Diretores de escola preparam bolo de 1 ano para Richa

Diretores de escolas ainda não receberam a gratificação. Foto: AENotícias.

Cerca de 2,5 mil diretores das escolas da rede pública estadual do Paraná !“ incluindo aí as conveniadas !“ avisam que vão preparar um bolo para comemorar um ano de promessa não cumprida pelo governador Beto Richa (PSDB).

O tucano e seu vice e correligionário Flávio Arns, secretário da Educação, em 5 de março de 2012, em almoço festivo no restaurante Madalosso, na capital, prometeram elevar a gratificação dos gestores eleitos a novembro de 2011 (clique aqui para relembrar).

Animados, na época, os gestores aplaudiram de pé Arns e Richa. A promessa era de que em uma semana (7 dias) a mensagem propondo o aumento seria votada na Assembleia Legislativa do Paraná.

Atualmente, a gratificação do diretor é de R$ 800 para uma jornada de 40 horas. O diretor-auxiliar recebe cerca de R$ 700 pela atividade.

Como vingança é um prato que se come frio, esses mesmos diretores que se dizem enganados pelo tucanato prometem dar o troco na greve prevista para março. Eles garantem que jogarão pesado para que os educadores paralisem 100% as escolas em todo o Paraná.

No próximo dia 9 de março, a APP-Sindicato realizará assembleia geral da categoria para finalizar a mobilização da greve. Segundo o professor Luiz Paixão Rocha, dirigente da entidade, não haverá “sangue doce” com o governo.

Tem que existir uma proposta concreta do cumprimento de novo reajuste do piso (7,115%) e da implantação imediata dos 33% da hora-atividade. Nada de promessa. Tem que estar votado e aprovado pela Assembleia Legislativa!, disse Paixão.

39 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. ESSAS PESSOAS QUE CRETICAM NOSSO GOVERNADOR BETO RICHA, SAO TUDO PETEZADA , PORQUE ELES NAO CRETICAM ESSA NOGEIRA QUE É O MENSALAO, E TODOS ESSES LADROES. QUE VAO SER SOLTO PARA NO FUTURO SER SENADORES OU DEPUTADOS, E OS BRASILEIROS VOTAM NELES COM CERTEZA, EU NAO,

  2. O Frenando Durcet resumiu tudo:
    Mais de 4 mil professores e diretores de escolas encheram o Madalosso para aplaudirem de pé o desgovernador,agora que chupem o dedo.
    Lamento muito pela educação no Estado e também na capital,ao longo desses governos se tornar o que é hoje.
    Vou além educação em tempo integral é uMA piada de mal gosto,não ensinam nada e pior, pedem caderno de 80 páginas e só usam 8 durante o ano todo,QUE LASTIMA!!!!!!

  3. Caro Esmael.

    Peço por gentileza, antes de publicar qualquer nota com relação a Educação Pública do Estado, procure analizar e visualizar a prática de uma Escola!

    É muito fácil criticar ……………

  4. É tão desanimador saber que a classe dos profissionais da Educação seja tão desunida a ponto de acreditar nas falácias governamentais e sindicalistas. Ainda mais desanimador é ler os comentários e perceber que não há cuidado algum com a escrita dos mesmos. Professores, fazemos parte de uma classe letrada (ou deveria) e temos, no mínimo, o dever de escrever como pessoas cultas que somos.
    Enquanto houver desunião e a classe comportar-se como usuária de internet (onde toda escrita é permitida???) os professores não terão o respeito devido, nem dos governantes e nem da sociedade. Peço desculpas, mas fico indignada com textos tão mal escritos.

  5. Esse governo não representa e jamais representou os interesses da classe trabalhadora. Por isso entendo que todos devemos unir forças para derrotar o governo e o seu projeto político neoliberal. Nosso adversário é o Beto Richa, por isso vejo que todos os trabalhadores e trabalhadoras que sejam sérios e responsáveis somem forças e participem das instâncias democráticas para fazer avançar a pauta do trabalhadores e trabalhadoras independentes da categoria que representem.

  6. Os diretores jamais deveriam ganhar um centavo a mais que os professores. A começar pelo fato do diretor ser um professor, alem disso só tiram a bunda da cadeira onde senta uma vez a cada 3 anos na epoca da eleição de diretores.
    Os diretores de escolas são a extensão do governo, oprimem seus funcionários, professores, alunos e comunidade local. Não estão aberto ao dialogo, promovem assedio moral e conchavos politicos contra aquele que possue senso critico e por ai vai.
    O que deve estar acontecendo é que os diretores querem mamar em teta mais gorda!

  7. O fato é que a classe dos professores é desunida e se contenta com migalhas. Se o sindicato dos professores estivesse realmente engajado nas mudanças o ano letivo de 2013 nem teria começado!

    • Caso o senhor soubesse o que é organização, mobilização e democracia participaria das assembleias e entenderia o processo. As coisas não se fazem na loucura, mas com seriedade, responsabilidade e sapiência.

  8. Eu só digo que diretor que tem vergonha na cara não foi àquele jantar, não… por muito pouco (uma boca livre+promessas de um ganho extra), cantaram certinho na mesma toada dos srs Arns/Richa depois nas escolas….

  9. Minha sugestão e que ao invés de bolo prepare duas torta, uma para jogar na cara do Soneca e outra na cara do chefe Mor.

  10. O governo Richa é igual a carro chinês; só o dono da fábrica acha maravilhoso. E tem mais, dividir para enfraquecer é uma estratégia de guerra e ainda dizem que a educação é prioridade, que saúde é prioridade. Imaginem se não fossem.

  11. Professor concursado não precisa do salário??? Cada uma que me aparece…devo trabalhar por esporte então.

  12. Prioridades do governo tucano no Paraná: publicidade, promessas e mentiras. As promessas do governador aos diretores são apenas um exemplo de como funciona esta administração. Publicidade milionária em horário nobre na televisão, rádio, jornal, entre outras mídias. Propagandas gigantescas – “Paraná, um estado de respeito” ou “Governo do estado, o Paraná em ação”, verbas públicas escoam pelo ralo, promovendo o governador – é o Mundo da Fantasia – que contrasta com a realidade, Em relação aos diretores, professores e funcionários das escolas, existe diálogo e promessas, que não são cumpridas. Fabio H. Amaral resumiu em pocas palavras a política do governo Richa, nosso governador compra as expectativas e as reivindicações dos funcionários públicos com cheques sem fundo, é a política da mentira, da promessa e da propaganda – “enganosa!!!!”
    Todos assistimos uma propaganda gigantesca do governo do estado em horário nobre falando da educação no Paraná, porém, todos que utilizam os serviços educacionais públicos do estado tem consciência que as informações não correspondem a realidade e, infelizmente não é apenas essa propaganda que destoa da realidade.

  13. Golpe de professores da Rede Municipal de Foz, para atingir uma meta da Sec de Ecucaçao de Foz, os Professores, reuniram numa mesma turma, os melhores alunos segundo analise dos professores, pra responderem um teste da Prefeitura, além de ser Manipulado o resultado, ainda causou nos alunos NÃO escolhidos o trauma de serem chamados de burros pelos colegas da Escola. Isso é exemplo que professor dê?? Veja na TV, Jornal Regional da Rede Massa e da RIC TV. O min Publico irá investigar.

  14. Respondendo ao +10otario que nem a coragem de colocar o próprio nome para reclamar teve: essa greve não vai acontecer se ainda houver pessoas que pensam como você… não se deve pensar apenas no próprio umbigo, e sim num todo. O professor Lemos é um só, lutando contra quantos que vão atrás apenas de seus próprios bens? Você consegue mudar alguma coisa sozinho? NUNCA. É necessário apoio, coisa que nosso Estado tem muito pouco em relação a politica X educação. É claro que haverá gente que não quer parar, mas tem de se pensar num todo. Se a grande maioria paralisar, o que eu acredito que irá acontecer.. chamará a atenção do Estado e desse usurpador que é o nosso governador.
    O senhor/senhora, portanto, vá se informar melhor antes de sair criticando coisas da qual não está ao menos apto a falar, pois duvido que foi a alguma APP tentar saber como está a situação. Falar é fácil, arregaçar as mangas e tomar atitude de fazer algo para ajudar… poucos fazem.

    • Parabens THALITA!!! sabe muito!!!É como diz a gurizada…É bem dessa mesmo!!!

    • Thalita Antes de atacar veja os fatos. https://www.esmaelmorais.com.br/2012/08/professores-do-parana-conseguem-na-justica-implantacao-imediata-de-33-de-hora-atividade/.
      https://www.esmaelmorais.com.br/2012/10/em-cascavel-mulheraco-na-campanha-do-petista-professor-lemos/. (essa e a materia que fala da briga pela prefeitura de cascavel.)

      Você acha que se o professor lemos membro ou ex da app estivesse defendendo os professores ele sairia a prefeito do município de cascavel largando a cadeira na camará dos deputados?
      Ele e uma só mais tem a bancada do PT e os aliados para que? Politica e um ato de negociação coletivo, então se os professores não conseguiram avanço em sua negociação e que ninguém representa ele no governo.
      Procura aqui nesse site que você não deve conhecer: http://www.cnte.org.br/ uma ata que fala que se o governo não quiser conceder os 33% para entrar na justiça pedindo o cumprimento da lei.

      Eu não sou professor mais você pega uma distribuição de aula em algum NRE para você ver a briga de foice que e. Creio que não que você deve ser só mais uma professora que acredita no primeiro folhetim que ver na frente.

      Pronto os fatos estão ai em cima basta você entender o que eu falei acima.
      Eu só sou mais um Silva no parana com ideais politico criado dento de uma Universidade federal.

      • Thalita, a unica coisa que professor Adora fazer é passeata, e Greve. Onde está a MERDA da sua APP. que nao lhes defende??? Só sabem subir em caminhao de som e Gritar palavras de ordem. Sentar a Bunda na cadeira e dialogar com o Governo???/ NEM PENSAR.

    • Boa Thalita! Temos que analisar tudo dentro de um conjunto. Graças ao trabalho coletivo e democrático é que avançamos. Terceirizar responsabilidades é que coisa de menino incompetente, mimado e otário.

  15. TIVE QUE RIR
    Eu não sabia se ria do texto que vou postar (ver linck ao final), ou deste que acabei de ler.

    A dias estou lendo neste e em outros blogs que os professores iniciariam as aulas de braços cruzados. Nesta matéria que ora coento, tem ate uma citação entre “aspas” de um diretor da APP lembrando da mobilização no pró-greve no dia 09. Diz que não terá “sangue doce” ao governo. Varios e varios comentários referenciam o confronto Governo X Professores.

    Mas vejamos:
    O governo anunciou concurso para contratação de 13 mil professores. Grande parte dos prováveis futuros professores virão dentre os PSS. Será que irão aprovar ou fazer greve em situação de pré-concurso?

    A pouco li um texto que uma professora postou no meu facebook, que depois verifiquei tratava-se de um publção na web page do governo. Como esta professora ao postar escreveu: “Tive que rir”. Aí vim aqui e li esta matéria. O engraçado é que no quarto parágrafo tem uma citação da Presidente da APP que diz exatamento o contrário de todo este confronto provessor governo.

    Não creio que a situção dos professores, das escolas e da educação como um todo, no PR esteja em perfeita harmonia, como diz o governo. Mas creio que está muito melhor que nogoveno anterior do bob requi. Há, mas na época muitos e muitos dos que hoje são “combativos”, antes ocupavam cargos no governo, uma vez que eram aliados fiéis. Neste governo teve até o caso da Diretora da SEED que era “amaldiçoada” pelos comentristas dos blogs da oposição e depois tiveram que engolir a mesma no governo municipal que ajudaram a eleger. Foi de rir tbém, claro.

    Para quem quizer conferir o que diz a Presidente do Sindicato, veja o quarto parágrafo no linck:
    http://www.educacao.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=4180

    • Pois é JC 3zotti, eu postei aqui que a APP, não trabalha em prol dos Professores, que só sabe sair em carro de som pelas ruas gritando palavras de ordem, não sentam a bunda na cadeira pra negociar nada. E Muitos professores me xingaram. A verdade é que a tal APP, ta mais pra Órgão com subsídio do Governo, do que para entidade que defende os interesses dos Professores. Isso é Fato, Queria saber até quando os Professores vão “seguir”o que a APP dita ou seja GREVE.

      • Senhor Vitor! Caso não possa, não saiba, ou não queira ajudar tudo bem. Mas por favor, não venha desmerecer a luta sindical, não seja um oportunista. Afinal, todos os avanços que a classe trabalhadora e a categoria dos trabalhadores tiveram, foi através de muita luta, da luta sindical. Nada foi bondade de governo. Caso não acredite leia, estude e se informe um pouco mais sobre a história de luta dos trabalhadores e trabalhadoras. E venha fazer parte da luta ou continue apenas reclamando por reclamar como um menino rebelde sem causa…

  16. Essa greve não vai acontecer, pois os concordados vão parar mais os pss vão continuar pois dependem do dinheiro do salário. E outra coisa depois no final do ano todo mundo trabalha para repor as horas que ficou parado na greve. A greve esta anunciada dês de dezembro passado e ate agora não houve avanço nenhum.. Primeiro professores tira a presidente do sindicato de vocês pois esse sindicato so ta querendo mamar nas tetas pois esse recurso de 33% de hora atividade ja era para esta na justiça e com causa ganha como já teve professores que conseguiram o direito individual de ter 33% de hora atividade.
    O professor lemos que foi eleito pela classe dos professores nada fez pela classe ate agora. Na verdade professores vocês só tem o blogueiro e jornalista esmael para apoiar todos pois ate seus colegas de profissão são vendido por vaga na diretoria sindicato que eu sei que funciona nesse Brasil e dos estivadores do porto quando tem greve para tudo. Isso que dar forma professores em universidades capitalista.

    • Prezado companheiro otário (te chamo assim, pois é assim que o senhor se identifica aqui), não sejamos inocentes e simplistas, afinal sou educador e portanto não posso e não trabalho com o senso comum. Convido o senhor a se informar melhor para não falar inverdades. Leia o que foi publicado no site do sindicato sobre a última reunião e o senhor verá que houve avanço sim, como o plano de carreira dos funcionários, graças a luta sindical. Temos um representante legitimo na assembleia que muito tem nos auxiliado, mesmo diante das inúmeras dificuldades de se lidar com um governo neoliberal que não representa os anseios da categoria. Caso o senhor não acompanhe o trabalho do parlamentar que citou é melhor faze-lo. E para finalizar, espero que o senhor possa nos ajudar a construir uma educação melhor, começando por não mentir e manchar a reputação de pessoas sérias que ajudam a trazer uma série de melhorias para a categoria do qual faço parte.

  17. Muitos professores apoiaram o Beto na eleição de 2010 e caíram no conto do vigario.

  18. Hei pessoal vocês ainda estão nesta??
    Parem de ser inocentes!!
    Como vocês achavam que ele administrava a capital??
    Sempre foi assim,paga-se bem os cargos comissionados para manter traqüila a situação e não expor ele a situações complicadas.
    Diretores recebem bem para manter os professores quietos,se não consegue,colocam seu cargo em risco,assim é e sempre será em todas as secretarias nas administrações de Beto.
    Se não bastasse isto ele também o faz com o TJ-PR,libera muita verba para tê-los em suas mãos.

    ACORDA POVO,SEIS ANOS DE BETO NA PREFEITURA MAIS DOIS ANOS COMO DESGOVERNADOR, DEVERIA SER SUFICIENTE PARA VOCÊS ENCHERGAREM

    • É VERDADE POVO… Essa corja REAPARELHARAM todas as escolas municipais de CURITIBA, quando o PSDB[desgoverno] era o prefeito da capital…Era um DEUS nos acuda ,se alguém falasse mal do homem, nas escolas!!Para alguma professoras/diretoras dessas escolas; Era DEUS no ceu, e o homm desgovernador na terra!!!um absurdo mesmo!!!
      Acredito q agora como desgovernador, eles devem estar tentando REAPARELHAR as escolas estaduais tambem!!!

  19. Vamos para a greve. Chega Marlei de parlamentar com o Arns, só “enrolation”. O Paíxãoi tá certo sem sangue doce com o governo.

    É greve ou a direção da APP vai ficar queimada

    • A direção sindical tem papel importantíssimo no processo. Mas quem decide se haverá greve ou não é o conjunto da categoria em Assembleia. Estamos em um democracia e não em uma Ditadura Militar.

  20. Diretores de Escolas estaduais criam FACTOIDES, pra jogar a opinião publica contra o Governo. ( atenção_ Não estou defendendo o Governo do Estado, até porque tem muita coisa errada ) Mas…… Vejam a materia ( Se interessar ler) e não forem Bitolados
    http://www.joicehasselmann.com.br/2013/02/jogo-de-empurra-e-salas-superlotadas-em-umuarama/

  21. Esmael, o Governador e seu Vice falam tanto que as escolas estão bem equipadas e sabemos que muitas não estão.
    Conheço uma que há mais de dois anos está com o ginásio de esportes interditado. O Diretor ká tentou por várias vezes que as reformas necessárias acontecessem e nada de retorno. Nesta escola as aulas de educação física acontecem no pátio.
    A mesma escola não tem direito a outras reformas pois a SEED afirma que o terreno está irregular. Ora se a escola é pública estadual a quem ela pertence?
    Sugiro que, caso seja possível, você Esmael Moraes ou sua equipe fizesse uma visita a esta escola e ajudasse esta comunidade esquecida pelo Senhor Governador.
    Lembro ainda que apesar de todos estes problemas esta escola está entre as 100 melhores do Paraná de acordo com IDEB.
    A escola a que me refiro é o Colégio Estadual do Campo Professor Júlio Moreira em Faxinal do Céu _ Pinhão. Sou mãe de aluno me ajude, por favor.

  22. Cair na conversa de político malandro, esporte mundial!

  23. Comprou os diretores, mas pagou com cheque borracha. O problema é que um objetivo foi atingido, na época muitos professores sentiram-se traídos pelos colegas em cargo de direção, o que dividiu a atenção e a greve que deveria ter ocorrido não ocorreu.

  24. O problema dos diretores de escolas, sejam estaduais ou municipais é um só, eles gostam de pagar pau, para aqueles mais saudosistas, gostam de puxar saco das chefias dos NREs, SEED e governo.
    Tem diretor que trabalharia ate de graça, o que importa é estar no poder!

    É lamentavel, mas se os professores forem contar com os diretores eles estão é ferrados!

    • Olha Robinho fevereiro 15, 2013 às 16:53. Sou Diretor da escola onde trabalho a muitos anos e não pago pau e nem tão pouco sou puxa saco. Simplesmente desenvolvo um trabalho a favor de nossa comunidade a qual faço parte e sempre estou defendendo o professor, o funcionário e o aluno perante Chefia e Governador ou quem quer que seja. Convido-o para nos fazer uma visita e ver como funciona.

  25. um leigo ou uma pessoa bem simples acreditar no beto é uma coisa, agora diretores de escolas acreditarem é pra acabar.