculando com o pênis alheio”!

  29. Geladeiras também foram doadas com as mesmas mentiras, aquelas do programa federal luz para todos, com as mesmas divulgações, pela mídia paga para mamar a nossa grana, esse cara veio para confundir a cabeça dos menos atentos, olho vivo meu povo…

  30. Sou pernambucano e moro no Estado, mas não aguento tamanha falta de vergonha. Povo do Paraná reagem a esta crápula

  31. Como é q pode??? Chamando os paranaenses de otários na caradura…! Eita BETINHO!!?? Ésó vc mesmo cara!! Ñ tem vergonha nacara,né moço!!? É como diz o meu piá… NOSSA..NOSSA..NOSSA…NOSSA!!

  32. 1 – O comentário – 10,21, do estudante de comunicação não recomenda a sua escola.

    2 – Ninguém leu o comentário do Jovem das 00,09 que fala da conta de luz de imóvel seu desabitado, que de 15 foi prá 22 reais em dezembro.

    Dona Dilma disse que tava estudando o desconto nas faturas em outubro/2012.
    Foi a senha prás concessionárias aumentarem.
    Ai vem ela, toda pomposa e circunstanciosa, e anuncia a baixa.
    Os vesgos babam!

    Depois, nem um pio sobre o aumento da gasosa.
    Os vesgos se fazem de moucos.

    DUVIDO que as indústrias repassem o desconto da energia pros seus produtos.

    QUEM DUVIDA que as indústrias e as transportadoras vão repassar a alta dos combustíveis pras mercadorias.

    Haja baba!

    • Amigo , vc continua insitindo e por a culpa do aumento que teu “governador”(?) fez nas coastas da Dilma? O certo entao e discutir td debaixo dos panos ou fazer como a sanepar aqui. Diz que esta pensando em aumentar qdo ja ta td resolvido.

      E vc , amigo, é dose pra elefante. Tua briga, não sei se precebeu, não é com quem tenta melhorar tua vida , mas contra aqueles que não querem que isso aconteça. Vc ta brigando com quem quer tirar o peso do chicote do teu lombo e justificando a dor , dizendo que ate que desse jeito ta bom pois podiam bater mais forte…

    • Pra você que é mazoquista o governo do PT é sádico. É como aquele mazoquista que diz pro sádico: “me bata”. E o sádico só pra vê-lo sofrer diz: “não bato”.

  33. Isso de ficar ligando para a casa dos eleitores é coisa de campanha eleitoral antecipada. Quem paga essa conta? Onde está o MP.

  34. Que miguézão feio seu beto play hein!!!

  35. Tucano tem nariz… ops, bico grande.

  36. Para conhecimento:

    Dia Histórico 1

    O funcionalismo estadual deve guardar o dia 27 de dezembro de 2012 como histórico: nesta data, o governo, sem dinheiro em caixa, não sabia como fazer para pagar a folha. Se não encontrasse uma solução, teria feito uma viagem no túnel do tempo, 52 anos para trás, quando aconteceu no estado o último atraso no salário dos servidores. Eram os estertores do governo de Moysés Lupion, que deixou dilapidadas as finanças estaduais. A situação foi corrigida por seu sucessor, Ney Braga. Desde então nunca mais se repetiram atrasos na folha.

    Dia histórico 2

    Angustiado com a situação ameaçadora do fim de 2012, o secretário da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, disparou pedidos de socorro a estatais e autarquias que pudessem abrir seus cofres para complementar a folha. Para sua sorte, três delas juntaram seus fundos, depositaram quase R$ 400 milhões no Tesouro e livraram o governo do vexame. Nos dias tenebrosos em que transcorria a operação de coleta, o governador Beto Richa descansava em Foz do Iguaçu.

    • E o Hauly que como secretario de Fazenda é um deputado medíocre depois tirou férias e deixou tudo enrolado para esse mês de Janeiro. Na Fazenda nunca vimos ninguém tão falador e enrolador, além de incompetente.

  37. PORQUE ESSE FALASTRÃO DO BETO NÃO BAIXA OS VLRS DOS PEDAGIOS????

  38. E quem vota nesse candidato que só faz mentir? Qual nome damos a essa gente?

  39. Um dica Governado já que vc quer tentar mostrar trabalho baixe a conta de agua. Isso aí da Sanepar poluidora de rios. Que enche a nossa casa de propagandas falsa e precisa da policia federal para colocar nos trilhos!

    Falta só mais alguns meses e logo o povo vai cobrar a conta do senhor governador, ainda não aprendeu nada com a derrota em Curitiba?

  40. Eu recebi essa ligação as 11:30 h da noite.
    No meu telefone fixo de casa!
    Fiquei puto!

    Uma mentira deslavada, literalmente coisa de porco.
    Tentando faturar em cima do trabalho dos outro que foi contra. Uma vergonha.
    Uma pena que parte das pessoas não politizadas vão cair no golpe do malandro.

    Pergunta eu não dei autorização para nenhum político mentiroso me ligar. Pode isso Esmael?

    Um dica Governado já que vc quer tentar m

  41. A vesguice dalguns mostra que são leitores de títulos das matérias, apenas. Geralmente, elas trazem as duas versões, aliás, a prática correta dum bom jornalismo.

    Dilma diz ano passado, que que VAI baixar a luz, as concessionárias aumentam as tarifas e ai ela vai à televisão e – com pompa e circunstância, anuncia o desconto.

    Exemplo: A conta que era de 100 reais em setembro, com os aumentos foi prá 120. Ai ela anuncia o desconto e a conta volta pros 100 merréis.

    Mas a vesguice impede esse raciocínio e a ninguenzada baba diante de mais um embuste dilmista.

    • Eu gostaria muito que você fizesse esse mesmo raciono com as praticas do Governo do PSDB, se tem alguém neste blog que dissimula muito bem com as palavras esse alguém e você, os aumentos que você cita foram algo individual por conta e simplesmente de cada concessionaria, tanto e verdade que o Beto Richa O Alckmin o Bêbado de Minas Gerais ficaram ate poucos dias contra essa redução, a redução e fruto de uma negociação do Governo Federal no plano de Renovação de contrato de concessão , você e um cara inteligente sabe disso, mais prefere dissimular na cabeça dos menos informado, você escreve muito bem mais porem e um grande mentiroso falta com a verdade, aqui as pessoas não são tolas como você acha.

    • Amigo ou vc é vesgo ou não entende do que lê. As consecionárias são do Estado , então vc devia estar do lado de ca da trincheira. Quem aumenta tua tarifa aqui é o “governo”(?) do Paraná. a CESPE , a Light , segundo o modelo que o FHC implantou aqui.
      A redução das tarifas vai se dar pela renovação antecipada de uma serie de contratos que , segundo quem entende do riscado, ja estava pra la de pagos.

      Pelo visto teu canal de informação é os de sempre, né. Leia o Luiz Nassif , o Brasil 247 , o Viomundo e acompanhe o debate mais pluralista. Com mais de um ponto de vista.

    • faz o seguinte, diga à presidente Dilma que vc não quer o desconto, que o acha demagogico, embusteiro, etc. mude se pra miami, lá a conta de luz é proibitiva para os pobres, mas como vc deve ser “middled class” não terá problemas. Se ainda assim, achar a conta de miami barata(afinal Fidel pode influenciar as concessionarias miamenses) mude-se para Dubai, onde a conta de luz é mais cara que o ouro! e quem dá o aumento nas contas de luz são os governos estaduais e não o federal. A aneel autoriza, porém a aneel é um ninho tucano até hoje.

    • Deixe de ser ridículo Parreiras Rodrigues – puxa saco.
      A questão é simples: o Beto sempre se posicionou contra a redução e até ontem estava, com os governadores de SP e MG, lutando contra a redução a favor dos acionistas privados das empresas… Agora que viu que não tem mais recursos quer se fazer de bom moço que governa para a maioria, para o povo.
      Esse cara é ridículo – gasta mais com propaganda do que com os projetos e programas.
      Não se surpreenda se a tarifa da Sanepar aumentar em 10% ainda esta semana – já subiu 40% em dois anos e os dividendos dos acionistas aumentou de 25% para 35% no mesmo período. Pergunte para os saneparianos se eles receberam a participação nos lucros referentes a 2011? O Daniel dantas deve estar recebendo todo fim de ano.
      O que você tem a dizer sobre isso seu puxa saco?

  42. E a conta da SANEPAR vai abaixar também??? Quem ele pensa que engana? E aquele Campanha que fica puxando o saco dele?

  43. Esse Beto Richa pensa que o povo é trouxa, 2 anos sem fazer nada e sacrificando o povo e agora faltando 2 anos pra eleição, quer adotar a estratégia do Ducci que tentou fazer o mesmo e se deu mal.

    Precisamos de gente disposta a trabalhar pelo nosso Estado e não ficar brincando de governar.

    Infelizmente as pessoas de bem não se envolvem na política e acabamos deixando esta lacuna na mão dos mesmos.

    Renovação política urgente.

  44. Na politica o oportunismo, o populismo, enfim a demagogia fazem parte, se o eleitor é esclarecido os que usam deste meio só tem a perder, se o eleitor é um ignorante eles se elegem, ai é só chorumela, mas a Kaká já esta feita.

  45. OS CUECAS DE SEDA JÁ ESTÃO DESESPERADOS, BETO BICHA SE LIGA….rsrsrsr

  46. Por falar da espoliação praticada na fatura de energia consumida, urge dizer que algumas imobiliárias de Curitiba estão praticando o capetalismo selvagem arrancando o couro de inquilinos que tornam-se seus reféns face a contratos leoninos que lhes são impostos por pressão das circurnstâncias. Alguém aí em Curitiba tem que chamar essa gente à resonsabilidade, imobiliárias, síndicos e administradoras de condomínios, e socorrer os inquilinos nessa situação.

  47. Esmael, apenas um detalhe, porém importante:

    Eu mudaria a frase “Dilma paga a conta mas é Richa quem fatura politicamente”. Apesar dos méritos da presidenta, o correto seria “O povo paga a conta mas é Richa quem fatura politicamente”.

  48. ELE JÁ ESTÁ ACOSTUMADO A FAZER ISSO, EM UM JANTAR NO MADALLOSSO ELE DEU UM DOS MAIORES PROMETENDO REAJUSTAR A GRATIFICAÇÃO DOS DIRETORES, ALGUNS FIZERAM ATÉ PLANEJAMENTO NOS GANHOS A MAIS, MAS ISSO FOI SÓ UMA PEGADINHA DAQUELAS QUE A GENTE ASSISTE NO DOMINGO OU PELO FAUSTÃO OU PELO SILVIO SANTOS. NÃO É MESMO GOVERNADOR DOS RICOS….
    QUAL VAI SER A NOVA DESTE ANO TEM PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUE ATÉ AGORA NÃO TEM AULA POIS A SECRETARIA ACABOU COM 1/3 DAS AULAS EM TODO O ESTADO.
    ESMAEL ESSE GOVERNO SÓ DÁ CALOTE NOS TRABALHADORES QUE NECESSITA DE SUA RENUMERAÇÃO MAIS AQUELES QUE ATUA COMO CARGO COMISSIONADO SÃO OS PRIMEIROS A SEREM PAGOS PELA SEAP.

    • Essa promessa do aumento das gratificacoes dos diretores aconteceu em um almoco no dia 05 de marco de 2012. Vai fazer um ano e nada. Reuniu os mais de 2000 mil diretores do parana e deu o calote… Essa é a cara desse desgoverno. So enganacao.

  49. O Beto e sua turma são uns picaretas, ficam enganado o povo.

  50. Ie ié!!

    PEGADINHA DO MALANDRO !!!!

  51. Coisa de vagabundo que nunca trabalhou, nasceu em berço de ouro e esta na politica porque faz parte do grupinho, falso trairá na hora certa vai receber o troco.

  52. Puxa! ainda não recebi o telefonema, mas ele me ligou desejando feliz ano novo em uma gravação! Será que a coisa está tão feia assim? Acho que 2014 não vai dar nem para o fumo….

  53. 1 – O Tribunal de Contas da União concluiu que desde 2005, a gente pagava 20 por cento a mais nas faturas de energia;

    2 – O Ministério Público determinou a devolução do que nos foi roubado, o que não aconteceu, apesar das ações ajuizadas;

    3 – Dona Dilma vem anunciando esse desconto desde meados do ano passado;

    4 – Durante esse tempo, as concessionárias lascaram diversos aumentos, como a do Rio de Janeiro, de 27 por cento e a Light paulista de 12 por cento.

    5 – Quem está aplicando o conto do vigário na brasileirada?

    • Nos paranaenses é o Beto Richa.

      A baixa da conta de luz nada tem a ver com isso, o que vc faz é desonestidade.

      És tucano?

    • Se a razão deste desconto se deve à determinação do tribunal de contas da união, então a decisão dos três governadores do PSDB está indo contra tal decisão?

    • Amigo, vamos por partes. Primeiro , para ficar com um tema que vc abordou em outro lugar , as preliminares.

      0- Não tenho nada contra vc , visto que não o conheço. Apenas gosto do debate e sempre espero que o debate ocorra de fato. Por isso gosto de , digamos , polemizar com vc sempre na esperança que o debate e a polemica nos ajudem a crescer. Dito isso vamos lá.

      1 – Se o TCU concluiu isso , o que sinceramente desconheço, por que o espanto quando alguem tenta fazer com que isso sai da penumbra e venha a fazer parte das nossas vidas? Não e de apauidir a atitude ao inves de pichá-la?

      2 – Se ministerio publico determinou , segundo vc, por que isso tambem não se tranformou em diminuição da tarifa? Li em outro canto que a questão era sobre algum imposto ou gasto que era recebido pelas consecionárias e nao era devolvido ao consumidor. . Não tenho certeza mas fica a sensação que vc ta misturando as estações .

      3- Ponto pra vc. Isso e a mais pura verdade. E tambem e verdade que os 3 estados que PSDB governam junto com o outro sob a “tutela” do DEM prontamente disseram que não iam fazer nada. O rgumento e a defesa do patrimonio dos estados. O engraçado disso e que o argumento não convenceu ninguem. Principalmente os órgaos que representam os setores produtivos desses estados. Sem falar nos consumidores, que pela disputa politica , nao conseguem ter a participação dos seus”governos”(?) no barateamento das suas vidas.

      4 – Ja falei antes pra vc e vou repetir: vc ta mudando pra aguns desses estados? Vc mora la ou mora aqui? Então tua preocupação e o argumento devia focar o que esta acontecendo aqui. E nesse caso teu “governador”(?) ta fazendo a cortesia com o chapeu de outro. Ta querendo captalizar em cima de algo que não construiu. O nome disso é estelionato.E como acho que vc tem formação em Direito e facil de entender o conceito. Para ficar mais facil pra vc: é o mesmo que o Lula te ligar dizendo que foi ele que fez o plano Real. Entendeu agora?

      5 – Vc sabe bem quem ta aplicando o conto do vigario. O governo federal ( A Dilma ) prometeu que ia fazer sua parte e entregou. O “governo” do Paraná ta prometendo algo que não faz. Quem engana quem ? Quem quer ser esperto?

      6 Essa e por minha conta: ja te falei antes- Teu banho vai ficar mais caro. A economia que a Dilma te deu no chuveiro o Beto vai tirar com a conta da água.E isso ele não liga pra casa de ninguem pra explicar. E nao fale da gasolina. O ultimo aumento foi em 2005 e a agua aumentou ano passado.

    • Meus sais!
      Como é duro encontrar quem defende o Beto Richa ainda.
      Depois de dois anos de desgoverno ele pega carona nos programas federais, e diz que são dele!
      Quanto a decisão do MP…desconheço.
      O que sei é que havia, nas contas de luz, investimentos que pagávamos, e que contabilmente já haviam sido pagos. O Beto Richa, o Aético, e o Picolé de Chuchu foram contra a revisão desses investimentos.
      O Beto é um “brincalhão”. Sò posso concluir isso, pois a COPEL somente renovou os contratos de transmissão! Os de geração, não foram assinados.
      E ai Beto, explica isso para nós!!

    • Perfeito o teu comentário.
      Deve ter sido um acordo levado ao governo pelos donos das empresas de energia (inclusive o Beto, dono da Copel – e do helicóptero da Copel).
      Assim eles evitam as milhares de ações que entrariam na Justiça.
      Beto e Dilma não perdem a oportunidade.
      E a propaganda do governo do Paraná no horário nobre ?
      São dois minutos cronometrados.
      Daria para se levantar o custo em casa vez que aparece ?
      Pelas reportagens que já lí a respeito, deve ser em torno de 1 milhão ?
      Depois vocês querem que o grupo RPC seja a nosso favor ?
      Mas o Governo Federal não fica muito longe.

    • Se você acha que o Beto Richa tá certo, tudo bem, nós conhecemos bem o teu tipo.

  54. Beto, você já tem menos de dois anos de governo. Gleisi vem aí.

  55. Isso se chama desespero total. Não fez nada nada nada nadaaaa… o Beto Richa não ta fazendo nadaaaa.

  56. Caro Beto:
    Seu pai nunca faria algo assim. Mentira tem perna curta. Isso vai pegar mal para você, pois todo mundo sabe que você, o Alkimin e o Aécio foram contra baixar a conta de luz. Sua mãe, aposto, não concordaria com isso também. De minha parte, isso acaba com qualquer possibilidade de apoiá-lo em 2014. Sinto muito dizer isso, pela amizade profunda que me ligava ao sr. seu pai.

    • Eu já temia que o jovem Richa mudaria os marcos fincado na moralidade pelo pai que foi vitima de companheiros de partido quando aliou se ao DEMO na Época PFL e apoiou o pedágio do Lerner que onerou o transporte.

      • Não só apoiou como não admite, assim como o Plauto Miró que hoje se passa de bonzinho ao falar que ajudou a moralizar a assembléia, a mesma que ele durante vários anos se calou porque estava tendo vantagens também mas agora depois do leite derramado se auto intitula paladino da justiça e moralizador kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk é uma corja de pilantras e safados mesmo.

  57. É muito oportunismo e falta de vergonha da cara desse governo tucano.

    • E quem está pagando essas ligações??? Se for o erário público, o Ministério Público precisaaria agir. Ou, em caso de inércia do MP, alguma entidade ou mesmo um cidadão com muita coragem?

  58. Tucanalhas mesmo, sempre foram contra a redução e contra os pobres, que chegue logo 2014 pra mandar embora esse sujeitinho e sua tropa do Palácio Iguaçu.