Papa Bento XVI segue conselho do capitão Nascimento e pede para sair

do El País

Papa Bento XVI pediu para sair do cargo. Foto: Alessandro Di Meo/EFE.

Papa Bento XVI pediu para sair do cargo. Foto: Alessandro Di Meo/EFE.

O Papa vai deixar o pontificado em 28 de fevereiro próximo. A notícia, divulgada pela agência de notícias italiana Ansa informou que o próprio Papa anunciou a decisão durante a cerimônia de canonização no Vaticano de 800 italianos mártires e beatas latinoamericanas.

Em um comunicado citado pela Reuters, o Papa disse que não tem força o suficiente por causa de sua idade para continuar no cargo.

“O Papa anunciou que vai renunciar ao seu ministério à s 20 horas em 28 de fevereiro”, disse o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, citado pela France Presse.

A partir desse período o cargo ficará vago até a eleição de um novo papa.

O anúncio do cardeal Joseph Ratzinger, que chegou ao papado como Bento XVI, apenas tem um precedente na história.

A renúncia de Bento XVI veio sendo planejado há dois anos, quando admitiu a possibilidade durante uma entrevista com Peter Seewald: “Quando um Papa tem a clara consciência de não estar bem física e espiritualmente para realizar a tarefa confiada então tem o direito e o dever de renunciar. ”

Os rumores sobre a renúncia do Papa tornou-se ainda mais insistente durante Vatileaks escândalo, o roubo em massa de documentos privados que revelaram as lutas de poder no Vaticano.

O último papa que renunciou o cargo era Gregório XII, que renunciou em 1515 antes de se demitir.

27 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Celso Rocha….seu comentario e uma licao ..gostei.tem muito sentido.

  2. A IGREJA CATÓLICA CHEGOU NA SUA MAIOR ENCRUZILHADA HISTÓRICA E EXISTENCIAL! E QUAL É? É a luta entre a Maçonaria e demais sociedade secretas contra a fé pura católica”. Segundo diversos, historiadores, observadores e estudiosos da Igreja Católica desvensilhados da visão religiosa, apontam que a renúncia do Papa Bento XVI é o resultado de desacertos políticos e doutrinários “dentro da Igreja, devido forças que lutam contra a fé pura católica vindas da Maçonaria que está amplamente enraizada na cabeça e no coração desta ramificação do cistianismo”. O Vaticano é “um dos principais “inimigos” (devido intresses políticos e financeiros não tendo na haver com salvação de almas dos enganados e iludidos fiéis) de algumas das sociedades secretas mais poderosas do mundo” (Como os “Illuminatis” que controlam ás maiores fortunas do planeta, bancos e cargos políticos em países importantes na conjectura internacional), ou seja, esta é a real luta do Vaticano, do Papa e da Maçonaria que é a bandeira dos Illuminatis!” A última está como muitos sabem mundo afora muito infiltrada no Vaticano.” “Todos estão lutando pelos mesmos interesses, ganhar o controle do mundo”. Nas últimas décadas os cargos, funcões e postos mais importantes vem caindo nas mãos da Maçonaria e o Papa Bento XVI era um “rival muito incômodo”, por isso, estas forças (alguns ás consideram satânicas) no Vaticano que queriam se separar desta figura! Resultado eles continuaram e o Papa Bento XVI caiu!
    A Maçonaria considerando o seu lema “igualdade, liberdade e fraternidade” é a favor de muitas coisas que este Papa Bento XVI combatia, ou seja, segundo muitas páginas de notícia na internet tanto internacionais como nacionais afirmam que o referido não estava conseguindo dar jeito em muitos casos de integrantes da igreja envolvidos com a máfia, em casos provados de pedofília e homosexualismo envolvendo padres e seus superiores, escândalos de padres engravidando mulheres nas paróquias mundo afora e escândalos de lesbianismo entre muitas freiras! E o resultado destas coisas? Simples: São ás ações judiciais pedindo indenizações milionárias por danos morais nos tribunais de vários países, inclusive no Brasil! E isto está secando ás reservas (resultado das pilhagens de muitos seculos atrás) financeiras do Banco do Vaticano!
    Resumindo, enganou quem queria se enganar!

  3. EO GUSTAVO FRUET? QUANDO É QUE VAI COMEÇAR A TRABALHAR POR CURITIBA,E PARAR DE CHORAR PITANGA,FEITO O GALEÃO-CUMBICA,COMO BEM LEMBROU O JORNALISTA OGIER BUCCHI ?

  4. NA RELIGIÃO, PAPA BENTO 16 SAI ! NA POLÍTICA BRASILEIRA RENAN CALHEIROS FICA,E AINDA TIRA O MAIOR SARRO DO ELEITOR !

  5. SENHOR WALDECI ,,,O SENHOR TOMOU TODAS… OU E UM NOIA..QUANTA BESTEIRA..PQP.

    • contra fatos não há argumentos,o pior cego é aquele que não quer ver !

      • pessoas que puxam o saco de religiosos qque cometeram as maiores atrocidades no passado (ou esqueceram da inquisição?)é que vivem embriagados,e tomaram todas senhor alexandre .vai estudar a história como ela realmente aconteceu e parte de acreditar em contos da carochinha.voẽ provavelmente não teve parentes assassinados no holocausto,na{ guerra mundial.

    • não confie tanto em líderes religiosos, afinal de contas, são homens comuns, como outro qualquer,sujeito as piores falhas,características do ser humano.se entregar sua vida a homens, enão a Deus, se este homem cair, provavelmente cairá com ele !

  6. já vai tarde ! este homem tem um passado sombrio,já que pertenceu a juventude hitleista,foi tenente do exército nazista,e mesmo que indiretamente,participou do
    holocausto,onde milhões de judeus foram covardemente assassinados.a consciência deve pesar toneladas,e por isto pediu o boné !

  7. Nesta disputa eleitoral papal existe reserva de vaga para preto?

    • não importa se seja preto, branco,índio,ou asiático ! o importante é que não seja radical e hipócrita !que siga o bom exemplo de joão paulo 2º,já está de bom tamanho !

    • SERÁ QUE TEM VAGA PRA POLACO ??O QUE LÁ ESTEVE, FOI O MELHOR PAPA DA HISTÓRIA!!

    • COMPETÊNCIA NÃO SE JULGA PELA COR DA PELE ! SE O PRETO FOR UM BOM HOMEM,NÃO DEVE HAVER OBJEÇÃO !

  8. como membro da Opus Day que é e pediu o boné, o nosso gov também membro da ordem deveria fazer o mesmo, seria um favor ao Paraná.

  9. CONCORDO COM ESTE PAPA NAS SEGUINTES QUESTÕES:

    Um dos temas sempre lembrados no seu pontificado foi a ameaça do relativismo, rejeitando o conceito de que os bons valores morais não são absolutos. Segundo ele, “estamos avançando para uma ditadura do relativismo, que não reconhece nada como definitivo e tem como seu valor mais elevado o próprio ego e os próprios desejos!”
    Admitiu a tempos “com grande vergonha” que “o falso e distorcido cristianismo havia usado a hipocrisia e força ao longo da sua história”, e, junto com outros líderes religiosos de outras ramificações da religião cristã (Protestantes), condenou “a violência e o terrorismo praticados em nome de Deus ou de qualquer outro “deus”.
    Pediu desculpas a humanidade, dizendo que expulsaria do catolicismo integrantes da igreja devido os “escândalos de abusos sexuais, que envolviam homossexualismo, mulheres e adolescentes grávidas de padres e de outros líderes da igreja! Prometendo também “excluir padres pedófilos e freiras lésbicas”, confortando com indenizações por danos morais ás vitimas de tais abusos nas paróquias e estabelecimentos de ensino apoiados e dirigidos pela igreja católica.

  10. O Bento já pediu o boné!!!

    E o Beto, pede quando?

    • TENHO PENA DO PESSOAL DO LITORAL PARANAENSE ! ATÉ AGORA, MUITO POUCO, (PRA NÃO DIZER ,NADA ) FOI FEITO, EM FAVOR DAQUELE POVO !

  11. O papa agora se conhecido como Bento 02

  12. O petraglia, o chaves, o richa e o rossoni, diz ;
    SE E PARA O BEM DO POVO. DIGA QUE FICO!

    • ESTE VAMPIRO PETRAGLIA…SUGANDO DINHEIRO PÚBLICO PARA REFORMAR A ARENA DA BAIXADA COM SUPER FATURAMENTO,E SUSTENTANDO A PRÁTICA NOJENTA DO NEPOTISMO….ENQUANTO ISTO… NÃO MUITO DISTANTE….O HOSPITAL DE CLÍNICAS,QUE PRESTA OM GRANDE SERVIÇO AOS PARANAENSES,NÃO RECEBE QUASE NADA DE RECURSOS PÚBLICOS,TENDO QUE CONTAR COM A AJUDA DA PRÓPRIA POPULAÇÃO,ATRAVÉS DA CONTA DA COPEL.
      DRÁCULA VIVE ! ESTÁ LÁ NA ARENA !

  13. Ao autor da materia,,, nao é cap nascimento,, ele foi promovido agora é coronel nascimento,,,r,sr,s,,,, ou vc nao assistiu tropa de elite parte dois????????

  14. A Igreja Católica precisa de um choque de gestão. Quem sabe se em 2014 o Betp Richa num acordo bem costurado não poderia prestar uma assessoria para o novo Papa.

    • OS JAPONESES TIVERAM A TRAGÉDIA DO TERRREMOTO,SEGUIDO DE TSUNAMI,E EM POUCO TEMPO,RESSURGIU ,COMO UMA FÊNIX, DAS CINZAS.
      AQUI NO LITORAL PARANAENSE, MUITA GENTE AINDA SOFRE OS EFEITOS DA QUELAS ENCHENTES,OCORRIDAS NA MESMA ÉPOCA
      E ESTÃO,LITERALMENTE SE PAI ,NEM MÃE !O JAPÃO TEM GOVERNO!
      O BRASIL,E O NOSSO PARANÁ,NÃO !

  15. A maré está tão ” braba” no mundo dominado pelo capetalismo selvagem que até o Papa está pulando fora.