86% dos curitibanos querem Richa subsidiando tarifa do ônibus, diz Paraná Pesquisas

Em encontro no dia 13 de dezembro, Richa não disse nem “sim” nem “não” ao pedido de ajuda de Fruet. A tendência é que o tucano pulverize o subsídio da tarifa do ônibus com outros municípios paranaenses e deixe o pedetista com a batata quente do reajuste nas mãos.

O diretor da Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo, diz que 73% dos curitibanos são contra reajuste na tarifa do ônibus. Ok, tudo bem. Nesse quesito até o papa demissionário Bento XVI acharia o valor injusto.

O levantamento do instituto, realizado 23 e 25 de janeiro, também aponta que 86% dos moradores da capital defendem a intervenção do governador Beto Richa (PSDB) para manter a tarifa congelada em R$ 2,60.

Ainda de acordo com a pesquisa, 60% dos usuários do transporte coletivo consideram caro o preço da tarifa do ônibus.

A Paraná Pesquisa diz que a maioria (25%) crê que a passagem de ônibus subirá até R$ 3,00.

O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), reivindica do governo estadual manutenção e ampliação de subsídio para garantir a passagem de ônibus congelada. Caso contrário, informa a prefeitura, a tarifa vai subir (clique aqui para relembrar).

E daí Richa, dá ou desce?

18 Comentários

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  1. SE SOU O BETO MANDAVA ELE PEDIR PRA GLEISI…. MAS JA Q O PDT PELO RUMO DA CARRUAGEM VAI SE ALIAR AO PSDB …LIBERA BERTO, DAI VAI C MAIS FACIL EM 2014

  2. Abaixo ao paternalismo.

  3. Isso lembra o pedágio. Por falta de transparência, empresas que cobram mais de R$ 10,00 por treecho não podem ter seus números confrontados com aquelas que cobram pouco mmais de R$ 1,00. É a tal “sacanagem” praticada abertamente por quem fica rindo do povo e recebendo mesadas de empresários.

  4. Chegou a hora de tornarem pública a planilha, para que possamos ter controle sobre os números. Números fechados entre poucos engravatados nunca terão legitimidade. Qual o segredo que impede a publicidade do cálculo da tarifa? Quanto ganham as famílias que controlam há anos o transporte coletivo e sustentam com padrão de vida suiço seus membros? O Fruet que desça do palanque e publique a planilha. Ou também fará o mesmo jogo dos antecessores?

  5. QUERO SABER COMO É QUE FICA OS 398 MUNICÍPIOS RESTANTE DO PARANÁ, SÓ CURITIBA TEM ESTA AJUDA ? ESTE TAL SUBSÍDIO !!
    PQ ?
    ? ? ? ? ? ? ? ?

  6. Não é de hoje que o sistema de transporte coletivo guerra polemicas. A falta de transparência nos processos licitatorios e a corrupção são um câncer e deveriam ser cortados como carne podre.

  7. Caro Esmael,
    Desculpe ter enviado o comentário por três vezes. É que na primeira vez ele foi incompleto.
    Té mais…

  8. QUE CARA DE FALSO ESSA DO BETO

  9. Pra variar as pesquisas inúteis desta PR Pesquisa. Ou dirigidas, quando o assunto Beto e gangue.
    O subsídio vai sair do nosso bolso.
    O subsídio permite falcatruas contábeis…
    O negócio é investigar a planilha de custos.
    Pesquisei em alguns sites de frete e contatei que uma carga de 450 km recebe um frete de 2.200,00. Há outro de 750 km que pagará 2.500,00.
    Suponho que um ligeirão transporte umas 150 pessoas em cada viagem (em média) . Sendo assim, a cada viagem de 10 km entre o Boquera e o Centro, a URBS (ela recebe) faturaria uns 390 paus…
    Este foi só um comparativo para termos um parâmetro sobre transporte.
    Já no transporte de passageiros entre cidades:

    Dias Origem Destino Saída Tarifa
    Segunda a sexta-feira Florianópolis Curitiba 3h15 R$ 47,87
    Segunda a sexta-feira Curitiba Florianópolis 3h15 R$ 49,97

    CONVENCIONAL R$ 67,00
    GOLDEN R$ 94,00
    CONVENCIONAL 28/02/2013 06:20 28/02/2013 12:50 Itinerário R$ 67,00

  10. Talvez estes 86% se deram conta de que Beto Richa foi responsável por quebrar sistema e agora exigem o subsídio.

  11. Sou contra transferir dinheiro, seja de onde for para o sumidouro da Urbs.

    Tem é que abrir a caixa preta e cobrar do passageiro o preço justo.

  12. Será que ainda não entenderam???????? O Governo do Estado NÃO TEM obrigação de dar subsidios a tarifa de Onibus de cidades. ISSo é obrigação do PREFEITO, Ele é responsavel pelo transporte publico municipal, O Governo do Estado pode “dar uma mãozinha” e só. Basta que o Prefeito, tenha capacidade e competencia pra administrar a cidade. Se nao tem e quer ficar mendigando entao PEDE PRA SAIR, abra as caixas pretas, Tire da prefeitura gente ligada a Empresas de Transporte, TRABALHE PREFEITO. Honre os votos que recebeu. E nao fique atirando suas obrigaçoes no colo de quem nao tem nada haver com isso. Esse Fruet é uma FRUTA.

  13. Dinheiro para uma campanha publicitária milionária existe – “Paraná, um estado de respeito” ou “Governo do estado, o Paraná em ação”, o $$ público escoa de forma vergonhosa pelo ralo promovendo o governador – propagandas gigantescas em horário nobre na televisão, rádio, jornal e outras mídias. Se existe $$ para publicidade, para respeitar a vontade popular e subsidiar a tarifa do ônibus também!

  14. Agora eu quero ver, esse cidadão tucano foi contra a redução na conta de luz.

    Ajudar milhares ou continuar a zelar pelo lucro de dezenas?

  15. Pô mas perguntaram o obvio, essa Pr pesquisas tb… kkkkk

    • A tarifa de 2,60 já é caríssima. Se subir ainda mais, o número de usuários vai continuar despencando e os congestionamentos ainda piores. É certo também que o subsídio não é a única medida a ser providenciada pelo atual Prefeito. Há muito o que se fazer para melhorar a qualidade, a eficiência dos serviços, atraindo mais usuários. Se houver greve (lockout), a saída não será aumentar a tarifa, mas sim chamar novos operadores, rever/anular a licitação realizada em 2010 que, como todos sabem, não buscou assegurar tarifas módicas!