Artigo de Milton Alves: “PT 33 anos construindo um novo Brasil”

por Milton Alves*

Milton Alves (PT).

Milton Alves (PT).

O Partido dos Trabalhadores (PT) comemora neste mês trinta e três anos de fundação, marcado por uma trajetória de êxitos e conquistas. à‰ um momento para festejar e refletir sobre os rumos do partido. O PT segue embalando o coração e a esperança de milhões de brasileiros, as últimas pesquisas sobre os partidos políticos confirmam essa assertiva.

A eliminação da pobreza extrema, uma tarefa histórica enfrentada pelos presidentes Lula e Dilma, é um compromisso profundo do nosso partido. A crescente inclusão social é um fato inegável, mas temos ainda um longo caminho por percorrer. Um país só é plenamente próspero quando o conjunto do seu povo viver com dignidade e plena cidadania. No mundo de hoje, com uma crise profunda e regressiva do capitalismo, manter o ideal de esquerda significa defender e proteger os mais pobres. Daí a necessidade do PT como sujeito político coletivo para impulsionar e realizar as mudanças estruturais no Brasil.

Uma trajetória ao lado do povo

O PT nasceu no bojo de intensa mobilização social de brasileiros cansados do autoritarismo da ditadura e da mesmice das elites. As vertentes iniciais da formação do partido reuniram o moderno e emergente sindicalismo do ABC e de outros centros urbanos, os militantes oriundos de formaçâo marxista, intelectuais, ativistas dos nascentes movimentos populares e da base da igreja católica. Toda essa rica diversidade contribuiu para a originalidade da nova formação política. Uma autêntica invenção do povo brasileiro, que rejeitou fórmulas! e faróis! na sua concepção programática e organizativa.

Além da origem singular, o PT em pouco tempo se consolidou como uma corrente política fundamental no país, resultado do compromisso e da sua luta por transformações e mudanças na sociedade brasileira. Nos anos 80 e 90, foi uma força basicamente de resistência, enfrentando a ofensiva do capital com as privatizações e as tentativas de redução de direitos econômicos e sociais dos trabalhadores. Ao mesmo tempo, foi expandindo a sua força eleitoral e institucional. Vale lembrar a vertigem! da campanha presidencial de Lula em 89, que abalou as elites e encheu de esperança vastos segmentos do povo brasileiro.

O PT, com erros e acertos, conseguiu representar e despertar a consciência de milhões de brasileiros que pretendem avanços econômicos-sociais e melhores padrões de cidadania, uma nova cultura e ética na política e no estado brasileiro. O partido foi identificado e plasmado por esses valores. Um patrimônio em permanente tensionamento e prova.

PT construindo um novo Brasil

Com a eleição do presidente Lula em 2002, o grande desafio de governar um continente de potencialidades e encruzilhadas chamado Brasil. O despertar da esperança de milhões de brasileiros excluídos e fora dos sistemas de consumo e mercado. As imensas chagas sociais seculares. Desafios para governar, formar e assegurar alianças, promover o desenvolvimento econômico, a distribuição de renda, de vencer os preconceitos e o ranço conservador de segmentos mais abastados e elitistas do país. O PT enfrentou as dificuldades da opção de governar para a maioria e consolidou o caminho das mudanças.

O PT (e seus aliados) com o presidente Lula e a presidenta Dilma, na última década, realizou transformações que mudaram a face do Brasil: desde uma agenda mais protagonista no cenário internacional aos êxitos na economia, o PAC, o pré-Sal, a Copa do Mundo de 14, os programas de inclusão social e os avanços em todos campos dos indicadores sociais. Além disso, um período de intenso exercício da democracia e da participação popular.

Novos desafios

A eleição da presidenta Dilma Rousseff revelou o desejo dos brasileiros de seguir avançando. A presidenta Dilma conta com um amplo e significativo respaldo popular. Numa conjuntura de grave e profunda crise econômica na Europa e nos EUA novos problemas surgem para o país. Manter e avançar nas conquistas demandam ousadia e criatividade.

Ao mesmo tempo, a exigência das reformas estruturais estão postas na ordem do dia para preparar o futuro do país e assegurar um ciclo sustentado de desenvolvimento econômico e de melhoras continuadas nas condições de vida dos brasileiros.

Vez da militância

Neste ano, ainda teremos as renovações das direções partidárias, via o PED, os debates do 5!° Congresso para atualização do programa. Ou seja, instrumentos de participação coletiva da militância para reafirmar o papel transformador e democrático do Partidos dos Trabalhadores.

*Milton Alves é militante do PT de Curitiba.

18 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. A cachorrada ladra, ladra e a Dilma passa….Late cachorrada ! Baba ovo de americanófilos como FHC, Serra e Aécio…Viúvas do Lacerda, mal-amadas….Vão prá Miami lavar privada e fazer programa com gringos…

  2. Pois é Sr Milton Alves, o que o senhor me diria sobre o ninho Lernista que esta se instalando no governo Fruet. A ultima da vez é a nomeação de Clarita Lerner, é isso mesmo , inacreditavel aquela mesma do caixa dois do Taniguchi, que foi indiciada pela policia federal com responsavel por desvio de dinheiro…quem diria Sr. Fruet dono da moral de dos bons costumes.

  3. Prezado Editor,

    O comuno-petista até que vende bem o peixe dele petista. Agora os carinhas do PCdoB ficam atacando ele só porque saiu do partido. Que feio.

    A verdade, é que o Milton era o melhor quadro que tinha lá, junto com o Benin e o rapaz de Pato Branco

  4. Prezado Editor

    Esse comuna agora no PT até que vende bem o peixe petista dele. Agora a verdade seja dita os caras do PCdoB ficam xingando o cara porque saiu do partido.

    Era o melhor quadro que tinha lá junto com o Benin e o rapaz de Pato Branco.

  5. esse milton lá em são paulo era do mr-8, depois pulou para o pc do b, agora tá no PT…qual a próxima estação???PSDB, PPS????

  6. No ano passado passamos por uma grande greve do funcionalismo público federal , as aulas já começaram em algumas Universidades Federais, e alguns professores já deixaram escapar que se o governo federal não atender suas reivindicações será deflagrada a greve. Espero que desta vez o governo federal atenda os funcionários federais sem colocar a mídia e o judiciário contra eles, pois dinheiro para a Copa do Mundo existe, então também tem dinheiro para o aumento do salários dos funcionários, que em alguns setores já está bem defasado. O único salário que não fica defasado são os dos políticos, que todo ano dão um jeito de reajustar.

  7. “manter o ideal de esquerda”? Ta bom.

    Se compararmos o PT de 30 anos atrás e o de hoje, veremos que são totalmente diferentes em diversos aspectos.

  8. Os petistas de nacença vao ficar enciumado… vão fritar o Milton ainda mais

  9. Esmael
    Gostaria que você selecionasse as respostas para postar.
    Imagino que as pessoas que acessam este blog tenham, pelo menos, um mínimo de educação. Como é feio ler palavras de baixo calão…
    Sejamos civilizados!!! A minha formação, além da que meus pais me deram, não me permite escrever certas coisas, por mais que eu tenha vontade. Qualquer pessoa pode externar de forma respeitosa.
    Procuro respeitar os outros, mesmo não os conhecendo.

  10. O neo-pestista-comuna, Milton Alves, mandou bem, escreve com propriedade sobre o novo partido que aderiu. Agora faltou explicar as mazelas dos petistas, o mensalão, os cargos que deixaram os dirigentes milionários, as mamatas sindicais no BB, na Petrobrás.

    Aí o Miltão, cala. Porquê?

  11. O PT quer se promover de qualquer maneira, mesmo que omita muita podreira.
    Muitas obras do PAC estão paradas e atrasadas, inclusive a transposição do São Francisco que está se deteriorando em muitos pontos e que é a manina dos olhos do traidor. Não vou nem falar da corrupção nestas obras…
    Copa ? Num país onde centenas de pessoas morrem em hospitais por falta de vagas e equipamentos. Pessoas em corredores, no chão. Ambulâncias sem maca, sem pneus, podres.
    Quantos hospitais ou escolas poderiam ser construídos somente com o dinheiro jogado fora no Maracanã ? Algo perto de 1 bilhão…
    A Copa até poderia ser aqui, mas quando nossos hospitais estivessem sem os problemas que temos hoje. Que nossos filhos fossem para escolas públicas com qualidade e equipadas.
    Mas não, o traidor queria é aparecer como se fosse dono. Aquele pobre que tem faltas básicas em casa mas faz festas para amigos (ou nem tanto amigos no caso da Copa). Bem coisa de brasileiro…
    Pré-sal, por enquanto só promessas… estamos importando gasolina e álcool, apesar do traidor ter dito que éramos auto suficientes…
    E a degringolada da Petrobrás, apesar da venda de ações feitas recentemente pelo PT ?
    “Nunca antes neste país… ”
    Quanto a inclusão social… é o mínimo que poderiam fazer. Uma obrigação.
    O PT e sua gangue de políticos, além da militância fanática, não serão esquecidos pela traição ao vetar o fim do Fator Previdenciário.
    As pessoas precisam entender que este sim é um prejuízo eterno, feito por quem sempre se disse defender trabalhadores, aposentados e pessoas mais necessitadas.
    Não vou falar em corrupção e mensalão, muito menos em dinheiro na cueca, porque acredito no que foi julgado. Haviam provas.
    O PT foi minha última esperança e chance que dei a um político, mas quando
    traíram os trabalhadores, verifiquei que eles me enganaram.
    O PT se tornou igual aos crápulas do PSDB, DEM, PV, PSB, PSC…

  12. Puxa, o consórcio Esmael-Milton a todo vapor neste blog. Dia sim, dia não, o blogueiro dá um jeito de falar no tal do Milton, que nem petista direito é. Isso é amor ou é esquema?

  13. E o mensalão?? E a corrupção? E o enriquecimento inexplicável do filho do Lula? E a Rosemary? E as condenação do Dirceu e do Genoino? Nada disso é creditado na conta do PT?

    • O artigo enalteceu apenas os feitos e caracteristicas positivas do PT, o que é plenamente justificavel e aceito por todos. Não teria sentido em um texto comemorativo falar de aspectos do Partido que o fazem se assemelhar ao PSDB-DEMO e companhia. Tudo bem, diria você, pode falar porque possíveis desvios de alguns petistas jamais poderiam ser comparados aos prejuizos que a Privataria DEMO-Tucana provocou. Quanto roubaram do Pais com a privatização da Vale do Rio Doce ? …para ficar só nesse exemplo.
      Como texto comemorativo ficou muito bom, aliás provavelmente nem o Edéssio Passos e outros históricos falariam com tal desenvoltura. O que é que o Sr Milton Alves estava fazendo no PCdoB esse tempo todo?

    • esta creditada pra sempre!!!
      com certeza, sei que é dificil, porem, ainda a esperança, aconteceu tudo isso pois o homem se corrompe facilmente, na politica na religião e etc!!!

      Porém a mancha nunca mais sera tirada, agora PT no poder em 8 anos, fez o que os outros partidos não fizeram em mais 16 anos, lembrando que os partidos antigos so metia a mão na cara dura, e fodia com o pobre.

      No partido do PT só chora os playboy os bacana, que deixaram de ganhar como ganhavam antes!!!

      E os cara que sao corrupto no PT por mim era cadeia, assim como qualquer outro partido! porem vale lembrar que a maioria dessas leis foi feita pelos bacanas conservadores, por isso tem tanta brecha!!!