Professores estaduais cogitam boicotar os Jogos Escolares do Paraná

Imposição de matriz curricular, que restringe atividade de educação física dos alunos, pode levar professores ao boicote dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs). A competição, que havia sido enterrada no governo Lerner, foi resgatada em 2003 na gestão de Requião. Será o fim dos JEPs, outra vez?

Imposição de matriz curricular, que restringe atividade de educação física dos alunos, pode levar professores ao boicote dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs). A competição, que havia sido enterrada no governo Lerner, foi resgatada em 2003 na gestão de Requião. Será o fim dos JEPs, outra vez?

Voltando ao mundo real, onde as pesquisas do Ibope não alcançam, a crise na Educação do Paraná tende a se agravar ainda mais nos próximos dias. Não bastasse a greve que professores e educadores da rede pública estadual, programada para o dia 13 de março vindouro, agora os profissionais da Educação Física também planejam boicotar a realização dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs).

A decisão pelo boicote ocorreu ontem (26), em Curitiba, durante reunião do coletivo da disciplina na sede da APP-Sindicato. O encontro discutiu, fundamentalmente, a perda de espaço sofrida pela disciplina por conta da nova matriz curricular imposta, pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), à s escolas da rede estadual.

Entre a preparação da fase inicial dos jogos, dentro das escolas, à s fases regionais e a final, os JEPs envolvem cerca de 300 mil alunos de escolas públicas e privadas, com idade de 12 a 14 e 15 a 17 anos, dos 399 municípios, que disputam 15 modalidades esportivas.

O início das fases regionais dos JEPs está previsto para o dia 26 de abril e se estenderá até o dia 25 de maio. A fase macrorregional acontecerá de 5 a 9 de junho. As finais ocorrerão entre julho e agosto.

De acordo com o professor Hermes da Silva Leão, secretário estadual de Organização da APP, e também professor de Educação Física, a reunião do coletivo foi extremamente importante.

“Foi um debate bastante participativo, com representação das regionais do sindicato vindas de todo o estado. Muitos, inclusive, trouxeram um grande acúmulo para a reunião, pois já organizaram e realizaram debates sobre o tema em suas regiões”, explicou.

Segundo Hermes, o coletivo reforçou a necessidade da luta para recuperar o espaço curricular que a Educação Física perdeu após a nova matriz.

“E isto foi feito pela Secretaria sem dar o tempo necessário para a realização do debate nas escolas. Tudo de uma forma muito antidemocrática. O resultado é que a disciplina de Educação Física, apesar de outras também perderem espaço, foi a mais prejudicada pela matriz imposta pelo Estado”, relembrou.

“Então diante da desconsideração com o acúmulo e a contribuição importante da disciplina para o processo educacional, tiramos, na reunião, um indicativo de boicote ao JEP”, informou.

A definição, que já foi aprovada em algumas reuniões regionais realizadas pelo Estado, também será avaliada em outros encontros de coletivos regionais.

“Precisamos construir esse processo de dar uma resposta a esta violência com que a disciplina foi tratada neste último período. Por isto é muito importante que os professores e professoras que ainda não se reuniram, o façam o mais rapidamente possível em suas regiões. Nossa organização em torno das medidas que definimos nesses grupos é fundamental”, destacou Hermes.

Além do indicativo de boicote, o grupo também aprovou a redação de um documento – baseado em textos regionais produzidos pela categoria, bem como também por algumas universidades – destacando a questão da Educação Física na matriz curricular. O documento será apresentado no Conselho Estadual da APP, bem como na assembleia estadual da categoria que será realizada no dia 9 de março, em Curitiba.

“Este documento será redigido visando recuperar e reafirmar o espaço da disciplina, mas, também, com o propósito de ir além da questão corporativa. Um texto que dialogue com o conjunto da escola sobre o currículo”, disse.

Também será divulgado um abaixo-assinado, para, inclusive, registrar o apoio de toda a comunidade escolar, sobre a importância da Educação Física nas escolas, sobretudo no Ensino Fundamental. O secretário da APP informou que outros encontros e também um seminário será realizado este ano.

“Vamos continuar o debate da organização e retomada do coletivo de Educação Física, em especial onde os professores ainda não se organizaram”, afirmou.

42 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Por favor c alguem tiver algum video ou imagem da abertuda dos jogos colegias de 2003 me made eu agradeço

  2. kkkkkkkkk o pt ta dezesperado
    enquanto isso a gleisi vendendo conceções la fora
    kkkkkkkk e os professores estam nessa luta em todo país isso os petista não falam né?kkkkkkk tudo isso é dezespero?

    • Roseana… o seu português é um reflexo da Educação que o senhor Beto Richa está deixando no Paraná… escrevendo desse jeito você se acha em condições de opinar sobre Educação?

  3. Pelos comentários acima, dá para perceber que o professor tem que viver de amor. Em tempo: será que o Detran vai aceitar um abraço no lugar do dinheiro para pagar o IPVA?

  4. Voltei a pouco de uma reunião no colégio de minha filha e o diretor da escola falou o seguinte:
    As propagandas do governo falam maravilhas da educação, mas é tudo uma grande MENTIRA.
    Este cumpriu o seu dever de cidadão.

  5. A maioria dos professores de educ. física, jogam a bola para os alunos e nem sequer passam alguma orientação. Como diz o ditado: quem não tem competencia não se estabelece.

  6. SABEM QUANTO UM PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA RECEBE PARA PARTICIPAR DOS JEPS DURANTE 5 DIAS, TENDO A RESPONSABILIDADE DE CUIDAR DE SEUS ALUNOS-ATLETAS 24 HORAS POR DIA? NIENTE, NADA. TEMOS IDO DE GRAÇA, SÓ PARA O DI…DAR RISADA! CHEGA OU NOS PAGAM OU ESTAMOS FORA!!!!!!!!!!!!!!!11

  7. Ei Teixeira, maus profissionais existem em todas as áreas, então não generalize… aumentaram as aulas de Português, conheço professores dessa matéria que falam errado e estão ensinando nossas crianças a lingua portuguesa. Nas ultimas semanas do ano passado professores de português do Colégio onde leciono juntavam 4 turmas para assistir filmes. (cartas para Deus) e na outra semana dois dias para os alunos entregarem “AS SUAS CARTAS PARA DEUS” é mole isso? será que precisa mesmo de mais uma aula de PORTUGUES?

  8. kkkkkkkkkkk, seinao esse Cabralzinho parece um troll do Traiano ou do Rossoni.

  9. É uma vergonha o que o atual governo fez com os professores de Educação Física, tem mais que boicotar os jogos escolares. Só defende o governo Richa quem não conhece nossa realidade!

    • Olha Alex, conheço muitos professores de Educação Física que durante suas aulas simplesmente pegam uma bola e dão para os alunos jogarem. Não ensinam outro tipo de exercício e muito pouco sobre teoria. Em grande parte dos casos, o indivíduo faz uma faculdade de educação física meia boca, passa num concurso do Estado e aí, meu filho, vira professor com muito pouca noção de didática. Mas aí é concursado, não pode ser demitido e assume uma escola onde não é fiscalizado que tipo de aula ministra, mas ele engrossa os movimentos cobrando direitos, mas vira o bicho quando alguém cobra seus deveres.

      • Eu tbem conheço muitos professores de português e outras disciplinas que só passam cópias para os alunos, nem sequer dão o trabalho de explicar ou de ensinarem os alunos a interpretar… dai querem q os alunos leiam um texto e compreendam…. pera ai né??? Agora vou julgar a todos e falar que nenhum presta??? Conheço professores de Ed. Física que só jogam a bola, mas tbem conheço outros que planejam suas aulas e fazem todos participarem, que são excelentes professores…. o boicote tem ser feito sim, só querem q eles trabalhem de graça e na hora de recompensar são os primeiros a se f…. qual q é????

      • Teixeira… você conhece também um governador que quer que esses profissionais que você tanto critica façam os Jogos Escolares serem novamente o sucesso que são todos os anos para que o seu governo possa ficar com todos os elogios pela qualidade do evento novamente, como faz em todos os anos? Se os profissionais da área são tão ruins como você insinua, porque o governo mesmo não acaba com os Jogos, já que é tamanha a incompetência dos que participam? É claro que existem maus profissionais, como em todas as áreas; mas os Jogos Escolares são o maior evento esportivo do Paraná por causa da qualidade e da dedicação dos professores de Educação Física. E você sabe quanto os profissionais ganham por perderem finais de semana, o aconchego dos seus lares e se responsabilizar por vários alunos e alunas fora do seu horário de trabalho? NADA…. nem certificado com carga horária para avanço profissional essas participações valem… e você vem criticar professores que falam em boicote pela diminuição da quantidade de aulas de sua disciplina?? Só pode ser brincadeira…

      • O principal objetivo da Educação Física é a cultura do movimento, a teoria pode ser passada para os alunos durante as aulas práticas. Procure se informar melhor para depois criticar!

  10. Quando assistimos na tv noticias assustadoras que nos contam que o nosso país futuramente será um lugar habitado por obesos e que a depressão é o pior mal do nosso século eu fico a pensar se o betinho não tem tv!!!??? Sem valorarização de hábitos saudáveis, esportes e atividades física é que queremos construir cidadãos??? a educação deste estado caminha rumo a um grande abismo…

  11. tADEU rOCHA,com certeza vc não é da area da educação e também não deve ter estudado porque dizer que 60 mil professores estão usando politica para obter aquilo que é de direito deles,vc só pode ser um daqueles que quanto pior melhor,é mais ou menos como o seu nome foi escrito com letra minuscula,que deve ser o tamanho de sua inteligencia.

  12. ??????? Esmael, diz ai, onde estão os comentários dos Professores sobre isso???? Lá na postagem sobre a Greve tem um monte, agora sobre prejudicar alunos….. Boicotando Jogos Escolares…. Nada? Sumiram??? Os jogos não servem apenas para pratica de esporte, servem de forma clara, a dar aos alunos/jovens, disciplina, organização e afasta-los das Drogas pelo Esporte, E os Professores querem Boicotar??? Esse Boicote não afeta o Governo do Estado. Esse Boicote afeta os alunos da Rede Estadual, talvez por isso os Professores sumiram do Blog e nâo comentam sobre o assunto.

    • Vitor… e a diminuição do número de aulas de Educação afeta quem??? Você sabe quanto o professor de Educação Física ganham participando dos Jogos em feriados, finais de semana, dormindo no chão de salas de aula e se responsabilizando pelos alunos e alunas de suas equipes? NADA….. agora te pergunto: os árbitros e os coordenadores escolhidos pelo governo que trabalham durante os Jogos estarão lá de graça também??? A importância tão grande dos Jogos que você descreveu no seu texto é inversamente proporcional à importância que o governo dá aos profissionais que os realizam…

  13. Tem gente que não merece mesmo ter QI. Na verdade o comentário acima é totalmente despossuído dessa modalidade de inteligência. É do conhecimento de todos, que a Educação no Paraná vai de mal a pior. Os professores tem protestado e feito o que lhes é possível fazer. Se desdobram, enfrentam desafios da má administração e falta de interesse do governo em considerar a Educação como prioridade. Os professores estão certos. Não dá pra engolir mais esse descaso para com nossa juventude.

  14. Ué, os professores não falaram mais do “calote” no terço de férias?? Fizeram um estardalhaço neste blog no mês passado, mostrando olerite onde não constava o valor, mas depois que o pagamento entrou certo na conta de todo mundo, calaram a boca!! Eta gentinha, viu!!

    • Cabralzinho… que falta de inteligência a sua… quem deve explicações sobre a tentativa de calote é o governo. Os professores fizeram sua parte e denunciaram a situação… entendeu ou quer que desenhe? Ou você esperava um agradecimento da categoria pela bondade do governo em cumprir sua obrigação?

  15. Melhor forma de Dissimular a luta da classe professores é estabelecer agendas, pautas particulares! Logo essa briga será de uma disciplina contra outra!
    Nessa “toada” os professores de Matemática e Português estão comemorando!
    Mas as pessoas não percebem isso . . . a discussão deveria estar num outro nível!

  16. Tiram aula dos professores de educação física e ainda querem que eles participem de ventos que são usados apenas para se promover… fala sério. Se tem algum partido responsável por esta situação, é o partido do senhor governador.

  17. Fui ao Detran-sjp, solicitar um emplacamento de um veículo novo. Havia apenas um funcionário para vistoria de vários carros, ônibus, caminhão, etc. esperei quase uma hora e após fui a recepção pegar a senha para atendimento. No balcão, onde haviam sete(7) terminais de de comp. mas apenas três(3) funcionários atendiam os clientes, espera de duas(2) horas e meia. Senti também o efeito do tarifaço, 192 reais, sendo que há três(3) anos, paguei 70 reais. A popularidade do br está sendo muito bem paga.

  18. Sou Prof. do estado e adoro participar dos Jocop’s, mas dessa vez vou boicotar. Tadeu Rocha você acha que manobra de algum partido, então vá perguntar aos 9 professores de Educação Física concursados de São José dos Pinhais se eles estão contentes em ter de dar aulas de Ciências. Justamente pela alteração da matriz curricular. Caso você não saiba, em 2013 vários professores que trabalhavam 40 horas semanais, hoje penam pra conseguir 20 horas. Você pode até dizer que os professores não dão aulas( existem maus profissionais em todas as areas), ou que a Educação Física não é importante, mas se você trabalha, pense como seria reduzir seu salário a metade tendo que continuar a sustentar sua família.
    Abraços Professor Marcelo

  19. Esmael.

    Qual é o seu problema com relação ao Governo do Estado? A realidade na qual vc apresenta no seu blog não condiz “na maioria dos casos” com a opinião publica e estatísticas.

    As várias reclamações e observações feitas pelos meus colegas professores também, NÃO condiz com a realidade da rede pública.

    Reclamar é muito fácil professores, o difícil é fazer um diferencial em sala de aula e na sua comunidade!

    Existe um ditado que diz: Está ruim, corra para o melhor!

    • O meu problema? Nenhum. Quem está reclamando são os seus “colegas”, isto é, se você for mesmo professor!

    • Professor da Rede Estadual… você fala em fazer um diferencial. Já que o assunto em pauta são os Jogos Escolares, vou te dar um exemplo do meu colégio: entre 2003 e 2011 conquistamos 10 títulos da fase final dos Jogos em 4 modalidades diferentes. E a recompensa do senhor Beto Richa por esse nosso “diferencial” foi diminuir o número de aulas da nossa disciplina. Você fala em opinião pública e estatísticas… por acaso quer dizer “pesquisa do Ibope”? Se for, a pesquisa do Ibope para a prefeitura de Curitiba e a “opinião pública” das urnas foram coisas bem diferentes…

  20. Tem mais é que boicotar mesmo, nem em tempos de copa do mundo e olimpíadas no Brasil valorizam o esporte, depois reclamam da falta de medalhas para o país, um bom esportista inicia sua paixão na escola, nas aulas de educação física, e os que não seguem como atletas tem no mínimo, uma vida mais saudável !!!

    • Nâo entendo isso. Tem que boicotar??? Ana Paula??? Que categoria é essa que promove Greve por melhores salarios pra sí e esquece de incentivar os alunos, promovendo praticas esportivas, afastando os jovens das Drogas??? Esporte dá uma vida mais saudavel, afasta do perigo de Drogas, ensina disciplina e organização. Boicotar? Acabar com os Jogos é no minimo INSANIDADE. É de um retrocesso absurdo. Isso prova que o Professorado do Paraná virou Categoria de Mercenários, Só querem GRANA e os alunos???? Que se Danem.

      • Isso mesmo Vitor, incentivar práticas esportivas!! Em quanto o mundo discute as causas e problemas da obsidade, o governo virtual ou governo da tv reduz a carga horária justamente da disciplina ligada á área, deve ser pra assistir mais televisão e ver os feitos da administração. É muito importante incentivar a prática de esporte como você diz.

      • Vitor… quem disse “que se dane o esporte e que se dane os alunos” foi o senhor Beto Richa? Não foram os professores que diminuiram o número de aulas de Ed. Física e acabaram com as horas treinamento que tínhamos. Seu comentário é de uma infelicidade sem medida…

  21. tenho certeza que tudo isso tem o dedo do pt, para melar, dar brigas, etc, beto de uma basta nisso.

    • PT se infiltrou na tucana TV Cultura pra causar desconforto na nova heroína dos tucanos?

      https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=-u92s4hUQBg#!

    • Beto, dê um basta nisso! Faça o que prometeu, pare de dar calote e seja competente…

      Ou jogue a culpa no PT, também funciona, se o eleitor for miolo mole.

    • que fofo seu comentário………beto vai lá e cospe neles professores feios kkkkkkkkkkkkkk

    • Infelizmente ou felizmente, o boicote aos jogos NESTE MOMENTO é a única arma que os professsores(as) de Educação Física possuem para fazer alguma manifestação. E não só o boicote, mas creio que manifestos na abertura, no meio e finais. Temos que mostrar a nossa força. Portanto caro Tadeu, não é o dedo do PT, e sim o dedo do PSDB, do seu Beto Richa. Assim para ele dar um basta nisso, é simples: retorno da antiga grade, e aí sim, atrvés do debate no Estado, com todas as disciplinas, definir como será uma grade curricular melhor, ou mais eficiente.Pense nisso colega….

    • isso mesmo. coloque toda a cavalaria…