PT conquista coração do eleitor paranaense, diz pesquisa

PT alcança hegemonia inédita entre paranaenses na eleição para presidente

por Karlos Kohlbach, via Gazeta do Povo

Petistas avançam de forma inédita no Paraná. Foto: Jonathan Campos/GP.

Petistas avançam de forma inédita no Paraná. Foto: Jonathan Campos/GP.

A pouco mais de um ano e meio da eleição presidencial, sondagem feita pelo Instituto Paraná Pesquisas, a pedido da Gazeta do Povo, revela uma inédita hegemonia do PT entre os eleitores do Paraná. Se a eleição fosse hoje, os paranaenses elegeriam Dilma Rousseff com ampla vantagem sobre os adversários. A presidente venceria em todos os três cenários mais prováveis, independentemente dos oponentes !“ em alguns deles, os paranaenses a reelegeriam já no primeiro turno, se considerada a margem de erro.

Dilma só é preterida pelo eleitor do Paraná quando a disputa é com o ex-presidente Lula (PT) !“ o que demonstra a força que hoje o partido conseguiu no estado, muito em função da eleição de Gustavo Fruet (PDT) para a prefeitura de Curitiba, que se aliou ao PT.

Com o mais provável cenário político para 2014, tendo como possíveis candidatos Dilma, Marina Silva (sem partido), Aécio Neves e Eduardo Campos (PSB), a pesquisa estimulada (quando os nomes dos candidatos são mostrados ao eleitor) revela que no Paraná o grande nome da oposição ao atual governo não seria do PSDB, mas Marina.

Dilma teria 49,7% das intenções de voto, Marina teria 19%, e o tucano, 14%. No cenário com Geraldo Alckmin no lugar de Aécio, Dilma teria 48,6%, Marina, 19,33% e Alckmin, 14,94%. Campos teria 2,56% !“ o melhor desempenho dele nos cenários pesquisados.

Para o diretor da Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo, se a baixa popularidade de Campos no Paraná se repetir em todo o país, ele terá de repensar a candidatura. Ao mesmo tempo em que se o desempenho de Marina no Paraná for semelhante no resto do país, o grande nome da oposição ao PT será o dela.!

Na pesquisa espontânea (quando o entrevistador não apresenta a relação de candidatos ao eleitor), porém, Marina perde força e é lembrada por apenas 0,2% dos eleitores do Paraná (veja infográfico). Ela fica atrás de Dilma (11,4%), Lula (10,8%) e dos tucanos Aécio Neves (2,5%), José Serra (2,4%), do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (0,7%), do senador paranaense Alvaro Dias (0,3%). Marina perde até mesmo para o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, que foi relator do julgamento do mensalão. O ministro foi lembrado por 0,98% dos eleitores.

Economia puxa resultado, dizem especialistas

Sobre os números alcançados pelo PT na sondagem feita no Paraná, o diretor da Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo e o cientista político Mário Sérgio Lepre, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), atribuem o desempenho petista ao momento da economia paranaense. O sucesso do PT pode ser explicado pela economia no Paraná, que está alavancando muito a Dilma e o Lula!, opina Hidalgo. Quando a economia vai bem, parece que tudo vai bem!, completa.

Lepre acredita que os dados indicam que o governismo é fortíssimo. Se este quadro econômico permanecer, mesmo sem o PIB crescer, mas com consumo da grande faixa da população, é muito difícil para a oposição ter um bom desempenho na eleição de 2014!, disse.

Lepre, no entanto, afirma que os números devem ser analisados com cautela, já que ainda é cedo e os nomes dos candidatos ainda não estão todos colocados. à‰ uma época que não se tem uma consolidação de outros nomes, apenas a percepção de que as coisas estão boas, do ponto de vista econômico, para uma grande parcela da população que não tinha pleno acesso ao consumo!, afirma Lepre.

Veja a sondagem da Paraná Pesquisas em infográfico:
image

25 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Paraná Pesquisa ? De novo ?
    Este instituto deve ser ‘mais maior de grande’ que o ibboppee.
    Uma pesquisa por semana.
    O resultado da pesquisa deve ser a migração.
    Estamos ficando mais burros, coniventes, omissos, miseráveis.
    Vamô fazê filho.

  2. Roberto Fernandes se esquece que não estamos vivendo o bi-partidarismo – da época da Dita Dura.

    E a Oposição n~ao se resume a FHC, Serra, A’ecio Neves.

    Aguarde….

  3. Falam que essas pesquisas são feitas só com beneficiários de programas sociais como se esses fossem maioria entre os pesquisados e assim, justificam a alta aceitação tanto de Lula quanto de Dilma e também o PT. No entanto, as pesquisas apontam aceitação em todas as camadas sociais pois todas elas se beneficiaram das ações do governo federal. Para aqueles que falam que Curitiba e o Paraná rejeitam o PT vale ressalta que isso mudou: O Pt e seus líderes (em todas as esferas) já são mais lembrados que os seus oponentes, e aqui não é diferente. Não somente as classes D e E que estão contentes com o governo federal. Esse otimismo está presente também nas classes A, B e C… e a tendência é essa adesão e aceitação aumentarem… queiram as viúvas de FHC/Serra ou não… isso é fato. Ninguém quer voltar atrás.

  4. Ainda bem que o povo paranaense é um povo ordeiro e trabalhador, não vive exclusivamente de Bolsa Miséria como a maioria dos estados do Nordeste, assim o PT até pode fazer o presidente novamente, mas é só, prova disso é que nas pesquisas para o governo do Estado, a PTista nem chegaria próxima a Beto Richa, perde em todos os cenários possíveis. rsrsrsrsrsrs

    Ainda Bem!

  5. Junta todos os votos do PT destas cidadezinhas aí que não dá uma seção daqui de Curitiba e tamo falado.

  6. Em Maringá o PT ganhou, em Londrina, o PT ganhou, em Ponta Grossa o PT ganhou, em Cascavel, o PT ganhou, EXPERIENCIA. Fala sério. O PT não existe no Paraná. Pro PT ganhar pra governador terá de fazer como fizeram em Curitiba, recrutar fora do ninho petista alguem com perfil como o de Gustavo Fruet e ponto final. Se o PT fosse tão bom, todas as grandes cidades teriam prefeitos eleitos do PT, por que não tiveram??? Sandor Mendes

  7. O que esse pessoal não quer entender e nem aceitar, é que o povo botou o pé no tôco, como se diz aqui no interior de SP, não quer saber de voltar para trás, não quer saber de trocar 13 por 4,5. Todavia, o Instituto Paraná Pesquisas, nem a Gazeta do Povo, e ninquém ainda perguntou se Ele, Sua Majestade, o Povo, se quer trocar o velho modello de Brasil e de pollítica-partidária-eleitoral pelo Projeto Novo e Alternativo de Nação e de Política-partidária-eleitoral. Quem sabe é aí que está o Xis da questão.

  8. O povo pensa assim:

    Se eu votar na turma do FHC, o juro vai subir, a mercadoria nos supermercados vai ficar mais cara, o FMI vai mandar os funcionários com pastinhas fiscalizar a gente, eles vão dar mais grana pra banqueiro e ainda vai xingar a gente de vagabundo.

    Então voto nesse PT mesmo…

  9. É, Se não dá prá dar Circo Soleil, da Copa, Cozinha, Pão.

    Da minha parte, prefiro um Cartão Corporativo…

  10. “IMAGINA NA COPA”

  11. ESQUECI AINDA
    5- EM CRUZ MACHADO O PT TBEM GANHOU.
    6- EM PAULO FRONTIM TBEM GANHOU A OPOSIÇAO.

  12. com mensalao, dolares na cueca, dinheiro fora do país, cpi cachoeira, rosemary, cpi correios, e tantos outros escandalos,

    e o presidente nao s eexplica,, capaz que o povo paranaense,vote no PT,

    o pT, CRESCEU PORQUE O BETO RICHA NAO EXISTE COMO GOVERNADOR.

    • Desculpe cara, mas o PT não existe no Paraná porque aqui o povo é dado ao trabalho e não a vagabundagem, aqui se busca crescimento e não viver de Bolsa Miséria. E por mais que vocês queiram diminuir as ações do Beto Richa, ele com certeza já fez mais pelo Estado em dois anos do que aquele lunático em seus quase oito. O Beto devolveu a dignidade ao polícial do Estado, que hoje trabalha com vontade, pois sabe que seu esforço é valorizado.

      Tem muito ainda a fazer, mas ele tem dois anos pela frente e no rítmo que está vai concluir seu primeiro mandato como um dos melhores governadores da história deste Estado.

  13. Pesquisa é pesquisa, na hora de votar o paranaense sempre é consciente da sujeirada e bandidagem do PT

  14. caramba! o pessoal da opus dei do paraná(muitos deles com altos cargos na gazeta do povo) ao invés de usar cilicio vão é cortar os pulsos.

  15. Dilma/Lula, ou Lula/Dilma, não verdade, gostem muitos ou não gostem alguns, representam o top-line do modello continuista da mesmice de república e de pollítica-partidária-elleitoral, 171. São o que de melhor esses modellos conseguiram produzir em termos políticos e de resultados, na condição de situação, superando em muito a atual oposição, que já foi situação, e que vive apenas da velha e surrada tática do famigerado “quanto pior melhor”, e do velho mata-mata eleitoral do velho udenismo. Isto posto, cumpre-nos repetir o que temos repetido há anos, Lula ou Dilma, tem apenas um candidato à sual altura, tal seja, o Projeto Novo e Alternativo de Nação, a Mega-Solução, que atente pela sigla PNBC ( Projeto Novo e Alternativo de Brasil), acoplado à Meritocracia Eleitoral, como propõe o HoMeM do Mapa da Mina, o Leão do Novo Caminho para o Novo Brasil de Verdade. O resto é perda de tempo, é malhar em ferro frio, é apenas o pior do mais dos mesmos. Estão aí, todas as pesquisas, comprovando a nossa tese. O duro é convencer os cabeças de bagre.

  16. NA REGIAO SUL DO PARANA O PT TEVE A COLABORAÇAO DO DEPUTADO ROSSONI.
    1- EM UNIAO DA VITORIA O PSDB APOIOU O PT.
    2- SAO MATEUS DO SUL GANHOU O PT
    3-MALLET GANHOU O PT.
    4- IRATI GANHOU O PT.
    E AINDA O GOVERNADOR ACREDITA NESSE ROSSONI.

  17. O que esperar um pais de maioria pobre, no estado com governo que governa para ricos. Só não enxerga cego!

  18. Lula estava certíssimo quando, candidato, dizia que o povo votava com o estômago, demonizando as políticas sociais – bolsas, etc – desenvolvidas no governo FHC.

    Metia o pau no que chamava burrice coletiva. Não imaginava que aquelas práticas – expandidas em seu governo, seria responsáveis pelos índices de aprovação, de simpatia que garante vitória em 2014 para um governo incompetente e marcado por falcatruas e danuras.

    É, Lula tem razão. É o que se espera duma Nação cujo herói é Macunaíma.

    Se isso não se chama de inversão de valores…

  19. Tomara que assim seja!

  20. SSSIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIM ! PORÉM O D E M ESTÁ MAIS NO CORAÇÃO AINDA…