Lula desabafa em Cuba: “A elite dos nossos países não gosta de nós”

Alexandre Haubrich, de Havana, especial para o Brasil 247

Ex-presidente Lula discursa durante o encerramento da III Conferência Internacional pelo Equilíbrio do Mundo e conclama a Améria Latina a "uma revolução na comunicação" por meio da internet. A gente muitas vezes fica reclamando da imprensa. Ficamos reclamando e não fazemos o que está ao nosso alcance", disse. Mais cedo, ele encontrou Fidel Castro. Leia reportagem de Alexandre Haubrich, de Havana, especial para o 247.

Ex-presidente Lula discursa durante o encerramento da III Conferência Internacional pelo Equilíbrio do Mundo e conclama a Améria Latina a “uma revolução na comunicação” por meio da internet. A gente muitas vezes fica reclamando da imprensa. Ficamos reclamando e não fazemos o que está ao nosso alcance”, disse. Mais cedo, ele encontrou Fidel Castro. Leia reportagem de Alexandre Haubrich, de Havana, especial para o 247.

Eu não reclamo, porque, no Brasil, a imprensa gosta muito de mim, só fala bem de mim… nasci assim, sou assim e vou morrer assim, irritando eles!. Foi nesse tom descontraído que o ex-presidente Lula discursou durante o encerramento da Terceira Conferência Internacional pelo Equilíbrio do Mundo, no Palácio de Convenções de Havana, nesta quarta-feira. Apesar das críticas à  imprensa, lua evitou mencionar a Ley de Medios argentina ou à  possibilidade de uma versão brasileira, preferindo convocar à  integração entre os ativistas latino-americanos via internet.

A gente muitas vezes fica reclamando da imprensa. Ficamos reclamando e não fazemos o que está ao nosso alcance”, disse. “Com a internet, se tivéssemos uma unidade na América Latina, com nossos blogs, Twitter, Facebook, faríamos uma revolução na comunicação, e não precisaríamos mais pedir que publicassem o que queríamos!, completou. Lula destacou ainda que os “ataques midiáticos” não acontecem apenas no Brasil, mas em todos os países com governos progressistas na América Latina: A elite dos nossos países não gosta de nós, não é pelos erros que cometemos, é pelos acertos que cometemos!, disse.

O evento em que o ex-presidente discursou foi dedicado ao 160!º aniversário do nascimento do herói cubano José Martí e começou na segunda-feira. A reunião contou com debates sobre temas como meio ambiente e comunicação, passando por conferências de Ignácio Ramonet, Atílio Boron, Frei Betto, entre muitos outros intelectuais e políticos destacados dos mais diversos campos da esquerda mundial.

Conferência

A Conferência reuniu delegados de dezenas de países e os integrantes da Brigada Sulamericana de Solidariedade a Cuba, que inclui 80 brasileiros de diversos estados. Os brigadistas estão no país desde o dia 20 de janeiro para conhecer a realidade cubana. Na terça, antes do lançamento do livro de Fernando Morais, Lula recebeu um documento formulado pela Associação José Martí do Rio Grande do Sul e apoiado pela Brigada brasileira em defesa dos Cinco Heróis!, cubanos que estão há 14 anos presos nos Estados Unidos depois de se infiltrarem em organizações terroristas anticubanas.

A principal sala de conferência do Palácio de Convenções esteve lotada para ouvir Lula falar por cerca de uma hora, tocando principalmente na questão da integração latino-americana, antes de exaltar feitos de seu governo e convocar os países ricos a ajudar o continente africano !“ temática cada vez mais presente em todos os discursos de Lula pelo mundo.

O ex-presidente começou sua fala explicando o pequeno atraso por estar com o líder histórico cubano Fidel Castro e haver almoçado com o atual presidente do país, Raul Castro. Ainda antes de apresentar o que havia preparado, pediu um minuto de silêncio pelos mortos na boate Kissi, de Santa Maria (RS), tema de total conhecimento e pêsames pelos cubanos. Lula também disse estar de camisa vermelha em homenagem a Hugo Chávez, antes de ser aplaudido de pé por todos os presentes.

Críticas

As críticas aos países ricos começaram pelos Estados Unidos. Os americanos têm os ouvidos moucos quando algo se passa na América Latina. Só enxergaram a América Latina para favorecer os golpes militares!, disse, para em seguida criticar o bloqueio imposto a Cuba e lembrou que, além dos 160 anos de Martí, 2013 marca os 60 do Assalto ao Quartel Moncada, evento que deu início à  Revolução Cubana, ainda antes da guerrilha que acabaria vitoriosa em 1959. Lula afirmou que recentemente fez uma reunião com 40 intelectuais para discutir a integração da América Latina, e falou da necessidade de criar-se uma doutrina de integração!, com objetivos claros.

Procurando pincelar sua fala com a temática do evento, o ex presidente brasileiro lembrou ideias de José Martí, herói da independência de Cuba: Martí lutou pelas causas mais justas de seu tempo: a independência de Cuba e a libertação da América Latina. Seu pensamento e sua ação não conheciam fronteiras geográficas e políticas. “Pátria é humanidade”, ensinava o líder!.

Durante mais da metade de sua fala, Lula manteve o foco em realizações de seu governo, especialmente no que se refere a políticas de incremento de renda. Houve um tempo em que o pobre era o problema, e nós provamos que o pobre é parte da solução dos problemas do país!, disse. E garantiu que não é necessário diploma de economia para entender a equação: à‰ simples: se você tem um milhão de dólares e dá para um rico, ele vai botar na conta bancária. Se pega esse um milhão de dólares e distribuiu um pouquinho para mil pessoas, vai virar consumo de roupa, de comida, no dia seguinte, e a economia vai girar!.

Depois de enumerar políticas nesse sentido, completou: Todo esse conjunto de políticas causou uma pequena revolução!. Em relação a uma das principais críticas da esquerda a seu governo e a Dilma Roussef, defendeu-se: Quando chegamos ao governo tínhamos também um compromisso com os movimentos sociais, que atuavam principalmente em relação a reforma agrária. Em 8 anos nós desapropriamos 56% de todas as terras brasileiras desapropriadas em 500 anos de história!. E completou: Não que tenhamos nada contra os grandes, porque o agronegócio é muito importante para o Brasil, mas quando se trata de comer são os pequenos que colocam a maior parte da comida na nossa mesa!.

Energia

A crise energética!, tema recorrente na mídia dominante nos últimos meses, também esteve presente no discurso de Lula: Eu penso que logo a presidenta Dilma vai poder anunciar a universalização da energia elétrica no Brasil!. Ele também voltou a exaltar o fato de ser o presidente que mais fez universidades na história do país! mesmo não tendo diploma universitário, e lembrou que nos últimos 10 anos 28 milhões de brasileiros saíram da linha da miséria!.

Ao fim de sua fala o ex-presidente tocou na questão da crise econômica e voltou a criticar os países ricos, agora pelos gastos para salvar o sistema financeiro! e pela falta de ajuda à  àfrica: Não podemos pagar em dinheiro a dívida que temos com os africanos, então temos que pagar com solidariedade!. Lula também convocou os países ricos a mudar essa atitude e derrubar as barreiras ao comércio com os africanos: Os países africanos não querem nenhum favor, querem apenas o direito de vender o que produzem sem as barreiras protecionistas dos países ricos!.

26 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Hi there, i read your blog occasionally pfofmnmd and i own a similar one and i was just wondering if you get a lot of spam comments? If so how do you reduce it, any plugin or anything you can advise? I get so much lately it’s driving me insane so any support is very much appreciated.

  2. I just want to tell you that I am beginner to blogs and honestly liked you’re web blog. Very likely I’m likely to bookmark your website . You amazingly come with great articles and reviews. With thanks for sharing your blog site.

  3. Tem elite em Cuba além do Fidel e família?

  4. E voces detestam a elite de nossos países. Que cultura é esta tupâ?. Tanto cuba como o brasil, estas terras são dos indios. Caem fora cambada de invasores.

  5. eu penso que se derreter as ações da petrobras ,ai fica face o governo recuperar partes do patrimonio da petrobras que foi dado de graça inciativa privada. tomara que derreta mesmo! um pais que tem 370 bilhões de dolares americanos ,pode muito bem resgatar uma empresa,e voltar ser totalmente publica ,os acionista da petobras eles devem conhecer o mercado de ações,se não conhecesse eles não estariam la .agora o mais esperto comprará baratiho lotes de açõs .tomara que derreta pela metade .ai fica facil do governo recomprar .viva o bresil,e se transforme somente Brasil.

  6. Lula vai se ferrar!!!
    A elite e o povo não gostam de corruptos ladrões e tá difícil de achar um honesto.

  7. fidel castro + LULA+ CHAVES+ kirchner+ o inferno nao merece esta turma!

  8. cara de pau, despreparado, aproveitou a economia em alta, e tudo que foi feito pelo presidente FHC..

    ficou viajando e aumento as bolsas, agora nao explica sua fortuna e da sua familia

    e nao explica nada para o país.

    chefe dos mensaleiros

    • “[…] aproveitou a economia em alta, e tudo que foi feito pelo presidente FHC..[…]?! O país quebrou várias vezes e vivia de pires nas mãos às portas do FMI. Ah, conta outra piada.

    • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, o boca de sandália nem falar ele sabia..Parecia o bandido da luz vermelha quando saiu da cadeia depois de trinta anos encarcerado… O homem falava mais doq alingua dele… Ninguém entendia bolufas…O boca de sandália[FHC] ,Fala muito e ninguem entende nada doq ele fala. Ñ sei como ficou oito anos no poder??? Talvez porq na epoca, o povo era tapado mesmo!!Agora ñ… O povo esta mais esperto e ñ vota mas nessa tucanadas do demo!!E VIVA O POVO BRASILEIRO!! AGORA EU SÓ ANDO DE S10 PRA CIMA E PRA BAIXO. E A TUCANADAS DO DEMO Q VADERRETO!!

  9. Que tal uma bomba explodindo nesse encontro, que limpa pro mundo…. bem que poderia estar ali tambem chaves

  10. Não sei se é melhor ouvir isso ai que ser surdo.

    Quanta merda saindo por uma boca só.

    O interessante é a incongruência.

    Arrotam horrores falando da ascensão das classes C, D que finalmente estão tendo oportunidades para usufruir dos bens antes privilégios da “zelite”, que é o que todos perseguem. E pensar que os comunistas antes juravam que nunca iriam beber coca-cola, nem vestir jeans, símbolos do capitalismo.

  11. Gosto muito do Lula, mas pisou na bola nessa…

    Fala sobre mídia, internet, mas se realmente quissesse que as pessoas desligassem a TV e se conectassem à Internet deveria ter feito alguma coisa a respeito enquanto presidente.

    Os serviços de Internet no Brasil são uns dos piores no mundo… internet lenta, cara e serviço bem mal feito…

    E o que o Lula fez? Permitiu (e estimulou) a fusão Oi-BrTelecom, enquanto poderia ter colocado alguém sério no controle da Anatel para que hoje (10 anos depois) tivessemos uma internet de qualidade a preço justo…

    Pecou Lula…

  12. Só falam mal do Lula e do Pt, mas foi com eles que o Brasil cresceu de verdade, pobres conseguiram entra em uma universidade, relevante diminuição da pobreza entre outras que o governo tucano não fez, LULA sim o maior presidente de todos os tempos.

  13. È uma pena que nos anos 80 não havia analfabetos em cuba .falam um espanhol melhor que na espanha ,sem mistura de outras linguas . vejam o excessão do brasil ,os outros tem segunda e até terceira lingua .muitos paise andinos ,fala se quichua ,ou aimara .lingua dos incas ,quase nada de espanhol..

  14. A elite sempre foi o que foi, não espero nada dela ou se vier alguma coisa, é para defender seus interesses. Abrir a ferida, aqui, significa quebrar o monopólio das oligarquias da mídia (meia dúzia de famílias). Minguar os recursos que são NOSSOS para esses fascistas seria um começo. Quem vai encarar isso? O ministro das comunicações sequer abre a boca e se abrir, ainda corremos o risco de ouvir algo como, “devemos respeitar a liberdade de imprensa”. No meu entendimento isso signifca: “deixa como está, não quero me incomodar”!

  15. Eu pesquisei o apricativo tuner .e obeservei que ,o modo que funciona emissoras de radios nos eua:pode existir mais .eu constatei 34 emissoras publicas de radios ,para integrar e passar noticias do governo federal e dos governos locais,estadual. e funcionam para o governo do tipo que o requião fazia no paraná ,todos sabe o que acontece diaramente nos eua,o governo usa esse instrumento publico .no brasil não pode infelismente..tambem constatei mais de 240 emissoras de radios college. so na california existe mais de 20. são emissouras dirigido pelo conglomerado das ecolas locais e operadas por alunos das escola . ,tipo radio comunitaria que tentam empracar no brasil e não da certo. no meio oeste americano e usado o idioma espanhol,alcançando todo o pais e os vizinhos ,como mexico ao sul e canada ao norte.no alaska territorio americano fora do broco e o havai tambem possui esse meio de comunicação. no brasil se não existisse as radios nacional.não sei quantas linguas ,ou dialetos era usado no brasil.hoje graças as radios nacional do rio, da estinta radio nacional ,que hoje e radio globo em são paulo.temos tambem a radio nacional de brasilia e nacional amazonia ,transmitindo para todo o territorio nacional ,quem lembra do edgar de souza ,que dizia gente daqui e gente de lá.quando a radio nacional de são apaulo virou radio globo ,mandaram o edgar de souza embora ,porque ele era a brasilidade .a ditadura enfraqueceu esse sistema sendendo algumas emissouras de radio.

  16. Quem é a elite? Quem paga impostos ou quem rouba descaradamente com mensalões?
    Afinal José Genoino, Dirceu, Rose e tantos outros são da elite?
    Um cobrar R$ 200 mil por palestra é ser proletário?

  17. A sociedade pra ele se divide entre Elite e Não é a Elite.
    Ambos os grupos pagam impostos. Eles roubam o dinheiro dos impostos.
    Ninguem gosta de ser roubado!
    Na verdade, NINGUEM GOSTA DELES !!!

  18. Acoes da eletrobras, Petrobras e outras derretendo!
    Empresas sem capacidade de investir! Quem pôs dinheiro lá
    Nao foi o PT! Foram os cidadãos q compraram as acoes! Elites?
    ” O socialismo acaba quando acaba o dinheiro! Dinheiro dos outros!”

  19. A elite não gosta nem dela mesma…

    gostam apenas do dinheiro… e o dinheiro vem de Satánas. Logo a elite gosta de Satánas…

    Pena que o comunismo seja ateu…

  20. Nunca perdoarão Lula.