Deputado-Batman apresenta Projeto de Lei para coibir ataques a caixas eletrônicos

Francischini, o Batman, segundo Fruet.

Francischini, o Batman, segundo Fruet.

O deputado federal Fernando Francischini, também conhecido como Batman no Paraná, apresentou, nesta quinta-feira (14), na Câmara dos Deputados, um Projeto de Lei que prevê a inutilização das cédulas de caixas eletrônicos que forem arrombados ou removidos em tentativas de furtos e roubos.

O apelido de Batman foi dado a Francischini — que agora se apresenta “sem partido” — pelo prefeito de Curitiba, Gustavo fruet (PDT), durante a disputa eleitoral de 2012 (clique aqui para relembrar).

O Projeto de Lei deve alterar a Lei 7.102 de 1983, tornando obrigatório a utilização de dispositivo adequado para “destruir” as cédulas.

“Os caixas eletrônicos de auto-serviço são alvos frequentes dos criminosos, que empregam meios cada vez mais ousados para a prática do crime”, explica o deputado Francischini, o Batman, que destaca o uso de explosivos como a forma mais utilizada pelos criminosos.

O deputado ponta que em 60% dos casos de furto ou roubo a caixas eletrônicos, os criminosos utilizaram explosivos para levar o dinheiro.

Em sua justificativa no texto que segue o Projeto de Lei, Francischini ressalta que, só no Paraná, o número de ataques a caixas eletrônicos triplicaram no período de um ano.

O Projeto de Lei já tramita na Câmara dos Deputados, sob o número 4974 de 2013.

18 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I just want to say I am just newbie to blogging and definitely liked you’re web site. More than likely I’m likely to bookmark your blog post . You certainly have tremendous articles. Cheers for sharing with us your web page.

  2. Pensa num cara arrependido e envergonhado de ter votado nesse ser!!!
    Sou eu!!!
    Fico com dó em pensar nos caras da PF que carregaram ele nas costas!

  3. A campanha para deputado também já começou? Putz, como era mesmo o nome daquela cidadezinha lá no norte que tem uns dois mil habitantes ( e saiu no jornal estadual ) por causa do roubo de caixa eletronico no carnaval?

  4. Governador , eu não entendo o porque o FRANCISQUINI não é secretario de segurança, se ele mostrou competência na pasta criada na pmc (anti-drogas),
    sera que ia faltar cadeia pra por tantos pinguins na CADEIA, a começar pelos ÓRGÃOS PUBLICO…PODEM DESCEREM O CASSETE NO HOMEM, mas que tem muito corrupto torcendo pra que ele não pegue nem um cargo de combate a criminalidade tem.

    • O cara e tão bom que o governador não Quiz colocar ele no governo com medo de ele prender parte da administração que incompetente e corrupta.

  5. Cada vez que leio sobre projetos do deputado francischini me convenso mais que foi o pior voto que pude dar a um politico. Se o nobre parlamentar, que foi eleito com grande participação dos policiais do Parana, voltassse por onde passou pedindo votos e saber dos anceios dos seus eleitores estaria fazendo um bom trabalho, mas ele só quer aparecer……VAMOS TRABALHAR EM PROL DOS SEUS ELEITORES SR. DEPUTADO.

  6. ESTÁ CORRETO O PROJETO.
    O BANCO QUE SE VIRE DEPOIS PARA RECUPERAR NO BANCO CENTRAL AS CÉDULAS DESTRUÍDAS

  7. Desculpe perguntar, o Batman e o Robin, não eram meio…será que viram isto no talzinho

  8. Politico e tão ladrão que rouba dinheiro, ideia e ate apelido que por ventura a gente coloca em alguém desde que isso seja conveniente, essa de BATMAN essa pecha e minha, fui o primeiro a qualificar o Super Herói aqui neste Blog e no Blog do Tarso em outros Blogs eu fui Censurado, passado 24 horas já estava ate no horário eleitoral e só conferir os artigos antigos, se bem que no momento eu tenho que concordar com o Marcelo Santana que esse pobre Deputado esta mais para Chapolim Colorado do que Batman.

  9. o nobre deputado está mais para chapolim colorado que para batman.

  10. Embora não exista um crime denominado “Depredação de Patrimônio Público”- o “ilustre deputado “- pretende criar uma lei que configura um crime e que está previsto no Art 163, II, do Código Penal Brasileiro:

    O PAPEL MOEDA ( REAL ) É PATRIMÔNIO PÚBLICO DA UNIÃO, sua destruição é crime :

    “Art. 163 – Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia:

    Pena – detenção, de um a seis meses, ou multa.

    Dano qualificado

    Parágrafo único – Se o crime é cometido:

    I – com violência à pessoa ou grave ameaça;

    II – com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave

    III – contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; (Redação dada pela Lei nº 5.346, de 3.11.1967)

    IV – por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima:

    Pena – detenção, de seis meses a três anos, e multa, além da pena correspondente à violência.”

    ABRS GUILHOBEL AURÉLIO CAMARGO

    • Guilhobel , não sou advogado, mas precisa tipificar esse crime para que haja a punição?
      Se o “cidadão” for pego estourando um caixa ele ja não vai em cana de qualquer jeito ?
      isso não é provocação mas uma duvida mesmo: precisa do crime ser especificado pra que o cara seja ´punido” ou esse tipo de lei é apenas para dar mais uma volta no laço no pescoço do infeliz?

    • Fico admirado em imaginar que postou isto achar que fez um comentário inteligente.

      Por óbvio que a inutilização que os bancos já tentam fazer com tinta e a destruição muito bem pretendida pelo projeto de lei NÃO SÃO CRIMES, ou vai o jurisconsulto dizer que alguém já foi preso e processado por impedir que essa dinheirama vá para as mãos do crime organizado (digo o comum, não o dos quadrilheiros federais de Brasília).

  11. Avisa pro ilustre deputado que os bancos, os maiores interessados em coibir os furtos, ja estão trabalhando na solução ha tempos.
    Mais uma vez o oprtunista tenta legislar sobre o obvio e surfar a espuma da onda que ja quebrou faz tempo.
    E isso realmente que o Paraná precisa. Um deputado atuante pra legislar sobre o obvio . É o perfeito exemplo do papagaio de pirata legislativo. Bom parceiro pra compor chapa com o alvaro dias , outro inutil.

  12. SSSIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIMMMMMMMMMMMMM !!!

    A LEI É A SEGUINTE:

    A PARTIR DA DATA DE PUBLICAÇÃO DESTA LEI, FICA EXPRESSAMENTE PROIBITO O ATAQUE, ARROMBAMENTO OU EXPLOSÃO DE CAIXAS ELETRÔNICOS.
    QUEM NÃO CUMPRIR ESTA LEI SERÁ PUNIDO COM PRISÃO EM PENITENCIÁRIA OU DELEGACIA!!!

    GENTE INFELIZ …

  13. Isso aí Deputado!

  14. Este Francischini nunca me enganou, o discursinho de campanha era revelador. Batman? Que nada, é só um bosta.
    Um bosta que é membro da imundície chamada bancada evangélica.

    • Um excelente projeto, naturalmente digno de inveja por ParTidos incomPeTentes em desenvolver projetos sérios na área de segurança, criticado por imbecilóides que nem no mérito do projeto tem capacidade para discutir.