Racha no PMDB atrasa reforma no secretariado de Richa

Romanelli, o Tucanelli.

Romanelli, o Tucanelli.

Ninguém se entende no PMDB do Paraná. A unidade vista na convenção estadual que derrotou o senador Roberto Requião, em dezembro, não existe mais. Durou menos que um sonho de verão. Amor de praia, que não subiu a serra.

A bancada estadual peemedebista, em surpreendente ato de autofagia, veta seus membros no secretariado do governador Beto Richa (PSDB). Os deputados não querem botar azeitona no empadão do outro. Temem a concorrência na eleição de deputado-secretário escolhido. Querem isonomia na disputa de 2014.

Richa esperava anunciar o novo secretariado na quarta-feira (16). Vai ter que adiar. O PMDB atrasou a reforma do tucano. Não tem nomes, devido ao racha interno. A sessão do partido mais fisiológica do país, a paranaense, não tem nomes de consenso para ocupar secretarias. Portanto, o governador jogará a reforma mais para o final deste mês.

Somente é consenso no partido o ex-governador Orlando Pessuti, o deputado federal Osmar Serraglio (presidente da legenda) e o deputado estadual Alexandre Curi. O problema é que os três resistem convites para o primeiro escalão tucano. Ainda não foram convencidos.

O secretário do Trabalho, Luiz Cláudio Romanelli, que era cotado para a Casa Civil, dançou. Agora é lembrado para a liderança do governo na Assembleia Legislativa.

Independente de sair ou não a reforma, o blog divulga a nova cotação para o secretariado de Richa:

– Chefia da Casa Civil: Ademar Traiano (PSDB).
– Secretaria de Governo: Luiz Eduardo Sebastiani.
– Planejamento: Ingo Hubert.
– Administração: César Silvestre (PPS).
– Trabalho: Paulo Rossi (PSD, presidente da UGT).
– Desenvolvimento Urbano: Ratinho Junior (PSC).
– Agricultura: Reinold Stephanes (PSD).
– Copel: Fernando Ghignone (PSDB).
– Sanepar: Orlando Pessuti (PMDB).
– Educação: Alcione Saliba.
– SUDE (antiga Fundepar): Ana Lúcia Schumann.
– Paraná Edificações: Luiz Fernando Jamur.
– Comando Polícia Militar: Indefinido.

45 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. É realmente de dar vontade de vomitar ao ler tudo isso. Vergonha, vergonha.
    Sinto orgulho de ter nascido nesse Estado pujante e, ao mesmo tempo, vergonha por ter na cúpula do estado essa verdadeira máfia.
    Saliba na Educação…. Lerner no Planejamento…..

    Acorda gente…. agora a Educação vai mesmo falir de vez….. A Copel com certeza não durará mais que 02 anos nas mãos dessa máfia!!!

    Acordem paranaenses………

  2. Eu penso que na cúpula do pmdb ,sobrou somente o Requião ,e uma meia duzias de pessoas. Os eleitores que votam no pmdb devem estar atento em 2014. Não colocar mais esses deputados vira casaca na assembleia legislativa. Eu tenho a minha lista dos nomes dos deputados do pmdb que se venderam.. O cabeça de chave é o Romaneli.

  3. Esta Ana da Fundepar não é aquela da “Central de Viagens” da SEED? Ela já devolveu o dinheiro desviado?

  4. Só o Requião colocará ordem neste PMDB!!! Não tem mais ninguém!!! Este é o cara e é a verdeira cara do PMDB.

  5. Mas o que tem de político e assessor revoltado por não ter seu nome na lista… calma galerinha, vocês ainda podem ser lembrados para cargos de terceiro ou quarto escalão, vou ver com o Beto para lembrar do nominho de cada um de vocês. rsrsrsrsrs

  6. Senhor Nestor Rodrigues,

    Não concordo com muita coisa que estou vendo neste governo, mas se tem alguém que é leal e trabalhador nesse governo é o Secretário de Agricultura Norberto Ortigara. É UM TÉCNICO MUITO COMPETENTE.

  7. Bota o Luiz Abbi para cuidar do Ingo ele é coroinha perto da figura….

  8. Não tem jeito mesmo o BETO entrará para a história como o pior governador que o Paraná ja teve.

  9. Bem, eu só espero que não fique apenas em alguns Secretários, mas que estes limpem certas Diretorias Gerais e Assessores de Diretores, Porque não atuam, são Inuteis, Atrapalham mais que contribuem, nomeiam amigos e parentes para parasitar o Governo. Como por exemplo um de uma certa Secretaria de Desenvolvimento.

  10. Esse Silvestre tinha que ser varrido de qualquer secretária! ainda querem dar a administração ..era só que faltava .

  11. Imagina vocês quanto custa para o bolso da população essas maracutaias. Tudo para não perder a próxima eleição que vem ai, ate parece que esse bando de ladrão mandam no voto do povo, já foi esse tempo acorda, esse Governador Beto Richa e o pior Governo dos últimos 40 anos, irresponsável e incompetente ate agora não mostrou pra que veio, esta ai pra quem não se tocou aonde ele vai enfiar a dinheirama que pegou emprestado recentemente, comprar lacaios, e difícil de admitir mais o Requião tem razão.

  12. Só faltava o Bertoldi ai no meio.

  13. Romanelli e Traiano são os líderes da super-aposentadoria para os deputados. Querem ganhar 17000 reais sem ter contribuido e com 5 anos de mandato. O Curi esta junto com o Bibinho e o Nelson Justos na câmara de deputados no escândo para esconder funcionários fantasmas e deveriam estar na cadeia. Tanighusi foi o pior prefeito que Curitiba já teve em sua história. O milionário Ratinho não tem ideologia pois garantiu que nunca usaria Cueca de Seda e não resistiu ao primeiro conchavo. Assim não fico feliz com a composição de secretários de nosso estado.

  14. É MUITO FACIL BETO RICHA MUDAR, MANDA OS TRAÍDORES EMBORA

    TRAIANO, DEONILSO, CATTANI, FLAVIO ARNS ,ORTIGARA,C APUTO,

    QUE T[Á TUDO RESOLVIDOOO

  15. Ingo Hubert??????????????????????Mas ele não estava preso???????????? Sério ele foi preso pelas várias irregularidades cometidas na presidencia da COPEL, quando além de tentar vender a empresa por um preço de merreca, deu para os Gulin, donos da COTRANS, uma comissão de 2,5% de toda a energia que a COPEL vendesse para a Volkswagen e para a White Martins e o Grupo Gerdau? Péraí, Beto, assim já é demais!!! Como é que um sujeito respondendo processo desse calibre vai ser seu secretario de Planeamento, vai mexer com toda a grana? O velho e bom Zé Richa deve estar se virando no túmulo, meu filho….Pára com isso…Você não precisa disso…Quem coloca gambá para tomar conta de galinheiro não se dá bem, Beto!!! Pensa melho, poe a cabeça no travesseiro antes de decidir..

  16. Na Secretaria de Segurança Pública, o maior problema do povo paranaense (a falta de segurança), não haverá a mudança do Secretário e nem do Chefe da Polícia Civil? Este último não fez nada só produziu escândalos.

  17. Amigo BETO esqueceu de mim….teu amigo DEROSSO.

    • Derosso ele coloca em cargo de segundo escalão com 200% de gratificação, ou Conselheiro de 6 mil reais, assim a mídia não pega !
      Eu teria vergonha do meu nome estar aí e de participar deste governo fraco !!!

  18. Irá mexer nos CONSELHEIROS TAMBEM ?

  19. Caro Esmael,

    O Jamur não está mais cotado já é Diretor Geral da Paraná Edificações, de 02 de janeiro, vide diário oficial do estado de dezembro de 2012.

  20. Beto e os quarenta ladrões…..

  21. Pega ladrão…..

  22. Quem deve estar rindo a Toa é o Requião!!!! E não é pra menos, o PMDB Não TEm Comando, virou Partido de Aluguel!!! Que triste essa decadência. Um dos maiores e mais poderosos partidos do País… agora é apenas Vaga lembrança…

    • E algum dia na vida deste partido (PMDB) ele não foi PARTIDO DE ALUGUEL?

      Se partido pudesse ser comparado a alguma profissão, o PMDB seria a profissão mais antiga da humanidade, seria a prostituta, pois é só isso que esta sigla faz, se vende para quem paga mais.

  23. Um dos mais graves problemas na política brasoleira é o critério para preenchimento de cargos. Só vale política e amizade. Defendo que os cargos deveriam ter a definição clara das condições mínimas para ser ocupado, como por exemplo, formação, tempo de atuação profissional, etc….Para ser médico, o sujeito precisa estudar 5 anos. Para ser juiz, tem que ter feito direito pelo menos, para ser motorista, tem que ter habilitação. E, p.ex., para ser secretário de obras ou Ministro da Saúde??? Basta ser político e amigo de alguém influente e cuja nomeação possa significar apoio político depois e mais votos. É o caso da tão comentada nomeção, entre outras, do Rato Jr. para SEDU. Uma piada de mal gosto, um acerto político visando 2014, pago por nós.

    • Seguindo a lógica do seu comentário, Ratinho Jr. não tem qualificação técnica para assumir a SEDU.

      No entanto o Sr. não coloca a qualificação necessária para tal cargo…

      Isto impede a defesa do Dep… pois se o sr. não diz qual qualificação é necessária, como ele (ou qualquer outro) pode a possuir???

      • Caro Roberto, neste caso a formação profissional seja qualquer ramo da engenharia (seria o mais lógico) ou mesmo direito como é o caso do Deputado tanto faz, o que na verdade considera-se necessário é experiência profissional na execução de atividades administrativas/gerenciais e não apenas cuidar da sonoplastia dos programas do pai…..

      • O que pretendi comentar é que falta critério técnico para escolha. Quando fiz referência ao Rato Jr., o usei como exemplo de escolha política. Poderia ser que ele até preenchesse critérios para ocupar o cargo (o que acho difícil), mas no caso concreto a escolha dele só tem a lógica do voto por trás.

  24. Pergunta: o Ingo Hubert não foi aquele senhor que foi presidente da Copel que quase privatizou a empresa??????

  25. Havendo confirmação deste novo secretariado, o nome do governador deverá mudar também. Mudar para Beto Lerner.

    • Tem-se falado muito em reforma do secretariado, entra fulano, sai ciclano e alguns beltranos fica esperando a sobra.
      O Menino de Prédio Chorão – MPC poderia aproveitar o momento e mexer em tudo, tudo mesmo, inclusive nas companhias de economia mista que o Estado é dono, estas estão as moscas e seus diretores ganham 13mil por mês para não fazer nada, desfilam de carro, tem telefone de graça e ainda, viajam com o carro oficial sem pagar pedágio.
      Ora! Tem diretor que trabalhou contra o MPC, de partido contrário e hoje aliado que a anos esta numa empresa com status de secretário, com todas as mordomias, teve alteração na pasta que está ligada e nada de mudar…
      Está na hora de mudança e seria muito bom ver os CHUPA CABRAS pararem de mamar na teta….
      Tem muito funcionário publico com qualidade para assumir qualquer diretoria ou secretaria, basta acabar com o apadrinhamento.

  26. E onde está o PMDB?
    Vai morrer na sombra do PSDB?
    Não tem identidade própria?
    Vai continuar apoiando um governo que só enrola o povo?
    Acordem e vejam o resultado das últimas eleições.
    O povo já está acordado.

  27. O PMDB sem Requiao nao e BMDB temos que colocar ele Como Presidente nova mente ja esta comprovado .

  28. ROMANETUCANELI FURA PEDAGIO ,SAIU FURADO AGORA! o TANEGUCHI .AGORA PODE VIR O ARRUDA TAMBEM PARA O PARANA.AQUI O CALDERÃO CABE MAIS CACIQUE . O PARTIDO VERDE, AGORA ABALADO COM O ESCANDALO DOS PEIXES ,PODE SOBRAR PARA O REQUIÃO O GOVERNO DO PARANA!

  29. Essa Saliba foi a exterminadora do futuro da educação junto com o Lerner…8 anos sem concurso e sem aumento salarial, Funcionários terceirizados ganhavam menos que o salário mínimo…

  30. Essa Ana Lucia é a mesma do escândalo das diárias ? não, não pode ser…

  31. O pmdb agora atende por PARTIDO DAS MARIONETES DO BETO

  32. O PMDB parece ter acordado. Nos últimos anos, Richa traiu Taniguchi, Osmar Dias, e o próximo a se entregar ao “canto da sereia” parece ser o Ratinho Jr. E o PMDB também estava indo nessa, mas parece que acordou.

  33. Pq vc acha q a PM muda??? Isto não é reforma de 1o escalão apenas???

  34. Para quem já tem um Taniguchi (ainda falta explicar o que ele e o Alceni Guerra faziam no governo do Arruda no DF) colocar a Saliba e o Ingo é como declarar guerra ao erário.

  35. Uma quadrilha autentica…