Gaeco denuncia ex-prefeito de Londrina Barbosa Neto e ex-agentes públicos por desvio de dinheiro

do Jornal de Londrina

Barbosa Neto (PDT).
Barbosa Neto (PDT).
O ex-prefeito de Londrina Barbosa Neto (PDT) e outros ex-agentes públicos foram denunciados pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) à  Justiça, na terça-feira (15).

As denúncias tratam de irregularidades em contratos da Prefeitura de Londrina com as empresas Proguarda, que realizava serviços de limpeza nas escolas da rede municipal; e a Editora à‰tica, que forneceu os livros da coleção “Vivenciando a Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, alvos de críticas pelo conteúdo racista. As denúncias tramitam na 3!ª Vara Criminal de Londrina.

No caso da Proguarda, as denúncias envolvem Barbosa Neto, o ex-secretário de Governo Marco Cito, o ex-procurador-geral do Município Fidelis Canguçu, e outras três pessoas. As investigações do Gaeco apontam que só neste caso foram desviados cerca de R$ 1 milhão. Os denunciados devem responder pelos crimes de peculato e supressão de documentos públicos.

A Promotoria do Patrimônio Público sustenta que, em julho de 2010, um representante da empresa requereu à  Prefeitura uma revisão do contrato. Para isso, se baseava em argumentos falsos e questionava critérios que já conhecia antes da celebração do mesmo, com a intenção de aumentar o valor cobrado do Município.

Já o contrato com a Editora à‰tica, segundo a investigação, foi feito sem licitação, com justificativas inválidas e ilegítimas para a compra direta. Com isso, a empresa era beneficiada indevidamente, através de desvio de dinheiro público. Neste caso foram denunciados Barbosa Neto, Marco Cito, Fidelis Canguçu, além de uma professora, um administrador de empresas e o proprietário da editora.

Economia

A reportagem do JL não conseguiu contato com os denunciados nesta tarde.

Comments are closed.