Nem frota pública, nem aluguel de carros. Fruet vai de táxi

Fruet também quer estimular o uso da bicicleta. Foto: Everson Bressan.

Fruet também quer estimular o uso da bicicleta. Foto: Everson Bressan.

Uma notícia alvissareira para os taxistas curitibanos. O prefeito Gustavo Fruet (PDT) poderá adotar o serviço para o transporte do funcionalismo público. Nada de criação de frota pública (leia a opinião do blog aqui), como se aventou, muito menos o aluguel de veículos junto à  Cotrans.

O serviço de táxi foi uma invenção francesa durante a Primeira Guerra Mundial, em 1914. Diante da invasão do exército alemão, que batia à s portas da capital Paris, o governo requisitou os carros para transportar as tropas de contenção ao departamento do Marne.

Fruet pode imitar os franceses e quebrar o contrato milionário de locação de veículos entre a prefeitura da capital paranaense e a empresa Cotrans. Esse também é considerado uma das caixas-pretas herdadas das gestões anteriores, que o prefeito prometeu abrir. O contrato da Cotrans não deixa nada a desejar aos contratos do ICI, Urbs, poda de árvores, etc.

Na semana passada, Fruet devolveu treze automóveis de luxo alugados à  Cotrans (relembre clicando aqui). Os possantes estavam à  disposição de seu gabinete. A devolução vai gerar uma economia mensal de R$ 41 mil. Estima-se que a prefeitura de Curitiba tenha cerca mil veículos alugados junto a Cotrans.

34 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I simply want to say I am just beginner to blogs and absolutely enjoyed your web-site. Very likely I’m want to bookmark your blog . You actually come with very good articles and reviews. Thanks a lot for sharing your website.

  2. Sou a favor da PMC pagar o valor referente aos 4 vales transportes que pagam aos servidores, e que o fruet e qualquer outro figurão arque o que ultrapassar desse valor do seu próprio bolso, como fazem todos os servidores de carreira.
    Lembrando com o teto do vale transporte para salários de 2.000,00 muitos tiram do próprio bolso para trabalharem!!!!!!!!!!!!!
    Que tal, vai de taxi, de bike, de carro, de onibus, mas vai com o seu dinheiro!

  3. Depois desta nóticia, estou pensando sériamente em mudar de profissão. Deixar de ser empregado e virar patrão começando com um táxi associado há uma rádio táxi e depois quem sabe com uma frota e ganhar mmmmmmuuuuuiiiiitttttoooo $$$$$$$ com está parceria junta à Prefeitura. Desta idéia eu gostei. Vai ser a minha megasena acumulada.

  4. Faço coro ao Zegna,um carro para toda a secretaria já resolveria o problema,desde que este veículo não fosse locado ,pois senão o preço sairia o mesmo que 5 carros pela Cotrans

  5. Tudo balela. A locação de veículo é viável para um município como o nosso. Novos contratos com licitação legal e transparente e outras opções de transporte para serviços que não exigem muita mobilidade (visando economia) é o caminho a seguir.

  6. Gustavo não seja hipocritica e rediculo ! Voce não é mais pessoa comum.O teu mandato exige mais cuidado amigão!Mesmo não te conhecendo pessoalmente mas te trato assim. Eu sou apenas mais um na sociedade. Mas enxergo onde as coisas se encaixam melhor.

  7. E POR QUE NÃO VAI DE ONIBUS? E A TÃO PROMETIDA REVOLUÇÃO NO TRANSPORTE COLETIVO NÃO VAI OCORRER?

  8. de taxi tudo bem, desde que ele pague com o salario dele.

  9. Trabalhei no prédio onde hoje estão a Cohab, Agencia Curitiba, Curitiba S/A e SMTE (secretaria municipal do trabalho e emprego) ali na Barão do Rio Branco e pude constatar o desperdício de dinheiro público com as mordomias de carros + motoristas a disposição dos secretários e diretores destes orgão, e digo com conhecimento de causa é uma ” VERGONHA”. O correto seria 01 (hum) carro com motorista para atender cada secretaria e não 4 a 5 como ocorre hoje.
    Também concordo que o funcionário não deve ir de ônibus muito menos a pé ou de bicicleta, que forneçam vale-táxi somente dentro do horário de expediente.

  10. Pergunta que não quer calar: quem vai pagar ele ou prefeitura?

  11. Acabou com uns 15 cargos de chefias e gerência ocupadas por pessoas sem padrinhos, tudo isso pra economizar uns trocados. Hoje estão de volta a escória de assessores analfabetos indicada pelo Bertoldi. Ex-diretora na gestão Ducci, Neucimay Amaral continua. Ibson, ex-presidente idem, como assessor especial. Ex-diretora vira assessora especial com direito a motorista, ex-diretor cria cargo de controller pra si próprio. ISSO É SÉRIO???? Lá está fedendo mais que chiqueiro. Senhor Ubiraci, arruma isso logo.

  12. Olha só a COHAB.

  13. KKKKK Se não bastasse frota de Taxis de Curitiba estar defasada, imagine se isso que o Fruta quer fazer começar a funcionar???? quero ver Servidor Municipal pedindo taxi em curitiba, em dia de chuva…. Ou vai ter que alugar carro, ou ir a pé ou de Bike.

  14. Quanta besteira que esse povo escreve aqui, até parece que todo funcionário vai ganhar vale-taxi, acorda povo, e só pras chefias, fucionários vão continuar indo de onibus.
    Já teve este esquema na PMC, mas era só pra ouvir NÃO, tinha que ir de bus pra PMC e de lá sair com cheque/taxi de saída e chegada no destino, só a serviço, e de preferência taxi lotado.
    Mas hoje vejo na garagem da secretaria um carro parado o dia todo com o motorista dentro e não pode fazer um serviço porque tem que estar à disposição do secretario. Eu gostaria de ver um secretario esperando um taxi, chega de mordomia.

  15. Vocês acham que o Fruet ia peitar a Cotrans??????? Se fosse o Requião talvez, mas um conservador conciliador como o Fruet…nunca!

    • O Requião do pmdb da negociata…não é aquele um que montando em seu CAVALO BRANCO bradou ou o pedágio “abaixa ou acaba”, e o eleitor tadinho acreditou.

      • É, a culpa é do Requião pelos pedágios. Acho engraçado, o Lerner implantou a roubalheira dos pedágios, deu uma concessão para a própria filha, criou a maior tarifa do Brasil e assinou contratos mirabolantes…e a CULPA É DO REQUIÃO? Muito muito engraçado!!!!
        Não vamos esquecer que quem acabou com a frota pública na PMC foi o Lerner.
        E que o Fruetizinho não fede nem cheira até as capivaras do parque barigui sabem…..

      • E o conto do vigário do JAIME LERNER/BETO q enganou o povo do Paraná em 1998.Vc gostou???

        • Mas, porque mesmo ele não acabou o pedágio, portanto ele foi oportunista e usou este argumento pra enganar seu eleitor, usou dos mesmo recurso do
          JAIME e BETO….mente que eu gosto.

  16. Iêêtáá pessoar qui num si cuntêntá cum nádica…a contrans num tábom, a frota prorpia ié caro, agora vai fartar taxi…sieu prefeito vá de taxi memo, os taxista agradecem…quanto ao custo, é só ter um controle rígido com uso dos táxi.

  17. Pessoal, dá uma olhada na Cohab!

    Ali o Fruet vai achar o que está procurando.

  18. MUITO LEGAL A IDEIA, ASSIM OS FUNCIONÁRIOS DA PREFA DE CURITIBA PODERÃO USAR O CHEQUE TÁXI PARA IR PARA AS BALADAS, E OUTRAS COISITAS MAS, A OUTRA COISA BOA TAMBÉM E QUE DE TÁXIS ELES PODEM CHEGAR DISFARÇADO COMO PESSOAS COMUNS, NINGUÉM SABERÁ DE FATO QUANDO ESTÃO A SERVIÇO OU NÃO. VÃO LAVAR A CARA COJA DE VAGABUNDO…

  19. Haverá um número record de ausência no trabalho nos quadros daprefeitura, pois todos sabemos que quase não se encontra taxi aqui na “Estrela do Brasil” a cidade sorriso brochado.
    Somando-se a isso a preguiça, a má vontade, a displicência e a indolência dos servidores municipais, quando (sempre) que desejarem um “descanso” a mais, bastará alegar que não se conseguiu um taxi!
    Que bom.
    Fruet, pede pra sair; bota o Joel Maluceli no seu lugar !

  20. Que bom que o Prefeito utilize o serviço de Taxi, pois ai ele irá descobrir que Curitiba não tem este serviço de forma a atender as necessidades.

    Curitiba tem a mesma frota de taxi a 37 anos, ou seja desde 1975 a frota de Taxi em Curitiba é a mesma, a população mais que dobrou neste período, fora o crescimento da região metropolitana.

    Quem sabe se o prefeito necessitar de usar taxi vai perceber que Curitiba, necessita de mais que dobrar o numero de taxi na cidade.

  21. O cidadão precisa que os líderes lhe passam bons VALORES. Honestidade, comprometimento, atitudes saudáveis, respeito, etc são exemplos de valores que nossos políticos não tem. É um bom exemplo de Fruet. Claro que não poderá ser sempre, mas é um bom começo. Também cumprir as promessas de campanha é importante e que torcemos para que cumpra. Fazer as calçadas nos bairros da zona sul também é importante e não precisa ser de granito.

  22. Eu acho que não deicha de ser uma boa ideia, vejam bem cada secretaria tera que comprovar porque gastou tanto com taxi, ai é facil saber quem gasta e porque. Parabens por esta boa idea.

  23. Boa iniciativa, dar uma de angélica que só vai de táxi e´muito bom porque ao mesmo tempo que a pmc economiza o prefeito fica sabendo in loco do que está acontecendo na city. não tem melhor ombudsman que taxista.

  24. Esquema maior está no contrato da Contrans com a Sanepar. Acho que o Governador Beto Richa está dando sequencia na gestão Lerne, cheia de esquemas na venda da Copel, venda da Sanepar, implantação do pedágio, falencia do Banestado, e muitas outras coisas causando a falencia de um dos Estados mais ricos do Brasil, e o pior, tudo isso aconteçendo novamente, e nós olhando como telespectadores, o desvio de nossos impostos pago com nosso trabalho. “Isso tudo acontecendo e nós aqui na praça. Dando milho aos pombos …”

  25. ainda está na base do “poderá”… vou dormir agora, por favor me acordem quando for: “adotou”!

  26. Que piada. A Prefeitura já tem convênio de táxi, mas evita usar porque sai muito mais caro que aluguel de carro. O mundo aluga carro e a Prefeitura de Curitiba quer reiventar a roda.

  27. Vai ser uma maravilha andar de taxi. Esse Fruet só inventa moda. Só falta agora mandar o pessoal de bicicleta.

  28. Excelente notícia, principalmente para os curitibanos que usam o sistema de taxi. Já era difícil encontrar um carro, agora vai ser pior ainda.

    E a notícia é alardeada como uma grande solução… Menos, bem menos…

  29. aham ta bom, vai torrar o cheque taxi!! deve ter esquema com a frota de taxi, acho que ele tem bastante placa de taxi!!! ta certo ele, o dinheiro vai tudo pro bolso dele rsrsrsrsrs

    • Sem noção esse Zé loco, a economia na devolução dos carros e muito maio que o gasto gerado com os cheque taxis. E alem do mais Gustavo Fruet seria incapaz de tal ato.