Por que sou contra o golpe do STF no Congresso Nacional?

Velha mídia ainda tenta usar o surrado 'Batman do STF' contra o Congresso.

Velha mídia ainda tenta usar o surrado ‘Batman do STF’ contra o Congresso.

A eleição de Henrique Alves (PMDB-RN) e André Vargas (PT-PR), presidente e vice da Câmara dos Deputados, respectivamente, enfraquece muito os objetivos fascistas do Supremo Tribunal Federal (STF). De guardião da Constituição Federal, aquela corte se transformou nos últimos meses em um tribunal de inquisição.

à‰ chover no molhado retomar essa discussão da atribuição de cada poder, mas é fundamental à  democracia. Cabe somente ao Congresso Nacional a tarefa de cassar politicamente os mandatos dos deputados. A ninguém mais. Somente na ditadura militar assistimos ingerência da magnitude pretendida pela Suprema Indecência!.

Os jornais da velha mídia berram nas suas manchetes de hoje que a Câmara vai desrespeitar o STF. Que bom para os brasileiros. Que ótimo para o Estado Democrático de Direito. Que ducha fria nos fascistas de plantão.

A democracia e os verdadeiros democratas sempre encontrarão neste modesto blog apoio incondicional contra autoritarismos e golpes, sejam de esquerda ou de direita. Portanto, todo apoio ao Congresso Nacional.

123 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. A interpretação da constituição é da competência do Supremo. Essa questão é antiga. A leitura isolada de um dispositivo só é procedida por amadores. Concordar ou não, até se entende; apoiar essa sandice de desrespeitar o Supremo é vigarice. Decisão judicial (sobretudo do STF) é para ser cumprida. Incrível falar em golpe quando a questão jurídica foi exaustivamente discutida, por ministros que, na maioria, foram indicados pelo próprio PT… Tristeza essa história de apoiar corruptos sem qualquer reflexão.

  2. GOLPISTA É QUEM APOIA LADRÃO, É QUEM DEFENDE POLÍTICO CORRUPTO!

    O PT QUER DAR O GOLPE NA NAÇÃO BRASILEIRA, MAS O POVO JAMAIS PERMITIRÁ.

    O JOAQUIM BARBOSA É MEU AMIGO, MEXEU COM ELE MEXEU COMIGO!

    Bando de quadrilheiros.

  3. Tem que ser muito hipócrita (ou burro) para escrever um post desse.

    • Não sou burro nem hipócrita. Apenas defendo a democracia, contra tirania. Se os ministros do STF querem fazer política, ótimo, que disputem as eleições. A cassação de mandato parlamentar é prerrogativa exclusiva do Congresso Nacional. É isso.

  4. Prefiro mil vezes cuidando da minha casa um “golpista” como Joaquim Barbosa, do que uma “vítima inocente” como Zé Dirceu. Quem prefere o contrário que leve os Zés corruptos do PT pra dentro de casa e deixem a porta do cofre aberta. shuashuashuashuashuashua

  5. Vcs são umas comedias!!! Kkkkkkk

    Trabalhar ninguém gosta neh!!!! Um dia vou ser funcionário publico e ganhar para bater boca um blog!!!

    Vao trabalhar bando de vagabundo… O imposto que pago é para que vcs trabalhem e ficarem achando q um blog vai fazer a diferenca na sociedade!!!
    Tudo mulherzinha de mimimi…

    Lixo!!!!

  6. eu apenas comento que a etica e recatada angela merkel, defendeu o companheiro laroy .la roy e corrupto na espanha . O que e etica ? o que que uma pessoa ser etica ,quem não é etico? o rossone é etico, o cassio taniguchi e etico? eduardo azeredo e etico
    ? muita gente não comenta mas agride ,eu vejo uma negativa onda de odio nesse brog. voceis não sabem a proveitar o espaço para colocar suas ideias. eu penso que muitos que escreve nesse brog ,deveriam ir para a gazeta do povo ,estadão ,folha de são apaulo..mas la não tem espaço,esses jornais não assume responsabilidade de postage ,como esse brog assume . vamos devagar ,respeitar o dono do brog, o brog não e nosso ,e do esmael.esse canal vamos espor as ideias sem agridir o brogueiro.

  7. Tá parecendo bate boca de Atletiba.
    Esses comentários comprovam uma das primeiras coisas que ensinam nas escolas de direito,
    ” O direito não acolhe quem dorme” e um brocardo jurídico que diz,
    Que a maior justiça também é a maior injustiça.

  8. Boa Mauricio Pina, falou tudo, tucano que não gostar que va teclar no blog do Campana, la é o lugar de tucano.

  9. No período do golpe militar (civil) o stf adorava cassar deputados…

  10. Palhaçada isso daqui, tem uns cara que só sabe ficar falando mal, e combatendo as coisas que vem do Governo Federal, em um momento que o Governador Beto Richa PSDB SEU, deita e rola com nosso dinheiro, praticando verdadeira farra do boi, esses mesmos trouxas silencia não quer discutir sequer as falcatruas da era FHC, só quer falar do Lula e da Dilma, quer discutir politica vamos aos fatos da época recente que passou, e a atual, corrupção e algo condenável em qualquer governo, mas não da para aceitar essa imbecilidade de algumas pessoas que vem a este foro achando que a roubalheira começou agora.

    NOS ESTAMOS AQUI DEFENDENDO O LULA E A DILMA NÃO E PORQUE NOS ESTAMOS DE ACORDO COM OS ATOS DE CORRUPÇÃO DESSES DOIS GOVERNO, PELO CONTRARIO NOS CONDENAMOS TODO TIPO DE CORRUPÇÃO.
    SÓ ESTAMOS DEFENDENDO ALGUÉM QUE PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTORIA DA REPUBLICA MUDOU DE FATO PARA MELHOR A VIDA DE TODOS OS BRASILEIROS.
    E PRECISO QUE VOCÊS TENHA O MINIMO DE VERGONHA NA CARA E DECÊNCIA E ADMITIR DE UMA VEZ POR TODA A ROUBALHEIRA QUE FOI O GOVERNO DO FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, AS PRIVATIZAÇÕES, COMPRA DE VOTOS PARA O PROJETO DE REELEIÇÃO UM GOVERNO ENTREGUISTA QUE DEIXOU O BRASIL COM ÍNDICE ALTÍSSIMO DE DESEMPREGO, INFLAÇÃO E DIVIDA EXTERNA, QUE HOJE NÃO EXISTE MAIS, FORA OS GOLPES QUE O FHC APLICOU COM SEU MINISTRO DA FAZENDA EM ALGUNS BANCO BRASILEIRO ENTREGANDO PARA ESTRANGEIRO COMO FOI O CASO DO BAMERINDUS, HOJE HSBC INGLATERRA. TEM UM BANDO DE F.DA P… NO BRASIL QUE E APAIXONADO PELOS INGLESES.
    SOU LULA, SOU DILMA E SOU QUEM ELES INDICAREM, NÃO QUERO VER O PSDB NUNCA MAIS NO PODER, QUERO VER O BRASIL CAMINHANDO PARA FRENTE.

    VÃO PESQUISAR PARA ESCREVER, DEPOIS SEJAM NO MINIMO HONESTO CASO CONTRARIO VÃO A MERDA BANDO DE IMBECIL, GOVERNO E PARA O POVO NÃO PARA MEIA DUZIA DE IDIOTA.

    QUE ME DESCULPE MAIS TEM PESSOAS QUE NÃO MERECE O MINIMO DE RESPEITO.

  11. E o que é isso de dizer que não havia provas para a condenação dos mensaleiros? Você conhece as 40 mil páginas da acusação? os documentos? os detalhes das operações fraudulentas? Além disso, os réus já não confessaram que praticaram o crime do caixa 2? E você não sabe que caixa 2 também é motivo de perda de mandato? Cassar seus mandatos é fascismo? O que é fascismo?

    • Só o Congresso pode cassar deputado, mais ninguém.

      • ele só condena caixa 2 quando é da oposição dele (psdb e cia…) o PT pode neh…

      • Sei que é chato prá vc Esmael, mas a vida é assim mesmo.
        Combinando os artigos 15 (que trata das situações específicas para cassação de direitos políticos) e 55 (dispõe sobre as condições para perda de mandato de Deputados e Senadores) da Constituição Federal em conjunto com o artigo 92 do Código Penal (que rege, entre outros, os efeitos sobre perda de mandato eletivo por condenação penal), a regra é clara: a perda de mandato é automática. Ela deve ser apenas declarada pela Câmara dos Deputados (para deputados) ou pelo Senado Federal (para senadores).
        Antes de questionar a aplicação das leis, os condenados deveriam ter refletido sobre as consequencias dos atos criminosos que praticaram e pelos quais foram condenados.
        A verdade que incomoda é que se apostava firmemente na impunidade e, desta vez, ela não vingou. O resto é chororô de perdedor.

        • A alternativa é montar gabinetes e estrutura legislativa para os deputados condenados na Papuda em Brasília, já que eles terão de “exercer o mandato” com restrição de liberdade por um período. Talvez no horário de visitas possam deliberar sobre algo.

        • Eu não perdi nada. Apenas defendo a democracia. O STF é um tribunal político. Julga como se fosse um partido político. Os ministros tinham que ser presos, por estupro à Constituição Federal. Foram para lá com a missão de defendê-la. Violam-na diariamente pelas páginas da velha mídia. E tem tonto que aplaude. É o “efeito manada”. Talvez um dia passe. Talvez…

          • Só não entendi se o seu problema é com a cassação automática dos mandatos (goste ou não, é plenamente legal e vc acha que que não é) ou se voce também acha que aquela pletora de crimes e irregularidades comprovadas pela Polícia Federal forma injustamente julgadas.
            Se for isso, o problema é mais grave pois voce aposta na “impunidade seletiva”, ou seja, crimes cometidos em nome de um partido são plenamente justificados. Ou seja, cometer crimes e atentar contra o estado de direito é justificado se for para implementar um projeto de poder. Isso é muito grave, pois é tentar fraudar a essência da democracia.
            Um verdadeiro esqueleto no armário nesse caso é a morte de Celso Daniel. Enquanto o esquema criminoso funcionava para abastecer o partido, para ele estava tudo bem mas quando ele percebeu que o malfeito estava enriquecendo pessoas, ele tentou virar a mesa e aconteceu tudo o que vimos.
            Crime é crime…. não importa se praticado por político, médico, jogador de futebol, palhaço ou qualquer outro. E deve ser punido.

          • Não. A questão é política e sempre deixei isso bem claro. O STF não tem prerrogativa de atuar politicamente. Isso cabe ao Congresso. Agora, se os ministro querem substituir o parlamento terão que se submeter ao voto popular. É isso.

  12. Estou com pena de vc, Esmael. Ninguém o quer isento; dê opinião, porque isto é da natureza da sua profissão de jornalista. Mas, por favor, não agrida o sentimento da sociedade que clama por ética e moralidade na política. Somos todos iguais perante a lei, embora os mais pobres sempre sejam os mais atingidos e paguem por suas transgressões. Entretanto, pela primeira vez na história, um bando de criminosos do alto escalão é alcançado também pela Justiça e vc se arvora em defendê-los. Ao invés de deblaterar sobre se o STF tem ou não direito de cassar os parlamentares condenados, gostaríamos de vê-lo levantando a bandeira de que a Câmara e o Senado já deveriam ter tomado as providências cabíveis.

    • Você não tem procuração para falar em nome da sociedade. Fale pelo seu nome, fale por você mesmo que sente orgasmo por estar influenciado pelo “efeito manada”. Se abrace aos golpistas da Globo e da Veja e dance um tango no teto. Seja feliz!

    • Sentimento de qual sociedade? Só se for o da velha mídia, pois o povo expressou seu sentimento elegendo Dilma e Fernando Haddad.

  13. Num partido cujo líder, quando presidente de sindicato, se aproveitava das viúvas dos companheiros que lá compareciam para tratar das suas magras pensões e que ele se aproveitava das suas fragilidades para assediá-las, gente séria não entra não.

  14. Caro Esmael,

    Inacreditável…Sério, não tenho outra palavra para definir sua postura neste post… sempre fui defensor da mesma bandeira… agora acho que você passou do ponto e perde respeito dos seus leitores (nem todos motivados politicamente como a maioria)…
    Mentira…
    Achei outra palavra…. Inaceitável….

    • Prefiro te decepcionar a ser um cego influenciado pelo “efeito manada”. Seja feliz, isso que importa!

      • Existem muitas manadas. Às vezes elas até correm em sentidos contrários. Os que fazem parte de uma acham que a outra está indo para o lado errado. Por exemplo: o Esmael vê uma manada passando e exclama: “ih! vão cair no precipício!” Já os da primeira manada olham o Esmael na outra e têm o mesmo sentimento de pena: “Xi! lá vai o coitado do Esmael com aquela turma de bestas!”. Mais ou menos o que acontecia com a manada que seguia o albanês jurássico Enver Hoxha, de cujo pensamento descende o PCdoB, partido do Esmael. Aonde é que foi parar a manada do Hoxha?

  15. Olho Vivo, o jagunço e lambe sal do Beto Richa.

  16. mas a bagunça mediatica era a mesma .eu falo do vi, hoje exatamente são outros ministros ,mas a ideologia e a mesma .qualquer jurista que não seja alinhado com a grande midia enxerga isso. olho vivo . eu pergunto porque o cassio está no governo do parana ,ele foi cooperador do arruda ,e foi processado tambem. falar em bandido .assembleia legislativa tá cheia .a privatização do banestado foi coisa honesta?mas não tiro o direito de alguem defender o patrão ou amigo. voce faz o mesmo tambem.voce acusa o lula ,que nem sequer foi indiciado.pare de ler noticia do eixo rio são paulo,que é a mesma noticia de 1964,no rio era carlos lacerda ,em são paulo adhemar de barros .

  17. Não precisa ser advogado para entender o artigo 55 da Constituição Federal. Assim como não é necessário ser médico para saber quando sed está doente. Portanto. Ministro Barbosa, cala a boca que você está errado.

    • ROFESSOR DE DEUS!
      Há tá…. vc henrique sabe e interpreta melhor a legislação que a maioria do Supremo. Professor de deus vc, hem.
      Parem de tentar falar em nome dos outros. São ladrão, mensaleiros, corruptos e corruptores mesmo. Deixem de ser safados defendendo esta corja.
      Ou então assumam de vez que são nazi-fascistas como eles!

  18. Amigo Esmael, nessa terei mesmo que discordar de você a dizer que: Você levlou a maior surra da história do seu blog. shuashuashuashua Tirando uns poucos filiados do PT que insistem em te defender, o resto do povo “meteu o pau” em você.

  19. O golpe é de quem? Daquele que tenta fazer cumprir a lei doa a quem doer, ou daqueles que tentam de toda forma proteger os condenados por crimes contra a nação?

    Parem com essa merda toda de querer fazer parecer que o bandido é o Ministro Joaquim Barbosa, os bandidos são so PTista que foram condenados e já deveriam estar na cadeia.

    • Putz, mais uma vez: a prerrogativa de cassar mandatos parlamentares é do Congresso. Escreva, repita mil vezes isso…

      • VOCE DIZ!
        Isto é o que vc, os Deputados e os condenados dizem, Ex-Mael. Não é o que o supremo disse, e que eu saiba, ninguem tem maior autoridade para interpretar a Lei, que o próprio supremo. Deputados votam corporativamente, se auto-defendem.

        Até entre os leitores do seu blog, a maioria pensa diferente de ti.

        • STF é um tribunal político. Julga como se fosse um político. Os ministros tinham que ser presos, por estupro à Constituição Federal. Foram para lá com a missão de defendê-la. Violam-na diariamente pelas páginas da velha mídia. E tem tonto que aplaude. É o “efeito manada”. Talvez um dia passe. Talvez…

          • Mas a grande maioria dos ministros não foram indicados pelo próprio PT? Pra mim não faz sentido nenhum eles supostamente terem punido os petistas do mensalão por pura política. É possível que o Lula tenha indicado ministros “imparciais” (o que não concordo, vide Dias Toffoli), mas contra o PT eu duvido que eles sejam.

  20. Esmael, como defender caras que foram julgados e condenados pelo STF? A instância suprema sobre o assunto no país, depois de uma ação penal ser julgada no STF, não há pra onde recorrer.

    E eles foram considerados culpados, o que, no mínimo, caracterizaria falta de decoro.

    Outra curiosidade, você insiste no uso do termo Fascistas. Sério, não sei se te mando um dicionário ou um livro de história. É um uso totalmente equivocado do termo, que não ajuda em construção alguma, só serve pra ver pseudo-intelectual de esquerda chamando tudo que vê na frente de fascista, sem nem saber o que isso significa.

    • Que moral tem o STF? Que moral tem um senhor de idade se achando o Batman, o justiceiro? Só mesmo que tem um cérebro menor que uma azeitona a fazer coro com a carcomida velha mídia. É isso.

      • Que moral tem José Genoíno? E que moral tem Zé Dirceu, que disse que “… foi só Caixa 2”?

        Da mesma forma: que moral tem o FHC, Serra e Azeredo para falar de mensalão e bom uso do dinheiro dinheiro público?

        • Que moral tem o Gilmar Mendes, que soltou duas vezes o Daniel Dantas em menos de 48 horas? Que moral tem o Marco Aurélio, que soltou o Cacciola e aquele médico que estuprou mais de duzentas mulheres? Que moral tem o juiz que liberou o assassino da Ir. Dorothi Stang no estado do Pará? Que moral tem o Gilmar Mendes que, junto com seu amigo de peito, ex-senador Demóstenes inventaram um tal de grampo (sem áudio) e depois disse que iria chamar Lula às falas, grampo este que a PF descobriu que não existiam? E depois ainda querem ser respeitados?!

      • Que moral tem Lula e sua amante Rosemary? Que moral tem Zé Dirceu o corrupto? Que moral tem José Genuino o canalha?

        Deveriam pregar a justiça plena e não a defesa dos bandidos apenas porque pertencem ao “meu” partido.

        • Não existe nenhuma evidência e/ou prova que a Rosemary foi amante do Lula, isso é mais uma fofoca das senhoras recalcadas do PIG. O Zé Dirceu, por quem vocês tucanos morrem de tesão enrustido, foi condenado sem provas por pressão do PIG com base em “achismos”, “deduções”, “impressões” e outras viagens na maionese.

      • A moralidade não está no STF, nem no “senhor de idade”, está na ação promovida por ele. Está no julgamento imparcial e na condenação pela maioria dos ministros (a maior parte nomeada pelo próprio PT).

        Mas talvez para alguém com cérebro do tamanho de uma ervilha, o moral fosse absolver todo mundo, reconduzir Dirceu a Casa Civil e criar o Feriado nacional em homenagem ao ex-careca Marcos Valério. Pára com isso.

        • “Imparcialidade”? Isso não existe, caro “mm”. Acho que sempre te enganaram…

          • Sua flexibilidade moral me espanta esmael…. quando é do seu partido, vale tudo. Quando é contra ele, é tudo invenção…

            Sério, acima do STJ tem o que? Deus? O cara que foi condenado no STJ deveria estar preso. Não a toa que somos piada no cenário internacional por eleger pessoas assim.

          • Minha flexibilidade moral não se enverga quando o assunto é a defesa da democracia. O STF não tem prerrogativa para cassar deputado. Estamos discutindo isso há bastante tempo e você ainda não entendeu. Talvez não entenda… É isso.

          • É verdade, esqueci que lá existem Tóffoli e Lewandowski.

  21. É uma pena que jornalistas tomem partido a favor de criminosos.
    A biografia de Joaquim Barbosa não permite como as que são feitas por alguns destes profissionais. Profissionais ?
    Estes jornalistas criticam a “velha mídia” ou “pig”, mas estão fazendo a mesma coisa, só que no sentido contrário. Não se importam com a verdade. Não se importam em trazer para nós a notícia isenta de paixões partidárias.
    O PT mudou. É isso que vocês precisam reconhecer.
    Mudou para pior. Corrupção, manipulação índices de inflação, privatização de estradas, portos e aeroportos, compra de apoio político, asssociação com políticos criminosos, etc.
    Esmael, o que você acha dos depósitos, das transferências, dos depoimentos e das provas que foram levadas ao STF ? Aliás, depoimento até dos advogados de defesa, que confirmaram o “erro” de seus clientes.
    E o dinheiro na cueca ?
    Vamos ser honestos.
    Já com referência à inflação e o custo de vida não se fala nada.
    Tô kgando para os políticos.

    • Fale por você mesmo, “Jacu do Mato”. Nem vegetal é “isento”, meu caro. Ele também sofre alterações em virtude do meio ambiente. Portanto, não me venha com essa idiotice de “isento”. Segundo, a velha mídia é mais corrupta e deixa alguns integrantes do Congresso Nacional mais parecidos como trombadinhas. Terceiro não houve provas concretas no julgamento do mensalão. E por último, o que você acha de juiz que bate em mulher? É isso.

      • Já vi jornalista também batendo em mulher e ai? Achar que o Joaquim Barbosa é o super homem eu não acho não, mas que o cara deu na cara dos corruptos desse país com a condenação do grande amigo de Lula, Zé Dirceu, ahhh isso deu mesmo e só por isso o cara já merece respeito.

      • “não houve provas concretas”… como vc é “ingênuo” esmael!

        • A decisão do STF oi política.

        • Ingênuo é você, mm, que engole tudo que foi produzido neste espetáculo dantesco que foi o julgamento da AP470. O próprio procurador geral admitiu em entrevista à FSP de que não havia prova direta contra José Dirceu.

          • Devo ser inocente mesmo Mazia, devia ser como vc q é muito esperto e acredita q o Lula não sabia de nada, q o Dirceu não estava envolvido em nada (pois não tinha “prova direta”), e acredita também q um dia vai encontrar um pote d ouro no fim do arco-iris. Continue nesse seu mundinho colorido!

            Prova direta? O que vc queria um recibo assinado pelo Dirceu com reconhecimento de firma??? Fala sério…

        • Iingenuo, é vc m…m…! Os caras do PT, foram condenados segundo materiAs de revistas e jornais do PIG [revista veja,estadao, estado de sao paulo,o globo jornal, globo tv], todos sabidamente administrados por tucanos do DEMO. A condenaçao deles foram baseadas m suposições… ouvi falar, ouviu dizer,saiu uma materia na veja, ou no etadao, DSDB/DEMO falou isso, falou aquilo… Pura inquisiçao. E o q foi pior…foi num periodo eleitoral!?Com claro objetivo de condenar somente os petistas!”É DO PT…?FOI PRESIDENTE DO PT…? Entao condene o!!” PORQ? Se varios partidos envolvidos na lambança. porq condenar só o PT?? Vc m..m..?Acha q os tucanos ñ sao mensaleiros??!? O BETO é o maior pagador de mEnsaloes da estoria do Paraná. pergunte aos vereadores q estivEram no poder d 2000 até 2012?? pergunte??SE estiver coragem.

          • Luizão segundo vc as condenações “foram baseadas m suposições”. Suposições? Vc chama os saques no valor de 27 milhões nas contas do Marcos Valério de suposição?

            O próprio Lula reconheceu o esquema em 2005″Eu me sinto traído por práticas inaceitáveis” (http://noticias.uol.com.br/ultnot/brasil/2005/08/12/ult2041u104.jhtm), esse discurso do Lula em rede nacional, tbm foi suposição?

            Outra coisa, não misture os assuntos, em momento nenhum eu defendi Tucanos, com certeza há mensaleiros entre eles tbm, e torço para q o “tribunal da inquisição” haja da mesma forma com eles.

            Suposição… essa é a pérola do dia…

          • Caro m..m…? Vc esta redondamente enganado…!Ninguem esta misturando nada…! É vc q esqueseu, ou ñ conhese os fatos q culminou na açao penal 470…O suposto mensalao carimbado pelo PIG,simpatizantes do PSDB/DEMO.
            No seu argumento com serto preconceito contra um partido só, vc esqueceu de dizer q o valerioduto ñ foi, ñ é, exclusividades do PT…!
            Vc esqueceu do valerio duto mineiro do Azevedo PSDB… Melhor dizendo,mm…?O Azevedo é do PSDB, ñ do PT??Vc ñ lembra???
            Só pra lembrar vc…?!O Valerio duto, suposto mensalao começou em minas com o PSDB…!!Ou seja, o MARCOS VALERIO já era operador do mensalao, antes mesmo do DO LULA ser o presidente do BRASIL…!Entao como q vc afirma q os 27 milhoes sacados na conta do larapio valerioduto ,foram parar nas contas somente de um grupo?? Nem mesmo os ministros do STF, puderam afirmar com presisao a movimentaçao dos 27 mi???cara!?? foram os ministros quem afirmaram q as provas contra o zé dirceu eram frageis…!E o condenaram…! Simplesmente pela conencidencias das movimentaçao bancarias do valerioduto com as aprovaçoes de leis camara de deputados!!?SUPOSIÇOES CARA!!! Ou seja, os ministros suspeitaram q as verba movimentadas pelo valrioduto eram pra comprar deputados!!??SUPISIÇOES…SUPOSIÇOES…SUPOSIÇOES!! Entao vc acha q aquilo ñ foi suposiçoes????Fazer oq mm?Ideias divergentes anossa heim??!
            Outra coisa?? O mensalao mineiro foi antes do mensalao petista!! porq o mensalao petista foi julgado antes??? N teria q primeiro julgar o mensalao mineiro??Porq a imprensa marrom[PIG], deu tanto destaq no julgamento da açao penal 470?? E ñ é misturar as coisas!! Nem defender culpados!! Quem deve, tm q ser punidos na forma da lei, seja ele quem for, deq partido for!!! SIMPLESMENTE É UMA QUESTAO DE JUSTIÇA!!SEM PRESSAO DA MIDIA HIPOCRITA E PODRE!!

  22. Esmael por que você não coloca uma estrela do PT bem na entrada do seu site? Acho que ficaria mais fácil e sugestivo… deixar as coisas bem claras.
    Até porque depois das eleições municipais você entrou definitivamente pro time dos PTralhas e do Fruet.
    Faça como o maior jornalista e blogueiro de política desse país, Reinaldo Azevedo, e tome partido, diga, fale claramente.
    Abraços

    • Você acha que a minha posição precisa ser mais clara? Sempre tive posições cristalinas, eu caro. Até faço questão de escrever isso. Você está me confundindo com alguém da outra banda…

    • O Esmael não precisa colocar a estrela do PT na entrada do blog, até mesmo porque aqui todo mundo está cansado de saber que quem “patrocina” ele é a cúpula do PT.

      • Aliás, convença o PT a patrocina-me mais. Não tenho problemas “morais” com isso. Nunca escondi minha predileção pela esquerda. Já escrevi isso várias vezes. Por que agora você quer que eu seja “isento”? Vá pentear macaco, “Olho Vivo” de tucano!

  23. Ta muito forte pra mim isso, mais vou resumir. CADA MACACO NO SEU GALHO.

  24. Camarada Esmael adoro seu blog e sua forma de fazer jornalismo… Para mim o mais aberto ao debate de todos que tem na Capital do Paraná!!

    Para mim todo mundo tem um lado, ou você defende a Direita (Capital) ou você defende a Esquerda (Trabalho)…

    Para mostrar isso e a relação com a democracia burguesa irei fazer uma citação de um dos grandes nomes da esquerda dentro da Educação Física, o professor da UFES Mauri de Carvalho em seu artigo “Educação: A crítica Leninista”

    “Tertium non datur! Não há um terceiro caminho: ou ditadura da burguesia ou
    ditadura do proletariado. Nesta equação está posta a impossibilidade de alguém se manter eqüidistante ou numa posição intermediária. Não há três ideologias, mas apenas duas: a capitalista e a comunista. Neste caso, dizia o velho oráculo, tudo o que nos aproxima da ideologia capitalista, nos distancia da ideologia socialista. E o neutro? Bem, o neutro é o que já se decidiu pelo mais forte” (Mauri de Carvalho, p. 237; 2011)

    http://www.histedbr.fae.unicamp.br/revista/edicoes/41e/art16_41e.pdf

    • Mas essa PTzada perdeu mesmo o senso do ridículo? rsrsrsrsrsrsrsrs

      Direita = Capital
      Esquerda = Trabalho
      ?????????????????????????

      A esquerda nunca, jamais, em momento algum da história deste país gostou de TRABALHO, o lance da esquerda é tumultuar e corromper, vide caso do mensalão do PT, o maior escândalo de corrupção da história brasileira.

      As pessoas que mais trabalham neste país odeiam a sigla PTista, isso é fato!

  25. BOM DIA ESMAEL!

    Parafraseando o ex-presidente Getúlio Vargas (o tal “pai dos pobres”):
    01 – As leis e as mulheres foram feitas para serem violadas!
    02 – Se a lei é forte passamos por baixo e se é fraca passamos por cima!
    Basta de hipocrisia! Que os arautos das supostas verdades e da “plena justiça” vão às delegacias e presídios e VEJAM quem efetivamente são os encarcerados: SÓ TÊM POBRES!… São infelizes, que tiveram a audácia de cometer pequenos delitos (NÃO FAÇO APOLOGIA Á CRIMES), TAIS COMO: roubar bolachas, fumar um baseado e/ou cheirar algumas gramas, brigas de botecos e alguns estelionatários, estupradores, etc.
    Quem é da área concordará: A MAIORIA ABSOLUTA dos presos com um bom advogado estariam nas ruas! Em síntese, as leis são frágeis e repletas de brechas, BASTA ter dinheiro para enfrentá-las e vencê-las! OU ALGUÉM SERIA HIPÓCRITA de afirmar o contrário?…

    • Desconheço essa frase como sendo de Getúlio Vargas. Acho que você está equivocado.

    • E quando o Judiciário resolve condenar poderosos, é tachado de facista, de inquisitor, de golpista!

      Sempre bom lembrar que a República tem 3 poderes, cada qual com sua atribuição constitucional. Defender um (parlamento) em detrimento do outro (judiciário) isto sim é golpe contra a república e portanto, contra a democracia.

      • Disse tudo JC 3zotti.

        Garanto que se fosse o contrário, se estas mesmas condenações fossem contra militantes de outros partido, principalmente partidos de direita e centro, o discurso seria muito diferente, e meteriam o pau caso não fosse cumprida a lei.

        Esmael Morais, coloca na sua santa cabecinha, bandido é bandido e deve pagar por seus crimes na cadeia, não importa a que sigla ele pertença.

        • Não discuto questão de bandidagem… discuto que o STF não é legítimo para cassar mandatos parlamentares. É isso. Preciso desenhar????

        • O Roberto GURGEU é um chantagista e prevaricador…!! A figura ai carimbada, ficou dois anos com o processo do renam engavetado…!Pois bem, faltando uma semana pra eleiçao do senado,em q o renam o candidato a presidencia. O GURGEU, DESINGAVETA O PRCESSO, ENTRA COM UMA REPRESENTAÇAO NOS TRIBUNAIS CONTRA O HOMEM…! A troco deq isso??Porq será? A mando do PIG será???Ou sera q o procurador GURGEU passou dois anos chantageando o senador??
          Sei ñ viu??
          Outra coisa;Essa figura ai, veve ameaçando o ex presidente LULA… “Diz q vai abrir um processo de investigação contra o LULA no processo do mensalao,e as denuncias do operador do mensalão marcos valerio, condenado há 40anos de cadeia!! Esse tal de GURGEU é bem estranho…!Pois esta bem quietinho!!! vai chantagear o LULA ATÉ 2014. Ai se o homem for o candidato a presidente e ñ a DILMA. ele apresenta a denuncia contro o LULA, A MANDO PIG. EITA GURGEU!!
          EU PENSO Q O GURGEU É UM CAPACHO DO PIG, SÓ PODE!!

    • Essa frase imbecil é de um ex deputado espanhol chamado José Manuel Castelao. Frase típica de conservadores imbecis igual a este outro imbecil chamado LUÍS SANTOS.

      Conhece tanto de política quanto um monte de bosta.

    • A lei, e principalmente neste caso, segundo alguns membros do blog, é apenas para pretos e pobres, ricos, políticos e gente do PT não pode ser taxado de corrupto e nem ser condenado.

  26. E o parlamento não cassará ninguém. Há que se erguer um monumento ao corporativismo, que é “O espírito que anda” nas duas casas.

    A seguir alguns conceitos, há que se abrir todas as cadeias e penitenciárias do país.

  27. Os corruptores são todos os mesmos, só mudam de nome e de legenda. Sai um entra outro. Seja de direita ou de esquerda, de centro direita ou centro esquerda, todos são corruptos, se vendem ao idealismo partidário em nome dos altos salários. Aqueles que criticam, mas no fundo almejam a mesma posição, são tão corruptores quanto. São vendidos!

    Creio que existem gente boa, mas, mas quando envolve altos cargos e salários os que estão embaixo querem subir, e os que estão em cima querem jamais descer, ou melhor, querem se perpetuar.

    Há gente que pode fazer a diferença e jamais se corromper, estando em um partido ou outro, sendo direita ou esquerda? Acho que há! Mas geralmente nasce morto!

  28. sempre te admirei como blogueiro corajoso, agora defender corruptos condenados pra mim é muito decpeção, o que tem por trás disso?

  29. Esmael me desculpe mas fico realmente estupefato ao ver uma pessoa esclarecida como vc tachar a mais alta corte do país como “tribunal de inquisição”. Os principais envolvidos no esquema do mensalão foram julgados, condenados e tiveram os direitos políticos cassados, tudo com direito a defesa realizada pelos melhores advogados do país e inclusive com alguns ministros votando a favor de quase todos os réus, e com alguns réus sendo inocentados pela maioria. Onde está a suposta inquisição afirmada por vc? Diga-se ainda que a maior parte dos ministros foram nomeados pelo próprio PT, não vejo nem sombra de inquisição e acredito que o resultado dos julgamentos foi na medida do possível o mais justo possível.

    Quanto a outra colocação sua de “golpe do STF no congresso”. Vc ainda acredita que há no congresso ou no senado algum de fio de decência e de moralidade? Alguns dos “nobres” deputados foram julgados e condenados e mesmo assim a Câmara insiste em defender e manter esses cidadãos em seus quadros de representantes do povo. Te pergunto vc acha q algum brasileiro de bem seria a favor de uma sandice dessas? Essa história de que “cabe somente ao Congresso Nacional a tarefa de cassar politicamente os mandatos dos deputados”, funciona muito bem quando se tem um congresso decente, o nosso infelizmente virou a casa da mãe joana. Se tivéssemos um congresso sério os réus já seriam afastados temporariamente no início do julgamento e jamais voltariam depois de condenados.

    Se depender do congresso pessoas julgadas e condenadas continuarão lá a representar pessoas dignas e idôneas como eu e vc. Isso é correto? Isso é democrático? Não sou facista, mas apoio a ação do STF. O STF foi a única instituição q demonstrou ter senso de moralidade nessa questão.

    • O Congresso é o espelho da sociedade, que tem defeitos e muitas virtudes. A prerrogativa de cassar direitos políticos é do parlamento, jamais do STF – o tribunal de inquisição. É isso.

      • O Congresso é o espelho da sociedade, que tem muitos defeitos e poucas virtudes. A prerrogativa realmente é do Legislativo, mas como pode a “Casa do Povo” ignorar o clamor do povo que vibrou com a condenação dos mensaleiros?

        Se a nossa sociedade tivesse mais virtudes que defeitos, não teríamos Renan Calheiros, José Sarney e Fernando Collor como atuais senadores.

        E é nojento ver que PT e PSDB uniram forças para a eleição do Renan Calheiros.

        Acredito mais no Poder Judiciário do que no Legislativo e Executivo.

        Toda força do mundo ao Joaquim Barbosa.

        • “Efeito manada” é isso aí. Parabéns!

          • “Excelente” a sua resposta, Esmael. Eu esperava um pouco mais. Até porque gosto do seu blog. Me interesso por política. Leio o seu blog, do Fábio Campana e o Blog do Tarso. Pensamentos opostos, mas que me permitem EXATAMENTE enxergar os dois lados da moeda e não ser vítima do “efeito manada”.

            Eu dei motivos para mostrar o quão triste é nossa situação no Congresso. Ou você acha normal a volta do Renan Calheiros à presidência do Senado?

            Além disso, como pode o Congresso acolher sujeitos que foram condenados pela Justiça? “Ah, mas o processo do mensalão não está transitado em julgado”. Tá de sacanagem, né? Você deixaria um cara condenado em primeira instância decidir os rumos do País, ou você acha normal ter que esperar os 4.000 embargos declaratórios que apenas vão protelar o que todos nós já sabemos, que os sujeitos condenados no caso do mensalão precisam ir pra cadeia e pagar pelos seus crimes? E, além disso, como é que podemos achar que é normal um cara como Zé Dirceu dizer “não houve mensalão, foi apenas um caso de caixa 2”? CAIXA 2 agora é algo normal?

            Votei no Fruet pra Prefeitura. Vou votar na Gleisi ano que vem. Quero ver toda essa corja que comanda Curitiba há 20 anos bem longe, por pelo menos 4 anos. Acredito na alternância do poder. O que eu não acredito e não aceito é corrupção, falta de ética e a falta de respeito com o dinheiro público.

            Mas o povo brasileiro ainda acredita no Lula, no Requião, no Calheiros, no Sarney, no Aécio, no Richa, no Collor… Como você bem disse, “efeito manada é isso aí”.

            Abraços.

            PS: Só pra deixar claro, não sou a favor do fechamento do Congresso ou de uma ditadura. Mas temos muito chão pela frente para transformar nossa “democracia” em uma democracia.

          • Me engana que eu gosto…

      • Caro Esmael,
        A CF não deixa dúvidas em seu artigo 55, inciso VI.
        Eu também achava que era prerrogativa do Congresso Nacional, mas em consulta a CF, não resta dúvidas.

        VI ““ que sofrer condenação criminal em sentença transitada em julgado.

        • Pô Elton, leia todo o artigo 55, pelo menos o parágrafo 2.º:
          § 2º ““ Nos casos dos incisos I, II e VI, a perda do mandato será decidida pela Câmara dos Deputados ou pelo Senado Federal, por voto secreto e maioria absoluta, mediante provocação da respectiva Mesa ou de partido político representado no Congresso Nacional, assegurada ampla defesa.

      • Esmael
        Enquanto tivermos corruptos voce tem emprego ne……

        • Deixa de ser tonto, homem. O STF não tem competência para cassar mandato de deputado. É prerrogativa do Congresso. É isso.

      • Ridícula a sua explicação Esmael. Político bandido deve ser julgado, condeando e cassado pelo STF, pois é assim que bandido deve ser tratado.

      • Esmael

        Continuo afirmando que enquanto tivermos corruptos voce tem emprego….

        • Que infantilidade a sua!

        • É pois é TADEU O ZOIO…!?!? Vc trabalha aonde mesmo???
          heheheheheheheheheheheh, mas se por ventura vc ñ estiver trabalhando de comicionado no governinho mediocre do paraná…!?!? Vai pede um carguinho??? sao 41 cargos de comiçoes q afigura criou… Pede um pra vc??vc é puxa da figura mesmo??? só q tem uma caisa???!! Dois cargo comicionados ñ pode!!?? Vc corre o risco de ser taxado de fantasma…! HEHEHHEHHEHHEHEH, lembrei q ñ pode falar em fantasma, se ñ da um farniquite na figura,e ele pede pra suspender bgogs na justiça.KKKKKKKKKKKKKKKK, Lembrei tambem q fatasma ñ é probrlema neste governinho de meia pataca!! Mas peça um carguinho pro c la cara?? VIU TADEU O ZOIO?? Pça um carguinho lá?Hahahahahahahahahahah, eita….

    • […] Direito à defesa?! O simples fato do processo não ter sido desmembrado, a exemplo do mensalão mineiro, já configura parcialidade. Além do mais, enquanto os advogados de defesa faziam uso da palavra, Joaquim Barbosa e Gilmar Mendes dormiam em suas confortáveis poltronas. Isto não é postura digna de quem ocupa cargo de ministro da mais alta corte do judiciário brasileiro. Para mim, os réus não foram julgados, foram linchados. Foi um julgamento típico da Inquisição, sim. Este julgamento foi uma farsa. Abaixo, os sete erros deste julgamento:

      1. Erro 1: Considerar que o dinheiro do Fundo Visanet era público.
      Não era; não pertencia ao Banco do Brasil (BB). Pertencia à empresa privada Visanet, controlada pela multinacional Visa Internacional, como comprovam os documentos.

      2. Erro 2: Considerar que o Banco do Brasil colocava dinheiro na Visanet.
      O BB nunca colocou dinheiro na Visanet. A multinacional Visa Internacional pagava pelas campanhas publicitárias realizadas por bancos brasileiros que vendessem a marca VISA.

      3. Erro 3: Considerar que houve desvio de dinheiro e que as campanhas publicitárias não existiram.
      Não houve desvio algum. Todas as campanhas publicitárias, com a marca VISA foram realizadas pelo BB, fiscalizadas e pagas pela Visanet. Toda a documentação pertinente encontra-se arquivada na Visanet e o Ministro relator teve acesso a ela.

      4. Erro 4: Omitir ou, no mínimo, distorcer informações contidas em documentos.
      A Procuradoria Geral da República/Ministério Público Federal falseou e omitiu informações de documentos produzidos na fase do inquérito para acusar pessoas. Exemplo de omissão: somente representantes autorizados do Banco do Brasil tinham acesso ao Fundo Visanet.

      5. Erro 5: Desconsiderar e ocultar provas e documentos.
      Documentos e provas produzidos na fase da ampla defesa foram desconsiderados e ocultados. Indícios, reportagens, testemunhos duvidosos, relatórios preliminares da fase do inquérito prevaleceram. No entanto foram desconsiderados todos os depoimentos em juízo que favoreciam os réus.

      6. Erro 6: Utilizar a “Teoria do Domínio Funcional do Fato” para condenar sem provas.
      Bastaria ser “chefe” para ser acusado de “saber”. O próprio autor da teoria desautorizou essa interpretação: “A posição hierárquica não fundamenta, sob nenhuma circunstância, o domínio do fato. O mero “˜ter que saber”™ não basta”.

      7. Erro 7: Criar a falsa tese de que parlamentares foram pagos para aprovar leis.
      Não existe prova alguma para sustentar esta tese. De qualquer forma, não faria sentido comprar votos de 7 deputados, que já eram da base aliada, dentre 513 integrantes da Câmara Federal, quando 257 votos eram necessários para se obter maioria simples.

      Fonte: megacidadania

    • É de clareza solar que a prerrogativa de cassar parlamentar é do Congresso. Mormente porque se o camarada foi eleito há de se respeitar os eleitores dele. Aí está o valor do voto. O povo é a razão da existência do Estado.

  30. NÓÓÓSSSSSAAAAA!!!!!!
    SÃO IMAGENS DO BATMANN VOLTANDO DO LITORAL?

  31. Cabe ao STF a interpretação da constituição, ou você acha que o ministro da justiça também é golpista?
    Em breve os inconformados com o destino dos mensaleiros, poderão choramingar no colo do Dirça lá no Tremembé.

  32. Nossa digitei muito rápido e aparelhou não sai certo, mas o que quero dizer é simples. Tudo aquilo que o Revisor do mensalão, o Lewandowski defendeu no julgamento, foi o que dentro do Direito Brasileiro – teorias, doutrinas, precedentes e por aí vai – os juristas de esquerda consideraram no passado, posição de direita, da elite, de conservadores. Quase todos os Ministros foram nomeados pela Dilma e pelo Lula, entre as pessoas próximas ao partido. O problema é que certas coisas não são apenas retórica, eu acredito como advogado, outros também, se você dá poder para alguém que acredita, ele vai fazer o que prometeu, não era discurso de palanque. O PT descobriu tarde que não era mero discursos de jurista de esquerda e o PSDB que se prepare para o mensalão mineiro, porque a mão vai pesar.

    • Deus que te ouça. Mas tenho minhas dúvidas. O discurso do Joaquim Barbosa na abertura do ano judiciário, dizendo que neste ano o STF atuará de forma isenta acende uma luz amarela no meu entender. Isenção no mensalão mineiro, para mim pode ser traduzido como amaciar para o lado dos tucanos.

  33. O stf cooperou com os generais golpista ,1964.agora esta dificil eles teem a velha midia ,mas não o apoio do povo..joaquim barbosa que se aquete no limite do judiciario, senão quem vai sair é o proprio joaquim barbosa.o poder subir muito e agora afeta a rasão do ministro . mas ele é boa gente .mas o ministro joaquim barbosa sente pressão da grande midia ,e pressão dos pseudos movimentos sociais ,feito pela elite brasileira.

    • Aqueles que cooperaram eram outros Ministros, este argumento é o mesmo que dizer que os sindicatos apoiaram, que o Vice-Presidente da República apoiou, e assim por diante.

    • Quem continua pregando o mesmo discurso vazio e com sinal de golpe é o PT, que tenta dar o golpe e jogar o povo contra o STF, coisa que não irão conseguir. Seria muito mais cômodo e salutar para o partido mandar pra rua seus corruptos, mas caso isso venha acontcer esvazia todo partido e isso mete muito medo na cúpula corrupta do PT. O PT tentou a todo custo mostrar que Zé Dirceu era inocente, mas não clolou, até mesmo os jantares realizados para arrecadar dinheiro para pagar as multas foi um fracasso, nem mesmo a companherada apareceu. Ninguém em são consciencia quer ser visto ao lado de um ladrão, não é mesmo?

  34. PT não aparelho o STF, o Supremo cumpriu a lei e condenou os culpados de uma forma que no passado não teria acontecido, inclusive porque, os juristas que eram ligados ao PT quando era oposição, foram nomeados para o STF, e já naquela época eles defendiam que a Lei deveria ser aplicada de determinada forma – calcular a pena com mais severidade, restringir certas garantias dos acusados de crimes contra a Administração Pública, entre outras teorias que o STF usou para condenar tendo o Barbosa como relator. Eu votei no Lula quando estava na faculdade de direito, o Barbosa votou quando era procurador, e justamente porque era próximo ao que o PT defendia sobre a aplicação da lei é que foi nomeado para o STF

  35. Veja bem, os condenados pelo mensalão realmente eram culpados, quando o PT e o Lula eram oposição, várias vezes prometeram não aparelhar o STF, o Ministério Público Federal e a PF, votei neles por causa disso (sou advogado). Quem duvida procure no Youtube, vai encontrar vídeos sobre isso. Bem, como o próprio Dirceu falou recentemente dizendo que eles nunca fizeram o que os tucanos faziam com o Geraldo Brindeiro que ficou famoso como engavetador geral da república, o PT cumpriu a sua promessa e não aparelho. Resultado, aí está a situação.

  36. Louvo vossa firmeza em defender a Constituição, a qual dá a última palavra sobre cassação de mandatos de parlamentares.

    Temo, no entanto, que o atual golpe em andamento não seja contra o Congresso, e sim contra Dilma. A direita sonha em cassar seu mandato e cassar o registro eleitoral do PT.

    • Meu Deus do céu, os caras estão ficando cada dia mais malucos, acho que é muito dinheiro nos bolsos, isso deixa qualquer um doidão mesmo. shuashuashuashuashua

  37. A const. federal é clara pra perda de mandato, vejam:
    Art. 55. Perderá o mandato o Deputado ou Senador:

    I – que infringir qualquer das proibições estabelecidas no artigo anterior;

    II – cujo procedimento for declarado incompatível com o decoro parlamentar;

    III – que deixar de comparecer, em cada sessão legislativa, à terça parte das sessões ordinárias da Casa a que pertencer, salvo licença ou missão por esta autorizada;

    IV – que perder ou tiver suspensos os direitos políticos;

    V – quando o decretar a Justiça Eleitoral, nos casos previstos nesta Constituição;

    VI – que sofrer condenação criminal em sentença transitada em julgado.

    § 1º – É incompatível com o decoro parlamentar, além dos casos definidos no regimento interno, o abuso das prerrogativas asseguradas a membro do Congresso Nacional ou a percepção de vantagens indevidas.

    § 2º – Nos casos dos incisos I, II e VI, a perda do mandato será decidida pela Câmara dos Deputados ou pelo Senado Federal, por voto secreto e maioria absoluta, mediante provocação da respectiva Mesa ou de partido político representado no Congresso Nacional, assegurada ampla defesa.

    § 3º – Nos casos previstos nos incisos III a V, a perda será declarada pela Mesa da Casa respectiva, de ofício ou mediante provocação de qualquer de seus membros, ou de partido político representado no Congresso Nacional, assegurada ampla defesa.

    Portanto, nesse embrolio, o STF não há nada que colocar o seu dedo aqui, quem decide não é ele.

    • Perfeito. Bastaria saber ler, não é? Se fosse só uma formalidade o Congresso ter que aceitar uma cassação unilateral de mandato pelo STF, por que razão o legislador constituinte teria escrito que quem DECIDE é a CÂmara ou o Senado, segundo o caso, assegurando ainda AMPLA DEFESA?

      • Malfeito.

        Quem escreve e aprova as Leis (e a Constituição também obviamente) são os políticos.

        Quem as interpreta é o Poder Judiciário.

        Os cidadãos que lêem jornais estão com o Judiciário.

        Já aqueles que se limpam com estes periódicos ou tem intere$$e direto na questão, estão com Renam Calheiros, José Dirceu & S/A…

    • Joaquim Barbosa nesses pilantras do PT.