No contracheque, governo do Paraná aplica calote nas férias de professores e funcionários de escolas

Clique na imagem para ampliar.

Clique na imagem para ampliar.

O blog teve acesso a contracheque de professor da rede pública do Paraná (veja o fac-símile). Emitido à s 14h23 desta segunda-feira (28), não há lançamento de 1/3 de férias previsto. O pagamento deveria ocorrer na próxima quarta-feira (30).

Educadores relatam que foram à  agência do Banco do Brasil para retirar extratos bancários da conta. Os lançamentos futuros não trazem o pagamento das férias. São várias reclamações nesse sentido. Há cheiro de calote no ar.

No sábado (26), este blog denunciou em primeira mão que o governo do Paraná pretendia dar calote em 1/3 de férias dos professores (clique aqui para relembrar). Uma das teses levantada é de que o governo tucano tenta uma manobra contábil para driblar a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Por causa de gastos com a folha acima do limite prudencial, Richa não consegue tomar recursos emprestados junto ao BNDES e outros órgãos financeiros.

Até o momento, o governo do Paraná ou a Secretaria de Estado da Educação (SEED) não se pronunciaram oficialmente sobre essa lambança.

Extraoficialmente, falou-se em erro de digitação! nos contracheques de professores e funcionários da Educação. São cerca de 90 mil profissionais espalhados em 2,1 mil escolas em todo o estado. Também se disse que o erro fora sanado no próprio sábado. Mereceu registro deste blogueiro (relembre clicando aqui), no entanto, a história não confere. Tem cheiro de calote no ar.

111 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Concordo sou professor, mas não votei no boy betinho richa, que acabou com nosso estado, concordo com os comentários, a nossa classe é muito burra mesmo sempre votando contra o osmar dias e votando errado, quem sabe na proxima eleição os professores do estado que realmente sempre decidem a eleição, sejam inteligentes e votem em um governador que lute pela nossa causa e dirija nosso estado com responsabilidade de uma pessoa adulta e não como um moleque criado em apartamento soltando pipa com ventilador e brincando em jardins com grama artificial, fica a dica deixem de ser burros professorada do paraná.

  2. Só copiando o post do nosso colega professor acima, e deixar BEM REFORÇADO:

    Vc esta considerando o salario Bruto do professor, o liquido é bem menor, veja os descontos.

    Deve se destacar que se trata de um padrão de 20 horas + 20 horas extras.

    Observa se tambem que o professor citado tem adicional noturno, pois trabalha à noite, assim ASSIM COMO TODOS OS OUTROS TRABALHADORES que trabalham a noite tambem o têm.

    Por fim, esse professor esta na Classe 6 do nivel 2 faculdade com licenciatura, especialização não custeada pelo Estado, muitos cursos de extensão feitos em dias que seriam de folga), o que dá em media uns 10 anos de trabalho.
    “E isso se o mesmo tiver uma boa avaliação no seu serviço, não faltar, bem como ter sido promovido por conta de cursos, especializações,e quem sabe até tenha um mestrado.
    “Um país que não c
    O governo federal paga bem mais que isso, assim como o municipio de Curitiba.
    No Japão, a figura de um professor é a mais importante de todos os profissionais, pois que ele contribui para moldá-los. Aqui, só xingamentos e falta de apoio. Não tenham “inveja”, estão convidados, a cada 50 minutos entrar em uma sala com 40 adolescentes, cada um com seus problemas individuais, ser condescendente; explicar e dar conta do conteúdo, ter muitas vezes coordenação e direção omissas, e carregar, você e seus poucos colegas, escolas gigantes, mal estruturadas nas costas.

  3. As pessoas dizem que os professores estão reclamando. Começamos ganhando abaixo do salário míimo e fazemos cursos e cursos a vida inteira. Ouvimos os piores tipos de imprompérios dos alunos, por causa dos próprios pais; e não é por falta de querer discipliná-los. Não tenham “inveja”, te garanto. O contracheque deste professor é de uns vinte anos de carreira para quarenta horas. Um país que não valoriza o professor, não valoriza nada. Pagamos muitos e muitos cursos do p´róprio bolso porque o Estado não provê. Por isso, se alguém quiser ser professor da rede pública, se licencie, faça concurso e esteja à vontade. Entrei com vontade e entusiasmo no Magistério, mas o que me perturba não são os alunos. É a falta de consideração como as de pessoas que estão aqui, que são as que educam seus filhos para que não tenham o mínimo respeito por nós para que possamos ensiná-los.

  4. professor ganha muito bem, é um bando de chorão, politiqueiros, um professor com 5 6 anos de serviço com 40 horas semanal, ganha mais de R$ 6.000,00 por mês, isso é um salario ruim, vão criar vergonha na cara, vão trabalhar, tem professor q entro esse ano no estado e ja esta em greve. querem emprego só

  5. Até chegar a esse salário, você não sabe a quantidade de cursos e extensões que tem que fazer, continuar trabalhando em casa corrigindo provas e enfrentando e educando alunos em sala. Vai olhar a nossa tabela de salário inicial quando a gente passa pelo probatório três anos. É pouco mais que um salário mínimo por 20 horas, e você só consegue reajuste a cada dois anos, para chegar a esse salário de 3500 a pessoa estudou 1000000 horas continuamente tem cedrtificados e cursos e mais cursos, e está ao menos 10 anos já em sala de aula, enfrentando um trabalho árduo sim, que a gen te começa com boa vontade mas acaba se decepcionando. No Japão o professor é o único profissional que é consultado para decisões mais importantes, porque a lógica é que sem ele não há outros profissionais. Aí é que está a diferença do povo que vemos acima, dizendo que “esses professores reclamam demais” sem saber da missa a metade.

  6. É lamentável ver trabalhadores falarem tão mal da classe dos professores. Lamentável porque não somos nós que criamos os problemas deste país. Falar dos altos salários dos políticos e seus assessores contratados sem concurso, ninguém fala. Idiotice pura. Enquanto ficamos atacando e nos defendendo, os novos senhores do engenho continuam nos oprimindo e nos obrigando a lutar pelo piso, enquanto para eles o que vale é o teto.

    • Será que não??? Os meus professores da Federal, todos filiados aos
      partidos políticos, usam suas aulas para fazer apologia deste ou daquele…
      Esqueçem sempre de ter uma posição isonomica simples: Ladrão é Ladrão,
      independente se rouba mil ou milhão!!!!!!!

      • Roberto, vc se esquece que as diferenças entre as condições de trabalho em universidades públicas e escolas públicas é bem diferente.

        • Para uma “Profa”, você é analfabeta funcional… ou sofre de dislexia grave.

          Onde que eu comparei escola estadual e federal???

          Eu falei de ladrão mulher, não de condição!!!!

          Mas enquanto os “prof’s e profas” foram analfabetos funcionais, o negócio é a revolução popular do povo socialista de esquerda armado….

          pelo fim do analfabetismo!!!!

    • Professora Vivi, sucesso prá você!!!
      Tudo de bom e muitas glórias, pois você é uma das heroínas do estado, que leva a vida se matando para ensinar algo bom para seus alunos e quando tem um tempo, entra no melhor blog do estado, para trocar ideias com as pessoas e se depara com este monte de coisas que leu acima…
      Não desanime, nobre professora!
      Ao passo que vamos, com duas mulheres de força que teremos no poder, uma no governo federal (Dilma) e outra no estadual (Gleicy), sua palavra e a de seus pares será cada vez mais respeitada, e os desinformados e mal intencionados cada vez mais serão educados!

      TUDO DE BOM!!!

    • Atualmente a escola pública virou saco de pancada tanto do governo como da sociedade e mesmo assim é vista pelo governo como a salvadora da pátria!!!

  7. Nossa estou abismada com tanto rancor em relação ao profissional da educação, com certeza estes que estão se manifestando com palavras errôneas nunca tiveram um professor, seus filhos não precisam de professor…estou no início da minha carreira sou professora municipal ganho pouquíssimo pelo que faço mas, tenho fé que um dia isto melhore…
    Mas, como o professor deve trabalhar por amor né, este ano vou encher as cestinha dos meus alunos de amor também…

    • Meri, estas pessoas não entram atualmente em salas de aula. Não veem os alunos que os professores enfrentam diariamente, sem condição alguma de trabalho ou suporte técnico-pedagógico.
      Salas sem ventilação adequada, carteiras e cadeiras desconfortáveis, diários de classe arcaicos, com quadrinhos que mais parecem jogo de palavras cruzadas!!! Errou, faz tudo de novo!
      Além de outras condições, que sei que você, se professora ou não, está cansada de saber…
      discute-se o salário do professor, Mari, inclusive com algumas opiniões equivocadas como algumas que li acima, pois NINGUÉM SABE O QUANTO VALE O ATO DE ENSINAR ! ! !
      Você pega um menino ou uma menina que vem de diferentes origens, e trabalha com ela 50 minutos e tem que ensinar para ela o português, a matemática, a biologia, a química…
      Acham que é fácil???
      E quando essa menina e esse menino se transformam em cidadãos???
      É caro ou é barato?

      NINGUÉM SABE DIZER ! ! !

      Por isso, Meri, todos se acham no direito de dar opinião no salário do professor…

      Vai falar que um advogado não vale o trabalho que ele faz! Você será processada!!!

      Vai falar que um médico não vale o trabalho que faz! Você morre!!!
      Vai falar que o salário do professor é grande, que o professor chora de barriga cheia!

      TE DÃO UM CARGO PÚBLICO COM GORDA COMISSÃO!!!

      ESTES SÃO FATOS, SENHORES!

      NÃO ME VENHAM COM NHÉM, NHÉM, NHÉM!!!

  8. Sinceramente não acredito em muito do que li aqui…
    Sou profissional da saúde, enfermeiro, formado em 2011. Hoje trabalho em dois hospitais aqui de Cascavel, ou seja, 12 horas diárias e ainda 24 hs em dois finais de semana do mês, varia entre 60 e 70 hs semanais de um árduo e inacabável trabalho.
    Somados os meus salários, equivale a R$ 3.800,00 mensais.
    Vi argumentos de que se não houvessem professores, morreria a nação.
    Contra-argumento este fato. Antigamente as pessoas viviam sem ser escolarizadas, e ainda hoje, vivem.
    Mas quem vive sem condições adequadas de saúde e bem estar?
    Acredito que há alguma coisa errada nessa história. Calote em virtude de um pagamento não efetuado. Ou o Governo do Estado disse que não pagará estes valores? Isso sim é calote, mas não vi ninguém se pronunciar publicamente. Isso é uma acusação grave, cabe processo.
    Por fim, gostaria de dizer, mesmo trabalhando praticamente 1/3 a mais que a classe dos professores, e ganhando a mesma coisa: Não chorem de barriga cheia. Atendo pessoas, trabalhadoras, humildes, que sequer ganham para comer, vivem em 3 ou 4 pessoas com um salário de 700 reais.
    Dá para refletir amigos, professores.

    • Não acredita em calote? Veja o contracheque aí publicado… A intenção é/era essa, mas a mobilização dos professores nas redes sociais está fazendo a diferença. Quanto aos seus ganhos e a comparação que você faz às demais categorias, não entro no mérito. É isso.

    • Ao invés de você lutar por melhores condições de trabalho e salário de sua categoria profissional, fica a criticar quem luta. Isto para mim é ter baixa auto estima. Os direitos/benefícios que temos foram conquistados com muita luta. Nada cai de graça do céu. Descubra o quanto os profissionais da saúde são importante para a sociedade e vá a luta.
      “[…] Atendo pessoas, trabalhadoras, humildes, que sequer ganham para comer, vivem em 3 ou 4 pessoas com um salário de 700 reais”. Esta constatação não é motivo para cruzarmos os braços e deixarmos de lutar por melhores condições de vida. Enquanto não tiverem um pouco de amor próprio, vão continuar ganhando 700 reais.

      “[…] mesmo trabalhando praticamente 1/3 a mais que a classe dos professores, e ganhando a mesma coisa: Não chorem de barriga cheia.” Você esqueceu de ter em conta que ao término de sua jornada de trabalho, você não leva trabalho nenhum para casa. O professor, por sua vez, é raro o dia que não fica até altas horas da madrugada em sua casa corrigindo provas e preparando materiais para serem usados nas atividades em sala de aula, porque esta merreca de hora atividade não chega a fazer cócega frente ao volume de trabalho do professor. Não choramos de barriga cheia. Queremos condições para nos aperfeiçoarmos na busca de respostas para os novos tempos. Enquanto uns ficam assistindo novelas da globo, BBB, Faustão…, estou me ralando em preparar minhas atividades docentes e dando meus pulinhos para conseguir levar o mestrado adiante. Dá para refletir amigo enfermeiro, a enorme dificuldade de fazer mestrado ou doutorado e ao mesmo tempo trabalhar 40 horas na escola com turmas de quase 40 alunos?

      • Nossa… suas atividades docentes??? entrar na sala, escolher uma página do livro e mandar os alunos lerem e copiarem pro caderno, exige muita preparação mesmo…

        Isto quando não tem uma catástrofe, BBB ou final de campeonato, que aí dá pra dar uma boa ensebada…

        Fui professor no Estado, e falo do que vi… ninguém me contou…

        • “Nossa”¦ suas atividades docentes??? entrar na sala, escolher uma página do livro e mandar os alunos lerem e copiarem pro caderno, exige muita preparação mesmo”¦”. É, pelo jeito era assim que você fazia quando era professor.
          Para sua informação, eu não me limito a livros. Planejo, seleciono e imprimo materiais didáticos com tinta e papel pagos com recursos do meu bolso. Como sou da área da Física, tenho que correr atrás de materiais para aulas práticas fora do meu horário de trabalho.

          “[…]Isto quando não tem uma catástrofe, BBB ou final de campeonato, que aí dá pra dar uma boa ensebada”¦[…] Isto para quem é escravo da TV, o que não é meu caso. Meu tempo é muito precioso para perder com estas imundícies da TV. “…ensebada”….você deve entender do ramo, para se expressar
          assim.
          “Fui professor no Estado, e falo do que vi”¦ ninguém me contou”¦”. O bom senso nos diz para não generalizar, pois nem todos são como você diz.

          • Professor de Física??? No Estado???

            Se o que vc disse acima for verdade, ou seja, vc for tão bom professor… TEM ESCOLA PARTICULAR CONTRATANDO!!!!

            A ESCOLA FEDERAL DE OLINDA ESTÀ CONTRATANDO PROFESSOR DE FÃŒSICA… se tu é tão bom professro, vai pra lá…

            quero ver passar no concurso (federal) ou aguentar a cobrança (particular)

          • Quem estuda em escola particular é burguês. Eu me recuso a trabalhar com burguês. Sempre fui pobre, sempre tive que trabalhar para o meu sustento. E no exercício da docência, quero trabalhar com os filhos das classes populares. Acredito que o professor pode sim, contribuir para que o aluno seja um cidadão politizado, lutando pela defesa de seus direitos. Por isto, procuro abordar os conteúdos de física através da história da ciência e assim ajudar o aluno a se conscientizar de que não existe nada isento nas tomadas de decisões na sociedade em que vivemos.

            Quanto à sua sugestão de ir para a escola federal, não posso, pois estou cursando o mestrado. Mas se for para ensinar filhos de burgueses, tenho minhas resistências.

            Não consigo entender você Roberto, se refere com frequência à classe proletária, mas aparenta agir na defesa de quem está no poder contribuindo para a permanente exclusão justamente de quem você fez referência várias vezes aqui!

      • A questão não é essa. O trabalho que realizamos no hospital não é parado de pé em frente uma turma de alunos, muito menos sentado, como 80% dos meus professores da rede pública faziam, e ainda fazem.
        Formei em 2006. E durante os anos de ensino fundamental e médio foram diversas paralisações.
        A verdade é que são todos mal acostumados, independentemente do governados, se for de direita ou esquerda, PSDB ou PMDB, nunca está bom.
        Já cheguei a ter aulas no sábado em virtude desses abusos dos professores de toda hora querer fazer greve ou reclamar de alguma coisa ou outra.

        • Para sua maneira de ver e pensar o mundo, seu salário está bom demais para você.
          Nunca falto ao trabalho e nunca chego atrasado. Quando tenho que ir ao médico, agendo a consulta sempre no dia da minha folga para não prejudicar os alunos. Procuro dar o melhor de mim no exercício da minha profissão. Só que não sou vaca de presépio. Quando se trata de lutar por meus direitos, vou à luta. Tenho reserva moral para isto, pois desempenho minhas funções com consciência e dedicação. Não vou à escola só para marcar ponto e fazer enrolação.
          “Ficar em pé na frente dos alunos….” Isto contribuiu para agravar o estado de fragilidade de minhas varizes, razão pela qual tive que passar por uma cirurgia. Quando não estou no quadro negro, expondo e discutindo com os alunos o conteúdo em estudo, vou de carteira em carteira ou de equipe em equipe, orientando e tirando dúvidas. Só me sento para fazer a chamada e registrar o conteúdo no livro ponto.

          • Dia de Folga??? Ué, não era o Sr. que reclamava que trabalha demais???

            Quero ver pedreiro tirando dia de folga…

          • Será que você é algum analfabeto funcional? Se a matriz curricular comporta 25 aulas na semana e cada padrão tem 16 aulas e mais 4 HA, sobram quantas horas? Será que nem nestas horas posso ter o direito de ir a uma consulta médica? Tenha a santa paciência!

            Pedreiro não tira dia de folga, mas quando vai ao médico não é cobrado para repor as horas não trabalhada.

            E você? Por que não está na sala de aula? Não é competente? Se é tão pródigo em nos criticar, volta para a sala de aula e segure o rojão.

            Desde a sua primeira postagem já deu para perceber que seu intento aqui não é contribuir para o debate e sim para tumultuar.

    • Você se formou por obra do espírito santo?

  9. Muitos reclamam por Equiparação, 33% de hora atividade e etc.
    Vejo que esse salario para alguns professores esta bem acima da capacidade de lecionar. Muitos deveriam voltar para sala de aula com alunos. Trabalho nesse indiretamente com escolar e minha esposa e PSS tem 2 graduações, trés pós graduações e tem titulo de M.sc. E ouço ela comentar que cada dia que passa ela ver que os colegas de profissão dela não querem saber de aumenta a eficiência do ensino publico na cidade que só querem entrar em sala de aula e passar a matéria sem explicações profundas para entendimentos do alunos.
    Vi ano passado professores se candidatando a vereador só para poder ficar em casa pois nem santinhos ou campanha fez para si.
    O governador deu corda no pescoço para professores se enforcar, pois a luta do 33% de hora atividade e para que o professor tenha tempo de preparar suas aulas dentro do ambiente escolar. O governador para tampar buraco no ensino publico liberou o professor a ter uma carga horaria de 45 horas semanais e muitos por ganancia e falta de comprometimento com os alunos acabaram aderindo as 45 horas sem nescidade para cobri eventuais buraco de professores contratados pois no núcleo sobra professores PSS com licenciatura na matéria correspondente. Então antes de falar que professor no estado ganha pouco vamos pensar!! Se muito professores merecem ganhar um salario maior. Para ser um professor de alguma escola federal você tem que ter no minimo um titulo de M.sc e muitos professores da rede estadual tem no máximo 1 pós graduação feita nas coxas.
    Um Pensamento meu e que deveria acabar com a estabilidade do emprego publico em algum setores pois ai geraria uma concorrência por aprimoramento e melhora na prestação dos serviços.

  10. Estes Professores Não tem jeito mesmo, elegeram o Alvaro Bomba, o Jaime Grande Salario, e o Beto Equiparação, agora ta chorando porque não sabia que com a equiparação ia cair na Lei de Responsabilidade fiscal não sabem fazer contas

  11. Neste espaço não há só professores. Há também pais e mães. Além de provocadores, gosto das ideias contrárias. Ajudam-me a crescer e ver como meu trabalho é importante. Está ruim sim porque há professor do quadro próprio que preguiçoso, está do tipo tanto faz. Conheço professores de alto nível realmente colaborativos, inteligentes e muito gentis. Mas há também os que me envergonham. Eu quando usei este espaço. Disse o meu verdadeiro nome e como todo o resto é verdade. Diga-se salário mínimo para qualquer trabalhador no Brasil deveria ser no mínimo 2.500. Então o que eu ganho não é nem salário mínimo ainda. É só ler o preâmbulo da Constituição de 1988 para verificar como o salário mínimo brasileiro para qualquer trabalhador é realmente muito baixo. A questão não é o salário. A questão aqui é um direito que temos e parece que não vai ser respeitado. É só isso. Eu sou muito egoísta, tão egoísta que o pouco conhecimento que tenho compartilho com meus alunos. Eu não ensino, compartilho, mas antes oriento. Abraço.

  12. Sensato? para quem? HAAA!!! para o Betinho………………..

  13. Lamentável tua opinião nefasto, mas respeito…

  14. É difícil imaginar educação com professores sem educação. Acredito na argumentação em contrapartida dos impropérios jogados ao léu. Xingamentos no blog desse senhor, que claramente manipula os ânimos de pessoas de bem para um levante de ódio coletivo, só provam o quanto a categoria está carente de reais profissionais da área. Educação é tão séria que garanto. Nenhum desses “profissionais” mal educados que berram e xingam sequer pensam em sair do ensino público, apesar das reclamações. Até porque o ensino privado cobra metas, resultado. Coisa que não vemos no ensino público. Dinheiro querem, mas sem compromisso com o melhor.

  15. Resumo da ópera: o governo vai pagar o terço de férias. E a APP quer capitalizar isso como uma “conquista” do sindicato. Por favor, senhores professores, tenham um pouquinho mais de senso crítico.

    • Verdade senhor Pedro Mariano. O sindicato não faz luta alguma. Inclusive a série de conquistas de direitos que temos e a efetivação de tais direitos deve ser graças a luta que o senhor quem realiza.

  16. Meus qeridos colegas companheiros, toda discussão é valida aqui, mas não vamos dar credito a qem não tem nivel para discutir conosco, me refiro aquela idiota de pseudonimo (Rafaela) e aquele ingenuo de pseudonimo ( de olho no poder nefasto). O nivel cultural deles é pobre, demostram ter pouca ou nenhuma informação, levam a discussão desse espaço que discute um problema governabilidade para o partidarismo. ignorem.

    • Ta José, e qual a sua opinião? Não li nenhuma sua. Ou será que não tem???? Vai ver é daqueles Professores que estão fora da Sala de aula, ocupando algum cargo comissionado em alguma outra Secretaria, ( aliás tem varios assim) apadrinhados de politicos que aproveitaram para sumir da sala de aula e “descansar” noutro órgão do Governo, mamando num cargo comissionado.
      Ahh, José pelo menos eu tenho opinião e a Exponho, já você……

      • A exposição do seu olho, eu dispenso, junto com seu poderzinho, “nefasto”.
        Creio que seu problema, é falta de referência de professor, creio que gazear aula é coisa de seu tempo, não?
        Senão teria percebido que dei sim minha opinião, nefasta criatura, pois professor não sou, mas sei de onde vem todos os blogueiros, inclusive Vossa Nefasta Senhoria, ou seja, da sala de aula!
        Volta prá sala, hemorróida!!!

  17. ESTES PROFESSORES QUE ESTAO RECLAMANDO , VOTARAM NO BETO PARA GOVERNADOR E AGORA NAO ADIANTA RECLAMAR, LOGO OS QUE ELEGERAM FRUET EO PT PARA PREFEITURA TAMBEM VAO RECLAMAR ,ELES QUE VOTARAM

  18. Deem uma olhada no site da APP:

    Após intervenção da APP terço de férias entra na folha de janeiro

    Folha de pagamento foi divulgada sem o pagamento já negociado. Correção ocorreu no sábado

    Após a surpresa com o contracheque de janeiro divulgado na sexta-feira (25), no qual não constava o terço de férias, os educadores da rede estadual podem ficar despreocupados, pois, em decorrência da ação da APP-Sindicato, o governo já reviu a folha e vai pagar os valores no salário deste mês.
    Na sexta, uma grande indignação tomou conta dos educadores após verificarem na internet o holerite sem o terço de férias – contrariando o compromisso e a praxe do pagamento no início do ano. No entanto, no sábado, a presidenta da APP, professora Marlei Fernandes de Carvalho, e o deputado estadual Professor Lemos (PT) entraram em contato com o secretário de Educação, Flávio Arns, cobrando explicações pela não realização do compromisso.

    Diante disso, Arns disse que tomaria as providências e na tarde de sábado determinou a retirada do contracheque do ar para que se realizasse a correção. No mesmo dia, já estava disponível o holerite de janeiro, devidamente corrigido com o terço de férias. Segundo a Seed, os trabalhadores PSS receberão o terço de férias quando seus respectivos contratos completarem um ano.

  19. Se 4 mil é salário de marajá, o salário do (des) governador é do quê? Esta Rafaela deve ser comissionada, então se ganhar “milão” já está bom. Cara senhora (ou senhorita) meu salário e meus benefícios são direitos, não servem para “fazer caixa”. Tenho uma sugestão, ligue para o beto richa e ofereça o seu salário para ele “fazer caixa”. E mesmo que ganhássemos 20 mil por mês, ainda assim o governador não teria este direito.

  20. Realmente, o poder é mesmo nefasto para algumas pessoas.
    Quanto ao calote, sim, ele existiu e existe!
    Senão, a APP Sindicato, entidade representativa de todos os trabalhadores em educação, não teria fixado para 13 de março do corrente ano, o seu indicativo de início de greve!!!
    33,33% de hora – atividade,
    plano de carreira dos funcionários,
    saúde do servidor,
    Paraná previdência e seu rombo “Fossa – das – Marianas”,
    E outras coizinhas mais.
    Tem que ficar esperto mesmo, com esse pessoal do Lerner e do Taniguchi!!!

  21. Este de olho no poder nefasto deve ter algum trauma relacionado aos professores. Somos 100 mil em um estado com milhões de eleitores e somos culpados pelas c.. individuais de cada eleitor na urna? Temos muito poder sim, mas esta mídia idiotizante tem muito mais. Combatemos, com certeza, mas é difícil, contando apenas com o quadro e o giz, mas com certeza, fazemos a nossa parte. Fiquei muito feliz na última manifestação popular que participei, de ver muitos alunos e ex-alunos lutando contra um aumento de 142% no IPTU. Pena que participação popular ainda é vista por muitos como coisa de arruaceiro.

    • O Problema de vocês é o Egoismo, Só pensam em voces mesmos, só vão pra ruas protestar e fazer passeatas pra terem aumento. Nunca Vi professores fazendo protesto ou caminhadas pra melhorar o Nível da Educação. Melhorar esse nível, não é só ganhar mais no final do mês.

      • Pelo jeito você desconhece o teor da pauta de reivindicação da categoria. Não lutamos apenas por salário.

        • O professor se afastou do proletáriado e agora quer ter hábitos da burguesia…

          Carro do Ano, casa na praia, etc…

          quando os professores vão aceitar o seu papel como transformadores e educadores do proletariado e não meros imitadores dos hábitos da Burguesia???

          • Carro do ano?! Pára com isto. Tenho um velho Astra de 2001, cujo financiamento estou comendo o pão que diabo amassou para pagá-lo. Dê uma olhada nos estacionamentos das escolas estaduais e verás que carros do ano são das professoras esposas de fulanos ricos ou de professores que tem outras profissões de melhores ganhos e que dão aula como bico. Casa de praia?! Ô cara, acorde. Você deve estar falando de professores de outros países.
            Eu não sou burguês, fazem já três anos que não entro numa loja de roupas ou calçados. Passo bem longe de shopping, pois lá não há lugar para mim. Vou para sala de aula com roupas surradas e você vem me chamar de burguês!
            Eu acho que aqui o burguês é você, que ao defender o ocupante do palácio Iguaçu, deve ser um dos CCs pago para isto.

  22. Eu sou professor e no meu contracheque está lançado o valor do 1/3 de férias certinho. Outra coisa: o pagamento ainda não foi liberado no banco. Por que não esperam até o dia 30 para criticar? Se no dia 30 não receberem suas férias, aí sim podem falar em calote. Tenha um mínimo de ética, sr. Esmael

    • Quem está preocupado com calote são os seus colegas, não eu. Aliás, eles têm razão de sobra para ficarem preocupados. Já levaram vários tombos (vide a hora-atividade). Outra coisa: MUITOS professores e servidores de escola estão sem o valor do 1/3 de férias lançado no contracheque (veja o fac-símile). Portanto, fale por você mesmo e não pelos demais que estão aflitos… Abs

      • O de Campo Mourão não deve ser Professor. O Beto Richa deve ter pago ele e outras pessoas para acessarem o blog e fazerem comentários.

    • Prezado Campo Mourão!

      o contra cheque acima fala por si só, sabe se que todos os contra cheques não tinham as ferias lançadas, no sabado a situação começou a ser revertida, porem não para todos.
      Dentro do principio da isonomia, todos os trabalhadores publicos tem os mesmos direitos e deveres, portanto a reclamatória é justa.
      A questão em sí é tão seria que a propria APP sindicato convocou uma reunião na data de hoje para discutir o assunto.

    • é sr campo mourão… alguém esta mentindo!!!

  23. Prezados companheiros!

    Infelizmente no Brasil temos que ir na justiça buscar por aquilo que já é de seu direito, 13º salário, férias, salário em dia, etc… Em governos neoliberais isso já se tornou comum, não foi diferente no governo do Jaime Lerner.

    O governo Beto Richa fechou as torneiras em todos os setores, educação, saúde, segurança, infra estrutura, resta saber para onde vai este dinheiro não investido!

    Porem com as eleições de 2014 isso acaba, pois ate as capivaras do parque Barigui sabem da impossibilidade de uma releeição do Beto Richa.

  24. Emerson, bom se fosse, mas o professor que aparece no contracheque trabalha 40 horas.

    • O professor do holerite é um… A situação aqui, é o maior vencimento possível a que se pode chegar…. com qualificação e competencia…..

  25. Esses professores ficam reclamando de barriga cheia. É só olhar o tamanho do salário no contra-cheque, mais de R$ 4 mil por mês. Qual trabalhador tem salário de marajá igual esse? Se o Beto Richa precisar usar o décimo-terceiro para fazer caixa alguns dias não vai fazer falta.

    • R$ 4.000,00 por mês por 20 HORAS, o resto dos trabalhadores,… trabalham 40 HORAS

      • O professor trabalha 20 horas na escola além do trabalho que leva para casa.

        • Leva trabalho para casa porque é ineficiente…. Trabalha 20 hrs, mas em sala apenas 16….. tem 4 horas de “permanência” pra fazer estas atividades…..

          E tem mais, se não tá bom, porque cada concurso sobra professor???

          Não tá bom?, Vai trabalhar de pedreiro….

          • Para quem não é da área é fácil falar. Pelo visto nunca entrou numa sala de aula. E se é professor, deve ser um profissional muito relapso. Num padrão de 20 horas, tenho que pegar 8 turmas com no mínimo 37 alunos cada. Como eu tenho dois padrões, estime a quantidade de alunos que tenho. Preparar material didático (impressão, com tinta paga com meu dinheiro) para economizar tempo na sala (duas aulas semanais em cada turma), elaborar provas, imprimi-las e corrigi-las. Só quem fala sem raciocinar diz uma asneira desta.

            Só na tua cabeça sobra professor em cada concurso. Se assim fosse, não haveria tanto pss.

            “Não tá bom?, Vai trabalhar de pedreiro”¦.” Eu me formei professor, fiz concurso e fui aprovado. Agir conforme sua sugestão, é típica de mercenário ou de ratos, que são os primeiros a abandonar o navio quando este vai a pique.

      • Um politico analfabeto ou semi anarfa ganha 10 vexes mais que um professor pra fingir que trabalha;

        Acho 20hrs uma carga horária muito grande para nossos mestre…devia ser 10hrs….e sálário inicial de 5.000,00 reais mais vantagens.

      • Você deve observar o contracheque direito! Vejo que você não levou a sério as aulas de português e matemática (deve ter colado muito), 20 + 20 são 40 e mais, não são os professores que pagam um salário de [email protected]#%#a e sim uma parte da sociedade que pensa no umbigo dela, por causa de pessoas como você. Outra, estar numa sala de aula com no minimo 35 alunos a pessoa deve ser respeitada.

      • O trabalhador espoliado pela burguesia sobrevive com 678,00 R$…

    • Cara Rafaela, você é totalmente desinformada! Sim, o Beto precisa fazer caixa para pagar os salários de “fome” de seus secretários e assessores. Então eu vou propor a todo cidadão paranaense doar 10% de seus ganhos para o pobre do (des)governador fazer caixa e assim manter o Estado do Bem Estar (deles!)

    • Rafaela,
      Vou ser sincero e direto com você. Tens o direito de ser tucana, mas jamais o de sugerir que conquistas — consagradas na lei — sejam atiradas ao lixo em nome da incompetência administrativa. Os educadores não têm culpa se o governador de plantão contratou muitos comissionados e ultrapassou a LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal). É isso. Espero que eu tenha sido claro.

    • Rafaela, desculpa mas vc é ignorante olhe bem o contra cheque e entenda o que esta escrito…

  26. Mas pelo que eu me lembro o APP Sindicato estava bem amiguinho do Sr. Governador na época da eleição. E não me lembro de terem perguntado aos professores qual a vontade dos mesmo. Agora toma na cabeça.

  27. Olha so. Ganha bem o Professor. 20 horas semanais ganha R$ 4.193,00…

    • Em que país? Kkkk

    • Emerson, vc está equivocado, dá um total de R$ 4.193,00 pois o referido professor faz mais 20 horas como extra, recebe dois auxílios transporte, recebe adicional notuno. Então esse holerite é de uma pessoa que faz hora-extra, por isso chega nessa valor, que nem é muito!

      • Se o BR fosse serio e comprometido com o futuro, o salário dos professores deveria corresponder ao teto constitucional….Daí a falta de legitimidade desses comentários de que os professores ganhariam muito…

    • Prezado Emerson!

      Vc esta considerando o salario Bruto do professor, o liquido é bem menor, veja os descontos.

      Deve se destacar que se trata de um padrão de 20 horas + 20 horas extras.

      Observa se tambem que o professor tem adicional noturno, pois trabalha a noite, assim como todos os demais trabalhadores que trabalham a noite tambem o tem.

      Por fim este professor esta na Classe 6 do nivel 2, o que da em media uns 10 anos de trabalho, isso se o mesmo tiver uma boa avaliação no seu serviço, não faltar, bem como ter sido promovido por conta de cursos, especializações, quem sabe ate tenha um mestrado.

      O governo federal paga bem mais que isso, assim como o municipio de Curitiba.

    • Em final de carreira, já com um pé na cova né?!

    • No estado do Paraná um professor que ganha o valor referido por você está no fim da carreira e já fez PDE. Eu recebi em média no ano passado 2.150,00 por mês porque como PSS eu não direito a porcaria nenhuma de avanço ou progressão, estou na Educação paranaense por ser muito babaca mesmo. Ainda bem que tenho tempo para encontrar uma profissão promissora e que me traga dinheiro. A mesa só fica farta de alimentos com dinheiro, nós professores, pagamos nossos impostos absurdos com dinheiro, não é com amor ou sermão como vi em outro comentário ignorante. Nós nos desfazemos das nossas ideologias políticas para que o aluno tenha sim a oportunidade para refletir e tomar uma decisão consciente e democrática. Nós professores, não somos em hipótese alguma padres jesuítas para enfiar porcarias na cabeça das crianças. Elas nascem no Brasil livre para pensar e expressar suas idéias em uma ambiente saudável para o desenvolvimento cognitivo delas. Eu tenho a droga do direito em votar em quem bem eu entender, sei de tudo e muito mais a respeito dos nossos governadores. Requião pode ser cabeça dura para alguns assuntos, mas sabe defendê-los muito bem. Está aí uma qualidade que admiro no Senador. Claro, eu, como qualquer outro brasileiro ignorante, ignorante sim porque as porcarias dessas universidades também não conseguem formar um profissional preparado tão competente quanto esta sociedade hipócrita e selvagem que está aí fora quer. Se esquecem que os melhores professores do meu Brasil é formado por escola pública, era pobre, teve que trabalhar e estudar e cuidar de filhos e esposa e família. Será que se esqueceram da droga da história da formação do nosso povo? Sejamos sensatos professores não fazem lavagem cerebral em aluno. Vota-se no Brasil a partir dos 16 anos de idade!!!! Volto ao meu pagamento recebi em média com os aumentos 2.150 por mês no ano passado contando com o auxílio transporte, líquido portanto é bem menos porque eu tive que pagar carona para ir trabalhar ser humilhado por colegas que estão em uma situação financeira melhor que pelo menos podem pagar uma droga de carro. Eu tenho mãe doente, irmão desempregado, eu sustento a mim mesmo e minha família, tenho parte das minhas contas atrasadas e não é por safadeza de minha parte pelo menos, mas deste desgoverno de m##da. Trabalhei em duas escolas, rodava pela cidade do interior do Paraná como louco para ver estudantes desmotivados, para ver crianças sendo certificadas para ser ignorantes, estúpidas como a maioria neste país por causa do abandono da Educação Brasileira que se arrasta a séculos. Na formatura de alguns do meus alunos eu vi com tristeza a palhaçada que estamos fazendo nas escolas. Estão nos forçando passar ignorantes porque há máximas em porcentagem por turma para a reprovação. O professor pode ser o melhor acusador com provas e ainda assim são passados adiante, estudantes de terceiro ano de ensino médio incapazes de entender uma questão porque simplesmente não sabem, NÃO SABEM!!!!!!!!!!! Esta é a verdade. Aluno reprovado é igual a prejuízo ao estado porque é gasto uma fortuna sim para pagar tudo, livro, uniforme, merenda escolar, transporte escolar, construção de prédio, e claro; por quê não – o salário dos professores e funcionários – que tem tantos direitos quanto qualquer outro trabalhador. Mas Educação para quê? Para fiscalizar as roubalheiras em todas as esferas do poder e em praticamente todos os partidos? Não queremos realmente gênios por aí reivindicando seus direitos civis. Ignorância é igual a felicidade. Talvez por esta razão sejamos considerados mundialmente FELIZES. Ora, ora, ora… Não é uma questão política, quero que me tratem com respeito porque não sou babá de filho de pai bundão e tem filho bundinha cheio de frescuras e o que realmente importa que o conhecimento não são nada. Estão bem-vestidos, mas na maioria das vezes perdem e feio para aquele aluno que vem para a sala de aula sempre com a mesma muda de roupa porque é pobre, pobre e recebe bolsa família para ter algum arroz com feijão na mesa que tem pai alcoolista ou foi abandonado e vive com os avós, vocês sabem como educar uma criança destruída pela violência doméstica como meninas estupradas pelos pais – droga pelos pais – conseguem imaginar isso? Hein?! Alguém pelo amor de Deus me diga o que devo dizer a uma menina que vem me dizer “professor, meu pai me deu uma surra?” e você vê marcas por todo o corpo da guria. Sabem o que é saber que UM MACHO, UM MENINO, de treze anos violado sexualmente pelo padrasto e foge de casa, foge da escola e é encontrado sobre um caminhão num pedágio e ninguém sabia de nada só depois da bomba cair sobre nossas cabeças na escola que sabemos, alguém como, por favor imploro, me ensina a ser mais humano porque é difícil levar os suas feridas dentro do peito, imagine levar as feridas de crianças, pré-adolescentes, adolescentes e tantos outros jovens. LAMENTO SE DESAGRADEI. FOI UM DESABAFO. NÃO FOI MINHA INTENSÃO OFENDER NINGUÉM. Mas de me enfiar no meio da incompetência dos outros pensem antes. Nós professores e funcionários das escolas do Paraná fazemos trabalho de formiguinha, não temos superpoderes e muito menos somos heróis. Abraço. Mais uma vez desculpem-me.

    • Emerson se vc acha que o salário é muito, vai se professor também, ai quero ver se vai achar que ganha o muito pelo tanto da responsabilidade que vai ter…Caso contrário não comente coisas que não sabe

    • Minha namora tem 7 anos de carreira no estado do PR e ganha 4 mil e pouco também, com 20 + 20 horas. Portanto, não é professor em fim de carreira. Ah, e ela não tem mestrado!
      Não dá pra dizer que é um salário ruim, não é?

    • Se você olhar direito na imagem, verá que esse valor que ele ganha refere-se a 40 horas e não 20. E ganha isso porque é um professor que fez especialização.

  28. Credo! Agora é tudo culpa dos professores…
    Governo que não cumpre é culpa dos professores!
    Governo corrupto é culpa dos professores!
    E o resto dos eleitores?
    Hummmm…devem estar fiscalizando os nossos votos! Deve ter um chip em cada professor que identifica em quem votou na urna eletrônica.
    Acorda!!!
    Bom com relação ao contra cheque. O meu estava corrigido no sábado mas ainda não está disponível no BB.
    O negócio é aguardar.

    • Se não é culpa doa professores, a parcela que lhes cabe nisso é enorme, porque? porque educam, porque tem voz ativa sobre os alunos desde a mais tenra idade, e podem e deveriam mostrar a seus alunos a importancia de se votar nas pessoas certas. Mas ao inves disso… só votam por interesse próprio, Tudo que o Governo Oferece a outras categorias funcionais do Estado, são questionadas pela APP, querendo transferir aos Professores o que é oferecido ao resto do funcionalismo, senao vejamos, Gov Requiao, Ferias coletivas dos servdidores do QPPE, cancelada pq a APP, reclamou, Aumento para o QPPE, a APP entrou na justiça para que esse aumento nao fosse dado aos servidores do QPPE, mas dado aos Professores. etc etc etc etc, Ate parece que só professor é funcionario público, Então… dê-me tudo. Muito Egoismo.

      • Nós professores não somos os arautos ou guardiões da revolução. Apesar de nos situarmos na categoria dos intelectuais, muitos porém, não agem, nem se sentem assim. Quiçá orgânicos, como propunha Gramsci. Pelo contrário, somos o reflexo de toda a sociedade paranaense e não o contrário.
        Quanto às questões corporativas, a recíproca também é verdadeira. E aí vale a máxima romana: dividir para governar. Quando a categoria dos servidores públicos se unirem, aí seremos respeitados equanimemente…

    • Não precisa ter chip em cada professor[…]. Durante a campanha, no cotidiano das escolas, foi possível constatar quem votou no homem.

  29. Concordo com o Eduardo, os funcionários são muito discriminados, mas não concordo com o de olho no poder nefasto, tivemos sim professores que votaram no beto richa, mas tivemos muitos professores que alertavam para a tragédia que seria para a educação este cidadão assumir. Chega logo 2014.

  30. Concordo com o colega Eduardo, mesmo sendo eu professora, tenho amigos que são funcionários e se o desrespeito com a minha classe é grande, com os funcionários é palhaçada, vejo muitos deles fazendo o prófuncionário para apenas levar literalmente pedrada desse Governo e ao contrário do que disseram aí em cima eu e muitos outros não votamos no Beto não!

  31. Resumo do que é o governo Beto Richa: um desastre. E ainda tem gente (só pode ser burra ou da oposição) que fala mal do Requião.

    • Ps.: burra ou da oposição, ou ambas as coisas.

    • Não voto no psdb…votava no REQUIÃO do pmdb velho de guerra depois que virou o pmdb da negociata não votei mais…AGORA alguém entendido de direito pode explicar se o REQUIÃO/pmdb são E ERAM NA ÉPOCA aliado do governo federal porque que ele não agilizou e durante seu mandato não cumpriu uma lei que é de 2008…salvo esteja errado,da um entender que ele passou o estopim aceso pra estourar na mão de outro governante que assumi-se.
      E os professores o que tem a falar sobre o silencio do REQUIÂO

      http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11738.htm

  32. Meus colegas professores estão equivocados. O extrato do Banco do Brasil nunca mostrou o lançamento futuro referente a salários. Outra coisa, o fac-símile do colega aí deixa à mostra o nº interno de controle. Se não adulterado, como deveria ser, ele será identificado facilmente pela SEED. No meu contracheque na sexta à noite não tinhas as férias mas desde de sábado tem.

    • Nota do blog: O dono do holerite não se importa em ser identificado pela SEED.

      • Esmael, não entre na onda destes professores, que se não tiver do que eles reclamar, vão inventar, porque está no sangue o hábito de reclamar, não que eu seja a favor ou contra o governador, é que nunca vi numa classe tantas pessoas com o dom de reclamar e chamar miséria, como os colegas, é lamentável, mas é a verdade …..você já viu na classe médica ou qualquer outra, os próprios ficarem chamando ncoisas ruins e negativas para si próprio??? Na classe dos professores é assim, e entre qual governo for, de qual partido for, já está no sangue o dom da reclamação e o dom de se desfazer do que lhe está servindo….

  33. Sou funcionário de escola. No meu contracheque também não consta o 1/3 de férias!! Venho acessando desde sábado (quando foi dito que haviam corrigido “a falha”), mas até o presente momento nada de alteração no meu contracheque! Nós funcionários já somos bastante desvalorizados por este Governo (não recebemos aumento real, nosso plano de carreira foi jogado de lado, o Governo não aceita que funcionários que façam uma Graduação ou Pós-Graduação avancem na carreira, o que é vergonhoso em se tratando de valorização da educação, um funcionário que trabalha 40h semanais recebe R$ 235.00 de auxílio transporte, enquanto um professor que trabalha 20h semanais recebe R$ 305,00. O professor se ausenta da escola por um ano para fazer o PDE, o funcionário tem que fazer o Profuncionário aos sábados. E não sou contra nenhuma vantagem ou melhoria na carreira dos professores, pelo contrário, acho que mereciam até mais, porém, o Governo deveria olhar e valorizar um pouco mais este profissional tão importante que é o funcionário de escola. Desculpa pelo desabafo!

  34. Os Professores estão reclamando do que???? Não votaram em Massa no Beto Richa, contra o Osmar???? Não votaram em Massa, no Fruet contra O Ratinho??? Bem feito. Depois ficam reclamando !!!!! Na proxima eleição… ve se votam Certo !!!! Até parece que nem sao Professores, Ainda tem muito que aprender, especialmente na Politica !!! Mais uma Vez…. BEM FEITO !!!

    • Sou obrigado a concordar…

      Desde os tempos do Alvaro contra o Alencar os professores decidem as eleições…para o lado errado!!!!!!!

      • Concordo plenamente tão colhendo o que plantaram olha que por falta de aviso não foi o beto boy como prefeito só maquiava o povo acreditou agora…
        aguenta mais 2 anos e do jeito que o povo é ate mais 4!!

    • Nossa!!! Por que tanto ódio nesse coraçãozinho!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…

    • Você está certo, os responsáveis pela educação dos jovens não entendem de política e vem a muitos anos votando contra si mesmos.

    • E o pocotó pocotó GALDINO tá calado… não defende a classe…mas que votaram errado votaram dózinho de meus amigos professor, eu avisei vão de Osmar, se forem de (beto) vcs tão fuuuuuuuuuuuuuuuudiiiiiiiiiiiii…não deu outra.

    • Estão reclamando porque criaram o hábito de reclamar seja disso ou daquilo, esteja no governo o PSDB, PMDB, PT, PSOL, PV, PDT, PCB….sei lá qual mais vão sempre reclamar porque está no sangue desta classe reclamar, reclamar, reclamar…..sou profe, tenho 10 anos de estado, e meu salário base para 20 horas semanais, ou seja 4 dias na semana, é de 2.127,00 + VT + 10% de tempo de serviço, ou seja como trabalho 40 horas recebo mensalmente quase 5.000,00, se analisarmos e compararmos com as demais categorias não está tão ruim assim não e não esqueçamos também que temos algumas regalias como os recessos, feriados prolongados, possibilidade de trabalhar perto de casa…..claro que tem as mazelas também de lidar com filho mal educado de outros, etc… mas qual profissão não tem mazelas…..

  35. Quem roda a folha do Estado é o ICI???

    só se for…

  36. Não foi só nos professores que o Governo deu calote, nos instrutores do curso de formação de soldados e governo também deu o calote, os alunos irão fazer a formatura essa semana, porém os instrutores militares ou não, ainda não receberam por suas aulas.