Sob o signo da mudança, Fruet assume prefeitura de Curitiba

Na campanha, Fruet deu ênfase à  bicicleta como meio de transporte (Facebook).

Na campanha, Fruet deu ênfase à  bicicleta como meio de transporte (Facebook).

Ao tomar posse hoje à  tarde, Gustavo Fruet (PDT) entrará na história como o prefeito que conseguiu quebrar uma hegemonia política que sobreviveu um quarto de século, ou seja, 25 anos de um ciclo iniciado pelo ex-prefeito e ex-governador Jaime Lerner.

O lernismo! vinha ganhando todas as eleições na capital paranaense desde 1988, sem interrupções (Lerner, Rafael Greca, Cássio Taniguchi, Beto Richa e Luciano Ducci).

A expectativa dos curitibanos em torno da posse e da gestão de Fruet é muito grande. Segundo a Paraná Pesquisas, 90% da população prevê êxito na gestão do novo prefeito.

Para mostrar que é diferente dos antecessores, Gustavo Fruet terá de mexer em temas quentes considerados emblemáticos pelos eleitores que apostaram na mudança. O pedetista tem apoio popular, por exemplo, para abrir caixas-pretas no ICI (Instituto Curitiba de Informática), Urbs (empresa que gerencia o transporte público), dentre outras.

O pedetista sinaliza que vai trabalhar com símbolos, sinalizações, e seus gestos nesse sentido começarão ainda nesta tarde, após a posse na Câmara Municipal, por volta das 16 horas, quando seguirá pedalando uma bicicleta até a prefeitura para assumir o cargo do prefeito Luciano Ducci (PSB).

14 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I simply want to tell you that I am just newbie to blogs and honestly liked your blog. Almost certainly I’m likely to bookmark your website . You absolutely have fabulous article content. Thanks a lot for sharing your web site.

  2. Realmente, quebrou a hegemonia, mais um político de carreira e com sobrenome na prefeitura de Curitiba. Que vitória para a cidade. Grande renovação.

  3. “Quebrar uma hegemonia política”, que piada. Há muito pouco tempo Gustavo pertencia ao grupo do Jaime Lerner. Alias, votei sempre nele enquanto pertencia ao grupo desdenhado . Gustavo PT não enguli. Diz o ditado ” Vassoura nova varre bem”. A humanidade é sempre assim quando vc erra ninguem se esquece quando vc acerta ninguem se lembra. Ducci para Deputado Federal. Lembre Gustavo: “O poder corrompe”.

  4. O trampolim pra a vitória de Fruet foi a “deixa da turma do Ducci” de falta de vagas nas creches e falta de vontade dos funcionários e médicos de postos de saúde trabalhar…vamos ver se muda isto agora. Fruet abra duas salas cada creche é aquelas salas ociosas que serve pra blá blá blá isso até que construa mais salas. Colocar ouvidoria da saúde para funcionar e atender as reivindicações ali parecia todos surdos e faziam pouco caso dos doentes em vez de atendimentos colocavam seguranças postos de saúde não precisa tanto de segurança e sim de atendimentos.

  5. Não de onde você tirou esta de que o Fruet quebrou a hegemonia lernista (aca).
    São todos da mesma caterva, além de amigos antigos.
    Nada vai mudar. A Cotrans e outras empresas parasitas continuarão a sugar tudo o que puderem. Depois os lucros serão rachados no Caixa 2 da campanha.
    Aliás, de Caixa 2 eles entendem bem. Não é Cássio e Beto ?

  6. “Minha casa” – lembram do filme ET ?
    Esta foto tem tudo a ver.
    Nada mudará.
    As empresas de ônibus publicaram uma matéria nos jornais onde dizem estar no prejuízo. Já ganharam uma ação de 100 milhões e estão com outra em fase final (para eles a justiça é rápida) de 180 milhões devido aos prejuízos com a “bondade” do Beto quando segurou o preço das passagens quando era vice do Cássio. Eles não têm do que reclamar, pois a justiça é boazinha.
    Por aqui tudo é planejado e há uma partilha entre todos que participam desta roubalheira.
    Abram as planilhas e constatem que a máfia vai dos administradores até a empresa que fornece a maioria do ônibus da cidade. Nós sustentamos todas as “vantagens” dos funcionários desta multinacional: médicos, dentistas, PLR, transporte, etc…
    Certa vez, um funcionário do marketing desta empresa me contou que um ligeirinho custa mais que um ônibus de viagem. É que as empresas de viagem e turismo não têm o cartel a seu favor. É por isso que um ex-governador e ex-prefeito defende tanto os ônibus. Recentemente foi homenageado lá na matriz da montadora para, talvez, manter o lobby. Ele é o chefe e causador desta promiscuidade entre montadoras e empresários do transporte coletivo.
    Fruet não vai abrir planilha nenhuma e tudo ficará como está. Só quero ver por quanto tempo isso vai aguentar.
    Curitiba é uma republiqueta onde corruptos mandam e fazem o que bem entendem.

  7. Interromper o Lernismo? E como explicar Gerson Guelmam na campanha? O lernismo ganhou mais uma campanha, e parecida com a dos 12 dias, pois o Fruet teve um tempo parecido de reação ao fim do primeiro turno.

    • O povo do chute chute, parem de falar besteiras !
      Lernismo só existe em suas cabeças e não foi nenhum Guelman
      que ganhou a eleição.

  8. Limpeza nesta PMC , tira esta turma antiga .

  9. será mesmo???? esperamsoque sim, mas vejam quem foi o Coordenador da Campanha… nada menos uqe ochefe de gabinete do Jaime Lerner… Gerson Guelmann

  10. Desde a gestão do Lerner e Greca, Curitiba só foi prá trás. Tanigushi foi sem sombra de dúvida o pior prefeito da história de Curitiba. Na sequência de forma igual com Richa e Ducci os bairros de Curitiba, exceto o Centro e o Batel, praticamente voltaram ao estado de 50 anos atrás. Vivemos este período todo de propaganda. Se o Fruet não tomar conta dos bairros, onde efetivamente está o grosso da população, sofrerá uma derrota gigantesca para governador.

  11. Me lembrou Lech Walesa…

  12. È mesmo um desafio acabar com a preguiça, a indolência, a má vontade e a displicencia nos postos de saúde.
    O que leva uma odontóloga a encontrar 2 dentes cariados em um paciente, tratar de apenas 1, e nem aomenos informar o paciente sobre a outra cárie???
    O justo é que ela fosse demitida.
    O que leva uma “autoridade sanitária” de um posto de saúde a receber um encaminhamento de um neurologista PARA O PACIENTE SER ATENDIDO NO HOSP. DAS CLIÍNICAS dizendo URGENTE, E A AUTORIDADE SANITÁRIA SINICAMENTE informar ao paciente que já foi ENCAMINHADO NO SISTEMA (internet) e ela SIMPLESMENTE NÃO ENCAMINHAR???
    Será que essa “autoridade sanitária” , que é sempre pouco mais que analfabeta, tem capacidade para discordar de um neurologista quando ele diz que o paciente é URGENTE ???
    Ela tem direito de ali ficar, no posto de saúde, prejudicando os doentes que ali buscam o facultativo???
    A PENA DE MORTE SERIA POUCA PRA ESSA GENTINHA.

    • O problema é que os médicos do sistema público contratos às vezes para trabalhar 20 horas por semana não trabalham nem metada disto e ninguém faz nada pois ninguém tem coragem de mandar funcionário público embora. É gente MAMANDO PRÁ TODO LADO.