Por que Dilma pode reeleger-se no 1!º turno? “à‰ a economia, estúpido!”

desempregoPor que a presidenta Dilma Rousseff é favorita para vencer as eleições de 2014 já no primeiro turno? James Caville, estrategista político do ex-presidente Bill Clinton, responderia assim: “à‰ a economia, estúpido!”. Para corroborar com essa minha percepção, eu reproduzo matéria sobre a queda da taxa desemprego no Brasil. Segundo a reportagem de Rodrigo Viga Gaier, da agência Reuters, é a menor taxa para janeiro desde o início da série histórica do IBGE, em março 2002. Confira a matéria:

Desemprego no Brasil é o menor em janeiro desde 2003, diz IBGE

O desemprego brasileiro subiu para 5,4% em janeiro, ante 4,6% em dezembro, quando havia atingido o menor nível histórico, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira. Trata-se da menor taxa para janeiro desde o início da série histórica do IBGE, em março 2002. Mas, mesmo assim, o resultado do mês passado é o maior desde setembro, quando ela também ficou em 5,4%.

O IBGE informou ainda que o rendimento médio da população ocupada caiu 0,1% em janeiro ante dezembro, e subiu 2,4% sobre janeiro de 2012, atingindo R$ 1.820.

A população ocupada recuou 1,2% em janeiro na comparação com dezembro, crescendo 2,8% ante o mesmo período do ano anterior, totalizando 23,144 milhões de pessoas nas seis regiões metropolitanas avaliadas.

Já a população desocupada chegou a 1,331 milhão de pessoas em janeiro, alta de 17,2% ante dezembro, e alta de 1,4% sobre um ano antes. Os desocupados incluem tanto os empregados temporários dispensados quanto desempregados em busca de uma chance no mercado de trabalho.

Entre janeiro e dezembro, acrescentou o IBGE, os setores que mais dispensaram foram os de construção civil (95 mil pessoas) e comércio (96 mil). O resultado vai em linha o do mercado de trabalho formal, que iniciou 2013 com fraqueza: houve abertura de 28.900 vagas no mês passado foi o pior resultado para meses de janeiro desde 2009.

O IBGE divulga na sexta-feira os dados do PIB no quarto trimestre de 2012 e no ano, e a expectativa é de que a expansão não tenha superado 1%.

4 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Porque a Dima vai se reeleger??

    Porque não têm adversário,oras

    Sou contra a reeleição, ela diminui o caminho para a corrupção!!!

  2. Porque o povo é muito burro e só vê o hoje, não pensa no futuro. Também com carnês com 60 parcelas é melhor não pensar no futuro…
    Mas estes nóias vão ver o que vai lhes ocorrer quando chegar a hora da aposentadoria.
    Lula, PT, PSDB, FHC, DEM, tudo a mesma josta.
    Acorda… pensem no futuro…

  3. O que tem que cuidar é com o endividamento da classe trabalhadora. Porque se houver alguma crise,como vive acontecendo no capitalismo, há sempre o risco de desemprego..Daí é casinha de pombo e carrinho pro leilão…Aí a vaca vai pro brejo. É preciso trabalhar no ganho real de renda do trabalhador..

  4. Quer ver só a tucanada chorando por causa desses numeros do desemprego, kkkkkkkkk.