Luizão e Fruet se unem contra tentativa de golpe na Assomec

Luizão Goulart (PT) foi eleito presidente da Assomec nesta quarta.

Luizão Goulart (PT) foi eleito presidente da Assomec nesta quarta.

O prefeito de Pinhais, Luizão Goulart (PT), eleito nesta quarta-feira (16) presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), disse que vai trabalhar pela integração dos 29 municípios que compõem a entidade.

O petista foi eleito depois de empatar com o prefeito de Almirante Tamandaré, Aldinei Siqueira (PSD), pelo placar de 14 a 14. O desempate a favor de Luizão ocorreu porque ele é mais velho, tem 51 anos, e o adversário tem 48 anos.

O artigo 110 do Código Eleitoral, Lei 9.737 de 15 de julho de 1965, atualizado na Constituição Federal de 1988, em caso de empate no processo eletivo, prevê a eleição do mais velho!, diz a assessoria do prefeito de Pinhais.

A título de curiosidade, essa mesma lei citada por Luizão foi utilizada para decidir o empate na eleição de Balsa Nova, também na região metropolitana de Curitiba. Na disputa de 7 de outubro último. Luiz Costa (PMDB) e Marcos Zanetti (PDT) tiveram exatamente a mesma votação, 3869 votos e, com isso, Costa foi declarado vencedor da eleição por ser o candidato mais velho: tem 59 anos, enquanto Zanetti tem 41.

Segundo correligionários de Luizão, os perdedores ensaiam um golpe. Eles pensam recorrer ao tapetão, mas não há clima para golpes!, dizem.

Pelo sim pelo não, o novo presidente da Assomec se agarra à  liderança política do prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), para barrar tentativas de questionamentos jurídicos.

Temos agora que traçar novas metas e trabalhar em conjunto, vamos priorizar algumas áreas que dizem respeito a esta integração, como a saúde, o lixo e o transporte coletivo e buscar resultados práticos e eficientes!, orienta Fruet.

A vitória de Luizão Goulart representa também um gol de placa do prefeito de Curitiba e, concomitantemente, da ministra Gleisi Hoffmann (PT). O maior derrotado nesse primeiro enfrentamento foi o governador Beto Richa (PSDB).

A eleição na Assomec foi considerada como uma prévia da disputa entre Gleisi e Richa em 2014. A entidade representa 29 municípios que respondem por um terço da população e do eleitorado paranaense.

Dos 29 prefeitos, apenas o de Agudos do Sul, Antonio da Luz (PP), não compareceu na votação.

Comentários encerrados.