Fruet devolve veículos alugados à  Cotrans e pode criar frota pública

Fruet foi à  posse pedalando um bicicleta. Foto: Frederico Pinheiro.

Fruet foi à  posse pedalando um bicicleta. Foto: Frederico Pinheiro.

O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), devolveu nesta terça-feira (8) treze automóveis alugados à  Cotrans. Os possantes estavam à  disposição de seu gabinete.

Dentre os veículos alugados estão um à”mega que era utilizado pelo prefeito anterior, Luciano Ducci (PSB), ao custo mensal de R$ 9,5 mil (incluindo motorista).

A devolução dos 13 carros locados à  Cotrans vai gerar uma economia mensal de R$ 41 mil.

Será que Fruet passará utilizar somente a bicicleta como meio de locomoção? Sua assessoria diz que não. Trata-se de apenas uma medida para economizar o dinheiro público, informam os gustavistas.

Também não se sabe ainda se se trata de rompimento do contrato de locação de toda a frota da prefeitura. Muitos estão aconselhando Fruet a constituir a própria frota pública, pois a cada veículo alugado, anualmente, daria para comprar três e incorporá-los ao patrimônio municipal.

44 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. FROTA PRÓPRIA, REDUÇÃO E REVISÃO DESSES CONTRATOS COM A COTRANS.

    JAIME LERNER, OSNY PACHECO (JÁ DEVERIA ESTAR DEBAIXO DA TERRA). PAGA MAL OS FUNCIONÁRIOS, EXPLORA, LAVA DIM DIM, SUPERFATURA NOS ALUGUÉIS DOS CARROS, COMPRA TERRENOS PRA ESQUENTAR A GRANA FRIA, É ARROGANTE, MENTIROSO E TÁ MAMANDO HÁ MUITO TEMPO!!!

    FORA COTRANS!

  2. COTRANS deve ser investigada pelo Ministério Público… muita lavagem de dinheiro… o OSNI PACHECO tá querendo comprar o bairro todo do São Lourenço, com que capital?? $$$$eu, nosso, vo$$o… investigação nessas licitações e contratos já!!! De onde o cara tem tanto dinheiro??? Melhores condições e salários decentes aos motoristas tbém!!!

  3. E agora alguém consegue explicar, pq os secretarios ainda continuam usando os carrões. A irmã do prefeito usa um omega, será que e o mesmo omega que foi devolvido! Fala que devolvo faz um marketing pessoal, depois que as luzes apagam pega os carros novamente.

  4. tem gente falando aí em cima das remuneraçoes dos motoristas da cotrans , q custam muito kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Nao falem sem saber por favor gente ….. motoristas da cotrans sao ums coitados ,,, ganham 1 salario minimo e meio , entao quem nao sabe ,,por favor .. nao fala besteira

    • é isso ai colega, quanta besteira de pessoas comentando sem se inteirar no assunto, só jogando no ventilador, quanto ao salário de motoristas COTRANS, gira em torno de 800,00 merrecas…

      • concordo com baixos salários destas terceirizadas, e não é só o caso desta COTRANS… os proprietários ficam com o MILHÃO e o funcionário com o trocadinho…NO CASO DA CONTRANS, alem dos baixo salários pra entrar lá só ser for amigo dos amigos do poder.

  5. FROTA PÚBLICA é FRIA….Haja CONTROLES….E RECURSOS HUMANOS.
    NO PASSADO ERA UM CAOS. MOTORISTAS IAM PARA CASA ATÉ COM AMBULÂNCIAS.
    GUSTAVO E SUA EQUIPE É RACIONAL. OPTARÁ PELO MAIS RAZOÁVEL POSSÍVEL
    E O SISTEMA TEM FUNCIONADO BEM, PELO MENOS NÃO SE VÊ CACOS VELHOS RODANDO COM PNEUS CARECAS.
    QUANTO A CUSTOS, BASTA REVER E AGIR COM OBJETIVIDADE, OU SEJA,
    DESPERDÍCIO JAMAIS.

  6. Lembro que em seus discursos o atual prefeito falou por várias vezes que se fosse eleito não iria se dedicar em caças as bruxas e sim tomaria decisões pontuais pra não prejudicar a população, e pelo que eu leio em algumas manifestações são de pessoas que pra agradar a eles o prefeito teria que parar tudo…achando que a cidade e sua população só dariam o próximo passo ao apito do prefeito.

  7. Sr. Esmael, gostaria que o Sr. verificasse quem é o proprietário do ômega que foi utilizado de outubro à dezembro pela Sra. Márcia (primeira dama) e pala Srs. Vice prefeita.

  8. Pos bem ninguem esta falando no desemprego que isto vai gerar para quase 1000 trablhadores, meter o pau é bom , quero ver quem vai dar de comer a estas pessoas.

    • Quando trabalhei numa multinacional que dava o transporte para quem trabalhava em horário fora do comercial, descobri que os motoristas eram amedrontados exatamente com este argumento.
      Estratégia de Jaime, Cássio, Beto e tantos outros.
      Alfredo Kefler, deputado federal, deixou muito mais gente na rua com sua administração ‘descuidada’ frente ao frigorífico Diplomata.
      Estas vagas estão aí e não serão consumidas na sua totalidade. Muitos encontrarão empregos em outras empresas – só que terão que trabalhar – que vida dura.
      De qualquer forma, nós, cidadãos que pagamos impostos, não somos obrigados asustentar o emprego de ninguém. Ainda mais quando há evidentes prejuízos ao coletivo.
      Fora Cotrans, você já usurpou demais os nossos impostos.
      Mas há outras empresas a serem investigadas.

      • Totalmente apoiado… O DONO DA COTRANS, OSNI PACHECO, está comprando o bairro inteiro do São Lourenço, de onde ele tem tanto $$? Não pode ser de outra forma, sem ser politicagem ou esquentamento de $$ sujo, vulgo lavagem! Sem mais, FORA COTRANS!!!

  9. Acredito que ele apenas cortará as mordomias, carros de luxo que muita gente na prefeitura usava e da gasto desnecessário. Bela atitude do Fruet em cortar esse tipo de gasto está na hora das pessoas de alto escalão usarem os gols e não carros de luxo nas visitas. Chega de luxo queremos é uma saúde boa para o povo.

  10. O problema da frota própria é a retirada de peças para manutenção (substituição) dos carros particulares dos funcionários e/ou amigos. Eles fazem uma verdadeira carnificina nos carros da frota pública. É só ver como andam os carros nos pátios, onde peças que nada tem haver com o defeito apresentado, estão faltando. O mais cobiçado é o módulo de injeção. Mas vai tudo, pneu, roda, bomba, etc… Vai até o carro inteiro, como aconteceu na AL do ventrílogo Rossoni.
    Acho até que o Gustavo teve aulas de ilusionismo com o Rossoni. Me engana que eu gosto.
    Os amigos das oficinas agradecem.
    Para a frota dar certo (que eu concordo) só com um cara macho na administração, como foi com a frota do povo no cado dos ônibus e da polícia (governo anterior). Roubou ? Rua…
    Ah, e não comprar carros podres só porque a montadora é aqui.

  11. Boa Atitude!

    Fruet , tem que rever os veiculos que eram da DIRETRAN ,esses veiculos eram verdes , agora foram pintados de outra cor , e estão a disposição da SETRAN , da uma olhada nos valores , que ta muito alto o valordo aluguel das viaturas !!! tem empresa ganhando muita margem!!

  12. CARO PREFEITO DEVOLVER ALGUNS CARRO E COMO IR DE BICICLETA UM DIA PARA A PREFEITURA QUERO VER RONPER COMK A CONTRANS E CRIAR FROTA PUBLICA QUE E MUITO MAIS BARATO MAS//??? nao da carro para campanha pulitica

  13. Se não alugar os carros da Cotrans ( será ela que ganhará qualquer licitação que houver ) não terá carros ( Kombis) à disposição para a próxima campanha . Carros que simplesmente aparecem no comitê sem qualquer risco de fiscalização. Será que o Fruet seria capaz de discutir essa situação com a população e dispensar esses contratos?

    • Eis aí uma boa iniciativa do Blog, discutir se continua ou não esses contratos . à exemplo da ponte de Guaratuba , campanha por transparência seria muito bem vinda e desejada provavelmente até pelo próprio Fruet

  14. Acredito ser uma otima opção sim, vamos fazer as contas: 41 mil por mês em um ano daria 492 mil o que, dependendo do tipo de automóvel ultilizado, daria pra comprar até 15 carros com uma média de 32.8 mil por automóvel. Levando em consideração que ele fique por 4 anos e o 1º ano ele pagou pelos carros e no 2º pagou a manutenção dos carros (sendo caros zeros KM não teriam manutenção, mas hipoteticamente falando) ainda assim no final do mandato economizaria 984 mil só nessa área…. que poderia ser investido numa frota ainda maior…. ou bicicletas novas.

  15. Seria um presságio do retorno da frota FR da Urbs, vulgo “Propriedade do Povo” da era Requião na Prefeitura? À conferir…

  16. prefeito faça como fez o Requiao, devolva os veiculos alugados, monte a frota propria, contrata alguns motoristas por concurso, o restante dos carros pode ser dirigidos pelos servidores, como acontece no estado e a economia sera altissima, assim e no governo do estado e nunca hove problemas de transporte.

  17. Criar frota pública pode ser um cabide de empregos e gerar imcompetência. Uma frota precisa de gerenciamento, manutenção, controle de combustível, setor de compras e por ai vai. Algúem já viu o setor público ser bom gerente? O setor público não pode ficar inchado. Ai colocam um político qualquer que não tem compromisso algum com competência em frota e está feito mais um lugar para negociatas.

  18. Engraçado Esmael… quem dirigia o carro do Ducci era um Guarda Municipal… logo a Cotrans não pagava o salário deste “motorista”…

    Pra onde ia este dinheiro???

  19. Só devolveu os veículos usados por ele e por alguns secretários e que eram veículos de luxo e com aluguel mais caro.
    O blogueiro joga informações sem mesmo ter as versões oficiais da Prefeitura.
    Hoje a PMC possui mais de 1000 veículos entre carros de passeio caminhões etc.
    Necessitaria de abertura de concurso para motorista,além de toda uma estrutura física e de pessoal para as manutenções
    O mais viavel é rever contratos e diminuir/otimizar as utilizações dos veículos.

    • Isso sem contar os veículos para “fiscalização” que fazem parte dos contratos com empreiteiras e são usados pelos “fiscais” para uso particular.

  20. O Zé Loko faz jus ao apelido que tem, excelente atitude nobre Prefeito votei no Ratinho Jr. mas a sua atitude é lovável tem que reduzir esses absurdos um carro não se gasta de manutenção por ano o valor de mais 2, senão ninguem comprava carro faça essa pergunta aos taxistas ou a qualquer cidadão que tem carro hehe.
    Na verdade essa “Porca Chamada Prefeitura está desmamando os leitãozinhos” q ja cresceram muito a custa da mesma…

  21. Só não deixem o Rossoni tomar conta da frota.
    Ele desapareceu com 49 automóveis da assembléia legislativa do Paraná.
    Rossoni, onde você colocou os 49 automóveis? Responda !!!

  22. Deveria devolver os carros ocupados pelos diretores da Cohab. A empresa sequer tem dinheiro para pagar a folha e fica pagando gasolina para esses incompetentes.

  23. hahahahahahahah to ate vendo a caHda que ele vai fazer!!! criar uma frota???? aham ta bom, no final do mandato dele, os carros da frota dele vao estar todos parados, a manutençao de um carro custa bastante, ou ele vai pegar a empresa de carros de um dos amigos dele!!!!!!

    • Com o dinheiro que se paga nesses contratos você poderia simplesmente comprar os carros e ao final de 02 anos jogá-los todos foras que ainda teria lucro. E com o salário que você paga no contrato por um motorista, poderia contratar 02 . E quando você pergunta sobre aluguel de amigos é porque você sabe de quem o dono da Cotrans é “amigo in pectoris”. Essa corja rouba o Estado e a população à muito tempo e sempre voltam. É bom que o Fruet discuta isso abertamente com o povo Curitibano.

  24. Esmael, vc sabe a quem pertence as estações tubo como aquela vista na foto acima? À Prefeitura ou a alguma empresa? Dizem as más lingüas que o dono é é um ex-prefeito muito criativo que as aluga à Prefeitura de Curitiba. Será verdade? Não acredito que o ex-prefeito chegaria a tal ponto, mas pelo sim, pelo não, que tal uma investigação?

    • Independente dessa questão da propriedade, seria importante questionar por que ainda não existe outro modelo de estação que seja mais barato e que não deixe os passageiros como verdadeiras sardinhas ou tento que aguardar na chuva pela lotação no tubo?

  25. Por não se tratar de atividade fim da prefeitura, a terceirizacão da frota, a exemplo do que ocorre com as Empresas privadas, é recomendável. Em se tratando de órgão público, manter funcionários próprios para a manutencão e conducão da frota, em funcão dos benefícios e da política previdenciária, a medio e longo prazo, oneram o cofre público. Tovavia se faz necessária a urgente revisão dos contratos, pois os precos praticados, pelo que se divulga, tanto pela locacão como pela remuneracão dos motoristas, são verdadeiros absurdos. E isso é válido para todos os servicos terceirizados. Quando assumi a diretoria administrativa e financeira de Celepar e interinamente a presidencia, a convite do Mauricio Fruet, revisamos e renegociamos todos os contratos. A reducãos dos custos foi de 40%.

    • Compra a frota e terceiriza o serviço.

      • Porque não fazer uso dos táxi de Curitiba, para locomoção quando se fizer necessário para fins burocrático…daria uma força pra categoria.

        Neste mais de vinte anos dos mesmos no poder terceirizarão vários serviços da pmc com o discurso de melhorar o atendimento da população,mas a verdade era bem outra, era pra ajudar o clube dos amigos do poder.

        Se os atuais gestores reverem todas as terceirização a economia com estes gastos poderá ser direcionada para setores onde se faz mais necessário como educação.saúde e segurança.

    • Concordo, ter frota própria é quase um tiro no pé, a frota uma hora vai ficar sucateada gerando despeza muito maior do que a de alugueis, nao devemos pensar no agora, mas como disse o colega a longo prazo, sem contar gastos com multas, revisões, peças, seguros, isso pode ser muito ruim. O negocio é rever os contratos e se for o caso, fazer licitações.

      • Concordo com tudo que disse caro FABIO JUNIOR, tambem pesso que seje revisto os salarios destes motoristas que sao uma verdadeira VERGONHA, lucram milhoes e a mâo de obra è vergonhosa..

    • A prefeitura pode até estar pagando um absurdo pela locação da frota, mas se você pegar o holerite dos motoristas que dirigem os carros à serviço da prefeitura, é uma total vergonha! Procure saber o salário de um motorista da Cotrans e depois venha me dizer a sua opinião sobre esse “absurdo” que você diz! Sou motorista da Cotrans e presto serviço terceirizado à Prefeitura de Curitiba e digo: NOSSO SALÁRIO É UMA VERGONHA! Totalmente defasada e as condições de serviço precário.
      Se você é o tal diretor administrativo da prefeitura como se diz, liga lá pro OSNI PACHECO e pergunta pra ele qual nosso salário!
      Alias, acho que vocês deveriam averiguar se, na licitação que a Cotrans ganhou está discriminado os valores e benefícios (insalubridade, hora extra, etc) que a prefeitura fornece aos motoristas e se a Cotrans está repassando isso à nós.
      Fica a dica.

      • Concordo com voce motorista da cotrans, criticar é facil dificil e ficar no dia a dia ganhando esta MERRECA de salario que a cotrans pagam a voces. Tenho parente que trabalha nesta empresa e o salario é realmente baixissimo mesmo. Fica a dica procurem saber o quanto ganham estes SOFREDORES motoristas do sr. OSNI PACHECO…

    • Revisão dos contratos!!!
      Cotrans etc..