Na educação, Beto Richa resgata ideário neoliberal da era Jaime Lerner

Tucanos Beto Richa e seu vice Flávio Arns, secretário da Educação, resgatam o ideário neoliberal da era Lerner -- seu pai político.

Tucanos Beto Richa e seu vice Flávio Arns, secretário da Educação, resgatam o ideário neoliberal da era Lerner — seu pai político.

O que esperar de um governo que acha que os educadores não precisam de salários dignos, mas sim de motivação? à‰ essa a essência do recado dado na Semana Pedagógica, que acontece até a próxima sexta-feira (8) nas 2,1 mil escolas da rede pública estadual do Paraná.

O jornal Folha de Londrina, edição desta quarta-feira (6), berra em sua manchete que Professores não leem no tempo livre!. Pronto. Era o argumento que faltava ao governo de Beto Richa (PSDB) para continuar negando ao magistério paranaense a implantação dos 33% de hora-atividade, prevista na Lei Nacional do Piso.

Faz mais de dois anos que o tucano e seu vice e secretário da Educação, o companheiro de ninho Flávio Arns (PSDB), vêm adiando o cumprimento da legislação. Governam fora da lei, portanto.

O que leva 100 mil educadores a continuarem calados diante desse descaso? Daqui a pouco, se não reagirem, serão lhes negados o direito à  hora-atividade porque não ocupam o tempo para se aprimorarem profissionalmente! ou não sabem utilizar adequadamente o tempo disponibilizado!. Enfim, essa turma encontra até duas teses ao dia quando é para barrar os avanços na Educação.

Volto à  questão da Semana Pedagógica ou Semana Pedagógica!, segundo alguns docentes. A avaliação dos educadores em relação à  atividade promovida pela Secretaria de Estado da Educação (SEED) é a pior dos últimos anos. Ressuscitaram até um guru neoliberal da era Jaime Lerner, do tempo da secretária Alcione Saliba, que foi contratado para convencer! os educadores de que a responsabilidade pelo bom funcionamento das 2,1 mil escolas da rede pública estadual é deles e menos do poder público (relembre clicando aqui).

O objetivo político/ideológico do governo do Paraná é preparar os estabelecimentos de ensino, tal qual uma empresa privada, a cumprir metas e reduzir custos. Um discurso neoliberal que os paranaenses achavam que haviam enterrado com o fim da era Lerner. Portanto, fica o ensinamento à  comunidade escolar paranaense: os tucanos Flávio Arns e Beto Richa podem até falar manso, mas têm projetos mais nocivos à  Educação que seu pai político Jaime Lerner.

40 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. BETO “PLAYBOY NEOLIBERAL” RICHA! É ELE “NA FITA!”

    Qualidade total, modernização da escola, adequação do ensino à competitividade do mercado internacional, nova vocação, incorporação das técnicas e linguagens da informática e da comunicação, abertura da universidade aos financiamentos empresariais, pesquisas práticas, utilitárias, produtividade, essas são as palavras de ordem do discurso neoliberal para a educação. O que significam’? Antes de mais nada, o que significa neoliberalismo? Tudo para concretizar três objetivos:
    1) Atrelar a educação escolar à preparação para o trabalho e a pesquisa acadêmica ao mercado que só quer lucros quer ou às necessidades da livre iniciativa que se aproveita de gente mal qualificada e formada (mão de obra barata) . Assegura que mundo empresarial tem interesse na educação porque deseja (é mentira filosófica) uma força de trabalho qualificada, apta para a competição no mercado nacional e internacional. Fala em “nova forma de construir vocações”, isto é, numa profissionalização situada no interior de uma formação geral, na qual a aquisição de técnica e linguagens de informática e conhecimento, de matemática e ciência adquirem relevância. Valoriza as técnicas de organização, o raciocínio de dimensão estratégica e a capacidade de trabalho cooperativo! Mas para isso manipula, criando uma porção de descerebrados conformados com baixos salários, escravizando seres humanos a idéia de concretizar metas para gerar “lucro pelo lucro!”
    2) Tornar a escola um meio de transmissão (doutrinação ou lavagem cerebral das massas) dos seus princípios doutrinários. O que está em questão é a adequação da escola à ideologia neoliberal dominante. Esta precisa sustentar-se também no plano das visões do mundo, por isso, essa dominação passa pela construção da realidade simbólica. Em nossa sociedade a função de construir a realidade simbólica é, em grande parte, preenchida pelos meios de comunicação de massa (Big Brother e outros tipos de programas imbecilizantes de auditório na TV) mas a escola tem um papel importante na difusão da ideologia oficial do governo e do governante construídos,0 por pensadores (bruxos neoliberais). O problema para os neoliberais é que nas universidades e nas escolas, durante as últimas décadas, o pensamento dominante, tem convivido (para desgosto de pessoas como Beto Richa e seus seguidores políticos) com o pensamento crítico nas diversas áreas do conhecimento e nas diversas práticas pedagógicas dialógicas, alternativas. Nesse quadro, fazer da universidade e da escola veículos de transmissão do credo neoliberal pressupõe um reforço (sucateamento proposital da máquina estatal) do controle para enquadrar a escola a fim de que cumpra mais eficazmente, sua função de reprodutora da ideologia dominante.
    3) Fazer da escola um mercado para os produtos da indústria cultural e da informática, o que aliás é coerente com a idéia de fazer a escola funcionar de forma semelhante ao mercado, mas é contraditório porque, enquanto, no discurso, os neoliberais condenam a participação direta do Estado no financiamento da educação, na prática, não hesitam em aproveitar os subsídios estatais para divulgar seus produtos didáticos e paradidáticos no mercado escolar.

  2. E aquele assunto do sumisso dos Tablets, ninguém mais falou nisso ??!
    Já esqueceram ??

  3. Quem é Beto Richa!!! Alguém aí falou que governa o Estado do Paraná!!!….kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!
    Chega 2014!!! Chega logo, ou o Estado do Paraná vai pro ralo!!!!

  4. Não há nada que motive os professores do Paraná, diante do que estamos vivendo. Os governantes querem nos imputar responsabilidades que não são nossas. Não há professores perfeitos, mas, bem ou mal, diante do que nos é oferecido, fazemos a nossa parte. A Semana “Demagógica” está sendo um desastre: material duvidoso, perguntas ridículas, repetitivas e muita revolta em relação Matriz Curricular imposta. Todos os anos a sandice se repete: o tempo que poderia ser utilizado para discutirmos os problemas específicos de nossas escolas ou para planejamento, é utilizado com vídeos e leituras onde “educadores” que não sabem o que é uma sala de aula atualmente, não dizem nada de concreto e não nos apontam soluções. Senhor, tende piedade dos professores do Paraná. Que a “Semana Demagógica” termine logo!

  5. Alguém sabe quanto ganha um professor do ensino básico ou fundamental no Chile ? ou no Panamá ? ou na Coréia ? Se soubessem, saberiam também porque esses países nas últimas décadas cresceram muito mais do que o Brasil e isso sem terem terras abundantes para o plantio de soja.

  6. Quantos meses mesmo os professores federais ficaram de greve? Não vi nenhum PTista do blog rachando de criticar a greve que até hoje está causando sérios problemas aos alunos e até mesmo aos professores que na época foram impedidos de trabalhar.

    CHORA PTZADA PORQUE O CHORO É LIVRE!

    BETO RICHA 2014 ELEITO EM PRIMEIRO TURNO COM O AVAL DA MAIORIA DOS PROFESSORES DO ESTADO.

    • Quando comprar um peixe, veja se ele está com os olhos brilhando, senão pode estar estragado, igualzinho à você, olhota fétida e purulenta!!!

    • Olho Vivo
      Não sei quem você é pois nem seu nome foi capaz de assumir, sou professor à 16 anos e não pertenço a nenhum partido político, muito menos ao sindicato, então posso falar com tranquilidade que se o governo do Beto Richa não é dos piores, também não está entre os melhores. Os professores não estão com o governador é só passar nas escolas e verás qual é a opinião dos professores. Outro ponto que gostaria de deixar claro, é a possível greve que se aproxima, não é apenas por causa dos salários, temos outras reenvidicações como por exemplo: os 33% de hora-atividade prometido na campanha eleitoral, auxílio saúde e concurso público prometidos para 2012, plano de carreira para funcionários, melhor estrutura nas escolas, etc. Lembro em tempo que foi feito sim a equiparação salarial, mas somente após muita luta dos professores, que alguns querem pintar como preguiçosos. Temos sim maus profissionais, como também temos maus médicos, advogados, policiais e principalmente maus políticos. O salário de professor não é ruim, mas também naõ é o ideal.
      Ps: Como fui respeitoso, gostaria de ser respeitado.
      Obrigado!!!

  7. Este OLHO VIVO deve ser um tremendo BABA OVO DO RICHA, deixa de ser IMBECIL, pois quem não tem EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, TEM PRESÍDIOS EM QUANTIDADE. E quem TRABALHA DE VERDADE, MERECE GANHAR SALÁRIO DIGNO. Depois desta o OLHO VIVO e os PUXA SACOS DO RICHA já vão começando a arrumar a malinha e enviar curriculum de BABA OVO para as empresas, pois o CABIDÃO APÓS 2014, VAI CAIR DO ARMÁRIO.
    É Gleise em 2014 e até acho covardia, pois com um Governador que só FALA BESTEIRA NEM PRECISA MAIS FICAR SE PREOCUPANDO COM A ELEIÇÃO, PODE COMEÇAR A MONTAR A SUA EQUIPE DE GOVERNO. Lógico sem o BABA OVO DO OLHO VIVO, ESTE MERECE PASSAR FOME.

  8. OS ARNS DO PARANÁ ESTÃO MUITO POLUIDOS.

    NECESSITAMOS RESPIRAR ARNS PUROS !!!

  9. O engraçado é que muitos professores da minha região diziam nas eleições que não votariam no Osmar Dias por causa do seu irmão Alvaro. Agora esperneiam por algo que qualquer um como eu, que não votou em Beto, sabia que iria acontecer… desdenho com a educação e os profissionais dela. Eles não conseguem cumprir uma palavra sequer, desde as eleições, onde ele enganou os “espertos” prometendo 25% só no 1ª ano.

  10. Pra ver como é, só foi ele ir pro PSDB que pegou a maldita ruindade repassada dos tucanos, em não saber administrar o bem público, pegou a lerdeza deles.

  11. Flavio Arns estava bom quando era do PT !

  12. Motivação de trabalhador é melhores salários, nesse governo beto só deu greve devido sua má administração o que ocasionou uma desmotivação geral no paraná. A copel fazia tempo que nao entrava em greve e entrou. Apoio os professores, tem que fazer greve mesmo! Esse governo só tá bom pra fazendeiro e a classe alta do estado, os pobres e assalariados estão sofrendo com esse governo, no governo Requião não tava ruim como está nesse.
    Volta Requião!

  13. Fora Beto, o seu tempo como governador está se exaurindo, para o bem do povo paranaense. Governinho do Beto só serve de cabide de emprego para os seus amigos, deixa de lado a educação, que deveria ser prioridade. Gleisi, futura governadora do Paraná.

  14. Na epoca do Jaime Lerner a educação dentro das escolas era muito melhor do que agora e do tempo do Requião.
    Posso afirmar isso pois estudei em escola estadual no tempo do Lerner e tenho sobrinhos e amigos que estudaram na epoca do Requião ou agora e so reclamam da falta de estrutura.
    Os Colégios estaduais em Curitiba eram excelentes agora tirando os que tem teste para entrar, viraram um lixo.

    • Nossa! Lerner? O mesmo do escândalo do Banestado e das privatizações das rodovias? O mesmo Lerner que permitiu uma greve de seis meses nas universidades estaduais sem se preocupar nem com as universidades nem com os alunos? O mesmo Lerner que foi condenado na justiça e só não foi preso pela prescrição do crime? O mesmo Lerner que abandonou o interior? Não acredito que esteja se referindo ao ex-governador.

      • É sim, o mesmo Lerner que elegeu o Gustavo Fruet.

        CHORA PTZADA, FOI LERNER QUE ELEGEU FRUET E NÃO O PT!

      • Sim Ricardo.
        Eu era aluno de Colégio la no Capão da Imbuia. Colégio que era exemplo na epoca do Lerner, onde os alunos conseguiam passar na Federal sem cursinho. E que o Requião e o Richa abandoram

    • Isso foi a maior imbecilidade que já lí, sobre a situação da educação paranaense das últimas décadas, parabéns Lucas, você se superou nessa heim!

      • Você esta dizendo que a educação melhorou no nosso estado?
        Não foi isso que as ultimas pesquisas apontaram.

        P.S.: Nunca votei no Jaime Lerner so fiz uma constentação. Você estudou em Colégio Publico? Não vale Estadual do Paraná, Policia Militar, Militar, Cefet e Instituto.

  15. O Beto Richa tem razão no que diz e pensa. Os professores custam muito caro para ficarem reclamando. Se o governador fosse do PT eles também ficariam enchendo o saco. Sou educadora e sei do que estou falando. O magistério precisa mais de motivação e menos de dinheiro. Reclamar do salário é parte de uma estratégia para entrarem em greve por tempo inderminado e pegarem um restinho de verão na praia. Beto e o secretário tem todo o meu apoio e da maioria dos professores do Paraná. Força Beto!

    • Ve se te cala, ou só o Beto Richa e seu grupo tem direito de salgar a bunda na praia.

    • Rafaela,
      Seu exame de falta noção e espaço temporal deu POSITIVO.
      Assim, creio que no seu cérebro que está com certeza vivo, e que se localiza num lugar onde não bate o sol, devido ao excesso de cabelo vermelho – zarcão não está funcionando bem, mesmo após os eletrochoques que recebeu, do Zelão amansa – louco, enfermeiro do HC.

      Assim, aconselho medicação tópica e interrupção de suas atividades sócio ““ recreativas, nas quais utiliza seu neurônio avariado, ok?
      Utilize, por favor, somente o outro…

    • Concordo plenamente com a Rafaela e sou educador, com orgulho.

      • Professorildo,

        Nunca tive esse seu orgulho, o de trabalhar feito um louco e passar fome.
        Sim, pois se és mesmo educador (leia-se professor), de sala de aula, convivendo com alunos e o dia -a – dia das escolas, sabe que está argumentando no vazio, igual à Rafinha “Malhação”!!!

    • Bravos professora Rafaela, vejo que você não faz parte do sindicato pelego que está no blog, vejo que você é uma pessoa honrada que trabalha e ama o que faz, diferente dessa corja que só pensa em derrubar o governante que não esteja fazendo tudo aquilo que desejam para si.

      Ontem a noite participei de um jantar onde se encontravam muitos professores estaduais, e de todos os presentes, acho que uns dois ou três que são radicais e fazem parte do PT da cidade é que falaram em greve, ou em governo ruim, o restante está trabalhando e lutando para que melhore ainda mais.

    • Esta é uma que entedeu bem (e aceitou) o recado do Renato Casagrande e Senzala…

    • Você é Educadora?
      É uma coitada…
      Não deve nem passar perto de escola…
      NOSSA CATEGORIA NÃO QUER A GREVE.
      PORÉM, SE NÃO HOUVER OUTRA SAÍDA, VAMOS SIM PARALISAR AS ATIVIDADES.

      Seu governadorzinho descumpre uma Lei Federal. Ou você não sabe disso???
      “Professora” medíocre?

    • “[…] Sou educadora e sei do que estou falando.” Vixe, imagine se não soubesse! Só fala asneira aqui. Vá ser puxa saco e lambe botas em outro blog. Que tal no blog do Campana!?

  16. De quem é mesmo a Folha de Londrina???
    Tem sim alguns professores que não leem. Mas, não é por que não querem…
    Muitas vezes, é porque não têm tempo.
    E nós professores estamos reagindo; não estamos passivos…
    Estamos em estado de greve e, dia 13 de março, paralizaremos nossas atividades, juntamente com os demais trabalhadores da educação.
    Quem não está fazendo nada é o Arns/Richa que vão à televisão para dizer que está tudo pronto para o início do ano letivo…
    Não é bem assim…
    A categoria está descontente e, depois de mais de dez anos, faremos novamente greve…

    • No mínimo você deve ser, ou fazer parte do sindicato, pois só vejo movimentação de greve por parte dos professores pelegos dos sindicatos.

      • Caro paciente,

        Seu exame de hemorroidas deu POSITIVO.
        Assim, creio que no seu olho que está com certeza vivo, e que se localiza num lugar onde não bate o sol, não está enxergando bem, mesmo após os exercícios que realizou, com a ajuda do Zelão dedo – de – pé – de – mesa, enfermeiro do HC.

        Assim, aconselho medicação tópica e interrupção de suas atividades sócio – recreativas, nas quais utiliza seu olho vivo, ok?

        • Essa PTzada é mesmo muito engraçada, estou rindo muito da cara de bunda de vocês quando percebem a realidade dos fatos. Acorda bando de pelegos de sindicatos, vocês não são a maioria na educação do Estado e a maioria está com Beto Richa.

          CHORA PTZADA PELEGA!

          • Deve estar ardendo…
            Calma, sente-se de lado, coloque uma almofada… Pronto, assim!
            Está mais confortável, então lá vai fumo, Mané!!!!!

          • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • Faço parte porque sou sindicalizado, não porque pertenço à diretoria.
        Aliás, essa greve vai sair contra a contade de parte da diretoria geral. De olho vivo, você não tem nada…