Professores e funcionários fazem “pré-greve” nesta quinta-feira no Paraná

Ação reforça mobilização para a greve no dia 13 de março

Educadores fazem manifestação de "aquecimento" para greve no próximo dia 13 de março contra o governo de Beto Richa (PSDB).

Educadores fazem manifestação de “aquecimento” para greve no próximo dia 13 de março contra o governo de Beto Richa (PSDB).

A APP-Sindicato promove nesta quinta-feira (28) atos em frente à s sedes dos Núcleos Regionais de Educação (NREs), em todo o estado, como parte do calendário de construção da greve dos professores e funcionários de escola da rede estadual. Os educadores reivindicam do governo Beto Richa (PSDB) reajuste salarial e melhores condições de trabalho e carreira. Conforme deliberação de assembleia da categoria, se não houver uma resposta adequada à s demandas da categoria, os cerca de 100 mil trabalhadores devem iniciar a greve no dia 13 de março.

O objetivo do ato do dia 28 é chamar a atenção do governador tucano e da sociedade para a importância das reivindicações dos trabalhadores para a educação pública paranaense. Segundo a demanda dos professores e funcionários de escola, é preciso que o Paraná cumpra a Lei do Piso Nacional dos professores e os compromissos assumidos por Beto Richa durante a campanha eleitoral.

Entre as demandas urgentes estão a implantação de 33,3% de hora-atividade (período dentro da jornada de trabalho do professor para atividades extraclasse); aumento salarial de 7,12% para se alcançar o novo valor do Piso Nacional dos professores; aprovação de adequações na carreira e reajuste de 8,59% para os funcionários de escolas; instituição de um novo modelo de atendimento à  saúde dos servidores. Outra demanda diz respeito à  revisão e ao debate da matriz curricular do ensino fundamental, adotada no final do ano passado pelo governo sem a devida consulta aos educadores.

42 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Vamos à greve sim! pois as promessas do governo aparecem na midia como que realizadas, mas devem estar vindo de jegue pois ainda não chegaram às escolas. Apressemos o passo do jegue… digo do tucano.

  2. *-Sou professor há 39 anos. Detesto quando misturam política com a nossa classe! A bronca é outra! Onde está a gestão democrática nas Escolas? Tem diretor se perpetuando no poder através de subterfúgios. O professos é o Técnico a nível de terceiro grau que menos percebe seus proventos!

    Grato

  3. Alguns absusrdos precisam ser corrigidos sim. Que a greve tem conotação política não se pode negar, e isto faz parte do jogo político, o Governador deve saber disso. Entretanto, como jusitificar que estamos no final do mês de fevereiro e as escolas ainda não receberam verbas do Fundo Rotativo. Não tem dinheiro nem para comprar gaz de cozinha. Produto essencial para fazer a merenda dos alunos. As escolas que tem o programa mais educação do MEC, estão com os recursos do Governo Federal na Poupança desde o ano passado, sem autorização para gastar. Uma vergonha”¦ A promessa do Governador de aumentar o reajuste dos diretores e não cumpriu”¦ Lá se vai um ano”¦ Ou seja,não tem outra alternativa. Agora, onde está o sindicato que não coloca estas questões na pauta? É preciso ouvir as escolas, diretores, etc”¦ Fundo Rotativo e Liberação do dinheiro do FNDE Jᔦ CAF INCOMPETENTE

  4. Somente com UNIÃO e visão de classe, não individual, ´poderemos conquistar aquilo que já é garantido por lei. Nada mais, além daquilo que o STF já deferiu. Enquanto não entendermos que sem LUTA NÃO HÁ DIREITOS, seremos sempre desvalorizados!
    Eu estou junto com os companheiros para essa greve!

  5. Parece que temos no blog alguns comissionados do Beto play que querem se passar por professores, não fazem nem ideia esses neoliberais como anda pessima a educação no estado.

  6. A população entenderá os professores!!

    Está demorando para ter uma greve geral como aquelas do passado,porque será??

    Não me venham com esta de que sou do PT e o escanbau,quem está colhendo o que planta é este que insistem em chamar de governador

  7. Eles querem reajuste salarial? Alguma outra categoria de trabalhador teve 35% de reajuste em dois anos??

    • Cabralzinho ou melhor: ovelha do desgovernador Beto playboy. Reposição salarial é aumento real? Reposição da inflação não é aumento real! Aprenda a diferenciar, após isso conversaremos.

  8. Esmael fica minha pergunta meio fora desse contexto mas faz parte da educação, o famoso caso Vizivale que ainda continua enrolado os professores concluíram a parte que eles alegavam estar em falta, mas certificação pelo MEC nada ainda faça essa pergunta ao nosso governador e o nosso secretario de educação

  9. Quando os políticos não cumprem a Lei e não honram as suas promessas, cabe aos cidadãos esclarecidos lutarem por seus direitos. Agora, quando um professor que está sendo desrespeitado no seu Direito estabelecido pela Lei, diz que não é o momento de lutar pela justiça, deveria mudar de profissão, pois está ensinando as ovelhas pela cartilha dos lobos.

  10. É Esmael, é muito podre e vendida essa velha mídia. Tanto quanto o desinteresse desse desgovernador Beto Richa!
    E o que dizer dessa velha mídia? Já nasceu podre! Não se fala em greve aqui no PR. Devemos rever a lei de imprensa para esses meios de comunicação que estão a serviço do capital.
    Devemos a vc, esse espaço democrático para o contraditório. Pois se dependêssemos apenas dessa mídia unilateral, diretiva e parcial, jamais atingiremos a democracia real.

  11. Professor Hildo,
    sinceramente, tenho dúvida que você seja professor, agora, se for, está dando uma péssima aula a seus alunos, está ensinando ao boi o caminho do matadouro, pois uma pessoa que não luta pelos seus direitos (direitos que são impostos por uma Lei Federal), não está exercendo, nem ensinando cidadania.

  12. Hildo,
    não quero fazer greve, porém, respeito a decisão da categoria, me sentiria a pior das pessoas, sabendo que meus companheiros estão lutando por seus (nossos) direitos estabelecidos por LEI e, eu sentado na sala dos professores depois de ter assinado meu ponto.
    Meu pai era uma pessoa conservadora, votava sempre nos partidos de direita, mesmo uma cabeça como a dele, moldado pela elite e pelos os meios de comunicação golpistas, me deu o seguinte conselho: “nunca se coloque contra os seus companheiros, os fura-greves são asquerosos.”
    A pior lição que vc pode dar para seus alunos é se conformar com a injustiça, não lutar por seus direitos ou não cumprir os seus deveres.

  13. Temos uma lei em vigor desde 2008, ratificada pelo STF em 2011 e não cumprida pelo governo do PR até hoje. E ainda não é o momento de uma greve? Ah, o fim do mundo está próximo mesmo. Farei greve sim, sou comprometida, nunca falto às minhas aulas, compareço a todas as atividades da escola fora do meu horário. Só não posso ser alienada e abrir mão dos meus direitos, já estabelecidos em lei.

  14. Eu nao farei greve. Sou um profisdsional comprometido e acho que nao e o momentgo para isso.

    • Não vai fazer greve, porque é um profissional comprometido, isso significa que quem vai fazer greve não tem compromisso com a educação? Entendo senhor Hildo você ficará de braços cruzados, esperando que os outros deem a cara a tapa, ai você aproveita o resultado. Você é uma vergonha para a categoria, não deveria receber as vantagens que essa greve trará “profissional comprometido”.

    • Pelo menos um Professor consciente de seu dever. Meus parabéns se não estiver sendo cinico ou irônico.

    • Tão comprometido que cometeu quatro erros de escrita em duas frases. Percebe-se o seu comprometimento… Será que é mesmo professor?

    • Comprometido? Com quem?

    • Só você que é comprometido? Quando é “o momento para isso”? Quando “a vaca já foi pro brejo”?
      Para mim, professor comprometido é aquele que não falta à aula, que reflete seu fazer pedagógico, que vai em busca de novas alternativas para responder aos novos tempos, mas sobretudo, comprometido com a categoria e com os rumos da educação. Por isso nunca se furta de ir à luta. Fora disso para mim é ser boi de presépio ou mercenário da educação.

    • Pelo seu texto nota-se como você e comprometido, assassino de palavra.

    • Boa noite caro colega, tbm me considero um profissional comprometido, mas não posso tolera o que minha escola vem passando, temos dois laboratório de informatica dividido em uma sala ao meio, apenas um funciona, não cabe 15 alunos la dentro, sem ventilação alguma, não possuimos sala de professores, temos um cubico minusco para não falar outra coisa, e ainda nossas turmas de ensino médio tem 43 alunos no 1 ano, 39 no segundo… tbm sou comprometido, mas do jeito que vai indo as coisas está dificil…
      A greve é a pior maneira de se reivindicar algo, mas nesse momento é o unico jeito do governo ouvir nossa voz… leciono em Apucarana Norte do Paraná…, e se estiver duvidando me responda que lhe passo o telefone do colégio e vc mesmo pergunte nossa real situação…

    • Pobre dos alunos…

  15. Tem que fazer greve mesmo, educação é só promessa mesmo dessa corja. Isso é bom pra calar a boca do sr Traiano que vivia falando de boca cheia na Assembleia Legislativa das greves do gov. federal, como diz o velho ditado “não cuspa pra cima que cai na testa”.

  16. Aviso aos navegantes: o governo Beto Richa começa pra valer em 2014. Antes tarde …

  17. Um Estado que mente e não respeita o povo.

  18. Deviamos ter cargo de professores comissionados nas escolas, daí o governador colocaria gente trabalhando… só teria que ver se eles trabalhariam de verdade, mas daí é outra conversa…

    • Por acaso você quer dizer que nós professores não trabalhamos? Visite um escola e passe 8 horas para ver nossa rotina e depois, se for o caso, emita opinião…

      • Serio, leia denovo…..ele foi ironico com relaçao aos comissionados do desgobernador……cacilds

      • Interpretação de texto do Rui valese esta muito ruim. Eu só quero ver esse novo concurso o tanto de professor que sera desclassificado por não conseguir a pontuação minima. Alguma coisa esse governo fez foi uma prova onde o que vale e a prova e não tempo de serviço e outras coisas.

        • isso mesmo, o que vale não é o tempo de carreira, mas sim estar matricular em instituição superir (acho que não precisa estar frequentando) e ter completado no minimo 120 horas na discipina… ou não….

      • alguém tem que retornar para a escola também.

  19. Tem que ter GREVE mesmo, o Governador so esta preocupado em ajeitar cargos para os PMDBs, e quanto aos concursos, faz PSS com concursos dentro prazo de validade Edital 115/2009 varios cargos e ele ainda faz PSS em diversos orgaos do ESTADO…FORA BETO RICHA

  20. Para nós professores já é fato, vai haver greve!!!

    Contamos com a colaboração dos pais, alunos, toda a comunidade!!!

    nenhum ser humano deve ser destratado, todos possuem dignidade e o atual governo nos tem feito de palhaço!!!

  21. Parabens pelo Blog Esmael, com informaçoes sempre quentinhas e confiáveis! Gostaria de fazer duas perguntas: Primeiro: quando teremos a proxima feijoada beneficente do Blog? Segundo: vc já sabe o que o Beto vai fazer no Tecpar quarta-feira? Vale a pena conferir. Um abraço

  22. tem o dedo da ministra para parar tudo.

    • Esta greve não é porque a ministra ordenou alguma coisa. Mas, para cobrar promessas não cumpridas. Pior, por lei federal não cumprida…

    • eita desgoverno bom esse…! Epidemia de dengue, epidemia de crack,de maconha,coca,estaze, eutanásia,epidmia de febre aftosa,xassinas, assassinatos,pedagio mais caro do mundo, etc,etc,etc, etal. deste jeito o PARANÁ vai entrar no livro dos guines book… hahahahahahahahahahahah, maior epidemia disso… maior epidemia daquilo… maior numeros de xassinas, assassinatos e porai afora!!!kkkkkkkkkkkkkkkkk, este é um desgovernao bom!!!hahahahahahahahahahahahahah, bom dos paranaenses, meterem o pé nos traseiros dessa corja de tucanadas do DEMO, EM 2014!!!

    • Tem dedo é da incompetência tucana…