Agricultores abrem guerra contra a Monsanto. Requião tinha razão?

Em seu governo, Requião proibiu o embarque de cargas transgênicas pelo Porto de Paranaguá. Somente agora os agricultores perceberam que o ex-governador tinha razão? Na foto de Júlio Covello, de 2006, o evento em que o peemedebista assinou o decreto que regulamenta a Lei de Rotulagem nos produtos e ingredientes que contém transgênicos e o que estabelece critérios ambientais nas licitações.

Em seu governo, Requião proibiu o embarque de cargas transgênicas pelo Porto de Paranaguá. Somente agora os agricultores perceberam que o ex-governador tinha razão? Na foto de Júlio Covello, de 2006, o evento em que o peemedebista assinou o decreto que regulamenta a Lei de Rotulagem nos produtos e ingredientes que contém transgênicos e o que estabelece critérios ambientais nas licitações.

O senador Roberto Requião (PMDB), quando governou o Paraná, entre 2003-2010, dizia que o estado era uma ilha, livre das sementes de soja geneticamente modificadas. Mais do que uma luta em defesa da fitossanitária, o peemedebista argumentava que a cobrança de royalties iria deixar os agricultores reféns da multinacional Monsanto. Requião deixou o governo acusado de “louco” por remar contra uma tendência mundial. Apenas dois anos depois, eis que os plantadores de soja transgênica reclamam do monopólio. Afinal de contas, mesmo que tardiamente, os agricultores reconheceram que Requião tem razão?

Agricultores brasileiros e a multinacional Monsanto não conseguem chegar a um acordo sobre a cobrança de royalties das sementes de soja geneticamente modificadas. Colocadas como a grande solução para o aumento da produtividade, as sementes encarecem o custo da produção e deixam os agricultores reféns da Monsanto já que no Brasil a soja RR1 é protegida por vários direitos de propriedade intelectual, inclusive patentes.

A Federação da agricultura do Estado do Paraná (Faep) afirmou para a imprensa que as negociações com a Monsanto foram duras!. De acordo com o texto distribuído, a Faep, juntamente com a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e outras federações haviam fechado um acordo com a Monsanto pelo qual os produtores rurais poderiam deixar de pagar royalties pelo uso de semente de soja transgênica RR1, cuja patente está sendo discutida judicialmente.

A Monsanto, contudo, ao invés de utilizar a minuta acordada, conforme as tratativas, optou por outro texto no qual, além da renúncia a qualquer ação judicial em relação à  RR1, o produtor rural aceitava as condições que a empresa queria impor a uma nova semente transgênica, a ser lançada brevemente. De acordo com a legislação brasileira, a Monsanto busca corrigir o prazo de uma de suas patentes brasileiras para essa tecnologia até 2014.

Ao lançar mão desta manobra, a Monsanto desonrou o acordo feito com as federações de agricultura para tentar fazer com que produtores convalidassem previamente as condições que a empresa desejava para nova semente transgênica!, disse o presidente da Faep, àgide Meneguette.

No último dia 26, a Monsanto anunciou que adiará a cobrança de royalties da soja RR1 no Brasil, até que haja decisão final da justiça. No entanto, alerta: a companhia pretende continuar documentando e mantendo as informações comerciais relativas à queles que usam a soja RR1 durante este período de adiamento na cobrança.

17 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Requião eu lembro de uma Historia triste que muito produtores passou..
    requião em seu governo insentivou os produtores do paraná a plantarem a famosa MAMONA”¦
    na época eu tinha um trator 290 massey fergusson e trabalhava para quem me contratasse
    eu ganhei bastante dinheiro poiS os agricultores ficaram loucos com a propaganda meu trator trabalhava dia e noite contratei até 1 tratorista pra me ajudar para o trator não parar era 24hra no serviço pra um e pra outro”¦
    RESULTADO”¦ foi que todos que plantaram levaram um grande prejuizo e tenho serviço de terra até Hoje que não recebi.
    mais o que mais me deu raiva e vergonha ao mesmo tempo foi o governador comer a mamona na televisao PQP que governador é esse que coloca os agricultor no mato sem ao menos conhecer a MAMONA pensou que era de come uma coisa que ele mesmo insentivou o plantio
    PARECE PIADA MAIS INFELIZMENTE É VERDADE.
    PRA MIM REQUIÃO NUNCA MAIS

  2. Requião eu lembro d e uma Historia triste que muito produtores passou..
    requião em seu governo insentivou os produtores do paraná a plantarem a famosa MAMONA…
    na época eu tinha um trator 290 massey fergusson e trabalhava para quem me contratasse
    eu ganhei bastante dinheiro posi os agricultores ficaram loucos com a propaganda meu trator trabalhava dia e noite contratei até 1 tratorista pra me ajudar para o trator não parar era 24hra no serviço pra um e pra outro…
    RESULTADO… foi que todos que plantaram levaram um grande prejuizo e tenho serviço de terra até Hoje que não recebi.
    mais o que mais me deu raiva e vergonha ao mesmo tempo foi o governador comer a mamona na televisao PQP que governador é esse que coloca os agricultor no mato sem ao menos conhecer a MAMONA pensou que era d e come uma coisa que ele mesmo insentivou o plantio
    PARECE PIADA MAIS INFELIZMENTE É VERDADE.
    PRA MIM REQUIÃO NUNCA MAIS

  3. Sinceramente meu maior medo é o que essa semente pode fazer de mal para as pessoas quando comemos algo que foi plantando com essa semente.

    Requião sempre lutou contra isso porque? Acredito que ele pense que isso não faz bem para as pessoas e por isso ele lutou bravamente contra a Monsanto.

  4. Requião é Requião, os outros são so políticos.

  5. Pra seu governo, Requião é que é bão!!!

  6. Requião tem visão de futuro e não se entrega aos mafiosos.
    Enfrentou juízes, imprensa, concessionárias de pedágio e a Monsanto.
    Gosto demais do seu jeito de falar. Sem enrolação e meias verdades.
    É a favor do povo.

  7. agricutura presisa de requiao

  8. Sempre acreditei que matérias tendenciosas faziam parte somente da velha mídia.
    Ao Ler essa matéria fiquei perplexo com tanta desinformação.
    O Requião é um grande estadista. Certamente uma das maiores reservas da ética que esse país possui na atualidade. Entretanto na questão dos transgênicos não tinha e jamais terá razão.
    A tecnogia RR1 da monsanto é unanimidade entre os agricultores, que preferem pagar pelos royalties e vender o produto até R$ 4,00 mais barato do que plantar soja convencional. A facilidade de se cultivar RR1 é infinitamente mais benéfica, tanto ao meio ambiente como ao produtor. Prova disse é que ano a ano a soja transgencia domina o campo.
    Por outro lado, a monsanto errou feio ao tentar ludibriar os agricultores num contrato que tirava nossos direitos. E é justamente isso que as categorias de classe estão questionando, nao o direito de a multinacional cobrar royalties.
    O Estado sucateou a EMBRAPA, o IAPAR e demais empresas publicas que fazem pesquisas de melhoramento de sementes e agora acha que não é justo cobrar pela pesquisa?
    Ora, uma coisa é o direito de cobrar e a mansanto tem. A lei garante isso. Alias, ninguém é obrigado a plantar RR1. planta quem quer e quem achar que vale a pena. Quem não quiser, que plante outras variedades.
    Outra coisa é cobrar por aquilo que a lei diz que nao pode, ou seja a patente já expirou em 2010 e ai a multinacional está errada e terá que devolver todos os valores cobrados indevidamente em dobro ao agricultores.
    Simples assim. Basta cumprir a lei.
    Por isso, neste caso, Requião NÃO tem razão nem a pau.

  9. e ainda tem blogueiro que sacaneia o requiao, o parana tem conserto sim, pelo amor deus volta requiao chega de de tanta mentira o estado esta sem governo, e parem com este papo de gleisy,,.

  10. O senador Roberto Requião ainda é um dos únicos defensores do Brasil. A coisa tá feia! E agora que o agricultores estão fisgados pela Monsanto vão recorrer ao Banco do Brasil pra pegar mais dinheiro? E o Banco do Brasoil vais dar? Se o agricultor, alertado pelo Senador Requião, se entreegou à Monsanto, se ferrou, e agora ganhar dinheiro do Banco do Brasil prá se libertar, eu, que não sou agricultor, também quero a minha parte, no meu caso pra comprar um apartamentozinho.

    • Pelo comentário fica bem claro que você não é agricultor e nem tem parente agricultor. Você tem idéia de quanto dinheiro os agricultores ganharam nos últimos dois anos? Se optaram pelos transgênicos é para tentar ganhar ainda mais, e ganharam.

  11. antes tarde do nunca,volta requião o paraná está sem governo!!!

  12. Volta Requião!!

    • Lugar de maluco é no Pinel, Requião tá errado até quando está certo. Vamos por sangue jovem. Gleisi 2014

    • bom e o beto 73% de aprovacao melhor governador da historia do parana tudo andando tudo certo putz acho que tenho que parar de ver tv.
      o povo prefere votar em sepucro imaculado (por fora belo e bonito por dentro morte e corrupcao) do que em quem é escancarado fala o que pensa mas no final sempre tem razao.
      e o povo nao sabe mesmo o que tem dentro desse governo do boyzinho demagogo