Golpe contra o Senado Federal chega à s redes sociais

Velha mídia golpista perdeu no voto, sendo chifrada inclusive pelos tucanos, agora quer revanche puxando o tapete do presidente do Senado. Pode isso, Arnaldo?

Velha mídia golpista perdeu no voto, sendo chifrada inclusive pelos tucanos, agora quer revanche puxando o tapete do presidente do Senado. Pode isso, Arnaldo?

A cultura golpista, infelizmente, chegou com força à s redes sociais brasileiras nesta semana. Circula na internet uma petição online para seja aberto um processo de impeachment contra o recém-eleito presidente do Senado da República, Renan Calheiros (PMDB-AL). Até o presente momento desta postagem, mais de 600 mil assinaturas eletrônicas faziam coro à  degola do parlamentar.

à‰ bom lembrar que a campanha pela defenestração de Calheiros começou pela velha mídia bem antes da eleição no 1!º de fevereiro. Chifrado até pelos tucanos, o consórcio Veja, Estadão, Folha, Globo, etc., perdeu no Senado pelo placar de 56 votos a 18. Agora tenta reeditar o golpismo contra o Senado valendo-se do efeito manada! a partir de alguns desavisados festivos.

Povo Brasileiro! Acabamos de ser chamados de Palhaços!!! O Senador Renan Calheiros acaba de ser eleito Presidente do Senado com 56 votos secretos!! Isso é um absurdo! E não podemos ficar calados diante de tal ATROCIDADE!!! Não podemos ficar de mãos atadas!!, esbraveja o comunicado na petição amplificada pela mídia golpista.

A iniciativa do impeachment eletrônico a Renan Calheiros, segundo o Partido da Imprensa Golpista (PiG), seria de um cidadão chamado Emiliano Magalhaes N. Brasil. No santo Google, não há registro da existência desse moço, a não ser as notícias espalhadas pela própria velha mídia.

Calheiros é um anjo? Evidentemente que não, mas daí concordar com golpe contra as instituições democráticas há uma distância enorme. O Congresso Nacional é o espelho da sociedade, portanto, você aí indignado, nas próximas eleições vote com mais cuidado. Não se pode abrir precedentes a golpismos. A democracia não permite isso. Nem para direita, nem para a esquerda.

A cultura golpista é típica de países sul-americanos. Já experimentamos regimes de exceção no Brasil, Argentina, Peru, Chile, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Venezuela, dentre outros. A experiência não foi nada boa. à‰ uma pena que a internet, espaço mormente identificado com a democracia, seja usado para o tapetão e tentativas de golpes.

Portanto, eu sou contra essa petição patrocinada pela velha mídia. Sou mais democracia.

108 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Eis a questão: tirar o Renan Calheiros (por sua falta de, no mínimo, moralidade), ou fazer o jogo da Mídia Golpista e dos Neoconservadores que querem retornar ao poder, e fazerem do Brasil uma nova e velha Colônia. Engolir uma sapo agora, ou engolir um monte de cobra no futuro?

  2. Besteira é alguém se prestar ao papel de trabalhar para políticos.
    Eu não sou filiado a nenhum partido politico, porque sei que através deles, não existe salvação para o nosso Brasil. Na atualidade são os políticos de um lado e o povo de outro.

  3. Acho que vc não é mesmo um pobre jornalista, mas sim, um loque que defende políticos acusados de falcatruas, com desculpas de que está defendendo as instituições. Pelo amor de Deus, se o país precisar da sua ajuda, está ferrado. Vai lá pra Cuba, Venezuela , ou sei lá o que vc merece.

  4. Esmael, vc tentar enganar, dizendo que a petição é contra o senado. Para com isso, vc sabe que é contra O Renan. Como pode um jornalista se prestar a defender esse cidadão. Se existe na lei uma condição do povo se manifestar através de milhares de assinaturas, porque não? Você quer que nos ficamos vendo o País ser assaltado e não fazer nada. Cara você é um pobre jornalista. coitado de você.

    • Não tenho culpa se você tem problemas psicológicos, complexo de inferioridade. Você não entende o que lê. Não tenho muito a fazer. É isso.

  5. Esmael,

    Me desculpa, mas acho que não existe nada mais democratico que mais de um milhao e quatrocentos mil brasileiros assinando uma petição eletronica querendo que o Renan saia do Senado Federal. Isso é democracia e hj as pessoas não saem mais as ruas , pque temos uma nova realidade que se chama redes sociais. Não concordo com o seu texto menosprezando a iniciativa e a democracia sendo usada pelo povo.

  6. Dá pra ser menos anti tucano e ser mais pró Brasil? É disso que se trata a questão do Renan Calheiros.

    Pelo amor de Deus, não acredito que tem-se que explicar tudo!

  7. não da para defender o Renan, beira a burrice por isso sem ser golpista nem de direita nem tucano nem a velha mídia digo FORA RENAN!

  8. Gente – ilustrada, bem informada, que apenas lê o seu blog, e põe gente nisso, diz que os meus comentários valorizam esse espaço, um tanto quanto, hummmm, deixa prá lá.

    E aceitando reiteradas sugestões – que não são poucas, decidi não postar mais minhas aberrações aqui.

    Despeço-me à la ZéBéTo: Saúde, ihihihihihihi!

  9. Venho observando que Esmael duns dias prá cá, um mês, mais ou menos, participa dos comentários, fato louvável até.

    No entanto, as suas interferências, pecam pela jocosidade, pela tempestividade, e, principalmente pelo viés autoritário da tentativa da imposição das suas tendências.

    Dráusio Varella disse num artigo dele lá, que quando alguém se contrapõe à opinião sua, esforça-se ao máximo para responder se colocando no lugar do discordante.

    Uma posição tal qual o democrático exercício do direito de opinião, assim como o sagrado respeito ao contraditório. Alguém disse isso com outras palavras.

    Não é esse o comportamento do blogueiro.

    E respeito o direito de seguir adiante assim mesmo, mas que não desdenhe a inteligência alheia.

    • Santo Deus! Isto que é inteligência tucana?! O que faço aqui senão propiciar, participar, estimular o contraditório? A observação de Dráusilo Varella cabe bem a você. Todos são testemunhas que aberrações, tipo seu comentário aqui, não sofrem censuras no meu blog. Nem mesmo as agressões de outros contra mim. Mentir é feio e faz o nariz crescer!

  10. Esmael, você endoidou? Defende o indefensável. Corrupto é corrupto com nova n mídia ou velha mídia. Eles é que fazem a desgraça desse País. Como defender Lula cuja fortuna esta orçada em mais de 2 2 bilhões de dólares e o filho que comprou uma fazenda por 147 milhões de reais quando era guarda do zoológico de Sã Paulo?l

  11. Caro Esmael e seu direito se contra. Mas vamos aos FATOS pensar que mais de 1 milhão de pessoas internaltas que tem acesso a informações em tempo real, estão sendo influênciados pela PIG. Não entendo como ela pode estar sendo Patrocinada e Dirigida pela PIG. Ha de se reconhecer que nosso povo esta começando a mudar, quem sabe a Petição seja apenas um primeiro passo? Existe um poder acredito eu ainda substimado, e sub utilizado nas redes sociais. No oriente médio e Africa estamos assistindo a Primavera Árabe, será se movimentos como esse não podem ser estimulados? Nunca fui bobo de acreditar nas estorias Tucanas de um mundo bonito para o Brasil, mas o PT também decepcionou d++ sua base, isso é inegavel. Acredito apenas que hoje temos usar todos os meios para Defender as instituições. E 56 Votos num Bandido denúncia apenas que temos lá 57 Bandidos no por Baixo! E você acredita que movimento popular seria APENAS ir para as Ruas e exigir a retirada a força do Grito? Eu votei lá como todos os Outros que aqui comentaram, e é complicado pensar que estamos todos errados em querer Pessoas Melhores naquela Casa do Povo. Problema e pensar como Eu já Penso. Que não tem Ninguém Honesto lá, e pensar que lá não se Chega sendo Honesto, não importa de onde venha. Deixar eles lá e Não querer mudar essa realidade, latente cada dia mais em todos.

    • Você está errado. A internet é fundamental para difundir uma ideia, uma opinião, uma petição até, mas não tem poder de mobilizar consequentemente a sociedade. A própria concepção da rede é anárquica. Onde se pretendeu fazer “revolução” sem a presença dos partidos políticos, como na Espanha, por exemplo, deu-se com os burros n’água. A coisa piorou. O desemprego naquele país chegou a quase 30% da população economicamente ativa. Um horror. Na África e na Ásia também não há notícia de melhora da qualidade de vida das pessoas. Os partidos são fundamentais para mediar conflitos sociais. Sem eles vence a tirania. Na questão do Brasil, especificamente do Senado, não se pode generalizar. Quem elegeu Renan Calheiros foram os senadores, que fazem parte dos partidos. Logo, eles foram escolhidos democraticamente pelo voto. Destituir Renan é destituir os partidos, a escolha soberana. Portanto, meu caro, mais uma vez, deixo claro que não defendo o senador. Defendo o Senado, a instituição contra o golpe da velha mídia. É isso.

  12. Numca Mais voto no PT, ESTAMOS VIVENDO UMA DITADURA MODERNA, ONDE SÓ BOM DE VIVER NO BRASIL QUEM É BEM POBRE OU BEM RICO, UM PAIS QUE QUEM TRABALHA TEM MENOS VALOR DO QUE ESTA EM UM CADEIA, ONDE QUEM TRABALHA VIAJA O PAIS É MULTADO POR PARDAIS EM TODOS OS CANTOS E PAGA SUAS MULTAS PERDE A CARTEIRA E O DIREITO DE TRABALHA, MAS NESTE CASO O GOVERNO NÃO PAGA R$ 915, R$ 915 SO TEM DIREITO QUE ROUBA MATA E ETC, NOSSO PAIS PAGAMANOS OS IMPOSTOS SOBRE A GASOLINA PARA TERMOS ESTRADAS BOAS, DEPOIS PAGAMOS PEDAGIO DE NOVO PARA TERMOS ESTRADAS BOAS E NA LEI FALA QUE TODO BRASILEIRO TEM O DIREITO DE IR E VIR HEHEHE SE TIVER DINHEIRO TEM SE NÃO NÃO PALAHAÇADA VIVEMOS EM UM ENORME CIRCO….

  13. A função do povo em uma democracia não é exercer o poder moderador, seja atravéz do votou, ou de passeatas, manifestações ou abaixos-assinados? Onde está o golpe então?
    E antes que seja o povo, do que os militares, como foi em 1890, 1945, e 1964. Já estamos evoluindo.
    A inexistência de meios para moderação, levou a desastre históricos. Como a segunda Guerra Mundial, a falência e desintegração do Império Romano, guerras napoleonicas, genocidios..

  14. Esmael, que mania chata. É isso.

  15. O Renam esta no senado culpa do povo que votou nele.
    Esmael em um dos comentários você falou que a velha midia é a favor de golpe. Então porque elas não apoiaram um golpe do Lulá em 92 depois da saida do Collor?

    • A velha mídia não só apoiou um golpe contra Lula, ela conspirou. Deu errado porque PSDB e DEM foram mais “camaradas”. Acharam que o ex-presidente sangraria… Daí eles elegeriam Serra. Errou a oposição demotucana.

  16. Concordo com o Esmael………. Quem votou no Renan??? Ele lá está, pelo voto dos senadores… 55 (se ele se autovotou) picaretas…incluindo os nossos: Mamona Louca, Bionico e Walking Dead!!!!!!!

    ao invés de assinar petições na internet, que tal mandar milhões de e_mails aos senadores do Paraná cobrando o porque do voto no Renan???

    Havia a opção… Que o Renan é “traía” todo mundo sabe… Mas porque votaram nele???

    Obdiencia partidária ou negociata???

  17. é assim que penso também caro Alexandre Montanha, o que não podemos jamais é aceitar como normal a corrupção, roubar não é normal e nossos filhos precisam saber disso, nossas crianças precisam crescer sabendo que corrupto, ladrão e gente deste nível não pode se criar. Roubar é crime e como tal deve ser combatido, desviar dinheiro público e´roubar dobrado, é assaltar o cidadão de bem que precisa de postos de saúde de qualidade, segurança e boa educação. Cada vez que um político desvia dinheiro dos cofres públicos, pessoas morrem na fila esperando uma cirurgia, e isso deve ser combatido de forma exemplar.

    Nunca fui favorável a se fazer justiça com as próprias mãos, mas vejo que se aproxima a hora de alguém fazer alguma coisa. Se um destes corruptos fosse realmente esfolado em praça púlbica, garanto que os demais pensariam mil vezes antes de cometerem os mesmos crimes.

  18. Eu sou favorável a arrancar , mesmo que seja a força estes corruptos que estão nos assaltando todos os dias, e para mim pouco importa a que partido eles pertençam, PT, PMDB, PSDB, DEM, PCdoB… cadeia pra todos aqueles que nos roubam diariamente e pensam ficar impunes. O meu desejo é que o golpe a que se refere o Esmael, seja uma invasão no congresso nacional, que todos os politicos corruptos sejam arrancados do poder, que sejam apedrejados em frente a este mesmo congresso, que seu couro fique em carne viva e depois de irem presos recebam diarias surras de chibata molhada em salmora.

  19. A democracia requer a participação popular. É direito constitucional a participação do povo nas decisões políticas do país. Pare de falar besteira.

  20. Impeachment popular JAMAIS pode ser classificado de golpe.
    A não ser que ofenda alguém do partido do esmael…hahahah

  21. Qualquer ação apoiada pela velha mídia tem cheiro de golpe!!!
    Há mais interesses pessoais e corporativos que compromisso com o país!
    Descaradamente a velha mídia, faz de conta que não existe a obra Privataria Tucana, fez de tudo para livrar a cara dos dois maiores bandidos públicos do país: Daniel Dantas e Carlinhos Cachoieira! Ambos pegos pela Polícia Federal com a boca na botija!!! Vergonhosamente se auto declaram indignados!
    A velha mídia se converteu em um partido político falso moralista, entreguista e golpista!

  22. Bem feito…
    Será que eles vão passar o mico para nós ?
    Eu não tenho dúvida…

  23. Pois é, Esmael, o Collor contra quem você, eu e milhões fomos para as ruas, agora se perfila, ele, mais Sarney, Renan e EduAlves, justamente ao lado do governo defendido por você.

  24. Cara esse termo DESAVISADOS FESTIVOS cai muito bem numa milhões de pessoas, principalmente na internet!

    • corrigindo: Cara esse termo DESAVISADOS FESTIVOS cai muito bem em milhões de pessoas, principalmente na internet!

  25. Esmael vc defendendo o Renan Calheiros, quem diria eu morro e não vejo tudo.

    • Você está equivocado. Não defendi ninguém. Não confunda alhos com bugalhos. Defendo apenas a democracia e o Congresso. Releia o texto. Espero que entenda.

      • Repito o comentário anterior? É com Renan lá em cima que você defende a instituição? O que vc espera que farão os outros membros da “instituição” que o colocaram lá? Que o derrubem? Não. Outras instituições, diante da omissão do Senado, é que devem se encarregar disso. Dentre elas, a velha e odiada mídia, as redes sociais, os blogs sérios e sensatos… O que não parece ser o caso do seu blog…

        • Tá nervosa, fofa, ou é analfabeta que não entende o que lê?

          • Calma Esmael, calma, tenha paciência, afinal nem todo mundo é tão “inteligente” quanto você. Mas como última tentativa vou insistir: que tal fazer uma breve reflexão e talvez – eu dissse talvez – reconhecer que perdeste um tanto quanto a “mão” ?

          • Não me rendo ao golpismo, nem a pau Juvenal! Defendo as instituições democráticas. Quanto aos políticos ocupantes de plantão, não os conheço, não sei onde moram, o que comem, não me interesso por eles. Querem mudar o Senado? Voteem corretamente. Quer mudar a prefeitura? Eleja novo prefeito de outro grupo. Discorda do governador? Lute pela alternativa. Mas não me venha com golpinhos. Isso é feio demais.

  26. Obrigado por informar o link da petição. Você, mesmo contrário à petição, procura informar o cidadão comum. Parabéns pelo trabalho.

    Apenas acredito que classificar uma petição eletrônica como “golpe” é questão de opinião. Eu não acho que seja golpe. É através das redes sociais e blogs (independentes ou não) que podemos nos organizar e querer um país mais justo, ético e crível. Esse tipo de petição, criada por um cidadão comum revoltado com o “corporativismo” de senadores e deputados (sentimento este compartilhado por milhões de brasileiros) mostra que nem todos fazemos parte da “manada”.

    Da mesma forma, respeito a sua opinião contrária. Um debate só tem razão de existir se houver divergência nas opiniões. Entendo que os nossos “representantes” que lá se encontram entraram (em sua maioria) pela porta da frente, através do voto popular. E, como você bem disse, o Congresso é um espelho da nossa sociedade. O que me entristece é que a imagem refletida é adepta da Lei de Gerson…

    • A coleta de assinaturas e a petição online não representam em si tentativas de golpe. Pelo contrário. No entanto, a manifestação eletrônica serve apenas para requentar a pauta da velha mídia golpista. Quer levar isso ao tapetão. Volto afirmar: Só há legitimidade em um movimento se houver inequívoca participação popular, dos partidos políticos, dos sindicatos, das entidades da sociedade civil, enfim, quando se forma uma maioria em torno de uma causa, de uma bandeira. Não é o caso dessa petição online contra o Renan Calheiro. Isso está mais para golpe contra a instituição, que é o Senado Federal. É isso.

    • Ah! é!!! A petição é obra da “nova mídia” – isto é, as redes sociais que se contrapõem à velha mídia, não é mesmo. Então, exmael, o que você quer? Está claro: o que vc quer é que não se mexa com o Renan, nem na nova nem na velha mídia. Tudo é golpe. O que vc quer é manter o Renan onde está. É com a permanência dele que vc defende a “instituição”? A “instituição” está bem representada e preservada por ele e seus comparsas? Vá ser contraditório assim lá no raio que o parta!

  27. Renan Calheiros represento o lado imoral da política, o lado das negociatas. Deveria ter sido caçado há 6 anos mas houve um acordão e ele renunciou. Renunciou prá depois dizer que não foi caçado e nem julgado. Alagoas esta muito mal representada por Collor e Renan.

  28. Golpe contra instituições democráticas? Desde quando exercer um direito constitucional é golpismo? Acho que o verdadeiro golpe é informar mal. Percebo que há uma tremenda inversão de valores, o que está se tornando comum em nossa sociedade. Lamentável…

    • Só há legitimidade em um movimento se houver inequívoca participação popular, dos partidos políticos, dos sindicatos, das entidades da sociedade civil, enfim, quando se forma uma maioria em torno de uma causa, de uma bandeira. Não é o caso dessa petição online contra o Renan Calheiro. Isso está mais para golpe contra a instituição, que é o Senado Federal. É isso.

      • acho justo!!! tem que fazer a tal petição… se chegar ate mim, eu assino!! assim como pintei a cara…

      • Quem tem cultura golpista é quem vê tudo como se fosse golpe.

        • Não fale bobagem.

          • Até agora só vi você falando bobagem nobre blogueiro. Defender o indefensável? Não tem jeito velho, a coisa é mais feia do que parece, os caras são corruptos sim, o povo tem direito a se manifestar sim, e tem direito a usar as armas que tem sim…

          • Suponhamos que eu entrasse no mérito. O presidente do Congresso Nacional que é corrupto, segundo você e os golpistas, teve o apoio de todos os partidos — inclusive do PSDB. Então, tem que cassar o Senado inteiro e fechar aquela espelunca? É isso que você defende? Por que, então, você votou nos caras (senadores)? Por que só Renan? Os outros não seriam cúmplice?

      • Concordo plenamente que “só há legitimidade em um movimento se houver inequívoca participação popular”, o que me parece tal petição fazer parte legitima desse conjunto, vindo juntar-se a outras iniciativas.

      • Golpe contra a instituição? Derrubar Renan é golpe contra a instituição? Foi golpe contra a instituição presidencial o impeachment de Collor? Mutadis mutandis…

        • Me diga como se arregimenta o povo. Como o jornal Gramma? Com o Pravda? Com o seu pobre blog? Tenha a santa paciência!!! Vai me dizer que sou a favor da Globo e do Estadão? Nunquinha! Mas o que vc prega é de uma sandice sem tamanho!

          • Não, voce não está a favor do Estadão ou da Globo. Você é um tucaninho ressentido e/ou enrustido. Você também foi chifrado pelos senadores do teu partido? É isso o motivo do seu despeito?

        • Participei ativamente do impeachment do ex-presidente Collor. Vou repetir a minha opinião sobre isso: Só há legitimidade em um movimento se houver inequívoca participação popular, dos partidos políticos, dos sindicatos, das entidades da sociedade civil, enfim, quando se forma uma maioria em torno de uma causa, de uma bandeira. Não é o caso dessa petição online contra o Renan Calheiro. Isso está mais para golpe contra a instituição, que é o Senado Federal. É isso.

          • O cara endoideceu de vez, interna o Esmael, ele pirou geral!

          • Se me internarem eu faço uma passeata para democratizar o gardenal!

          • E vc acredita q esse movimento popular se forma do dia pra noite de forma espontânea e organizada? Essa petição começou ontem e tem mais de 850mil adeptos, se houvesse divulgação da velha mídia e apoio de pessoas como vc, em pouco esse número seria muito maior que número de “caras-pintadas”.

          • Duvido. A mídia gosta de golpes, não de povo na rua.

          • Melhor parar por aqui já que o moço começou a defender sua posição partindo pra ofensa pessoal e no grito, então…

      • Caro Esmael, as sifras estão te cegando de um jeito meu amigo, larga mão de achar que todo mundo é burro ou ignorante, as pessoas que estão participando do teu blog são pessoas politizadas e cultas (na sua grande maioria). Achas que engana quem com este lero lero? Você está tentando se enganar e não enganar os outros.

      • Participação popular: Um milhão de pessoassubscrevendo uma petição, sem nenhum apoio da midia;
        Partidos Politicos: Se não fossem obra de ficção, enganação ou boquinha para mamar nas velhas tetas da Res Publica;
        Sindicatos: Cooptados pelo deus dos 9 dedos, só representam os interesses dos dirigentes em penduricalhos criados como cabides para abrigar tanta incompetência, em portugues mais claro, cargos bem comissionados no Governo;
        Sociedade Civil:Seriam as Ongs piratas as melhores representantes?
        Fora Renan, um sintoma de que o povo não está saciado com as bolsas do governo.
        Saudações democraticas de quem se penitenciam por ter votado em Lula uma vez na vida.

  29. Tem q ir lá no Congresso e tirar esse safado na porrada..ele e mais alguns..ali babás…

  30. Sinceramente este nosso Pais esta nas mãos do pilantras mais descarados que possamos imaginar, sou a favor da derrubada do Renan e do Jesuíno, dois pilantras que pra mim deveria estar na cadeia e não afrete do senado e câmara. e digo FORA OS DOIS.

    • Genoíno lutou pelo povo cara, essa questão de que ele é safado é pura manipulação. Temos que dizer um fora para BETO RICHA, ALVARO DIAS, JOSÉ SERRA, que não sei se você viu mas pretendia VENDER o NOSSO Pré-Sal, para os EUA, isso sim é um desacato ao povo e a nação brasileira. Dirceu, Genoíno, lutaram contra essa manipulação da mídia, e por isso foram atacados por ela, os mesmos foram Mártires da luta contra a ditadura, isso ninguém lembra né…

      • Não ache que somos ingênuos. Dirceu e Genoíno não lutavam pela democracia de jeito nenhum. Caso contrário, porque teriam tido treinamento de guerrilha em Cuba? Grande democracia havia (e há) lá né?

      • Não to dizendo que a PTzada ficou mesmo toda louca e perdeu a compustura? Genuino INOCENTE. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        Aqui tem um bando de loucos… lá lá lá

        Estão todos perdidinhos da Silva, já nem sabem mais o que escrevem, ou o que pensam, o texto já está vindo redigido de Brasília e pronto para postar. kkkkkkkkkkkkkkkk

  31. Pois é. Essa parece ser mais uma daquelas indignações seletivas. Também concordo que o Renan não é flor que se cheire. Mas acho que essa petição, se o objetivo for mesmo moralizar o Senado, deveria incluir mais alguns nomes. Sem citar nomes para não ser injusto e deixar muitos “candidatos” de fora, acredito que uns 20 nomes seriam obrigatórios ali. E vamos aproveitar também para pedir a “cassação” dos títulos de quem votou no Renan, pois ele não se elegeu sem votos. E como isso não vai dar em nada mesmo, vamos aproveitar e pedir para que os eleitores do Renan tenham mais cuidado antes de votar nele novamente.

  32. Esmael no seu perfil vc se orgulha de ter feito parte em 1990 de um movimento que culminou com impeachment do presidente Collor. Perguntar não ofende: o impeachment do presidente Collor não foi um golpe iniciado pela velha mídia? o impeachment do presidente Collor não foi uma agressão à Democacria? Institucionalmente falando são ações equivalentes. Por que naquele caso vc se envolveu e agora desdenha do apelo popular: “efeito manada”?

    Só para te lembrar se não fosse o “efeito manada” das Diretas estaríamos até hoje sob o governo dos militares.

    • Verdade. Participei o impeachment do ex-presidente Collor. Não foi golpe, nem tapetão. Foi um movimento de massas, legítimo. Milhões foram às ruas. Havia uma disputa ideológica na sociedade. Derrotamos o neoliberalismo. Se fôssemos vencidos, naquela jornada, hoje seríamos uma Espanha ou Portugal com 25% ou 30% de desemprego. Estaríamos 20 anos atrasados em relação ao resto do mundo moderno. Só há legitimidade em um movimento se houver inequívoca participação popular, dos partidos políticos, dos sindicatos, das entidades da sociedade civil, enfim, quando se forma uma maioria em torno de uma causa, de uma bandeira. Não é o caso dessa petição online contra o Renan Calheiro. Isso está mais para golpe contra a instituição, que é o Senado Federal. É isso.

      • acho que se antigamente tivesse essas tais redes sociais, os movimentos seriam feitos desta forma…

        liberdade de expressão…

        O povo se manifesta através das ferramentas que tem…
        Na nossa época era pintar a cara e ir as ruas!!! (efeito manada também)

        600 mil pessoas mobilizadas nas redes sociais, é a mesma coisa!!!

        o pais precisa novamente de uma revolução, a qual se dar ON-LINE acredito eu!!!

        • Também acho!!!
          eu nao sei qual a diferença do Impeachment das ruas, e o Impeachment na INTERNET. Ora, se as assinaturas coletadas na INTERNET são comprovadamente LEGÍTIMAS, o que falta para ele sair?
          o GOVERNO é uma democracia, onde a voz do povo é a voz de “Deus”, então, quantas assinaturas mais querem?

          Na época do Impeachment do Collor, foi feita uma contagem para analizar se tinha mais de 1% do eleitorado Brasileiro no Congresso?Nao! Apenas escutaram o povo! que eram “muitos” e isso que basta!

          O governo quer o que? Uma guerra Civil ? Que o Brasileiro se canse de ser feito de IDIOTA e saia nas ruas tacando bombas?

          Se eu fosse eles aceitaria as petições ONLINE, de forma ÉTICA, coerente e pacífica como esse movimento foi.

      • O que uma coisa tem a ver com outra?
        …Collor meteu a mão na poupança das crianças!
        …Lula colocou dinheiro na mão das mães das crianças!
        …O Calheiro pediu pro “chapa” pagar a pensão da criança!
        Todos gente da melhor qualidade e preocupadas com o futuro!…Deles!
        Porém para cada otário existe o vigário que o merece!
        Desculpe Vinicius mas…
        ” Políticos? Melhor não tê-los! Mas se não os temos. Como sabê-lo?”

      • Então a Revolução Militar foi um movimento de massas, legítimo. Afinal, as movimentações populares da época eram (quase) todas de apoio à tomada de poder. Ou só porque era a direita a ser apoiada o movimento se torna ilegítimo? Não precisamos ser imparciais meu caro, e ainda bem, mas coerência é obrigação…

        • Isso se chama “correlação de forças” conquistada pelas baionetas. Vá se informar um pouco mais antes de querer impor uma opinião. Em 64, não houve revolução. Houve golpe militar. Estude História. Abs

      • Com Renan, Sarney, Henrique Alves, quantos empregos o Brasil cria? Por que o povo foi às ruas contra Collor senão levado pela velha mídia? E não foi a velha mídia que também levou o povo às ruas para votar pelas diretas? Ah! se não fosse a velha mídia, onde estaria hoje o Brasil? Aliás, aponte-me que transformações foram provocadas no país pela “nova mídia”? Ela existe?

        • A velha mídia não levou ninguém às ruas no impeachment do ex-presidente Collor. A Folha de S. Paulo, por exemplo, fez um teste na época. Convocou uma passeata com concentração no MASP, em São Paulo, mas não apareceu ninguém. O que significa isso, meu caro? Que os golpistas têm dificuldades em por povo nas ruas. Por isso a preferência pelos golpes — atalhos — para voltar e/ou continuar mamando nas tetas da República. Coisa que eles fizeram, ininterruptamente, por míseros 500 anos no Brasil. É isso.

      • shuashuashuashuashua

        Quando é a meu favor não é golpe, é movimento legitimo, mas se é feito por gente de partidos de oposição a mim, ai sim é puro golpe. A que ponto chega o cidadão com uns milzinho a mais na conta todo mês.

      • Esmael vc está se contradizendo. Em 90 houve um golpe para derrubar um presidente eleito pelo povo, agora há um movimento para derrubar um presidente do senado eleito pelo senadores. A democracia deu a Collor 4 anos de mandato, e o golpe o tirou do poder antes cumprir os 4 anos, detalhe: sem julgamento nem condenação.

        Qual a diferença entre aquele “movimento de massas” e esse “efeito manada”? Pq aquele movimento é legítimo e esse é golpe? Aquele movimento foi explorado a exaustão pela velha mídia ao contrário desse que não aparece em nenhum veículo de comunicação de massa.

        Vc justifica aquela ação como sendo ponderável em razão das altas porcentagens atuais de desemprego da Europa. Te pergunto, nesse caso então, pode haver golpe às instituições? Ou vc continua achando q não aquilo não foi golpe?

        Aquele movimento não iniciou do dia para noite, foi “fermentando” ao longo dos meses a medida que os escândalos iam aparecendo. Esse movimento começou ontem é ja tem mais de 850mil adeptos, e só não será um movimento de massa pq a velha mídia, ao contrário de 1990, não está dando atenção ao assunto.

        Esmael sinto lhe informar mas vc foi usado para atacar uma instituição, portanto agora posar de paladino da democracia a qualquer custo, mesmo diante de um indivíduo como Renan, só vem a explicitar sua posição dúbia em relação ao assunto.

  33. esmael, oq voce achou da eleição do senado? e da camara dos dep.?

  34. Apoiado… Contra o golpe

  35. O Renam calheiros parece o Didi Moco

    • É nestas horas que os PeTistas “Cegos” de plantão se perdem…. Apoiando corruptos e corruptores mensaleiros, defendendo Renam Calheiros como se defendessem o “O Poder Legislativo”, “A República” ou ainda a “Democracia”…

      Deve ser um veneno amargo ter de defender estes PARASITAS DO ERÁRIO PÚBLICO, mesmo em sua própria consciência sabendo que não prestam moralmente…

      Graças a DEUS eu jamais aceitaria ser pago para defender IMORALIDADES PRATICADAS POR PERSONAGENS QUE ENVERGONHAM DIARIAMENTE O POVO BRASILEIRO NO CENÁRIO INTERNACIONAL!

      • E como você se sente recebendo para defender as imoralidades dos mensaleiros tucanos???

        • Esmael, cadeia e pena de morte pra eles também. Não é pq os tucanos não foram punidos até agora, que os corruptos de outros partidos, devidamente comprovados, devem e podem ficar “gozando” de e na nossa cara. Esse “renan calheiros” é uma vergonha pra nosso país. Fora renan e todos os corruptos do Brasil.

        • Garanto que nenhum de nós aqui recebe para defender os mensaleiros tucanos, ja que até agora a justiça só mostrou o mensalão do PT, mas ja o blogueiro deve receber uma boa grana mensal para ficar postando essas coisas ridiculas o dia e a noite. Esmael, você é um jornalista e como tal deveria se portar, até concordo que se defenda um lado na politica, mas defender a bandidagem só pq tá ganhando pra isso? Francamente perdeu toda e qualquer ética que algum dia teve.

          • Olha, se eu recebesse não acharia ruim. Não teria problemas com isso. Quanto a você, não sei. A sua paixão exagerada pelos demotucanos não a entender que comenta aqui a soldo de alguém… Em relação às minhas posições, sempre foram públicas. Não defendo bandido algum. Defendo as instituições democráticas. Tente reler — e compreender — o texto. Se tiver dificuldades, por favor, me avise. Daí eu desenho para você. Abraço.

          • Disse tudo Allexia, os membros do partido dos trabalhadores que na verdade não são muito de gostar de trabalho, sempre usam estes artifícios, acusam, dão o tapa e tentam se esconder. O fato é que até o momento apenas os membros do PT foram condenados por este tipo de pratica, se outros cometem ou não é outra coisa, mas devemos lutar sempre pelo cumprimento da lei e fazer com que os já condenados paguem por seus crimes, que alias não são poucos.

        • Sou filiado ao PT e sempre participo das campanhas. Nao ganho 1 real, mas mesmo assim ajudo meu pais deixando os tucanos de fora. Defenderei até a ultima os Petistas. Mas quero o dirceu na cadeia, nao interessa se foi poco ou muito. Ele manchou a imagem do partido e o partido deveria isola-lo. Se é um golpe da midia? é obvio, eles querem desgantar o PT e o PT deveria se desvencilhar destes cidadões. Agora no caso do Renan, do PMDB o PMDB sempre foi o partido da teta, sempre estao no governo… Eles nao merecem que os petistas os defendam, até o contrario. E eu poderia te falar que tirando Sarney, Renan e pedro simon, como petista apoiaria qualquer outro candidato do PMDB

      • Alguns petistas, sou do PT e contra o Renan e o que ele representa desde a época que era base do FHC, e posso dizer que sou coerente, já outros não podem falar o mesmo porque não abriam o bico naquela época.. não e verdade Jonas.