Insuficiência respiratória de Chávez persiste e tendência não é favorável, diz governo da Venezuela

do Opera Mundi

Três dias após chegar a Caracas, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, segue com insuficiência respiratória e a tendência não é favorável!, informou comunicado oficial do governo — o primeiro desde o retorno do líder venezuelano de Havana. Desde 11 de dezembro de 2012, Chávez se recuperava de uma cirurgia na regiá pélvica devido a um câncer. Ele permaneceu por mais de dois meses internado na capital cubana.

A insuficiência respiratória persiste e sua tendência não é favorável, por isso ela continua sendo tratada!, disse o ministro, ao ler um comunicado oficial do governo. No entanto, segundo ele, o tratamento para a doença base (câncer) continua sem apresentar efeitos colaterais. O presidente se mantém confiante em Cristo, com máxima vontade de vida e com toda a disciplina no tratamento!, disse Villegas. A informação foi divulgada na noite desta quinta-feira pelo ministro da Informação Ernesto Villegas em cadeia nacional de rádio e televisão.

“Em contrapartida, o tratamento médico para a doença de base continua sem apresentar efeitos adversos significativos até o momento”, continuou o informe. Villegas afirmou que Chávez “se mantém em comunicação com seus familiares, com a equipe política do governo e em estreita colaboração com a equipe médica”. Além disso, o documento diz que o presidente “se mantém agarrado a Cristo, com a máxima vontade de vida e com a maior disciplina no tratamento da saúde.”

Segunda-feira (18/02), ao chegar ao aeroporto internacional Simón Bolívar, em Maiquetia, Chávez anunciou o retorno por meio de sua conta no Twitter. “Chegamos de novo à  Pátria venezuelana. Obrigado meu Deus!! Obrigado Povo amado!! Aqui continuaremos o tratamento”, escreveu. “Obrigado a Fidel, a Raúl e a toda Cuba!! Obrigado a Venezuela por tanto amor!!”, escreveu Chávez também na rede social. A chegada do presidente foi à s 2h30 no horário local, segundo a página de Chávez no Facebook. “Sigo aferrado a Cristo e confiante em meus médicos e enfermeiras. Até a vitória sempre!! Viveremos e venceremos!!”.

Tratamento

O presidente, de 58 anos e desde 1999 no poder, viajou em 10 de dezembro para Cuba para a quarta cirurgia contra o câncer. O governo venezuelano havia divulgado na sexta-feira passada as primeiras imagens de Chávez durante a recuperação, nas quais aparecia sorridente no hospital ao lado das duas filhas mais velhas.

Durante mais de dois meses, o governo venezuelano divulgou frequentemente boletins curtos sobre seu estado de saúde. O governo informou que Chávez respira por uma cânula traqueal que dificultava temporariamente a fala. Chávez foi reeleito em 7 de outubro de 2012 para um terceiro mandato de seis anos.

Devido ao tratamento, Chávez recebeu no início do ano, antes da data da posse — marcada para 10 de janeiro –, autorização da Assembleia Nacional para permanecer quanto tempo fosse necessário em Cuba. O TSJ (Tribunal Superior de Justiça) venezuelano corroborou a decisão dos deputados. Agora, a expectativa é a de que Chávez formalize em breve seu segundo mandato.

Se optar por seguir à  frente da Presidência, como até agora tem feito, o vice-presidente Nicolás Maduro é quem continuará liderando o governo, assumindo funções que podem ser delegadas por Chávez. Se decidir renunciar para continuar com o tratamento médico, novas eleições devem ser convocadas num prazo de 30 dias.

16 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Deixa o Chave, deixa o Lula e leva o seu filho, sua namorada, sua mãe, seu pai leva todas as pessoas que você ama, talvez depois disso você aprenda a não desejar a morte para os outros.

  2. ele voltou para morrer no seu país e ficar pra história.

  3. se tivesse no hospital evangelico em curitiba
    ja tinha ido pra” fita”

  4. Deixa o Chaves e leva o Lulla.

  5. O PIG é só vigilia..Se o homem partir dessa pra outra dimenssao, eles fazem a maior festa.

  6. Pobre chaves,
    vou rezar proexú 7 caveiras cuidar de sua alma, pois o seu corpo já fedeu.
    Morra logo filho…
    Morra logo, pois a Venezuela precisa de nôvo plantar e colher, comprar e vender, sorrir e viver.
    Chaves, filho…
    Morra breve.

  7. QUANDO NÃO HA MAIS SOLUÇÃO OU A GRANA ACABA, OS MÉDICOS MANDAM O PACIENTE “PRA MORRER EM CASA”.
    OS FAMILIARES QUE JÁ PASSARAM POR ISO SABEM COMO SÃO ESSAS COISAS…
    MAS NOCASODO CHAVES, É A LIBERTAÇÃO DE UMA PÁTRIA.
    MORRA EM BREVE CHAVES; PELO BEM DA VENEZUELA!

    • Você aqui no Brasil com sua ignorância sabe o que e bom para Venezuela, sozinho sabe mais do que 70% da população Venezuelana, deixa de ser estupido.

  8. Vai se encontrar é com o capeta

  9. Ele é jovem ainda e sua luta haverá de levá-lo a cura.

  10. Acho que ele ira encontrar Satanás.

    • Só um analfabeto de pai e mãe fala isso.
      Você é produto da ignorância da mídia golpista.
      Maior salário mínimo da América, gasolina a 7 centavos de Real, escolas integrais com 4 refeições, coragem para enfrentar a mídia golpista que tentou derrubá-lo, povo nas ruas…
      Ao contrário do todo poderoso do PT, este não é traidor do povo e do trabalhador.

      • Por que você não foi pra lá ainda? Tem como provar tudo isso que você escreveu?

        • É só você pesquisar na Internet sobre os salários mínimos da América.
          Mas eu soube tudo isso vendo o site VI O MUNDO, do melhor repórter do Brasil, Luiz Carlos Azenha. Independente e verdadeiro, ele foi visitar aquele País e fez diversas matérias – estudo, custo de vida, salários, etc.
          Lá é como aqui, a elite odeia os pobres, pagava salários miseráveis e dominava as mentes (como a tua).
          Há, inclusive, uma homenagem ao Brasil, onde crianças de uma orquestra sinfônica, tocam a Aquarela do Brasil. É emocionante.
          Chaves não é ruim não. A mídia podre do Brasil, que nada tem a ver com aquele país é que tem medo que se faça por aqui o que foi feito lá. Chaves enfrentou a mídia que o tentou derrubar.
          Chaves é tão ruim que dá (grátis) óleo para as pessoas pobres terem como aquecer suas casas…. Nos EUA… Nos EUA…
          Mas aqui não há macho que faça isso. Brasileiro é covarde e omisso.
          Brasileiro só é corajoso quando vai a um campo de futebol para brigar e matar seus opositores.
          E o mesmo está acontecendo Cristina Kirchner, na Argentina, onde o salário mínimo é de mais de 1.500 reais.
          Pesquise mais antes de aceitar as afirmações da mídia podre.

          • Não provou nada e não respondeu a minha pergunta. É muito fácil acreditar em tudo que você vê no conforto do sofá né? Pergunto novamente: Por que não se mudou ainda? Gosta de receber tudo de graça do governo? Vai pra lá então!

  11. Vá se encontrar com Jesus.
    Você já cumpriu sua missão Camarada Chaves.
    Descanse em paz.