Governos de Brasília e Ponta Grossa intervieram no transporte coletivo. O que Fruet vai fazer em Curitiba?

Eleito sob o signo da mudança e da transparência, Gustavo Fruet (PDT) tem oportunidade ímpar para mostrar firmeza e lado nessa disputa com o monopólio do transporte coletivo. Que Brasília e Ponta Grossa sirvam de bom exemplo para Curitiba. Que caia o monopólio da família Gulin. Amém.

Eleito sob o signo da mudança e da transparência, Gustavo Fruet (PDT) tem oportunidade ímpar para mostrar firmeza e lado nessa disputa com o monopólio do transporte coletivo. Que Brasília e Ponta Grossa sirvam de bom exemplo para Curitiba. Que caia o monopólio da família Gulin. Amém.

Aos poucos, os monopólios no transporte coletivo de diversas cidades vão sofrendo duros golpes. Esses grupos econômicos que dominam área essencial à  população não têm alma nem coração. Eles querem apenas otimizar o lucro, muitas vezes à  custas da qualidade do serviço que prestam, de tarifas caras e de penalizar muito os trabalhadores e demais usuários do sistema que precisam ir e vir diariamente país afora.

Em Brasília, o governador Agnelo Queiroz (PT), interveio em três empresas que são campeãs de reclamação dos usuários. O governo assumiu a operação das linhas. A decisão pode se estender para outras empresas.

A família do empresário Wagner Canhedo Filho, ex-dona da falida VASP, também explora o serviço de transporte público há 50 anos no Distrito Federal. Suas empresas estão na alça da mira do governo petista.

Em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, Paraná, o prefeito Marcelo Rangel (PPS), anulou na tarde de ontem a renovação do contrato para a prestação do serviço de transporte coletivo com a empresa Viação Campos Gerais (VCG). Uma nova licitação deverá ser aberta no município.

Pois bem, qual vai ser o rumo do prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), nesta questão do transporte coletivo? Cederá à  pressão dos empresários do transporte coletivo, aumentando a tarifa, ou se alinhará ao desejo dos usuários mantendo congelado o preço da passagem?

Nesse mar de indecisão, ontem à  tarde veio à  tona uma sugestão interessante do vereador novato Rogério Campos (PSC): extinguir a Urbs (empresa mista que gerencia o transporte coletivo) e criar uma nova Secretaria do Transporte Coletivo de Curitiba. Acho uma boa a proposta, pois não faz sentido uma S/A!, onde só o poder público entra com dinheiro, gerenciar uma área tão estratégica ao município.

O prefeito Gustavo Fruet não pode perder a oportunidade !“ e o bonde da história !“ de abrir a famigerada caixa-preta! do transporte coletivo. Não pode se entregar aos paraguaios! em um momento em que governantes têm tido posições firmes em relação aos monopólios.

Que Brasília e Ponta Grossa sirvam de bom exemplo para Curitiba. Que caia o monopólio da família Gulin. Amém.

50 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. O povo tem razão!!!temos q dar um voto de confiança ao homem,FRUET.
    As coisas ñ mudam assim, do dia para a noite! Deixem o homem trabalhar!!!Pois o homem assumiu a prefeitura ontem…??! milagre o homem ñ pode fazer!!!! se vcs querem milagres procurem o vigario!!!!
    O PSDB[partido sabotador dos brasileiros], passou vinte anos sabotando os curitibanos, e deixou uma divida astronomica pro FRUET ADMINISTRAR!!! PORTANTO, VAMOS DAR UM VOTO DE CONFIANÇA PRO HOMEM, FRUET!!!

  2. Povo …provavelmente voce deve ser do grupo do Ducci ….ou da area da segurança , não é…. nem tanto no seu discurso meu caro.

  3. Marias vai com as outras.
    A coisa não é tão simples assim,se fosse porque não desataram o nó dos pedágios?? Entraves de contratos??
    Tenho certeza que o atual prefeito está tendo cuidado para minimizar o impacto no bolso do cidadão,pois ele têm caráter.
    Se fosse um tal governador “santinho” aumentava as tarifas e pronto,que o povo se exploda,assim como aconteceu com o tarifaço do Detran.

    Outra coisa,criar de uma hora para outra uma nova secretaria para fazer como Ducci fez com a Setran,que não mudou nada!!

    A idéia é boa,mais para este ano,fiquemos contentes que o município pague as dívidas com os empréstimos feitos na era Richa/Ducci e que não falte papel higiêncio nas repartições públicas,que a coisa tá feia!!

    Têm problemas em todos os setores da prefeitura e a idéia é um tanto complexa,não pode ser tomada por impulso.

    VAMOS LÁ FRUET CONFIO EM VOCÊ!!!!

    • Corretíssimas suas colocações, na segurança em conjunto com ACP,pm,pc e Gm já foram presos mais de 40 pichadores e assim vai ser ação em conjunto visando o bem comum do cidadão. Hoje a secretaria de finanças esteve na câmara expondo a situação herdada pela atual gestão, a JACA é grande.

  4. E o povo de novo paga a conta! Esse prefeito sequer mudou os velhos cargos em comissão de várias secretarias, a hora para a tal MUDANÇA SEGURA já tá passando, o que seria legítimo logo no início de mandato, com o tempo passando não será mais! Como abrir a caixa preta da URBS e melhorar o transporte coletivo tendo o Bertoldi no seu secretariado? Como garantir avanços aos funcionarios públicos tendo a Meroujy (a tucaninha Richa/ Arns) na secretaria de RH? Pelo jeito o menino Fruet ganhou o brinquedo preferido do play e tirou o doce do Betinho. Agora é esperar a competição pelo melhor jogador de bolinha de gudes. Papelão!

  5. Isso não é inovação, nem aqui e nem na china…..fora Gustavo que nossa cidade esta cada vez mais afundando na criminalidade e estamos perdendo os jovens para o trafico e as drogas, voce nao inovou nada conheço esta caterva que esta no comando do GGI_ fora

  6. “Quero ser o prefeito das promessas cumpridas”, afirma Gustavo
    Estes sao alguns trechos do debate da CBN……
    “Quero ser o prefeito que irá resgatar a inovação em Curitiba. O prefeito das promessas cumpridas, do maior investimento da história da cidade na educação, da resolutividade dos problemas da saúde. Curitiba conhece minha história e de minha família na política, sempre pautadas pela ética. Quero lembrar o eleitor que não mudei. Sempre lutei contra a corrupção e vou continuar lutando contras as más práticas na política com atitude, posição firme e enfrentamento”, assegurou Gustavo Fruet ao final do debate realizado pela Rede CNT com os candidatos à Prefeitura de Curitiba, na noite de quinta-feira (13).

    Os candidatos apresentaram suas propostas de governo a partir dos temas selecionados por sorteio ou através de perguntas de candidato para candidato. Na primeira parte, Fruet falou sobre a área de segurança, reafirmando que assumirá o papel de liderança na prevenção da violência da capital paranaense. “Vamos criar a academia da Guarda Municipal, dobrar o efetivo e investir no plano de cargos e salários dos guardas municipais. No final de nossa gestão, a carreira da Guarda Municipal deverá ser mais atrativa que a da Polícia Militar”, afirmou.

    O candidato do PDT lembrou que a atual administração não cumpriu a promessa de aumentar o número de efetivo da Guarda Municipal, além de não colocar as 400 câmeras de videomonitoramento prometidas para melhorar a segurança da cidade. “A administração atual teve muitas problemas de gestão, revelando a limitação do prefeito. Não serei o prefeito das promessas não cumpridas ou das obras mal feitas”, garantiu.

    Ainda na questão da segurança, o candidato da Coligação “Curitiba Quer Mais” confirmou que seu governo fará uma forte prevenção contra as drogas, além de dar tratamento aos dependentes químicos, com 500 leitos garantidos através de recursos do governo federal. “Também iremos focar na educação dos jovens, para que não sejam atraídos pelo crime e pelas drogas, o que também irá ajuda na prevenção da violência na cidade”, completou.

    Como pode me dizer Sr. Gustavo Fruet, mantendo os mesmos lá que deram errado na gestão anterior. E será que o Governo Federal , sabendo que mantendo os mesmos lá , mesmo assim vai liberar recursos para serem mal aplicados?

  7. Pessoal tomara que eu esteja enganado, mas não vai mudar nada!!! Sou da área de educação do município onde todos esperávamos mudanças nas chefias dos núcleos de educação, sabem o que aconteceu? As chefias mudaram sim… quem era do Bairro Novo foi para o Pinheirinho, quem era do Pinheirinho foi para o Portão e assim por diante. Isso sim é MUDANÇA SEGURA e pior o FRUET foi honesto na campanha, o povo é que não entendeu, manter o BERTOLDI, a Merougy (escudeira do Beto/Ducci) , a diretoria da URBS e vários outros casos no poder, trocando apenas os cargos ou o bairro de atuação é sim a MUDANÇA SEGURA !!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  8. EU NUNCA ACREDITEI NO FRUITE, ELE NAO SABE ADMINISTRAR NEM O SITIO COM OS CARNEIRINHOS LA EM TIJUCAS, QUANTO MAIS UMA CIDADE COMO CURITIBA.

  9. Constestadores de plantão pra mim vcs são todos disciplos do ratinho Jr, pau mandados do Beto ou requião ou desmamados da pmc…caixa preta é coisa do ratinho jr o opositor de mentirinha…ou por acaso são aqueles que pularam do barco quando a candidatura FRUET estava mal na pesquisa.

  10. Esse contrato da URBS com as concessionárias do transporte coletivo, foi bem elaborado, as empresas tem cerca de quinze anos, e com direito a renovação, na prestação de serviços. Semelhante, ao contrato das concessionárias do pedágio das estradas. Portanto, os empresário do transporte coletivo,estão protegidos pelo contrato.
    A URBS, sinaliza aumento na tarifa, e isso atualmente pode não ter solução, e pode ter um novo valor na passagem.
    Entretanto, o aumento deve acompanhar, mais qualidade na prestação desse serviço, com ônibus nas linhas,implantar reforço em linhas utilizando os mesmos coletivos. Exemplo: Linha Alimentadora Iguape II, esse ônibus recolhe ás 19.15 hs no terminal do Boqueirão, pode continuar operando como reforço, na linha Boqueirão/ Osternack, realizando mais uma viagem, amenizando a super lotação. Entretanto, aumentar o valor da passagem, e manter esse mesmo número de viagens, vai continuar na mesma, igual foi administrado pelos prefeitos anteriores, e dirigentes do sistema do transporte coletivo. Enfim, uma mudança já aumentando o número de viagens,utilizar ônibus que recolhem mais cedo como reforço, em outras linhas, e aumento na frota. Essas medidas, que podem ser adotada, pela nova administração municipal,e um transporte de ótima qualidade, o curitibano vai dizer, é com esse que eu vou de ônibus.

    • Meu caro amigo Freddy, contrato de concessão pode ser rompido por encampação sim e há inúmeros fatores e provas do mal funcionamento do Sistema. As concessões são de responsabilidades da Prefeitura realmente, cabe indenização mas é só verificar o quanto declaram a Receita Federal e parcelar esse miséria que eles sonegam e declaram para RF. Assim foi feito no RJ, lojas, barcos, automóveis e motos em nome das Empresas de ônibus tudo encampado pelo Governador Leonel Brizola e seu Secretário de Transporte Brandão Monteiro.
      Basta vontade politica e coragem.
      Um abraço a meu repórter querido.
      José Carlos Sucupira

  11. Vai fazer nada

  12. Que tal essa a Prefeitura de Curitiba, vai instalar Bibliotecas nos terminais e estações Tubo. Ao que me parece, a Prefeitura quer “entreter” a população enquanto os Onibus atrasam, passam lotados. E depois, Quem em sã consciência, cansado depois de um dia de trabalho, Tubo LOTADO, vai querer ler livro??? Pois são as Estações Tubo que não comportam todos os passageiros, superlotados, e as pessoas tem que ficar fora da estação as vezes tomando chuva. Ao invés de abrir a caixa ( de esgoto) Preta da Urbs, o Prefeito ciclista “Galeão Cumbica” tenta enrrolar o povo de Curitiba. Ah se arrependimento matasse. Não dá pra cancelar a eleição e fazer outra??/ FORA FRUTA !!

  13. O Fruet continua com os mesmos diretores da URBS, TEM MUITOS PARENTES DE vEREADORES ELE NAO VAI MUDAR NADA,PREFEITO DE UM MANDATO SÓ! graças a deus eita timinho ruim!

  14. E os radares continua ou acaba? quem não gosta de dinheiro……..

  15. espero que alguma coisa mude pois já estamos cansados de ouvir promessas em época de campanha , depois nada se muda. Podemos gritar espernear e nada acontece vamos lembrar que certa feita foram retirados horários de ônibus para que não houvesse aumento de tarifa, pois, retiram os horários e tarifa subiu e os horários não voltaram…… por favor Gustavo tenha coragem seja um político diferente e cumpra suas promessas você era o terceiro mas acabou em primeiro

  16. o fruet tem que aproveitar a lua de mel com o eleitor e fazer a faxina geral em curitiba, se ele não fizer a faxina agora na lua de mel depois é só lamento. a câmara tá em peso com ele , parte da mídia e boa parte da população também o momento á agora. “Quem sabe faz a hora. Não espera acontecer”

    • É provável que algum eleitor engravide, de tanto que o G. Fruet está “aproveitando” a “a lua de mel” e “mandando ver” nos coitados que acreditaram nele…

  17. Me respondam uma coisa , como o Fruet vai mudar alguma coisa , sendo que na sua propria equipe, está Osmar Bertoldi, na Habitação! e dono de empresa no transporte coletivo!!!

    • A empresa do Bertoldi é uma das piores do sistema. Recentemente eles tiveram 12 onibus apreendidos e leiloados pelo banco por não pagarem pelos veículos. A população que depende dos seus ônibus sofre com carroças que quebram diariamente.

    • Bem colocado caro Plínio, como alguém vai abrir “caixa preta” colocando em risco algum de seus amigos pessoais?

  18. No Rio de Janeiro acompanhei uma situação dessa quando participava do Governo Leonel Brizola quando em seu Primeiro mandato enfrentou 4 greves de transportes Públicos na Capital, pois bem Leonel Brizola encampou as empresas de ônibus nomeando interventores para cada empresa pública e irrigando a CTC( companhia de Transportes Coletivos) na época desativada pelo governo biônico do ex Governador nomeado pelos militares golpistas. Na época os donos da máfia de transportes foram até indiciados criminalmente por enriquecimento ilícito. Essa póde ser uma solução para o impasse das tarifas de ônibus de Curitiba, mas exige coragem e apoio popular.
    Tomara que Gustavo pense nisso ou sinalize com essa possiblidade para os donos do cartel de transportes.

  19. Quando o Fruet e a sua vice do PT da Gleisi, do Lula e do Zé Dirceu vão começar trabalhar? Já se passaram quase dois meses e até agora nada, apenas falatório e nomeações, trabalho que é bom… nada?

    • Por falar nisso quando o Beto Richa vai começar o choque de gestão, já se passaram mais de dois anos e até agora nada. Comparar dois anos com dois meses dá quase na mesmo hein? Uma diferença de apenas 22 meses…

      • A matéria aqui é do Beto ou do Fruita? Se atenha a responder ou debater sobre o assunto em questão. Quando é matéria do Beto vocês metem o bedelho em tudo, agora quando diz respeito da alguém da trupe PTista… Cadê o Fruiti que iria acabar com a quadrilha do ex-prefeito? Fez o que? Manteve muita gente que ele discursava contra, e o PT fez o que em relação a isso? Nada, pois sabe que quem manda é o Fruita e não a vice caladinha. kkkkkkk

    • Olho vivo você que é tucaninho de carteirinha sabia que a folha de pagamento do estado extrapolou o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e que por isso vários empréstimos pedidos pelo estado estão “bloqueados” desde o ano passado na Secretaria do Tesouro Nacional (STN) ? Isso devido a multidão de cargos comissionados que o governador criou para abrigar a sua patota e ainda reajustou os mesmos em 134 %.

    • ETA TUCANINHO VCS ESTIVERAM MAIS 12 ANOS NO PODER KKKKKKKKKKKKKKKK

  20. O Fruet, não ia ser o abridor das caixas pretas? Cotrans , já não se fala mais nada! URBS nada tambem , o Tal instituto de informatica nada tambem!!!
    Cade o super homem??

    • Pelo que o conheço, ELE vai abrir essas caixas SIM. E deve estudar com carinho, a proposta feita por VER: ROGÉRIO CAMPOS,(P S C) seria exelente alternativa!!!!

      • será mesmo que vai abrir estas caixas pretas ???
        pois até agora não vimos movimentação alguma….

        • Não vai abrir, MArco, ele se deu conta da quantidade de Burgueses que mamam naquela TETA, deu cagaço no Fruet, atingiria até um Secretário dele (Dono de empresa de Onibus) esqueça, A unica caixa preta (marrom na verdade) que ele vai abrir é de chocolates da Confeitaria Lancaster. kkkkk

  21. Wagner Canhedo era o dono da VASP.

    NENE CONSTANTINO que é o dono da GOL.

  22. O Fruet tá decepcionando – aquela promessa que fez no jornal da RPC, no programa eleitoral, nos panfletos, no Sítio Cercado, no Pinheirinho e onde mais passou, de aumentar as frota das linhas no primeiro mês de mandato não aconteceu ainda. Será que já esqueceu das suas promessas?

  23. Esmael ta mudando? De puxa saco a crítico? Não rolou nenhum cargo? hahahahahahahahahah

    • Eu fui convidado, mas não aceitei cargo algum.

      • kkkkkkkkkkkkkkkkk

        Sei sei…

        Se tivesse mesmo recebido o convite você iria correndo meu caro.

      • Acho que por ser um Blog , todos podem opinar e criticar!Tanto critica construtiva como destrutiva!

      • Parabéns caro Esmael, diz a máxima do Jornalismo melhor ver a banda passar do que estar dentro dela, o bom jornalista deve olhar para o rótulo dela fora da garrafa. Também fui convidado recentemente pelo Governo do Estado para fazer parte da equipe de um secretário e na força tarefa do grupo de imprensa do Governador, claro que declinei o convite educadamente.

    • Esmael,

      importante lembrar que a Gazeta noticiou há alguns dias que está em andamento a licitação dos ônibus da região metropolitana de Curitiba. O que diz a ASSOMEC sobre isso? E seu Presidente Luizão? E Gustavo está cuidando desse assunto? É urgente e prioritário que acompanhem e fiscalizem o certame, pois repercutirá na tarifa do usuário da RMC!

    • Agora sim Esmael pegou numa das PROPAGANDAS ENGANOSAS DE CAMPANHA… Depois de chamar o eleitor curitibano de trouxa com a pegadinha “do fim da indústria da multa”, agora Fruet aplica o golpe “do fim do monopólio do transporte coletivo e abertura da caixa preta da URBS”…

      Com o duplo diploma de trouxa na testa de seus eleitores, pelo visto vem muito mais SACANAGEM por aí…