O jornal Gazeta do Povo foi desonesto comigo. Não se terceiriza licenciamento ambiental!, diz Cheida

Luiz Eduardo Cheida, futuro secretário do Meio Ambiente: em 30 anos de vida pública, eu nunca havia sido vítima da desonestidade de um jornal como nessa reportagem da Gazeta do Povo!.

Luiz Eduardo Cheida, futuro secretário do Meio Ambiente: em 30 anos de vida pública, eu nunca havia sido vítima da desonestidade de um jornal como nessa reportagem da Gazeta do Povo!.

Enquanto esperava o embarque para Curitiba, no aeroporto de Londrina, Norte do Paraná, o deputado estadual Luiz Eduardo Cheida (PMDB), convidado pelo governador Beto Richa (PSDB) para assumir a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), conversou com este blogueiro. Ele reclamou do jornal Gazeta do Povo que, segundo ele, foi desonesto ao desvirtuar o que disse em uma entrevista sobre licenciamento ambiental.

O jornal Gazeta do Povo foi desonesto comigo. Não se terceiriza licenciamento ambiental. Em trinta anos de vida pública eu nunca tinha sido vítima de uma desonestidade desse tamanho!, fuzilou Cheida, referindo-se ao veículo curitibano, que atribuiu a ele a proposta de terceirizar o licenciamento ambiental que hoje é papel do IAP (Instituto Ambiental do Paraná).

Eu disse outra coisa ao jornal, que uma das propostas que apresentaria ao governador era para que o IAP acreditasse aos profissionais e eles seria auditados pelo Crea, Ministério Público, antes de o IAP expedir o licenciamento, que é a sua função. Nada a ver com terceirização, que eu sou contra!, explica Cheida.

A crise financeira que afeta o jornal Gazeta do Povo parece que já começa fazer efeitos na sua linha editorial. Que linha editorial!, perguntaria o deputado estadual Fábio Camargo (PTB), que semana passada usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Paraná para pedir abertura de CPI para investigar o veículo que pertence ao grupo RCP (clique aqui para ler sobre isso).

Para que não sabe, a RPC monopoliza parte da opinião pública paranaense porque concentra a propriedade de importantes jornais, rádios e emissoras afiliadas a TV Globo. Um horror para a qualidade da informação e para o mercado de trabalho dos profissionais da imprensa.

Mesmo com esse poderio midiático nas mãos, o grupo RPC levou uma sabugada! em público do governador Beto Richa durante uma cerimônia de posse de secretários (clique aqui para relembrar). Sem rumo, o jornal se apequenou diante do tucano e passou a atacar em seus editoriais a presidenta Dilma Rousseff (clique aqui para relembrar).

Pois bem, neste sábado (23) a Gazeta do Povo volta a medir força com Richa. Escamoteando sua real intenção, segundo um atento deputado petista, o jornal faz lobby contra a escolha do governador contra escolha do novo secretário do Meio Ambiente, o peemedebista Luiz Eduardo Cheida, sob o pretexto de que o deputado constrangeu o tucano ao defender a terceirização do licenciamento ambiental. Uma bobagem, em se falando de governo do PSDB. Por que se constrangeria em falar de terceirizações! quando seu verbo corriqueiro é privatizar!?

Mas eu, por questão de princípio, sou contra essas propostas de terceirizações que o jornal atribui a mim!, volta a criticar Cheida.

Nas páginas do jornal, continua analisando o parlamentar petista, os interesses contrariados de grupos econômicos e políticos !“ as virtudes de Cheida – são mostrados como defeitos: 1- agilizar o licenciamento ambiental; 2- restrições à  proliferação de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs); 3- proibição de incineração de resíduos sólidos; e 4- restrição ao uso de agrotóxicos.

E agora Richa, a Gazetona vai vetar suas escolhas para o secretariado?

19 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. mais uma das esperancas da politica paranaense,
    chega ao fim , talvez nem vereador se elege em londrina.
    sem comentarios.!!!

  2. VIUVAS-ALEGRE

    Meu deus (neste caso em minúsculo mesmo) o Cheida nem tomou posse e pelos comentários combinados, já temos umas dezenas de viuvas-alegre, tamanho o chororô.

    Um bota palavra a boca do Secretário, outro ataca pela direita outro pela esquerda cor-de-rosa … e tem outros que escrevem kilos de asneiras.

    É, assim caminha a humanidade (ou os comissionados)

  3. PMDB,PSDB,PT,PQP e o escambau a quatro.

    TUDO UMA M…..

    Políticos corruptos para todos os gostos e todos os cantos do Brasil

  4. Concordo com o Elton, postagem feita às 14:17hs, sobre em quem acreditar em relação proposta de terceirizar o licenciamento ambiental no Paraná. Esse deputado de Londrina mudou muito, transformou-se num direitoso convicto. Acho que não devia nem continuar no PMDB, transfere-se logo para o PSDB ou outro partido de direito. Assuma o que hoje você realmente é.

  5. Independente do secretário o que o povo de Piraquara e da RMC espera é o fechamento do buracão aberto para ser trincheira do aeródromo Bonacin II que estava sendo construído sem licenciamento ambiental do IAP em Piraquara dentro da área da APA do Iraí e nos limites dos mananciais de abastecimento público da RMC conforme o mapa anexo do decreto lei estadual n. 6194/2012. A água está vazando do lençol freático já faz mais de um ano e o local está um verdadeiro criadouro de mosquito e outros vetores de doenças. Para recuperar o lençol freático tem que fechar aquele buraco, afinal de contas a trincheira (só era para desviar o tráfego de uma pequena estrada rural por debaixo da pista) e a pista perderam a razão de ser porque além de não terem licenciamento ambiental a ANAC já publicou portaria fechando o aeródromo Bonacin II para o tráfego aéreo (vide: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/portarias/2013/PA2013-0100.pdf)
    Abre o olho SANEPAR é a água dos nossos mananciais, abre o olho IAP, abre o olho prefeitura de Piraquara, vocês são réus na ação pública…

    • PS.: Lençol exposto=possibilidade de contaminação da água. água desse lençol abastece a represa do Iraí. Represa do Iraí=captação de água para abastecimento público da RMC. Água contaminada=contaminação da represa=mais gastos para descontaminar=mais despesa para o contribuinte=mais gastos para todo o povo.

      • 70% de toda a água consumida pela RMC…

        • Tem que apurar esse lance de Piraquara. Afinal é a água que consumimos!O IAP e a SANEPAR tem que parar de se curvar diante do interesse dos grupos econômicos e se a ANAC fechou o aeroporto para o tráfego aéreo é mais um motivo para intervir na situação e resolver o problema. A sociedade não pode pagar o ônus ambiental da inconsequência dos empresários que fizeram a obra sem os devidos cuidados com a natureza! Que paguem pelo prejuízo!

  6. pra quem contratou o guto silva qualquer porcaria serve de secretario

  7. Então o resumo da obra é que Cheida vai voltar a se meter em resíduos com o Dudas, vai perseguir o agronegócio e vai proibir pchs novamente?

  8. Será que a Gazeta do Povo agiu de má fé com o futuro secretário? Será que a Gazeta do Povo se enganou? Ou será que o futuro secretário disse o que agora disse que não disse e se arrependeu do que disse? Não sei não mas entre confiar em um meio de comunicação e confiar em um político que se vende por cargo a um partido rival do seu, prefiro acreditar no jornalão…

  9. Caro Cheida,

    Este Jornal, com todo respeito, precisa checar mais as suas matérias.

    Não é de hj, que estão publicando noticias distorcidas junto a nossa

    sociedade.

    Compartilho com vc, minha indignação ref: sua matéria, a qual, estranhei, pois

    o conheço, e sei da sua postura e capacidade profissional.

    Abraços

  10. O Requião fez a mesma coisa no IAP e a gazetona não falou nada. Ta querendo mamar. Será que mamou com Requião?

  11. Cheida foi, provavelmente, o maior estimulador dos ataques que Jonel Iurk e sua família sofreram.

    Agora bebe do próprio veneno.

    E adiante? O que aguarda Cheida nos jornais?

  12. e nho cheida a gazeta vai dar o troco .espere que virá a galope. ainda mais com esse negocio de uns reais por ai né! so que o sr não tem nada aver com essa grana.

  13. Lei de meios, até quando vamos ser vítimas dos donos da mídia?

    Liberdade de expressão e pluralidade na opinião.

  14. Cheida, Cheida…

    Nada como um dia após o outro.

    O feitiço se voltou contra o feiticeiro.

  15. HOJE EU FUI ROUBADO POR BETO RICHA!!!

    FUI FAZER MINHA RENOVAÇÃO DE CARTEIRA,TIVE QUE PAGAR r$106,..
    QUE ELE ESTIPULOU COM O TARIFAÇO E COMO ESTAVA A ESTRUTURA E SERVIÇOS??
    FOI ASSIM:

    PRIMEIRO PEGUEI UMA SENHA PARA PEGAR O BOLETO BANCÁRIO.DEPOIS DENTRO DO DETRAN NO BANCO DO BRASIL,PARA NÃO PAGAR A MULTA POR CAUSA DE UMA ESPERA MAIOR QUE 30 MIN,O BANCO ME OBRIGOU A FICAR FORA DA AGÊNCIA COM MAIS UMAS 30 PESSOAS
    AGÊNCIA DO BANCO DO BRASIL FUNCIONA COM APENAS UM SEGURANÇA,QUE FUNCIONA COM UM CAIXA APENAS PARA ATENDER TODOS QUE PROCURAM OS SERVIÇOS,QUE NÃO TÊM CAIXA PREFERENCIAL PARA IDOSOS,ALIÁS A SEGURANÇA AO SER PERGUNTADA POR UM IDOSO ONDE FICAVA A FILA PREFERENCIAL DISSE”EXISTE UMA FILA PARA PESSOAS NORMAIS E UMA OUTRA FILA AÍ FORA”
    ENTÃO DEPOIS DE TER PASSADO POR ISTO,SUBI NO PRIMEIRO PISO PARA TIRAR A TAL FOTOGRAFIA,LÁ ESTAVA ISNTALADO O CAOS:
    O TICKET DA SENHA NÃO FUNCIONAVA,O APARELHO ESTÁ ESTRAGADO,O AR CONDICIONADO TAMBÉM ESTRAGADO DEIXAVA QUENTE O AMBIENTE DEVIDO A CABEÇA DO POVO DIANTE DO SERVIÇO MAU PRESTADO.
    ATÉ QUE TINHA ÁGUA PARA REFRESCAR,MAIS O COPINHO DE CAFEZINHO, FAZIA MUITA GENTE DESISTIR DE TOMAR ÁGUA.

    AÍ OS 6 ATENDENTES PERDIDOS GRITAVAM;
    QUE SENHA QUE ESTÁ AGORA,O OUTRO, NÃO SEI.

    SEM CONTAR QUE EXISTIAM 6 GUICHÊS DOS QUAIS DESTINARAM DOIS AOS IDOSOS, ENQUANTO OS CERCA DE 70 HUMILHADOS POR ESTE GOVERNO QUE LÁ ESPERAVAM,FICAVAM ESPERANDO SER ATENDIDOD POR QUATRO PESSOAS,DETALHE, NEM TODOS TINHAM CADEIRA PARA SENTAR.

    DEPOIS DE TER TIRADO A TAL FOTO,AGORA ME ENCAMINHARAM PARA EXAMES EM CLÍNICAS PARTICULARES QUE PRESTAM SERVIÇO,QUE ANTES ERA FEITO NO MESMO DETRAN,COM MAIS QUALIDADE EM TODOS OS ATENDIMENTOS CITADOS

    RESUMINDO,O SERVIÇO ESTÁ PIOR DO QUE ANTES DO TARIFAÇO DO BETO ROUBALHEIRA.

    E RECLAMAR PARA QUEM,SE O TJ ANTES DIZIA QUE O TARIFAÇO ERA INCONSTITUCIONAL,MAIS DEPOIS DE TER RECEBIDO “MIMOS” CARROS DE LUXO E MUITA GRANA PARA FAZER O QUE BEM ENTENDE, ESTÁ DO LADO DESTE DESGOVERNADOR BETO RICHA??

    A QUEM RECORRER ?????????????