No Paraná, a Segurança Pública vai bem só no propaganda

UPS funcionam como marketing político. Foto: Rubem Vital/Jornal de Londrina.

UPS funcionam como marketing político. Foto: Rubem Vital/Jornal de Londrina.

Boa parte dos jornais paranaenses destacaram neste domingo (6) os elevados índices de homicídio no estado. Algo assustador. O que chama a atenção, no entanto, é que pesquisa recente mostrou a área da Segurança do governo Beto Richa (PSDB) como a mais lembrada pelos eleitores.

Em Maringá, Noroeste do estado, o número de homicídios e latrocínios registrados em Maringá em 2012 subiu 16,6% em relação ao ano anterior (veja aqui). O município de Londrina, Norte do estado, fechou o ano de 2012 com 129 homicídios. O número é mais que o dobro do índice preconizado pela Organização Mundial da Saúde (leia mais sobre isso clicando aqui).

Segundo levantamento da Paraná Pesquisas (relembre clicando aqui), divulgado pelo jornal Gazeta do Povo no final de dezembro de 2012, apenas 9% dos paranaenses se recordam espontaneamente de políticas públicas realizadas ligadas à  área da Segurança, que se tornou a principal marca da atual gestão em seus primeiros dois anos.

Apesar dos números, isto não quer dizer que a Segurança é bem avaliada. Traduzindo: a propaganda governamental até agora surtiu certo efeito, mas o problema é que a realidade — os altos índices de assassinato nas maiores cidades do Paraná — não bate com o anúncio de tranquilidade.

As Unidades do Paraná Seguro (UPS) implantadas em Curitiba, Londrina e Cascavel, na verdade, funcionam como muletas políticas do governador e foram tentativas para ajudar na reeleição de prefeitos aliados. São mais ações de marketing político do que ações efetivas na segurança pública.

A realidade é completamente descolada da realidade, portanto, a tendência é que haja, nos próximos capítulos, efeito inverso do esperado pelo Palácio Iguaçu (como descrédito à  publicidade oficial, rejeição ao governador, etc.). à‰ esperar e conferir.

25 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. a pinguela de guaratuba ja saiu de pauta?

  2. Eu já sabia disso lá em outubro do ano passado. Que onde foi instalado este programa, ao invés de diminuir a bandidagem, aumentou o número de ocorrências. Só para inglês ver mesmo. Eita Governo de Mentira.

  3. Homicídios? Que se explodam os homicídios. Quase todos esses homicídios são de pessoas que buscaram a vida criminosa e acharam o que procuravam. Então, que se fodam; criminosos a menos para nos incomodarem.
    Agora, o que dizer dos roubos (assaltos), que crescem assustadoramente em Curitiba? Das casas que são invadidas por três, quatro ou até cinco marginais armados, que rendem a família, torturam pessoas e levam tudo o que tem na casa, deixando sequelas indeléveis em todos os envolvidos?
    A classe média é quem está pagando a conta desse incompetente! O pior governo que já vi, sem sombra de dúvidas…

  4. Em algumas regiões do estado tem efetivo e condições de trabalho e mesmo assim não tem resultados positivos, é o caso de Cornelio Procopio uma cidade pequena onde tem um Batalhão da Pm, uma Subdivisão da Policia Civil, neste caso a culpa não é do Governo e sim de representantes os Chefes das Policias, que não tem comprometimento, pouco sabem do que está acontecendo na sua área, é muito triste confrontar com esta realidade, o choque de Gestão do governo tem que ser em cima destes cargos de confiança “chefia” fazer este pessoal pegar no tranco, ou melhor trabalhar !!!!!

  5. Essas UPS’s São pura enganação, Foram montadas assim: nos bairros de baixos indices de violencia onde haviam 2 veiculos de patrulha, foi retirado uma viatura e enviada aos bairros onde instalaram as UPS, ou seja, Os bairros de menores indices, começaram a ver mais atos violentos pois só foi mantida uma das viaturas. e os Marginais dos bairros onde foi instalada a UPS, MIGRARAM, para esses bairros onde há somente uma viatura.

  6. Beto o pior governador que o Paraná ja teve….

    • Bom mesmo foi o lunático, não é mesmo?

      • Bão mesmo foi o Pessutão… em 08 meses fez mais que:

        08 anos do Jaime Lerner.
        07 anos e 3 mese do Requião.
        02 anos do Beto Richa.

        e se bobear, ainda podemos botar na conta os 04 anos do Alvaro Dias…

  7. O governo Beto Richa investiu e está investindo em segurança pública, mais que o dobro que o lunático investiu em seus quase oito anos de governo. Richa recebeu o Estado sucateado, sem investimentos, falido em todos os sentidos, e para recuperar isso não são necessários apenas dois anos, mas sim uns 10 anos. Do jeito que a situação estava, não iria muito longe para virarmos um estado de São Paulo, onde polícia é tratado como lixo.

    Hoje o Paraná pode dizer que tem realmente segurança pública de qualidade, onde o policial é valorizado e recebe um dos melhores salários do país, isso sem falar que o investimento em equipamentos de segurança para o policial é levado muito a sério.

    Já o governo anterior…

    • Olho Vivo abra o olho porque ele não está tão vivo assim. O desgovernador até pode investir em segurança mas sem projetos e critérios fundamentados e gestão não adianta nada. Pelos relatos feitos aqui no blog e pelo que acompanhamos pela mídia em geral a situação da segurança no estado não é nada boa.

      • Se acredita mesmo que o Paraná esteja tão ruim como tentam desenhar, tirem férias em São Paulo ou no Rio de Janeiro, ou mesmo em alguma cidade da região metropolitana de Brasília, ai sim você verá o que é falta de projeto de segurança. O Paraná tem sim muitos problemas ligado a área de segurança, mas garanto que está muito melhor que nos quase oito anos do lunático Requião, que tinha como secretário outro lunático quase pior que ele.

        • Olho Vivo, proporcionalmente Curitiba e região é mauito mais violenta de Rio e São Paulo.
          Você está falando besteira.
          Que amor arrebatador….

    • Abre o olho e veja a realidade, dividas no governo anterior exitiam sim, originárias do desmantelamento que o JL fez, com a ajuda dos deputados da época (beto boy tbém) foram 8 anos do lunático em que o estado não tinha mais do que 55 milhões de dollares de capacidade de endividamento, foi deixado para o Beto uma capacidade de 1,7 bilhões e a pedenga do banestado solucionada…. ai que a coisa está, por simples desgoverno e falta de qualificação de toda uma equipe.

    • Olho vivo, não sei aonde você mora mas aqui em Ponta Grossa não adianta ligar para a PM a não ser em caso de assassinato ou assalto a banco ou à residencias em bairro de gente rica como o JARDIM AMÉRICA ou no centro da cidade. na chamada periferia, a PM só vai em comboio e mesmo assim se a mídia estiver presente. Tente ligar para a PM para reclamar de uma coisa bem simples como perturbação do silêncio, pois quem trabalha tem o direito de poder dormir a noite sem que algum imbecil retardado fique com o som se sua picape a todo o volume e ainda fazendo racha na rua. Se você ligar para a PM eles dizem que estão com todas as duas viaturas ocupadas em uma ocorrência. Em bairro de rico eles só vão para pedir com muita educação e com toda a gentileza de quem tem cú, por favor autoridade vossa excelência poderia diminuir o som para que os seus vizinhos possam dormir? se eles disserem não eles saem com o rabinho entre as pernas e vão chorar longe dali. PM só atende chamada que lhes possa render algum.

    • De novo ???
      Mas você deve estar muito feliz.
      Vamos trabalhar…

  8. Esmael ainda bem que temos graças a internet com suas redes sociais (Facebook, Twitter, Orkut dentre outras) juntos com a chamada “imprensa alternativa” (Blog do Esmael, Blog do Tarso, Blog da Joice dentre outros) independente e indiferente a dita “grande imprensa” tradicional que muito das vezes é manipulada conforme o intere$$e do governante no poder! Mas no caso do governo de Beto Richa a propaganda da “impren$a paga ” não está adiantando!
    Resumindo Beto Richa e seu grupo político “anda mal das pernas” desde da metade do primeiro ano de mandato! Agora estão agindo tipo ” ja que está que vá” , “limpe o que puder” e o “último que sair em 2014, apague a luz!”
    NÃO SE REELEGE “NEM COM DINAMITE!”

    • Cuidado Celso pois em último caso ele pode usar a dinamite para explodir caixas eletrônicos.

  9. Espero que em Curitiba o atual prefeito siga o exemplo exitoso de Sao Jose dos Pinhais =PR onde venho acompanhando as questóes de Segurança Publica-www.sjp.pr.gov.br “º Notícias, e que tem que ser competente para dar um jeito em curitiba

  10. Prezado Esmael, veja o que disse Celso Nascimento da#Gazeta do Povo(?)sobre o Beto(Boy F-1): “Beto não sabe, se está começo do FIM, ou no fim do COMEÇO” !

  11. o beto richa é o comandante chefe da pm e ela refete o governo beto richa.

  12. Podes me dizer o que vai bem neste Desgoverno BETO RICHA ???
    Nada ! Nadinha !!
    Por isso veja bem em quem vais votar em 2014
    Cuidado. Cavalo não desce escada.

  13. No Paraná não é somente a Segurança Pública que vai mal. Hoje, dia 06/01/2013, as 8h30min comuniquei a Sanepar fone 115 que em minha casa, Rua Alcides Munhoz, mercês havia um vazamento de água próx.ao hidrômetro. As 10h30min reiterei o pedido. Saí de casa e voltei as 19h50min e por minha surpresa continuava o vazamento, pois nada da Sanepar Aparecer. Estou digitando as 21h03min e nada. Essa Sanepar é a mesma que jogou detritos de esgotono Rio Iguaçu e, é a mesma que tem muitos Diretores e pouca água e serviços. Tem Diretores que não sabem o que estão fazendo dentro da empresa.

    • Ari, me desculpe mas estes diretores sabem muito bem o que estão fazendo lá sim. ESTÃO ESPERANDO O FINAL DE CADA MÊS PARA RECEBER SEUS GORDOS SALÁRIOS pois afinal ninguém é de ferro não é mesmo! ALGUÉM JÁ VIU UM FUNCIONÁRIO COMISSIONADO TRABALHAR? EU NÃO.

  14. A coisa esta preta mesmo, aqui no litoral fora da temporada os policiais militares sofrem sobrecarga de trabalho e os policiais civis tem que dar conta de funções que não pertencem a eles, como ficar de carcereiro na cadeia lotada de detentos até o teto. Neste final de ano na Ilha dos Valadares, uma das regiões mais populosas de Paranaguá, ocorreram muitos homicídios envolvendo jovens devido ao tráfico de drogas.

  15. Segurança ruim, saneamento básico péssimo! No litoral a quase ausência de rede coletora de esgotos nas cidades balneárias e na Ilha do Mel (ausência total) leva a situação retratada nessa matéria:

    http://www.parana-online.com.br/editoria/cidades/news/641031/

    Ilha do Mel, pobre ilha do Mel…só serve para fazerem propaganda de uma beleza totalmente ameaçada pela ocupação desordenada e o apetite voraz dos comerciantes locais. O IAP contribuiu muito para que chegasse nessa situação, especialmente nas décadas de 1990/2000 (agora também), deixando os endinheirados de “fora” construirem e fazerem o que bem entendessem, inclusive a revelia do planos de uso da Ilha do Mel e para os nativos “nada”. Tinha um “gerente” do IAP na Ilha, que ficou lá no final da década de 1990 e início dos anos 2000, que parecia “cego” quando se tratava de obras de endinheirados…Bem o restante do litoral não precisa nem escrever que a história é mais conhecida de todos!!!!