Gaeco denuncia ex-prefeito de Londrina Barbosa Neto e ex-agentes públicos por desvio de dinheiro

do Jornal de Londrina

Barbosa Neto (PDT).

Barbosa Neto (PDT).

O ex-prefeito de Londrina Barbosa Neto (PDT) e outros ex-agentes públicos foram denunciados pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) à  Justiça, na terça-feira (15).

As denúncias tratam de irregularidades em contratos da Prefeitura de Londrina com as empresas Proguarda, que realizava serviços de limpeza nas escolas da rede municipal; e a Editora à‰tica, que forneceu os livros da coleção “Vivenciando a Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, alvos de críticas pelo conteúdo racista. As denúncias tramitam na 3!ª Vara Criminal de Londrina.

No caso da Proguarda, as denúncias envolvem Barbosa Neto, o ex-secretário de Governo Marco Cito, o ex-procurador-geral do Município Fidelis Canguçu, e outras três pessoas. As investigações do Gaeco apontam que só neste caso foram desviados cerca de R$ 1 milhão. Os denunciados devem responder pelos crimes de peculato e supressão de documentos públicos.

A Promotoria do Patrimônio Público sustenta que, em julho de 2010, um representante da empresa requereu à  Prefeitura uma revisão do contrato. Para isso, se baseava em argumentos falsos e questionava critérios que já conhecia antes da celebração do mesmo, com a intenção de aumentar o valor cobrado do Município.

Já o contrato com a Editora à‰tica, segundo a investigação, foi feito sem licitação, com justificativas inválidas e ilegítimas para a compra direta. Com isso, a empresa era beneficiada indevidamente, através de desvio de dinheiro público. Neste caso foram denunciados Barbosa Neto, Marco Cito, Fidelis Canguçu, além de uma professora, um administrador de empresas e o proprietário da editora.

A reportagem do JL não conseguiu contato com os denunciados nesta tarde.

5 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. pode crer .o gaeco so larga do pe do barbosa neto, quando ele tiver 100 anos ..engraçado não julga o rapais e não da sossego,isso não é perseguição paraguaia?
    todas a vezes de politica vem isso ai . o pdt do brizolla teria resolvido esse empasse. mas os imitadores não consegue..

  2. Taí, Esmael. Grande quantidade de ilícitos que eram mantidos a sete chaves pelos interessados, hoje se nos apresentam “de bandeja” através de Blogs deste perfil; a informação “sem cortes” e escancarada para que toda a população possa se inteirar e se manifestar. Ratificamos o conteúdo do n/ comentários em “Secretário de Educação é preso por suspeita de fraude em licitações” postado em 15.01.2013 e, vamos DEIXAR BEM ENFATIZADO: de nada adiantam os trabalhos DESGASTANTES, MINUCIOSOS do GAECO, POLÍCIA FEDERAL e MINISTÉRIO PÚBLICO se, após instalados os respectivos autos, TUDO DÊ EM NADA…!!!. Como lenitivo, a presença em nossa mente do agradável e incorruptível semblante da Eminente Corregedora Nacional de Justiça, a Exma. Dra. Eliana Calmon !!!.

  3. O M.L.B. ” MOVIMENTO LEONEL BRIZOLA” LONDRINA-PARANÁ,

    SENHORES MILITANTES, FILIADOS, SIMPATIZANTES, A HORA É AGORA.

    VAMOS SAIR TODOS EM DEFESA DA NOSSA MAIOR LIDERANÇA POLITICA DE LONDRINA É DO NORTE DO PARANÁ.

    NÃO SE TRATA DE DEFENDER A PESSOA BARBOSA NETO, TENHO CERTEZA QUE ÊLE NÊM PRECISA DISTO.

    MAS O P.D.T. É MAIOR QUE TUDO É NÃO PODEMOS DEIXAR QUE O PARTIDO SEJA ATINGIDO PELOS POLITIQUEIROS DA NOSSA CIDADE.

    AVANTE COMPANHEIRO, NÃO TENHA MEDO DA VERDADE.

    OUÇA O ” HINO À VERDADE” NO YOU TUBE – ESTE É O HINO POLITICO DA CIDADE DE LONDRINA – P.D.T. É 12 – AQUI –

  4. cade os outros prefeitos, e o prefeito de campo mourao, trambiques em todas as secretarias, no serviço de corte de grama, na cesta basica, nas passagens, iluminação, transporte escolar, transporte coletivo, lixo, loteamentos, compras de apostilas, nas horas mãquinas, e tantos outros, e cade a GAECO.

    CADE O TRIBUNAL FAZ DE CONTA.

    • Não adianta amigo. Barbosa Neto, ao lado de Dirceu, Delubio e Genoíno, são os únicos bandidos na política brasileira.
      Só acredito na eficácia do GAECO e do STF (Barbosa) na hora que eu ver a corja que existe na política do Paraná e do Brasil sofrerem o mesmo que os acima estão sofrendo.