Privatização do Porto de Paranaguá opõe Requião a Gleisi Hoffmann

Para provar que é contra a privatização dos portos, Requião divulga foto do tempo em que se amarrava cachorro com linguiça, provavelmente 1990, onde discursa em ato público em Paranaguá ao lado de sindicalistas.

Para provar que é contra a privatização dos portos, Requião divulga foto do tempo em que se amarrava cachorro com linguiça, provavelmente 1990, onde discursa em ato público em Paranaguá ao lado de sindicalistas.

O senador Roberto Requião (PMDB-PR) divulgou, nesta quinta-feira (21), nota de solidariedade aos trabalhadores que não querem os portos do país privatizados.

Não se entrega a porta de entrada do país a interesses privados. Os Estados Unidos não fazem isso, o Japão não faz isso, por que nós vamos fazer?!, disse Requião, criticando a Medida Provisória 595, da Secretaria Especial de Portos, vinculada à  Presidência da República.

A manifestação pública contra a privatização opõe o senador peemedebista à  ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, que defendeu esta semana o regime de concessão.

A Presidência da República, por meio de nota enviada a este blog, negou que o governo federal esteja privatizando os portos (clique aqui para relembrar).

O senador não aceita a argumentação de falta de recursos públicos! para investimentos, frequentemente usada pelo governo, mídia e empresários em defesa da privatização.

Estão aí as informações dando conta da baixíssima execução orçamentária federal na área de infraestrutura. O Ministério dos Transportes, por exemplo, está paralisado desde que surgiram as denúncias contra a Delta ou mesmo antes disso. Quer dizer, dinheiro não falta, falta executar obras!, afirma Requião.

Segundo o senador, para suprir a falta de obras, a ausência de planejamento e o marasmo administrativo, o governo acena com o remédio da privatização sob, o falso discurso da modernidade.

Requião destaca que os trabalhadores portuários alegam que, do jeito que está, a Medida Provisória 595 irá gerar desemprego no setor. A Medida cria diferenças de custos entre os novos portos privados e os públicos e isenta os privados de diversos encargos e impostos que os portos públicos têm que arcar.

Além do senador do PMDB, o governador Beto Richa (PSDB) também tirou uma “casquinha” política do episódio. Segundo o tucano, “Gleisi privatiza o Porto de Paranaguá” (relembre clicando aqui).

Nesta sexta-feira (22), cerca de 10 mil trabalhadores do Porto de Paranaguá deverão cruzar os braços contra a MP 595 (clique aqui para relembrar).

15 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I just want to tell you that I am just all new to weblog and definitely savored you’re web site. Most likely I’m planning to bookmark your blog post . You surely have fantastic article content. Thanks a bunch for sharing your blog.

  2. eu pergunto ,o beto richa devolveu o porto pra união? pelo que semple soube que era gerido pelo o estado, o porto de paranaguá. la existe uma parte dos depositos do porto e embarque feito pelos empresario ,e o publico.o publico continuou publico .se privatizar não e a união que vai fazer!o requião semple defendeu a continuação publica do porto. mas o que a greise tem aver .o governador do parana que manda no porto.

  3. Para o PT, privatização (no seu governo), não é privatização.
    Corrupção não é corrupção.
    Não vi nada…
    Não sei de nada…
    Não conheço…
    Não é minha secretária…

  4. O PT mudou demais. Se ajoelha aos banqueiros, às privatizações que usam nosso próprio dinheiro, à Heineken para venda de bebida ácoolica nos estadios na copa, TRAINDO TRABALHADORES. Com o Fator Previdenciário, com salários podres, com ajuda a multinacionais que demitem mesmo com incentivos, quando não libera o FGTS de quem pediu a conta (por que não, o dinheiro é do trabalhador – só comprando imóvel, aposentando ou morrendo).
    O PT está do lado dos que sempre mamaram nas tetas do governo.
    Tá endividado ? Agradeça ao governo PT.
    Comprou um carro financiado em 60X, vai pagar quase 3 e, quando for vender, vai fazê-lo por menos da metade que pagou ? Agradeça ao PT.
    As coisas subiram mais de 40% nos últimos 15 meses e a inflação oficial é de 5% ? Agradeça ao PT.
    FHC e sua tropa também não valem nada, mas o PT se igualou em todos os quesitos.
    Pura traição.

  5. Requião joga para a platéia e engana os trouxas. O homem do porto público e da Carta de Puebla; da administração do irmão psiquiatra na APPA; do terminal de alcool parado; da licitação da draga; da recusa em aceitar financiamento do governo federal para o aumento do cais do porto.
    Já fui na conversa dele e se arrependimento matasse eu já teria morrido.

  6. Essa PTZADA que posta aqui só esquece de uma coisa. Para o PT, só existe o NORTE E O NORDESTE!!! O SUL para o PT é atraso de vida!!!! e ainda aqui defendem.

  7. Requiao, me desculpe, mas voce quando governou só ficou no papo sobre encampação dos pedágios, lembra? Tem hora que vc quer jogar o jogo dos tucanos, aí não da. Gleisi contra tudo e contra todos em 2014.

  8. Acertou pelo menos esta Requião!

    Utilize sua “história e moralidade política” para cair de pau nesta PTzada e blogueiros simpatizantes!

  9. Entre o certo e o errado fico com o certo! Entre Requião e Gleise, fico com Requião!

    O Requião tem bem claro qual é o papel e responsabilidade do Estado. por isso defende o poder publico.

  10. Fróide acho que fosse privada ele estaria promivido a CEO.

  11. Vejam quantas multas por irregularidades na gestão do porto o irmão do Senador Requião foi condenado. Se fosse uma gestão privada esse sujeito estaria na rua, ou melhor nem teria o cargo que teve. Por total incompetência.

  12. Será que RR sabe dessa história de quando a predadora elite antoninense da época usou crianças em vez de homens para sensibiliar o Presidente Getúlio Vargas a não fechar um antro de corrupção que existia – conluio entre servidores público e certos empresários.

    http://palavradobo.blogspot.com.br/2012/09/historias-e-estorias-xia-odisseia-dos.html

  13. o reqiao e passado
    a gleise e futuro

    • Gleise é o futuro? E os neoliberais ainda falam em futuro? Sou petista e não voto em Gleisi e no Paulo Hibernando, dois petistas de bico tucano.
      Como sempre, o velho Requião à esquerda das “elites” paranaenses.

    • PRIVATIZAR COM DINHEIRO DO BNDES E INSENÇÃO FISCAL PARA OS URUBUS PRIVADOS (INCLUINDO VOCÊ) NUNCA É FUTURO.