Luizão e Fruet se unem contra tentativa de golpe na Assomec

Luizão Goulart (PT) foi eleito presidente da Assomec nesta quarta.

Luizão Goulart (PT) foi eleito presidente da Assomec nesta quarta.

O prefeito de Pinhais, Luizão Goulart (PT), eleito nesta quarta-feira (16) presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), disse que vai trabalhar pela integração dos 29 municípios que compõem a entidade.

O petista foi eleito depois de empatar com o prefeito de Almirante Tamandaré, Aldinei Siqueira (PSD), pelo placar de 14 a 14. O desempate a favor de Luizão ocorreu porque ele é mais velho, tem 51 anos, e o adversário tem 48 anos.

O artigo 110 do Código Eleitoral, Lei 9.737 de 15 de julho de 1965, atualizado na Constituição Federal de 1988, em caso de empate no processo eletivo, prevê a eleição do mais velho!, diz a assessoria do prefeito de Pinhais.

A título de curiosidade, essa mesma lei citada por Luizão foi utilizada para decidir o empate na eleição de Balsa Nova, também na região metropolitana de Curitiba. Na disputa de 7 de outubro último. Luiz Costa (PMDB) e Marcos Zanetti (PDT) tiveram exatamente a mesma votação, 3869 votos e, com isso, Costa foi declarado vencedor da eleição por ser o candidato mais velho: tem 59 anos, enquanto Zanetti tem 41.

Segundo correligionários de Luizão, os perdedores ensaiam um golpe. Eles pensam recorrer ao tapetão, mas não há clima para golpes!, dizem.

Pelo sim pelo não, o novo presidente da Assomec se agarra à  liderança política do prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), para barrar tentativas de questionamentos jurídicos.

Temos agora que traçar novas metas e trabalhar em conjunto, vamos priorizar algumas áreas que dizem respeito a esta integração, como a saúde, o lixo e o transporte coletivo e buscar resultados práticos e eficientes!, orienta Fruet.

A vitória de Luizão Goulart representa também um gol de placa do prefeito de Curitiba e, concomitantemente, da ministra Gleisi Hoffmann (PT). O maior derrotado nesse primeiro enfrentamento foi o governador Beto Richa (PSDB).

A eleição na Assomec foi considerada como uma prévia da disputa entre Gleisi e Richa em 2014. A entidade representa 29 municípios que respondem por um terço da população e do eleitorado paranaense.

Dos 29 prefeitos, apenas o de Agudos do Sul, Antonio da Luz (PP), não compareceu na votação.

57 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I loved your article post.Really looking forward to read more. Fantastic.

  2. Very neat blog post.

  3. Major thankies for the blog.Thanks Again. Much obliged.

  4. I think this is a real great article post.Thanks Again.

  5. I simply want to tell you that I am new to blogs and certainly enjoyed your web blog. Likely I’m planning to bookmark your blog . You certainly come with tremendous stories. Regards for revealing your blog.

  6. I simply want to mention I am just newbie to blogging and site-building and definitely loved you’re web site. Very likely I’m likely to bookmark your blog post . You absolutely come with remarkable posts. With thanks for sharing with us your blog.

  7. Thanks so much for the article post.

  8. Im obliged for the blog post. Really Great.

  9. “I cannot thank you enough for the article post.Much thanks again. Great.”

  10. “Thanks for the blog post.Much thanks again. Great.”

  11. Say, you got a nice blog. Want more.

  12. “IВЎВ¦ve learn several excellent stuff here. Certainly value bookmarking for revisiting. I surprise how so much attempt you set to create such a great informative website.”

  13. Fantastic blog.Thanks Again. Want more.

  14. “You can certainly see your skills within the work you write. The sector hopes for more passionate writers like you who are not afraid to say how they believe. At all times go after your heart.”

  15. This is one awesome blog article. Much obliged.

  16. Thanks for the blog post. Much obliged.

  17. I really like and appreciate your article.Thanks Again. Will read on…

  18. Im thankful for the article.Thanks Again. Keep writing.

  19. Really informative blog article.Really looking forward to read more. Awesome.

  20. Very good article post.Really thank you! Much obliged.

  21. I cannot thank you enough for the article post.Much thanks again. Cool.

  22. Wow, great article.Thanks Again. Cool.

  23. Appreciate you sharing, great article post. Much obliged.

  24. Thanks again for the blog post.Thanks Again. Keep writing.

  25. wow, awesome article post. Fantastic.

  26. Thanks-a-mundo for the blog article.Thanks Again. Really Great.

  27. Tentativa de golpe é o que Gleisi do PT de Zé Dirceu tentaram fazer, conclamaram um vencedor quando na verdade este não existiu, e segundo juristas, deverá ser marcada nova eleição, já que o estatuto da entidade não define uma regra específica em caso de empate, não existe nada no estatuto da entidade que diga que o mais velho (em idade) vença o pleito em caso de empate.

    De quem é o golpe?

  28. Está eu não entendi? Não são 29 Prefeitos, e teve um empate de 14×14. Então ainda tem um voto de minerva para decidir, já que não acusam votos nulo ou Prefeito ausente do pleito. Dentro deste raciocínio, não tem vencidos e nem vencedores, quem for melhor de lábio ganha o voto faltante ou se realiza uma nova eleição. O que seria mais justo.

  29. Só uma pergunta: Estão rasgando de tanto falar em vitória da Gleisi nesta disputa, mas cá pra nós… que vitória é esta que deu empate?

    Não vejo vitória alguma de Gleisi ou de Beto e sim uma derrota da entidade que se curva a uma briga entre dois candidatos, para uma possível disputa só em 2014. Creiam, os derrotados não estarão “abraçados” aos vitoriosos, quem disser isso está muito por fora ou é demagogo. Os derrotados farão de tudo para atrapalhar a entidade, e neste caso quem e o derrotado e quem é vencedor?

    Só a entidade perdeu com o embate, e este reflexo será visto em breve!

  30. Não conheço o Estatuto da entidade, ou o seu regimento interno, mas o que acontece é isto: o Código Eleitoral só vai ser aplicado dando ao Luisão a Presidencia, caso conste que em um destes dois documentos da entidade, UM PREVISÃO EXPRESSA; caso contrário, o Código Eleitoral não vai ser aplicado como não é aplicado em eleição de síndico, pastor de igreja ou de centro academico.
    O Código Eleitoral se refere apenas a eleição de prefeito, vereador, deputado federa ou estadual, governador, senador e presidente da república, fora isso, não é obrigatório seguir as suas regras, esta é a verdade e não tem qualquer vinculação a esta ou aquela corrente política, inclusive todos os envolvidos na eleição, sejam os prefeitos ou os partidos políticos sabem perfeitamente como a coisa funciona, isto é tentativa de criar um fato política em cima do adversário, dizer que por ser o mais velho assume é o fim da picada, como vamos acreditar em políticos que tem a coragem de mentir desta forma para o povo não dizendo como é que o Código Eleitoral se aplica. Se mentem sobre isso imagine sobre outras coisas.

  31. Não é bem assim. Não se aplica no caso da eleição da ASSOMEC o dispositivo do Código Eleitoral, exatamente porque se não se trata de eleição regida por legislação eleitoral especifica. Aqui aplica-se o Estatuto da Entidade e o Código Civil Brasileiro, na parte de entidades de direito privado.Se nos Estatutos não tiver previsão de desempate por alguma modalidade, deve-se fazer nova eleição.

  32. Embora tentem minimizar a derrota do Beto, e cá entre nós,sabemos o quanto o Deo,Traiano,Beto,Hara ,Pepe e asseclas operaram para que isso não ocorresse,o governo perdeu novamente e feio. Foi constrangedor ver pessoas da casa civil e comec oferecendo mundos e fundos aos prefeitos para votar em qualquer um que conseguisse derrotar o Luizão. Com tanta mediocridade política e falta de bom senso, a situação do governo, caso insistam em nova disputa,só piorará. Primeiro: por que se reverterem o voto de alguém, a pergunta que ficará no ar será: Quais teriam sido os intere$$es para a mudança do voto?Segundo: Se perder novamente , e é bem provável que isso ocorra , a fragilidade do governo será mais uma vez exposta. Elementar em política,meu caro Watson. Enquanto isso,vamos ao desgaste por tentarem cobrir o sol com a peneira de mais essa derrota.

  33. Veja, não estou defendendo os tucanos, até porque eles não tem a minha simpatia, e todo mundo sabe o que são, mas a verdade é que, um dos eleitores, no caso um dos prefeitos dos 29 votos não foi votar, resultado, deu empate, é uma eleição como qualquer outra, só que o Código Eleitoral se aplica para certas coisas e não para outras, imaginem se quisessem fazer valer as regras do Código Eleitoral para eleição de síndico ou de centro acadêmico de faculdade, ou mesmo para pastor em igreja, como algumas tem. É fácil perceber que existe alguma coisa errada nessa lógica, o Luisão não assume automaticamente porque era o mais velho, se fosse, já seria o Presidente, qualquer juiz teria dado uma liminar para que ele assumisse e os tucanos não falariam nada porque não teriam o que alegar. Não tenho dúvidas que o Beto Richa e os tucanos são o que são, mas o problema é que, eles não perderam a eleição e o PT quer estigmatiza-los, é parte da disputa eleitoral, mas fazer o que, não há o que fazer.

  34. Quem votou no Luizão com os seus respectivos partidos:

    1 ““ Pinhais ““ Luiz Goularte – PT
    2 ““ Quitandinha ““ Marco Neri de Oliveira – PMDB
    3 ““ Lapa ““ Leila Klenk – PT
    4 ““ Campina Grande do Sul ““ Luiz Assunção – PSB
    5 ““ Cerro Azul ““ Claudinei Braz – PSB
    6 ““ Piraquara ““ Marcos Tesserolli – PDT
    7 ““ Campo Largo ““ Affonso Guimarães – PT
    8 ““ Balsa Nova ““ Luiz Cláudio Costa – PMDB
    9 ““ Adrianópolis ““ João Manoel Pampanini – PT
    10 ““ Mandirituba ““ Onildo Gelatti – PTB
    11 ““ Campo do Tenente ““ Paulo Renato Quege – PMDB
    12 ““ Contenda ““ Carlos Stabach – PMDB
    13 ““ Piên ““ Gilberto Dranka – PSD
    14 ““ Curitiba ““ Gustavo – PDT

  35. importante que este governador cercado de puxa sacos é para um mandato só.

    despreparado, sem plano de governo, a fase do zé bonitinho já passou, passou o encanto, deste banana.

  36. Próximo Governador Eduardo Pereira. Ele é mestre em articular e um grande leitor de bastidores. Tenho que dar risada!

    • Próximo governador do Paraná vai ser um puxa saco do Beto Richa – Juca. Este sim entende dos meandros de governar para os puxa sacos.

  37. Luizão Futuro Deputado Estadual

  38. O (DES) GOVERNADOR BETO RICHA, DEPOIS DESTA, AUMENTOU SUA CONDIÇÃO DE “ZUMBI POLÍTICO” NO PARANÁ!

    http://www.blogdajoice.com/2013/01/sem-articulacao-politica-beto-perde-assomec/#comment-85080

  39. Campanha por campanha, dona Gleisi também se empenhou. Sabidos os prefeitos eleitores do Luizão: O caixa federal é mais nutrido.

    Mania duns e doutros ai em riba falar em cooptação como se fosse prática dum lado só.

  40. A votação foi justa. Até porque o candidato derrotado é o atual prefeito de Almirante Tamandaré e ex-presidente da Câmara de Vereadores daquele Município. Foi um dos responsáveis pelo reajuste de seu salário atual em 48%, sem sequer observar se o Município tinha dotação orçamentária. Além disso, sem considerar que os servidores daquele Município sequer conseguem reajustes de seus vencimentos. Portanto, a ASSOMEC ganhou com o resultado e a comunidade agradece.

  41. BETO RICHA VOCE JÁ FOI, JA DEU O QUE TINHA QUE DAR O POVO NAO GOSTA \

    DE QUEM NAO CUMPRE PROMESSAS

    SÓ TEM PUXA SACOS E EQUIPE QUE TRABALHA CONTRA O GOVERNADOR

    PRINCIPALMENTE O CHEFE DE GABINETE DEONILSO ROLDO

  42. Amigo Anonimo ( belo nome) não foram os tucanos que perderam. Foi o Beto mesmo. Pelo poder que o governo do estado tem sobre os municipios , não ter ganho direto , ja é mais uma derrota no curriculo. Pelo que vi ele se meteu a articulador da chapa e mais uma vez si fu.Do mesmo jeito que se arrebentou aqui na eleição para prefeito, pois o metodo de “articular” , leia-se cooptar ,deve ter
    sido o mesmo.Deve ter feito mil promessas . Talvez tenha prometido uma calçada de granito em todos os municipios, sei lá.Ou colocar os “indicados” pelos prefeitos em algum lugar no seu laborioso , inovador e eficiente governo. Cargo nao deve faltar para acomodar tanta gente ja que seu governo, do Beto não do Anonimo , tem expandido tanto as funçoes que deve estar sentindo falta deeses talentos espalahdos pela região metropolitana, Talentos alinhados e aliados , sempre.
    Sobre a questão se vai ou não pro tapetão , realmente é um otimo prato para advogado. So eles para dirimirem essa duvida legal. Mas a questão politica ja esta decidida : a região metropolitana quer mudar pois se não tinha consagrado o candidato do “governo” estadual.

  43. Ops!?
    São 29 prefeitos!
    Resultado da eleição: 14(x)14!
    Falta um voto, quem não votou e porquê?

  44. Digitei errado dado a pressa, mas queria dizer deputado federais

  45. Veja, sou advogado e sei perfertamente que o Código Eleitoral, como inclusive acho que no fundo todo mundo sabe, se aplica as eleições para prefeito, vereadores, deputados estaduais e municipais, senadores e presidente da república. Não se aplica para reitor de faculdade, sindíco de prédio, presidente de associação de classe, presidente de sindicato ou ainda, para a associação que está sendo disputada entre os tucanos e o petistas. Esta é a verdade sobre a questão, que o estatuto e o regimento interno não prevejam um critério de desempate é o fim da picada, mas não é o mais velho que assume automaticamente, esta é apenas a tentativa de criar um fato político, impondo aos tucanos a pecha de perdedores.

    • Pois é, quando se é alfabetizado, não se tem má-fé e se agarra a um mínimo de lógica não passa essa vergonha que muitos estão passando de impor regras estranhas ao processo e proclamar vencedores quando não houve…

  46. Não adiantou o terrorismo….Beto Richa forçou, forçou, mas não emplacou. Luizão ganhou com mérito. Ele é o mais votado do Brasil e com o apoio do Fruet deve fazer um bom trabalho pela Metropolitana…..

  47. O PR está sendo pródigo em empates em eleições….TJ, ASSOMEC, Balsa Nova.
    E qual era a idade dos candidatos anteriores do BETO?

  48. CHEGA DE GOLPE, OS GOLPISTAS QUE TOME CUIDADO PORQUE SERÃO GOLPEADOS PELA DEMOCRÁCIA SABÍA DO POVO PARANAENSE.

    A ELEIÇÃO DE 2.014 ESTA AI.

    DEPOIS NÃO ADIANTA CHORAR O LEITE DERRAMADO, P.D.T. É 12 –

    • Acho que não é PDT e sim PT em 2014. O que tem sendo visto é que o PDT do prefeito está se anulando neste cenario e o PT saindo na frente, o Fruet que se cuide com esse pessoal.

  49. E o candidato tucano que foi trocado ontem quantos anos tinha?

  50. Beto Richa perdeu mais uma!! 🙂