Por que a indignação de 1,6 milhão de internautas vira apenas 100 manifestantes?

* A maioria da sociedade rejeita golpes contra as instituições democráticas do país

Faltaram manifestantes hoje, no Rio, para segurar as faixas de protesto contra Renan Calheiros. (Foto: Divulgação/Antônio Carlos Costa).

Faltaram manifestantes hoje, no Rio, para segurar as faixas de protesto contra Renan Calheiros. (Foto: Divulgação/Antônio Carlos Costa).

Definitivamente, a velha mídia não tem força para derrubar sequer um pardal. Embora tente driblar a história para capitalizar a queda do ex-presidente Fernando Collor, em 1992, é bom ressaltar que ela só aderiu ao movimento do impeachment quando não tinha mais como segurar o povo na rua e o presidente no Palácio do Planalto. O movimento havia iniciado em setembro de 1990, em Vitória, durante congresso da União Brasileira dos Estudantes (UBES). Eu estava lá, participei de perto, portanto, posso relatar.

Vinte anos depois da queda de Collor, eis que a velha mídia tenta se reinventar surfando na justa indignação de internautas. A classe média, embalada pela mídia udenista, despejou cerca de 1,6 milhão de assinaturas em abaixo-assinado para derrubar o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Eu havia alertado que essa petição online não teria validade alguma e argumentei que estava em curso uma tentativa de golpe do Partido da Imprensa Golpista (PiG) contra uma instituição democrática. A minha opinião (clique aqui para relembrar), por não fazer coro ao senso comum, causou urticária nos conservadores de plantão.

à‰ bom lembrar que a campanha pela defenestração de Calheiros começou pela velha mídia bem antes da sua eleição, no 1!º de fevereiro, à  presidência do Senado. Chifrado até pelos tucanos, o consórcio Veja, Estadão, Folha, Globo, etc., perdeu a disputa na Câmara Alta pelo placar de 56 votos a 18. Agora tenta reeditar o golpismo contra o Senado valendo-se do efeito manada! a partir de alguns desavisados festivos.

Pois bem, neste domingo ensolarado, temperatura de 30!º, cerca de cem pessoas (sic) saíram em protesto na orla de Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro, contra Renan Calheiros. Assim como defendo a livre manifestação de Yoani Sanchéz (clique aqui para ler a minha opinião), a blogueira que mais tem liberdade no mundo, eu também creio que a moçada engabelada pela direitona raivosa também tem esse direito democrático. Mesmo que o Sol escaldante castigue os gatos-pingados, pois se trata de livre-arbítrio. O fiasco anti-Renan se repetiu ontem (23) em Curitiba.

Este é segundo teste da mídia que fracassa em se tratando de mobilização popular. O primeiro, eu gostaria de recordar, ocorreu em agosto de 1992 quando a Folha de S. Paulo, no afã de provar que as manifestações dos carapintadas eram espontâneas, convocou uma passeata no tradicional ponto de encontro das passeatas [no Vão Livre do MASP, em São Paulo]. Para decepção do jornalão, meia dúzia de desavisados compareceram. Uma semana depois a UNE (União Nacional dos Estudantes) e a UBES convocaram uma passeata que reuniu mais de cem mil estudantes. Hoje, novamente, apenas 100 compareceram ao midiático protesto no Rio.

Afinal, por que a indignação de 1,6 milhão de internautas vira apenas 100 manifestantes?

Ora bolas, carambolas! Eu já dei meu palpite há dias sobre isso. Vou repeti-lo: sem partidos políticos, sem entidades de massa, sem o povo na rua, não há conspiração que vença a democracia. à‰ preciso formar uma maioria política na sociedade para legitimar qualquer movimento de impeachment. Sem isso, a meu ver, tudo não passa de tentativa de puxar o tapete, golpismo mesmo, que a sociedade rejeita de pronto.

Leia também:

Caso Renan: A velha mídia fez você de trouxa? Bem que eu avisei!¦

Golpe contra o Senado Federal chega à s redes sociais

Acordo com Renan rende 1!ª secretaria ao PSDB. Imprensa golpista fica isoladinha da silva

21 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I simply want to tell you that I am beginner to blogging and truly enjoyed this web page. Most likely I’m planning to bookmark your blog post . You amazingly have tremendous posts. Thanks a bunch for sharing your web site.

  2. a multidinha!

  3. Sabem porque faltou manifestantes neste protesto? Porque somos brasileiros e não temos vergonha na cara em aceitar uma situação destas de Renan Calheiros no Congresso. Se isso acontecer na Argentina é guerra civil na certa. Temos que ter um pouco mais se sangue latino nas veias e menos sangue de burgues inglês no couro para mudar está VERGONHA DE POLÍTICA BRASILEIRA.

    • Exatamente…

      Todo mundo é muito pacifico… Chega lá com apitinhos, e falando “fora Renan” … “Queremos ficha limpa”, mas ninguém os ouve! Vai chegar uma hora, que para nos ouvir, teremos que cada vez falar mais alto!

      Enquanto o Brasileiro não tiver, escola, informação, alimentação, o Brasileiro estará sempre preocupado com sobrevivência e atrás sempre de diversão do que assuntos sérios.
      Por isso, nessa gestão que se encontra nosso pobre País, todos seremos Alienados por muitos anos ainda.

      O Brasil ainda não acordou dá época feudal.

  4. Aqueles manifestantes do “ilibado” PC do B tão envolvido em corrupção no Ministério dos Esportes, que vêm hostilizando Yoani Sánchez, são uma amostra grátis de até onde uma ideologia política ou religiosa pode levar um jovem a se tornar um muçulmano/suicida/terrorista, um torturador como aconteceu na ditadura militar ou ser da polícia secreta de Cuba! É a total perda da razão da qual se aproveitam os seus mentores, velhos comunistas carcomidos por frustrações e invejas, por defeitos congênitos de fabricação! O que mais chama atenção entre aqueles jovens é o ódio que devotam aos Estados Unidos como se aquele país fosse o grande responsável pela miséria do mundo! Talvez eles possam responder até onde os EUA são responsáveis pela dança da pizza? Pelos dólares na cueca? Pelo nosso mensalão? Porventura, José Sarney nasceu em Nova York? Renan Calheiros, na Califórnia? O Collor? Waldomiro Diniz é agente da CIA? Na verdade, nós é que somos os responsáveis por nossas misérias assim como todos os povos do planeta pelas suas! Os Estados Unidos dominam o mundo simplesmente porque foram os mais capazes! É claro que usam de métodos ilegais como a corrupção por exemplo, mas os culpados são os que se deixam corromper, i.é, os políticos e os funcionários públicos envolvidos! Outra característica daqueles jovens, é a de que enquanto amaldiçoam os americanos usam celulares sofisticadíssimos, não saem da frente de seus computadores, enfim, usufruem de todo tipo de penduricalhos eletrônicos sem se darem conta que foram exatamente os norte americanos que inventaram quase tudo aquilo! Não percebem que se não fossem os satélites norte americanos sequer poderiam marcar encontros pela Internet para achincalharem a blogueira! São os chamados “inocentes úteis”, de mentalidades infantis e primárias, de uma classe média privilegiada porém tacanhos, fanáticos e tolos, que agem sem refletirem e impedem uma pessoa de manifestar o seu modo de pensar, mesmo que eventualmente esteja a serviço de terceiros interessados! E aqueles jovens manifestantes… estão a serviço de quem?
    Eugênio José Alati, e-mail: [email protected]
    Em tempo I: : os índices de popularidade da Dilma começarão a cair já na primeira aferição! Mais, muito mais do que isso, o seu governo será péssimo a tal ponto que sequer será candidata! Então, o Lula reaparecerá, caso não seja condenado antes, como a grande opção e ele já sabe disso!
    Em tempo II: quando assisti às manifestações de hostilidades contra Yoani Sánchez, me lembrei de Roberto Campos! Ele dizia com absoluta razão: “a esquerda é burra!” Na verdade, os esquerdistas acabaram por provocar a maior audiência à blogueira! Então, quando alguém falar “comunista burro” será um pleonasmo!
    Em tempo III: a tragédia das drogas que estamos vivendo permitem três conclusões: 1ª- as drogas entram no Brasil através de suas fronteiras. 2ª- o responsável por nossas fronteiras é a chefe do Governo Federal. 3ª- portanto, a mãe do PAC é a madrasta de todos os drogados deste país!
    Em tempo IV: o Tico Tico, meu cachorrinho, é muito mais correto do que qualquer mensaleiro: ele só faz coco no local adequado, ao contrário dos petistas envolvidos que fizeram coco em cima de toda a nação!
    Em tempo IV: no princípio, consultava os comentários sobre os textos. Desisti, devido à ignorância com que o fazem. Caso algum petista educado, com argumentos e que não seja “lelé da cuca” desejar refutar minha opinião tem à sua disposição o meu e-mail. Obrigado.

    • Amigo, gosto de gente assim. Tem opinião e pensa. Não concordo com a maioria das coisas que vc escreveu, mas como o texto e longo , não da pra responder na mesma medida , então vamos a uma sintese.
      Vc esqueceudo poder das armas dos EUA. E eles a usaram sempre quando lhes era interessante. Cuba e um exemplo vivo dessa politica. Tlvez se não fossem tão egoicos, tão preoocupados com eles mesmos tivessem tido uma posição diferente com Cuba e eles ( os cubanos) talvez não tivessem tao f… como estão hoje. Siar um pais e deixa-los sem muita escolha não e uma politica muito humanista, concorda? E , sou a favor da livre determinação dos povos. São os cubanos que devem mudar sua realidade politica, não nós brasileiros ou americanos. E ca entre nos, se os americanos hoje , questionam seu modelo de vida e economico , por que nós os temos de achar a ultima coca do deserto?
      Corrupção: Esses escandalos que vc sitou sao terriveis e não deveriam acontecer. Não vou entra na discussão com a influencia da grana de fora nos eventos. Acho que vc misturou alhos com bugalhos. ha inumeros exemplos no mundo da influencia da grana das corporações (todas não so americanas ) na compra do que fosse necessario , inclusive governos, pra preservar seus interesses. Os americanos no Iraque foram mais longe, não compraram, destruiram um governo pra vender depois o remonte. Criaram as dificuldades pra vender as facilidades.
      No Brasil, vc que pensa, deve saber que a corrupção nao começou em 2003. Se acha isso , desculpe, mas vc esta enganado. isso permeia nossa sociedade desde sempre.Não gosto disso, e me envergonho como brasileiro e fico p… como ser politico. vejo uma diferença gritante agora: a vontade de se magnificar isso como se fosse uma invenção petista. Quem viveu outras epocas sabe que sso , como dixzia o Brizola, vem de longe.Ate nos governos militares ela rolou. sareny, Collor , FHC viveram isso com tudo, com a diferença de que havia muito menos barulho, muito mais aliados e , não havia internet.Imagina a combinação de privatizações com a internet? Ou a votação da re-eleição do FHC com twiter e facebook?
      Sobre essa menina cubana, acho que ela merece um monte de coisas mas não nossa comoção ou pena. Ela , pelo que li, fez disso uma profissão, e muito bem remunerada. ta saindo daqui e vai pra Paris.Isso não é pra qualquer um. Deveria ser mas não é. è para alguns, certos alguns.Acho que deveriamso sim e discutir as coisas daqui, Principalmente sobre a censura a blogueiros que aqui se dá via processos. O kamel processou um mnte de gente o PSDB aqui outros tantos. Volto a sitar o problema com o Marim da CBF, roubou energia do vizinho e ninguem publicou nada. Não leio a abril e etc e pelo que vi ninguem deu pelota. Isso é que é censura. na linha do “o que é bom divulgamos e o que não pe esccondemos”. Isso é nojento.
      Drogas: a primeira medida do Collor qdo entrou foi detonar a PF e a Receita. O FHC aparelhou os dois orgãos. A PF era policia politica nessa epoca. Um monte de coisa apareceu e nada foi investigado. Querer botar na conta do governo federal isso e forçar a barra. A unica coisa decente que vi o FHC fazer ultimamente foi comprar a brihga de uma discussão mais inteligente sobre isso, fora da politica americana que quer o combate acima de tudo . E que simplesmente não funciona lá, nem aqui nem em qualquer lugar do mundo.
      Sobre os comentarios as vezes meu cabelo arrepia , mas faz parte. Faltam ideias e sobra preconceito, mas o caminho e o do debate.Talvez asssim as coisas se depurem.
      Sobre a Dilma: acho que sua opinião e mais uma torcida que algo baseado em fatos. A chave disso acho que é a combinação de avanços na economia e na area social , isso é obvio , né. Ela ta fazendo um governo bom. Ta tentando destravar um monte de rolos que nos favorecem, So a briga pra baixar os juros ja faria dela uma heroina.Isso afeta nossas vidas em tudo.Melhora a economia, gera emprego, e tudo o mais. E lembre-se o mundo ta todo enrolado. E nos não somos uma ilha separada do mundo.Acho que se fosse um governo neo liberal estariamos f…

  5. Renan Calheiros e Collor foram abençoados com votos. Assim são acima de qualquer suspeita pois os votos a todos absolve.

    • Renan foi “abençoado” pelos votos de senadores que não quiseram se “mostrar”, fizeram uma votação no anonimato, sendo que a votação é um ato publico..!
      Essa foi a benção que fala?

  6. a revolução virá da interner, quando não sei.

  7. “UMA COISA É UMA COISA, OUTRA É COISA”
    O Renan é um Senador (e ficha suja) e o Senado é a Instiuição. Denunciar a “ficha corrida” do Renan, como Senador ou como Presidene do Senado não significa golpe contra a instituição. Significa indignação contra eleição de um Senador Ficha Suja para a Presidencia da instituição Senado.

    Da mesma forma, defender o Renan e sua eleição para Presidente, não significa defender a instituição SENADO, mas sim a concordância (pra não dizer subserviênia) com os acordos do Senado.

    Portanto, não venha com “chorumelas”, querendo atochar esta de que para defender a instituição senado tem, obrigatoriamente, que defender o Senador Renan “Collordo das Alagoas”

  8. Nojento ver como um cara comprovadamente ficha suja é defendido nesse blog, apenas por estar do lado que interessa.

  9. Camarada Esmael, você e seu conceituado blog deixaram escapar uma que foi motivo de muitas, muitas gargalhadas. A Gazeta do Povo, braço armado da imprensa golpista brasileira aqui em Curitiba, duas semanas atrás, publicou a seguinte manchete: “Curitibanos Protestam Contra a Alta da Gasolina”. Os Curitibanos protestantes estavam na foto do jornal golpista. Não passavam de 16. Dezesseis!!!!!!! Nós que já gritamos “Fora Collor!!!” “Anistia Ampla Geral e Irrestrita!!!!” “Diretas Já!!!!” Temos que ver, estampados pela imprensa nojenta, um punhado de agroboys com cuecas de seda gritando: “Queremos gasolina!!!!” É muito ridículo. Ridículo e trágico. Trágico porque essa imprensa venal fez, faz e fará tudo para calar qualquer manifestação realmente democrática…

  10. o parlamento brasileiro e um dos mais enxuto do mundo. somente comparar com o parlamento da italia,uk, espanha.e outros por ai. infelizmente pedro simon ja não pode mais assumir tamnha responsabilidade.la precisa quem enfrente a grande midia e faça esses grandes jornais devolver grana que pegam do governo.o derosso é o tambiú no meio dos bagres e jaús, tubarões. a ex mulher de deroso e um grão de areia .segundo fabio camargo quem mordeu 3 milhões de reais para não fazer nada ,foi a gazeta do povo. o senado ja obrigou o tribunal de contas federal investigar o gurgel ,pelos tablets comprado. conversa afiada.

  11. Esmael, depois que o Sen Renan Calheiros espertamente jogou na mídia que não colocaria em pauta a regulamentação dos meios de comunicação se a mídia deixasse de atacá-lo, tudo acertado a velha mídia deixou a meia dúzia de gato pingados falando sózinho. Basta ver o JN prá saber que eles aliviaram pro Renan.

  12. Olá, Esmael,

    Você está correto em sua análise. É impressionante que a mídia conservadora e golpista nem mesmo fez-se presente enquanto manifestante no ato que tentou patrocinar. Talvez ela esteja acreditando numa espécie de primavera árabe, mas está se esquecendo de que a população brasileira, em sua grandíssima maioria está dando apoio ao governo federal e às políticas sociais e econômicas que vem sendo implantadas. Então, não vai haver público para atos anti-governo, durante muito tempo ainda.

    Em meu blog Unipress (http://www.unipress.blog.br), questionei até mesmo a carta do Senador Suplicy, por quem tenho grande consideração, em que ele pedia a renúncia de Renan e sugeria o nome de Pedro Simon. Achei um enorme equívoco de Suplicy, porque obviamente a Mesa do Senado tem papel relevante da definição da agenda política e é importante que, se não temos um Senado progressista, pelo menos não o tenhamos dirigido como se fosse um torpedeiro a atacar o governo em cada sessão.

    boa tarde!

  13. Tem partido aí que prega ética e moral, mas não resiste a uma ficha limpa, hein! rs

    http://www.ocafezinho.com/2012/09/10/o-tse-adverte-psdb-e-campeao-em-ficha-suja/