Aos gritos de “Fora, Yoani”, blogueira cubana desembarca

do Brasil 247

Yoani Sánchez iniciou sua viagem ao mundo em 80 dias pelo Recife; apoiada pela Sociedade Interamericana de Imprensa, ela pretende denunciar restrições à  liberdade em Cuba; no fim de semana, Veja tentou alimentar uma crise artificial ao denunciar uma suposta trama armada pelo "eixo PT-Havana" para desmoralizá-la.

Yoani Sánchez iniciou sua viagem ao mundo em 80 dias pelo Recife; apoiada pela Sociedade Interamericana de Imprensa, ela pretende denunciar restrições à  liberdade em Cuba; no fim de semana, Veja tentou alimentar uma crise artificial ao denunciar uma suposta trama armada pelo “eixo PT-Havana” para desmoralizá-la.

Yoani Sánchez, a polêmica cubana responsável pelo blog Generación Y, já está entre nós. Ela desembarcou no Recife, onde foi saudada por gritos de “Fora, Yoani”, por movimentos que expressam solidariedade a Cuba.

Uma das faixas dizia “Fora Yoani, agente do serviço dos EUA contra o povo cubano”. Um ativista ainda tentou esfregar dólares em seu rosto. De bom humor, ela respondeu: “Isto é a democracia”.

De Recife a blogueira seguirá para Salvador e Feira de Santana, onde participará da exibição do documentário Conexão Cuba-Honduras!, do cineasta Dado Galvão.

Sua viagem não teria a menor importância, se não tivesse sido transformada por veículos da imprensa brasileiro como um ato de protesto ao regime castrista.

Neste fim de semana, Veja denunciou uma suposta trama armada por um “eixo PT-Havana” para desmoralizá-la e cobrou que representantes da oposição respondessem à  altura !“ no que foi atendida pelos saltimbancos de sempre: àlvaro Dias (PSDB-PR), Agripino Maia (DEM-RN) e Roberto Freire, do PPS (leia mais aqui).

Apoiada pela Sociedade Interamericana de Imprensa, ela fará uma palestra no jornal Estado de S. Paulo e viajará durante 80 dias, cumprindo um roteiro no qual pretende denunciar arbítrios e injustiças do regime cubano.

30 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Awesome write-up. I’m a regular visitor of your site and appreciate you taking the time to maintain the nice site. I’ll be a frequent visitor for a really long time.

  2. Awesome write-up. I’m a normal visitor of your site and appreciate you taking the time to maintain the nice site. I’ll be a frequent visitor for a long time.

  3. I just want to tell you that I’m very new to weblog and definitely enjoyed you’re web blog. Almost certainly I’m planning to bookmark your blog post . You definitely come with excellent articles and reviews. Bless you for sharing your website.

  4. I simply want to mention I’m new to weblog and honestly liked your blog site. Almost certainly I’m going to bookmark your website . You surely come with excellent posts. Cheers for sharing with us your website.

  5. Yoani não é só uma Heroína. È cocaína, anfetamina e todas as drogas que os EUA, país de piratas assassinos, manda para cá e para seus agentes, que relincham com os dedos em seus teclados. Cheirem seus dedos e vão para Miami fazer programa com seus patrões gringos, lazarentos! Vão lavar privada e lamber saco de vomito, bando de americanalhados, vende-patrias, vão dar o cutuvelo em Miami!

  6. Caraca. Pq o povo do PT e da esquerda reage com tanta agressividade??? Xingando a moça??? Deixa ela se manifestar e se não concordam q discordem. Mas querer desqualifica-la como uma ameaça nacional é um absurdo. É a esquerda que reagia contra o autoritarismo e no poder é mais autoritário q qualquer outro governo. Lamentável.

  7. os cubanos sao um exemplo de nacionalismo , bem diferente de muitos brasileiros capaxos dos norte americanos, que se igualam au alexandre pires que foi lamber os pes do ex. presidente buchs .

  8. Fora Traidora do seu país! Fora agente disfarçada da CIA e financiada pelo Departamento de Estado.
    Se ela vivesse nos USA seria considerada terrorista e estaria em Guantánamo.
    Só o PIG e a canalha Udenista para receberem este lixo humano.

  9. Os que foram contratados pelo PPS e PSDB, lá das Alagoas, para vaiarem a blogueira, não sabem que mais de 4000 fugitivos do regime de Cuba, foram mortos ao tentar fugir do regime, REGIME mesmo, não só político, mas também de fome, imposto pelos nacionalistas cegos, que só veem pelos olhos vermelhos dos super-protetores, não tem conhecimento da corrupção que impera na Ilha de Fidel, e que ninguém sabe que pode e merece ser livre e ser feliz. Viva a liberdade, ainda que tardia.

    • Entao ta… do embargo econômico criminoso imposto pelos americanos a CUBA, vc ñ diz nada???!
      O povo cubano meresse respeito…!Um povo valente!! Q morre de fome,falta de implementos, mas ñ se curvam diante aos americanos!!!

      • A sim…Cuba lutou para se livrar da influencia americana…e agora a culpa da miseria de cuba é dos estados unidos? Caiam na real, cuba esta entre os 10 paises mais que mais reprimem a liberdade de imprensa no mundo. O país é uma miséria, a populaçao cubana vive em condiçoes que em nosso país estariam na linha da pobreza…

  10. Sr. Fróide, caso vc ñ saiba a palatina da liberdade é cubana, e é de cuba que ela utiliiza-se da internet para espalhar suas “verdades” sobre a total falta de liberdade de expressão, que aliaz ñ á atinge. vijente em cuba. mas ja que vc presta tanta atenção nos desmandes, segundo sua eroina, que ocorrem na ilha caribenha talvez vc pudesse nos brindar com sua opinião sempre bem abalizada e apoiada em dados confiaveis, que vc os obtem em sua fonte unica de saber (sic) o PIG, sobre o que ocorre em guantanomo.

    • Sem comentários Sr. Ronie gênio do conhecimento:
      Palatina ou PALADINA?
      Vijente ou VIGENTE?
      aliaz ou ALIÁS?
      eroina ou HEROÍNA?

      Difícil argumentar com analfabeto. Aliás (com S) nem quero saber de onde sai a sua “fonte de (não) saber”.

      • ja que vc usou o seu precioso tempo e conhecimento, para consultar um dicionario (sic), quem sabe vc também poderia ter a mesma disposição para ler alguns artigos, livros ou qualquer outra fonte de informação que não esteja sob a influencia do seu santo pig, assim vc poderia discutir ideias e não teria que se esconder atras de um dicionario.

  11. Imagine se em Cuba algum grupelho de m. qualquer iria poder fazer um protesto deste tipo? Se gostam tanto da falta de liberdade, mudem-se pra lá. Aqui não farão falta nenhuma.

  12. e tem blogueiro capitalista q acha bonito isso ainda… chavista ignorante como a maioria do povo que vive a ilusão do socialismo, mesmo sendo de fato, no fundo, um bando de capitalistas frustrados..

  13. Ainda tem seguidores dos petralhas que acreditam em papai noel, vejam o povo de cuba que vive quase em extrema miseria, so conhece isto quem ja esteva la.
    Como pode os idiotas socialistas terem medo dela, so pode ser porque o sapo barbudo esta a caminho da guilhotina.

    • Certamente vc esteve lá, não é? haha

      Pode lamber a vontade a blogueira financiada.

      Toma:

      http://espn.estadao.com.br/post/238103_a-blogueira-que-virou-santa-e-a-dona-da-semana

      • estive ,como morei por 2 anos, babaca socialista

      • Eu já estive em Cuba por 28 dias e posso afirmar, o povo de lá vive na misária total, sem dinheiro, sem qualquer luxo, sem alimentação correta, sem cultura, sem educação… o povo de Cuba é escravizado por um regime autoritário que deveria ser combatido por todos aqueles que um dia já sofreram em algum regime ditatorial.

        Hoje o PT tenta denegrir a imagem da jovem ativista, mas esquecem que um dia todos os ativistas que lutaram por um PT justo também sofreram na pele tudo que ela está sofrendo. A mulher não tem dinheiro nem para arrumar os dentes e tentam jogar em suas costas um dossiê (bem coisa da PTzada mesmo) que busca desqulificar todas as suas afirmações e lutas.

        20 integrantes do PT receberam a jovem ativista com vaias e notas falsas de U$ 100 (falsificar as coisas também é coisa da PTzada). Garanto que estes 20 canalhas são so mesmos que fizeram o jantar para arrecadar recursos para pagar as multas da bandidagem condenada pelo STF.

        • O cataratas,pelo amor de DEUS cara!!!Como pode vc falar tanta besteira assim!!??EU nem ia comentar nada sobre esse assunto…mas quando li as besteiradas q vc escreveu…Um monte de mentiras, ñ me contive…Cara, leia isso e aprenda um pouquinho sebre os Cubanos,pois pelo q vi ,vc ñ sabe nada de nada!!!
          Eles são os verdadeiros heróis do desastre do terremoto no Haiti, a catástrofe humana na porta da América, a qual Barack Obama prometeu uma monumental missão humanitária dos EUA para aliviar. Esses heróis são da nação arqui-inimiga dos Estados Unidos, Cuba, cujos médicos e enfermeiros deixaram os esforços dos EUA envergonhados.

          Uma brigada de 1.200 médicos cubanos está operando em todo o Haiti, rasgado por terremotos e infectado com cólera, como parte da missão médica internacional de Fidel Castro, que ganhou muitos amigos para o Estado socialista, mas pouco reconhecimento internacional.
          Observadores do terremoto no Haiti poderiam ser perdoados por pensar operações de agências de ajuda internacional e por os deixarem sozinhos na luta contra a devastação que matou 250.000 pessoas e deixou cerca de 1,5 milhões de desabrigados. De fato, trabalhadores da saúde cubanos estão no Haiti desde 1998, quando um forte terremoto atingiu o país. E em meio a fanfarra e publicidade em torno da chegada de ajuda dos EUA e do Reino Unido, centenas de médicos, enfermeiros e terapeutas cubanos chegaram discretamente. A maioria dos países foi embora em dois meses, novamente deixando os cubanos e os Médicos Sem Fronteiras como os principais prestadores de cuidados para a ilha caribenha.
          Números divulgados na semana passada mostram que o pessoal médico cubano, trabalhando em 40 centros em todo o Haiti, tem tratado mais de 30.000 doentes de cólera desde outubro. Eles são o maior contingente estrangeiro, tratando cerca de 40% de todos os doentes de cólera. Um outro grupo de médicos da brigada cubana Henry Reeve, uma equipe especializada em desastre e em emergência, chegou recentemente, deixando claro que o Haiti está se esforçando para lidar com a epidemia que já matou centenas de pessoas.
          Desde 1998, Cuba treinou 550 médicos haitianos gratuitamente na Escola Latinoamericana de Medicina em Cuba (Elam), um dos programas médicos mais radicais do país. Outros 400 estão sendo treinados na escola, que oferece ensino gratuito ““ incluindo livros gratuitos e um pouco de dinheiro para gastar ““ para qualquer pessoa suficientemente qualificada e que não pode pagar para estudar Medicina em seu próprio país.
          John Kirk é um professor de Estudos Latino-Americanos na Universidade Dalhousie, no Canadá, que pesquisa equipes médicas internacionais de Cuba. Ele disse: “A contribuição de Cuba, como ocorre agora no Haiti, é o maior segredo do mundo. Eles são pouco mencionados, mesmo fazendo muito do trabalho pesado.”.
          Esta tradição remonta a 1960, quando Cuba enviou um punhado de médicos para o Chile, atingido por um forte terremoto, seguido por uma equipe de 50 a Argélia em 1963. Isso foi apenas quatro anos depois da Revolução.
          Leia mais

    • A tua liberdade de expressão te coloca como um tolo, que nunca esteve em Cuba, que não sabe como vivem os cubanos, que só vê pela ótica ocidental capitalista burguesa elitista, e acabou de tornar-se um tolo internacional ao nominar o grande #LULA, aplaudido em todo o planeta por suas qualidades de líder, que conseguiu criar o capitalismo socialista, de sapo barbudo. Olha, que o caminho da guilhotina pode ser o teu caminho, da guilhotina ética, moral, espiritual. Na verdade vocë é um fake que sobrevive das migalhas com que a extrema absurda direita paga para seus mercenários da guerrilha digital. O que eu sinto muito.

      • Grande sim na roubalheira petralista, voce vai sentir muito sim, quando o sapo barbudo tiver que prestar contas com a justica, pode ate demorar mas Vai.
        Quanto a voce so pode ser usuaria de droga, pois vice no munda das ilusoes.
        Sai desta falsa moralista.

      • “Grande Lula”? Mas a coisa tá pior do que eu imaginava, estes canalhas estão mesmo loucos e cegos. O Lula vai pra cadeia e então veremos o “grande Lula”!

  14. Liberdade de imprensa deve ser prioridade em qualquer país. Mesmo nos que apregoam liberdade e igualdade em discursos laudatórios, mas que não são respeitadas.

    • CRIMINALIZAÇÃO DA OPOSIÇÃO?
      TRABALHAR PARA UM GOVERNO ESTRANGEIRO PARA DERRUBAR UM GOVERNO CONSTITUCIONAL É CRIME EM QQ LUGAR DO MUNDO!
      .
      EUA: O código penal dos EUA prevê uma pena de 20 anos para quem preconize a derrubada do governo ou da ordem estabelecida. São 10 anos de prisão para quem admitir “falsas declarações” com o objetivo de atentar contra os interesses dos EUA em suas relações com outra nação. E 3 anos a quem “mantiver (…) correspondência ou relação com um governo estrangeiro (…) com a intenção de influenciar em sua conduta (…) à respeito de um conflito ou controvérsia com os EUA”.
      .
      Espanha: O código penal espanhol castiga com pena de 4 a 8 anos aqueles que “mantiverem relações de inteligência ou relação de qualquer gênero com governos estrangeiros (…) com a finalidade de prejudicar a autoridade do Estado ou comprometer a dignidade ou os interesses vitais da Espanha”. E pena de 10 a 15 anos aos culpados do delito de “rebelião”, aplicado àqueles que o “fazem violenta ou publicamente” com finalidades como: derrubar ou modificar a Constituição ou destituir ou suprimir faculdades do Rei da Espanha.
      .
      Itália: Sanciona de 3 a 10 anos o “cidadão que, inclusive, indiretamente, receba (…) do exterior (…) dinheiro ou qualquer outro artigo (…) com o fim de cometer ações contrárias aos interesses nacionais”, com um aumento na pena se “o dinheiro (…) for entregue ou prometido mediante propaganda por meio da imprensa”.
      .

      França: Castiga com penas de até 30 anos e 4500 euros de multa “o feito de manter relações de inteligência com uma potência estrangeira, (…) com vistas a suscitar hostilidades ou atos de agressão contra a França”.

  15. Se tem o apoio de Roberto Freire, Dias e Agripino..não deve ser de muito valor!
    Mais uma agente financiada pelo US, CIA e que vem tentar vender sua lorota por aqui! Vá pra Miami! Voce pode!