Segundo pesquisa Ibope, PT ainda é o partido mais querido do País

do Brasil 247

Pesquisa do Instituto revela que o Partido dos Trabalhadores tem a preferência de 24% dos brasileiros, a léguas de distância do PMDB, que desponta com 6%, e do PSDB, que tem 5% dos eleitores; identificação com o partido demonstra que efeito de escândalos como o mensalão é relativamente limitado, o que confere à  presidente Dilma uma boa vantagem na largada para 2014; cresce, no entanto, número de apartidários.

Pesquisa do Instituto revela que o Partido dos Trabalhadores tem a preferência de 24% dos brasileiros, a léguas de distância do PMDB, que desponta com 6%, e do PSDB, que tem 5% dos eleitores; identificação com o partido demonstra que efeito de escândalos como o mensalão é relativamente limitado, o que confere à  presidente Dilma uma boa vantagem na largada para 2014; cresce, no entanto, número de apartidários.

Uma pesquisa do Instituto Ibope, publicada neste domingo no jornal Estado de S. Paulo, dá ao Partido dos Trabalhadores razões para comemorar. A despeito de todos os escândalos recentes, como o mensalão, e daquilo que os dirigentes da legenda classificam como tentativa de “criminalização” da sigla, o PT é o partido mais querido dos brasileiros, com larga margem de vantagem. Segundo o levantamento, 24% dos eleitores declaram ter preferência pelo PT. Depois disso, vem o PMDB, com 6%, e o PSDB, com 5%.

O resultado confere à  presidente Dilma Rousseff uma boa vantagem na largada para 2014. Mas há um dado relevante, que abre espaço para novas composições de forças. O número de apartidários, 56%, é o maior desde 1988 !“ o que demonstra um certo cansaço do eleitorado com a classe política.

Praticamente todas as legendas perderam simpatizantes. Segundo o Ibope, o PT já teve a preferência de 33% dos entrevistados, em março de 2010. Hoje, o número é de 24%. O PSDB, por sua vez, também assistiu a uma grande erosão de seus eleitores mais fiéis. Eles já foram 14% da região Sudeste, onde se concentra sua maior base, em 1995, e hoje são apenas 7%. E o PMDB, que no governo Sarney, logo após o Plano Cruzado, já teve a preferência de 26% dos brasileiros, hoje tem apenas 6%.

O desencanto com a política se expressa ainda em outra pesquisa Ibope, que apontou os partidos políticos como as instituições menos confiáveis do País. No caso do PT, no entanto, o partido teve relativo sucesso em fazer com que o apoio ao “lulismo” migrasse para o partido.

14 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. “O PT só é mais lembrado devido a corrupção” espere aí !!!
    Vamos ver se a imprensa mostra as maracutaias e a corrupção que corre solta nos porões da direita nacional ( psdb, dem e pps)!
    Sabe quando que a imprensona golpista vai dar notícias de corrupção de Beto Richa, Alckmin, Aécio Never, Álvaro Dias, Só no dia de São Nunca ou se a mina do dinheiro público despejado em propaganda oficiais dos governos tucanos secarem!
    A imprensa é partidarizada e tendenciosa e está mais interessada em manter suas contas gordas com dinheiro público, meu, seu e nosso de que mostrar a verdade ao povo!
    Vale aqui lembrar a lista dos partidos mais corruptos em que o PT figura em nono lugar, quem está liderando o ranking mais sem nenhum interesse da mídia em divulgar a lista está DEM, PSDB, PMDB e PP os quatro partidos tem o maior número de políticos cassados por diversos crimes contra o erário!
    Cada dia está mais difícil a direitona ganhar no voto, e o PIG está sem crédito e sem moral com o povo que entendeu muito bem a linguagem do PT!
    O partido tem muito mais méritos de que insucessos! Basta ver a economia mundial desabando e nosso país continua crescendo e bonbando, mesmo com a invenção do Pibinho, como se existisse Pibão!!! O povão está empregado, estão lotando o supermercados e shoppings! O povo está feliz, está com o PT!

  2. O PT é o partido mais lembrado não tenham duvida, mas é tb lembrado pelas suas ações desastrosa quando o assunto é corrupção. Se fizerem uma pesquisa de qual partido politico é o mais corrupto não tenho duvidas que será franco favorito o PT da Gleisi.

    • Claro, só o PT é corrupto. Não existia corrupção no Brasil, quiçá no mundo, antes do PT chegar ao poder!

      Bom mesmo é a tríade psdbosta/demoniocratas/partido pró serra! Esses sim sempre defenderam os interesses da população, não contam com fichas sujas, elevaram o Brasil a um patamar invejável, não quebraram o País, etc.

      Bons tempos aqueles em que eles governavam o Brasil!

      Só que não

  3. Esmael, permita-me publicar em seu blog essa mensagem sobre o mesmo tema no Blog do Fábio Campana pois tenho certeza que ele não publicará: Fabio Campana, teu blog é o único que vai na contramão das pesquisas: todos os outros mostraram que o PT ainda é o partido mais preferido do Brasil. Se você mostra que o PT caiu na preferência do povo deveria relacionar como se comportou o levantamento dos demais, inclusive o seu PSDB, o DEM e o PPS”¦ dessa forma sim, estaria contribuindo para que seus leitores tenham um critério real de avaliação e não a avaliação tendenciosa e manipulada que você apresenta. Escrevo de forma direta pois sei que você não irá publicar mesmo.

  4. Provavelmente o Esmael não publicará, mas arrisco… Todo político é apatidário, o que importa é o prestígio, grana e um lugar fofinho para colocar a bunda na merda da história do local onde o referido vive em simbiose com o “suor” dos mal informados.

  5. Eu já perdi a crença no povo brasileiro, pois quanto mais bandido melhor! A situação no país chega ao ponto de se achar bonito pessoas roubarem, tem inclusive gente neste partido que promove “vaquinha” e jantares para arrecadar fundos para pagar as multas dos bandidos do PT.

    Não que os outros partidos não estejam até o pescoço de pilantragem, mas uma notícia desta só me deixa ainda mais descrente na sociedade brasileira, que julga malfeitor um cidadão apena por ter posses, por ser rico (a custa do seu trabalho e não da política), e enaltece, elogia, chama de “deus”, um cidadão que fica mlionário em oito anos a frente do executivo nacional.

    Lamentável ver que o povo continua na sua SANTA IGNORÂNCIA!

  6. O fim dos tucanossauros está próximo!!!kkkkk!

  7. Sugere-se então a fundação do Partido dos Apartidários.

    Cadê minha ficha?

    • É, tá…apartidário….acredito….desde as eleições para o centro acadêmico nos anos 80 eu percebi que todos que se dizem “apartidários” votam sempre na direita, nos conservadores e reacionários de plantão.
      Só existe um tipo de pessoa apartidária e todos eles estão na “terra dos pés juntos”!
      Então, conta outra que esta piada de “apartidário” não cola!

      • Concordo contigo Roberto!!!
        Esta é a falácia dos mesmos que falam que política não deveria existir!!!
        É na verdade o discursos dos derrotados que estão desolados com a falta de projetos e de candidatos da frente que eles apoiam (diga-se direita)!
        Pois deveriam estudar um pouco mais sobre sociologia e denotam muita falta de conhecimento ao defenderem esta proposta esdrúxula!!! Com estes pensamentos ainda estaríamos nas cavernas caçando com tacapes e arrastando mulheres pelo cabelo!!! kkkkkk!!!

      • Oh, Xará… vc que não entendeu… 56% é direita, conservador e reaçionários…

        Mas pesquisa no Brasil, não dá prá acreditar…

  8. Não reconhecer as conquistas de um governo,junto com seu povo, é o mesmo que não reconhecer a falcatruas da venda da TELEPAR, no governo FHC, entregando de mão beijada ao capital estrangeiro, Álvaro Dias, que hoje não reconhece nada que o PT fez de bom para o Brasil, já foi o algoz da nossa TELEPAR, foi ele que de mão beijada, entregou aos gringos a nossa telefonica, me lembro bem disso, por isso ele não pode citar nada de bom feito pelos governos do PT. Quem tem TELHADO DO DE VIDRO, não atira pedra na vidraça dos outros. Sei do seu passado como Presidente da TELEPAR Álvaro Dias. Seu fim político vem nas próximas eleições. O comentário político de Álvaro Dias, está na Gazeta do Povo de 20 de Janeiro de 2013.

  9. Apartidários somam 56% e já são maioria em todo o país, e os partidos são as instituições mais desacreditadas perante população, portanto, na verdade, o PT ainda é o partido menos mal querido pela população, é o que diz o IBOPE. E quanto ao partido da Marina Silva, a vir à luz, de fato ainda está tudo muito nebuloso, e isso não é um bom sinal, mas se for apenas mais 171 eleitoral, não passará, não se sustentará. A desilusão da sociedade para com os partidos é muito grande, os setores mais conscientes da mídia e da sociedade estão de olhos abertos, de modo que não há mais espaço para mais 171 eleitoral. Doravante, para convencer, tem que ser cartas na mesa, preto no branco, olhos nos olhos, senão o povo fica com o PT mesmo e ponto final, conforme demonstram as pesquisas que, por incrível que pareça, estão conseguindo captar o são sentimento da população. É fato também que o campo está fértil para o PNBC, a Meritocracia Eleitoral e o HoMeM do Mapa da Mina.