Veja alguns dos nomes cotados na reforma do secretariado de Richa

Beto Richa (PSDB).

Beto Richa (PSDB).

O governador Beto Richa (PSDB) tem à  disposição vários nomes para fazer mudança em seu secretariado. Em sua mesa, no Palácio Iguaçu, não param de chegar sugestões e o lobby dos partidos aliados é intenso. Na prática, a reforma no secretariado do tucano já começou. Faltam apenas alguns ajustes para ser anunciado. As modificações podem ser mais amplas ainda. Veja alguns nomes cotados:

Casa Civil !“ Luiz Cláudio Romanelli (PMDB); Trabalho !“ Paulo Rossi (PSD); Agricultura !“ Reinold Stephanes (PSD); Copel !“ Fernando Ghignone (PSDB); Sanepar !“ Cássio Taniguchi (DEM); Planejamento !“ Luiz Eduardo Sebastiani; Desenvolvimento Urbano (SEDU) !“ Ratinho Junior (PSC); SUDE – Ana Lúcia Schumann; e Educação !“ Alcione Saliba.

56 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Cássio na Celepar ?
    E o Jakson Leite vai para onde ?
    Volta à ICI ?
    Tá tudo dominado.

  2. Sou da época da Saliba e ela NÃO foi uma secretária que deixou saudade…

  3. Não sei! o Flavio Arns parecia que iria fazer um trabalho bom, mas até agora só enrolou!

  4. Não lembro da Alcione Salyba portanto me omito. Mas do jeito que esta entre um omisso e alguém que faça algo, prefiro aquele que se movimenta!!

  5. Será que os objetivos do Banco Mundial e de outros organismos sempre coincidem com os anseios da comunidade educacional? A Saliba pode ser competente enquanto técnica e não como uma profissional da educação. Na sua gestão, a educação pública foi sucateada no Paraná. Quem vive o cotidiano das escolas sabem e sentem isto. Não concordamos com tecnocratas ditando regras na política educacional. Queremos educadores que se identificam com as causas educacionais.
    Os recursos obtidos juntos a estes organismos têm um preço muito alto: o sucateamento. No governo Requião, a manutenção do PDE era feito com recursos próprios do Estado. No atual, vem do BIRD, tendo como contrapartida restrições orçamentárias.

  6. Qual a regra editorial/ideológica que o sr. quer que eu siga para postar meus comentários???

    Esquecer da Renata Bueno???

    Dizer que o Pessuti foi pior governador que o Requião???

    Esquecer que o Fruet reaproveitou a turma do Jaime Lerner???

  7. Prezados,

    Sou da iniciativa privada e não preciso de cargos de governo, pois pagam muito pouco e como sou honesto não ganho de outras formas. Porém em mais de 30 anos de vida profissional na vida pública, ONGS e privada, trabalhados no Brasil e exterior, tive a HONRA de trabalhar por quatro anos no governo Lerner e conheci o trabalho de Alcyone Saliba. Posso dizer com toda a seriedade e honestidade, que se alguém entende de Educação e como melhorá-la no PR e Brasil é Alcyone Saliba. Se ela não fosse boa, o Banco Mundial não a teria contratado por tantos anos e nem teria sido convidada pela UNESCO, organização mundial da educação, atualmente ela mora em Montreal. Muitos países gostariam de tê-la como ministra da educação e secretária de estado. Para quem entende de educação saiba que ela é uma das maiores autoridades educacionais do mundo. Outro ponto é que ela conhece bem de como trazer recursos para educação, que esta paralisada no Brasil. Muitos países a pagam para ser consultora de educação e tem,os a oportunidade dela estar trabalhando integralmente para nós. Aos professores que querem trabalhar e melhorar este país, a Alcyone será muito bem vinda.

  8. esmael. você devia ganhar um prêmio, realmente, porque suas pérolas realmente conseguem alimentar os porcos. não é incrível?

  9. Percebo que os únicos que não ficaram muito satisfeitos com a possibilidade de termos novos secretários, ou são lambe ovo dos atuais, ou são todos PTistas de carteirinha assinada. rsrsrsrsrsrs

  10. Para os incautos, analfas e ingênuos: vamos dar uma olhada na pilha de mestrados e doutorados disponíveis na Web e que estudam a gestão Saliba e o mal fadado “Paraná Educação”. A conclusão é sempre a mesma: sucateamento do ensino público.
    Bem, acho que quem defende o “Paraná Educação” só pode ser um comissionado aspone com saudades da boquinha na Secretaria de Educação!

  11. Ridiculos teus chutes…..

  12. O começo do retrocesso foi a eleição de beto Richa, até 2012 ele tentou seguir improvisando mascarado de progressista, mas lhe falta competência até pra enganar, então o negocio é seguir abertamente a cartilha do PSDB

  13. Osvaldo Alcantara, vc tbm conhece a Ana Lúcia Schumann? Pois é, ela mesmo, de diretora demitida a superintendente… dá-lhe Beto Richa, oh saudade do Requião!!!!

  14. Alcione Saliba, uma técnica do banco mundial, provocou um grande estrago na educação. E agora com certeza dará o golpe de misericórdia.

  15. “[…] Alcione Saliba retornar. Ela tem visão educacional”. Faz me rir.

  16. E os Secretários continuam mamando como Conselheiros tambem ?

  17. A Saliba tem vizão de Educação foi e será ótima Secretária da Educação.

  18. Quem não se lembra da Saliba, da Paraná Educação, a volta pode acontecer a privatização da SEED. Viva! os professores que votaram no Beto.

  19. A saliba foi a melhor secretária da Educação do Paraná.

  20. Me decepciona estas alianças: Romanelli o pai da aposentadoria de marajá que os deputados paranaenses ganhar sem trabalhar, Tanigushi 10% o pior prefeito que Curitiba já teve. Chegou a pedir desculpas pelo sua incompetência. Com ele agora é que a Sanepar acabará de poluir o rio Iguaçu e torná-lo o primeiro mais poluído do Brasil. E o milionário Ratinho, que aceitou a cueca de seda que antes criticava.

    • Sacanagem com o Taniguchi, ele foi um prefeito que o playboy do richa sequer sonhara ser. A saúde em seu tempo, vejo hoje, apesar de tudo, era boa.
      Na saúde, por exemplo, as filas eram longas, mas eram suportáveis (2 ~ 3 horas para ser atendido em 24 horas, 3 meses para consulta com especialistas), completamente diferente do richa (6 horas para ser atendido? PQP!! 2 anos para especialista?? WTF?!!)

  21. É FIM DA EDUCAÇÃO NO PARANÁ!!!

  22. Deprimente, a mesma canalha neoliberal de sempre. O representante da agricultura destrutiva: Stephanes; o rei da incompetência e o experto em mutretas: Taniguchi; o inimigo da educação pública de qualidade: Saliba….. com um time deste vamos ter mais do mesmo, paralisia, privatização e roubalheira: Beto Playboy FORA!!

  23. Incrível, inacreditável, fora do normal “é a visão do inferno!”
    Esse “Playboy Neoliberal” não está querendo dar mais uma dentro perante a opinião pública e a massa de eleitores paranaenses e realmente estará “dando socos e vomitando nos rostos” dos educadores paranaenses fazendo menção (imagine incorporá-la no seu decadente governo) do nome “do pesadelo” Alcione Saliba considerada á alguns anos atrás via governo do ex- governador Jaime Lerner o “Freddy Krueger” da educação estadual!
    Só para lembrar: Freddy Krueger é um personagem fictício da série de filmes de terror “A Nightmare on Elm Street” no Brasil, chamado de “A Hora do Pesadelo”. Freddy é um assassino de crianças da fictícia Springwood, Ohio, que após ser queimado por pais vingativos passa a atacar adolescentes em seus sonhos, matando-as no mundo real por tabela. O fato de ter o poder de controlar os sonhos das pessoas e matá-las durante o sono, valeu-lhe as alcunhas de “Lorde dos Pesadelos” e “Senhor dos Sonhos”!

  24. Cassio Taniguchi, Ratinho Jr. etc…
    Precisa mais?
    Não resisto:

    Chegou a minha turma
    Minha turma é do bilhão
    Quando voce caga na urna
    Eu choro de gratidão

  25. Saliba? voltou? vá de retro satanás!!!

  26. Caro Beto… Não sei se vc tem acompanhado as postagens do movimento comunitário referentes à suposta indicação do Fernando Guedes para a Superintendência da FAS… na minha opinião o você está deixando escapar um dos maiores articuladores políticos com a cuminidade de todo o Paraná… O Fernando já fez parte da sua equipe e é de seu conhecimento o sucesso que a atuação dele alcançou com a comunidade… Com esta nova mudança em seu secretariado, talvez tivesse sido interessante para você ter convidado o Fernando para a composição de sua equipe, afinal tenho andado por diversas comunidades e percebo que o seu carisma tem caido bastante, prova disso o revés nas eleições municipais… Sempre te apoioei e gosta do seu jeito de administar… Por isso, fica o conselho de uma amigo: o Fernando seria um tiro certo no relacionamento com a comunidade! Um grande abraço e sucesso!

  27. Ouvi dizer que o Professor Galdino está sendo cotado pra pasta da Educação, professores tem defendido essa tese

  28. Se o governador confirmar todos esses nomes em seu secretariado terá de novo meu voto, pois o ministro Stephanes entende da agricultura. Caso contrário, votarei na Gleisi.

  29. Essa shurmam é a que era da secretaria de educação relacionada com os cartões corporativos e diárias no governo requião??????

    • Osvaldo
      é ela mesma, e inclusive foi exonerada depois de intenso processo administrativo:
      Olha o decreto de exoneração dela ai abaixo:

      http://www.legislacao.pr.gov.br/legislacao/listarAtosAno.do?action=exibir&codAto=61366&indice=1&totalRegistros=267&anoSpan=2012&anoSelecionado=2010&mesSelecionado=12&isPaginado=true

      Decreto 9161 – 29 de Dezembro de 2010

      Publicado no Diário Oficial nº. 8373 de 29 de Dezembro de 2010

      Súmula: Demitir servidoras do cargo de Professor, Secretaria de Estado da Educação-SEED.

      O GOVERNADOR DO ESTADO DO PARANÁ, no uso de suas atribuições e tendo em vista o contido no protocolo sob nº 10.396.198-0 e,
      considerando que as servidoras ANA LUCIA DE ALBUQUERQUE SCHULHAN, SABRINA ALBUQUERQUE SCHULHAN e EMÍLIA DE FÁTIMA LAROCCA CASLAVSKI, cometeram condutas irregulares enquanto em exercício na Superintendência de Desenvolvimento Educacional – SUDE/SEED, infringindo o disposto no art. 279, incisos, V, VI, VII, VII e XIV, art. 285, incisos IV e XXI e art. 289, da Lei nº 6.174/70, conforme apurado no Processo Administrativo Disciplinar nº 28/2010-SEED/SUDE,

      Resolve demitir, de acordo com o art. 293, inciso V, alíneas “f” e “h”, da Lei nº 6.174, de 16 de novembro de 1970, de cargo de Professor, do Quadro Próprio do Magistério, da Secretaria de Estado da Educação:
      ANA LUCIA DE ALBUQUERQUE SCHULHAN, RG nº 1.002.175-8, PNI1-75 e PNI2-75, LFs 01 e 22;
      SABRINA ALBUQUERQUE SCHULHAN, RG nº 5.520.864-0 PNI1-55, LF 01; e
      EMÍLIA DE FATIMA LAROCCA CASLAVSKI, RG nº 904.486-8, PNI2-75 e PNI2-75, LFs 01 e 03.

      Curitiba, em 29 de dezembro de 2010, 189º da Independência e 122º da República.

      Orlando Pessuti
      Governador do Estado

      Ney Caldas,
      Chefe da Casa Civil

      Altevir Rocha de Andrade
      Secretário de Estado da Educação

  30. Fiquei feliz com a ideia da Alcione Saliba retornar. Ela tem visão educacional.

    • Qual é sua area de atuação profissional para dizer que a Alcione Saliba tem visão educacional. Ou você não é da area ou gosta muito de sofrer e tem memória curta.

  31. Um passarinho andou piando que o Andriguetto iria para a SEMA-Pr e a Marilza Dias para o IAP.

  32. Se a Saliba emplacar mesmo, é o começo do fim, para nós professores.

  33. E outra, não sei de onde tiraram a possibilidade do Romanelli assumir a Casa Civil. Eita povinho mais desinformado. Acham mesmo que o Beto daria a Casa Civil para alguém como Romanelli? Sonha, pq sonhar não custa nada. rsrsrsrs

  34. ESSE GOVERNADOR É UM BANANA, NAO VAI MUDAR NADA, AT~E PORQUE MUITOS NOMES QUE ESTÃO ALI, NAO ACEITARIAM VOMPOR ESTE GIOVERNO;

  35. E comecem desde já a tentar amenizar o pesadelo, pois o Jaime Lerner que vocês tanto odeia está mandando e desmandando nos cargos da prefeitura de Curitiba, que a PTzada alega ser propriedade deles. rsrsrsrsrs

  36. Qualquer nome vindo desse grupo representa o pensamento e ações neoliberais… Já tem gente comemorando… Mais dois anos de tortura!

  37. Alcione Saliba?????
    De novo??????????

  38. Puxa vida! Pensava que o pesadelo Alcione Saliba já tinha ido embora. Professores e servidores da educação: vamos nos organizar, pois necessitaremos de toda nossa inteligência para nos contrapor ao projeto neo-liberal na educação. O espírito do ex-governador Jaime Lerner baixou na SEED. Estamos literalmente ralados.

    • Salibaaaaaaa!!!! De novo nãoooooooooooooo!!!!

    • Saliba não! Será que ela vai tentar manipular os funcionários da educação novamente para tentar apoio para privatizar a COPEL? Na última vez ela tentou e levou uma vaia bem grande, pois nem todo mundo é tapado como ela pensa!

  39. Prezado Esmael, o “desgoverno” Beto(BOY F-1), não sabe se está, no FIM do começo ou no começo do FIM. Os nomes pouco importam, são os FISIOLÓGICOS de SEMPRE…!

    • Essa PTzada não toma jeito mesmo, por mais que tentem falar mal do governo Beto Richa e achar chavões para ele, o cara continua sua articulação política que causa inveja.

      Que venha a Papagaia Loira, vai ser uma surra com o cabo da soitera. rsrsrsrsrs

      • PTzada? Qualquer um que tenha mais de dois neurônios vê o quão ruim esse governador é. Isso se enxerga nas ruas, consegue ser pior que o Requião.
        Esse olho vivo deve ser pago, só pode.

      • Que PTzada nada. Sai da frente da TV e pare de ficar vendo a propaganda e vá na rua e olhe como estão as coisas. Policiamento Educação e ai vai.

        • Sou policial militar e sei do que estou falando, estou há 22 anos na corporação e em nenhum momento anterior tivemos os salários tão valorizados, isso sem falar nos novos equipamentos que já recebemos e nos que estão por vir. Quem não sabe ou desconhece a verdade não deveria postar tanto bobagem.

          O governador Beto Richa valorizou o policial militar e civil, coisa que o governo de vocês não fez em oito anos.

          • Tá explicado.
            Deve seguidor do Bundaruk, que chora na tv porque perdeu o cargo, mas que deve ter sido recompensado.
            Cadê a puliça ?
            As estatísticas dos crimes só baixaram porque os dados são manipulados, a imprensa paranaense é omissa e conivente e há muita corrupção.
            Por falar nisso, por que o processo do repórter policial que tem um programa na TV, e que é réu confesso num crime onde matou a sangue frio, não anda ? A lei é para todos. Ou não ?
            Também, cara elogia todos os dias alguns membros das polícias. É gratidão.
            E o caso do cassino/zona estourado no Parolin, onde os policiais que cumpriram seu dever, foram transferidos ou ‘gelados’ ? Por que não se deu nomes aos bois ? Gente graúda ?
            Quem melhorou muito as condições da polícia foi o Requião, sr. policial.
            Carros novos (não os frágeis Scenics), armas, salário (que o Lerner não deu e vocês reclamavam), cadeias e presídios.
            Não sou a favor de nenhum, mas o betinho está brincando de governar. E ele não governa para funcionários públicos, mas sim para uma população que está necessitada de vários serviços básicos.
            Já que o salário está tão valorizado, que tal fazer por merecer ?