Audiência do Jornal Nacional derrete e pode acelerar mudanças na TV Globo

do Brasil 247

Audiência média em janeiro, de 24,5 pontos, foi a pior da história e caiu impressionantes sete pontos em relação ao mesmo período do ano passado; fórmula do telejornal apresentado por William Bonner e Patrícia Poeta, voltada para o "Homer Simpson", começa a dar sinais de esgotamento, num país onde o fluxo de informação é cada vez maior.

Audiência média em janeiro, de 24,5 pontos, foi a pior da história e caiu impressionantes sete pontos em relação ao mesmo período do ano passado; fórmula do telejornal apresentado por William Bonner e Patrícia Poeta, voltada para o “Homer Simpson”, começa a dar sinais de esgotamento, num país onde o fluxo de informação é cada vez maior.

Numa declaração sincera, mas nem tão feliz assim, o jornalista William Bonner, da Globo, disse certa vez que apresentava o Jornal Nacional para o “Homer Simpson”, o que explicaria a falta de profundidade nas análises do principal noticiário da televisão brasileira. A fórmula, no entanto, parece estar envelhecendo. Dados levantados pela coluna Zapping, da Folha de S. Paulo, indicam que a audiência do JN está praticamente derretendo.

“Com uma média de 24,5 pontos, o “Jornal Nacional” (Globo) registrou o pior janeiro de sua história. Em relação ao mesmo período de 2012, o telejornal de William Bonner e Patrícia Poeta caiu sete pontos: no ano passado, registrou 31,3 pontos. Antes disso, o pior Ibope do “JN” havia sido marcado em janeiro de 2010 (29,2 pontos). O melhor resultado foi em 2001, quando encerrou o mês de janeiro com 40 pontos”, informa a coluna.

Como o JN é o principal produto jornalístico da Globo, de onde vem sua influência e, portanto, sua audiência publicitária, os dados são alarmantes. Recentemente, a Globo contratou o publicitário Sérgio Valente, ex-presidente da DM9, uma agência do grupo de Nizan Guanaes, para azeitar suas relações com o governo e com o mercado publicitário. A missão de Valente será fazer com que a Globo continue a ter uma receita que é, a cada dia que passa, mais desproporcional em relação à  sua audiência, que vem evaporando.

No ano passado, apesar de sua audiência menor, a Globo fechou seus balanços com um faturamento 10% maior do que o de 2011, com receitas de R$ 12 bilhões. Não será tão simples manter o ritmo em 2013.

26 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I just want to say I am very new to blogging and site-building and actually loved you’re website. More than likely I’m likely to bookmark your blog post . You definitely have excellent articles and reviews. Thank you for revealing your web-site.

  2. O Jornal Nacional deveria ser um formador de opinioes.
    Ele, diferente dos outros jornais de outros canais, só apresenta noticias superficiais e sem comentários.
    Deixou de ser o melhor Jornal do Brasil a muito tempo. Os Jornais da Band e Sbt são os melhores. “Isto é uma vergonha”

  3. Não é o formato,é a qualidade,isto é,o teor das matérias,quase sempre endereçadas a alguém.A rEDE gLOBO participa de uma imensa rede de interesses:”O toma lá dá cá flui com extrema naturalidade”.Nessa seara estão envolvidos políticos,empresas publicitárias,banqueiros,empresa de telefonia,empreiteiras e o resto do espaço não preencheria a gama de envolvidos.Uma mão lava a outra.Não é por acaso que 100 por cento dos escândalos sempre começam pela gLOBO.As pessoas estão começando a entender,daí vem o cansaço.Esses escândalos tem como alvos o Governo,políticos ou empresários fora do sistema.A gLOBO é o principal vetor de uma imensa rede de intrigas

  4. olha, esta besteira de ficar defendendo este ou aquele canal é pura idiotice , são todos farinha do mesmo saco que sempre se alimentaram nas tetas do poder com generosas verbas publicitárias.
    quanto as paixoes políticas: lembre-se que todos os homens ávidos pelo poder são muito parecidos, seja de que partido for, não coloque a sua mão no fogo , não seja inocente e besta meu irmão.

  5. Gente , antes de alimentar esta paixão partidária, por favor, vejam com os próprios olhos a relação promíscua do governo do PT (Lula = Dilma) com as Redes de Televisão, nunca o governo federal gastou tanto dinheiro com publicidade das estatais, por isso as maracutaias do lulismo passou íncolume. As declarações de Marcos Valerio nem foram repercutidas na imprensa (tv). veja como este malandro amarrou as redes de televisão oferecendo a elas aquilo que seus proprietários mais gostam, que é o dinheiro público.
    obs: dinheiro de estatal é publico sim senhor, pois as mesmas foram construidas com o seu o meu o nosso imposto.

  6. Midia véia…
    Apodreceu.

  7. Midi véia…
    Apodreceu.

  8. O caso santa maria ja da injou da gente ouvir ,eu nem ligo a tv mais.

  9. Pessoal, o povo vem deixando a TV de lado.

  10. Depois que descbrimos outros meios de ver noticias ,vai cair anda mais.A globo passa uma noticia juntamente com seus jornais ,eu vou conferir com outros jornais ,menos mentirosos que não são provocadores de terrorismo intelectual.A sala de imprensa .a televisão Portuguesa ,bbc em espanhol ,que em portugues eu fico com um pé de desconfiança. A internet faz lembrar ,quando no passado uma pessoa não conseguia mentir ,e manter uma mentira por muito tempo. graças pela internet o povão vê onde tem mentira ,ou a verdade.. Viva os brogs!

  11. Hoje com a internet com as suas redes sociais podemos filtrar todas as informações, as notícias conhecemos na hora, não precisamos esperar o início da noite e ouvirmos as notícias selecionadas e manipuladas.

  12. É… Os Brasileiros estão muito mais esperto sim!!!
    Agora…Há de se entender, q as coisas… Ñ mudam assim do dia para noite…
    Pois a final…Foram 500 anos de atraso…! De ditadura militar foram 21 anos.
    O BRASIL mudou muito sim!! EU ME LEMBRO EM 90/2000 Q OS BRASILEIROS NEM BANHEIROS EM SUAS CASAS, TINHAM…Hoje em dia todos tem carros,milhoes de celulares,os banheiro todos revestidos em azulejos,etc ,etc e tal!!!O grande problema…!? É q tem uma tucanadas do DEMO, ATIPATROTA Q TORCE CONTRA O SEU PRÓPRIO PAÍS…! E PRA ELES O QUANTO PIOR MELHOR!!Os caras sao do contra… querem q os BRASILEIROS vivam maus.
    É VADERRETO TUCANADAS DO DEMO!!

    • Luizão, a petezada quando era oposição eram contra tudo, contra o plano real, e absolutamente contra tudo que viesse do governo, inclusive mais recentemente foram foram a favor da cpmf, lembra disso? pois é, voce também pensava assim? só se for chupeta da cabeça. Eram contra as privatizações, hoje o que a guerrilheira mais tem feito é privatizações de tudo, apenas mudou de nome para concessões, que é a mesma merda, ou não é?. Que de Deus me livre disso, mas mesmo que eu fosse um petista safado e ignorante, assim mesmo eu teria vergonha de defender os “cumpanhero”, porque no íntimo de cada um deles existe a certeza dessas safadesas praticadas pela cumpanherada, mas com a maior cara de pau querem arrumar justificativas para a ladroeira geral. O PT realmente é muito criativo, ele conseguiu deixar mais suave a palavra ladroeira/roubalheira como malfeito.

      • Deixe de ser ignorante tucanão, o que você não diz é que o país está muito melhor em todos os sentidos, depois dos tucanos o terem quebrado três vezes e ainda vendido as estatais a preço de banana. Hoje pagamos as tarifas de telefonia mais caras do mundo com serviços de péssima qualidade. Pelo seu linguajar baixo e chulo você deve ter sérios problemas de alienação e desinformação.

      • pedro cunha, a petezada a qual o sr. sed refere,sxempre sonhou estar no poder paraz mostrar servico. o pt era contra as safadajens dos que hoje sao adversarios, que na epoca, sexta basica era uma vergonha, a cpmf, nunca investiram na saude, o dindin sumia,o dindin do fmi desaparecia,o miseravel nao comia, as privatizacoes acontecia hoje o pt sabe como fazer as privatizacoes sem dar de mao beijada o que pertence ao brasil. quando sera que gentte como sr, vai usar esse massa CAFALICA NO BOM SENTIDO..

  13. meu pensamento, por ser ferias e horario de verao, em grandes capitais, principalmente no litoral ha um desinteresse, por noticias.

  14. Acho que parte disso se deve ao crescimento das TVs por assinatura, e amento da concorrencia, na tv aberta. Já que a instrução do Brasieiro não aumentou tanto assim em 12 anos.

  15. Quando percebi, há pelo menos 12 anos atraz, que somente eu mesmo fazendo uma avaliação da politica existente atravez de outros meios de informaçoes, como tv senado, tv camara e hoje muitos blogs de onde podemos tirar certas consideraçoes ao governo que ai esta e o que estiveram, para mim o jornal da Globo deixou de existir, pelo menos na diretriz Politica emitida por esta emissora. Quanto aos apresentadores de telejornais sou mais Ana Paula Padrão e Celso Freitas.

    • VOCÊ É PUXA SACO DELES E SOBRINHO DO DONO DA EMISSORA? O JORNALZINHO PÉSSIMO DOS PÉSSIMOS.

  16. Eu já não assisto a TV GROBO de há muiiiiiiiiiiiito tiempo!
    Se você me perguntar o que se passa na Globo eu sinceramente eu não sei….rsrsrs

  17. A noticia relativa a queda de audiencia do JN e otima. Fico na duvida quanto a sua veracidade, haja vista que a origem da noticia 247, a primeira vista nao apresenta uma linha nitida de atuacao, com noticias publicadas com visoes deste a midia conservadora ate a progressista. Gostaria fosse informado qual o orgao que efetuou a pesquisa.

  18. o jornal da record e da band dão de dez no jn, apesar que os dois também são comprometidos .

    • Se o programa não muda, continua com manipulações, ocorre simplesmente o seguinte: a concorrência permite que o telespectador mude de canal”…..

  19. É ESMAEL…Em 2001 eles atingiram 40 pontos de audiência… Eita, em 2002 o LULA DA SILVA foi eleito presidente com 60 pontos… ñ é querer se ironico… mas o 40 pontos da globo votaram todos no SERRA,KKKKKKKKKKK.Agora, o mais curioso, é q depoi de 10 anos do LULA/DILMA no poder…A audiencia da globo caiu pela metade… EITA…!É por isso q o PIG [ Imprensa golpista] tem tanto ódio do PT!! E vai cair mais ainda…! Pois o POVO BRASILÇEIRO esta mais esperto doq nunca!!

  20. ficam só falando besteras e defendendo joaquim barbosa fhc maconhero aecio neves acusado de desvios de 4;3 bilhoes e acham que o povo nao sabem quem mudou a carra do pais nos ultimos 10 anos falar mal do pt pode mas desancar o lula e a dilma ja é pedir para morrer no ovo
    e tomara que aglobo veja e epoca na qual cancelei assinatura pois só escrevem bobagens estejam cada dia que passa mais fracas que lugar de politiqueiros é nos estados unidfos e com privatizadores desleais