Você quer conhecer o outro lado da história do mensalão?

mensalao_livroA editora Geração — a mesma de A Privataria Tucana — apostou em A Outra Historia do Mensalão – As contradições de julgamento político, de autoria do jornalista Paulo Moreira Leite, para os leitores tirarem a sua própria conclusão sobre o julgamento mais midiático realizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A obra tem o prefácio do respeitado jornalista e colunista da Folha de S. Paulo, Janio de Freitas.

Segundo Willian Novaes, da editora Geração, o livro já é um sucesso de venda. Em pleno Carnaval, informa ele, a tiragem inicial vou dobrada e mesmo assim não deu conta do recado. Se continuar alta a procura pela obra, provavelmente, vai repetir o sucesso do jornalista Amaury Ribeiro Junior (A Privataria Tucana).

Algumas personalidades comentaram sobre o livro:

O bom jornalismo é o alimento da democracia, o mau jornalismo o seu veneno. Os textos de Paulo Moreira Leite sobre o julgamento sintetizam aquilo que o jornalismo tem de melhor: fidelidade aos fatos, capacidade de organizar e relacionar informações, coragem de raciocinar com a própria cabeça, enfrentando a manada. E talento, que não faz mal a ninguém. O futuro agradece.!

JORGE FURTADO, cineasta premiado, dirigiu O Homem que Copiava e Saneamento Básico !” o filme.

Explicando as decisões do TSE a partir da conjuntura política do país, Paulo Moreira Leite desempenhou um relevante papel como consciência crítica. Lembrou que o combate à  corrupção é fundamental, mas que deve ser sopesado com a presunção de inocência e o do Estado de Direito.!

PEDRO ESTAVAM SERRANO, Professor de Direito Constitucional na Faculdade de Direito da PUC de São Paulo.

Ao discutir o julgamento, Paulo Moreira Leite ilumina um dos temas mais caros à  democracia: a liberdade política. Ele o faz de forma clara, profunda, brilhante, demolidora. O livro revela o arbítrio judicial e mostra como um jornalista se transformou em operário das liberdades.!

LUIZ MOREIRA, Doutor em Direito pela UFMG, Conselheiro Nacional do Ministério Publico entre 2010 e 2012.

28 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Todo o político é pouco ou muito corrupto, até porque são brasileiros, que no geral também não são santos. Mas o PT que prometia a moralidade e honestidade para o povo brasileiro desceu lá no fundo da sem-vergonhice e roubalheira. Votei no lulla na primeira, mas agora nunca mais!

  2. O problema é que a direita, que sempre dominou o poder em nosso país, encaminhando tudo (no executivo, legislativo e judiciário) de forma a atender os seus interesses, está se sentindo “lesada”, porque perdeu os privilégios. Só que o povo já entendeu que o poder pode ser exercido por um dos seus, e tomou gosto. Como somos a grande maioria, não vamos mais permitir que a cambadinha retorne. Quando ao fato do PT ter recorrido a meios não convencionais para contrapor ao poder dos cobras criadas, acho que isso ocorreu mesmo, e, como cidadão, apoio completamente. O que eles queriam mesmo é que caixa dois fosse privilégio deles. Para a esquerda só idealismo romântico. Mas o PT, comandado pelo Lula, não foi nessa conversa, e promoveu uma revolução no Brasil, sem dar um tiro e sequer ter pensado em empunhar armas.
    Já o STF, se meteu em uma tremenda enrascada. Talvez até por ingenuidade e com certeza com uma boa dose de soberba, os ministros deixaram-se envolver pela pressão da direita inconformada, e fizeram, realmente, um julgamento político-ideológico. Só que os acontecimentos recentes, o posicionamento de muita gente, tem mostrado que a nação não vai engolir a decisão daquela Corte, que vai ficar desmoralizada.

  3. O problema é que os direitistas surrupiadores pensam que só eles podem usar toda e qualquer estratégia para, perpetuando-se no domínio, continuar surrupiando para o próprio enriquecimento. Eu acredito que o PT realmente jogou pesado para contrapor a esses poderosos surrupiadores. E concordo e apoio, como cidadão, o que foi feito. Foi a revolução inteligente promovida pela esquerda brasileira. Sem armas e sem violência o Lula conseguir incorporar as massas ao nível de cidadania. E o nosso país não pode voltar para as mão dos egoístas ambiciosos.

  4. Como tem tuca nalha que nem leu o livro e já tem a opinião de gado formada!
    São pessoas que não conseguem raciocinar e discernir e quantificar, pq mesmo que tivesse sido roubado o dinheiro, ainda era pouco em comparação ao roubo do Collor e às vendas, por 10% do valor das estatais. Só a diferença de UMA DELAS (escolham… Vale, CSN, entre outras) paga mais de MIL anos de mensalão.
    Povo muito, mas muito burro politicamente.

  5. Livro sobre: o outro lado dos poderosos chefões ????? Bom é interessante !!!!!

  6. Engraçado, um livro em defesa dos mensaleiros é altamente divulgado e não faltou editora de plantão para publicar.

    Já o livor de Ivo Patarra, “O Chefe” ninguém editou. Qual será o motivo? Será que o motivo são as denúncias citadas nele contra o atual governo???

  7. Dá pra resumir em uma palavra: ridículo.

  8. Endereço da entrevista do Amaury, autor do livro Privataria Tucana.
    O PT que se cuide, pois vem aí mais um livro da Privataria, segundo o seu autor – está na entrevista:
    Vejam que não é um jornalista com opção partidária. Ele é profissional.
    Ninguém colocou palavras em sua boca. Ele falou o que descobriu.

    http://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/conteudo.phtml?id=1214839&tit=A-sociedade-quer-a-abertura-desta-CPI

  9. É, mas o Amaury falou em uma entrevista, dada após o lançamento do livro aqui em Curitiba, que a CPI do Banestado só parou porque estava chegando próxima dos integrantes do PT.
    O caso Banestado é maior que qualquer outro roubo já feito neste país – 19 bilhões.
    Foi inclusive um petista que acabou com a CPI, José Mentor.
    Leiam a entrevista e tirem suas conclusões. O PT é ou não é igual aos corrputos PSDB, DEM,…

    • Em tempo se não estou enganado o Requião quando governador e Osmar quando senador lutaram bravamente pra tirar o Pr da SEPROC. e sempre esbarravam neste BANESTADO , o que tem a dizer o requião pmdb e o Osmar pdt… e tem outra e estas é das antiga, que é sobre o BANCO DEL PARANÁ que quiseram fazer vinculação com o então governador Jose Richa, alguém sabe no que deu ou foi mais uma pecuinha da politica…tipo eu sei disso se vc falar o fazer eu conto….blá blá blá.

  10. Ahhhh Esmael este é o lado Petista.?
    aonde todos sao bons samaritans ? que doam metade do seu salario as pessoas pobres? o lado de que eles criaram mil leis que favorecm o povo mas que nem 1/2 sairam do papel ? este lado ???

    • Quem radicaliza na distribuição da renda (“dê metade de seu salário”) só para argumentar contra, mostra viver na sovinice do egoísmo.

  11. Tem discurso pra tudo, meus amigos. Quem é católico vai enxergar a renúncia do Papa como um gesto de humildade. Quem é crítico da igreja vai dizer que foi covarde, que foi pressionado, etc….

    • Por falar no Papa, raio cai na Basílica de São Pedro, no Vaticano, enquanto Bento XVI renunciava!
      Saudação à renúncia? Alerta para o novo Papa? Coincidência?
      Decadência geral? A nova Sodoma e Gomorra agora alimentada com tóxico e dinheiro? (3.ª Mensagem de Fátima!).
      Agora só falta o novo Papa chamar-se Pedro II pra fechar o circuito!
      Vejam o raio no YouTube.
      http://www.youtube.com/watch?v=b5RvrEDQZW4&feature=player_embedded#!

    • Isto mesmo, até mesmo o lula quando presidente argumentou que se JESUS tivesse aqui até ele faria acordo, os fundamentalista de plantão interpretaram como blasfêmia, e outros quiserem tirar proveito politico desta declaração, o recado foi bem claro do quanto é difícil governar o país pra todos os brasileiros, esta casta que se julga dono do Brasil querem manter seu povo bem longe da EDUCAÇÃO de qualidade porque eles sabem que ela liberta e remete o povo a outro patamar, que é a conscientização de cidadania.

  12. O outro lado da história do mensalão e que o Lula sabia de tudo e mais um pouco.

  13. Aí é pra acabar, né?? A culpada agora é a mídia…..

  14. Lendo o que escreveu o Manoel me veio duas coisas à mente:
    a) por que todo reaça burro escreve em caixa alta; e
    b) que a burrice é invencível, voce teria que descer ao nível do burro para com ele poder dialogar (não sei se posso chamar assim), já que ele jamais (isso é impossível) subirá ao seu nível.
    Então, melhor é deixar prá lá.
    Encomendei 5 exemplares na Saraiva.

    • Falou Paulo! É isso mesmo! A direita reacionária argentária não tem cabeça! Seu único discurso é a corrupção dos outros, e quebrar os espelhos para não se olharem! O grande problema dos reacionários argentários é ver o pessoal do andar de baixo disputando as riquezas do País com eles do andar de cima. Este é o problema a que estão acostumados, as benesses do Estado sempre foram suas desde que Cabral aportou por aquí! É isso que atormenta os reacionários argentários gananciosos: não admitem a divisão das riquezas e da educação por toda a população, querem só pra eles!

      • Educação para toda a população??? não entendi esta afirmação. O Lula não valorizava a sua própria educação quanto mais a da população… E não se importar com educação é fadar o Povo a ignorância e o velho “cabresto”. PS: Não sou Tucano nem Petista…
        Sinceramente, por estudar e conhecer política, não acho que nenhum partido é “O BOM” nem “O RUIM”.
        Se a massa votasse em pessoas e não partidos políticos acredito que melhoraria um pouco.
        PS 2: Não sem nem o motivo de os Tucanos não estarem falando, mas a Dilma acabou de privatizar os Portos nacionais… E o pior que foi importante, irá desenvolver-se muito agora. Como ocorreu com a Petrobras e o ramo telefônico.

  15. ahhh por favor… vc ta brincando com teus leitores?? por favor.. quanta ignorancia

  16. Pelo visto Manoel de Souza, você gostaria de dizer “PetroBrax”
    Procure ler veículos que informem, e não os que distorcem a informação.

  17. JA TEM A HISTORIA DA ROSEMARY??

    JÁ TEM O FILHO DO LULA, LULINHA ???

    ATÉ O PT SUSTENTA QUE CAIXA II NAO É MENSALAO, ISSO É UMA VERGONHA.

    SERÁ QUE NAO ESTÁ SENDO ESCRITO E EDITADO COM DINHEIRO DA PETROBRÁS??