Paraná tem mais 5 cidades com epidemia de dengue

Luis Lomba, especial para o Brasil 247

Agora são onze cidades em situação de epidemia, que é quando o local atinge a taxa de 300 casos da doença por 100 mil habitantes; "Hoje a dengue está concentrada em alguns municípios das regiões noroeste e centro-oeste e estamos trabalhando para evitar o avanço da doença", explicou o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto.

Agora são onze cidades em situação de epidemia, que é quando o local atinge a taxa de 300 casos da doença por 100 mil habitantes; “Hoje a dengue está concentrada em alguns municípios das regiões noroeste e centro-oeste e estamos trabalhando para evitar o avanço da doença”, explicou o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto.

O Paraná tem mais cinco municípios com epidemia de dengue, segundo o boletim divulgado na noite de segunda-feira pela Secretaria Estadual da Saúde. Agora são onze cidades em situação de epidemia. Terra Rica, Primeiro de Maio, Santa Fé, Formosa do Oeste e Tamboara se juntaram a Peabiru, Paranavaí, São Carlos do Ivaí, Fênix, Japurá e Quinta do Sol nesta lista. Neste ano foram confirmadas duas mortes pela doença e outras quatro estão sendo investigadas – três em Peabiru e uma em Campo Mourão.

Um município é considerado em estado de epidemia quando atinge a taxa de 300 casos da doença por 100 mil habitantes. O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, afirma que o Paraná não vive uma epidemia. “Hoje a dengue está concentrada em alguns municípios das regiões noroeste e centro-oeste e estamos trabalhando para evitar o avanço da doença”, diz.

De agosto de 2012 até segunda-feira desta semana, foram confirmados 4.221 casos de dengue no Paraná, o que eleva a taxa de incidência estadual para 37,24 casos por 100 mil habitantes. No boletim anterior, divulgado na Quarta-Feira de Cinzas,eram 30 casos para 100 mil habitantes.

O secretário estadual da Saúde ressalta que os municípios com epidemia nesse ano são pouco populosos !“ dez dos onze têm menos de 20 mil habitantes. Com isso, um número pequeno de casos coloca a cidade em estado de epidemia.

12 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. pior que a dengue e o desgoverno do parana .hoje gilberto ribeiro comentou que o richa vai aumentar o preço da tarifa da agua. a sanepar cobra dos usuario serviços que é propriamente da sanepar,cobrou de mim.depois quem é o pior o requião ou richa .julguem em 2014 seja quem for o oponente ,contra o richa!

  2. Que cargo este aí acupava enquanto Beto era desadministrador de Curitiba mesmo??
    A tá!!
    Então se explica o caos na saúde da capital se instalando no Estado.

    Por falar em dengue:

    Eles estão mantendo algumas ruas de Paranaguá com água empossada para ver de o caos se instala lá também,para daí recorrer ao governo federal, pedindo mais dinheiro para combater a dengue????

    ASSIM FUNCIONA A DIGESTÃO BETO RICHA,IMPLANTANDO A POLÍTICA DO CAOS NO ESTADO E RECORRENDO A VERBAS FEDERAIS PARA DIMINUIR O PROBLEMA POR ELE CRIADO.

    QUE DIGAM OS MORADORES ATINGIDOS PELAS CHUVAS DE 2011

  3. Mas o Metalurgico e analfabeto como o bobão ali em cima disse, pelo menos ajudou a tirar milhoes de pessoas da pobreza, ja os tucanos sao os pais do desemprego e da miseria, só uma elite besta mesmo, bem besta para idolatra-los.

    • Seu retardado, estou falando sobre o comentário do Adamasceno que diz que o sec da saude nao pode cuidar da saude pq nao é medico. Leia antes de criticar ou não sabe interpretar um texto.

    • E ajudou também a matar outros tantos, de falta de atendimento médico, falta de medicamentos gratúitos, falta de vergonha na cara. A saúde no Brasil é um caos, caro senhor ex-presidente Lula, e não está a um passo da perfeição como o senhor, em um discurso infeliz declarou. Em um país comandado pelo PT, pessoas morrem de dengue em pleno século 21.

  4. PARANA EM ACAO!!!!!!

  5. O farmaceutico Michele Caputo é uma pessoa com todas as características físcas e psicológicas de uma capadócio. Não é a toa que a qualidade de saúde do estado está descontrolada. Não é admissível que um Boticário comande hospitais, clínicas, médicos e demais componentes do sistema de saúde.

    • Porque não é admissivel ele comandar hospitais, clínicas, médicos e demais componentes do sistema de saúde não sendo médico???/ Se nós tivemos e suportamos 8 anos com um Metalurgico, analfabeto e bebum como Presidente da República e agora uma ex guerrilheira como presidenta…. ai está tudo certo??? Quanta hipocrisia em seu comentário.

      • É.. E o sistema de regulação de leitos que compraram por 40 milhões e não funciona???

        Coisa do bebum???

      • ISSO MAGOADO DESTILE SEU VENENO, GUARDE UM POUQUINHO PARA SE MANTER VIVO POIS VAI DEMORAR PARA SUA QUADRILHA PREFERIDA VOLTAR AO PODER.

        • Estou falando sobre o comentário do Adamasceno que diz que o sec da saude nao pode cuidar da saude pq nao é medico. Leia antes de criticar ou não sabe interpretar um texto. Se ele Adamasceno diz que o cara nao pode ser sec da saude pq nao é medico, o Brasil nao poderia ter tido um Presidente metalurgico, analfabeto.

  6. o michele é um bom cabo eleitoral do beto richa, ele defende o beto como ninguém , mas como secretário de saúde é uma lastima e muito fraquinho que até um mosquito é mais forte