Presidência da República nega privatização do Porto de Paranaguá

Richa acusa a petista Gleisi de privatizar o Porto de Paranaguá.

Richa acusa a petista Gleisi de privatizar o Porto de Paranaguá.

A Secretaria Especial de Portos, órgão ligado diretamente à  Presidência da República, em nota oficial encaminhada a este blog, esclarece que não procedem as notícias veiculadas, anunciando a privatização de portos públicos e, particularmente, do Porto de Paranaguá.

Ontem à  noite (18), este blog registrou que o governador do Paraná Beto Richa (PSDB), através de correligionários, fez circular a acusação de que a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann (PT), sua virtual adversária em 2014, estaria privatizando o Porto de Paranaguá (clique aqui para relembrar).

A seguir, eu reproduzo a íntegra da nota oficial da Secretaria Especial de Portos, órgão vinculado à  Presidência da República:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Nesta segunda-feira, foram veiculadas na mídia eletrônica no Paraná notícias afirmando que o Porto de Paranaguá seria privatizado pelo Governo Federal, com base na Medida Provisória N!º 595/2012.

Cumpre-nos informar que as alterações implantadas pela MP N!º 595/2012, no que se refere à  exploração de portos e instalações portuárias, estão voltadas para atender as necessidades de demanda, logística, eficiência e investimentos exigidos pela expansão do comércio internacional. Para isso, inova com a autorização de instalação de terminais de uso privado localizados fora da área do porto organizado, sem distinção de carga, e a exploração, mediante concessão e arrendamento, do porto organizado e instalações portuárias nele localizadas, adotando como critérios para julgamento a maior movimentação com o menor preço.

São, portanto, desvirtuadas as notícias veiculadas, anunciando a
privatização de portos públicos e, particularmente, do Porto de Paranaguá.

Paranaguá é um dos portos mais importantes do sistema portuário nacional e, a partir desse novo marco institucional, continuará cumprindo seu papel estratégico, com ganhos de eficiência e aumento da capacidade de expansão da sua infraestrutura.

48 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. para rezumir e muito fasil tudo isto e para destabelisar gleise a futura governadora do parana.esta e munha opiniao ,assis bolsoni bituruna parana 21.02,2013..

  2. os professores ,não todos , mas são burros ,.porque votaram no beto.

  3. Eu fico indignada quando leio este tipo de coisa: “A privataria tucana”, “O mensalão tucano”, “O blá, blá blá, tucano”. Esqueçam um pouco o que já aconteceu e lutem para que isso não torne a acontecer, não se pode continuar querendo justificar um erro de hoje, com um erro do passado, por sinal, este erro passado deveria servir de exemplo para que não viesse a acontecer mais, e não ser usado como “trincheira”. Acho que a Dilma é uma boa pessoa só que continua muito mal assessorada, pois todos aqueles que a cercam querem levar vantagem em alguma coisa. Com Lula era mais fácil e fazer coisa errada, até porque pelo visto ele pouco se preocupava em ver se estava certo ou errado, ele nunca sabia de nada, já com Dilma acho que quem for pego é tratado como pilantra e não tem essa de não sabia, ela sabe sim e mete pra rua sem dó nem piedade.

  4. Leiam “A PRIVATARIA TUCANA”. olho caolho e fessôr despois voltem…envergonhados e peçam perdão!

    • Pouco me importa se o FHC fez ou não fez merda, isso é a justiça que tem a obrigação de investigar e punir, alias, por que não fazem isso já que o PT é poder e tem o poder sobre a lei neste país?

      E mais uma coisa bando de quadrúpedes, não é porque o FHC fez merdinha que a PTzada tem o mesmo direito de fazer. Não tentem justificar um erro com outro, bando de calhordas. rsrsrsrsrs

  5. É evidente que a privatização é uma necessidade, pois acelera o desenvolvimento econômico, produzindo mais a custos menores, tornando a economia brasileira mais competitiva, uma vez que em função dos custos elevados estamos perdendo mercado.
    Outra coisa é a necessidade da diminuição da APPA – Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina que é um verdadeiro caça niquel para os apadrinhados de cargos em comissão (são dezenas deles) com salários de no mínimo R$ 4.000,00 até mais de R$ 10.000,00.
    Outra coisa também é a indústria trabalhista com os portuários processando a autarquia no seu pleno exercício de trabalho com ações milionárias. Que vergonha.
    POR FAVOR PRIVATIZEM JÁ.

  6. Isso fique todos desesperado mesmo, vocês tem motivo seus derrotados, Dilma sera Presidente novamente e Gleise Governadora do Parana, vamos mandar embora da politica do Parana um bando de almofadinha que não sabe o que e trabalhar na vida, como eles ja roubaram demais durante anos, eles nem precisa de trabalhar, agora para você, que e baba ovo e puxa saco desses trolhas vai ficar ruim.

    • Caro Maurício:

      Excluindo os partidos, se é PT ou PSDB, como contribuinte de impostos, gostaria de saber quais beneficios o casal de Ministros Paranaenses trouxe ao Paraná? Veja que ela foi eleita senadora e depois largou o cargo para um Suplente totalmente desconhecido, que não teve nenhum voto. O mandato de senadora é de 08 (oito) anos e a Ministra já quer ser candidata a Governadora.?

      • Gonçalves seu ponto de vista e correto, eu respeito mais para vencer os desmandos do estado do Parana você tem alguma sugestão, o governador atual por diversas vezes abandonou o cargo para pleitear posições maiores, e todo mundo esta assistindo um festival de abuso de criação de cargos e secretarias no governo do Beto Richa só para se garantir no poder, ele esta certo por acaso, quem não tem cão caça com a gata, a Gleisi e a unica opção no momento porque o resto esta comprado pelo Beto Richa, o fato do suplente da Gleisi ser uma pessoa desconhecida eu tenho que concordar com você, mais a legislação eleitoral permite isso para todos eles, isso não e um privilegio da Gleisi, particularmente sou a favor que Candidato ao senado apresentasse uma chapa completa com todos os seus suplentes.

        Abraços Mauricio Pina

  7. Estão privatizando os portos, estradas e destruindo a Petrobrás e o setor elétrico….só isso…

    • Amigo Ceratto, cancela a assinatura da Veja. Tão te informando muito mau.
      Estrada tem concecionaria, ta certo que aqui no Parana tem roubacionaria, mas no que o Governo Federal licitou o pedagio é justo. Portos tambe são nacionais e o que esta em discussão e mudar as concessões pra melhorar os serviços. E a receita da anril pra petrobras é ela sair e deixar pras empresas estrangeiras explorarem
      Amigo, cancela as revistas pois elas tão te deixando mais por fora que bunda de indio .

    • ISSO É SÓ O INÍCIO DO QUE O PT TEM PARA O BRASIL, A GENTE ACOMPANHA NOS NOTICIÁRIOS DIARIAMENTE TUDO QUE O PT PRETENDE FAZER PELO POVO BRASILEIRO, OU SEJA, A INTENÇÃO DA GANG É ACABAR COM O PAÍS, ROUBAR O QUE DER E PINOTEAR, CAIR FORA CORRENDINHO, ALIAS, ADMIRO O LULA AINDA NÃO TER PEDIDO ASILO POLÍTICO EM OUTRO PAÍS, POIS EM BREVE VAI PARA A CADEIA CONDEANDO POR CORRUPÇÃO E FORMAÇÃO DE QUADRILHA.

  8. Olho Morto, pode espernear, pode choramingar bastante, aproveitem bem o tempo que resta de voces nesse governinho, faltam 23 meses p/ vcs caírem fora.

  9. A PTzada que sempre criticou o pai das privatizações, o FHC, por certo agora se curvará a mãe da privataria PTralha, Dilma Rousseff. E agora cara Papagaia Loira do bico dourado, como fica a sua cara e da gang PTista?

    • Privatizar para melhorar, é bom, transplante de córnea!!!!
      Diferente do que os seus tucanos do bico rosa fizeram, ou tentaram fazer, durante o governo do FFHH, para lucrar em cima do povo!!!
      Acorda, meu!!!
      E as teles, heim?
      É dessa época, catarata viva!!!

    • Colirio , olho vivo, colirio. Tem cisco na historia. Ninguem ate onde sei privatizou nada . Concessão não é doação nem venda.
      E , vou te dar uns nomes pra vc pesquisar no tal do google. Ate com olho da pra ver: Telebras e Vale do Rio Doce.
      Lendo voce talvez entenda o que é privatizar ( com o sentido de entregar).

      • CHORA PTZADA DO CARAMBA, 2014 ESTÁ PRÓXIMO E É BOM ESSA CANDIDATAZINHA DE VOCÊS COMEÇAR A FAZER ALGO PELO ESTADO, OU NÃO DARÁ NEM PRO CHEIRO.

        ATÉ O MOMENTO A PAPAGAIA LOIRA DO BICO DOURADO SÓ FALOU, FALOU, FALOU, MAS AÇÃO QUE É BOM… NADA! VAMOS TRABALHAR GENTE, VIVER SÓ DE DISCURSO E MÍDIA NÃO DÁ VOTO. RSRSRSRSRSRSRS

  10. o que eu se que quem comanda e é responsavel pelo porto de parangua ,e o governador do parana .não vem com essa historinha para bobo ler! no tempo do requião era responsabilidade do requião.o requião não passou o porto e nem entregou para a unão. o beto da o tapa e esconde a mão.

  11. Em outras palavras, quando é tucano que privatiza não pode, agora quando é o PT tudo fica bonito, inclusive a diabólica, endemoniada privatização.

    A propósito, considero ótima a iniciativa privatizatória do Governo Federal.

    • Emerson, ate agora não vi o governo federal entregar nada pra iniciativa privada. Concessão, não é doação ( vai no dicionario que fica mais facil de entender).
      Doação é entregar pro privado, e vc financiar a compra via BNDES, viu. Isso quem fez foi o PSDB-DEM-PPS e seus apaniguados. e melhor de tudo, sumir com a grana depois.
      Pra ficar facil pra vc: e como vc vender teu carro pra alguem, via financiamento e vc ainda paga o carne pro comprador.

      • É QUE A PTZADA É CEGA SURDA E MUDA, COMO VÃO VER ALGUMA COISA SE O PRÓPRIO CHEFE DA QUADRILHA NUNCA VÊ NADA, NUNCA SABE DE NADA.

        A ESCOLA DO PT É BOA NAS LIÇÕES DE MALANDRAGEM!

  12. Peço ao lindo e playboy governador e barbizinha da Dilminha que trabalhem pelo povo para o povo e que deixem a campanha para segundo semestre do ano quem vem pois estamos sem segurança. sem saudê, tudo um caos no estado e no Brasil vao a merda com seus pupilos de mídia e trabalhem e deixem de se fazer heróis, pois heróis somos nos os trouxas que pagamos pelas merdas prestadas por todos que ocupam gargo publico pra manter os lobistas direcionando as verbas tanta pt como psdb pra bem longe do povo…

  13. Esmael, este tal “professor da rede estadual”, não pode ser de Paranaguá. Não sabe de nada, confunde Jesus com Genésio. Os Terminais privados com contratos vencidos é terão novas concessões com novos desafios e metas, um novo paradigma para aumentar o crescimento do Brasil. Não se trata de PRIVATIZAR o Porto de Paranagua, não que o tucano beto rixa não queira, mas é uma falácia de desinformados ou agitadores tucanalhas que apostam na confusão. Pra quem não sabe o Porto de Paranaguá possuem mais de 20 Terminais Privados, cujos contratos de 25 anos venceram ou estão por vencer e é ESTES Terminais que sofrerão novas concessões com obrigações de executarem operações mais aceleradas, tarifas mais baixas e que DESENGARGALE o escoamento atual de importações e exportações. Professorzinho de m…pesquisa antes de falar besteira!Nunca veio a Paranaguá e arrota asneira,mais um tucanalha privatista tentando confundir algum outro nó cego!

    • Caro Paranaguese.

      Em primeiro lugar, mantenha a educação. Não sou nenhum palhaço para ser tratado desta forma.

      Com relação ao Porto, conheço e muito. Sei muito bem dos terminais privados e de todos os problemas apresentados assim como os terminais públicos.

      Se comento algo é por conhecimento de causa. Se vc é ou não um defensor do Governo PTista o problema é seu.

      Agora, querer “contar uma história linda” que esta atitude do Governo federal NÃO é privatização, o que é? Por que não destinar este terminais privados que estão para vencer em seus contratos para a Administração Estadual?

      • Esse professor deu uma aula pra PTzada, aprenderam agora bando de bananas?

        • Cuidado, olhota – zumbi!
          Dependendo do seu olho vivo hemorróidico, a banana mal enfiada pode te cegar!
          Leia a Privataria Tucana, rei da conjuntivite!
          Lá tem o caso do Banestado, do qual participou ativamente o seu governador – arquiteto e o novo chefe da casa civil, dois “exemplos de eficiência” da direita reacionária que você defende!
          Sai, pentelho!!!

          • Eita PTzada louca sô!

            Quando foi o FHC privatizar era crime, mas agora com Dilma e Gleisi Hoffmann privatizando está tudo certo? kkkkkkkkkkk

            CHORA BANDO DO ZÉ DIRCEU, VOCÊS ESTÃO DE MAL A PIOR NO PARANÁ, AQUI O POVO TRABALHA E NÃO GOSTA DE QUADRILHEIROS CONDENADOS!

        • AULA DE MALANDRAGEM E ENROLAÇÃO SEU CEGO DE MEIA PATACA BANDO DE DERROTADO VOCÊS VÃO TER QUE ENGOLIR A PETEZADA SIM, AQUI NO PARANA E NO BRASIL NA PRÓXIMA ELEIÇÃO, A PRIVATIZAÇÃO DAS ESTRADA NO GOVERNO LULA E SÓ UM EXEMPLO DA DIFERENÇA DA PRIVATIZAÇÃO DO FHC, COM O MESMO VALOR QUE SE VAI A FLORIANÓPOLIS SC, SE GASTA PARA IR A PARANAGUA OU EM ALGUMAS CHÁCARAS EM SÃO JOSE DOS PINHAIS, PROFESSORZINHO BABA OVO.

        • Aula de que? de ser liso? Pelo que entendi e não foi desmentido pelo “professor” o que vai ser licitado e algo que ja estava na mão da iniciativa privada.Vai ser privatizado algo privado.
          Não e discussão semântica nem diferença de ponto de vista. E apenas mais uma tentativa de jogar pra torcida e junto jogar m… no ventilador.
          Privatizar é fazer aquilo que o PSDB-DEM_PPS fez: entregar pro setor privado algo que era do povo e ainda por cima se encher de grana, levar pra fora, arramjar a vida da familia e dos amigos e depois ainda ter que pedir grana ao FMI pra pagar as contas pois a grana tinha ido embora, junto com o patrimonio.
          E isso não é semantico, é historia.

        • olho vivo cheio de remela, teu professor não sabe a diferença entre terminal privado terminal público e definição de porto organizado. Um cego guiado por outro nó cego rsrsrsr! Não sabem picirica nenhuma!kkkkkkkkkkkkk

      • Caro Professor,
        Se vc conhece muito bem a APPA como diz, deve saber e muito bem que a APPA administrada pelos governos estaduais sempre foi uma grande teta para apaniguados e fonte de grandes escândalos de corrupção. Espero que se lembre do último escândalo envolvendo o Presidente do PSDB local. o deputado estadual (não por muito tempo acredito) , Alceuzinho Maron, processado pelo Ministério Público, e seu primo Airton Marom nomeado Superintendente da APPA e defenestrado pelo “brimo” governadorBeto Richa ainda em 2012, em episódio até agora muito mal explicado pelos envolvidos, incluindo o vereador Arnaldo Maranhão, ex-foragido da justiça, também processado pelo MP.
        O governo federal já teve motivos de sobra para anular a concessão, eu disse CONCESSÃO da APPA ao governo estadual, porque os Portos do Brasil pertencem à União e não aos Estados.
        A APPA não pertence ao governo do Estado do Paraná, é território federal cedido através de CONCESSÃO.
        O governador Beto Richa tem medo de perder a imensa teta que é a APPA e só está defendendo seus interesses particulares e políticos, e a reeleição é claro, pouco se lixando para os reais interesses dos paranaenses e principalmente do povo de Paranaguá. Aliás não fez nada até agora pelos parnanguaras, com excessão do Roque, que deve sua eleição ao Beto Richa e Mauro Moraes, prá quem não ainda não sabe.

      • Professor de quê? Releia sua pergunta e a refaça para alguém entender. Confunde alhos com bugalhos, não tem argumentos por pura falta de conhecimento. Se informe antes se esta medida é boa ou ruim . Se for ruim explica com o “teu” conhecimento, palhaço!

  14. Ué, a tucanada não vive dizendo que o Bolsa Familia era uma junção do bolsa escola e do bolsa gás e que foram eles que inventaram? Não entendo o motivo da magoa desses tucanos vendilhoes. Criar emprego? Lembro-me muito bem da taxa de desemprego no tempo do FHC, teve um mês que chegou a 11% (tempos de FHC) e hj está em 4% com Dilma, vejam a diferença. Tucano não tem voto e o povo não vota neles porque sabe que apanhou igual burro de carga na época que eles acabaram com o Brasil.

  15. Site do UOL, http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2013/02/19/governo-amplia-programa-para-tirar-22-milhoes-de-pessoas-da-miseria.htm
    ESSE BOLSA ESMOLA QUE OS GOVERNOS DO PT ADOTARAM É A VERSÃO MODERNA DO VOTO DE CABESTRO QUE IMPEROU NESSE PAIS A BEM POUCO TEMPO. AGORA ESSES POLITICOS USAM O PROPRIO DINHEIRO DO POVO PARA COMPRAR OS VOTOS DESSES MISERAVEIS, QUE NA SUA GRANDE MAIORIA ESTÃO NO NORTE E NO NORDESTE, QUE TEM POUCA INSTRUÇÃO E NÃO SABEM ANALISAR O QTO ESTÃO SENDO USADOS POR ESSES POLITICOS. O QUE O PT DEVERIA FAZER E NÃO FAZ É CRIAR OPORTUNIDADES DE EMPREGOS.

    • Ta faltando emprego ai na quadra da sua casa, que tal estudar mais um pouquinho se qualificar.

    • ô Ilustre, acho que vc devia olhar aqui na nossa região , antes de falar de outras. Ignorante e miseravel é o preconceito de quem não conhece, pelo visto, lufas de historia e do Brasil.
      E a “bolsa esmola” que vc fala, a mesma que o Serra prometeu aumentar se fosse eleito, é um modelo que muitos outros paises adotam pra reduzir a diferença social.Pena que ela não serve pra diminuir a visão estreita e preconceituosa de alguns .Para iso deveria ser criada a “bolsa ignorancia” e ia ter muita gente boa se candidatando a receber.Inclusive quem estudou pois educação em escola não significa sabedoria .

  16. Caro Esmael.

    Se não é “privatização” o termo utilizado para caracterizar a medida anunciada pelo Governo Federal o que é? Parceria? Palhaçada?

    Para quem conhece um pouco o Município de Paranaguá e seu porto, sabe muito bem dos pontos positivos e principalmente negativos desta medida com relação a economia e infra na região.

    • Professor da Rede Estadual,
      E qual é o seu ponto de vista sobre a tal privatização: vai trazer pontos positivos ou negativos para Paranaguá. Pelo que estou sabendo o modelo proposto é de concessão de áreas ociosas nos porto para a iniciativa privada poder operar estas áreas…
      Gostaria de saber seu ponto de vista sobre o tema e também qual o seu ponto de vista sobre as medidas anunciadas pelo nosso governador Beto Richa para a Educação no Estado se o Sr. acha que sua propaganda condiz com a realidade da educação no Estado?

  17. Não seguindo o modelo privata tucano está de bom tamanho.

  18. É sempre assim, tudo que o Governo Federal NEGA, na verdade ele afirma, ou seja é como aquele NÃO que quer dizer SIM.

    • O termo privatização tem vários significados. É aplicado tanto para se referir a venda de empresas estatais, quanto à transferência da prestação de serviços para a iniciativa privada ou quanto a transformação de um serviço público em atividade econômica dependente de mera autorização. Desse modo, resta saber o significado que se atribui ao termo, para se ter o chamado acordo semântico na discussão!

  19. O senhor gov. Beto não tem nem vergonha de disvirtuar éssa noticia, pois os que mais privatizaram empresas publicas foram eles do PSDB, o bando de tucano fingido e mentiroso… E a VALE DO RIO DOCE por Fernando Henrique, e a SANEPAR pelo Jaime Lerner, como esquecem facil as coisas, quando é para atirar pedra nos outros… A demagogia não tem fim para este governo de comissionados folgados… Isso é medinho para proxima campanha ao governo…

    • Desde quando Lerner foi tucano?

      • Nunca… mas ele sempre apresentou-se fantasiado de tucano… de outro modo eu diria que o colega em questão deve ter feito a confusão considerando o sistema nasal do dito cujo… cá entre nós… é uma “napa”, hein?

    • É isso ai Juka (loco), o pai privatizou uma parte e agora a mãe da privataria PTralha faz o resto, e com o aval da ministra que era senadora eleita, que não fez nada pelo estado até agora, que sonha sair candidata contra o Beto Richa, a Papagaia Loira do bico dourado, esposa do ministro que o Requião acusa de exigir propina para liberar recursos para a ferroeste.

      Estamos bem de políticos no Brasil, não é mesmo… Locão!