Em Colombo (PR), entrou água no chope da tucana Beti Pavin

A tucana Beti Pavin concorreu mesmo barrada pela Lei da Ficha Limpa . Foto: Milca Santos.

A tucana Beti Pavin concorreu mesmo barrada pela Lei da Ficha Limpa . Foto: Milca Santos.

Carnaval fora de época!. àgua no chope!. Balde de água fria!. à‰ assim que os próprios correligionários da tucana Beti Pavin, de Colombo, oitavo colégio eleitoral do Paraná, classificaram a decisão monocrática do ministro Marco Aurélio Mello, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que teria liberado a posse da moça na prefeitura do município da região metropolitana de Curitiba.

A história não é como contou Beti Pavin, do PSDB, e chegou a ser amplamente divulgado pela imprensa !“ inclusive por este blogueiro (relembre clicando aqui). A tucana continua barrada pela Lei da Ficha Limpa. Ela terá que esperar o julgamento da cassação do registro da sua candidatura pelo plenário do TSE. Não tem posse nenhuma.

Portanto, caro leitor, de nada adiantou o foguetório de quarta-feira. O imbróglio continua. Colombo permanece sem prefeito e sem vereadores. A qualquer momento a Câmara Municipal pode cair. O prefeito interino, o vereador José Renato Pelé! Strapasson (PTB), também pode ganhar “cartão vermelho” da Justiça Eleitoral.

“A Beti Pavin não assume nem que a vaca tussa arroz doce”, diz um jurista da praça, por óbvio ligado ao ex-candidato e adversário Zé Vicente (PSC).

Quem disse que não tomou posse e que aguarda decisão final do TSE é a própria tucana Beti Pavin, em entrevista a Maíra Gioia, da rádio CBN Curitiba. Ouça o áudio:

[audio:http://www.cbncuritiba.com.br/public/audios/201302/2528_-_TSE_Colombo_-_Maira.mp3]
Clique aqui para fazer o download do áudio.

34 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Parabéns ao blog antes de tudo só acho uma pena colombo estar passando por esta situação até porque acho que colombo merece muitas melhorias. Independente do caso acho que temos que respeitar um decreto dado a nosso favor que é a lei da ficha limpa fomos nós cidadãos brasileiros que pedimos a ficha limpa.Pior e o político que se prevalece de emendas para conseguir se aproveitar de uma situação mas não sejamos hipócritas em acreditar que políticos não vão nos roubar ne acho que estamos injuriados porém ninguém toma uma atitude em sair na rua e mostrar que estamos insatisfeitos com tudo isso

  2. graças a Deus ela não assumiu. o J camargo tampou o valetão aqui em colombo no jardim guaraituba. e ela nada fez em 8 anos por Guaraituba. ele trouxe para Colombo grandes empresas. tais como a lojas Mariza, lojas americanas o condor e muito mais. o melhor prefeito que Colombo já teve. e com ela só arrumou o Centro de Colombo. onde ela reside. graças a Deus entrou agua no chop desta pilantra.

  3. E UMA POUCA VERGONHA ISSO QUE ESTA ACONTECENDO EM COLOMBO.
    A COMEÇAR PELO TRE. DEPOIS PELOS CANDITADOS A PREFEITOS E ATE A VEREADORES DO NOSSO MUNICIPIO, SE TEM A LEI DA FICHA LIMPA ENTÃO PORQUE FOI PERMITIDO A CANDIDATURA. AGORA FICA ESTA PALAHAÇADA COM O POVO, ASSUME NÃO ASSUME. NÃO TEM QUE JULGAR TEM QUE FAZER UMA NOVA ELEIÇÃO LOGO E COMO MANDA A LÉI TEMQUE SER COM TODOS OS CANDIDATOS NOVOS, PORQUE OS QUE JA FORAM, ESTÃO REJEITADOS PELO POVO DE COLOMBO. VAMOS DAR UM PASTA NESTA BALHAÇADA PORQUE AQUI NÃO TEM PALHAÇO E SIM POVO DE BEM E TRABALHADORES.

  4. Isso tudo é uma vergonha, uma palhaçada, onde a arena esta montada na rua esburacada de cada morador de Colombo! Eu acho é pouco que as coisas estejam ruins, por que falta de informação não foi!! Todos sabemos dos “antecedentes” da Senhora em questão!! Agora vamos colher os frutos cuja sementes foram plantadas nas urnas!! Que toda unanimidade é burra isso não sou eu quem diz!! É um velho ditado!! Quem não tem a competência de pensar e decidir por si só vai pelos outros e eis o resultado!! É pouco!!

  5. NÃO FOI SO VOCE QUE COMENTOU .MAIS VEICULOS .PAGOS PELO IMPOSTO NOSSO COMENTOU TAMBEM.

  6. Não sou morador nem eleitor de Colombo, mas o que todos esquecem é que mais de 50% da população votou na Beti Pavin, isso deve ser respeitado, ou simplesmente joga-se fora a opinião maior que foi esse percentual que veio dos votos da população do povo…..Enquanto os outros candidatos pelo que notei todos juntos nem chegaram a essa porcentagem…..RESPEITO PELO POVO….

    • Não pode se candidatar, não pode assumir… LEI da ficha limpa é para ser respeitada! Os candidatos que esperem o tempo e aí poderão se candidatar!
      Não pode-se dizer que, pelo fato de ter feito mais de 50%, ela deve assumir, a candidatura é irregular desde o início e o eleitor deveria se conscientizar que não é certo!
      Se não respeitarmos a Lei, então como podemos exigir respeito???
      Então que se destitua o Ministério Público, que se fechem as Assembléias Legislativas, Câmaras Municipais, Congresso e Senado!

      Tentar contrariar a LEI é sapatear e esbofetear os direitos de cidadania!

      Gente, VAMOS VIVER DENTRO DA LEI E DA VERDADE! ……// Quem vota em “FICHA SUJA” não é vítima, é cúmplice!!!

    • Nunca vi na história política tamanha barbaridade quanto aqui em Colombo. Voto de cabresto, coronelismo, terrorismo e ameaças de todos os tipos.
      Sempre tive nojo da política e aqui pensei, na santa ingenuidade, que as pessoas lutassem pelos cidadãos colombenses. Capaz. O povo de colombo não sabe votar, vende-se por casas e cargos. Vi terrenos preservados com casas instaladas em áreas de mananciais. Não existe ESGOTO!!!!! A Prefeitura tá cheia de cabides e eu só não fiz piquete e passeata contra a corrupção pq é capaz de ser apedrejada pelo povo ignorante que se vendeu a ficha suja, pq eu li o processo e ela tá inelegível! É muita pressão psicológica e mesquinharia…povo sabe votar? Capaz, o colombense quer ganhar o SEU empreguinho, a SUA casinha e esquece da comunidade, da saúde, da educação, da infra-estrutura…tô é revoltada…

      • Cara amiga (O)
        Hoje recebi um e-mail de um amigo e li algo, que segundo ele é comentário de um anônimo deste blog, de cujo texto extraí alguns trechos no mínimo interessantes, e que vale a pena refletir porque traduz maturidade política do cidadão que escreveu, seja ele quem for:

        “(…) Só um povo corrupto pode tolerar um governante corrupto. Nas ruas, várias vezes já ouvi o famigerado “rouba, mas faz”. Embrulha-me o estômago ouvir esse tipo de sentença. A pessoa que rouba o erário público é o pior dos ladrões, porque rouba o pobre, o doente, o indefeso. Que tipo de cegueira não deixa vocês perceberem isso?

        Na seqüência o autor se refere a qualquer administrador publico que não age com probidade, quer seja por negligencia, incompetência ou por desonestidade: “(…) Se faz ou fez, também merece ser banido para sempre da vida pública, como todo político corrupto. Cada um tem o direito de apoiar quem quiser, mas a cada vez que forem reclamar do país, da violência, de filas em hospitais, por favor, lembrem-se de que vocês não têm moral para cobrar nada e que são cúmplices e culpados”.

        Mais adiante, no que penso ser um segundo texto ou continuação do 1º, pouco importa, o que importa é que nesse trecho reluz a mais pura das verdades quando é dito: … Pessoas que vendem sua dignidade por dinheiro, por votos, ou seja o que for, não merece o respeito de nosso cidadão. Mas não é somente aqueles que se “vendem”, também há aqueles que “compram”, pois são eles que já estão corrompidos e tentam levar os demais para esse caminho.

        POR ISSO QUE DIGO: É HORA DE SOMAR FORÇAS PARA PROMOVER UMA CONCIENTIZAÇÃO, NÃO BASTA MERA INFORMAÇÃO. QUALQUER QUE SEJA NOSSA OPINIAO DEVE SER ANTES DEBATIDA, REFLETIDA, PENSADA, PARA SÓ ENTAO FAZER UMA ESCOLHA CONSCIENTE, DESACOMPANHADA DE INTERESSES PESSOAIS.

  7. Esmael, me parece que a ministra Carmen Lucia do STF já indefiriu sobre o caso da Beti Pavin, sendo assim acho que não há mais recursos.

  8. Laranjada Esmael, deixa a mulher governar. A Justiça Eleitoral eleitoral seria melhor não existir, se mais de 50% votaram nela, deixa ela governar.

    • Eu também acho isso. A vontade popular é soberana!

      • Angela!

        Parabéns pelo belo comentário.

        Pois bem.

        Como dito, precisamos votar consciente, votar pelo bem da Cidade. Mas, lamentávelmente está não é a nossa realidade, eis que estamos cercados de pessoas (Políticos e aliados) que estão somente ligados à interesses pessoais, favores financeiros.

        É triste e lamentável ver a Cidade sendo alvo de especulações a nível nacional, sendo conhecida como a Cidade que “nada se resolve”.

        Nos últimos dias vejo liminar de lá, liminar de cá, Mandado de Segurança e Cautelar. Ora, se estivessemos tratando com pessoas sérias, atentas à Lei não seria necessária a intervenção judicial para tomar posse ou ser candidato.

        O cidadão é quem paga com isto, acredita em balelas, histórinhas de perseguição, isto e aquilo, mas a verdade é que “onde há fumaça há fogo”.

        Sem muito esforço, percebemos que quando um “novo” grupo político assume o poder “surgem das cinzas” os grandes aproveitadores, os que fazem grandes esquemas com o dinheiro público.

        Há 5 meses atrás ouvi: “Ela rouba mas faz”. Então, me deu vontade de chorar!

        Se um ladrão entra na sua casa rouba o seu dinheiro para comprar um leito pro filho dele você diria o seguinte? “Ele rouba mas faz”

        Fica a pergunta.

        Abraço.

        • obrigada
          E TE REPORTO AO QUE EU DISSE AO AMIGO OSMAR.
          E MAIS, CABE A NOS, QUE AO QUE TUDO INDICA TIVEMOS UM POUCO MAIS DE ACESSO AO CONHECIMENTO, TRAZER PARA ESSE MUNDO DO CONHECIMENTO AS PESSOAS MENOS INSTRUIDAS, POIS, SAO NOSSOS IGUAIS E COMO TAL DEVEMOS RESPEITÁ-LOS EM SUA ALTERIDADE, APRENDENDO COM AS DIFERENÇAS E NO DEBATE DIVIDIR AS EXPERIENCIAS SEM HIPOCRISIASE CAMINHAR JUNTOS NA CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MELHOR.

          PARECE UTOPIA?

          TALVEZ, MAS PENSO QUE AQUELES QUE ACREDITAM E POE EM PRATICA IDEIAS QUE VISAM VERDADEIRAMENTE O BEM COMUM DE NOSSA CIDADE, NO MINIMO TEM CORAGEM DE ASSUMIR O CARATER HONESTO QUE POSSUEM.

          JÁ VI MUITA COISA SER DITA EM BLOGS, ALGUMAS CONSCIENTES E PROFUNDAS, OUTRAS (infelizmente muitas) NEM TANTO…

          MAS FICO FELIZ EM CONSTATAR QUE UM GRANDE NUMERO DE CIDADAOS COLOMBENSES COMEÇA DESPERTAR DA HIPNOSE COLETIVA VENDIDA PELA MIDIA, E AQUI FALO DA MIDIA DE GREGOS E TROIANOS, NAO DO JORNALISMO SERIO QUE LEVA A INFORMAÇÃO CORRETA, POIS ESTE CONTRIBUI PARA A FORMAÇAO DO CONHECIMENTO E O CRESCIMENTO DO CIDADAO.

    • “É claro que o povo tem suas razões, mas nada está acima da lei,
      se a Beti Pavin está supostamente inelegível ela não pode assumir.”

    • Não pode se candidatar, não pode assumir… LEI da ficha limpa é para ser respeitada! Os candidatos que esperem o tempo e aí poderão se candidatar!
      Não pode-se dizer que, pelo fato de ter feito mais de 50%, ela deve assumir, a candidatura é irregular desde o início e o eleitor deveria se conscientizar que não é certo!
      Se não respeitarmos a Lei, então como podemos exigir respeito???
      Então que se destitua o Ministério Público, que se fechem as Assembléias Legislativas, Câmaras Municipais, Congresso e Senado!

      Tentar contrariar a LEI é sapatear e esbofetear os direitos de cidadania!

      Gente, VAMOS VIVER DENTRO DA LEI E DA VERDADE! ……// Quem vota em “FICHA SUJA” não é vítima, é cúmplice!!!

      • FICO FELIZ POR ESSE SEU ENTENDIMENTO, PORQUE É UMA PROVA QUE NAO ESTAMOS SOZINHOS, DE QUE HÁ GENTE CONSCIENTE E QUE NAO TEM VERGONHA DA HONESTIDADE E QUER SEJA DIRETA OU INDIRETAMENTE ESTÁ SOMANDO FORÇAS NESSA LUTA QUE VISA A CONSTRUÇAO DE UMA SOCIEDADE MAIS EQUILIBRADA E CAPAZ DE SE DESENVOLVER EM TODOS OS SENTIDOS, PRINCIPALMENTE NO CRESCIMENTO DE CADA UM DOS INDIVIDUOS COMO SER POLITIZADO E CONSCIENTE DE SUAS OBRIGAÇOES E DIREITOS.

        PARABENS, VOCE NAO É SÓ UMA PESSOA INFORMADA, É TAMBEM UM SER PENSANTE!!!!! E É DE GENTE ASSIM QUE PRECISAMOS.

  9. BEM QUE EU AVISEI: CALMA PESSOAL. QUE A JURUPOCA VAI PIAR EM COLOMBO!

    AMIGOS, APESAR DE SER UM PERÍODO DE INSTABILIDADE E DE REVOLTA DE TODOS NÓS PORQUE NOSSO MUNICÍPIO NÃO MERECE O QUE VEM ACONTECENDO NOS ÚLTIMOS TEMPOS, PENSO QUE TEM UM LADO BOM: AO QUE TUDO INDICA VAMOS TER NOVAS ELEIÇÕES, E ESSA SERÁ UMA CHANCE DE CORRIGIR ERROS.
    DAÍ É A HORA DO POVO MOSTRAR A TODOS QUE AGIRAM DE MÁ FÉ, QUER SEJA POR USO INDEVIDO DO DINHEIRO PUBLICO, QUER SEJA POR MENTIRAS, QUER SEJA POR MÁ ADMINISTRAÇAO, ENFIM, É HORA DE PENSAR ANTES DE VOTAR PARA MOSTRAR QUE NAO SOMOS BURROS NEM GADO A SER CONDUZIDO.

    ESSA SERÁ A HORA DE ANALISAR OS CANDIDATOS PELAS SUAS PROPOSTAS E VIDA PREGRESSA E NAO PELA CAPACIDADE ECONOMICA OU PELA POSSIBILIDADE DE OBTER FAVORES PESSOAIS.

    LEMBREM-SE: VOTE CONSCIENTE, SEM SE DEIXAR LEVAR POR PAIXOES OU INTERESSES EGOISTICOS PORQUE O POVO TERÁ O GOVERNO QUE MERECE E NESSA HISTORIA TODA PENSO QUE SE NOSSO VOTO FOR CONSCIENTE E DESPROVIDO DE HIPOCRISIAS O POVO DE COLOMBO TERÁ GESTORES PUBLICOS QUE NAO SAO MACULADOS PELA IMPROBIDADE OU PELA INCOMPETENCIA.

    AGUARDEMOS AS CENAS DOS PROXIMOS CAPITULOS.

    • minha cara amiga meus parabéns estou com vc que Deus nos proteja e nos ajude .

    • VC ESTÁ COBERTA DE RAZÃO ANGELA , DAQUI UNS ANOS COM CERTEZA TEREMOS NOVAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS…HAHAHAHAHA

      • CARO AMIGO (A)

        SEJA AGORA OU DAQUI A QUATRO ANOS, UMA COISA É CERTA: O VOTO CONSCIENTE, DESPROVIDO DE PAIXOES , HIPOCRISIAS E FAVORECIMENTOS PESSOAIS, É VOTO DE ELEITOR HONESTO E QUE NAO TEM VERGONHA DA HONESTIDADE E COM CERTEZA É ESSE VOTO QUE PODE DAR RUMOS CERTOS E DESENVOLVIMENTO A QUALQUER NAÇAO.

        AGORA, O VOTO FUNDADO NA TROCA DE FAVORES, BEM, ESSE REVELA O QUANTO IGNORANTE É AQUELE QUE PENSA ESTAR LEVANDO VANTEGEM. SIM PORQUE ESTÁ ENGANANDO A SI PROPRIO E JAMAIS PODERÁ EXIGIR HONESTIDADE DE QUEM QUER QUE SEJA. E O PIOR DOS MENTIROSOS É AQUELE QUE MENTE PARA SI MESMO E ACREDITA NA PROPRIA MENTIRA.

        • Com certeza Angela, a grande maioria do eleitorado Colombense é honesto, independente do lado politico, porém nem todo o elitorado honesto votou na Beti mas com certeza foi a grande maioria, e isso vai acontecer sempre;

        • Nossa Angela, maravilhosos seus comentário. O que estamos vivenciando em Colombo é o fruto da idolatria compulsória, das mágoas infundadas e o prevalecimento da ignorância. Concordo com tudo que foi dito sobre o governo anterior, simplesmente abandonou o município, e ficava se vangloriando por ter “trazido boas empresas para o município”…balela, quem entende um pouquinho de gestão comercial sabe que as empresas estudam até o último momento antes de instalar uma nova loja e só o fazem se realmente for rentável. Esse crescimento que o j se vangloria só veio graças a Estrada da Ribeira (de projeto do ex-deputado Edson Strapasson), onde os lojistas viram o potencial mercado. Voltando a política, eu torço para que tenhamos uma nova eleição em Colombo, e que venham candidatos dispostos a mostrar trabalho, conquistar o voto do povo por merecimento e credibilidade e não como a Angela disse, DESPROVIDO DE PAIXÕES, MÁGOAS E HIPOCRISIA!!!!

  10. Diga se de passagem, entrou muita agua no chope da tucana Beti Pavin!

    Parabens ao eleitor que se arrependeu de voltar nela, antes tarde do que nunca!

  11. bom dia meus caros leitores e dificil de dizer; mas o José Vicente tem que aprender em uma só vez não deu e não dá pare de ficar prejudicando o povo de colombo vai tomar conta de suas imobiliaria, que vc ganha mais deixe a mulher adm. a cidade pois e o que ela sabe fazer de verdade, e o que o povo escolheu foi o tempo das vacas gordas agora e o tempo de refazer colombo.

    • É verdade, pela história ela já ficou no poder por 8 anos. Em pleno século XXI Colombo não ter esgoto? Em casas no centro? Capaz…isso é o cúmulo…tinha que mudar tudo mesmo…aliás, os lobos se vestem de cordeiro. A lei ficha limpa tem que estar ativa no decorrer do mandato, pq antes, TODOS os políticos são bonzinhos, prometem um monte!! Tô revoltada com o povo colombense que é bairro de Curitiba e possui mentalidade de encabrestado. Vendeu-se por promessas de cargos e casinhas…pelo amor de Deus…ninguém merece…século XXI?! Chega de mamar!! Vão trabalhar.

  12. Tudo errado! As decisões em materia de registro de candidatura são monocráticas no TSE. O Relator do caso é o Ministro Marco Aurélio. A lei eleitoral diz que no dia do registro da candidatura é necessário que o candidato ou tenha uma liminar assegurando seu registro ou já tenha decisão judicial a seu favor.É o caso da Beti Pavin. Bem que os juristas contrários à Beti queriam levar no tapetão. Mas não. Agora tentam em Brasilia “mover o tapete” a seu favor. Não é no tapetão e no grito que se ganha. É no voto do povo e na tese jurídica correta. Ambos estão com a Beti Pavin…..O Carnaval é bom para que as mágoas de que nao venceu sejam apagadas….

  13. quarta feira soltaram um monte de fogos no alto maracanâ pra nada.

  14. Com ela ou sem ela Colombo continua abandonada,sem asfalto,sem casa de saúde,assaltos,mortes.O que saiu não fez nada.Enquanto isso a população sofre os desmandos.Agora se ela e outros estavam enrrolados com a justiça porque permitem se candidatar,que fossem barrados antes,não fizessem o povo de trouxa.

  15. eu venho hoje com grande vergonha mais com a coragem de dizer do meu enorme arrependimento de ter acreditado nessa falsaria da beti pavin, pessoa sem escrúpulos , da pior raça de políticos que vemos se apropriar do poder publico para um bem pessoal e dos seus chegados , queria eu ter acreditado em quem falou a verdade desde o início e hoje espera o aguarda ansiosamente o momento da verdade, pois creio que pode demorar o tempo que for mais a verdade vai aparecer e o prefeito por direito assumirá a prefeitura,

  16. Não adianta esmael….o pagode não cai maisssss…..nem que a vaca tussa arroz doce!!!!!!!!!!111