Demissão em massa no ICI

* Gustavo Fruet inicia criação de estatal de informática

caixa_pretaA diretoria do Instituto Curitiba de Informática (ICI) promoveu ontem (8), véspera de Carnaval, uma demissão em massa. Cerca de 80 funcionários, contratados em regime CLT, receberam aviso prévio.

Os servidores dispensados são, em sua maioria, técnicos de informática responsáveis pela manutenção da rede de computadores que servem à  prefeitura de Curitiba.

Um dos motivos da demissão em massa no ICI, de acordo com um orelha seca do blog naquele ambiente, é que a gestão do prefeito Gustavo Fruet (PDT) parou de fazer os repasses de recursos ao órgão.

O ICI é uma Organização Social (OS) que vinha sobrevivendo com dinheiro exclusivo da prefeitura de Curitiba. à‰ considerado uma das “caixas-pretas” de administrações anteriores.

Em 2011, na gestão do ex-prefeito Luciano Ducci (PSB), a prefeitura firmou convênio com o ICI de R$ 600 milhões sem licitação até 2016.

O corte de oxigênio (recursos da prefeitura) do ICI significa, na prática, rompimento com o contrato. O prefeito Gustavo Fruet tem como objetivo criar uma estrutura municipal de informática.

“A informática é estratégica ao poder público e não vamos deixar nas mãos de terceiros, de entidades privadas”, disse ao blog o secretário de Governo, Ricardo Mac Donald.

83 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Gente, vocês conseguem imaginar a dimensão do estrago e se realmente estiver caminhando para a suspensão destes serviços? É inacreditável que uma pessoa não pare para pensar. Se ponham no lugar de uma pessoa na fila de uma unidade de saúde sem ao menos conseguir emitir uma “ficha” por falta de sistema, vida de pessoas estarão em risco!

    Pode sim haver mudança, mas não é radicalizando assim, isso é algo que deve ser feito com forte planejamento, não dá para submeter a população de Curitiba a testes!

  2. Entre 100 cidades, Curitiba eleita a Cidade mais Digital do País – 2012.

    Entenda o porquê, observe os fatores:

    Estrutura ICI

    CONECTIVIDADE

    Curitiba possui uma rede de 1.078 quilômetros de fibra ótica, interligando todos os mais de 1,3 mil equipamentos urbanos (unidades de saúde, escolas, administrações regionais, etc.). São, no total, 1,8 mil pontos, com 70 mil equipamentos de informática interligados, os quais são apoiados por 280 servidores, em início de processo de virtualização com o emprego do programa VMware. Dos 364 equipamentos educacionais (creches e unidades de ensino fundamental), 181 possuem laboratórios de informática conectados à internet, assim como 175 postos de saúde que também contam com o serviço de internet da prefeitura. No total, a Rede Prefeitura mantida pelo ICI atende 40 mil servidores, dos quais 14 mil professores, e 105 mil alunos cadastrados.

    SISTEMAS DE GESTÃO

    SAÚDE: Todas as unidades de Saúde, centros de Urgências Médicas, laboratório e hospitais municipais são atendidos por sistema informatizado, garantindo Prontuário Eletrônico de cada usuário. Programas Bolsa Família, Família Curitibana, Sistema de Pregão Eletrônico, Sistema de Gestão Pública (processos de Compras e Almoxarifado), Sistema de Recursos Humanos, Gestão Tributária Municipal (Autuação Vigilância Sanitária) estão integrados ao processo de saúde. Em abril deste ano foi inaugurada a conectividade da Central de Laudos, que permite o emprego da internet na transmissão de exames ao Hospital do Idoso, onde se concentra a equipe de radiologistas, e, deste, de laudos radiológicos para as unidades de saúde.

    EDUCAÇÃO: Todas as 181 escolas municipais e 183 centros municipais de Educação Infantil são atendidos por sistema informatizado, que disponibiliza informações de alunos, calendário escolar, acompanhamento de ano letivo, notas, faltas, professores e relatórios operacionais e gerenciais.

    SEGURANÇA PÚBLICA: Sistema de gestão dos serviços de gerenciamento das ocorrências, integrado aos seguintes serviços: Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão 156, Sistema de Consultas de Documentos, Aplicativos de Geoprocessamento, Sistema de Gestão Tributária Municipal.

    TRÂNSITO E TRANSPORTE – Sistema Integrado de Mobilidade Urbana ““ sistema de monitoramento, em tempo real, da frota do transporte coletivo e o Centro de Controle Operacional da Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs).

    PREVIDÊNCIA: Sistema de Gestão Previdenciária (CuritibaPrev) e portal de serviços, que abrange solução de Business Intelligence (BI), gerenciamento de processos e gestão eletrônica de documentos. Existem ainda processos de integração entre os diferentes sistemas de gestão de todas as secretarias, consolidando uma plataforma robusta de governo eletrônico. Destaque para os sistemas de Gestão Pública, Gestão Tributária Municipal, Gestão Unificada de Recursos Humanos e Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão ““ 156.

    São 70 mil equipamentos de informática, interligados por 280 servidores já em processo de virtualização. A utilização de tecnologia de cloud computing permitiu uma otimização de 40% da capacidade dos servidores.

    DISPOSITIVOS MÓVEIS

    Touch Economia é um aplicativo desenvolvido pelo ICI em plataforma móvel que faz o comparativo de preço de produtos em diferentes supermercados da cidade. Caso o aparelho seja equipado com GPS, o aplicativo identifica o mercado mais próximo ao cidadão no momento da consulta. As informações são colhidas diariamente pela Secretaria Municipal do Abastecimento, sendo o aplicativo uma iniciativa open data (dados abertos).

    INTELIGÊNCIA DA INFORMAÇÃO

    O Serviço Integrado de Inteligência da Informação (S3i) é um moderno modelo de gestão, fundamentado na combinação de TIC, no estabelecimento e coordenação de ações estratégicas de relacionamento com o cidadão e no monitoramento da execução estratégica municipal, com foco na tomada de decisão como fonte de inteligência competitiva na prestação de serviços públicos municipais. O modelo foi concebido com o objetivo de dotar a administração pública da cidade de Curitiba de soluções tecnológicas inovadoras para o suporte ao processo decisório do governo municipal, por meio da produção e disponibilização de informações estratégicas assertivas, preditivas e em tempo real.

    Um exemplo é o Painel de Monitoramento da Secretaria Municipal do Abastecimento (Smab) de Curitiba. Desenvolvido e implantado para a Smab, o painel tem por objetivo disponibilizar solução para o acompanhamento das demandas e processos oriundos dos armazéns da Família de forma estruturada, com fácil entendimento e aplicação de indicadores que potencializem a qualidade do serviço de responsabilidade do executivo municipal. Os indicadores elencados para análise são:Indicadores de Acesso, Disponibilidade, Movimentação, Atendimento, Indicadores Financeiros, Alerta de Check Out, Venda por Armazém, Alerta de Sangria, Indicadores Externos e Meteorologia.

    Os painéis de monitoramento de serviços públicos funcionam como instrumentos de avaliação snapshot (instantânea) do cenário, sobre as implicações para o negócio, os quais disparam sinais de alerta mediante desvio padrão de indicador estratégico, indicando os diversos caminhos que podem ser seguidos pelo administrador municipal, antecipando e prevendo situações de risco.

    SERVIÇOS WEB

    Mais de 60 serviços estão disponíveis a cidadãos e empresas pelo portal da Prefeitura de Curitiba, desde consultas a informações, como prontuário eletrônico e emissão de certificados. O portal recebe 48 mil visitas diariamente.

    INCLUSÃO DIGITAL

    Curitiba possui atualmente 550 pontos de acesso gratuito à internet, nas ruas da Cidadania (administrações regionais) e nas bibliotecas públicas, chamadas faróis do Saber por serem erguidas em formato de farol. Há ainda internet wi-fi gratuita em seis parques e praças da cidade. Ao mesmo tempo, gradativamente, as escolas municipais estão recebendo conexão wi-fi, que vai beneficiar as comunidades vizinhas. Até o final de setembro a internet grátis chegará às comunidades ao redor de 20 escolas. A estimativa é que, para cada escola onde é instalado o wi-fi gratuito, com alcance aproximado de 400 metros de raio, mais de mil famílias e estabelecimentos comerciais e de serviços serão diretamente beneficiados.

  3. Oque eu estou vendo aqui na verdade é um bando de ignorantes, que não entendem nada de TI, acham que é como ficar sentado em escritórios acessando ferramentas prontas, Não entendem o quanto é trabalhoso desenvolver algo, dar suporte e ainda aguentar ignorantes que não sabem nem ligar um computador, sem sistemas e computadores funcionando como está, está Curitiba vai virar uma zona.

  4. Sou funcionário público, trabalhei no CPD do Ippuc que transformaram em ICI e trabalhei alguns anos no ICI. E, com todo respeito aos poucos funcionários do ICI que realmente trabalham, posso garantir que esse órgão é apenas de fachada para lavar dinheiro.
    Algumas questões devem ser destacadas:
    -O valor repassado pela prefeitura é muito superior aos valores de mercado se compararmos aos serviços prestados;
    -Projetos e negociações multimilionários foram “empurrados” para que a prefeitura pagasse a conta e sem nenhuma possibilidade de discussão prévia e conhecimento público. Como exemplo: compra de software de valores consideráveis, contrato de novos sistemas, que na verdade foram um retrocesso, troca de equipamentos e redes que deixaram a rede mais lenta, entre outros;
    -Muitos funcionários do ICI recebem sim salários acima do valor de mercado e foram “politicamente” contratados e exercem funções no mínimo questionáveis;
    -Funcionários do Ippuc com qualificação são subutilizados em serviços menores, como de suporte de manutenção;
    -O sistema 156 controlado pelo ICI e superfaturado, deve ser revisto em sua essência, pois na maioria absoluta das vezes os assuntos são tão específicos de certas áreas da prefeitura, que as atendentes não conseguem sequer descrever corretamente as solicitações;
    -Venda de Sistemas para outras prefeituras sem o devido retorno dos lucros à PMC, verdadeira dona dos sistemas.

    Poderia ficar horas enumerando os absurdos e abusos cometidos pelo “Instituto sem fins lucrativos”, mas o fato é que já passou da hora de repensar a estrutura da Prefeitura como um todo.

    • DataCenter Básico? Você tá de brincadeira, a ignorância e a estupidez humana não tem limites.

      Você sabia que ao clicar em um lote você pode ver a foto atual dele?

      Você sabia que o sistema tributário é integrado ao orçamentário e foi o primeiro do país?

      Você sabia que é possível georreferenciar qualquer dado ou qualquer pessoa da cidade?

      Você sabia que saber qual bairro concentra mais idosos ao toque de um botão?

      Você ainda acha que é possível realizar intelectualmente todo o talento que foi dispendido para
      construir os melhores sistemas de TI do país?

      Você sabia que o ICI é referência em TI nacional?

      Você sabia?

      Sabia nada, bando de políticos desinformados e massa de manobra

      Aceitem que o Brasil é um poço de corrupção e que o Fruet não é o paladino da justiça

      Você como contribuinte aceitaria gastar mais R$ 500 milhões para refazer
      toda a infraestrutura de TI existente altumente neste datacenter “básico”?

      Você aceitaria não ter mais internet de graça em vários locais da cidade?

      A prefeitura é um poço de cabides

      Ou vai dizer agora que vai hospedar o site da prefeitura na Locaweb?

      Por fim você destruiria uma ponte, para construir outra no lugar?

      O que o Sr. Prefeito tem que fazer é pagar a conta e tomar atitudes administrativas que achar devidas pois foi eleito para isso.

      Agora dar o calote é o fim da picada, ou não é?

      Prefeitura caloteira

      • Ei “Voce Sabia”,
        Você deve ser um funcinário do ICI com medo de ser demitido ou com o rabo preso em alguma falcatrua.
        Eu trabalhei no “ICI” quando ainda era o CPD, administrado por secretarias da prefeitura. Hoje grande parte dos dados da prefeitura estão armazenados em DataCenters terceirizados que recebem centenas de milhares de reais pelo cerviço, isso é um absurdo. Mesmo antes da prefeitura ser integrada por fibra otica isso não era necessário. Hoje fica concentrado no predio do ICI (propriedade da prefeitura) a conexao de toda as secretarias e unidades publicas da prefeitura por fibra otica. o ICI possui salas refrigeradas para armazenamento dos servidores bem como uma estrutura completa de backup, apesar de estar sendo sucateada pelos malditos “admnistradores” corruptos do ICI nos ultimos anos. POSSUIA um grupo grande de profissionais altamente capacitados em gerenciamento de rede e desenvolvimento, ambos funcionarios de carreira contratados por concurso publico, que atualmente estão sendo “sucateados” tambem, afastados de suas funcões por não se submeterem aos desmandos politicos e a pagamento de campanha com promessa de cargos. Muitos desses profissionais optaram por se afastar da prefeitura, outros acabaram sendo desviados das funçoes.
        O ICI como organização social, nada mais é do que um enorme esquema de lavagem de dinheiro, e para pagamentos de campnhas de corruptos. Lamento pelos profissionais contratados por essa empresa e que perderam o emprego mas não podemos continuar pagando rios de dinheiro por serviços que eram prestados sem custo por profissionais de carreira da prefeitura. Adoraria ver muitos desses sanguessugas do ICI na cadeia, mas isso é quase impossivel. Me contento em ve-los pelo menos na rua.

        Funcionario Indignado.

        • Pois então, ao final do meu comentário eu falo a mesma coisa que o Senhor, que apure os responsáveis e resolva o problema.

          Isto que o Sr fala é de uma gravidade extrema e deve ser apurada.

          O que não dá é pra deixar a população sem os serviços essenciais como guia amarelo, carnê de iptu e etc etc etc etc etc, ou dá?

  5. Primeiro, mais da metade dos serviços de software do ICI são terceirizados por 4 empresas de um mesmo dono. O ICI não desenvolve o sistema da saúde, finanças, RH, etc… Isto significa que: a PMC paga o ICI que paga estas empresas, portanto, a PMC paga muito mais que o valor real do serviço.

    Segundo, caso a PMC resolva cancelar os contratos do ICI, os softwares e suas bases de dados são de propriedade da PMC, portanto, nenhum serviço deixará de funcionar. O governo do requiao quando assumiu o governo cortou milhares de contratos e nem por isto os serviços deixaram de funcionar.

    Terceiro, é triste ver pessoas qualificadas sendo demitidas , concordo, porém, manter serviços ultra-faturados, alguns desnecessários e manter uma estrutura de corrupção, apenas porque você terá algumas pessoas sendo demitidas, isto é um absurdo sem precedentes.

    E por ultimo, o Fruet não demitiu ninguem, foi o presidente do ICI, para pressionar a PMC. Ou melhor, foi uma estrutura de empresários que mandam no ICI que estão tentando manter este controle.

    • Os serviços da Celepar não pararam de funcionar? Você só pode estar de brincadeira

      Lembra quando o teu carnê de IPVA não chegou? O que aconteceu?

      Lembra quando o Requião tirou as impressoras caríssimas de dentro da celepar?

      Quantos milhões de reais foram jogados no lixo em licenças de sistemas operacionais?

      Requião ensinou o Fruet

  6. Algumas pessoas já explicaram de forma clara e com muita propriedade a complexidade do assunto de TI para a prefeitura, qualquer mudança significativa neste assunto é algo que demanda muito planejamento e alguns anos de trabalho.

    As pessoas que banalizaram ou simplificaram este assunto não sabem a dimensão do problema, lamento a sinceridade, mas são ignorantes nesta área.

    Como as demais áreas públicas e privadas, imagino que no ICI tem muito profissional sério e dedicado, mas a questão fundamental não é esta. O real problema são as irregularidades nas contratações de um grupo restrito de fornecedores e com valores super faturados.

    Segundo informações publicado pela imprensa, a prefeitura tem um contrato mensal com o ICI de algo entre 8/10 milhões ao mês.

    Financeiramente falando, o prefeito deveria priorizar a revisão deste contrato, garantindo o serviço mínimo a um custo justo para a população e prestado somente pelo ICI.

    A cada mês que nosso prefeito fica “enrolando” aumenta a dívida com o ICI, que tem todo o direito legal de cobrar da prefeitura.

    Dizem que nosso querido Gustavo ainda está em campanha, pessoalmente acho que ele é confuso mesmo.

    Depois de revisado o contrato em condições aceitáveis, gerando uma economia financeira de imediato para o caixa da prefeitura, o prefeito poderia trabalhar com mais tempo em um novo modelo, que poderia ser até utilizando o ICI como parceiro sem subcontratações, pois não acho que com todos os problemas atuais a prefeitura tem prioridade financeira para criar uma empresa pública de TI.

  7. Boa tarde…

    Li todas as mensagens acima. Achei umas engraçadas e muitas cheias de asneiras. As campeãs de asneiras, foram as do Papai Noel. Nunca vi tanta burrice num único ser humano.

    Presumo que a maioria dos que postaram aqui faz parte da população que desconhece como funciona o mundo da tecnologia. Pensar que ao desativar uma estrutura e ativar outra, substituindo uma pela outra é feita da noite para o dia, é muita ASNICE. Apenas o Papai Noel pode ser substituído de um minuto para outro, pois, é só vestir uma casca.

    Tenho amigos que trabalham lá e posso garantir que entre os funcionários, que estão ralando diariamente, não existem salários exorbitantes. Também não quero esconder o sol com a peneira e dizer que não existe salários altíssimos. Sim, existem. Como em toda PMC, pois o amigo do irmão do deputado conseguiu uma vaguinha com uma salinha e um polpudo saco de sal.

    Agora, gente, vamos acordar. QUem está sendo prejudicado é a população como um todo, e diretamente, esses coitados que estão sendo demitidos. A corda arrebenta sempre no lado mais fraco. Para preservar o manda-chuva, os ‘oreia-seca’ são sacrificados. Tenho nojo disso. Isso me dá asco.

    TUdo isso é pra pegar a teta que essa área dá. Os ignorantes pensam que informatizar é colocar Windows-Word-Excell, ter acesso a internet, enviar email. Gente burra. TI é muito mais que isso.

    Falaram acima dos computadores do IPPUC que foram doados ao ICI. Meus Deus! Juro que vomitei quando li… COmo um ser desse consegue pensar assim! Confunde computadores com microcomputadores! Os tais ‘computadores’ do IPPUC hoje são sucatas que não servem mais para nada! E a demanda por informação e processamente cresce numa escala exponencial a qual não conseguimos acompanhar….

    Pensem num trem que sempre se enche de carga. Cada vez mais precisa de mais vagões, num navio que precisa ser maior e mais forte para levar o máximo de carga para outros lugares. Assim é um ‘computador’. Cada vez mais precisam-se de mais poder de processamenteo, armazenamento, fibras óticas para levar a informação onde é necessária… Ninguem pensa nisso…

    Tá certo que os serviços são superfaturados, as vezes, mas isso não é privilégio apenas da PMC. Ocorre no Brasil todo e no mundo também….

    Agora me pergunto: quanto ganha um analista de sistemas no mercado? Inicilamente, analista júnior, em SP, em torno de 3mil a 4.500 reais. Será que quando abrir concurso vão oferecer esse salário? Os analistas seniors, cujo patamar de ganho está acima de 8mil serã que irão se sujeitar a fazer um concurso público para ganhar isso? Ou vocês acham que irão ter a mesma qualidade nos serviços contratando os novatos, sem experiência?

    Acaso, são tão ingênuos em pensar que um profissional de TI, ficará no cargo se receber uma proposta mais alta de salário?

    Pensem nisso. E vamos deixar de falar bobagem, pois ‘infacetiae abundans in ballatrum os ‘.

    • ESTA equivocado, vc acha quem esta no ici são os melhores…eu lhe garanto se a pmc abrir o concurso com este piso inicial que colocou ai, eu e mais um montão de pessoas da areá iremos fazer o concurso,…e depois estes que que estão ai podem até ser competentes mas, tem muitos que igual a eles queriam ter o privilégio que eles tiveram de serem amigos ou conhecido de algum politico da gestão passado e conseguir esta boquinha.
      VC sabe o salario de um professor da rede publica em inicio de carreira?
      Sem eles não teria estes Expert em TI
      VC sabe o salario de um medico da rede publica em em inicio de carreira?
      Sem os professores não teria o médicos que iram cuidar da saúde da população.
      VC sabe o salario de um Policial em inicio de carreira?
      Sem os professores não teria o policial que iram proteger vidas e patrimônio.

      É FUNDAMENTAL que o atual prefeito invista em educação, saúde e segurança, e isto começa pelo salário.
      Pois bem eles iniciam ganhando bem menos que estes Expert em TI, Não sou contra o progresso mas apelo pro bom senso.

      • Então ao inves de ser professor, porque a pessoa não opta por ser médico, policial etc? Eu não entendo isso… Me explique, por favor.

        Minha mãe é professora, minhas irmãs são professoras e mais algumas
        pessoas da família. Por sinal, elas têm um ótimo salário, nunca as vi
        reclamarem. Inclusive, as férias delas são mais de 40 dias por ano letivo.

        Por isso, sr B..gildo, não distorça os fatos. Estamos falando de uma classe de profissionais. Eu, particularmente, não sou da área de TI mas tenho discernimento e sei que existem categorias que injustamente recebem pouco. Não me venha com esse discurso petista retrógado do início do período industrial…

        Ah, outra informação para o senhor. Os professores de TI (parafraseando a sua expressão), são profissionais da área de TI, por isso eles têm também bons salários.

        Os policiais, que presumo que você esteja se referindo aos militares, têm salário inicial de 4mil reais. Os civis, não é de competência da Prefeitura. Agora se você está se referindo aos GM, eu não os considero que fazem trabalho de polícia e podem ser classificados como força paramilitar.

        Por isso Sr, espero que tenha no próximo comentário, refutando este argumento, um pouco mais de inteligência, e não abuse da capacidade intelectual dos leitores desse blog. Não tente distorcer os fatos nem ‘puxar o fogo para sua sardinha’. Se o Sr é professor e está insatisfeito com sua profissão, seja em condições de trabalho ou de salário, faça um favor a si mesmo e mude de vocação enquanto é tempo.

        Para o investimento nos salários das carreiras, não há necessidade de sacrifício de outras. Isso é demagogia.

        Obrigado.

        • Pelo que entendi sr papa, ele esta fazendo uma comparação com os profissionais que a muito tempo não tem seu valor reconhecido pelos gestores (politicos) que entram e sai, e deixam essas categorias ao relento, e quanto a seus pais parabéns por eles estarem satisfeito com seus salario oque não é o caso da maioria, quando vc fala sobre segurança lembrando pela constituição segurança é dever de todos e entendo eu, que o município sim! tem o dever já que existem as GMs de fazer sua parte em relação a segurança dos munícipes…e também entendo que o prefeito tem que extinguir este ICI, e passar o controle pra pmc, e estes profissionais que lá estão também terão o direito de fazer concurso caso aceitem os salario que vc diz,que os órgãos públicos vão oferecer. Quando ele fala professor entendi eu que não existe nenhuma categoria que não passe por eles, e todos tem que ser valorizados inclusive os profissionais de TI, entre outras categorias, entendo também que devemos sim valorizar a EDUCAÇÃO,SAÚDE E SEGURANÇA e isto começa pelos SALÁRIOS, afinal a população reclama a muito tempo sobre estes serviços.

      • Quero ver você passar no concurso

    • ex-Papa, você não entendeu porque deve ter se formado na Tuiuti.
      Na época que os computadores foram doados eles tinham muita serventia e valor comercial.
      Na época estávamos ainda no início dos servidores e das estações (micros ou desktops) como você diz. São as plataformas baixas. As pltaformas altas são os mainframes.
      O que tem que ser investigado é como foi feito.
      Pelo que conheci de algumas pessoas com poder de decisão no IPPUC, eles devem ter feito uma coisa não muito correta.
      Não quero nada demais. Não quero que demitam ninguém. Só quero investigação sobre como ocorreu a transferência de equipamentos e tecnologia. Isto custou caro aos curitibanos.
      Ah, e as terceirizadas também…

      • Custou caro, como vai custar caro se o Sr. Prefeito resolver refazer tudo

        Quando o Requião jogou fora LITERALMENTE todas as licenças de Windows, Office, Lotus Notes, Windows Server, SQL Server e etc na celepar vocês aplaudiram né?

        Ele substituiu tudo por Software Livre …

        Na celepar ainda existem mainframes da época do Alvaro Dias (mais de 20 anos e são sucatas) e com sistemas em Cobol e Natural Adabas completamente obsoletos até hoje em dia, por que o requião resolveu que não precisava das empresas de TI.

        Será que não acontecerá o mesmo com a prefeitura de curitiba?

        De cidade mais digital do país para o sucateamento, simples assim, ou vão me dizer agora que a TI é o core business da prefeitura?

  8. Resposta aos funcionários da ICI que se manifestaram no blog:
    Primeiro que vocês estão aí para trabalhar.
    Segundo que muitos de vocês sabem das safadezas que existem aí dentro.
    São empresas terceirizadas de amigos de um diretor que há pouco tempo da ICI e hoje está em outro órgão do governo do estado. Talvez levado pelo Beto para fazer o mesmo que fez com o CPD do IPPUC.
    Sei que tem muita gente boa e trabalhadora no meio, mas isto não signfica que vocês estejam imunes a demissão.
    O problema é que mandam para a rua os de menores salários, que realmente trabalham e que nada tem a ver com a roubalheira.
    O Fruet (não votei nele – é da mesma turma do Ducci e Beto e só faz marketing) está fazendo o que parece correto. Não há cabimento ficar sustentando vagabundos com salários altos enquanto a cidade reclama por saúde e educação. E há uma penca destes por aí.
    Mas o pior mesmo são as terceirizadas que se aproveitam da zona que virou a prefeitura e seus órgãos.
    Se o ICI acabar vocês tem que ser realocados na nova empresa que surgir.
    Acho que é o correto vocês terem este direito.
    Em outras cidades, como São Paulo, Belô, Rio, como funciona ? Lá não há isso e a prefeitura é quem controla. Brasília não, porque foi contaminada pelo eleito Cássio durante a gestão do Arruda.
    Tem um porém, se vocês trabalharem como a Guarda Municipal
    e a Setran, não há a necessidade de seus préstimos. Sim, porque a GM não cuida de nada, só passeiam de carros. Cemitérios, escolas, praças e outros equipamentos públicos são roubados e depredados porque eles estão aonde ?
    Nas rádios escutamos notícias do trânsito (pagas) que no final dizem: pessoal da Setran orienta o trânsito no local…. Ah… Ah… Ah… Eles não estão lá. Passe e veja. São raros os casos que eles estão lá.
    Por que eles não ficam em pontos que sabemos ser de congestionamento ou onde não há sinaleiro ? Pagamos muito para um serviço tão ordinário.
    No conjunto Mercúrio, início da avenida do Trabalhador, é terrível conseguir cruzar por baixo da 277. Há vários outros lugares, mas eles não se preocupam nem com os mais críticos.
    Por mim vocês que trabalham com dedicação merecem mais consideração. Já os gigolôs do dinheiro público devem ser deletados.
    Há pessoas que trabalham nas empresas só pelo salário, não se preocupando com a saúde e com os desvios dentro dela. Então são também responsáveis.
    Chegou a hora de vocês mostrarem quem é quem.

  9. 13/02/13 às 14 horas – Tentei acessar o site da Prefeitura mas o mesmo está mais lento que as atitudes deste órgão e seus barnabés…
    Depois de algum tempo: Esta página da web não está disponível.
    Será o efeito ICI ?

    • Este ICI é um perigo, esta certo o prefeito de fiscalizar, afinal o dinheiro é do município, e esta criatura não pode vagar sem nenhum controle.

  10. Também trabalho no ICI, mas vou falar aqui como cidadão!
    Me envergonha muito a atitude do Fruet, que como muito bem respondeu o Ducci: Desça do palanque Fruet, pois a campanha eleitoral já terminou, pare de enrolar e mãos a obra!
    Até agora nada foi feito, quando ele vai começar a administrar a cidade? Se ele acha que o Ducci foi tão péssimo administrador assim, porque não mostra como ser o melhor, não adianta ficar cavando a terra pra ver se encontra algum cadáver, vamos lá, mostre a que veio! Chega de lenga lenga….ou será que ele quer provocar um colapso na cidade? Sim, porque é isso que vai ocorrer, uma cidade sem informática, sem saúde, (o reflexo já sentimos no Hospital Evangélico né?)
    Agora falando como funcionário, e ainda como cidadão também, e diretamente ao Perfeito novo Prefeito, deixe de ser inocente, achando que vai criar uma estrutura como o ICI, você já esteve aqui, já conheceu nossos trabalhos, mas se não foi suficiente, todos nós funcionários convidamos que volte, antes de sair falando o que não sabe por aí, conheça o que tem nas mãos!
    Ocorre-me algo agora, será que o que ele está fazendo, não é uma caixinha para custear as campanhas da candidata a governadora e da candidata a presidente do PT? Fica aqui minha indignação e de muitos funcionários não só do ICI, como de toda a prefeitura!
    Só para lembrá-lo Perfeito novo Prefeito, ouvi de muitas pessoas que votaram em você: Ah se arrependimento matasse!!!!!!

    • Com todo o respeito ao seu comentário, dizem que muitos destes terceirizados CLT, (ici), cotrans entre outros estagiários quando se abriam as vagas os servidores de carreiras que detinham as informações, já se adiantavam pra indicarem parentes alem de servir de cabide de emprego pra políticos indicarem pessoas pras vagas e pra isto bastava que fossem aliados dos antigos gestores.

    • Só uma pergunta: você já trabalhava no IPPUC quando houve a mudança para o ICI ?

  11. Sou funcionário do ICI e vou aqui tentar esclarecer algumas bobagens que foram ditas acima.

    Algumas pessoas falam mal do ICI, mas se formos perguntar se elas sabem realmente o que o instituto faz para a prefeitura não serão capazes de nos responder, falam somente aquilo que todos já sabemos, então vamos lá.

    O instituto cuida de toda a infra estrutura de TI para todos os órgãos da prefeitura, tais como saúde, educação, meio ambiente e por ai vai, quando digo de toda infra estrutura, estou me referindo a computadores, impressoras, rede, enfim tudo.

    Temos a central 156 que já recebeu mais de 2.000.000 (milhões) de ligações até o ano passado. O que seria a central 156, os Srs. sabem?
    Essa central é responsável por esclarecer inúmeras dúvidas dos cidadãos curitibanos.

    Temos o datacenter, que é o coração de toda a TI de Curitiba, inúmeros servidores (computadores com grande poder de processamento, memória e armazenamento), tanto de aplicações como de banco de dados, mantemos todos os portais e sistemas que a pmc e os cidadãos curitibanos utilizam.

    Acredito que vocês não saibam o que seja um datacenter e muito menos o custo para se manter tudo isso funcionando perfeitamente, principalmente pelas besteiras que eu escuto sobre a verba destinada ao instituto pela pmc, muito se fala nestes milhões mas nunca se pesquisa a fundo com o que é realmente gasto esse dinheiro, nem precisa ser muito inteligente basta conversar com os próprios servidores da pmc, afinal eles utilizam toda essa estrutura diariamente.

    Sempre que se fala nesse dinheiro todo, todos pensam que são os funcionários que ganham um absurdo, mas pensem somos hoje por volta de 700 a 800 funcionários, acredito que mais de 99% destas pessoas tenham um salário dito como normal ou dentro do ofertado pelo mercado, todos trabalham diariamente com afinco para manter essa estrutura de TI funcionando perfeitamente.

    Agora vamos imaginar inocentemente que o nosso atual prefeito vá acabar com o instituto, como ele faria para trocar o datacenter de lugar sem parar todos os serviços da pmc, sendo que alguns serviços são de altíssima criticidade, tem como ser feito, claro que sim, quanto vai custar, muito dinheiro.

    Quem vai manter todos os sistemas e serviços atualizados, quem vai fazer as correções e melhorias? Srs. isso demanda muita mão de obra especializada, mão de obra essa que não se encontra tão facilmente.

    Quem vai dar suporte aos servidores (pessoas) e órgãos da pmc, terceirizados, concursados, não sei mas uma certeza eu tenho, vai custar muito mais caro que o atual funcionário do instituto.

    Me veio outro detalhe agora, Curitiba nos últimos anos ganhou inúmeros prêmios por ser uma cidade digital e modelo para muitas outras capitais, se nós não fazemos nada, como muito aqui afirmam, por qual mérito mesmo Curitiba ganhou todos os prêmios, alguém pode me informar?

    Os atuais 80 funcionários com aviso prévio, são somente os primeiros, se a pmc não fizer o repasse do dinheiro que deve ao instituto, no início do mês de março devem ir mais uns 200 funcionários, acredito que isso não va fazer muito bem para a imagem do nosso prefeito.

    Acredito que consegui esclarecer alguns pontos do instituto, claro que não foram todos, mas já é um começo.

    • Complementando as informações, os sistema hospedados no ICI são responsável por toda arrecadação da PMC, além disso a Saúde tem o Sistema inteiro integrado com os Hospitais Públicos e entre todos os postos de saúde… Ex: Um Raio X tirado lá na US do CIC, automaticamente pode ser visualizado em todas US, prontuário médico da maioria desses curitibanos está armazenado onde? voces acham que essa infraestrutura de Rede, Sistemas, Servidores não custa?

      A informática cresce muito mais do que a nossa realidade do dia a dia, um Servidor de 5 anos já está depreciado não serve mais para estar hospedando os sistemas, banco de dados e etc.

      Os servidores do IPPUC citado acima? Já foram dado baixa a muito tempo! Quem sabe para hospedar um Windows 95 serve!

      Os salários no ICI são compatíveis com o de mercado, ninguém ganha 12 mil aqui!

      Cabide de empregos? Se toda repartição pública houvesse cabide de empregos dos quais ainda os mesmo são premiados com excelência no trabalho executados, acho que cabides de emprego não seriam tão ruim assim né?

      Informação! Imagine você ter toda informação na mão? Qual o atual movimento de um armazém da familia? Quantas pessoas estão sendo atendida nos postos de saúde? Onde há mais reclamações do cidadão? Tudo isso Geo-Referenciado na mão do Prefeito… Isso é ICI! É contribuir com a gestão pública é ajudar o Prefeito e seus secretários a tomar as decisões corretas e construir uma cidade onde todos nós sonhamos em morar…

      Não se esqueçam, antes de tudo, nós somos cidadãos como todos voces!
      E todos torcemos para uma cidade melhor.

      Obs: O ICI não é isso que voces dizem ou pensam!

      • Gente, conheço bem o ICI e sei que tem muita gente que leva sério o emprego que tem e temos que respeitar. Longe de tirar o mérito de quem realmente se esforça em prestar serviço público, mas por conhecer bem o ICI, sei também tem muita gente, muita gente mesmo que está lá por cabide, que entrou porque alguém “importante” da PMC colocou lá dentro. Vocês funcionários sabem o que estou dizendo.

        Mas o maior o problema é que o ICI, em si, não passa de um datacenter básico com um bando de gente para suporte básico de TI. O grosso das atividades do ICI, ou seja, a grande maiorias dos serviços aqui citados não foram desenvolvidos pelo ICI, foram contratados de terceiros, através de contratos que ninguém sabe como foram feitos. Tem sim muita empresa grande recebendo muita grana via ICI, sem licitação. Essa na verdade é a maior crítica e o mais grave. Aqui está a origem da famosa “caixa-preta”. Ninguém critica os serviços que são prestados, mas sim como eles são contratados.

        Eu particularmente acho que o governo em si tem que focar em suas secretarias em saúde, educação e segurança. Nesse contexto, atividades como informática poderiam ser administradas por OSs como o ICI. A idéia do ICI é muito boa, o problema é que no Brasil tudo se desvia em prol de interesses excusos, e o ICI infelizmente é mais um exemplo disso.

      • Como munícipe igual a vcs e entendendo o lado social de tudo aquilo que gera emprego,mas não concordo que uma empresa terceirizada controle informações seja de qualquer órgão público, inclusive tem um caso nas eleições municipais onde o antigo prefeito foi acusado de se valer de informações privilegiadas para contatos eleitoral.

      • Você trabalhava no IPPUC quando ocorreu a mudança para o ICI ?

  12. Engraçado.. pq so descem a lenha no ICI??? e a cotrans? 8 mil reais por mes por cada carro… e a urbs? como cons3egue passagem a 1 real no domingo e diz precisar passar dos R$ 3 em dias comuns???????? acho q estao mantendo o foco no lugar errado….. ou é o PT querendo assumir o ESQUEMA!

  13. Quem mandou votar na coligação PDT/PT ????????????????? eu não estou surpreso com a decisão, ou vcs ainda acreditam em papai noel ?????

    PT misturado no governo é só decepção, agora quem gosta de Lula e Dilma não tem direito de reclamar…………..

  14. que blz….prefeito nao paga as contas da prefeitura e 80 funcionarios com familia pra sustentar perdem emprego esse e o verdadeiro geito do pt governar mesmo

    • Quem ganha bem com a terceirização no serviço publico são só os donos das empresas e seus sócios que contratam funcionários e pagam salario de fome.
      O prefeito tem que rever todas as terceirizações e ter uma equipe idônea da pmc pra fiscalizar as que prestam serviços pois a farra com o dinheiro público esta muito grande, o grau de dependência que os gestores deixaram a pmc chega a tal extremo que o atual prefeito não tem como rescindir alguns contratos se não corre o risco de paralisar alguns serviços. Rever no sentido de abrir concurso publico pra que certo tipos de tarefas retornem a ser feito por servidores concursados, e outros servidores que fazem parte do quadro e por causa destas terceirização estão ociosos e fazendo outro tipo de atividade pela qual foi contratado.

  15. Desculpa com essa historia de família, divida etc , mas é bem feito já trabalhei no ici por mais de 4 anos, são todos ladões, funciona assim: ici terceiriza com outras empresa o serviço, sendo empresa de pessoas de confiança, assim diminuindo suposto custo, outras empresas não podem participar disso o empregador não é o ici, os funcionários da prefeitura não fazem nada e tem cargos maiores, quero que o ici para de funcionar depois disso! deve ter licitações para tudo agora !

    • Otávio. Você já ouviu falar na DIGIDATA ?
      Tá aí um dos fios da meada. São muito… muito amigos…
      Tem filial até em Brasília, né Arruda.
      Lembram do Cássio Tanigushi na administração Arruda ?
      Cássio foi a ponte de ligação.
      Esta “comunidade” está unida desde os tempos de Lerner na Prefeitura.

  16. Trabalho ou “trabalhava” no ICI, fui um dos 80 a serem demitidos, A maioria das pessoas que foram demitidas tem salários entre R$ 700 e R$ 2.500 são esses trabalhadores da ponta que tem que ser demitidos? Os que fazem a prefeitura não parar?
    Acredito na criação dessa nova secretaria, mas é uma coisa que muitos já citaram, não vai ser criada do dia para noite e aparecerá com os funcionários.

    Garanto que se abrir concurso para essa secretaria muitos dos que foram demitidos irão fazer o concurso. E o mercado de trabalho está aberto, não existe só o ICI para trabalhar, porén é dificil vc ser mandado de aviso prévio de uma empresa que trabalhou durante anos sendo que vc não é um “cabide”.

  17. As OSCIP’s estão dispensadas de licitação, conforme a legislação vigente.

    • Mas gracas a Deus esse ano o supremo vai avaliar a constitucionalidade dessa picaretagem!!!

      • Você é tão corajoso em criticar né, é tão fácil criticar e falar mal quando se está escondido atrás de pseudônimos.

        Nunca li tanta besteira na minha vida quanto puder ler neste post, nunca vi tanta gente com “tanta sabedoria” falando tanta asneira.

  18. Povo acha que é fácil assim, fechar o ici e criar uma secretaria pra cuidar de tudo. E os servidores, os sistemas, os backups, como ficam? Infelizmente a PMC esta amarrada ao ici e não vai ser tão fácil assim tirar os serviços que estão lá.

    • Lendo seu post fico pensando se vc acredita em papai noel ainda… A prefeitura pode repassar os servicos a outras empresas amigo!! Acorda!!! Atraves de licitacao.. Se vc trabalha no Falido ICI se prepara … Pois as coisas vao piorar um bocado por la!!!!

      • Você provavelmente acredita em coelho da páscoa e não sabe como funciona uma empresa de TI, ainda mais o ICI. Tem muitas dependências no ici que podem fazer a cidade parar. Mas desejo boa sorte a nova administração, o mercado de TI é grande.

      • Então, meu amigo papai noel…

        Vai sair o ICI e entrar outras empresas? Bela troca… Vai sair o sujo e entrar o imundo… Bem que eu pressentia que todo mundo tá de olho nessa teta…

  19. Se o ICI e tão cabide de emprego como alguns estao falando então Nao vai fazer falta alguma, so acabar que tudo vai funcionar normalmente. Rsrsrsrs perguntem para os funcionários da prefeitura se estas 80 pessoas estao fazendo falta. Se estivessem no cabide Nao estao fazendo falta.

  20. Se o ICI ficar sem dinheiro, infelizmente a população vai pagar o preço, pois sem a T.I. Curitiba vai entrar em colapso! Espero que as coisas não cheguem a este ponto! Pois nem os funcionários do ICI e nem as pessoas que aguardam por atendimento em um CMUM estão envolvidos com os milhões…

    • Ahh que triste!! Manter a corrupcao porque os funcionarios vao sofrer!!! poetico mas tragico … Pelo jeito vc trabalha la e ta torcendo pra mutreta continuar… Bem se eu fosse vc atualizava meu cv.. Rapidinho!!! Um beija flor que voa perto da prefeitura me contou que logo…logo as coisas vao engrossar no ICI … Entao nao perca tempo chorando !!!

  21. A POLÍTICA É FUNDAMENTAL. a politicagem é uma bosta, pois trata-se de locupletar-se do dinheiro público. Infelismemte o conceito atual é este : ocupar cargos para auferir vantagens pessoais, não há como dar credibilidade aos políticos cujo objetivo é arrumar a sua vida por si mesmo ou através de outros. Isto é uma vergonha. Mas isto tudo é fruto do povinho sem vergonha que temos. Daí, querem o que?

  22. Aa conclusões que se chega quando se lê o post do Raul : deve trabalhar no IPPUC e deve ter mamado muito da IBM…porque quem tinha o monopolio de Curitiba nessa época eram os dois…trabalho na Prefeitura e sei que isso tudo que ele falou é uma tremenda asneira….agora ajudei a eleger o Fruet para ser prefeito de verdade, não para adminstrar a Todeschini….agora eu nao sabia que tinha cabide de emprego na SETRAN… Ainda existe? Mas cade

    • Quando o secratário da Setran tem 3 empregos como vai cuidar de tudo PUCPR, Crea pr e Setran pode?

    • O cabide de empregos da Setran, GM, URBS, e tantas outras, está na nomeação de diretores (tinha um cheio de multas com o Ducci), de assessores e de comissionados. Os concursados “devem” ter passado no concurso, suponho eu.
      Até aí na tua incompetente e corrupta Prefeitura, há muitos vadios sustentados com nossos impostos.
      Eu trabalhei no IPPUC, sim. Por isso que afirmo que lá era uma festa com as coisas públicas. Não é só lá.
      Com referência à IBM, nunca ganhei nada deles. Eu era um funcionário técnico que não tinha qualquer contado com contratos ou dinheiro. Além disso, ela era a única fornecedora de computadores de grande porte na época. Burroughs não tinha o mesmo conjunto de beneficios,
      A IBM tinham (e tem) máquinas confiáveis, logistica de peças, know, assistência. Sempre foi uma grande empresa.
      O que eu relatei não é asneira porque confio em quem me contou. E ele sabia como foi – pessoas importantes da empresa haviam comentado.
      Quando trabalhei no IPPUC conheci chefes que ganhavam abaixo da média de mercado – o IPPUC/PREFEITURA não acompanhavam salários de Banestado, BB, Caixa, Copel, Celepar, Bamerindus, etc. E sabe que eles têm uma empresa que também deve prestar serviços à Prefeitura ? Tudo bem que prestem serviço à Prefeitura. Mas a que preço ?
      Digo isso porque uma vez fui à empresa e, na sala deles, haviam milhares de propagandas políticas do Cássio, candidato à reeleição.
      Uma pessoa ligou para ele e ele respondeu: Quando o Cássio ganhar, volta tudo ao normal…. O que é normal ? O que volta ao normal ?
      No dia da eleição encontrei-o, com alguns funcionários da sua empresa (que também haviam trabalhado no IPPUC), na seção eleitoral do Santa Cândida. fazendo a maior boca de urna. Descaradamente.
      O que faz um dono de empresa fazer campanha para um candidato com tanto empenho ?
      Enfim, o que se pode notar, é que há um cheiro ruim no ar.
      Agora, não custa nada rever como foi feita a mudança.
      Não é estranho que outra empresa (OS) já tivesse tudo prontinho ?
      Quanto à Todeschini, só dei o exemplo para que as pessoas notem que quando é para mexer o público (manutenção de empregos) a coisa é diferente do privado.
      E se não se cuidar, vai ocorrer o mesmo com a Celepar.
      Vão criar o IPI – Instituto Paranaense de Informática…
      Depois que os concursos públicos dificultaram as coisas para políticos contratarem, criar empresas foi uma boa alternativa para dar vagas aos amigos. Ainda mais quando se tem um cliente que não reclama de preços, qualidade, etc.
      Viu quem é o asno ?

      • Vc viu o diário oficial da prefeitura são 3 cargos para cada vereador com cargo comissionado da prefeitura em troca a eleição do presidente cala boca Raul!!

  23. Há pessoas que acham vergonhoso ver outros gostarem de ver pessoas demitidas. Acho que ninguém gosta. Mas este ICI é um cabidão de empregos, como são a SETRAN, a Guarda Municipal, e outras com tentáculos da prefeitura.
    E os funcionários da Todeschini que fechou as portas ? São 336 sem emprego, sem aviso prévio, sem férias, sem décimo-terceiro, sem direitos… Só o que foi depositado no FGTS… E não é tudo… Será que a empresa depositou até agora ? O restante eles devem buscar na justiça, segundo foi informado pela imprensa.
    Já pensou naquele funcionário que trabalhava há 30 anos na empresa e, com uma idade já avançada, é demitido ?
    Não vou criticar a empresa porque não sei os motivos do fechamento, mas que era uma empresa séria e que fazia produtos de qualidade, isso era.
    O governo vai buscar empresas lá fora enquanto as nossas então falindo.
    A vida dela é diferente da vida do ICI. A Todeschini tinha concorrentes, impostos, transporte, matéria prima (farinha de trigo que este país não consegue ser auto suficiente na produção apesar de ter terras aos montes), logística, etc.
    Já o ICI não tem concorrentes, tem o cliente que paga o que eles querem,
    é um belo cabide de empregos e tem relações pouco confiáveis entre quem contrata e quem é contratado.
    A grande maioria dos funcionários do ICI são funcionários que ‘saíram’ do IPPUC, empresa que prestava todo o serviço de informática para a prefeitura.
    Estes tiveram muitas vantagens, além dos salários elevados.
    Mas o que eu gostaria que o Sr. Gustavo Fruet fizesse mesmo é verificar como se deu a transferência dos equipamentos de informática do IPPUC para o ICI.
    Ele não precisa comprar. Estes equipamentos, como servidores, estações de trabalho (desktops) e discos para armazenar os dados, são caríssimos.
    Conheço há muito tempo uma pessoa extremamente honesta. Ele trabalha há uns 30 anos na empresa norte americana que criou os PCs e tem os mainframes mais potentes do mundo.
    Certa vez ele me contou que estava indignado de ver que todas as máquinas do IPPUC haviam sido “doadas” para o ICI.
    Doadas ?
    Como assim ?
    Quem doou ?
    Qual funcionário ‘boquejou’ esta atitude à época ?
    Foram coniventes porque era bom para eles.
    Se o Fruet for “BÃO MESMO”, investiga e pede a prisão destes dilaptadores do bem público.
    Eu acredito no que ele me contou porque conheço seu caráter. Não vende sua consciência nem por origens.
    Certa vez ele foi contra a eleição (e reeleição) do Fujimori paranaense, apesar de ser da mesma origem e ser membro em um clube a que eles são ligados.
    Assim ele provou que é digno, mesmo que uma parcela destes membros ficassem contra ele.
    Vai encarar, Gustavo ?

    • Raul eh isso mesmo cabidao!!! Um passarinho que voa ali perto me contou que tem gente que ganha mais de r$ 12 mil pra ficar dentro de salas nao fazendo nada o dia todo!!! vamos ver quando for a hora desses ai ficarem de aviso previo … Aposto que o cidadao da cidade nao vai sentir falta dos servicos!!! Heheh

  24. Não sei por que tanta chiadeira!!! Se o Prefeito vai mesmo acabar com a famigerada ICI

    • e assumir a PMC vai assumir diretamente a gestão da informação, vão ser abertos concursos públicos e os 80 demitidos vão poder se candidatar as vagas.

  25. Espero que o prefeito esteja bem calcado, pois a cidade e os funcionários da prefeitura podem sofrer com estas atitudes. Muitos servidores públicos podem ficar parados.

  26. Apoio totalmente A FEMINISTA acima… Onde ja se viu ficar contente com demissão de pessoas? Mas posso observar que o processo está igualzinho o que aconteceu com o Hospital Evangelico ….vejam a noticia da Gazeta:
    http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=1343484&tit=Evangelico-deixa-administracao-do-Hospital-Bairro-Novo
    Pode ser divida da gestao anterior, mas o problema agora é da atual gestão…. Chega dessa história de ser “vitima”: agora ele é o prefeito e tem por obrigação assumir e resolver….

  27. SERÁ QUE A TURMINHA DO PORTUGUÊS TANI GUSXI FOI DEMITIDA???
    CADÊ A GRANA DO ICI???

  28. Acho vergonhoso todos vibrarem com a demissão de 80 pessoas que tem família, despesas, filhos, faculdade e prestações, minha solidariedade aos funcionários demitidos, Prefeito veja o impacto desta decisão somente política que vai comprometer toda a prefeitura, o bicho vai pegar………

    • Se eles tem contas a pagar, familia a sustentar, que arrumem outro emprego! Façam concurso oras!
      Não sei porque criticam PT e Gustavo. Esse tipo de afirmação me faz pensar que por acaso esses 80 funcionários demitidos não tem competência de arrumar outro trabalho. Por acaso o ICI é a única empresa de Curitiba?

      Se querem culpar alguém, culpem os diretores do ICI que não foram atrás de outros clientes, focando-se exclusivamente na prefeitura de Ctba.

      • Meu caro, para sua informação, estes técnicos de informática tem sim “muita empregabilidade”, quem vai ficar na mão é a própria prefeitura que depende destes serviços.
        O ponto de vista aqui apresentado, em relação a questão dos empregos é valido para qualquer trabalhador, independente de opção política, seja policiais, professores ou demais trabalhadores. Os defensores dos trabalhadores deveriam se manifestar sim, e não só quando é de interesse partidário.
        O prefeito não deve ser esquecer que é responsável por esta situação, que até agora não foi resolvida e possivelmente deve ficar tudo como está, visto as relações dos políticos com os empresários que dominam este instituto.

      • Concordo plenamente co vc Marco…sem contar que a atual diretoria já era os cupinchas da gestão anterior. O Gustavo tem que fazer isso mesmo, corta gastos e começar por esta caixa preta que é o ICI, verdadeira fábrica de dinheiro. O Cartão Qualidade é uma vergonha…sabiam que os mercados pagam mais caro que os cartões de crédito!! Tem muitas coisas por baixo dos panos…rsrs!
        Depois o Gustavo tem que partir para URBS, CAVO que tbem são fabricas de fazer dinheiro!

      • Vc é burro mesmo aposto que não precisa arrumar emprego já deve estar nas TETAS da prefeitura, agora achar que 80 famílias não são nada! Cadê a solidariedade?

  29. Pelo que soube lá de dentro, essa bagunça que o prefeito está fazendo está deixando todo mundo preocupado: funcionarios, familiares dos funcionarios… E quem nao leva a serio, e quem deveria estar levando a serio, que é a prefeitura, não está nem aí…. Pergunto de novo: cadê o PT nessa hora que deveria ajudar a não ter desemprego e está deixando isso acontecer! A vice prefeita não é secretária de Trabalho e Emprego também? Tá começando mal essa gestão Fruet….

  30. bela iniciativa do fruet, tinha um boato que o derosso é sócio do ici em nome de laranjas.

  31. Hahahahaha, isto é para contratar as maracutaias do pt parceiros, este Guguinha faz cena dee bambam mas é só fumaça, por traz esta faze do pior, mas continua Guga os funcionários vão acabar com tua raça. Tremendo enganador.

  32. Tudo jogo de cena do prefeito que já se aproximou de quem manda no ICI…a diretoria do Ducci está toda lá, risonha e com poder, os lambaris de valeta é que vão para a fila do seguro desemprego!

  33. So não Entendi uma coisa: o prefeito em vez de arrumar a situação de uma vez por todas, vai estimular demissão em massa? Eo PT que fica falando pra todo mundo que é contra desemprego etc? Acho que essa parceria do Fruet com o PT está mais com cara de namoro que casamento…. Pelo amor de Deus, quem vai pagar a conta dessa incomptencia de gestão da prefeitura são os trabalhadores? A tal secretaria do Fruet que ele anunciou vai contratar essas pessoas que estão saindo? como? Sem concurso público? Ou vão pra rua mesmo?

  34. Aviso prévio para os técnicos responsáveis pela manutenção da rede da prefeitura, pobres coitados, isso é pressão para a prefeitura fazer os repasses financeiros. Já o pagamento dos fornecedores que levam a bolada deve estar em dia.
    O Gustavo está tentando acabar com as caixas pretas (esquemas) das gestões passadas, atitude louvável, mas como um bom político brasileiro, já está criando suas próprias caixas pretas.

  35. ÓTIMO…! Eos contratos assinados pela gestao anterior?? foram rompidos???ou, os contratos sao fracos juridicamente??Será q ñ vai dar probremas para o prefeito atual???HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH,ñ é zoar das desgraças dos outros??? Mas adorei!!!!

    • Vamos aguardar para ver, porque uma equipe de informática não se forma da noite para o dia e nem por decreto. Acho que em breve iremos sentir os reflexos, ou seja quando necessitarmos dos serviços públicos municipais iremos deparar com a informação dos servidores de que estamos sem sistema ou com problemas no sistema.

  36. Como um prefeito consegue fazer um contrato de 600 milhões com uma Ong sem licitação? Uma Ong não tem fins lucrativos, mas em compensação as pessoas que lá estão podem receber salários abusivos, fazer compras e contratos abusivos, contratar gente desnecessariamente, etc.
    Como um contrato de 600 milhões consegue ser feito pelo Ducci sem licitação?

  37. Uma decisão correta do Prefeito,tirando o mando do “galinheiro das patas da s raposas”

  38. Notícia boa, antes do carnaval \o/