Governo suspende privatização dos portos temporariamente! devido à  pressão dos trabalhadores

* Trégua entre portuários e governo federal vale até março
* Cinco mil cruzaram os braços hoje no Porto de Paranaguá

da Agência Brasil

Acordo entre sindicatos e governo suspende privatização dos portos até março.

Acordo entre sindicatos e governo suspende privatização dos portos até março.

O governo e representantes dos trabalhadores do setor portuário fecharam hoje (22) um acordo para suspender as greves nos portos do país até o próximo dia 15 de março, período em que serão negociadas alterações na Medida Provisória (MP) 595/2012, que estabelece novo marco regulatório para o setor.

A negociação, encerrada há pouco, no Palácio do Planalto, foi feita pelo ministro da Secretaria Especial de Portos, Leônidas Cristino. Segundo ele, o governo concordou em suspender licitações dos portos até a data acordada com os trabalhadores, apesar de garantir que não havia licitações previstas até lá. No entanto, Cristino disse que os estudos para o início desse processo estão mantidos.

O ministro não descartou mudanças no texto da MP. Não temos intenção de mudar a essência do texto, mas estamos abertos à  negociação!, garantiu. Os representantes dos trabalhadores comemoraram o resultado da greve de hoje e consideraram a paralisação essencial para a abertura de negociações com o governo.

Segundo o deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho da Força, presidente da Força Sindical, 36 portos em 12 estados participaram da paralisação de hoje, prevista para ocorrer entre as 7h e as 13h. A greve foi o sucesso. Nossa dificuldade era ter o diálogo, e hoje conseguimos abrir este canal!.

Com o acordo, está suspensa a paralisação prevista para a próxima terça-feira (26), conforme estratégia que havia sido aprovada pelos trabalhadores para pressionar o governo. A próxima rodada de negociação ocorrerá na próxima sexta-feira (28) com a participação do relator da MP, senador Eduardo Braga (PMDB-AM).

Mais cedo, trabalhadores do Porto de Santos, o maior terminal do país, impediram embarques de produtos – como soja, açúcar e itens siderúrgicos – em protesto contra a MP 595/2012, iniciado à s 7h. De acordo com a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), dos 26 navios atracados, 17 deixaram de carregar e descarregar mercadorias por causa da manifestação.

No Rio de Janeiro, os portuários fizeram uma grande manifestação que parou o trânsito, durante toda a manhã, na zona portuária da cidade.
Os trabalhadores se concentraram em frente à  entrada do Porto do Rio, na Avenida Brasil. Também houve protesto na sede da Companhia Docas do Rio de Janeiro, no centro da capital fluminense; e nos portos de Niterói e Itaguaí, na região metropolitana; e em Angra dos Reis, no sul do estado.

Ontem (21), o Tribunal Superior do Trabalho (TST) proibiu os portuários de interromper as atividades, sob multa diária de R$ 200 mil. No entanto, os trabalhadores informaram não ter conhecimento da decisão e deram continuidade ao ato. Procurada pela reportagem da Agência Brasil, a Companhia Docas não se manifestou sobre o protesto e eventuais prejuízos.

15 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. sou a favor sim da privatizaçaõ,os portos brazileiros estaõ sucatiados e precisan de muito investimentos . O governo naõ quer investir , por isso tem que ser privatizado.

  2. A Papagaia Loira do bico dourado ficou com medinho dos trabalhadores, não é mesmo? O Partido dos Trabalhadores TRABALHANDO contra os seus, pode isso? Aprende uma coisa Gleisi, o Paraná é feito de gente que trabalha de verdade e não só no nome, sacou? Aqui no nosso Estado o PT de Lula, Bernardo, Genuino, Zé Dirceu e Gleisi não tem vez, aqui o povo é honesto.

  3. Os ideológos da direita vêem no blog e falam difícil com palavras bonitas, quase impressionam, agora quero ver vcs tucanada, irem no porão de um navio, ficar a mêrce da insalubridade e riscos de acidentes para ganhar R$ 30,00 por dia.
    Aonde tá a Máfia Portuários? O Custo de estiva no embarque e desembarque no Porto de Antonina é o mais baixo do Brasil.
    Que tal vcs saírem da sala com com ar condicionado e darem uma olhadinha pelos portos.

  4. Os porquinhos ficam todos alvoroçados quando a teta da porca mãe seca, mais isso e normal com o tempo eles crescem e aprendem a se virar sozinho.

  5. Como todos os funcionários que são de órgãos públicos e empresas estatais, eles se acham os donos. Ameaçam. São mercenários bem remunerados.
    Mas esta foi mais uma tensão pré-menstrual deste governo. Assim como fez quando proibiu motoristas de caminhão de dirigir por algum tempo, sem dar as condições para cumprir-se a lei, faz esta privatização sem um bom debate.

    • É pare tomas!!!Larg mao de ser vesgo cara…!?!? Q proibiu q nada!!! Ninguém proibe nada cara!! O desgovernador do PARANÁ é uma mala sem alça mesmo cara!!! O governo federal ñ tem culpa se o paraná esta a deriva sem governo… Alias, pior ainda; O paraná esta com um desgoverno…! Pois o cara em vez de trabalhar fica sabotando o trabalho dos outros!!!?? Vide a segurança q ele sabotou quando era desprefeito da capital. hahahahahah deu um tiro em seu proprio pé!! E agora esta comendo o pao q o diabo amaçou na segurança q ele mesmo sabotou…ora…,ora, os motoristas caminhoneiros, dirigindo 48 horas por dia,rebitados,drogados…! Alguem tem q fazer alguma caisa??!!Porq vc ñ ped pra essa tucanadas do DEMO,parar de sabotar o BRASIL???Os caras sao uns sabotadores do DEMO, E VC QUER FALAR DA GLEISI CARA???VAPENTEAR MACAOS!!!

      • hahahahahahahahahashahahahah, macaos é boa…
        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk,” VA PENTEAR MACACOS”

      • Sei que o desgoverno do Beto é o pior de todos os tempos. Só propagandas caríssimas para comprar a imprensa.
        Não sou contra a parada dos motoristas, mas de-se condições para isso.
        As concessionárias sequer arrumam as rodovias corretamente. Na 277 é só ondulação, e com um dos pedágios mais caro do Brasil.
        Acho que deveriam obrigá-las a fazer o espaço para os caminhões pararem. E com segurança…
        Mas que segurança ? A do Paraná mais seguro ? É brincadeira.
        É tanto marketing que até o Michelloto apareceu no caso do Evangélico.
        Neste governinho do Pinóquio, se der publicidade, vamos aparecer…
        Sei que muitos acidentes ocorrem porque os motoristas dos caminhões estão chapados, mas e a polícia rodoviária ? Só trabalham em dadas festivas.
        Há muitos culpados, inclusive que faz uma lei e não dá condições para s ser cumprida.
        Sou contra PSDB e DEMO, mas o PT está igual. Inclusive saboreando o veneno que por tanto tempo fez para os outros.
        Lembra das greves dos petroleiros (que já ganham muito) e que faziam as pessoas ficarem sem gás em casa ?
        O PT do Lulla sindicalista prejudicou muito o Brasil com suas greves. E hoje como governo faz a mesma .
        Ou você acha que o Fator Previdenciário para quem trabalha na iniciativa privada é não é uma traição ? Lula e o PT são traidores.
        FHC, PSDB, DEM, PSB e doutros, são lixo.

  6. Porém,
    Porém,
    Porém, o governo (?) brasileiro quer privatizar portos no Brasil mas envia, remete, manda, despacha, algumas centenas de milhares de dólares para construir eternamente um porto em Cù ba.
    Por que os portos no Brasil tem que ser privativos e em cuba, com nossa grana , tem que ser estatários????????
    É isso que êles num isprica pra nóis …
    Broguero Ismael… que m(…) é essa???

  7. Os portos brasileiros deveriam ser administrados pela França.

  8. NÃO SEI SE APRIVATARIA PETISTA É PIOR QUE A PRIVATARIA TUCANA.
    TALVEZ SEJA MELHOR A PRESERVAÇÃO DA ESTATIZAÇÃO DOS PORTOS.
    ALIÁS, OS PORTOS ESTATIZADOS SÃO BEM MELHORES, POIS OS LACAIOS, OS RATOS DE PORÃO , OS PRIVATS, 0S LADRÕES ESTARÃO MAIS DISTANTES.

    UM PORTO É MUITO MAIS DIFÍCIL DE FISCALIZAR QUE UM AEROPORTO (NO BRASIL).

    NÃO SE DEVE PRIVATIZAR PORTOS NO BRASIL!

  9. A PTZADA….CAGOU NAS CUECAS AGORA, E TIROU O PROJETO KKKKKKK

  10. Triste notícia. Tem-se que tomar atitude com os portos e a máfia dos portuários. O Custo do formato atual é alto e o Brasil e seus empresários estão reféns de um sistema arcaico que prejudica a todos em benefício aparente a poucos.

  11. HUmmm… Então a Gleisi privataria deu um tempo?