Richa anuncia reforma do secretariado na quarta; veja os cotados

Pessuti está com um pé dentro do governo Richa. Foto: Denis Ferreira Netto.

Pessuti está com um pé dentro do governo Richa. Foto: Denis Ferreira Netto.

O governador Beto Richa (PSDB) deverá anunciar a reforma do secretariado na próxima quarta-feira (16). Antes, porém, o tucano realizará conversas com os partidos que pleiteiam espaço no seu governo. O PMDB e PSD são os que mais ampliarão a participação.

O único nome já confirmado na troca de guarda é o do deputado federal Ratinho Junior (PSC) que assumirá a Secretaria do Desenvolvimento Urbano (SEDU). O parlamentar quer obter experiência executiva para voltar a disputar a prefeitura de Curitiba, em 2016, contra o prefeito Gustavo Fruet (PDT).

O blog apurou que o PMDB reivindica a chefia da Casa Civil, a Secretaria da Agricultura, a presidência da Sanepar e a presidência da SUDE (antiga Fundepar).

O PSD também quer a Casa Civil, mas o partido se contentaria com o Planejamento e o Trabalho.

O governador Beto Richa decidiu dividir a Casa Civil ao criar a Secretaria de Governo, que terá funções burocráticas e de gestão. O PSDB também está de olho na Casa Civil, que manterá seu papel político.

Veja como ficaria o secretariado de Beto Richa:

– Chefia da Casa Civil: Disputa entre Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), Reinold Stephanes (PSD) e Ademar Traiano (PSDB).
– Secretaria de Governo: Luiz Eduardo Sebastiani.
– Planejamento: Reinold Stephanes (PSD), César Silvestre (PPS) ou Luiz Cláudio Romanelli (PMDB).
– Trabalho: Paulo Rossi (PSD, presidente da UGT).
– Desenvolvimento Urbano: Ratinho Junior (PSC).
– Agricultura: Osmar Serraglio (PMDB).
– Copel: Fernando Ghignone (PSDB).
– Sanepar: Orlando Pessuti (PMDB).
– Educação: Alcione Saliba.
– SUDE (antiga Fundepar): Ana Lúcia Schumann.
– Paraná Edificações: Luiz Fernando Jamur.
– Comando Polícia Militar: Indefinido.

25 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Nossa, que tal o Beto levar Ratinho Junior para o seu governo? E que tal o TAL do Ratinho Junior aceitar o cargo de secretário de Estado? Não foi ele quem desceu a lenha em Beto por apoiar o Ducci na reeleição de prefeito, dizendo ser um político independente? Ontem inimigos, hoje amigos abraçados, né? Cuidado Beto, esse piá pode te dar uma rasteira, e das grandes viu? Afinal, passar rasteiras em “amigos” é a cara dele (e do pai). Abraços Esmael

  2. Este governo é mistura vendilhões de ex PT que são play boys, com PMDB que só quer ser governo, o poder compra a vaidade.

  3. Falam do Beto, Do Pessuti, do Ratinho, mas esquecem o Prefeito que elegeram pra Curitiba, que manteve o Bertoldi, que manda nas empresas do Onibus. Tem sujeira nessa história, e cade a abertira das caixas pretas da URBS e ICI que o FRUTA, prometeu na campanha???? Ninguem lembra???? Vamos para de ser Hipocritas, uns nao podem outros…podem tudo (ou melhor nao fazem nada) que prometeram pra se elegerem.

    • Concordo plenamente com o Vinicius, a primeira providência que o prefeito eleito (já deveria ter iniciado com toda urgência) era abrir as cxas pretas do ICI e URBS, dúvido que isso irá acontecer de verdade. Vão mascarar nomes e justificarão que realmente é necessário não só os serviços como os valores cobrados pelas instituições que são verdadeiros absurdos se comparados com o mercado.
      Tem que existir vontade política e transparência, do contrário ficará como está.

  4. Sugiro para Assumir a Secretaria da Educação desse desgoverno O EX PREFEITO DA LAPA PAULO FURIATTI Bastante experiencia.

  5. ESSE GOVERNO DE TRAÍDORES NAO EXISTE, E CADA VEZ VAI POR UM CAMINHO SEM VOLTA

    DESMANDOS, GOVERNOS PARALELOS, PSDB TRABALHA CONTRA, E POR AÍ,

    BETO VOCE JA TRAIU, OS BARROS, SPERAVICO, O BUENO, CHEIDA, PUGLIESE, FRUET, AGORA VOCE ESTA TRAÍNDO SEUS ELEITORES. NINGUEM VOTOU EM VOCE PARA VOCE SE ALIAR AO PMDB.

  6. SERÁ QUE O PESSUTTI VAI SE AGARRAR AO PSDB DE BETO RICHA, AÉCIO NEVES, FHC, VALDIR ROSSONI, TRAIANO, JOSÉ SERRA, ALCKEMIN? O POVO QUER DILMA, LULA, GLEISE, GUSTAVO FRUET. PESSUTÃO, NÃO QUEIRA MORRER ABRAÇADO COM ESSA GENTE.

  7. Olha a turma da pesada: Romanelli, Traiano e Stefhanes Junior, os idealizadores da aposentadoria para os deputados estaduais sem colaborar e com 5 anos de mandato. São do grupo que estavam armando o bote. O milionário Ratinho que agora poderá experimentar a cueca de seda. E o Pessuti na Sanepar agora que o Rio Iguaçu vai pegar o primeiro lugar dos mais poluido do Brasil.

  8. Pelo amor de Deus!!! Agora a educação do Paraná vai acabar de vez com a volta da secretária Alcione Saliba. Voltamos ao governo Lerner.

  9. Pessute apoiou partidos que era na região do vale do ivai, nos anos 90.eu sei bem que essa figura so joga para ganhar .com a ajuda dele o pessoal da antiga arena ganhou a eleição em são joão do ivai pr. ele era deputado naquele tempo..

  10. O (des) governador Beto Richa ao retornar na área da educação do seu governo com a neoliberal, famigerada e infame ex-secretária de educação do ex-governador Jaime Lerner a Sra. Alcione Saliba que é até hoje odiada pelos professores paranaenses “é cutucar onça com vara curta”, ” é beijar vespeiro mexido” enfim está dando “tiro de canhão no pé!”

  11. Menos mal..esse caco dos Silvestre saindo…tudo fica bem…só tem jeito para assessor de filhinho…e filhinho está mal…. frito em Guarapuava …sem assessoria ..sem pai e sem Mãe ! Matos Leão nós ajude , esses tem caráter !

  12. Caso se confirme as nomeações de Ratinho Jr. e Pessuti, estaremos assistindo ao ocaso político dos dois.
    Do Ratinho Jr. já se esperava tal atitude, mas do Pessuti?? Acorda Pessutão!!

  13. POR QUE O PESSUTI NÃO LEVA COM ELE O SENADORZINHO SERGIO SOUZA.
    ALIAS SE FOSSE ELE TERIA ERA VERGONHA DE DIZER QUE É SENADOR.
    QUANTOS VOTOS ELE TIROU MESMO????

  14. Se esperta.

    Agora o Requião não esta lá Pessutão, mas vc tá metendo a mão naquele ninho no escuro, cuidado que em vez de tucaninhos peladinhos do bico grande vc vai encontrar umas cobrinha criada…e pro teu tamanho uma picadinha no carcanha vai ser um TOMBÃO ….mire-se no exemplo do GUSTAVO.

    • mas que é um belo presente para o covil é, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, os guizos estão sendo ouvidos em todo o Paraná, a outra opção o japa tb seria um belíssimo presente, para os empregados.

  15. PESSUTI COMPRADO: VOCÊ VAI MORRER ABRAÇADO COM O BETO EM 2014.

  16. Tem q mudar a sigla para (pmdv) partido mediocre dinheirista vendido

  17. E a Sefa continua o desgoverno que está?

  18. BOA TARDE ESMAEL!

    O “véio MDB de guerra” está literalmente em frangalhos e o “novo” PMDB-Partido Monitorado Por Demagogos & Barganhadores CONTINUA acéfalo!

    • Bem isto
      É, o MDB velho de guerra está mesmo em frangalhos. Tanto que um dos seu membros e requianista histórico, acaba de ser preso pelo GAECO. Falo do Ex-Deputado e Ex prefeito da Lapa. Frande em licitações na educação.

  19. NAM TEM NENHUMA NOVIDADE.
    ESSAS PESSOAS ESTAO NO PODER A SECULOS.
    A MESMA TURMA DO LERNISMO E CIA LTDA.
    A GLEISE VAI COMER TODOS JUNTOS COMO RENOVAÇAO

  20. Mas isso não negociar cargo publico por troca de apoio na campanha?????????

  21. Que vergonha do PMDB, um bando de vendilhões, até você Pessuti…