Tragédia em Santa Maria (RS): Solidariedade tem ideologia?

Charge de Benett, na Gazeta do Povo (PR).

Charge de Benett, na Gazeta do Povo (PR).

Uma das cláusulas pétreas consagrada pela humanidade e pela maioria dos países é a que garante o direito à  vida. Tendo isso como norte é de supor que todos nós, independente da cultura e da política, nos emocionamos diante de tragédias e injustiças. Não importa em que território elas ocorram. Solidariedade é solidariedade até em javanês.

Dito isto, faço-lhe uma pergunta direta: solidariedade tem ideologia?

Pergunto isso porque, nas redes sociais, há batalhões guerreando entre si por causa de políticos que prestaram solidariedade à s famílias das vítimas no incêndio da boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

A torcida alinhada aos tucanos acusa a presidenta petista Dilma Rousseff !“ que ontem cancelou agenda no Chile para confortar as famílias na cidade Gaúcha !“ de oportunismo político/eleitoral. Sobrou até para o ex-presidente Lula, que também emitiu nota de pesar.

Os correligionários petistas também não perdoam o fato de o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), enviar aeronaves para apoiar o colega Tarso Genro (PT). Para eles, o tucano aproveita-se politicamente de um momento de dor.

Bobagem de petistas e tucanos. Solidariedade é solidariedade até em javanês. A atividade política não pode ser reduzida a picuinhas em momentos difíceis como esse. Nos ringues há regras que proíbem o vencedor de continuar massacrando o vencido. Até nas guerras há regras que põe racionalidade! no mundo cão. A trégua é necessária.

A meu ver, solidariedade não tem ideologia. Portanto, sejamos todos solidários à  tragédia em Santa Maria e a tantas outras !“ com menos repercussão !“ que assistimos todos os dias em nosso país, em nosso estado, em nossa cidade. à‰ isso.

23 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I simply want to say I am just all new to blogs and honestly liked this web page. Almost certainly I’m likely to bookmark your blog . You certainly have awesome article content. Thanks a bunch for sharing with us your website.

  2. Eu falo em favor das mulheres que não tem direito de mostrar o rosto.Eu tambem sou homem ,mas não concordo com os homens parrudos desses paises do oriente medio.que são afilidos dos americanos . E maltratam as mulheres como fosse uma coisa qualquer.onde voce esta baki moom ,ta agarrado na teta dos americanos!cade as mulheres livres do mundo, que não lutam pelas companheiras do oriente medio?Essas mulheres do oriente medio so serve para criar homens e mulhes para o bel plazer dos chefes tribais!Continuem lutando porque a liberdade e mais facil perdê-la do que conquistar.democracia é fragil no mundo inteiro ,até no reino unido,o berço da democracia moderna.

  3. Sobre a tragédia de Santa Maria RS – Quero apenas deixar minha opinião e meu lamento por tanta tristeza que poderia ser evitada.
    Quando nós vemos uma situação horrível com nossos semelhantes nós nos colocamos em situações identicas como se estivessemos passando pelo mesmo sofrimentos das vítimas que se foram e depois dos pais, avós e parentes, isso porque nossos corações é de sofrer juntos com nosso próximo, mas nem todos pensam igualmente, mas cada um ajuda como pode.
    Oquê eu acho um absurdo é que já passamos Pela “Idade da Pedra”, pela idade histórica “antes de Cristo” e estamos “depois de Cristo”, vivemos em momentos da tecnologia a favor do homem e mulher enfim seres animais com sabedoria muito superior a nossos ancestrais.
    Exemplo: Cada pastor comanda seu rebanho, conforme ele aumenta ele deve aumentar a quantidade de peões competentes para não deixar nenhuma cabeça se perder pelo caminho e se ele não fizer um planejamento preventivo terá perdas irreparáveis e problemas futuro.
    Nós podemos ser comparados como um rebanho que temos nossas tarefas a serem cumpridas e quando estamos livres com direitos de nos divertir, mas com segurança, só que para isso temos como comandantes nossos governantes que distribuem as tarefas para cada um daqueles que são responsáveis por seus setores ou localidades.
    Só que eles se esquecem que fiscalização é uma palavra para ser levada a sério, pois somente com ela atuante e que pode prevenir ou até mesmo prever tragédias que possam acontecer.
    Fatalidade, é facil dizer que foi uma fatalidade ao invés de assumir que foi pura irresponsabilidade e descaso de quem teria que tomar providências.
    Fatalidade é quando se faz tudo correto e acontece um imprevisto, como uma galera que está fazendo um CRUZEIRO e um meteorito gigante cai em cima do Navio e morre todo pessoal.
    Caça as bruxas, porque é preciso acontecer para depois sair fechando todas as boates irregulares, pois isso foi anunciado no dia seguinte da tragédia em Santa Maria.
    Sempre é assim após muitos acidentes e vítimas é que se coloca o semáforo nas ruas, avenidas e cruzamentos.
    Porquê efetuar prisão neste momento, isso não irá trazer as vítimas de volta, deixem responder o Processo em liberdade.
    Se é para prender então tinham que ser todos os responsáveis pela fiscalização.
    Para os familiares esses momentos são muito difíceis pois irão ficar imaginando a angústia sofrida pelos que se foram e os que ficaram e tiveram a segunda chance de viver mas porém com traumas do ocorrido.

  4. Envio meus sentimentos aos familiares da tragédia de Santa Maria RS e que Deus conforte os vossos corações.

  5. Se o povo de Santa Maria RS tem um mínimo de dignidade e solidariedade com as vitimas dessa tragédia ( e sei que tem), será um exemplo para o Brasil e o mundo ao botar pra fora esse prefeito omisso, esses fiscais negligentes. Botar na cadeia os donos da boate é fácil. O que se tem a fazer é escancarar a omissão do Poder Público….desculpas de montão as autoridades irão dar…mas todos sabemos o que eles já sabiam: que essa boate, como centenas de outras pelo Brasil, operam irregular e ilegalmente, sob as sombras dos responsáveis pela fiscalização.

  6. Esmael, parabens, você falou exatamente o que penso. Nesta hora esqueçamos ideologia o que importa é a solidariedade nessa dor tão profunda. Os urubus de plantão querem é capitalizar sobre a desgraça. Se a presidenta não se manifesta é insensível, se demonstra sua dor é acusada de estar politizando….

  7. Assim como Beto usa as palavras ‘transparência’ e ‘respeito’ por pura hipocrisia, outros a palavra ‘solidariedade’ da mesma forma.
    A solidariedade o respeito e a transparência estão na saúde responsável e humana, no ensino de qualidade e em outras necessidades básicas.
    Ser solidário é dar salário digno, não o que se paga hoje em dia na maioria dos anúncios que vemos nos jornais e na Internet. O que se vê muito é exploração.
    Diariamente vemos pessoas sofrendo em hospitais, sem casa, envolvidos em prostituiçao e com drogas, e isso que a mídia só mostra maravilhas. Miséria não dá audiência.
    O problema neste caso é o excesso de exposição para receber dividendos.
    Chocados e tristes todos nós ficamos.

  8. Solidariedade,sim talvez.
    Mais quero dizer que muitos políticos não fazem sua parte e deixam órgãos fiscalizadores sem funcionários e será que estão preocupados com a população??
    Quantos servidores têm um corpo de bombeiros para fiscalizar estabelecimentos em municípios pelo país??
    Quantos funcionários do Urbanismo,do Meio Ambiente e da vigilância Sanitária??
    Quantos políticos não deram um jeitinho para que botecos ou casas de shows ficassem sem alvará, mais por ordens superiores ou vozes do além, os servidores não puderam fechar os estabelecimentos??
    Vou ser mais claro:
    Particípei de uma AIFU (Ação de fiscalização urbana em Curitiba) e não foram poucas as vezes em que estabelecimentos ficaram abertos sem alvarás, por falta de funcionários responsáveis pela interdição do local.

    Ouve uma ação num sábado no Batel que tinha 250 pessoas dentro de um Bar com algumas irregularidades, foi pedido o fechamento do local e na segunda feira seguinte,o dono foi até a Gazeta fazer uma “denúncia” contra a ação comandada pelo Tenente Cunha,dias depois o Tenente foi retirado do comando das ações.
    Curioso que depois de um mês, alguns funcionários do local foram denunciados por lesão corporal contra um jovem, que havia recebido chutes na perna, causando a amputação do membro.

    Outra ação ocorreu num bar que um certo prefeito freqüentou em troca de votos,a ação de fiscalização foi ao local para fazer averigüações e dois dias depois estavam suspensas essas açãos na cidade,por tempo indeterminado.

    Resumindo, a ação de políticos interfere diretamente nas vidas das pessoas e enquanto o povo não despertar o interesse e o censo crítico pela política, às coisas obscuras continuarão a ocorrer inexplicavelmente.

  9. Tem ideologia sim. Pergunto: você conhece alguma pessoa paranaense portadora de uma doença grave que recebe do médico a receita e nesta receita consta a necessidade de tomar ou aplicar um medicamento de alto custo? Se conhece deve saber a luta que é para conseguir. Se não conhece digo-lhe : no governo do estado do Sr Beto Richa o medicamento somente é conseguido atraves da Justiça. Isto tem custo com advogado. Administrativamente não consegue. E ainda dizem que há altruismo, solidariedade! Mandar um helicoptero para S Maria foi mais um ato para aparecer politicamente do que um ato de solidariedade, de simples solidariedade.Não acredito.

  10. Não amigos calme : Tragedia pior do essa ja aconteceu no brasil. No dia 18 de dezembro de 1961 ,aconteceu um incendio no gran circo americano. la em niteroi ,morreram 500 pessoas deveido as queimaduras. mas o governo de la não era pt .era udn. não pode colocar politica numa situação dessa ,por respeito as familia .nesse circo comportava se 3000 pessoas. no gran circo de moscou ,uma elefanta ,que tinha o nome ,mary matou uma criança. desastre acontece . um barco superlotado tombou ,quando estavam festejando a virada do ano no rio.e morreu uma atriz da globo nesse acidente. acidente de trabalho acontece devido a pressa dos patrões..a tragedia do pinherinho em são paulo,aquele tunel do metro que desmorunou em são paulo …

  11. Concordo plenamente neste caso os dois dilma e beto estão de parabens porque fizeram o que lhe é cabivel ela como presidente e ele como governador de um estado vizinho!!!!
    um excelente comentario esmael.

    • durante o katrina, o bush não foi ao local do acidente, e foi muito criticado por isso, agora o Obama foi durante a campanha, ver ao local onde passou o sandi, isso ajudou ele a ganhar a eleição, mostrou-se mais humano que seu adversario. Dilma fez o certo, como maior autoridade do Brasil, tem que estar presente onde é necessaria, e pela primeira vez o beto fez alguma coisa que preste…

  12. Nelson Rodrigues atribuía a Otto Lara Resende a seguinte frase : “O mineiro só é solidário no câncer.”
    Solidariedade prá quem quer que o outro morra?
    Pede outra, Esmael!
    Vão continuar nesse pega, nessa dicotomia besta, PT e PSDB, até que surja imbatível, uma terceira via que reivindique para si o poder.
    Numa tragédia dessas, não seria necessário seu comentário. Todos deveriam se afinar em um só objetivo: Socorrer as vítimas, ajudar no que fosse possível aos feridos e às famílias enlutadas.
    Mas, não.
    Não podemos abandonar a luta insana pelo poder estabelecida após 1988.
    Só a educação, a conscientização política daqueles que são constantemente imolados em tragédias como a de Santa Maria (sim, sempre o jovem!), nos bancos escolares, para fazer com que surja realmente uma outra consciência política, sem clientelismo, sem desonestidade, sem corrupção.
    Não é difícil alcançar este objetivo. Repito: o segredo está na escola, na boa educação, dando condições à estes verdadeiros heróis, os professores, de trabalhar, buscando com afinco, coisa que é bem própria deles, em especial os do ensino fundamental, ensinar os alunos e alunas a pensar…

  13. Esmael, a solidariedade não têm ideologia, ela é ecumêmica. Menos para “certos” nazifascistas do eixo Rio e São Paulo.

    http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/as-reacoes-contra-a-charge-de-chico-caruso.html

    • Zé Venâncio, quando vc quiser fazer esses comentários esquizofrênicos aqui nesse espaço, solicito-vos que aprimore melhor os seus “adágios”, pois vc confunde: “as obras de arte do mestre Picaso, com a pica de aço dos mestres das obras de arte”. Explico:

      Bonitinha Mas Ordinária
      SINOPSE

      Em “BONITINHA”, uma de suas peças antológicas, Nelson Rodrigues trabalha com a idéia da tentação que persegue o homem desde o paraíso até os dias de hoje. Uma espécie de marca constitutiva da humanidade.

      “BONITINHA” é a história de um jovem chamado Edgard, namorado de Ritinha, uma mulher bonita e simples, que trabalha como professora para sustentar suas três irmãs e a mãe louca. Ele também sofre com as dificuldades financeiras para sustentar sua mãe, viúva de um marido que não teve dinheiro nem para o enterro. Edgard tenta se virar trabalhando como subalterno na empresa do milionário Dr. Werneck.

      A história começa quando Peixoto, genro e empregado do Dr. Werneck, faz
      a proposta indecente para Edgard casar-se com Maria Cecília, filha de seu patrão. No bar, embalado pela bebida e pelo trauma da pobreza do pai, Edgard aceita. Assume que pode ser um mau caráter.

      Na casa do Dr. Werneck, ouve dele que a filha foi currada e precisa de um noivo, mesmo comprado. Edgard fica chocado com a proposta e abandona a casa do patrão. No dia seguinte, recebe a visita de Peixoto acompanhado de Maria Cecília que lhe pede carinhosamente para reconsiderar sua decisão. Ele, então, volta à casa do Dr.Werneck que lhe entrega um cheque milionário, ao portador. Edgard tenta não receber. Diz que não é como Peixoto.

      Mas o velho insiste. Quer provar que Edgard é também um “Peixoto”; diz que

      “No Brasil todo mundo é Peixoto!” _ um tema atualíssimo.

      A partir desta cena a história gira em torno da tentação que aprisionará Edgard.

      Abrir mão do seu amor puro por Ritinha, que ele saberá mais tarde tratar-se de uma prostituta disfarçada de professora, ou sacar o cheque e casar com Bonitinha, de quem ele também saberá ter pedido para ser currada, numa de suas fantasias.

      A célebre frase de Otto Lara Resende, “O mineiro só é solidário no câncer”, idéia fixa de Edgard, significa que o homem somente é solidário numa situação extremada.

      E no cotidiano é um salve-se quem puder, uma luta selvagem para escapar da desgraça. É uma frase que nos remete a Dostoievisk quando escreveu:

      “Se Deus não existe, tudo é permitido”.

      A única peça com final feliz em toda obra de Nelson Rodrigues, “BONITINHA, MAS ORDINÁRIA” é uma afirmação da necessidade da ética, do amor e da civilidade. Quando Edgard queima o cheque ao nascer do sol, ao lado de Ritinha, na praia, Nelson está declarando um fio de esperança na humanidade.

      “BONITINHA, MAS ORDINÁRIA” é uma comédia dramática, ou se quisermos, um drama cômico, tão ao gosto de seu autor, para quem a vida é trágica,
      mas cheia de graça.

      • Grande kueka suja (graças à DEUS, não sei, e nem quero saber do que!!!):

        Você rodou, rodou, verborragicamente e falou a mesma coisa que eu.
        Personagem citando autor, autor citando outro, comédia trágica / tragicomédia…
        Que bom, você realmente conhece a peça de Nelson rodrigues.
        O que não conhece, é a forma de referenciar suas falas, aproveitando assim , o ensejo de criticar outros… Denota a insegurança dos paranoicos.
        Defino aqui para você, caro incontinente “cuecal”, o que exponho como sendo você, enquanto pessoa, indivíduo, ser humano que precisa de ajuda:
        INSEGURANÇA: “É um sentimento de mal-estar geral ou nervosismo que pode ser desencadeado pela percepção de si mesmo ser vulnerável de alguma forma, ou um senso de vulnerabilidade ou instabilidade que ameaça a própria autoimagem ou ego”.
        Olha só, este é você, fundilho côr – de – abacate!!!
        Tenha dó, cueca com graxa, nos conhecemos hoje no blog, nem sabe quem sou e já me atacas?
        Procure apoio profissional. O tratamento é medicamentoso, tem cura. Quanto à sua incontinência, bem, não sei…

      • Tsujo, bem fraquinha essa escola onde o Zé Venâncio estuda psicologia, mas vamos lá. Eu entendi o seu comentários. Em que resumo nesse paragráfo.

        “A única peça com final feliz em toda obra de Nelson Rodrigues, “BONITINHA, MAS ORDINÁRIA” é uma afirmação da necessidade da ética, do amor e da civilidade. Quando Edgard queima o cheque ao nascer do sol, ao lado de Ritinha, na praia, Nelson está declarando um fio de esperança na humanidade.”

        A desumanidade impera nesse país, senão vejamos nesse texto do Eduardo Guimarães.

        http://www.blogdacidadania.com.br/2013/01/tragedia-de-santa-maria-vira-alvo-de-politicagem-e-deboche-2/

        Comentário:

        Ivan Ilitch

        28/01/2013 “¢ 19:40 .
        Curioso observar que quando se fala em fanatismo ideológico, muitos logo pensam na esquerda do espectro político. Entretanto há tempos que a direita, representada pela oligarquia reacionária e, principalmente, por seu braço midiático, abandonou há tempos tanto o caminho sóbrio da razão, como o da agitação da alma que é a emoção. Lamentável a atitude daqueles que, para defender os interesses do capital, até nos momentos mais impróprios, ridicularizam e fazem graça às custas do sofrimento e do sangue de seu próprio povo.

        • Desculpe, filósofo, atrapalhar você, enquanto faz companhia para o seu outro filósofo vizinho: O boca grande jacaré de suas paragens…
          Não, não sou psicólogo, muito menos filósofo como você se denomina.
          Também não tenho sua soberba e empáfia, que por sinal termina como o produto que suja as cuecas de seu coleguinha aí de cima.
          A insegurança grassa nos dois, na medida em que abandonam o tema sugerido pelo blogueiro, para atacar a quem como vocês, ilustres membros da renomada Academia Paranaense de Grosserias (ainda bem que são poucos, a reposição diminui a cada ano com a morte dos membros), quer somente discutir o referido tema e expressar sua opinião.
          Ainda bem que o blog permite a expressão livre de quem quiser dele participar, sendo isto limitado à obviamente necessária moderação por parte do blogueiro.
          Saúde à vocês!
          Sem incontinências, é claro…

  14. Esmael, um dos melhores post desde que acompanho este site.

  15. Tenho pontos de vista diferentes do seu em muitas vezes Esmael.
    Mas quero dizer que você acertou em cheio com esse comentário.
    Todos trabalharam em prol da ajuda nessa tragédia. Não houve oportunismo, sim solidariedade, tanto do PT quanto do PSDB.
    Parabéns.
    Abrs

  16. Quanta idiotice. Antes de Ser PT ou PSDB, ou PQP, Somos Brasileiros, podemos morar em outros Estados, mas continuamos Brasileiros, Discussao sobre aproveitamento politico eleitoral, numa hora destas é ser no mínimo desumano e cruel, Foi em Santa Maria/RS, podia ter sido em Pitanga/PR ou Rio Verde/GO, Não interessa onde… Foi no Brasil.

  17. Concórdo plenamente com voce Esmael !!

  18. Tem ideologia sim. Nao a politica,mas a do AMOR INCONDICIONAL.