Paulo Henrique Amorim: “A Globo quer derrubar Dilma”

por à‰der Fonseca, do Panorama Mercantil, via Brasil 247

Tese é do jornalista Paulo Henrique Amorim, que acusa o grupo comandado por João Roberto Marinho, onde ele já trabalhou, de tramar um golpe contra a presidente; leia sua entrevista ao portal Panorama Mercantil.

Tese é do jornalista Paulo Henrique Amorim, que acusa o grupo comandado por João Roberto Marinho, onde ele já trabalhou, de tramar um golpe contra a presidente; leia sua entrevista ao portal Panorama Mercantil.

Paulo Henrique Amorim nasceu no Rio de Janeiro em 1942. Formado em jornalismo, entrou logo para a carreira e teve lugar de destaque nos lugares em que trabalhou. Em 1961, fez uma grande cobertura quando o então presidente Jânio Quadros renunciou à  presidência e o governador Leonel Brizola mobilizou soldados, para garantir a posse do vice João Goulart. Esses dias, que marcaram fortemente a história moderna do Brasil, foram acompanhados e divulgados pelo renomado jornalista. Nos anos 70, o jornalista fazia muitas coberturas internacionais, como o Escândalo Watergate, a Crise dos Mísseis de Cuba, o fim da União Soviética, a queda do Muro de Berlim, os conflitos de Kosovo e Sarajevo. Por muitos anos ele foi um dos apresentadores mais importantes da Rede Globo de Televisão. E também colaborador da Revista Veja. Paulo Henrique abriu sucursais, para esses dois veículos, em Nova Iorque e Londres. Entre os anos de 1997 e 1999, ele esteve na TV Bandeirantes, apresentando o Jornal da Band! e o programa Fogo Cruzado!. Entre 2001 e 2003, esteve na TV Cultura, onde apresentou o Conversa Afiada!. Em 2003 mudou-se para a TV Record, onde apresentou os programas !Edição de Notícias! e Tudo a Ver!. Em fevereiro de 2006, passou a apresentar a revista eletrônica Domingo Espetacular!, onde ainda está. PHA (como é conhecido nas rodas jornalísticas) tem um blog de sucesso de público e crítica na internet chamado Conversa Afiada!. Nele o carro-chefe são os comentários originais sobre política. Figuras como ex-governador de São Paulo José Serra, apelidado de Padim Pade Cerra pelo jornalista, são combatidos sem dó e nem piedade pela publicação online. Em 2005, publicou em conjunto com a jornalista Maria Helena Passos o livro:!Plim-Plim: A peleja de Brizola contra a fraude eleitoral!, um livro reportagem sobre o Caso Proconsult, uma tentativa de fraudar as eleições para governador do Rio em 1982. Na entrevista a seguir, nos chama muita atenção, a reposta de PHA sobre o novo presidente do Senado Federal, Renan Calheiros, quando o mesmo diz que a grande imprensa, apelidada pelo senador do PT de Pernambuco Fernando Ferro, e popularizada por ele de PiG ou Partido da Imprensa Golpista, quer destruir o alagoano de qualquer maneira.

Panorama Mercantil- O senhor é um dos jornalistas mais experientes do país, conhecendo bem o funcionamento de vários veículos de comunicação do Brasil. Com essa bagagem toda, pode afirmar que existe liberdade de imprensa ou isso é uma grande utopia?

Paulo Henrique Amorim- à‰ uma utopia. A liberdade de imprensa é dos donos da imprensa. Liberdade de expressão !“ que é outra coisa, mais ampla, mais profunda !“ só na blogosfera.

Panorama- Como enxerga o jornalismo que é feito por aqui comparando com outras nações como por exemplo a Argentina, que muitos consideram ter uma imprensa mais qualificada e diversificada do que a nossa?

Amorim- A imprensa brasileira é sofrível. à‰ a pior das jovens democracias!, como a Argentina, Portugal, Espanha. Só no Brasil ainda tem coluna social! ilustrada e em nenhum outro lugar do mundo há mais colunas do que reportagens, como aqui.

Panorama- Todo mundo sabe que a obsessão do líder da Igreja Universal Edir Macedo, é fazer a Rede Record ser a emissora número um do país. O senhor é uma das estrelas da emissora, acha que isso será possível enquanto tempo, já que a Globo ainda é líder com uma margem considerável mesmo perdendo muito da sua audiência nos últimos tempos?

Amorim- A Globo é um tigre de papel (Expressão antiga da cultura chinesa, muito usada pelo líder chinês Mao Tsé-tung para qualificar o seu rival Chiang Kai-shek. Seria algo que parece ameaçador mas que na verdade é inofensivo). Especialmente o seu jornalismo.

Panorama- O deputado Federal do PT pelo estado de Pernambuco Fernando Ferro, criou a sigla PiG (Partido da Imprensa Golpista) que o senhor popularizou. Claramente quem são os membros do PiG e se eles hoje são a verdadeira oposição política do país?

Amorim- As Organizações Globo, a revista Veja, que chamo de detrito sólido de maré baixa, e os jornais Estadão e Folha de S.Paulo. E seus penduricalhos !“ portais na internet, revistas, rádios etc. Sim, eles são uma parte importante da oposição.

Panorama- O senhor afirmou em setembro de 2007 que a absolvição do senador alagoano Renan Calheiros, foi a maior derrota da imprensa brasileira depois da reeleição do presidente Lula. Continua com a mesma opinião? E se continua, nos explique porque chegou a tal conclusão?

Amorim- Porque, como agora, em janeiro de 2013, o PiG quer destruir o Renan, pelo fato de ele ser da base da presidenta Dilma Rousseff. Quando era Ministro da Justiça do FHC, Renan era um santinho do pau oco.

Panorama- Quando alguns dizem que o senhor é um jornalista vendido ou melhor, um jornalista governista, não fica ofendido com isso?

Amorim- Quem disse isso foi processado (O ex-colunista polêmico da revista Veja Diogo Mainardi), me deve R$ 300 mil e fugiu para a Itália.

Panorama- Por quê o senhor acredita que grande parte da imprensa, tenta desqualificar o ex-presidente Lula, mesmo ele tendo sido reeleito e saído da presidência com uma aprovação popular elevadíssima?

Amorim- Por preconceito racial e de classe. Porque ele é de origem pobre e nordestino !“ duas circunstâncas que põem fogo no rabo dos liberais! brasileiros.

Panorama- O senhor acredita que uma parte da imprensa boicotou o livro “A Privataria Tucana” do jornalista Amaury Ribeiro Jr, para não prejudicar o então candidato a prefeitura de São Paulo José Serra?

Amorim- Sim. O Cerra, Padim Pade Cerra (Aqui trocando o S pelo C como faz intencionalmente em seu blog), devido à  sua tardia conversão à  Fé, tem o melhor PiG do Brasil. Ele pode fazer qualquer coisa !“ inclusive chefiar o clã Privateiro !“ que o PiG perdoa.

Panorama- Dilma Rousseff foi derrotada pela Globo?

Amorim- Ela e o Lula ganharam. Mas, se ficarem quietos, ela pode vir a ser derrubada. A Globo quer derrubá-la, como ajudou a matar Vargas e a derrubar Jango. Só não derrubou o Lula porque foi mais esperto que ela.

Panorama- Qual a real força de um colunista de um veículo impresso atualmente perante aos leitores depois da popularização da internet e sobretudo dos blogs como o famoso e reconhecido Conversa Afiada que lhe pertence?

Amorim- Os colonistas (Não se refere a cólon. Mas, a jornalistas que se prestam ao serviço de serem piores que os patrões, como diz o fundador da revista Carta Capital Mino Carta) do PiG fazem a agenda política. Imprensam o Congresso Nacional contra a parede e amedrontam o Governo. Não ajudam a ganhar eleição, mas ajudam a dar o Golpe.

Panorama- Muita gente diz que a qualidade editorial na era digital piorou, acredita que isso é um fato?

Amorim- Piorar em relação à  imprensa escrita é impossível.

Panorama- Muitos jornalistas que já entrevistamos nos dizem que a revista Veja é desonesta. Se ela é isso, porque continua sendo o farol da classe média, e a revista mais vendida do Brasil?

Amorim- A Veja fala a língua de uma facção pré-fascista da classe média brasileira, especialmente a de São Paulo. Eles se entendem. Com a provisória interrupção das atividades do trio sertanejo Caneta-Cachoeira-Demóstenes, a Veja caiu muito !“ na visão desses Falangistas.

Panorama- Sabemos que foram muitas, mas nos fale de uma matéria em especial que o fez pensar: Puxa, valeu escolher a profissão de jornalista!?

Amorim- A que eu vou fazer amanhã.

22 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Sem maiores comentários!
    Serei lacônico: A Globosta,lixo da ditadura,é o que existe de mais destruidor de um Estado de Direito Democrático, que precisa ser extirpado do cenário brasileiro, se queremos um País Civilizado!

  2. Entrevista deliciosa de ser lida. PHA fala com tranquilidade,clareza e segurança de quem sabe muito sobre o tema que disserta. Parabéns pela coragem de exercer sua profissão com tanto respeito e ousadia em enfrentar os que se consideram poderosos, mas só o são pela forma política e informativa que essa mídia-PIG produz suas verdades-falsas nas mentes dos ingênuos ou malévolas mesmo.

  3. Cansada de tanta mentira por parte dessa mídia tendenciosa, dou graças a Deus por ainda haver jornalistas como PHA. Parabéns!

  4. Parabéns,PHA!guerreiro !Não deixe barato!vc é a voz de uma população inteligente e elegante que tem opinião embasada em observações .e não “aqueles”que se consideram intelectuais,mas na verdade só sabem repetir oque assistem na “Grobo”(a mente só dá para isto).Faço uma frase para vc-“Faça dos excrementos, adubo para crescer”.

  5. Não sou brasileiro,por isso me sinto á vontade para defender o PHA.Concordo com ele em muita coisa,e principalmente nessa em que ele diz em que não existe liberdade de imprensa,porque aquilo a que eles chamam de democracia,é apenas formal…..Sobre o Brasil,tem a maior carga de impostos,como alguns afirmam,primeiro se documentem sobre outros países e depois falem,venham até á Belgica e depois me digam!!!!!

    • Se você não é brasileiro, venha passar uns seis meses aqui pra ver o que é bom e depois falar. O governo do PT deteriorou a segurança pública, educação e saúde. O Brasil está um país mais violento do que nunca.
      Quanto às cargas tributárias, podem ser sim maiores em outros países, como a Bélgica, mas nestes, há saúde, segurança pública e educação de qualidades. Aqui os impostos são desviados, ou servem pra financiar porto em Cuba etc.
      Aqui se paga altos impostos, e não há nada em retorno, além de bolsas compra-votos.

  6. PHA tinha um emprego na Globo, mas por causa de suas convicções pessoais saiu da empresa. Se informe primeiro.

  7. PHA defendia a GLOBO e a VEJA enquanto estas o empregavam, depois que foi desligado dessas empresas, passaram a ser seus grandes inimigos…

    PHA defendia o PSDB e atacava o PT quando eram, respectivamente, Governo e Oposição. Quando inverteram suas posições, ele também inverteu a dele…

    Nas próximas eleições, se o governo mudar de partido, quem PHA defenderá?

    Se ele arrumar um emprego muito rentável na Globo, quem ele irá criticar?

    Como dar credibilidade para um cidadão com esse histórico??

    Se o assunto fosse futebol, chamaríamos ele de “vira casaca”.

    O nome disso não é lucidez. É oportunismo.

  8. Esse Paulo Henrique Amorim, não passa de um jornalistazinho de segunda categoria, picareta, não respeita os entrevistados, sempre tenta “passar a perna” em seus colegas, puxa saco emérito do PT! Mente quando diz que o lula sofre campanha porque é de origem humilde e nordestino! MENTIRA! O lula é um corrupto, safado, mentiroso, semi analfabeto, cachaceiro, comunista ignorante de porta de boteco, que está bilionário! E não foi trabalhando como torneiro mecânico!

  9. PHA, Parabéns pela sua lucidez e honestidade. Em nosso Brasil é dificil a gente ver um profissional criticar sua propria categoria, mas que tem a coragem e a honestidade de fazê-lo, esta colaborando para o engrandecimento dessa categoria, ainda mais uma categoria como a imprensa, que sempre manipulou a favor da malandragem e contra nosso Povo e nosso País. O povo parece que aos poucos esta começando a sair da inocência e já estão até criticando as novelas e os BBB”s da poderosa REDE GLOBO. Digo smepre aos meus amigos que o Lula foi um politico escolhido por Deus, para castigo da ELITE PERVERSA, e digo o mesmo com relação ao PHA, esse jornalista, foi Deus que disse “Meu filho vá, seja um jornalista, ajude essa classe de muitos desgraçados, mas principalmente ajude me a dar entendimento e lucidez ao meu povo inocente.
    Hoje eu acredito, mais do que ontem e amnhã quero acreditar mais do hoje. Agora acho que o Brasil tem jeito, basta o povo querer e acreditar. Vamos fazer uma limpeza geral e não é só na politica não. Temos que valorizar que tem valor e eliminar quem trabalha contra o povo e o País.

  10. peço desculpas por erros didigitação noi texto escrito anteriormente, como 01 “rezemos” com “s” e em seguida, corretamente, etc.

  11. É muito triste ler coisas do tipo. Um brasileiro, LULA, o FILHO do BRASIL… não foi só o FILHO, mas O PAI DE UM PAÍS: fez com que este e seus milhões de brasileiros passassem a ter respeito, a saber o que é cidadania e auto-estima. Tirando milhões da pobreza, elevando a classe social de milhares outros, criando mais de 10 milhões de empregos, abrindo possibilidades para que os FILHOS de TODOS pudessem SONHAR e TER OPORTUNIDADES, ele PROVOU, com sua inteligência e sensibilidade, que o BRASIL É DE TODOS E PARA TODOS (mesmo os pobres, antes, excluídos. E aí, quando a gente vê que OS RICOS querem detonar tudo o que OS POBRES, pela primeira vez, conquistaram – e ainda mais, com atitudes com estas – a gente fica triste. A Nação precisa ficar triste. O mundo deveria saber disso e, certamente, ficaria triste. Mas sejamos confiantes. DEUS não enviou LULA para governar o país à toa, Ele teve compaixão dos menos favorecidos. Manteve a continuidade com DILMA ROUSSEF que – fiquemos alegres todos – continuará a erradicar a pobreza. Hoje leio, que ela só faz o bolsa-família… quanta bobagem! Acabei de dizer: se coloca comida para o pobre, dá emprego, dá possibilidade de estudo… Lamentável é que a MAIORIA não lê, não se informa na internet sobre os verdadeiros motivos de atitudes como as descritas; apenas vêem as manchetes em letras garrafais de alguns grandes veículos de comunicação. Bem, poderia eu falar mais, deveria eu gritar… mas sou só uma pessoa que lê colunistas sérios, que se informa nos meios saudáveis. Mas tenho fé: o BRASIL CONTINUARÁ NAS MÃOS DE QUEM PENSA NOS POBRES E EM TODOS. fora fhc (o octagenário que anda de bermudão com mocinha a tiracolo), fora aécio (que deixou triste esta mineira com sua ingratidão – foi ingrato com o Presidente Lula, que tanto o ajudou – e e isso é muito feio), fora cerra (eu escrevia com s minúsculo, agora vou escrever assim tb), fora alckmin, fora aquele sergio guerra. E oxalá o pernambucano eduardocampos não seja, tb, um homem tão ambicioso, cuja característica seja capaz de suplantar o respeito e a gratidão para com o Presidente Lula e a Presidenta Dilma Roussef. E resemos: rezemos para que o povo de um modo geral pare de violência também nas redes sociais, onde hoje vi uma artista. CANTORA E COMPOSITORA de muito talento, linda, simples (por isso, tão chic!), simpática, verdadeira até em coisas pequenas, ganhadora de vários prêmios, que EMOCIONA com suas canções que falam de amor, saudade, natureza… SUCESSO que veio pra ficar ser “atacada” de forma vil por “sem rosto”, cuja função me leva a crer seja DESTRUIR. Enfim, que DEUS proteja LULA, DILMA ROUSSEF, o Brasil, os brasileiros do bem e todos os outros. Que Deus derrame suas bençãos sobre a merecidamente famosa cantora, dona de um sucesso estrondoso e que – a grande mídia não divulga – teve, em seus primeiros 03 shows nos eua, recorde de público. A mineira de quem jamais alguém ouviu um “senão” sobre qualquer outro colega; pois, a todos trata com respeito, carinho e respeito. Como mineira, posso até dizer: “Minas é um mundo, um Mundo da gente”.

    • ELE PODE SER TEU PAI OU TEU FILHO. T^FORA DA GENEALOGIA DESSE CANALHA, DEFENSOR DE BANDIDOS PORÉM ESTÁ TUDO CASA, PELO MENOS NA CASA DELES OU NOS PARAÍSOS FISCAIS NOSSO SUADO DINHEIRINHO. TENHO DITO

  12. Acordo de R$ 17 milhões teria convencido o empresário a envolver o ex-presidente Lula no “˜mensalão”™, de acordo com o ator; dinheiro teria sido reunido por grupo de empresários, políticos, além de Roberto Civita, dono da Veja; condição era que declarações saíssem primeiro na revista semanal, que em setembro deu capa com Marcos Valério; procurada, editora Abril não se pronunciou

    247 ““ Declarações de um advogado feitas na madrugada desta sexta-feira denunciam suposta trama que envolve um acordo de R$ 17 milhões para convencer o empresário Marcos Valério a denunciar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do “˜mensalão”™. A conversa, que teria acontecido num restaurante de Brasília, foi noticiada nesta manhã pelo ator e ativista político José de Abreu, via Twitter.

    Ao 247, Abreu não deu mais informações sobre quem seria o advogado, mas garantiu que não se trata de Marcelo Leonardo, representante do publicitário mineiro na Ação Penal 470, da qual seu cliente foi condenado com uma pena que passa dos 40 anos. Marcelo Leonardo sequer teria concordado com o acerto. Quanto à fonte que lhe revelou o diálogo, ele se limitou a dizer: “É um político da oposição”.

    “Estou repassando o que me contaram, foi nessa madrugada. Uma pessoa ouviu do advogado, que começou a falar mais alto num restaurante de Brasília. Era um lugar menos nobre, não era tipo um Piantella”, descreveu José de Abreu, em referência ao famoso ponto de encontro de políticos da capital federal. Segundo ele, há ainda prometido ao empresário dois apartamentos nos Estados Unidos, um em Miami e outro em Nova York, “FORA o pagamento de TODAS as multas financeiras a que MV foi condenado”.

    O acerto teria sido feito sob a condição de que as revelações contra Lula sairiam primeiramente na revista Veja. Em setembro, uma reportagem de capa intitulada “Os segredos de Valério” traz frases atribuídas a interlocutores próximos ao empresário apontando o ex-presidente como chefe do “˜mensalão”™. Segundo o advogado, o dinheiro para pagar Marcos Valério teria vindo de uma “composição financeira” envolvendo empresários, políticos e o próprio dono da semanal, Roberto Civita, quem, segundo ele, seria o responsável pela organização da “˜vaquinha”™.

    Posteriormente à publicação da reportagem, foi levantado um debate na imprensa e nas redes sociais que questionava a veracidade das denúncias e a existência de um áudio que comprovasse a entrevista. O colunista do jornal O Globo, Ricardo Noblat, liderou a defesa à revista, garantindo que havia, sim, uma “fita” com as revelações de Valério. Procurada pelo 247 para comentar as denúncias, a assessoria de imprensa da Editora Abril não respondeu até a publicação dessa reportagem.

    http://dialogospoliticos.wordpress.com/2012/12/14/roberto-civita-e-grupo-levantaram-17-milhoes-para-subornar-marcos-valerio-e-atacar-lula/

  13. Boa sorte!

  14. PHA é carioca. Sabe muito bem, portanto, que na antiga Guanabara, havia um tal CORVO Carlos Lacerda, expoente da “Banda de Música” da UDN, a extrema-direita d então. Quem via a UDN de então e o TUCANATO do PSDB de hoje, não tem dúvida. São duas faces da mesma moeda!

  15. Ainda podemos ter esperança! Equanto existir jornalista como Paulo Henrique Amorim, podemos continuar acreditando que é possivel mudar toda realidade suja e parcial da grande midía.

  16. MEU DEUS! Ajudem Paulo Henrique Amorim e o PT!

    Esse partido dos “inocentes e simpatizantes”, aliado ao ex-grande jornalista (todos sabem “no que” ele se tornou), PRECISAM TOMAR VERGONHA NA CARA falando mal da classe média, pois naturalmente se consideram RICOS e sabem que não fazem parte da classe verdadeiramente trabalhadora, que paga com seu salário esta carga tributária campeã do mundo.

    Salários estes, que grande parte convertida volumosamente em tributos, engordam as tetas federais para coitadinhos se fazerem de mortos apenas para mamarem deitados nos bolsas isso e aquilo puramente assistencialistas e eleitoreiros.

    Mas nada como o Bolsa-Votação do Congresso ou famoso Mensalão… 40 inocentes injustamente perseguidos, só se salvando até a presente data o “Ali Babá”, padrinho político da coitadinha da PresidAnta Dilma, segundo PHAmorin, vítima de uma tentativa de GOLPE, a palavrinha da moda para quem SE REVOLTA CONTRA A ROUBALHEIRA DESCARADA E A CORRUPÇÃO FEDERAL DENUNCIADOS DIARIAMENTE POR VEÍCULOS SÉRIOS DE IMPRENSA e não ex-grandes-porcarias da mídia…

    • Carga tributária campeã do mundo?
      Creio que estás usando uma figura de linguagem, por que com certeza o Brasil não tem a maior carga tributária do mundo.
      A Globo é um veículo sério da imprensa, também acho que estás a usar esta afirmação somente como figura de linguagem. Fora o BBB pouca coisa se aproveita.
      Criticar as bolsas sociais, deve ser mais uma, pois esse Governo pode ter muitos defeitos, mas ignorar os avanços sociais que combateram a fome e a pobreza é a diversão daqueles que estão acima do peso.

    • O senhor é inocente assim mesmo ou acha realmente que ninguém roubou mais do que o PT? Já chegou a pesquisar isso na internet? Já se perguntou, pq, se todos os partidos roubaram da Petrobrás o PSDB não tem ninguém na lista? São santos? Deixa a mão de ser criança! Tens um cérebro. Use! Fica aí a falar asneiras (a REPETIR, nem suas as idéias são) e não PENSA sobre o que escreve! Vira um ser completo que questiona o que querem lhe empurrar goela abaixo.

      • É muito interessante o que se diz do PT. Xingam, esculhambam, difamam dizendo que o partido é o maior ladrão de todos os tempos, e no entanto é neste tempo do governo do PT que o Brasil mais se desenvolver e evoluiu. De onde saiu tanto dinheiro que o Governo do PT roubou e fazer pelo país mais do que os outros governos? Como explica isso? Um governo deus não pode existir e nenhum governo faz de sua nação um paraíso! Muda de que governo para ver no que dar! O que está havendo no Brasil é um pessimismo de politicagem.