Petista critica fiscalização integrada da ‘Aifu’ em Curitiba

Manifestação contra o fechamento do Beto Batata, realizada em 2011: contra a patrulha do silêncio. Foto: Walter Alves/Gazeta do Povo.

Manifestação contra o fechamento do Beto Batata, realizada em 2011: contra a patrulha do silêncio. Foto: Walter Alves/Gazeta do Povo.

O petista Milton Alves, histórico militante e agitador cultural curitibano, criticou nesta terça-feira (29) a volta da Aifu (Ação Integrada de Fiscalização Urbana), que reúne a Segurança Pública, Bombeiros e Vigilância Sanitária para vistoriar a regularidade de bares e casas noturna.

Em artigo publicado em seu blog (clique aqui para acessar), Alves disse que a fiscalização da Aifu foi marcada no passado pela truculência.

“Quem não recorda o fechamento intempestivo e violento do Beto Batata, um espaço cultural da cidade, o que causou a suspensão da Aifu em meados do ano passado?”, pergunta o petista, para logo em seguida sapecar: “a volta da Aifu é pura falta de imaginação”.

A seguir, a íntegra do artigo de Milton Alves:

Volta da Aifu, falta de imaginação!

No calor da tragédia de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, a prefeitura de Curitiba anunciou a reativação da Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu). A antiga operação foi caracterizada pela abordagem truculenta e policial, causando diversos transtornos aos proprietários e frequentadores de bares e casas noturnas da capital. A sigla e a ação lembram repressão, estigma de expedição punitiva.

Quem não recorda o fechamento intempestivo e violento do Beto Batata, um espaço cultural da cidade, o que causou a suspensão da Aifu em meados do ano passado?

A administração municipal deve adotar medidas de controle: uma política permanente de fiscalização e prevenção, integração dos organismos municipais na execução da política, mais rigor e transparência na liberação de alvarás e uma mesa de diálogo com as partes envolvidas – poder público, empresários e agentes culturais.

Agora voltar com a Aifu, é no mínimo falta de imaginação.

74 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I just want to say I’m very new to blogging and site-building and absolutely enjoyed you’re web page. Likely I’m likely to bookmark your site . You really have good articles. Thank you for sharing your blog.

  2. Juliano você é que tá certo os outros estão errados né filho! Menos! Parabéns à fiscalização, nego que quer barulho que vá fazer na frente da sua casa! E os sonhos alfa quando é que alguém vai ter coragem e peitar esses xaropes?

  3. Perá lá gente, vejo na maior parte dos comentários a parcialidade de pensamento que é sugerida justamente pelos orgão imcompetentes, o caso é que providências cabíveis não são tomadas de popósito para criar a má imagem dos locias que culmina com o fechamento dos mesmos, exatamente o que eles querem, o fato é que grande parte destes estabelecimentos são frequentados por pessoas cultas que em geral se reunem nestes locais após o trabalho para discutir problemas políticos, são estes mesmos, que estão sendo acusados de baderna, que costumam durante o ano todo bater na porta dos orgãos governamentais exigindo que vários tipos de leis se cumpram, mas o eleitor médio, aquele que tem, em geral, um voto inconsequente, acreditam que tudo se resolve no dia da eleição e após cruzam os braços. O que eles querem é acabar com os espaços de discussão e obrigar que as pessoas fiquem em casa, se alienando com noticiários parciais e outras gafes do sistema. Frequento alguns destes locais e sei muito bem que o governo burocratiza alvarás e outros meios de regulamentação de forma impeditiva, não atendem nunca os pedidos dos estabelecimentos para um policiamento coerente nas imediações que ficam tomas por menores que usam drogas e fazem baderna, estes menores ficam ao redor porque os donos de estabelecimentos não permite a entrada nem vendem bebida, isto é fato, já presenciei muitas vez, o Arlindo Ventura, dono do “O Torto”, não vender bebida para adultos porque já chegaram lá, de outro lugar, completamente alcolizados. Poucos sabem, mas locais como o “Beto Batata”, muito cidado aqui erroneamente, sofre perseguição há anos porque sua marca (nome, logo e modelo de serviço) foi roubada por um figurão que tem uma “filial” dentro de um shoping, que muitos dos bares intocados da Batel pertencem a políticos que alguns sugerem que lá é feita lavagem de dinheiro público, enfim, o direito ao lazer e a diversão é garantido pela constituição, assim como a fiscalização “correta” dos espaços e cuidados com os frequentadores, algo que não acontece, depois que a situação fica insustentável, eles chegam com medidas repressoras e com a forma mais fácil de não assumir sua responsabilidade, que é mandar fechar tudo. Por favor, tenham um pouco mais de critérios para suas postagens, usem argumentos coerentes e não apenas fiquem criticando com base no olhar grosseiro da situação.

  4. Agora vejam a contradição dos mesmos que estão no poder agora……. O PT aceita isso e o Fruet por motivos de acordo para sua eleição… matem os mesmos caras..

    17/09/2009 “” Notícias
    PRONASCI:Recursos não utlizados pela Prefeitura de Curitiba em pauta na Câmara Municipal
    Tags: Curitiba, destaque, pronasci
    Os secretários Fernando Francischini, Antidrogas, e Itamar dos Santos, de Defesa Social e coordenador municipal do Pronasci foram convocados para reunião na Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Curitiba
    Desde 2008, mais de 5 milhões do programa do governo federal, o Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania) estão parados no caixa da Prefeitura de Curitiba, sem nenhuma utilização. Programas como “Mulheres da Paz”, “Jovem Cidadão”, e a “Caravana do Bem”, entre outros, estavam planejados para a cidade, porém não aconteceram devido a falta de licitação. Além disso, havia um planejamento do início de novos programas a serem executados de 2009 até o final de 2010, que não deverão receber autorização de funcionamento por parte do Ministério da Justiça. Por este motivo, o Vereador do PT Pedro Paulo, solicitou uma audiência junto a Comissão de Segurança Pública e Defesa da Cidadania. “A maioria dos projetos do Pronasci estão voltados para inclusão do jovem e por consequência deixá-lo fora da drogadição e violência. Curitiba é uma das cidades de maior índice de homicídios na adolescência. Quero entender qual é o motivo para este descaso por parte da Prefeitura”, afirma Pedro Paulo. Para a audiência, que acontece nesta quinta feira (17), às 14 h, foram convocados os secretários Fernando Francischini, Antidrogas, e Itamar dos Santos, de Defesa Social e coordenador municipal do Pronasci.

    O Vereador Pedro Paulo também demonstrará para os demais vereadores e aos secretários documentos com informações sobre todos os programas não executados. “Tenho informação do Ministério da Justiça que todos os programas que estavam previstos para 2010 já estão embargados devido ao não cumprimento em 2008,” informa o vereador.

  5. Agora vejam a ontradição dele onde chama os Jovens que vivem em areas vulneraveis de delinquentes

    Ação Integrada de Fiscalização Urbana, em Curitiba

    A AIFU significa Ação Integrada de Fiscalização Urbana. Reúne diversos órgãos públicos de polícia administrativa, bem como, de segurança pública, do Estado e do Município, que atua na verificação do cumprimento das posturas municipais e repressão da prática de ilícitos nos estabelecimentos comerciais, eventos e locais que potencialmente ofereçam risco ou que sejam geradores de transtorno social ou irradiadores de violência ou criminalidade.
    A AIFU age sob as denúncias e/ou cumprindo agenda interna, definida sempre com responsabilidade técnica e sigilo. Existe há mais de 10 anos em Curitiba e é exemplo nacional de boa prática de prevenção em Segurança Pública.
    Nas operações da AIFU não são realizadas somente meras verificações documentais do imóvel. Também há conferência de diversas posturas obrigatórias, tais como saídas de emergência, extintores, etc. Bem assim, há repressão ao tráfico de drogas, da exploração sexual e infantil. Os aspectos sanitários também são averiguados, tais como higiene das instalações, validade dos insumos para preparo dos alimentos, bem como das bebidas.
    Estamos vivendo dias onde não é mais possível diferir a índole e ficha criminal somente pelo estereótipo ou classe social. O mesmo acontece com os estabelecimentos comerciais, a beleza do ambiente ou de seus frequentadores não significa que não existem descumprimentos da lei.
    Alguns estabelecimentos foram autuados por apresntarem a latrina no mesmo local onde armazenavam e/ou manipulavam os pratos servidos à clientela, por absurdo. É preciso averiguação efetiva de todos os locais, indistintamente. Se o empresário é cumpridor das leis, seu estabelecimento e os frequentadores estarão livres de constrangimentos, serão apenas alvo de uma visita de rotina. Enfim, a lei e a operação não foram planejadas somente para os bairros periféricos e sim para todos, inclusive os de classe “A”. Chega a todos os ambientes potencialmente geradores de risco e transtorno social e/ou legal.
    Esse é o papel da AIFU, garantir que os estabelecimentos em funcionamento respeitem a lei e que neles os curitibanos possam ter um bom divertimento e lazer, com segurança e boas condições de sanidade.
    Podem acontecer alguns embates quando as áreas de conforto de contraventores e delinquentes estejam sendo abordadas pela operação integrada de fiscalização. Sendo você uma pessoa de bem num local visitado pela AIFU fique calmo, não fale alto, não faça movimentos bruscos ou suspeitos, não desrespeite os profissionais envolvidos no trabalho, pois, eles estão lá para protegê-lo, mas numa condição de estresse igual a sua.
    O respeito é o que sustenta uma segurança pública capaz, bem como, a recíproca em relação às leis e aos que são responsáveis por garantir seu cumprimento.
    Marlon Cardoso
    Enviado por Marlon Cardoso em 03/09/2012
    Reeditado em 17/09/2012
    Código do texto: T3863055
    Classificação de conteúdo: seguro

  6. Desculpe mas nao me conformo….. Pois acredito num novo modelo de Segurança e nao me conformo que esses caras estao na gestao do fruet…. veja a contradição deste Marlon que o Fruet manteve e os outros que estao lá, o que ele fala dos Jovens,

    Da esq.: Jacson Leite, Itamar dos Santos, Ariovaldo Nery e Marlon Cardoso
    Segurança é tema de encontro na Sala de Situação
    O Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública ““ GGI Curitiba realizou nesta quinta-feira (28), na Sala de Situação do ICI, sua terceira reunião preparatória para três conferências ““ municipal, estadual e federal ““, em 2009, do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), destinado a jovens que vivem em áreas de risco social.
    O encontro reuniu representantes de vários segmentos ligados à segurança e ao Município e foi conduzido pelo secretário municipal da Defesa Social, Itamar dos Santos. Participaram também o presidente do ICI, Jacson Carvalho Leite, e o diretor administrativo e financeiro, Lucio Hansel, além do diretor de promoção comunitária da Secretaria, Ariovaldo Nery, e do coordenador técnico da Defesa Civil Municipal ““ que compõe a secretaria executiva das reuniões do GGI -, Marlon Alves Cardoso.
    “O ICI é um parceiro facilitador do Pronasci”, diz o secretário Itamar dos Santos, também chefe do Colegiado Pleno do GGI em Curitiba. “Não só a cessão da Sala de Situação, mas a tecnologia disponível e até a presença de seus dirigentes tornam o Instituto um espaço favorável para nossas discussões.”
    Pronasci ““ O Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, instituído por lei federal, é conduzido em nível nacional pelo Ministério da Justiça. Seu objetivo é prevenir, controlar e reprimir a criminalidade, “com ênfase em suas raízes sócio-culturais”.
    Em parceria com os estados e municípios, o Pronasci busca articular ações de segurança pública com políticas sociais da União, estados e municípios. As diretrizes do programa são definidas por meio do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), também do governo federal.
    O Pronasci opera atualmente em 17 regiões metropolitanas do País, a de Curitiba entre elas, e busca agir sobre comunidades onde há fatores que favoreçam a existência da violência e da criminalidade entre jovens de 15 a 24 anos de idade.

    Autor: Assessoria de Comunicação
    Fonte: ICI
    Compartilhe
    Share on

  7. Caros amigo deixa a AIFU de lado, o lance e o seguinte quando esses caras coloca aquele coletinho Deus fica pequeno para eles, que dirá nos.

  8. Destaque
    Publicada em 30/10/2009Foto: Eveline Martins
    Voce e desse time ….que nao resolveu nada em curitiba e continua acho que voce pertence a este time ………. a culá e do fruet de manter esses caras ai que so usou o dinheiro do ministerio e contnuar a mesma polita que depçao Gleise , Vanhoni , Pedro Paulo que horror
    Da esq.: Cardoso, cel. Itamar, Jacson e cel. Witek
    ICI sedia reunião do GGI Curitiba
    O Gabinete de Gestão Integrada Municipal de Segurança Pública de Curitiba se reuniu na última quinta-feira (29) na Sala de Situação do ICI em mais um de seus encontros mensais. Estiveram presentes o secretário municipal de Defesa Social, coronel Itamar dos Santos; o superintendente da SMDS, coronel René Roberto Witek; o secretário executivo do GGI Curitiba, Marlon Alves Cardoso; entre outros representantes da Prefeitura, órgãos de segurança e sociais.

    Autor: Assessoria de Comunicação
    Fonte: ICI
    Compartilhe
    Share on

  9. Inclusive, todos ja engoliram muito sapo, pois muitos empresários tentam de toda forma fazer com que os integrantes da AIFU cometam algum abuso para processar, aliás meu colega, quando as operações eram feitas em casas de grandes empresarios, as ações eram gravadas para justamente provar a mentira que todos tentavam jogar na mídia, mas a diferença é o profissionalismo, a AIFU não se rebaixa e não se expõe, só faz o serviço dela. Inclusive tem até uma filmagem de um grande crtico da AIFU totalmente embriagado em uma casa que foi fechada, onde o chão estava cheio de resquício de entorpecente. Então se vc é dono de casa noturna, diga o que realmente aconteceu na sua casa, pois sua mentira pode ser desmascarada.

    • Quando os filhotes da Ditadura vão até as casa dos figurões são corretos… pois sabem qualquer deslize pode resultar em processo….

      Nos bairros pobres… é na base do “coice”, pois os mais pobres não podem contar com advogado e filmagens….

      Esta AIFU é totalmente equivocada… e a prova é que foi encerrada pelo inútil do desgovernador…

      E o que tem que ver o cidadão que estava embriagado??? Agora é crime beber??? Esta é sua ética??? Jogar palavras ao vento??? Ameaçar o Messias??? Bem ve-se que é filhote da Ditadura…

      E se havia “indícios de entorpecente” não precisava de AIFU, cara pálida… Podia chamar até a Polícia quer guerra (MILITAR)… não precisa da AIFU para isto…

      • Nossa apanhou da PM é, que tá tão nervosinho assim, pode falar o que quiser mano, sempre será assim, mas desabafe que é bom assim vc não fica doente.kkkkkkkkkkkkkkkkk.

  10. Vc quer ser abordado com buque de flores?

    Se houve alguma ofensa a integridade fisica, porque nunca alguem ganhou judicialmente contra um integrante da AIFU?

    E digo, quando deu repercussão em algumas casas, chamaram a AIFU de arbitraria porque as casas tiveram que fechar com dezenas de clientes e eles naõ gostaram nada, nada, pois tentaram ligar até para o papa e não conseguiram intervir, pois se algum proprietario desses com dinheiro tivesse sido agredido, o agressor certamente teria respondido processo.
    O problema é que nunca, em nenhuma fiscalização conseguiram qualquer escorregão de algum integrante da AIFU para processar.

    • João.

      Fiscalizar alvarás não exige que clientes sejam jogados na parede para alimentar a vaidade e o sentimento de inferioridade dos P. MILITARES…

      Presenciei uma ocasião em a Guarda Municipal acompanhou a AIFU e adentrou um Bar com armamento pesado qeu nem deve ter direito a usar…

      Bandidos de verdade estão soltos e a nossa Polícia preocupada em treinar para guerra…

      Vc pergunta se eu quero ser abordado com flores… Nem com flores eu quero que a polícia chegue perto de mim… Não sou bandido, tenho direitos inálienáveis…

      No dia em que a justiça começar a ser cumprida e sessarem os abusos policiais, como esta revista em cidadãos de bem, será o sinal de que o Brasil está indo bem…

      Até lá, que venha a guerra que a PM espera a tanto tempo.

      • QUANDO UM MARGINAL TE ENCOSTAR UMA ARMA NA SUA LIBERDADE OU DE UM ENTE QUERIDO SEU, TE GARANTO QUE VC não PENSARA DUAZ VZS PRA CRITICAR AS FORÇAS PUBLICAS…sou a favor das revistas como medida de prevenção, e não me importo se eu for abordado com respeito pelas forças policiais pra me identificar e ser revistado.

        • Outro filhote da Ditadura…

          O marginal… ao qual vc se refere…só tem uma arma porque vcs da polícia não fazem o trabalho pelo qual recebem…

          Se marginais… como vc se refere…me “coagir”, a pm poderá e deverá prendelo… Mas e o que eu tenho que ver com o marguinal???

          Polícia é pra quem precisa de polícia… já diz a musica…

          • Investir em EDUCAÇÃO, esta sim é a maior ARMA, liberta o povo da ignorância politica e o remete a condição de cidadão.

            Tem um ditado que diz TODO POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE…se nós eleitores não sabemos votar a encrenca tá feita…do jeito que a situação da segurança chegou tem que impor uma medida mais enérgica no sentido de combater oque esta ai em termos de violência, e, este combate tem que começar paralelamente dentro do ESTADO atacando a corrupção pra depois combater o bandido comum.

      • Cara vc deve ser uma dessas pessoas que acha que sabe como funcionam as coisas mas na verdade não sabe é de nada, vai se informar um pouco pra depois requerer seus direitos de cidadão

        • Eu sei bem que a polícia não é treinada para lidar com seres humanos… é treinada para GUERRA… por isso é militar…

          Sei que foi criada na Ditadura…

          A ONU já pediu ao Brasil que acabe com a PM….

          E a polícia tem de ir arás de bandido, não de cidadão de bem…

          E como disse o zé Povão… Educação liberta, torna Cidadão… polícia só piora.

          • No seu caso a PM deve piorar mesmo atrapalha seus negócios que não devem ser lícitos, pela sua indignação, vai ler a CF, pra vc se atualizar e ver pra que servem as polícias.

  11. Tem outra meu caro Joao ….existe um tal Marlon…que continuara na gestão do Fruet pelo que to sabendo …sabe esse tal marlon e que era reponsavel pelo PRONASCI em curitiba e nao fez nada ……. e so conversar com as mulheres e jovens do sitio cercado eles tinha aula nas ruas…..e continua la ai vai minha pergunta para nosso prefeito é mudança ou continuidade….que decepção ai vem esses caras que era do time do toma la da cá com as aifu. somente para sacrificar as classes mais vulneraveis…. Curitiba vai continuar sendo umas das cidades mais violentas deste pais. Nada mudou todo como antes no quartel de abrantes. Mudança sem perspectivas de quebrar paradigmas. Agora pessoas inocentes pagam pela continuidade. Tem outra coisa a policia militar tem que ser mais humanizada… o que confio mesmo e na decisão do povo daqui a quatro anos …. se continuar assim Fruet não é mudança e sim continuidade.

  12. Caro Joao não estou falando bobagens … ja presencei varias aifu…acontecem meu caro joao que as pessoas que participam desta operação noa tem humanização nenhuma. Acho sim que tem que fiscalizar, mas o foco da fiscalização nao é esse. Fiscalizar casa noturnas se tão regulares ou nao para funcionamento . E abrir o caixa preta da conceção de alvaras. e relamente multar quem deve . mas deve ter muito cachorro grande envolvido e ai querem fazer uma coisa pra ingles ver. E tambem tem outra questão meu caro . Segurança noa se faz só com repressão e sim de forma articulada planejada. ja conheço sim como essas aifu aborda as pessoas.

    • Isto mesmo, Messias… Cadê a polícia Comunitária que prometeram???

      a guarda Municipal é chefiada por um Coronel Aposentado… Vai no mesmo caminho da PM… Preparada pra guerra… filhote da ditadura….

      Absurdo!!!

  13. Caro Messias,

    Penso que vc está equivocado, a AIFU tem prestado excelentes serviços desde 2001. Se vc buscar estatisticamente ocorrencias no 190 verá que solicitação de perturbação do sossego reduziu a quase zero.

    Centenas de processos de denuncias ja foram arquivados apos inumeras fiscalizações, locais que desativaram e outros que legalizaram.

    Várias armas e drogas apreendidas, vários criminosos presos, a estatistica está a disposição.

    Não fale bobagem de algo que só ouvi pela televisao, não compre informaçóes de pessoas que querem o fim da AIFU para poderem trabalhar na ilegalidade.

    • só complementando… ocorrências de perturbação do sossego em comercios……..

    • A informação não é verdadeira. Não reduziu a zero não. Hoje você liga para o 190 reclamando de perturbação de sossego e não mandam viatura.

    • Balela ate 2007 prestei serviço de locação de equipamento para algumas casas noturnas de Curitiba poderosas, todas erradas todas perturbando a vizinhança e eu nem sabia o que significava AIFU, pare de demagogia pelo amor de Deus, como eu já disse AIFU e para foder a vida dos comerciantes fracos, esses comentários são de funcionários desse departamento ou órgão sei lá, trabalhando deste de 1984 na noite de Curitiba como músico e produtor ouvi esse nome agora, pegaram o Beto Batata para Boi de Piranha só pra se aparecer, não estou querendo dizer que a ação foi correta ou não, estou dizendo claramente e que vocês não mexe com poderoso, casa noturna de Deputado, estou pagando para ver. Se meta com as igrejas evangélica em barracões irregulares de uma porta só, com volume de som acima do normal, eu gostaria de indicar uns 10 locais irregulares para vocês, mais o salario de vocês e muito bom, eu quero que vocês mostre serviço e daqui uns 90 dias a gente possa fazer um balanço de toda essa falacia.

  14. Que babaquisse essa açao integrada…os caras nao tem imaginação… existe tantas irregularidades que vai faltar espaço para tantas. e nao seria diferente…o que o gustavo prometeu na campanha ele nao ta cumprindo. imagina fazer uma força tarefa desprender investimento pessoas por u, modelo que não da certo. ora se o problema pontual sao as casas noturnas , e só usar o cadastro das mesmas e fazer o que tem que ser feito fiscalização com planejamento e fisacais serios por favor…chaga das mesmas coisas Gustavo,,,nao deu certo no passado nao e agora que vai dar…. pense segurança com segurança e tira dai esses caras aposentados mandando neste assunto ,

  15. Esmael e tecladores deste site, vamos analisar algumas questões :
    1 – Ha alguns emses atras qundo houve um grande operação da CRACOLANDIA DE CURITIB A – QUE SÃO OS HOTÉIS DE ALTA ROTATIVIDADE NO CENTRO , TEVE ATÉ DEPUTADO NA ALEP DEFENDENDO O FUNCIONAMENTO DESTE TIPO DE MOCO COM ALVARA;
    2 – VI RELATOS DE MAES, PAIS, E TANTOS AQUI MAS ALGO MUITO MAIS PROFUNDO FOI LEVANTADO : QUAL ERA O ESTADO DE EMBRIAGUEZ OU DE CONSCIENCIA DESTES JOVENS QUE BUSCARAM A ALEGRIA PASSAGEIRA E ACABARAM PERDENDO SUAS VIDAS ?
    3 – O GOVERNO É O QUE MAIS ARRECADA NA VENDA DAS BEBIDAS POIS O IMPOSTO É ALTISSIMO – E AS PESSOAS VÃO A ESTES LOCAIS FECHADOS, POUCA LUZ, NO MEIO DE MUITA GENTE , SOB O PRETEXTO DE CURTIR A BALADA, MAS NO FUNDO ESTÃO PERDENDO SUAS VIDAS;
    4 – QUESTÃO AINDA MAIS GRAVE – TODOS UNIVERSITÁRIOS : VIMOS RECENTEMENTE MATERIAS JORNALISTICAS AQUI DE CURITIBA SOBRE OS VICIOS ENTRE OS ESTUDANTES EM É ASSUSTADOR ISTO. FUTUROS MEDICOS, PEDAGOGOS, PSICOLOGOS, ETC..IMAGINEM , SAEM DESTE AMBIENTE DA NOITE PARA QUE TIPO DE VIDA PROFISSIONAL ?????
    6 – SOCIEDADE HIPOCRITA – PARECE QUE TA TUDO BEM ASSIM, O GOVERNO GANHA BILHOES DE IMPSOTOS COM BEBIDAS POR ANO, OS DONOS DOS BARES LUXUOSOS FICAM RICOS, OS POLITICOS SE PROMOVEM APARECENDO NAS BALADAS, OS FORNECEDORES DE TUDO O QUE É ILICITO GANHAM TAMBEM, OS FILHOS NÃO CONSEGUEM FICAR EM CASA PORQUE NÃO TEM COM QUEM CONVERSAR OU DESABAFAR E CAEM NA NOITE, OS PAIS SE ALIVIAM COM AS SAIDAS DOS FILHOS PORQUE OS TRATAM DE FORMA INADEQUADA SEM COLOCAR EM XEQUE QUESTÕES BASICAS DE SUA FORMAÇÃO COMO CARATER, HONRA , VERDADE, HUMILDADE, DEUS…
    E AGORA TEREMOS O CARNAVAL…ABERTO NAS RUAS, FEITO COM DINHEIRO NOSSO, PARA INCREMENTAR MUITOS MAIS O TURISMO SEXUAL EM NOSSO PAIS…PARA TUDO…NINGUEM TRABALHA…ESTUPROS, DROGAS, AIDS,VIOLENCIA..SOCIEDADE HIPOCRITA…ACORDEMOS O FIM DE TUDO ISTO TA CHEGANDO, E AINDA TEM UNS QUE CRITICAM AQUELES QUE SERVEM A DEUS!

  16. Quero que a AIFU foda com tudo que tiver errado, mais pare de utopia essa porra de fiscalização só fecha o bar do zé ninguém, tem uns peixe graúdo aqui em Curitiba que tem um monte de casa noturna tudo errado, e esses merdas vão fazer vista grossa, tenho raiva dessa cambada de vagabundo demagogo que aproveita uma tragedia dessa para ficar fazendo cortina de fumaça. A Fiscalização da Prefeitura Municipal de Curitiba Capital de todos os Paranaense e uma grandiosíssima merda em todas as administrações nessa não sera exceção, nesse momento eles encontraram uma oportunidade para fechar as casas noturnas e comércios dos fracos, os poderosos continuaram felizes com menos concorrência e sem ser incomodado, pena que eu não posso citar nome aqui, Fiscal Fiscalização no Brasil e Algo Podre, desconfie desse barulho todo. Para encerrar eu proponho que a gente volte a esse tema daqui 90 dias, para ver quantas, e quais foram as casas noturnas fechadas ou mesmo regularizadas obedecendo os padrões de segurança. Tudo balela para acabar com os Lambaris.

    • Isto mesmo, e não é só nesta areá de bares e casas noturna, vendem cigarros contrabandeados e cds piratas no nariz dos ficais é só passar na passar na pça Rui Barbosa, terminais e outras vias da cidade.

  17. Esmael estou muito preocupado, sera o fim das casas da mãe Joana!!!!!

  18. Fui gerente de segurança no Shopping Crystal e quando a conhecida LOFT, casa noturna recomeçou a funcionar aos domingos, a entrada do shopping ficava infestada daquela gente que frequentava a tal LOFT. Uma vez, num final de tarde de domingo um grupo de cerca de 40 jovens resolveu circular pelo mall do shopping e foi umm verdadeiro Deus nos acuda. Gente mal educada, prepotente, pensando ser intocáveis. Após retirados, foram todos para a LOFT. Tal casa noturna não tinha álvará. Fui buscar ajuda junto a AIFU e no máximo em 2 semanas esta maravilha cultural e de entretenimento foi fechada pela AIFU. O trabalho da AIFU deve ser apoiado por todos os cidadãos de bem e que pensam no bem estar das pessoas, principalmente dos jovens. É evidente que para aqueles que estáo se dando bem com o ” quanto pior melhor”, o trabalho da AIFU nunca será bem vindo. Se houvesse uma AIFU em Santa Maria, a tal de Kiss possivelmente estaria fechada e as mortes não teriam ocorrrido. Vamos apoiar a AIFU e criar uma em Colombo. Se o PT tem alguma coisa a ver com a defesa das irregularidades isto não é para causar surpresa haja visto o elemento que é o galardão do PT, o Sr Lula da Silva Sauro e a chorona subversiva DILMA.
    Basta cumprir o ordenamento jurídico que não há o que temer. O que me admira no caso de Santa Maria é aquele Cel Cmt Geral dos Bombeiros dizer insistetemente nas entrevistas que no local estava tudo em ordem. Ficou feio heim Coronel.

    • Muito bem, Luizão, só errou na parte em que diz que o PT é contra essa ficalização. O pensamento de um cidadão, que não tem representatividade nenhuma dentro do partido, não pode ser tomado como pensamento geral. Vamos ser justos, por favor!

      • Aliás esse Milton Alves deve levar um puxão de orelha do partido!

        • Gostaria que o partido emitisse uma nota pública de “puxão de orelhas”…

          Afinal, ser contra a fiscalização é ser contra a lei (código de posturas) que cria a obriagção fiscalizada…

          Ainda mais agora, que o PT está na prefeitura…

  19. Esse cidadão só é notícia no blog do Esmael. E sempre com umas bobagens loucas. Vai carpir uma horta Milton Alves, vai rachar uma lenha, lavá uma calçada, visitar um abrigo de velhinhos, vai no churrasco do Cololengo e aproveita e leva alguns litros de leite e pára de encher o saco!!!!

  20. Concordo com essa ação ,mas deveria ter uma fiscalização quanto a idade desses adolescentes que por conivência desses proprietários muitos tem acesso a esses lugares casas noturnas e bares , menores fazendo uso de drogas e bebidas dentro desses ambientes … Acorda governador 2014 esta chegando !!

  21. Isso mesmo, ferro nas irregularidades e manda a turma do PT trabalhar

    • MMirosmar…. eles nao sabem trabalhar só “Mensalar” e Bolsa Familia!!! Jamais aprenderam o que significa TRABALHO

  22. Faço parte da AIFU e digo:
    Tanto no Batel quanto nos bairros mais pobres de Curitiba, existem bares com irregularidades,inclusive no Batel certa vez,foi pedido o fechamento de um Bar com 250 clientes,por algumas irregularidades e na segunda seguinte, o dono foi até a imprensa reclamar de truculência,mais a imprensa não divulgou às irregularidades encontradas no local.
    Se tivessem ido talvez teriam impedido que alguns seguranças da casa,um mês depois,chutassem a perna de um freqüentador até lhe causar amputação da perna devido aos ferimentos.

  23. AIFU É “ACABAR COM IRRESPONSABILIDADES FECHANDO UTOPIAS” URBANAS PERIGOSAS E EXPLOSIVAS NO COMÉRCIO DE ENTRETERIMENTO E DE EVENTOS DE CURITIBA! OU SEJA. NO CENTRO DE CURITIBA A POUCO TEMPO ATRÁS UMA LANCHONETE FOI PELOS ARES, FERINDO PESSOAS, ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE POR FALTA DA ATUAÇÃO DA AIFU!

    Esmael, tenho filhos da mesma faixa de idade daqueles que perderam a vida no meio deste assassinato em massa que houve em Santa Maria -RS que ocorreu devido a insensibilidade, a irresponsabilidade, a ambição, a ganância e a corrupção de certos agentes públicos que compactuaram e produziram os meios e ás circustâncias (SE VENDERAM PARA OS DONOS DA BALADA) para que houvesse esta sinistra e tétrica barbárie! Sei que “a vingança nunca é plena mata a alma e envenena”, mas se isto se confirmar, depois das investigações policiais que já apontam indícios e indicam a falsidade de integrantes do poder público, (HAVIA ALVARÁ VENCIDO, INSTALAÇÕES FÍSICAS DO PRÉDIO INADEQUADAS NÃO HAVENDO FISCALIZAÇÃO) deveria ser feito como em alguns países comunistas e em diversos países islamicos, ou seja, enforcamento em praça pública de Santa Maria! E pior, deveria ser feita igual a Inquisição, onde numa fogueira, também os tais, deveriam ser intoxicados pela fumaça e assados na mesma proporção das vítimas!

    • E isso ai- depois a fiscalizacao nao trabalha e nos culpam pelas irregularidades – deixem a fiscalizacao trabalhar – e so o que pedimos

    • “Sei que “a vingança nunca é plena mata a alma e envenena”
      humm ta assistindo muito chaves kkkkkkkkkk

  24. A Aifo ou qualquer outro meio de fiscalização é válido. Para todos.
    Mas lógico que não será assim.
    São funcionários que têm chefes. Chefes comprometidos. Chefes de calçadas de granito.
    Mas a questão que quero levantar é sobre a bebida alcóolica que está destruindo jovens e famílias.
    A bebida ,mata muito mais que o cigarro, e o governo e a mídia só batem nele.
    O álcool mata o inocente que anda pela rua e é atropelado. Mata o cidadão responsável que não bebe quanto dirige mas se envolve num acidente onde o outro motorista bebeu todas.
    O álcool mata a esposa, o filho, a filha, o pai, a mãe, quando o bebum chega em casa.
    No caso da boate KISS, todos procuram culpados. Há culpados, claro.
    Mas porque ninguém questiona o uso indiscriminado de álcool ?
    Há um clipe no site IG onde mostra o uso da bebida. O clipe é patrocinado por uma determinada vodka.
    A Heineken conseguiu até fazer o governo brasileiro ficar de joelhos quando este autorizou a venda de bebidas alcoólicas durante a Copa. Tomara que o Brasil seja eliminado já na primeira fase. Ou na final, perdendo para a Argentina, com gol de Messi no último minuto.
    Mas, voltando à bebida, por que ninguém questionou o estado de lucidez dos jovens que estavam na boate ?
    O álcool mata muitos inocentes,
    Isso sem contar no número de portadores de cirrose hepática que se multiplicarão daqui há alguns anos.
    O bebida é instrumento do coisa ruim.

  25. Este cidadão quer aparecer.

    Outra coisa por iniciativas como esta que Curitiba tem casas noturnas como Referencia em segurança e estrutura.

    Eu apoio.

  26. Os petistas querem outro “Santa Maria/RS” ????? Gente que vive da desgraça alheia. Se nao fazem nada…. são inuteis, Se fazem algo… é truculencia. Entao (pelo PT) que morram mais gente.

    • Menos! Esse é um pensamento de um petista isolado, que não reflete o pensamento da maioria, que tenho certeza apóia a volta da fiscalização!

  27. Esse Milton Alves, que você Esmael vive querendo ressuscitar, deveria se mudar ao lado do bar. Deveria trabalhar como a grande maioria da população e ao voltar para casa, pensando em um legítimo descanso, ouvir gritarias, rachas de carro, música, gritos de estéricas e estéricos bêbados, até de madrugada. No outro dia, deveriam o Milton e você, levantarem as 6 horas da manhã e irem trabalhar, retornarem as 19h30min para o descanso merecido em suas casas e ouvirem toda a farra do bar, e assim viverem até morrer de sono e nervos a flor da pele. Quem chegou antes no bairro, naquela quadra, o Beto Batata ou os moradores? A região é de bar ou é de moradia familiar? Tem que fechar mesmo. O Beto que abra seu bar em outra região e que não perturbe a vida dos moradores. Isso vale para todos os bares e boates de Curitiba.

    • Por que tanto ódio no coração? Ao menos, deixa o Milton respirar por aparelhos!

    • E isso ai Paulinha – no ano passado houve uma campanha pesada contra nos da fiscalizacao – ganharam estes locais sem alvara mas com amigos poderosos – vamos ver se agora com um novo governo nos deixam trabalhar em paz – e so o que queremos – trabalhar com apoio de todos

  28. É sempre asssim, quando alguem faz com que a lei seja cumprida é tachado de truculento, o que existe no Brasil e a mania de exigir direitos e não cumprir com as obrigações, depois que acontece as intoxicações de pessoas e as mortes a granel, estes cidadãos cobram cheios de razão a eficácia das autoridades. A AIFU está de volta e com certeza com muito mais força. As familias curitibanas agradecem !!!

  29. Tem toda a razão o Prefeito Gustavo Fruet em executar a Ação Integrada de Fiscalização Urbana. A maioria silenciosa dos curitibanos apóia esta iniciativa. Nós queremos uma Prefeitura atuante e rigorosa na defesa da lei e do bem estar e não uma Prefeitura omissa. Parabéns Gustavo!

  30. Quero responder esse cidadão que se diz defensor cultural, que talvez ele não saiba o que realmente aconteceu no Beto Batata.
    A fiscalização no referido local somente causou repercussão devido a sua localização, área nobre de Curitiba, bem como a quantidade de frequentadores ligados a mídia.
    Então vamos aos fatos: Primeiro, o local não possuía, naquela oportunidade, alvará nem para comercializar as batatas recheadas, ou seja, seu alvará fora tirado com os ramos diferentes do que ele exercia.
    Para agravar, independente do nível de pressão sonora, o alvará não permitia musica ao vivo e mecânica no local.
    Os órgãos já haviam notificado para paralisar as atividades de música e naquela noite o proprietário desobedeceu a ordem do agente fiscalizador.
    Havia várias irregularidades nas documentações do local.
    Havia várias denúncias de moradores do entorno de perturbação do sossego, fato que poucos órgãos da imprensa e o Sr. Milton Alves ignorou e não buscou entender o que vivenciava esses moradores.
    Bem, quanto a abordagem a gerente do local atendeu a equipe em uma sala no piso superior do comércio, longe dos seus clientes, justamente para que a fiscalização fosse a mais velada possível, embora penso isso um absurdo, pois a fiscalização não deve esconder-se.
    Após ter sido informada do fechamento, foi dado um prazo de duas horas para que ela fechasse o local, ou seja, para que seus clientes terminassem de consumir o que haviam pedido.
    Para entrar no local, foram apenas todos os fiscais municipais, bombeiros e 03 (três) policiais militares, já que os demais ficaram patrulhando o entorno.
    Como havia vários carros da Prefeitura e apenas 3 (três) viaturas policiais, considerando que cada secretaria possui um carro, ouvi pessoas dizendo que tinha mais de 20 viaturas no local, pura mentira, já que a AIFU, digo policia militar possui apenas 5 (cinco) no total, mas não são todas que trabalham na mesma noite, 02 (duas) são reservas.
    Se no Beto Batata as documentações estavam em dia, porque não buscou a justiça para processar a equipe que lá estava?
    Respondo, porque a AIFU age na legalidade e todos os documentos são lavrados com base no Código de Posturas.
    Infelizmente, alguns comerciantes, bem relacionados com diversos setores, entendem que estão acima da lei e acham uma afronta seu comércio ser fechado pela fiscalização, independente se ele está irregular.
    Eu desafio esse Milton Alves a comprovar que o Beto Batata estava regularizado naquela oportunidade, que algum cliente foi tirado a força ou agredido por alguém, ou mesmo tenha sido revistado e melhor, desafio que ele comprove que todas as casas que deram repercussão, que não direi o nome, já que ele não mencionou, comprove que o local estava regularizado quando foi fechado pela AIFU.

    • Parabéns Camila! Excelente comentário! A AIFU é um instrumento de defesa da cidade e dos cidadãos! Todo mundo que reside próximo a uma casa noturna ou a um posto de combustíveis com loja de conveniências sabe da importância da AIFU.
      É bastante simples evitar a “truculência” da AIFU: é só seguir o que manda a legislação!! Quantos estabelecimentos já foram fiscalizados pela AIFU e estavam com tudo em ordem, tiveram apenas o dissabor de alguns minutos perdidos para apresentar a documentação…
      Mas como sói acontecer aqui na província a AIFU deveria servir apena pro Cajuru, pro Sítio Cercado, Tatuquara, Bairro Novo. No Batel, Cristo Rei, Alto da XV, Cabral, Bom Retiro, … jamais!!
      A AIFU foi desativada após fechar uma casa chamada TAJ que se localiza no aprazível bairro batel e contava com frequentadores como o desgovernador Beto Richa.
      Acho até que o pessoal da AIFU é educado demais com certos donos de estabelecimento.
      Mandou bem Gustavo!! AIFU pra cima dos maus empresários, TODA a população de Curitiba agradece, até mesmo esses esquerdistas de salão que ficam posando de intelectuais. Essas figuras não são de esquerda são esquerdalha, farinha do mesmo saco da tucanalha.

      • Aposto que teve pressão do Fábio Aguayo para acabar com a AIFU! A lei é dura, mas é a lei! Parabéns Camila, pela explicação! Nem eu sabia como tinha sido esse fechamento!

      • E isso ai -vao lamber sabao
        deixa a fiscalizacao trabalhar em paz

        • Gostei muito desse comentário da Camila. Se foi assim como ela diz (e não há razão para acreditar que não foi pois caso contrário o proprietário teria reivindicado direitos) fica evidente a importância de uma fiscalização firme, que possa ultrapassar limites que os “influentes” tentam impor.
          Se não for assim a coisa vira “Casa da mãe Joana” e quando acontecerem fatos como esse de Santa Maria vem todo mundo com a mesma história – Cadê a fiscalização?
          Se existem normas que se cumpram, se as normas forem inadequadas que se alterem as normas, e o caminho para isso é a Câmara de Vereadores.

      • Gustavo, na campanha, foi mal orientado e se juntou aos que falavam mal da AIFU. Agora, inteligente que é, reviu sua posição eleitoral.

    • Meus parabéns Camila Padilha pelos esclarecimentos que postou … Sua coragem só nos dá mais força pra lutar pelos direitos de todos e não de uma minoria que se acha acima da lei.
      Um abraço

  31. E se é falta de imaginação, qual seria a solução? Não fiscalizar?

  32. Caro agitador petista,

    Lei é lei e deve ser cumprida por todos, batata ou não.

    Já ouviu a velha máxima de que o direito de um acaba onde começa o direito do outro (ou vice-versa?).

  33. Não deixa de ter razão. Fiscalizar quando a casa está cheia e fechar o estabelecimento é truculência.
    Devem, isto, sim, fiscalizar antes do movimento ou mesmo durante o dia.
    O resto é resto. São pessoas travestidades de autoridade e que querem aparecer e não resolver os problemas.

    • Ah tá, inteligente, se tivessem fiscalizado a Kiss durante o dia, como iriam constatar a superlotação? eerrrrrrrrrr

      E não interessa, se não tem alvará não pode nem abrir, já está errado… tem que fechar, o proprietário assumi o risco, tendo que esvaziar sua casa com 200 ou sei lá quantas pessoas durante uma fiscalização, ele está irregular.

      • A kiss não era só super população, fiscalização tem que ser feita 24hrs agora se vai ter efetivo é outra coisa, se vai ter vista grossa das autoridades também é outra…bela iniciativa do prefeito, e quem é contra só podem ser donos de OUTRAS KISS que estão espalhadas pela cidade….Parabéns prefeito as famílias de bem de CURITIBA agradecem…abaixo a estes matadouros.

    • Errado! Fiscalizar principalmente quando a casa está cheia sim! Só assim será possível ver se não há menores de idade entre os frequentadores, por exemplo!

  34. QUE ME PERDOE O SEU BETO BATATA, MAIS A AIFO É DE SUMA IMPORTANCIA PARA QUE AS LEIS SEJAM RESPEITADAS, QUANDO OS BACANAS SÃO INCOMODADOS VALE TUDO AGORA QUANDO ELES INCOMODAM É AUTORITARISMO, SE A LEI É PRA UM É PRA TODOS NÃO É MESMO ESMAEL???
    LEI TEM DE SOBRA MAIS QUANDO COMEÇAM A FISCALIZAR VEM A CHORADEIRA EXEMPLO DO BETO BATATA O QUAL EU SEMPRE VOU É CLARO NÃO ATENDE AS LEIS VIGENTES ENTAO TEMOS QUE NOS CURVAR A AÇAO DA AIFO E REGULARIZAR…. DESDE AS DANCETERIAS DO BOQUEIRAO AOS BELOS BARES DO BATEL… LEI É LEI… SE QUER SER AGITADOR CULTURAL SIGA AS REGRAS….

  35. É… Parece que até dentro do PT da vice-prefeita já começam a perceber as burradas da administração Gustavo Fruet. Se a Miriam tivesse mais espaço nas decisões esse governo não estaria tão perdido e fraco

  36. PETISTAS QUE FIQUEM CALADOS!!!!

    QUEM VOTOU NO FRUFRU, SI FÚ…