Governador Beto Richa enquadra o jornal Gazeta do Povo

O jornal curitibano Gazeta do Povo faz crítica pesada ao governo tucano de Beto Richa, é repreendido em público e afrouxa o sutiã nas edições seguintes.

O jornal curitibano Gazeta do Povo faz crítica pesada ao governo tucano de Beto Richa, é repreendido em público e afrouxa o sutiã nas edições seguintes.

No último dia 7 de fevereiro o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), puxou a orelha do jornal Gazeta do Povo em público. Durante cerimônia de posse dos secretários Reinold Stephanes (PSD), na Casa Civil, e Carlos Massa, ex-Ratinho Jr (PSC), na Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDU), o tucano dissera que o veículo se portava como Diário Oficial do governo federal e que nem a data do mesmo era verdadeira.

à€s vezes a única coisa que é verdadeira num jornal é a data. Aqui em Curitiba, se você for comprar sábado à  tarde, nem a data confere!, disse Richa, parafraseando, segundo ele, o escritor Luís Fernando Veríssimo.

A origem da pancadaria entre o governador tucano e o grupo RPC tem a ver com a manchete cravada pelo jornalão: Indústria do Paraná tem o pior resultado em 15 anos!. Na reportagem, a bordoada em Richa era maior ainda: Produção industrial do Paraná tem o pior desempenho do século!.

Pois bem, passados quatro dias do estranhamento! entre o tucano e o jornal, não é que este último afrouxou o sutiã? Ou a Gazeta do Povo foi enquadrada pelo governador ou admitiu que errou a dose na crítica. A título de comparação, nas edições seguintes, além ficar sangue doce! com o tucano, a publicação até deu umas caneladas no governo federal…

Pelo sim pelo não, o governo do Paraná continua gastando pesado em publicidade na emissora do grupo, a RPC, afiliada da TV Globo. Segundo o mercado publicitário, somente na semana passada, quando houve o entrevero, Richa torrou R$ 2 milhões em propaganda. No horário nobre, é comum a publicidade governamental nos transportar para um estado de respeito! que mais parece um país nórdico.

27 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. o tribunal de contas devia fiscalisar, o dinheiro das quatros bocas do richa.que a cada intervalo, vem um comercial do estado de respeito.hum bilhão ´de reais seria pouco para pagar tudo isso!vai saude ,educação ,segurança ,seguridade social ,tudo pro espaço das ondas sonoras ,das 4 gigantes do paraná.

  2. Quanto a desavença com a Gazeta:

    ISTO É MERAMENTE UMA QUESÃO DE $$$$$$$

    • o “povo” desistiu de querer argumentar e deu o braço a torcer. claro, percebeu o que acontece: se não há dinheiro, não há reportagem favorável seja qual esfera de governo for. o governador fez e aconteceu: disse o que todo mundo sabe, mas ninguém fala. e não me venham dizer que a RPC ganhou títulos e reconhecimentos com séries investigativas. admiro o trabalho dos profissionais de lá, mas não a maneira como as pautas nascem – da negociação do administrativo. tudo isso veio a tona porque o grupo RPC parou de receber a grana.

  3. Enquanto isto:
    Na recapagem da rodovia entre Mal Candido Rondon e Guaíra,o asfalto no meio da obra já está com buracos,afundamentos e ondulações.

    Obra esta investigada pela PF,pois 30 paraguaios contratados, estavam morando em locais impróprios(chiqueiro desativado) suspeitando-se inclusive de trabalho escravo.

    Esta matéria saiu no Jornal da RIC de hoje

    PARABÉNS BETO,MAIS UMA VEZ A PF NO SEU CAMINHO.

    • Meu caro “povo”, já te disseram que não é o Governador ou o Estado que executa as obras??? Que quem as executa são empresas que vencem licitaçoes? Que quem contrata empregados pra fazer a obras é a Empresa Vencedora?? O Estado tem sim a Obrigação de fiscalizar a agir caso a Obra não esteja como Planejada. Ai sim deve ser interpelado. Se há trabalho escravo se a obra foi mal feita a responsabilidades é da Empresa contratada.

  4. quem le esmael tem opinião propria . voce gostaria que curitiba fosse uma sarajevo? pronucia se saraievo. sarajevo nos tempos de bros tito era uma cidade sossegada.graças a deus não temos isso aqui,e nem guerras religiosas.

  5. Eu não acredito que este respeitado blog não vai repercutir a matéria da Folha de Londrina dando conta da possivel participação do Conselheiro Durval Amaral em um desvio milhonario no norte do estado.Será que você também tem contas para serem analisadas no tribunal caro Esmael?

  6. Quem le o Esmael pensa que o Paraná eh Sarajevo em guerra ou km desses estado s de m.

    Governador pelo PT

  7. ESSA GAZETA DO POVO “ESTÁ MAIS PERDIDA QUE BARATA NESTE GALINHEIRO” EM QUE SE TORNOU A POLÍTICA NESTES ÚLTIMOS TEMPOS NO ESTADO DO PARANÁ! E TUDO POR CONTA DO DESESPERO DOS NEOLIBERAIS QUE APOIARAM E ELEGERAM O (DES) GOVERNADOR BETO RICHA!

    Essa “briguinha” (entre dois representantes da extrema direita que são Beto Richa e o jornal Gazeta do Povo que lhe servia até pouco tempo via verbas publicitárias) de setores das elites neoliberais curitibanas e paranaense mimados tem como pano de fundo pautar e destacar a posição política e ideológica da imprensa no estado do Paraná! Ou seja, neste período, do primeiro governo “betorichiano”, considerado o momento da tentativa até agora desastrada de consolidação ou continuação como queiram da famigerada e maldita política neoliberal. É para quem gosta de refletir para examinar a relação da Gazeta do Povo com o neoliberalismo e a sua contribuição para a aplicação da ideologia neoliberal à situação paranaense. Com ajuda deste Blog de debates e opinião, precisamos ter o propósito de localizar qual o contexto político no sentido geral que está “rolando este estresse”. É interessante lembrar aqui o pensador e filósofo italiano do século passado, Antonio Gramsci para analisarmos o que é “a conquista e manutenção da hegemonia nas sociedades capitalistas, suas distinções entre a sociedade civil e a sociedade política e a identidade funcional entre os dois planos do Estado em sentido amplo.”
    Antonio Gramsci, definiu a imprensa nas sociedades capitalistas (não tinham inventado o termo neoliberal) “como aparelho privado de hegemonia que pertence ao plano da sociedade civil de elite que funciona como um braço do Estado dominado por esta mesma sociedade, atuando na formação do consenso em torno do projeto político que representa os interesses da classe dominante e dirigente, sob a direção do grupo no poder colocado no Estado. Assim, os órgãos de opinião (neste caso tendenciosos) da sociedade civil atuam na realização do conjunto de atividades teóricas e práticas (propaganda manipuladora e falsa) através das quais uma classe ou aliança de classes assegura o seu poder, conformando um conjunto de relações de produção e assegurando o consenso (através da lavagem cerebral via armações e peças publicitárias) dos governados (quem procura se informar não se dobra)”.
    Isto, foi pensado na primeira metade do século 20! Nunca esteve tão atual!
    A posição política e ideológica do jornal (virou jornaleco agora e esta provando do seu próprio veneno) Gazeta do Povo deve ser analisada com base na seleção e no tratamento dado às notícias relativas aos assuntos governamentais como educação, saúde, segurança, previdência, emprego e relações de trabalho, privatizações, estabilidade econômica e crescimento econômico dentro do Paraná. Analisemos ás reportagens produzidas por este jornal, nas quais este anda diagnosticando a falência dos serviços públicos a nível estadual com a consequente queda da capacidade de investimento do Estado que “estranhamente” defende disfarçadamente ás terceirizações e privatizações.
    RESUMINDO: Que ninguém se iluda, ou seja, a Gazeta do Povo não irá contra sua natureza no sentido de realizar o trabalho que lhe cabe que é a difusão ideológica das elites afetadas, manifestando opinião favorável e bem orientadas para o mercado conforme prega a ideologia neoliberal!
    Que a futura candidata e futura governadora Gleisi Hoffmann não meta a mão nesta toca de serpente!

  8. Essa briga com a gazeta do povo pode trazer a tona, o caixa de 2008, como foi noticiado pela rede globo no fantastico. Brigar com a imprensa ,para o politico é um pessimo negocio.somente nos no brog do esmael que podemos. daqui ums dia o beto pode virar brogueiro tambem.. governador e imprensa grande com tpm…

  9. Prezado Esmael, essa “richa” entre Beto(boy – F- 1) e a Gazeta do Povo (?), é “para inglês ver”. O “capilé, continua a “pingar” na GRPCOM-GRUPO – Paranaene de Comuincação. Ou ainda acreditamos em “coelhinho da Pascoa”…?

  10. eu entendo assim;
    o richa arrumou a briga com a gazeta, para poder justificar a mudanca de verba publicitaria para a empresa do ratinho junior.tv iguacu
    e so, 4 milhoes mensais

  11. O que não faz um capilé ,só foi o betinho continuar dando o capilé bem doce que a gazetona afrouxou o sutiã.

  12. Tarcísio Pinto do IAP, com seu grupo politico, deu uma surra no Romanelli na eleicao de prefeito. Tarcísio tomou boa parte da base de Romanelli.

    Romanelli tem interesse em punir Tarcísio.

    Daí a estratégia de porteira fechada na SEMA.

  13. O verdadeiro funcionalismo público do estado (não os indicados) querem esse playboy fora do palácio iguaçu em 2014. Essa aberração será corrigida pelo povo paranaense!

  14. claro que o checheida quer resolver a brasa dele. vc acha que ele vai defender sua propria biografia??? inclusive foi fundador do PT!!!

    de fundador do PT para secretario capacho do richa???? coerencia e respeito proprio nao existe!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    e o PMDB, nao MDB, eh um partido fisiologico que nao se acerta em casa. cada um cuida do seu e pronto. cheida esta resolvendo a vida dele, estuprando sua biografia e historia de vida.

    por isso saiu do PT, porque nao teve fibra para seguir as premissas e regras morais do partido.

    fosse coerente e etico, estaria no PT lutando por um brasil mais coerente, mais homogeneo e mais justo. jamais estaria enfronhado num governo neoliberal de 3ª classe.

  15. capiau, vc eh burro ou o que? claro que o checheida quer resolver a brasa dele. vc acha que ele vai defender sua propria biografia??? inclusive foi fundador do PT!!!

    de fundador do PT para secretario capacho do richa???? coerencia e respeito proprio nao existe!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    e o PMDB, nao MDB, eh um partido fisiologico que nao se acerta em casa. cada um cuida do seu e pronto. cheida esta resolvendo a vida dele, estuprando sua biografia e historia de vida.

    por isso saiu do PT, porque nao teve fibra para seguir as premissas e regras morais do partido.

    fosse coerente e etico, estaria no PT lutando por um brasil mais coerente, mais homogeneo e mais justo. jamais estaria enfronhado num governo neoliberal de 3ª classe.

  16. O Governo não esta pagando a Gazeta ou pau come, Rede Massa tem o filho como Secretaria, deve estar recebendo, é assim mesmo, aliás Ratindo Jr. esta traíndo os seus eleitores, pode ser um fim politicamente, Beto deverá perder as eleições e 2014, o R. Jr., vai ficar igual a Ducci, cuidando do seu escritório politico. Será que ninguem aconselhou o R Jr., para não cair nesta arapuca, ainda o gov. contando com Romanelli, Ricardo Barros e um banco de puxa.

    • Não sei quem afrouxou o sutião ou se algum homem baixou as calças, só sei que o jornalismo investigativo da RPC já fez a diferença no Paraná e seria o máximo se eles voltassem a investigar não só o governo estadual como a Prefeitura. Tantos órgãos estaduais e municipais que fazem tantos projetos com altos valores em véspera de eleição. Vamos lá RPC. Tem muita coisa interessante para descobrir neste Paraná.

      • Jornalismo Investigativo da RPC?? Onde? de que RPC vc fala?? A RPC que conheço, é parasita do Poder. Todas as denuncias por eles feitas, segue denuncias feitas pelo publico. Vive de ( como eu disse ) parasitar o poder, se pagar … falam bem.. se não pagar…. vira algo de denuncias.

        • Vivem de dinheiro público na maioria das vezes. Quanto custa falar bem de a ou b? As agências de publicidade conhecem bem o valor.

  17. É o dinheiro público sendo utilizado para promover o governador em sua campanha de reeleição, infelizmente, falta $$$$ para cumprir a Lei e suas promessas e pagar 1/3 de hora atividade aos professores, falta $$$$ para segurança pública, para saúde, para infraestrutura do estado, para modernização do transporte coletivo, para mobilidade urbana, entre outras carências. Agora, $$$$ para uma campanha publicitária milionária existe. O governo Beto Richa na propaganda funciona como um relógio suíço, na realidade é o pior governo que o Paraná já teve em toda a sua História.

  18. Só sei dizer que em 2010, as promessas foram mirabolantes. Se como na época que Beto era prefeito em Curitiba, recebeu dezenas de prêmios, ja como governador tem se mostrado nesses 2 anos de mandato, um governo ingessado e ineficiente. Faltam 23 meses para o Paraná se libertar dos tucanos neoliberais, dos mesmos que em 2010 falavam que era prioridade a duplicação entre Cascavel e Ponta Grossa, os mesmos que falavam em 2010 que era inadmissível que um caminhao de Cascavel a Paranagua pagar na época R$ 400,00 de pedágio e de la pra ca só foi conversa mole, o pedágio em dezembro sempre aumenta, sem se quer esse governo questionar na justiça esses aumentos absurdos, nem que não ganhe na justiça, mas pelo menos poder acionar as pedagieiras, assim demonstrando que está ao lado do interesse do povo. O que vimos nesses primeiros 2 anos de mandato nessa questão, foi uma enorme parceria e concordância sem questionamento algum por parte do governo do PSDB com as pedagieiras, não era pra menos, pois foram essas pessoas que em 1998 deram o aval pra Jaime Lerner implantar esse pedágio abusivo. Sem falar na questão da educação onde os professores em 2010, deram total apoio a candidatura de Richa e tiveram como retorno um descaso com a classe deles. Enfim, ate a Gazeta está vendo que esse governo é ineficiente, sem resultados concretos para os anseios do povo. E ainda das pouca ações que esse governo tem, quer ir de carona nos programas que o gov. federal tem feito no estado, como é o caso do “trote” que andam telefonando nas residências, anunciando que foram eles que estão dando o desconto na conta da energia elétrica, isso é negar afirmações feitas anteriormente. Os tucanos primeiramente falaram que eram contra, daí perceberam que o povo ficou contra eles e simplesmente deram uma de “Maria vai com as outras” e mudaram de opinião, mas o povo ta esperto e sabe que eles são contra essa redução.

  19. Está na nova e na velha mídia que, no último dia 07 de fevereiro, o Governador Beto Richa convidou Luiz Eduardo Cheida para assumir o cargo de Secretário de Estado do Meio Ambiente.

    Na ocasião do convite, Cheida e Richa falaram sobre eventuais mínimos ajustes em certos cargos comissionados.

    Cheida saiu da reunião e, colocando palavras na boca de Richa, garantiu que irá trocar o comando do IAP, ÁGUAS PARANÁ e ITCG. Que cacife estonteante o deputado tem.

    Como pode ser observado, Cheida ainda não foi oficializado Secretário, mas já está agindo. Sua primeira ação é tentar desalojar o alto comando dos Institutos que compõe a SEMA.

    Do alto de seus “expressivos” 5% (cinco por cento) dos votos para prefeito de Londrina, Cheida considera-se um animal político. Aliás, seus animalescos 5% foram fruto de uma campanha árdua e apaixonada para prefeito ““ que consistiu em atacar e agredir o Governo Richa bem como o candidato governista Marcelo Belinatti. Poucas propostas, muita porrada.

    Consta, ainda, no currículo de Cheida uma passagem marcante como Secretário do Meio Ambiente no governo Requião. Sua atuação é muito lembrada no setor produtivo. Basta consultar qualquer agricultor ou empresário para compreender as marcas deixadas. Cheida e sua equipe atuaram de maneira especial na área de resíduos. No setor de energia, sua atuação não foi diferente. Tem emblemática passagem envolvendo usinas hidroelétricas do rio Paranapanema. O Jd. Botânico de Londrina é um escárnio. E assim segue a ficha corrida.
    Com esse currículo marcante e com postura firme e corajosa, conforme observado nas entrevistas que deu no último dia 07 de fevereiro, Cheida irá revolucionar a área ambiental no Paraná.

    Stalin vibra!

    Dotado de muita “coerência” para com suas palavras e sua biografia, Cheida sai de campanha agressiva direto para a SEMA do Governo PSDB. Isso não é postura de MDBista decente.

    O MDB não estará acomodado apenas com a nomeação de Cheida, é preciso trazer pessoas com mais qualificação e mais expressão. Cheida não expressa representatividade para o MDB. Mais: apenas uma secretaria é pouco para o partido. Só ajuda a si mesmo.

    Talvez somando SEMA, COPEL, Sanepar e regionais de autarquias exista representatividade.

    Não é possível que o Cheida represente a acomodação do MDB no Governo Richa.

    A quem, no MDB, interessa ter apenas Cheida no Governo?