Governo do Paraná dá calote em 1/3 de férias dos professores

Tucanos Beto Richa e seu vice Flávio Arns, secretário da Educação, vem colecionando incompetência na área educacional há dois anos.

Tucanos Beto Richa e seu vice Flávio Arns, secretário da Educação, vem colecionando incompetência na área.

Imagine o cenário em que você e sua família tiram férias, vão à  praia ou a qualquer outro local após um ano inteiro de labuta, pois planejaram descanso merecido de acordo com seus salários e vencimentos.

Pois bem, no governo de Beto Richa (PSDB) os professores não podem planejar nada. Os mestres das 2,1 mil escolas da rede pública estadual foram surpreendidos ontem (25) com o contracheque sem o 1/3 férias previsto.

Cerca de 70 mil professores paranaenses levaram o calote do governo do PSDB. A Secretaria de Estado da Educação (SEED), até agora, não se manifestou sobre o caso e nem deu pista se vai rodar uma folha complementar. O dinheiro tem que estar depositado até a próxima quarta-feira (30).

O clima é de revolta entre os educadores que utilizam as redes sociais !“ e pediram socorro a este blogueiro — para protestar contra a “sacanagem” do governo tucano.

Muito estranho esse calote do governo do Paraná nos vencimentos dos professores. Não há motivos aparentes para a falta de recursos. Obras de infraestrutura não há. Projetos estratégicos também não são vistos por aí. Será que a exagerada criação de cargos em comissão comeu o orçamento do Estado e deixou os professores chupando os dedos?

Será que o calote aos professores tem a ver com alguma manobra contábil? Como sabemos, o governo do estado ultrapassou o limite de gastos com a folha de servidores determinados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Por causa disso não consegue tomar recursos emprestados junto ao BNDES e outros órgãos financeiros.

O calote nas férias dos professores tem potencial explosivo, pois está em gestação uma greve da categoria em março pelo cumprimento de outro 1/3, o da hora-atividade. Quando atacada no bolso, o órgão mais sensível do corpo humano, essa tropa fica com o humor alterado (e como).

Governador Beto Richa, cadê o dinheiro do 1/3 de férias dos professores? Responda rápido porque os mestres estão assando na praça a sua batata…

189 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Dinheiro para pagar auxilio moradia, para juizes e promotores tem, agora para os aposentados tem desconto previdência rio.

  2. Que desrespeito com os professores, trabalhamos e não recebemos e ligamos no núcleo eles disseram que vão ver e se tiver errado temos que esperar até o próximo mês
    , e os nossos compromissos mensais quem vai pagar?
    VERGONHA TOTAL
    VOLTA REQUIÃO

  3. Eu sou professora e tenho uma acao rescisoria de 2004 ja foi ganha mas nao paragram ate hje e uma acao de promocao isso e uma vergonha

  4. Esmael,

    Os professores de São Paulo passam por situação semelhante, agora, em julho. Fomos surpreendidos, no último dia 05/07/2013, sem o pagamento da metade do 1/3 das férias. Alegaram que tiveram um problema para fazer o pagamento e prometeram rodar folha suplementar em 17/07/2013. Até agora, nada!
    Deve ser problema do PSDB mesmo! Não respeitam, nem valorizam o trabalho dos professores.

  5. psdb de novo? cuidado com os cavalos.

  6. O pagamento de 13 de férias não caiu na conta, pelo menos não junto ao pagamento de janeiro que ja está disponível na conta, mas cadê o 13 de férias

  7. ficar sem pagar o ipva não é nada caro colega a se meu problema fosse só o ipva,nem vou ter como comprar o que comer,pagar o aluguel,água,luz,e meus remédios que o sus não dá como vou sobreviver estou na beira de cometer suicidio melhor morrer que ficar mendingando ou entrar pro mundo do crime hora que a fome apertar que farei beto richa vou me matar ou se mudar pra sua casa

  8. Voces lembram dos casos de fantasmas no Govêrno, na Prefeitura, na Câmara Municipal e na Assembléia Legislativa?, As respostas do Beto Richa, do Luciano Ducci, do Derosso, do Valdir Rossoni e do Traiano eram: ÊRROS DE DIGITAÇÃO.

  9. Não estou defendendo o governo, mas acho que calote é uma palavra forte. Com certeza o pagamento referente às férias virá. Pelo menos a justiça trabalhista no país age e não pagar um direito previsto em lei daria muito “pano pra manga” ao governo estadual. Vamos esperar até o dia 31/01.

  10. A prefeitura de Araucária tb não pagou, e o prefeito de lá não é do PSDB!

  11. APP se transformou em um sindicato de direita.

  12. Esse tipo de situação não é “mérito” só do governo atual, em 2009 na gestão do “Queridíssimo” Requião, resolvi abandonar o barco após uma tremenda palhaçada com minha licença maternidade, só consegui recebê-la quando minha filha estava com 8 meses, isto porque fui até a Assembléia falar com um deputado, caso contrário talvez nem tivesse recebido… porém, nesse meio tempo já havia vencido meu contrato PSS e até hoje estou aguardando recebimento do 13º e férias. Entra governante e sai governante e o descaso com os profissionais da educação é sempre o mesmo, presidiários tem mais direitos que esta pobre classe. Gostava muito de meu trabalho, mas por estas e muitas outras razões envolvendo o descaso com a educação resolvi deixar a profissão de lado e seguir outros rumos… sinto muita pena dos meus ex-colegas!!!

  13. Olá sou funcionário do Detran e no meu contracheque também veio sem o 1/3 das ferias, visto que nesse mês de fevereiro as tirarei … O que será que esse Governo chinfrim esta pretendendo com isso?.

  14. Sou funcionário da educação e meu contracheque até agora está sem o 1/3 de férias!! Será que ainda vão arrumar ou o Governo só lembrou de pagar o 1/3 de férias aos professores?
    E colega José Carlos, sou funcionário há 8 anos e até agora (e pela primeira vez) o Paraná está me dando calote sim!!

  15. Caro Jose no momento em que olhei não estava posto as ferias. Olhei agora e esta posto. O governo recuou diante da pressão. Mas isto não faz com eu ache que é um bom governo. É ruim!!!!!

  16. E a APP SINDICATO, que está fazendo de mobilização contra essa atitude do Governo? Que saudade da APP que não somente se preocupava em arrecadar, mas em verdadeiramente lutar pelos classe. Mais mobilidade APP!!!!

    • Mais mobilidade APP? Como assim? A APP somos todos nós. Por isso senhor Luiz, levante-se do sofá e venha para a luta com os trabalhadores e trabalhadoras…

  17. Isto não procede. Sou professor e, no contracheque deste mês de janeiro, consta o pagamento integral do terço de férias. O Governo do Paraná não deu o calote.

    • O governo recuou diante da pressão. É isso.

    • Várias pessoas reclamaram e salvaram um cópia do que haviam recebido no contracheque sem o que é de direito de cada professor, 1/3, há também os funcionários da escola que também não tinham recebido. Eu ainda não consegui visualizar o meu porque não está disponível. E tenho exatamente o mesmo direito que os demais. Provavelmente estão trabalhando ainda para corrigir. O que me impressiona é a APP-Sindicato. Não serve para nada.

      • A APP não serve para nada mesmo senhor Edilson! Quem deve servir para alguma coisa é você. Afinal de contas existem uma série de avanços que foram conquistados através da luta sindical. E essa luta sindical quem travou foi o senhor, certo? Caso não tenha sido o senhor, por favor, não fale mais besteiras, pois senão, o senhor estará dando tiros no pé da categoria do qual eu faço parte.

  18. Espero que nos professores não nos deixamos levar de forma impassível e que realmente vamos lutar por nossos direitos. Enquanto ficarmos apenas lamentando virtualmente ou para nosso amigo mais próximo, o manipuladores do sistema nos sacaneiam de diferentes formas. Já que o governo atua com o Terrorismo de Estado, vamos agir da mesma forma! Vamos ser radicais, é só assim que esse governador medíocre dará valor a essa classe de profissionais. Pergunta que não quer calar, ficou alguma outra classe profissional do Estado sem 1/3 das férias?

  19. Que vergonha hein Beto Richa!

  20. É o estilo Tucano de Governar. Esse Governo vem enrolando e levando no bico a Educação desde que assumiu. E pior…cadê o Secretário da Educação ?

  21. GREVE JÁ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  22. é preciso checar primeiro antes de criticar sobre o pagamento aos professores , o requião diria seus canalhas,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

    • Eu chequei e não estava disponível, portanto podemos criticar. Apenas os cordeirinhos do Beto são impossibilitados dessa ação!

    • Esta é só mais uma das trapalhadas deste péssimo governo. Além de todas as trapalhadas no concurso de remoção, o não cumprimento dos avanços dos nossos colegas, o não cumprimento dos 33% da hora atividade entre outros, mais esta! Governador tenho IPVA, IPTU, taxa de lixo entre outros impostos que tenho que pagar. – Governador Beto Richa cumpra com o seu dever e obrigação, realmente coloque em prática o que prometeu em sua campanha, somos professores e cidadãos merecemos o seu respeito, afinal de contas a educação está em nossas mãos, valorize os professores – .
      Colegas ao meu ver não deveríamos nem iniciar o ano letivo!!! Greve já!!!

    • É provável que você Regis não seja professor e não sabe da realidade em que estamos vivendo. Se for é puxa saco, deve ter votado nele e não admite o péssimo governo e ainda deve estar satisfeito com a impunidade politica do país.

  23. podem começar a rezar que corrigiram o contracheque, o terço já está na folha.

  24. Volta Requião!!

  25. Eu não sou concursado, mas tenho acesso aos meus rendimentos na mesma página que os demais colegas. No meu caso como PSS ainda não tem nada, nem mesmo as minhas aulas que foram supridas antes do dia 15 de janeiro (informação da secretária da escola). Quando os demais colegas tem acesso aos seus comprovantes, eu também tenho, não agora pela incompetência.

    • É Edilson, complicado. O jeito é lutarmos pela realização do concurso para ter um mínimo de garantia não é mesmo? O que nos revolta é a falta de sensibilidade dos tecnocratas.

  26. No JN deste sábado mostraram um bicho-preguiça em Brasília. Ele se agarrou num carro e foi difícil de tirá-lo dali.
    Não sabia que o Beto havia viajado.

  27. Isso também aconteceu no “apagar das luzes” do desgoverno do trolha do dutti.
    Infelizmente, é bem do naipe d’eles !!!
    O povo tem por obrigação, na próxima eleição, saber votar, e muito bem !!!

  28. APP deixou de ser nossa, sou do Vale do Ivai e participei da APP quando o Paulo Maia foi nosso presidente, fizemos a maior greve da história do Paraná, naquela época eramos respeitados e o governador tinham medo quando havia ameaca de greve. Hoje estou afastado devido minha aposentadoria mas gostaria de ver o Maia de volta na frente da APP ou alguém destemido como ele foi.

    • Concordo contigo Prof. Claudio. A APP deixou mesmo de ser nossa. Essa Marlei é muito fraquinha, apesar de adorar ser chamada de “presidenta”. A APP infelizmente perdeu aquele caráter de representatividade de todo o professorado, se transformou mais num comitê político-partidário, o que fica longe do caráter de luta mesmo, fugindo daquele ideal de defesa da classe dos profissionais da educação. Em cada lugar que a gente vai, escutamos as pessoas reclamarem, “nossa, cadê aquela APP que realmente mobilizava o Paraná todo?” Ainda bem que temos as redes sociais para denunciar as injustiças contra os trabalhadores. Penso que a maioria dos sindicatos estão nessa política de moda, que é a de visar apenas o lucro. É uma pena!

      • Prof Claudio,
        Lembra-se que esse Hauly era secretario naquela epoca, no governo Richa/Joao Elisio e CHAMOU OS PROFESSORES DE IDIOTAS!! o Paulo Maia e a comissao de negociacao traziam os assuntos para a praca publica e decidiam com a categoria O QUE FAZER e que o Paulo Maia encarou esse tal Hauly aos berros!… lembro que ele disse ao Hauly que “idiota era o governo que desrespeitava os professores”!!! Nao esqueco! Esse cara é contra os professores e sempre foi, desde o Gov do Alvaro Dias, quando ele foi deputado. Nessa epoca nos invadimos a secretaria dele e o nosso “dormitorio”eram as barracas enfrete ao Palacio Iguacu! PARABENS E SAUDADE PROF PAULO MAIA E EQUIPE DAQUELA EPOCA. GDE APP QUE NAO TINHA SALARIOS E GANHOS … ERA NA LUTA E NO “SANGUE”DOS PROFESSORES QUE JAMAIS SE VENDERAM.

        • Esse Hauly dizia que prof idiota escrevia para aquela “pagina da educacao”no jornal o estado do parana!!! Lembram-se?

          • Prof Laurindo, me lembro bem desta sua mencao, Hauly nos chamou de idiota e vejo q somos pois ele esta bem, no poder, mandando no governo Richa novamente. O q a “presidenta”como gosta de ser chamada esta fazendo por nos? E uma pena, participei ativamente das mobilizacoes feitas na decada de 80 com o Prof Paulo Maia, tinhamos uma equipe energica, pulsante, vibrante e compremetida com nossa classe, e uma pena q perdemos nossa identidade, agora como professor podemos nos mobilizar em fazer uma oposicao q a tempo nao tem nas eleicoes da APP, tenho observado q o Prof Maia esta na ativa e quem sabe o traremos de volta, vamos mobilizar toda nossa classe.

      • Esse é o típico discurso de quem não faz absolutamente nada e cobra que o outros façam tudo. Lamentável termos educadores como você Luiz, que procura justificar sua omissão culpabilizando os outros. Venha e faça parte da luta…

  29. O contracheque foi corrigido no que se refere a 1/3 de férias, porém, a elevação dos professores PDEs que se formaram em agosto não está no holerite. A notícia é que viria no salário de janeiro (inclusive os meses atrasados). Será que estão brincando com a cara da gente??????
    No papel eu já subi de nível, então, cadê meu dinheiro????? Não é justo que seja pago?????

  30. Ola colegas professores, não vou entrar na discução quanto ao calote do 1/3 das férias, não que isso não seja importante, mas vou usar aqui esse espaço para parabenizalos pelas respostas a aquela ingênua (Rafaela). Mais que indignação como todos, sinto orgulho da postura daqueles que se defenderam e defenderam seus colegas, Parabéns, tenho orgulho de ser colega de vocês.

  31. Sem dúvida que foi pela mobilização e pela pressão,
    Mas a dúvida agora é: e o salário de janeiro dos PSS, também vem?

  32. Corrigido foi, mas a pergunta é: Será que se o pessoal ficasse quietinho iam arrumar, ou depois com muito custo e atrasado receberiamos o 1/3??

  33. Não foram somente os professores que não receberam o seu 1/3 de férias, trabalho no Estado e também não recebi. De fato, e´um governo fraco, sem lideranças junto aos funcionários, carregado de comissionados que são na verdade tarefeiros sem ter o mínimo de traquejo com as coisas do estado, quero ver como chegara até dez
    / 2014.

  34. Esmael, você é supimpa mesmo, bastou você repercutir que deu resultado imediato o desgoverno Beto Richa corrigiu hoje mesmo, errei em não ter imprimido uma copia mais valeu amigo, bom que temos vc. Colegas ontem quando entrei e vi meu salario sem o terço de férias fiquei desesperado e entrei em contato com a APP e este amigo o Esmael que de pronto confiou e repercutiu, elles podem dizer que isto não aconteceu, pois isto é pratica delles, mais todo mundo que entrou sabem que é verdade que implantaram a folha sem o terço, tiveram que trabalhar sábado” tadinhos”, pelo menos justificaram um pouco a quantidade de cargos em comissão deste desgoverno. Obrigado amigo Esmael, o seu blog é mais comprometido com as causas sociais do paraná, parabéns.

  35. Em pais civilizado (dito 1° mundo) qualquer greve dura 1 dia, nao porque o governo resolve rapido, mas sim, porque a opiniao publica fica do lado de quem està com o direito. Sabem porque? Por que as pessoas sao cultas, letradas e conhecem bem o dever do estado e direito dos cidadaos. E sabem onde eles aprendem tudo isso? Na escola. Nao estaria mais que na hora de ter de volta a velha disciplina de Educaçao e civismo? Mas é logico, nao aquela da epoca do regime militar, na qual aprendia-se apenas a cantar o hino. Mas realmente estudar a constituiçao e fazer valer o ” O DIREITO DO HOMEM E DO CIDADAO”. Como querer que nosso povo opine e và a favor do direito, se a maioria das pessaos, adultos, jovens e adolescentes votam, mas nao sabem nem o que os deputados, senadores e outros fazem ou deveriam fazer. Nem mesmo conhecem quais sao seus direitos e deveres estabelecidos na constituiçao. Essa é a reforma que deveria acontecer. Pelo menos é o que eu penso. Sem conhecimento nao se evolui. Os alunos entram saem da escola nulos nesse sentido. Quem sabe se esses politicos tivessem aprendido isso nas escolas governariam diferente. E o povo saberia bem coloco-los nos seus devidos lugares. Que Deus os abençoe e de coragem a todos!! obs. Nao sou professora, sou mae!

  36. Não foi só dos professores não , sou funcionária de escola e tbm não saiu meu 1/3 de férias…lamentável….

  37. os professores que se cuidem com os cavalos pois ele e do mesmo partido do alvaro dias

  38. Quem acha que o salário de professor(a) é alto então: estude, faça uma graduação, faça uma pós-graduação, faça um mestrado, faça um concurso como fiz e venha fazer parte de nosso time.

  39. Colegas, entre na página da educação e vi que meu contracheque foi corrigido. Deem uma olhada nos de vocês.

  40. olha professores virou normalidade deste governo errar contra a educação…pena maior que a sociedade brasileira ainda não percebe o valor na educação como princípio de uma sociedade justa, igualitária e democrática.

  41. EM CAMPANHA NA MINHA CIDADE AS PROFESSORAS CARREGAVAM BANDEIRAS E AINDA DISPUTAVAM LUGAR PARA TIRAR FOTO COM O SR BETO.
    E MUITAS FALAVAM (NOSSA QUE GATOOO).
    VOTARAM E AGORA AGUENTEM FIRME.KKKKKKKK

  42. Vamos ter paciência vai sair sim.

  43. Ainda não está disponível no site para acesso, mas em consultas no sistema do governo está lá sim e seráa pago.

  44. Sim William, ontem, dia 25/01 o contracheque já estava disponível!

  45. Eles que trabalhem dia e noite para “corrigir” o dito cujo “erro” até o dia 31/01, caso contrário no dia 04/01/2013, em vez de iniciarmos o ano letivo com Semana Pedagógica, vamos pras ruas até o Palácio do Governo. Que palhaçada é essa?

  46. Tiraram a consulta do contracheque do site, mas imprimi uma cópia para os crédulos que ainda acreditam neste (des) governo.

  47. O contracheque estava disponível sim ontem a noite. Hoje não está mais porque alguém deve ter cometido algum erro e estão corrigindo.
    Sou servidor público do Paraná, mas não sou professor, porém sou filho de professores e sei bem o que a classe passa nas mãos do governo.
    À pessoa que comentou que os professores viajam etc, saiba que a Constituição (você sabe o que é isso?) prevê o LAZER como um direito fundamental do cidadão. Depois de trabalhar um ano inteiro e economizar, se programar, TODO e QUALQUER cidadão aproveita suas férias como bem entender.

    Mas acredito que pessoas como você só deve se preocupar em assistir Big Brother e qual a banda sertaneja que está em evidência na semana. Aliás, quer saber como o Big Brother foi criado? Vá ler o livro “1984”, isto é, se conseguir entender alguma página utilizando esta sua mente deturpada.

  48. A pressão da APP deu certo, o tartaruga múmia Flavio Arns mandou dizer que o contra-cheque vai ser corrigido.

    Agora eles não tem mais a força que tinham na época do FHC e Lerner. O Beto tem que respeitar a legislação nacional.

  49. e ainda descontou uma falta de manifestação do dia 18 de set que foi reposta, uma vergonha…

  50. Não estou conseguindo achar a fonte da informação, pois o contracheque referente a janeiro/2013 ainda nao está disponível.
    Alguém conseguiu consultar ?

  51. Isto é retaliação, decidimos pela greve para exigir os nossos direitos e estamos agora sendo tratados desta forma. No estada do Paraná não há justiça para quem fez esta menção, são todos indicados sem responsabilidade alguma. Eu fico muito triste porque no ano passado eu quase desisti da Educação e estou quase convencido disso. Estou trabalhando na Educação do Estado do Paraná há cinco anos como PSS.
    Tenho direito somente ao vencimento como professor em início de carreira, já fiz uma pós porque do contrário perco a minha posição na disputa. Os professores do quadro próprio estão sem 1/3 das férias, eu estou sem pagamento de janeiro, fevereiro e março. Porque sou professor/PSS. No governo de Roberto Requião o meu contrato foi renovado de 2009 para 2010, recebi as minhas férias e o pagamento normal do mês de janeiro. A ouvidoria da SEED tentou usar isso como argumento para justificar o não pagamento das minhas férias agora em janeiro.

    Eu não sei se todos leram os editais PSS/2013, mas há alguns absurdos lá, um deles é a exigência de negativa da Polícia Federal para provar que o candidato não é criminoso. Não sou criminoso, para mim, a exigência fere a minha dignidade humana, a minha honra, a minha moral. Uma sociedade dá certo quando todos fazem a sua parte. Se estou livre como todos os homens de bem deste país significa que sou digno. E se houvesse um antecedente criminal, o que não é o meu caso, todos devem ter o direito ao recomeço. Parece preconceito.

  52. Qual a fonte dessa informação ? Sem fonte, não tem nem o que comentar sobre essa notícia.

    • Os contracheques de professores e funcionários das escolas estaduais.

    • PELO JEITO SRº WILLIAN VC É MAIS UM DOS RAIOS X DO BETO LERNER, SOU PROFESSOR E MEU CONTRACHEQUE NÃO VEIO O NOSSO MISERO 1/3 DE FÉRIAS PELO LONGO DO ANO DE TRABALHO E QUANDO FOMOS A DISTRIBUIÇÃO DE AULA ME ASSUSTEI PELA GENEROSIDADE DO SENHOR SECRETÁRIO EM QUE AUMENTOU EM NOSSA HORA ATIVIDADE 1 HORA AULA É TANTA GENEROSIDADE QUE NEM SEI COMO USA-LA. COMO DIZ O CAIPIRA EITA GOVERNINNNN BÃO SÔ

    • vc é burro ou analfabeto. Parabens Esmael e espero que a Saliba não caia na SEED

  53. oi nâo foi so com os prof. não os agentes penitenciarios que tinha ferias programadas tambem levaram um susto quando viram suas folhas sem as ferias …….esperamos providencias

  54. Rafaela, vai assistir o BBB 13, bater um papo com Geise Aurruda no teu facebook e ver se já amanheceu. Tem gente da tua classe tambem no mundo, vaza daqui…….

  55. Só quero ver se ele tem coragem de continuar com essa palhaça
    sabendo que os professores já se organizam para paralização em
    Março. Como outro colega comentou: só está faltando a cavalaria
    em cima dos professores!
    Como dizia o Alborghetti: Tudo que pinta de novo, pinta na bunda do povo!

  56. No site da APP nada do calote, ficam discutindo a Palestina, me poupem..

  57. Quem mandou vocês professores votarem no filho político do Jaime Lerner? Todo mundo sabia que iria ser isso.

  58. Gostaria que a APP fosse mais energica com esse Governador, ficar so de papinho não resolver nada. Estamos sem 1/3 de férias, sem 33% de hora atividade, sem o reajuste do Salario Nacional. E os integrantes da APP que só revezam na diretoria, ficam de corpo mole. O Lemos se reelegeu dizendo que o mandato seria dos professores, na primeira oportunidade tentou ser prefeito de Cascavel e lá esta ficando, o Paixão tentou ser vereador, so usam o sindicato para interesses próprios. Mais ação e menos conversa, esse governo quer ferrar todos os professores, pois sabe que não votamos nele.

  59. confesso que já estou sentindo saudades do Requião!

  60. Vale lembrar que além disso, não pagou as progressões dos funcionários e muito menos deu sinal de quando será pago.
    Parabéns governador!!!!

  61. Nós professores não ganhamos salários de políticos, como o do Governador Beto Richa, e o Vice e secretário da Educação Flavio Arns, precisamos e merecemos e 1/3 de férias.
    Que Governo maldito….. é bom pra gente lembrar disso nas próximas eleições…..
    CALOTEIROS…. isso é caso de justiça.

  62. Viajar faz parte da vida, acho que alguem andou ganhado umas moeda do Governador para escrever aquela barbaridade…… tadinha.

  63. Vamos à luta. Mas com planejamento e estratégia. É de bom senso cumprirmos todo o “ritual” legal para não corrermos o risco do governador obter o apoio do judiciário paranaense, que na maioria das vezes sempre tende a favorecer o governo. Nós já sabemos como é o judiciário. Não devemos cair na tentação de imitar a direção do sindicato dos servidores de Maringá, que com seu comportamento “porra louca”, invadiu o paço municipal e a consequência disto tudo foi a entrega do movimento sindical ao prefeito Silvio Barros, o qual não hesitou em quebrar a espinha dorsal do movimento. Acredito que a APP está agindo no sentido de esgotar todos os canais e evitar assim dar margem para que o governo, via judiciário, nos derrote. A greve está marcada para o dia 13 de março e até lá vamos nos organizar, pois vamos precisar de toda nossa inteligência para enfrentarmos este governo neo-liberal, tendo à frente, provavelmente, uma inimiga muito bem conhecida: Alcione Saliba. No retorno ao trabalho, vamos conversar com os companheiros de trabalho que ainda não estão suficientemente convencidos da necessidade de luta, com os pais dos alunos e com a comunidade, para lhes mostrar qual é a verdadeira intenção deste governador. E a luta será bastante árdua, porque o governo, além do judiciário, tendo toda a velha mídia ao seu lado. A hora é de união e não de desagregação.

  64. Colega professora que acha que tá bom. Realmente está bem melhor que antes, mas pode ter certeza que só melhorou porque em nosso grupo tínham muito poucos que pensavam iguais a você.

  65. Nós tentamos alertar sobre isso na campanha, mas uma “tropa de ignorantes” preferiu votar neste canalha… Agora todos pagam… Eita tucanada sem competência…

    • Pois é, Heliton, o porteiro da minha escola deixou de conversar comigo por um bom tempo, porque tentei dialogar com ele sobre o que representava a candidatura do Beto Richa. Mas o que mais me surpreenderam foi o fato de professores, a chamada classe pensante, terem aderido à campanha deste playboy das Araucárias.

  66. Caros amigos imagina a situação que vai ficar o Estado do Parana para o próximo governo, o comprometimento do governador Beto Richa com um monte de oportunista, haja dinheiro para contentar a todos, a estrategia e comprar tudo, jornais, revistas, panfletos, emissoras de tv, presidentes de associações de moradores, associações classistas, sindicatos, federações, igrejas, centro de macumba, clube de futebol, políticos e ate o capeta, a ordem e, compre tudo, ele fez isso muito bem como Prefeito de Curitiba quando foi candidato a reeleição, eleito colocou um monte de semi-analfabeto que não tinha conhecimento nenhum da função em cargos com salários generosos.Talvez seja por isso que ele nem ta ai para os professores. Sem querer roubar a frase do Lula, eu nunca vi na historia do Parana um cabra tão artimanhoso como esse Beto Richa. Nesse momento tudo e permitido para que não se perca a próxima eleição, inventar nomes criar secretarias, tirar o zé que Vereador e dar uma secretaria para ele, assim abre vaga para Maria que e suplente, com isso fica pai mãe filha genro e partido tudo numa boa, tipo cassetada dupla e tripla, família e Partido. Tudo e valido só não pode perder a próxima eleição para Governador, para encerrar tem a eleição de centenas de candidatos para Deputados Estaduais, Federais e Senadores, e a Eleição do Aécio Neves para Presidente da Republica, resumindo todo tempo que resta para o Beto Richa e para ficar articulando as maracutaias para se manter no poder. O Povo que se exploda. Haja dinheiro.

    O nosso voto hoje se transformou em um instrumento para legalizar a máfia.

  67. Pqp, quer dizer que aguentar desaforo a gente pode, mas ter nossos direitos respeitados não? Mais uma lei que o beto richa não cumpre (a letra minúscula é de propósito). Quanto a categoria dos professores viajar, viva a classe trabalhadora, que está conseguindo planejar (coisa que o atual governo não faz) e viajar, ir para a praia, comprar livros, casas melhores. E quando viajamos, fazemos tudo planejado de acordo com o que recebemos. Como a última vez que recebi as férias atrasadas foram no governo Lerner, eu estava bem tranquila porque todas as minhas contas seriam pagas com tranquilidade com o valor das férias. Dancei… mas também deveria ter adivinhado que o beto richa ia dar o calote, é só ver os problemas com a LRF e o aumento no número de cargos comissionados com altos salários. Ah, sem contar que o salário vai ser menor ainda, porque ele também conseguiu(com a cumplicidade de seus amiguinhos deputados) elevar a alíquota de contribuição da previdência. Chega logo 2014.

  68. Beto Richa já deu calote nos funcionários da Sanepar, acha que não iria dar calote nos Professores, que na epoca Lerner só teve desvalorização. Me desculpem mais o melhor Governador desse Estado nos ultimos anos foi Requião

  69. Mais uma do Betinho Playboy, sem dúvida O INIMIGO N. 1 DA EDUCAÇÃO PÚBLICA!!!
    Cadê os comentários defendendo o Governador “Sorriso”? Ei, Sr. “OLHO VIVO”, comentarista aspone, não vai defender teu patrão?

  70. Enquanto isso os dirigentes da APP optam pela política do cafezinho com o governo…Nunca na historia desse sindicato teve uma direção tão pelega!

    • E O TAL DE DEPUTADO LEMOS QUE OS PROFESSORES O ELEGERAM. FUGIU DA ASSEMBLÉIA E SE ESTACIONOU EM CASCAVEL. VAMOS DEPUTADO CHEGA DE SENTAREM A DIREITA DA MESA DO GOVERNADOR. FOI ASSIM COM O LERNER E A HISTÓRIA ESTA SE REPETINDO COM O BETO. OS PROFESSORES TEM MEMÓRIA NÃO SE ESQUEÇAM!!!!!!!

    • Ai que burro, dá zero para o professor Girafales! Esse professor Girafales que não tem coragem para se identificar é o clássico exemplo de sangue suga que fica com as conquistas da luta sindical, não ajuda em nada e fala um monte de besteira. Deve ser mais um dos coleguinhas do psol e conlutas a sair falando bobagens…

  71. Se isso realmente acontecer vai ser uma data histórica, quero ver o susto da segunda-feira 28/01/13. Com professores de volta de férias e as contas chegando. Será que voltaremos com o fantasma do Lenner? Cade a credibilidade de Flavio Arns?

  72. Como vamos pagar nossos impostos? Que só acaba no meio do ano.

  73. Já pensou quando encerrar a administração do atual governador de Estado do Parana.
    Só espero que não deixe a mesma herança que deixaram para cidade de Curitiba, obras inacabadas e mal feitas, restos a pagar no valor de R$ 330 milhos , empenhos não pagos, quase 1 ano sem pagar fornecedores ……..

    Responsabilidade fiscal neles!!!!!!!

  74. E agora APP sindicato? É greve ou mais uma reunião com a SEED que não decide nada? A categoria espera seu posicionamento, conversar com este governo até agora não adiantou nada, é um desrespeito atrás do outro, vergonhosa essa administração tucana !!

    • Eu estou cansada a APP não esta resolvendo nada, fica com uma tal de reunião com a SEED enquanto eles so enrolam aff….

      • Se o sindicato não resolve e vc não acredita no trabalho deles, então tente falar direito com o governador para ver se resolve.

        • Muito bem RJCASAGRANDE! Pois tem um Zé Povinho por aí que critica muito e não faz nada! E caso o Zé Povinho não esteja contente com o trabalho do sindicato, que devolva todas as conquistas que não foram poucas. E caso não saibam quais sejam as conquistas, é só passar a fazer parte das lutas, acompanhar o site, participar das mobilizações e assembleias entre outros….

  75. Sejamos justos, o calote foi dado pelo Hauly.

  76. http://www.historico.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=3226

    Na época do lerner as ferias era parcelada, entrou o REQUIÃO e colocou a casa em dia, agora o beto vai fazer a mesma coisa que o lerner?

  77. Jorge Miranda, em sua obra Teoria do Estado e da Constituição, ao descrever o regime facista e o nazista chega a conclusão que cada regime somente foi possível à época porque a população precisava da figura de um lider, de característica paternalista. Vale dizer, a população italiana e a alemã vivenciaram um governo ditatorial e os horrores da II Guerra Mundial porque precisavam daquilo.
    Em relação ao Paraná, Beto Richa foi eleito e considerado o candidato mais votado do PSDB no páis porque a população paranaense precisava deste tipo de governo, embora o candidato já possuísse um histórico ruim na prefeitura, em relação a forma de pagamento de servidores, que desencadearam manifestações constantes dos trabalhadores das áreas saúde, segurança pública (guarda municipal) e da educação (professores). Mesmo assim, o resultado da urna foi a seu favor.
    Para aqueles que buscavam a mudança, estes eram taxados populistas, ladrões, “comedores de criancinha” e assim por diante. Não bastasse isso, negavam e negam o trabalho e o avanço da Nação, conquistado por um governo popular.
    Mas todo mundo tem direito de errar.
    Agora, não adianta chorar.
    O que não podemos é deixar de lutar
    E, também, aprender a votar.

  78. A APP Sindicato até o presente momento não se manifestou, acho que o Esmael cobra mais da SEED que a APP, acho melhor repassar o gasto com o sindicato para o Esmael, surgira mais efeito. Acorda APP!

    • O coleguinha do psol e conlutas, o nosso inimigo não é o sindicato, e sim, esse governo tucano neoliberal. Não queira dizer que é o sindicato o responsável pelo não cumprimento de 1/3 das horas-atividades que você está cometendo uma grande injustiça.

    • Sabe eu vou pedir que cancelem eu da APP. Porque ninguém resolve nada é so reunião, reunião e o governo so enrola, vamos pra greve APP , toma decisão ai. Urgenteeeeeeeeeeeeeeeeeee.

      • Pelo amor de Deus professores vamos ir a luta , ….

      • Isso mesmo Luciléia, parabéns! Esperar que terceiros resolvam as coisas por você, enquanto fica de braços cruzados. Não se esqueça, você também é o sindicato. Cancele sua sindicalização e vá para o lado do governo que é quem oprime e desrespeita os trabalhadores e trabalhadoras desse estado…

  79. Os PSS que ficaram com o contrato de 2012 prorrogado não só estão sem 1/3 de férias, mas como tb não tem contracheque gerado pra receber o mes de janeiro, todos estão desesperados, pois de acordo com orientações da SEED quem tinha aulas definitivas receberia Janeiro… Não é justo, antes ele tivesse mandado todos embora e pagasse todas as verbas recisórias, temos familia, precisamos do salario de Janeiro…

    • CONCORDO COM VC. SABE PORQUE ELE NÃO MANDOU NOS EMBORA PQ SE SAIR O CONCURSO E NOS PASSAR AI NOS TEMOS QUE PEDIR A CONTA AI ELE NÃO TEM NENHUM ACERTO PARA FAZER CONOSCO. ELE É ESPERTO MEU DEUS. NOS AJUDEM PRECISAMOS RECEBER TEMOS FILHOS , ESCOLAS E MATERIASI PARA COMPRAR …..

    • Pois é Fer. Que concurso? Estamos até agora aguardando o edital e nada!! Isso é uma vergonha!! Chega mês de maio, junho, mtos professores começam a pedir licenças, férias, e com razão, pois possuem esse direito, aí sim nós estamos firmes para substituí-los, aí seremos lembrados!! E, só prorrogaram para não fazer acerto, pois sabem que mtos estão assumindo o concurso de 2007…. Agora é brincadeira ficarmos sem nossas férias….

  80. Vamos fazer as contas: 20 secretários com salários de 20.000 dariam: 400.000?
    Seriam assim: O choque de gestão é simples. De acordo com a LRF precisam cortar a gordura de cima. As assessorias, secretarias inúteis, pequenas mamatas e carguinhos de aconchego político. Chega de política burra !! Vamos a greve!!!

    • é professor mas nosso “QUERIDO” governador criou mais duas secretarias, mas dois safados pra ganhar por mais de 10 professores…. isso é uma vergonha….

  81. Engraçado que pra abrir algumas secretarias sem expressão alguma, isso ele da um jeitinho, agora pagar 1/3 de ferias aos professores nada ne.

  82. Esse que se diz governador, é cria do Jaime Lerner, mesmo partido…e agora com ‘amiginhas’ da Saliba na SEED… podem esperar o pior. sem aumento, sem 1/3, sem investimentos, somente o desprezo por nós professores. só o desprezo!

  83. Sinto calafrios qdo me lembro o que foi o desgoverno Lerner e que o Beto carrega essa marca. Mais 2 anos com esse traste é pra morrer de raiva….

  84. Não há comentário que dê conta deste e de outros desrespeitos com os trabalhadores em educação … o governador recebe como subsídio 25 vezes mais que nós profissionais da educação. Para nós recebermos o que o Beto Richa recebe em e um mês temos que trabalhar 2 anos sem gastar um centavo do salário mensal. A desigualdade de renda no Brasil é um absurdo e ainda tem gente que acha isso normal. Fazer manifestações nas redes sociais é válido, mas somente ações práticas no nosso dia a dia nas escolas, praças e ruas junto com os estudantes e comunidade e que poderá provocar alguma reação por parte do governo que beneficie a nós trabalhadores em educação.

  85. E agora? Como vou pagar meu IPVA?

    • Usa o Décimo terceiro horas. Engraçado, pensem comigo: se professor ganha tão pouco assim como é que viaja pra praia, cruzeiros e afins? Qual é o assalariado que tem essas regalias? Acho que está na hora de parar de reclamar e mudar de profissão então pra ver o que é bom pra tosse mesmo…

      • Cara Rafaela

        O que ele está negando é um DIREITO que está na lei. E porque você entende que um professor que faz mestrado e muitas vezes até doutorado, não tem o direito de ir à praia ou mesmo fazer um cruzeiro? Existem professores que economizam o ano inteiro para poder fazer esse passeio. Por conta dessa sua mentalidade é que a Educação está neste patamar….

        • Rafaela, vai voce enfrentar uma sala de aula com 35 ou 40 alunos, das mais variadas classes sociais, as vezes bandidos, vamos ver se voce tem essa coragem. E mais, desde quando 1/3 de ferias é regalia sua infeliz……………..
          Vá procurar o caminhao que voce caiu

        • Cara Rafaela

          O que é justo para você é um salário de um deputado estadual que ganha cerca de 25.000 mensal e mais regalias e tem direito ao décimo terceiro e também décimo quarto salário. Isso é justo, Rafaela.

      • Não é uma questão de regalia, é questão de direito! Se você não tem sucesso na sua carreira, ou se contenta com pouco é problema seu. Queremos apenas o que é nosso por direito.

        • Como todo os funcionários de escola, trabalho o ano todo e quando chega a hora de receber o que é meu de direito, não recebo. Isso não é justo. Quanto a viajar ou não cada um faz o que quer com seu dinheiro.

        • Com certeza! Estudamos muito pra isso.

      • Me desculpe Rafaela, mas você até parece o Alckmin falando. Deve ser uma tucana de carteirinha. E desde quando ir à praia é regalia? Ou ser professor é viver condenado a ter um salário de fome? Que mente distorcida a sua. Com certeza não deve ter filhos e não dá a mínima para a qualidade da educação. Ou deve achar que ser professor é um “sacerdócio”, que a pessoa faz unicamente por “amor”. Se você acha que os professores ganham bem, vamos fazer uma campanha para igualar os salários dos políticos aos dos professores, ou vice versa. E vamos ver que é que fica. E só para esclarecer: EU NÃO SOU PROFESSOR, mas fui aluno, e sei o quanto vale um bom professor.

      • Perdeu o momento de ficar de boca fechada. So pq sou professora não posso tirar férias com a minha família

      • Rafaela, que décimo terceiro?? O que eles não receberam???
        Pior que governador desviando dinheiro da educação é brasileiro consentindo com isso. Sabe quanto tempo um professor estudou pra ser praticamente um “salvador da pátria”? Quanto tempo ele estudou pra se tornar um funcionário do Estado, que a propósito não o valoriza? Sabe quantas crianças, adolescentes e jovens ele tem que lidar, nas situações mais diversas e cada vez piores devido a essa geração tão perdida? Quantos pais ele tem que aguentar que acham que esse professor tem o dever de educar seus filhos ao qual eles não educam em casa? Sabe qual o salário de um professor de estado e o quanto de horas ele tem que trabalhar pra receber um salário meia boca? Sabe quantas noites mal dormidas ele tem pelo fato de ter que preparar aula, corrigir provas e trabalhos pois aquelas miseras horas que ele tem na semana pra fazer isso não dá conta pelo tanto de salas que ele é responsável? Poderia me estender aqui com mtos outros questionamentos, mas acho que não precisa mais do que isso pra vc rever seus conceitos. A propósito, não sou professora e tenho apenas 24 anos apenas, mas reconheço a responsabilidade que tem um professor e a desvalorização que ele tem. Fica na paz!

      • Acho para uma profissão q é a base para todas as demais, necessitamos de no minimo respeito e consideração. Fica aqui um convite para vc q acha q o salário é dos melhores, venha fazer parte desse grupo!

      • Rafaela, nem te conheço ,mas pelo teu comentário, vc tem TODO o meu desprezo

      • Cê não estudou não, querida? Vc acha que professor ganha bem? Fizemos Faculdade, pós-, cursos e cursos, aguentamos falta de respeito de filhos alheios , do governo e de gente como vc e vc ainda acha pouco.Vai para uma sala de aula bem, com 40 alunos ou mais.Também somos assalariados, com Curso Superior, prestamos concurso público não fizemos voto de pobreza. Vê se L~e um pouco e toma informação sobre o que é ser professor com 40h aula por semana, aí vc vai ver o que é bom pra tua tosse. Tira teus filhos da escola e põe pra vender bala no semáforo aí eles vão ter futuro…

      • Rafaela o que você acha de todos nós então tornarmos políticos…
        não haveria reclamação alguma não acha????
        A maioria dos politicos não tem uma graduação e estão lá ganhando seus gordos salários as nossas custas, é triste saber que os professores que são responsáveis pela formação de uma nação, ganham os menores sálarios e o descaso dos poderosos!!!!!
        Meu esposo é professor do estado e está sendo lesado por esse governo.

      • Levando em consideração o uso da palavra ‘horas’, ao invés de ‘oras’, e a falta de pontuação, só me resta crer que você realmente não teve nenhum tipo de educação, sendo assim, está explicado o porque de tanta ignorância nesta sua afirmação.

        • Querida Rafaela, pela sua mentalidade e modo de falar é visível que você nunca estudou com vontade e nunca deu valor a um professor na sua vida, pois se tivesse sido diferente com certeza pensaria de modo distinto. Se você é assalariada e insatisfeita problema é seu, ninguém mandou não estudar pra você crescer e ser alguém na vida.
          Agora me responda você acha justo que depois de fazermos faculdades, especializações e concursos e mais ter trabalhado o ano inteiro aguentando muita coisa devemos ficar calados a uma ofensa dessa? porque o que o governo fez é uma ofensa e um absurdo, as férias é um direito de qualquer trabalhador e ele tem o direito de fazer o que quiser com esse dinheiro, seja fazer um cruzeiro pagar uma conta ou queimar!
          Então minha filha se você não tem nada a acrescentar vai fazer outra coisa!

      • Rafaela….
        Bem se vê que você não teve professor(a)….
        “Usa o Décimo terceiro horas.”
        Que horas????

      • Acho que vc Rafaela não trabalha, queria ver você sem salário….

      • Rafaela… vc estudou até que série, querida?
        Abraços fortes!

      • Pois éh… Espero que você não tenha tido nenhum professor. E que tudo que saiba tenha vindo de sua autodidática. Você é uma que merece os políticos que têm. Vá se revoltar com quem realmente não deveria viajar de férias e rabalhar mais.

      • Rafaela, você não sabe o que diz. Me diga quantos profissionais com curso de graduação , pós graduação e mestrado ( se é que você sabe o que é isso) é assalariado? Ou ganha o que um professor recebe?

      • O que seria do mundo sem professores? Um bando de Rafaelas soltas por aí…

      • Cara Rafaela! Estamos apenas lutando por uma questão de direito e infelizmente esse comentário tão infundado relatado por você, só prova a falta de conhecimento sobre as leis trabalhistas, décimo terceiro e férias é direito de todo trabalhador. E quanto a questão das regalias a qual você faz referência, seria o lazer que também é um direito constitucional de todos nós brasileiros, infelizmente os baixos salários não nos dão direito a tantas regalias e depois de anos de tanto trabalho, estudo e dedicação, nada mais justo do que termos direito de economizar e nos da a oportunidade ao lazer.
        Seque para você tomar conhecimento, o Capitulo II da Constituição Federal dos Direitos Sociais e o seu Artigo Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.

      • Rafaela

        O dinheiro referente a um terço de férias é um direito constitucional ao qual qualquer trabalhador tem o direito de receber. Quanto ao que fazemos com o dinheiro recebido por nós, só diz respeito a nós e com ele fazemos o que bem entendemos, assim como o que você faz com o seu não nos interessa. Se você não sabe gerir o salário que recebe é problema seu e dos seus pais, pois os meus ensinaram a mim e aos meus irmãos isso e nós aprendemos. Além disso, eles nos ensinaram valores como o respeito, inclusive pelos professores e o quanto era importante essa profissão e nos incentivaram a estudar, mesmo eles não tendo estudo, porque sabiam o quanto ele é importante na vida das pessoas.Quanto ao passeio e viagens que alguns fazem, isso deveria ser um direito de todos, inclusive SEU. Se você acha que ganhamos tanto assim, que tal mexer esse seu corpinho, levantando-o da cadeira e ir “malhar” seus neurônios para estudar e sacrificar um pouco do seu tempo que, provavelmente, gasta de forma inútil e estudar um pouco para para ganhar o mesmo que nós ou até mais? Quem tem que mudar é você, que tem que parar de se achar uma coitada e ir à luta! Não sou a Ana Maria Braga , mas digo: ACORDA, MENINA! Vai estudar e ser alguém consciente e feliz na vida! Alguém que lute pelo direito da valorização salarial e profissional, independente da categoria!

      • Lamentável. Como será o futuro do BR, do PR sem a atuação dos professores? Será o fim dos tempos!!!!

      • Depende da profissão do companheiro.
        Um ex governador do Paraná disse: Q ue o problema dos professores consistiam em pessoas mal casadas., nunca + ele ganhou uma eleição.no Estado. Eu já tenho 40 anos de magistério e não conheci a Europa, nem Cruzeiro e para praia quando vou fico procurando os locais + barato. Discordo de vc. Vc não presteu atenção o qto um bom médico ghanha, um advogado entre outros, mas presta atenção para onde vai o dinheiro do Estado, já ouviu falar em salários dos deputados e todos outros que função? Minha filha vai se atualizar primeiro, veja o mundo de perto. Você deve ser daquelas pessoas que só foi na escola só para atrapalhar os colegas.

      • Concordo com a RAFAELA,se não tem dinheiro não tem carro,não viaja pra praia,cruzeiros e outras coisas mais,depois fala do governo,hoje estou aposentada e nunca reclamei do salário,ganha pouco ,ganha,mais qual a categoria que tem as mesmas regalias,se houver tempo para os reclamões,mude de profissão

      • Estamos falando de pessoas que fizeram Curso Superior, que trabalham numa jornada exaustiva, estressados pela falta de estrutura e reconhecimento de muitos. Quando comparados com outros profissionais com a mesma formação estão em situação desprivilegiada tanto financeira quanto motivacional. Praia, cruzeiro e afins não são coisas tão dificies assim para muitos brasileiros, hoje em dia. Antes podia ate ser verdade. Ah , quanto a mudar de profissão, é o que está acontecendo com muitos, visto a falta de professores que estamos enfrentando. Os cursos de licenciatura estão ficando cada vez mais vazios. E quanto a reclamar, vamos continuar, queremos mais dignidade e reconhecimento, pois o futuro dos cidadãos está na educação de qualidade que queremos, e pra isso valorização salarial é muito importante.

      • Bom dia, acompanho diariamente este blog, nunca havia postado nesta página, porém diante do seu “infeliz” comentário, resolvi depositar aqui todo o meu desprezo a sua falta de conhecimento no que se refere a leis trabalhistas, ao sua falta de informação quanto a jornada de estudos e gastos, até chegar a ser um profissional da educação, acima de tudo a sua total e completa falta de respeito a uma das categorias menos valorizada. Portanto minha cara, concordo com meus colegas quando lhe aconselham a assistir um reality show. Fica lá “sentadinha” em frente a sua TV, antes de postar asneiras.

      • Cara Rafaela entra em uma sala de aula com 48 alunos, alguns muito mal educados, alem disso o tempo que você tem em casa serve para preparar aulas, corrigir trabalhos e provas, preparar algo que chame atenção do aluno e faça com que goste de estudar e mais tarde ser uma pessoa que sabe respeitar o próximo e valorizar o semelhante, pois as pessoas que não se interessam são como você que realmente não sabe o que é ser professor e muito menos o que é bom pra tosse . Se liga !!!!!!

      • concordo com a Rafaela em tudo, tem que parar de falatorios se nexos, ou querem o ex governador, que nunca deu essas regalias. so ficou no blablabla 8 anos.

      • Cara Rafaela;
        estude 1/3 do que um professor estuda “pra ver o que é bom pra tosse” e daí venha fazer críticas na internet, ok.

      • Rafaela

        Bom para a tosse é xarope, e de xaropisses você entende bem. Você perdeu uma ótima oportunidade de ficar em silêncio.
        É despolitizada, tem argumentações sem conhecimento de causa.
        Se você ficou tão aborrecida, proponho que se torne professora então. Pois pelo jeito você não está satisfeita com o seu trabalho.
        Outro detalhe, sou professor e me dou o direito de ir para a praia sim, de fazer um cruzeiro sim. Sai amargura filhinha…

      • HOOO QUERIDA PASSE ANOS ESTUDANDO,SE GRADUANDO…DEPOIS HORAS ATUANDO EM SALAS LOTADAS,ALUNOS COM DIFICULDADE NA APRENDIZAGEM,REBELDES SEM CAUSA,PASSE HORAS PREPARANDO PROVAS E CORRIGINDO,PERCA SONO COM AS COBRANÇAS DO SISTEMA…AI SIM VC VEM FAZER ESTE COMENTÁRIO….

      • Querida Rafaela… já teria ido ao banheiro antes de pensar e escrever seu “artigo”? Creio que ncessitava dar uma murchada na cabeça antes…

      • Cara Rafaela, você não deve ser professora não é!Se fosse não pensaria assim. Sou professora e gosto muito do que faço, e com muito amor. Viajo sim porque me permito esse prazer. Todo o trabalhador tem seu direito,,,você trabalha ou quantos anos você tem para ter uma mentalidade dessas. Nós como todo trabalhador temos direitos as férias e o décimo terceiro,você não sabia disso? Se não sabe acredito que você deveria estudar um pouco mais sobre as leis desse país. Só estamos lutando por nosso direitos!

      • Vc rafaela deve ser do Partido dos Tucanos , que quer acabar com o Paraná em 4 anos, não paga os Professores, não Paga o que deve para os Empregados da Sanepar, mas os acionista já pagou.

      • Cara Rafaela,que pena sinto de sua medíocre mentalidade.certamente adquiriu seu diploma sem nenhum esforços, pagou passou ou outro esquema, ou talvez não tenha nenhum, senão reconheceria no mínimo o direito daqueles que foram seus mestres irem a praia, que por sinal qualquer cidadão tem acesso.

  86. Os funcionários da Educação (Agentes Educacionais I e II) também receberam o contra-cheque de janeiro sem 1/3 de férias!

  87. Agora não falta mais nada! Cria uma matriz única, deixa centenas de professores sem aulas, não assume a responsabilidade das horas atividade, “perde” os tablets enviados pelo governo federal e não paga as férias dos professores… Pensando bem, falta uma coisa sim: mandar a cavalaria surrar os educadores do Paraná!!!

  88. Ops – pedagieiras

  89. Ele não da calote nas pediagieiras e nem nos acionistas da Copel, em compensação nos professores do estado, humm.

  90. Esse Governo está mostrando a que veio, e ainda tem gente que consegue acreditar que vai ser o melhor para o Estado. Estão completamente perdidos na gestão, é uma sucessão de erros e de práticas incompetentes.
    Deus nos ajude….

  91. “Xoque de jestão”

    • Olá colegas. Acredito que deveríamos esperar até o final do mês, para nos inflamarmos de fato, pois no mês passado o governo noticiou que pagaria as elevações que estavam atrasadas e, mesmo sob várias críticas de ele não cumpriria com o acordo, ao final do mês os professores receberam. Sou atuante nas ações da APP, fiquei inclusive acampada em frente ao palácio em Curitiba na época da grande greve,entretanto gosto de esperar, para podermos ter o direito a um enfrentamento com base na realidade.

      • Lamentável esse calote ou, como alguns acreditam, mero atraso. Tratar a educação e os professores dessa forma é não ter compromisso sério com o futuro!!!

      • Não concordo com sua colocação, o que e certo e que nos holerits não estavam o pagamento de um direito, e se vai ou não pagar não e justo conosco que temos compromissos financeiros ser irresponsavel a ponto de colocar um holerit errado no site para todos visualizarem e depois consertar isso e pelo menos uma palhaçada, ja esta na consulta contra cheque os valores corrigidos ja podem verificar.

      • Rafaela

        Não sou professora, apenas fui aluna e te garanto que ser professor é um ato nobre, pena que a profissão não é tão valorizada pelos políticos, mas deveria ser por você, que parece não teve um bom proveito das aulas. Vê se procura alguma coisa pra fazer e não fica se metendo em assuntos que desconhece. Até quem não é professor está indignado com essa ação do governo.

      • É minha cara Cleusa, é por causa de pessoas como você que acreditam que já fizeram algo no passado e se julgam sabedores dos movimentos sociais, e que, nos dias de hoje, encontram-se em um plano de carreira de certa forma bem estabelecido, que não conseguimos mudar absolutamente nada, pois se ausentam do embate. Deveria usar a vossa experiencia para liderar o movimento de luta ao invés de buscar a negociação a qual, sempre favoreceu e sempre favorecerá as atitudes dos governos tucanos. Enquanto você que atuou na década de 1980, já possui uma carreira sólida, existe uma grande leva de servidores que estão às mínguas com um salário ridículo que recebem e ainda assim, passam por estas artimanhas do governo que deixa claro ser um golpe contábil. É necessário antes de mais nada, pensar na classe como um todo e acima de tudo, se valorizar enquanto tal. Não se deve ceder a mínima pressão pois, depois desta, outras pressões mais graves sempre surgem no caminho. Neste caso, atuante da APP, sugiro que REPENSE seus valores de classe, pois afinal de contas, você deveria ser a intelectual desta nação e enquanto existir pessoas como você que preferem esperar, os preços de tudo sobe e o nosso salário continua esta chacota.

      • Ola Cleusa, sou agente educacional e estou esperando minha promoção do governo do paraná há quase 1 ano, que pena que esse esperar, está só aumentando minhas dívidas e adiando novamente meu casamento, por falta de dinheiro, pelo menos o profuncionário valeu a pena.

      • legal app e o que voce me diz das progressoes e promocoes atrasadas????

    • A pressão deu certo! Trocaram o contracheque, agora com o terço de férias!!!!! Vamos a luta, Professores!!!!!!!!!!!!

      • Boa noite colegas!
        O contracheque está disponível e com o terço de férias.
        Todos os meses a CELEPAR disponibiliza no sistema Meta4 a folha de pagamento chamada TESTE para conferência que é feita por amostragem.
        No dia em que “roda” a folha de pagamento fica indisponível para consulta.
        Nosso terço de férias está garantido!

    • dar aulas não é para todos e sim para quen ten competencia