10 mil trabalhadores do Porto de Paranaguá entram em greve na sexta-feira

Trabalhadores Portuários Avulsos de Paranaguá (TPAs) temem por empregos; Tucano Beto Richa imputa à  ministra petista Gleisi Hoffmann a pecha de privatista.

Trabalhadores Portuários Avulsos de Paranaguá (TPAs) temem por empregos; Tucano Beto Richa imputa à  ministra petista Gleisi Hoffmann a pecha de privatista.

A edição da MP 595 pela Secretaria de Portos, órgão vinculado diretamente à  Presidência da República, está provocando uma série de protesto em todo o país. Na próxima sexta-feira (22), por exemplo, todos os sindicatos de trabalhadores do Porto de Paranaguá — ensacadores, estivadores, arrumadores, conferentes e os funcionários !“ prometem cruzar os braços. São cerca de 10 mil trabalhadores.

Paralelamente a essa manifestação dos portuários, dirigentes petistas entraram em campo para apagar um incêndio de proporções romanas (daquelas provocadas por Nero). No litoral paranaense, o PT luta para tirar do colo da ministra-chefe da Casa Civil o boato de que ela seria a responsável pela privatização do Porto de Paranaguá. Coube ao governador Beto Richa (PSDB) espalhar que a adversária havia se convertido ao neoliberalismo (clique aqui para relembrar).

Ontem à  tarde, em nota oficial enviada a este blog, a Presidência da República negou que esteja privatizando o Porto de Paranaguá.

Não procedem as notícias veiculadas, anunciando a privatização de portos públicos e, particularmente, do Porto de Paranaguá!, desmentiu o Palácio do Planalto (clique aqui para ler a nota oficial), mas os trabalhadores daquele porto acreditam que o pior ainda está por vir. Por isso convocaram a greve na sexta.

O blog apurou que os líderes sindicais querem negociar com a presidenta Dilma Rousseff e a ministra Gleisi Hoffmann a não extinção do trabalho avulso, pois eles dizem que o surgimento de empresas privadas vai propiciar o fim dessa modalidade de ocupação portuária.

19 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. eu quero essa gleisi bem longe do meu parana
    esses tempso atras ela ja foi aos estados unidos vender conceções ou palavras que o pt não gosta d e utizilar PRIVATIZAR.. querem engana o povo essa gleisi é uma farsa

  2. Porque então diante de toda essa bronca, não se administra o porto como uma empresa. Primeiro toca aquele povo de cargo comissionado, que não entende do assunto “PORTO”. Põe pessoas capacitadas na administração (pessoa capacitada, não amigo do governador ou membro de partido político), chama-se os trabalhadores (mas sem os sindicalistas do tipo “encosto”, que só atrapalham), defini-se metas a conquistar, participação dos trabalhadores nos lucros, os investimentos, etc…Daí teremos um porto eficiente para o país, portuários felizes e bem remunerados, clientes dos portos satisfeitos, armadores e pessoal da navegação feliz da vida…É fácil, é assim que a iniciativa privada faz, por isso eles vão pra frente e a administração pública fracassa…

  3. acho uma poca vergonha pois eles trabalham muinto emquanto os governadores nao fazem nada e ganham bem mas

  4. isso e bom que 80% dos funcionarios do estado fizeram boca de urna para richa.o tempo vai provar isso. eu não posso provar ,porque achei que a eleição seria mais honesta,o que não foi..

  5. Seria como a primeira “fabricação de verdades” da Coordenação por conta da PRÉ-CAMPANHA AO PALÁCIO IGUAÇU. Para nós que não possuímos quaisquer vínculos político-partidários, tomamos a liberdade de sugerir ao COMANDO DE GREVE DE PARANAGUÁ, antes mesmo de CONSUMAR O ATO DE PARALIZAÇÃO, oficialize pedido à Casa Civil com a finalidade de que a Sra. Gleisi Hoffmann vá a Paranaguá para se pronunciar e trazer a verdade aos Sindicalistas acerca desse assunto. NÃO QUEREMOS ACREDITAR, ABSOLUTAMENTE, seja levado a efeito um MOVIMENTO DE GREVE ““ de elevados prejuízos para a comunidade parnanguára, principalmente ““ em função, TÃO SOMENTE, dos CAPRICHOS E PROJETOS POLÍTICOS DO SR. BETO RICHA E INTERESSES DO PSDB COMO NUM TODO. Gente, PÉ NO CHÃO e convoquem a Dona Gleisi PARA DIZER O QUE ESTÁ ACONTECENDO”¦E QUE ELA ASSINE EM BAIXO !!!.

  6. A loira narizinho de ponta vermelha, é a culpada por isso. É o PT mostrando que é Igual ao PSDB. quando tem denuncias contra o PSDB VAMOS LÁ, mas quando o PT faz CAGADA.. Ninguem aqui abre a boca. BANDO DE HIPOCRITAS.

  7. A Gleisi ja começa a incomodar o Richa, sinal de que ta feia a coisa pro lado dele.

  8. sr. Esmael…no site da FETROPAR …ministra -chefe da casa civil descumpre acordo com os rodoviarios do parana… o q vc me diz sobre isso ? é culpa do Beto Richa tambem ?

  9. Olha não sou petista, mas se o PT privatizar tudo que está prometendo talvez ganhe um eleitor, meio desconfiado!!!!!!!!!!!!!!
    O poder público é assaltado diariamente e como cidadão não tenho mais estomago para suportar tanta corrupção.
    PELA EFICÊNCIA, PELOS MENORES CUSTOS, PELA COMPETITIVIDADE, PELA QUALIDADE DOS PRODUTOS E SERVIÇOS, PELA………….., …………, ………….
    PRIVATIZEM TUDO.!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  10. Chora PTzada isso é só uma amostra que a senhora Gleise vai fazer se for Governadora, ta começando pelo porto de Pgua depois vem a Copel, Sanepar e ai por diante, votem no pt…….

  11. O TARSO CABRAL VIOLIN (DO BLOG DO TARSO), POR SER PETISTA, ESTÁ QUERENDO ALIVIAR A BARRA DA GLEISI AO DIZER QUE AO INVÉS DE A IDÉIA DA MP TER SURGIDO DA GLEISI, A GLEISI FOI FORÇADA A APOIAR A MP.

  12. E agora PTzada!

    É muito facil dizer que a culpa é do Governo Estadual agora …………

  13. E a culpa de uma possível privatização do porto de Paranáguá seria de quem? Do FHC pai das privatizações, ou seria culpa dos membros do PT, onde entre os principais podemos falar sem medo de errar o nome da ministra Gleisi, afinal ela está articulando prejudicar o Paraná para jogar a culpa no atual governo.

    O PT é tão privatista e canalha quanto o PSDB.

    • Eu entendi que são todos os PORTOS não só o do Pr., a medida 595 visa unica e exclusivamente dar mais eficiência e infraestrutura, e a iniciativa privada é fundamental dentro de qualquer país e, é importante ouvir o setor produtivo do país,e juntamente devemos assegurar o direito dos TRABALHADORES. Se a intenção do governo era testar a reação dos trabalhadores já deu pra sentir a temperatura, e também sentiu que seus opositores estão que nem MOSCA DE CAVALO pra tirar proveito.

  14. É mais fácil jogar a responsabilidade na conta dos outros do que assumir os seus erros. Está é a única política que conheço deste Governador. O resto é tudo factóide.