PSDB, PMDB e PP ‘vencem’ torneio de fichas sujas

do Brasil 247

Competição é inglória; tucanos, com 56 candidatos barrados pela Justiça Eleitoral em 2012, peemedebistas (49) e pepistas (30) ocupam as três primeiras posições em campeonato de piores quadros, de acordo com os critérios da lei da ficha limpa; PT, com 18 fichas sujas, ficou na oitava posição entre as 24 agremiações; PTC, PSOL, PSDC e PHS, com apenas um barrado cada, têm motivos para se orgulhar.

Competição é inglória; tucanos, com 56 candidatos barrados pela Justiça Eleitoral em 2012, peemedebistas (49) e pepistas (30) ocupam as três primeiras posições em campeonato de piores quadros, de acordo com os critérios da lei da ficha limpa; PT, com 18 fichas sujas, ficou na oitava posição entre as 24 agremiações; PTC, PSOL, PSDC e PHS, com apenas um barrado cada, têm motivos para se orgulhar.

Numa competição que, em tese, nenhum partido político deveria gostar de vencer, os tucanos do PSDB se destacaram. Levantamento divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral apontou que o partido que procurar empunhar com força a bandeira da moralidade foi a agremiação com maior número de candidatos a prefeito e vereador barrados pelos critérios da Lei da Ficha Limpa. Ela impede a disputa para cargos eletivos de cidadãos com condenações na Justiça.

Nas eleições para vereador e prefeito de 2012, o PSDB teve nada menos que 56 políticos barrados pela Justiça Eleitoral. Em segundo lugar aparece o PMDB, com 49, e, em terceiro, o PP, com 30. PR, PSB, PTB e PSD vem a seguir com, respectivamente, 25, 23, 22 e 20 fichas sujas flagrados na disputa das eleições.

Carimbado, pelos adversários, como um partido associado à  corrupção, em razão das condenação impostas pelo Supremo Tribunal Federal a seus ex-presidentes José Dirceu e José Genoíno, o PT ficou no oitavo posto, com 18 candidatos impedidos. Abaixo dele surge o DEM, outra agremiação que propagandeia fortemente a ética na política, com 16 barrados.

O ranking do TSE trouxe motivos de orgulho, tecnicamente, para os partidos que tiveram menos nomes impedidos. São eles PTC, PSOL, PSDC e PHS, com apenas um candidato ficha suja cada um.

O levantamento tem o mérito de pressionar os partidos, nas próximas eleições, a escolherem candidatos que não os façam brilhar, ao contrário, numa futura lista. Ao menos, em tese.

brasil_fichas_sujas

24 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Please let me know if you’re looking for a writer for pfofmnmd your weblog. You have some really good articles and I think I would be a good asset. If you ever want to take some of the load off, I’d really like to write some content for your blog in exchange for a link back to mine. Please shoot me an e-mail if interested. Thank you!

  2. I simply want to mention I am just newbie to blogs and definitely savored you’re web site. Very likely I’m want to bookmark your blog . You amazingly have really good article content. Regards for sharing with us your blog site.

  3. Em Roma, quando o César vislumbrava o aumento desenfreado da corrupção, fechava o senado, matava todos os senadores e reiniciava tudo depois de um período de “limpeza”…
    Na era moderna, tivemos golpes de estado truculentos apoiados justamente na incompetência e corrupção que grassava nos diferentes níveis de poder.
    Não, não faço a apologia de um possível golpe, apenas quero com isso incentivar que notícias como esta sejam debatidas nas escolas de ensino fundamental. É lá que as verdadeiras revoluções devem começar.
    É fundamental, portanto enxotar os vendilhões do nosso templo político, votar e escolher bem nossos representantes.

  4. A burrice da tucanalha é crônica. Não tem jeito. Vão continuar votando nos fichas sujas e vociferar (sem saber ao certo) contra o PT.

    psdb é o partido mais sujo do Brasil. Chupem este drops sabor realidade.

  5. PSDB nunca mais nem no pará é nem no Brasil,,2014 vai 13 de novo,Dilma na liderança!!!

  6. Olho Vivo, de ficha suja também o PT entende e conhece bem. Outros partidos perto do PT são aluninhos do “jardim de infância”, aquela galera tem doutorado no assunto. kkkkkkkkkkkkkkkk

  7. Sou contra o regime chines mas, ia faltar paredão por aqui pra fuzilar esta turma.

    Nossa PT se afasta desta gentalha….bando de corruptos…faz bem o Fruet de levantar a ficha dos indicados…do jeito que tá cumpre-se a letra de uma musica das antiga SE GRITAR PEGA LADRÃO NÃO FICA UM MEU IRMÃO…

  8. E de formação de quadrilha o PT entende muito mais que qualquer outro partido. rsrsrsrsrsrsrs

  9. Fico impressionada de ver algo assim, o psdb lidera e é a cúpula do PT que é condenada por formação de quadrilha?

  10. O cara teve um voto na primeira pesquisa. Teve dois na segunda e colocou na mídia que tinha subido 100 por cento.

    Nem sou simpático a nenhum desses partidos aí, pelo contrário, mas a pesquisa deve mostrar quantos filiados e quantos eleitos de cada pro leitor calcular a proporção. O blogueiro, mais uma vez, ligeirim, ligeirim…

  11. Prezado ESMAEL, JÁ Eeperva ESSA LIDERANÇA dos “fichas sujas” com o psdb. E para ser coerente indico “A Penelope” (Orlando Pessut), como vice-governador do Beto bOY – f-1)…Porque ele sabe ESPERAR, como ninguém …!

  12. Esse levantamento teria que ser acompanhado do número de eleitos de cada partido. Desta forma, poder-se-ia comparar o percentual de candidatos “ficha suja” eleitos em relação ao total de eleitos por legenda (partido). Esses dados estão disponíveis? Fica a sugestão para complementar a análise…

  13. Esmael, e proporcionalmente, qual é o partido q tem mais fichas sujas?