Fruet comete os mesmos erros estratégicos de Richa?

Fruet e Richa, já castigados pelo tempo, se reencontram no futuro.

Fruet e Richa, já castigados pelo tempo, se reencontram no futuro.

O governador Beto Richa (PSDB) promete anunciar semana que vem novos nomes no seu secretariado. A mudança será mais profunda do que se imagina.

O PMDB ganhará mais espaços. O PSD também abocanhará outros (já tem o Turismo). O PSC estreará no governo tucano com Ratinho Junior, ex-candidato a prefeito da capital escalado no time para ser o anti-Fruet.

As pastas que poderão ter seus comandos trocados são: Casa Civil, Planejamento, Administração, SUDE, Educação, Copel, Sanepar, Agricultura e Desenvolvimento Urbano.

Também foi criada uma nova sinecura: a Paraná Edificações (Obras). A nova estrutura reduzirá o papel da Educação e da antiga Fundepar (SUDE), que serão esvaziadas.

Richa vai fazer o que deveria ter feito já no início do governo: abrir espaço para os partidos políticos. Achou que governadoria somente com os técnicos desconhecidos, sozinho. Em nome da governabilidade, agora, tem que ceder à  fome das legendas e isso dá a impressão que promove um toma-lá-dá-cá com os cargos.

Gustavo Fruet (PDT) comete o mesmo pecado na prefeitura de Curitiba. Privilegiou mais o aspecto técnico na sua equipe. Acredita que continuará forte para sempre. Poderá precisar dos partidos mais além. A vida diz que assim será.

Richa e Fruet se parecem até mesmo no gesto de devolver 30% de seus salários a entidades de caridade. Um ato de suprema demagogia.

Nos bastidores da política conta-se uma fábula sobre a semelhança nas caminhadas de ambos.

Diz-se que Fruet encontrou-se casualmente com um senhor num futuro distante. A feição lhe era familiar, mas não se recordava do nome. Quem é o senhor?!, perguntou. Eis a resposta enigmática: Eu sou você amanhã!. Passados alguns dias, Fruet descobriu que se tratava do antigo companheiro de ninho Beto Richa.

31 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Oloko! o Jose rixa ressuscitou!!??

  2. O Fruet é tucano desde criança, não me espanto. Só falta agora ele falar em choque de gestão e abraçar o Aécio Neves. Já defendi e já critiquei o Fruet inúmeras vezes. Mas a cada dia está ficando mais difícil. Ele é o continuismo, uma renovaçao só aconteceria se Ratinho Jr tivesse ganhado as eleições….

  3. Fico feliz em saber que o prefeito vai doar parte de seu salário à Igreja Católica. Já pensou se ele entrega estes 30% do seu salário ao tal do bruxo que anda rodeando o Palácio 29 de março, querendo cobrar seus honorários pelas macumbas, que segundo ele, elegeu o Gustavo? O Ratinho pai que o diga. Até hoje o macumbeiro lhe cobra 3 milhões de reais por ter lhe indicado o caminho da riqueza.

  4. Mas Esmael, com todo o respeito, quem é ou o que é b.richa, eu como paranaense, nunca vi nem ouvi falar

  5. Essa historia de servidor de carreira concursado é pra boi dormir. Tem muitos desses com carros importados e casa de luxo fruto de 20 anos de mamata. Eles se julgam donos da PMC. Fruet começa mal agindo assim, pois parece mesmo a mudança insegura! Toda mudança pra valer teria que ser muito mais profunda que o que estamos assistindo.

    • De pleno acordo com voce Joilson, os concursados se consideram socios das prefeitura, estados e União.

      • OS TEMPOS MUDARAM…

        É Simples incomodados…se vcs acham que servidor concursado se julgam os donos do espaço, façam concurso igual a eles e passem para terem o mesmo direito…afinal eles entraram por via legal, ou vcs querem um monte de ASPORNE(assessor de porra nenhuma), sem concurso mamando na teta da pmc…vcs por acaso não são os desmamados ou alguns cabos eleitorais frustados tentando virar um ASPORNE.

  6. El Madrinista fiquei sabendo que a diretora da época do Ducci também ficou!

    Essa do ex-diretor criar cargo para si próprio foi boa, hein!

  7. Fruet, os candidatos a vereador da sua chapa forma os que se submeteram ao desgaste de uma campanha eleitoral para lhe ajudar e até agora você não falou com eles.

    São lideranças que estão isoladas em seus respectivos redutos eleitorais e precisam ser valorizados e fortalecidos, pois são sua principal base eleitoral nos bairros.

  8. E ainda duvidam que Fruet e Beto estarão juntos em 2014?
    O que ocorreu este ano foi apenas um desvio de percurso…

  9. Acho que é muito mais viável colocar pessoas qualificadas do que ficar dando espaço para políticos e partidos que usam disso como uma profissão e pra fazer mutreta. Esta na hora acabar com tantos partidos no Brasil.

  10. Xíiiiiii,

  11. EL MADRIDISTA, reclame para a primeira ministra ELEONORA, ela pode resolver.

  12. Kade o secretário de defesa social??? Será que o delgado da PF que iria assumir naufragou….quase em Gustavo, quase, nos primeiros dias cometesse o pior de todos os pecados: nomear um indiciado……e agora quem será o escolhido??? Vc, Esmael, sabe de tudo, não é mesmo, responde essa para todos nós……

    • Chama-se Rene Roberto Witek, excelente opção… mostrou muita competencia desde os tempos de Mauricio Fruet…

      É coronel da reserva da PM, tendo sido inclusive comandante geral do corpo de Bombeiros do Paraná.

      Melhor que qualquer policial federal…

      • Porque não prestigiar um delegado da policia civil…lá também tem pessoas competentes, assim como na policia federal…só não venham com corporativismo como os secretários anteriores que em vez de somarem causaram só constrangimento com seus comandados.

  13. Fruet está cavando a própria cova. Na Cohab ex-diretor antes de sair cria cargo de controlador pra si próprio, diretores da gestão passada ficam no cargo, Osmar Bertoldi promove uma baita reforma que acaba com 14 cargos ocupados por peixes pequenos e vai trazer de volta cerca de 30 “assessores”… Até engenheiro com registro no CREA sob investigação ele tá querendo por como diretor. Ex- diretora ganha cargo de assessoria e, pasmem, possui motorista particular pra ela só porque ela não tem habilitação. Taxi e ônbus existem pra que? Sem falar de bicicletas. É mole????

  14. GOVERNADOR APROVEITA E VÁ VER A SITUAÇÃO DO LITORAL, A FALTA DE CUIDADO, ABANDONO, NADA DE OPERAÇÃO VERAO, O QUE VOCE ACHA QEU O TURISTA VAI QUERER VOLTAR??

    se nem do litoral voce cuida como vai cudar do paraná, agora ficar distribuindo geladeira, daqui uns dias vai distribuir cestas básicas também, remedios, cadeira de roda,kkk
    vá trabalhar e mande sua equipe trabalhar também

  15. Preza Esmael, estive dias atrás na PMC e vi que no estacionamento principal – dos cargos de confian ça dos Prefeitos haviam muitos iguais aos do ano passado …só que agora eles tiraram o decalque JUNTOS 2012…ora não mudou nada até porque o principal cabeça do Municipio hoje chama-se ICI – e onde estão os técnicos de alto nivel para desvendar tudo o que foi apagado ou estes backupas novos que começaram a fazer depois dos resultados das eleições?
    Se o Fruet não se antecipar aos fatos – ser pró-ativo não só com serviços publicos basicos mas na luta politica séria e de forma planejada , inclusive ouvindo todos os estrategistas que o apoiaram na campanha – não marketeiros fracassados, mas também ouvindo lideres de toda a sociedade civil, ..seus dias serão de preto e branco ..do outro lado tem o Mousinho que ja esboçou todo planejamento estrategico para se eleger nas proximas, eles tem gente na Prefeitura para boicotar tudo e olheiros em cada andar e repartição, fizeram seus ninhos , se não mexer nas questões estruturais de funcionamento inclusive de relacionamento interpessoal que tem mais de 20 anos da elite funcional ,sera um fracasso…fikaadica.

  16. Acho que não devemos criticar a forma de “Jestão” do nosso nobre Desgovernador Beto Playboy Richa.

    Penso que ele deve continuar nesta bela trajetória e continuar a sua administração desse jeito…

    Isso tornará quase imbatiível nas urnas em 2014… hahahahhaa

  17. Parece que no governo do FRUET quem manda é a primeira ministra ELEONORA ela nomeia quem ela quer. Ter mulheres no governo é bom, mas cuidado tudo que é em demasia acaba transbordando.

  18. Ficaram revoltados agora com o Fruet? Onde é que ele está errado em nomear pessoas qualificadas para ocupar cargos? Ahhhhh tá, a revolta é porque no grupo PTista não se encontra gente qualificada para nomear!

    Calma PTzada, a vida é assim, quem sabe possa sobrar alguns carguinhos pra vocês no quarto ou quinto escalão. Quem não se qualifica se trumbica!

    • Bem dessa..não vejo coerência no que o Esmael falou, se fosse tudo cargo só de politicagem sem ‘competência’ técnica iam falar do mesmo jeito e até piór, quando o cara escolhe uma gestão técnica quer dizer que irá fazer uma má gestão sr. Esmael?..se no PT não encontrou técnicos competêntes..porquê puxar para o ‘puxasaquismo’?!?!

  19. FRUIT AINDA VAI SE UNIR AO RICHA NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES PARA O GOVERNO DO ESTADO !!!!!!!

  20. tudo como dantes em Abrantes ?

  21. O prefeito vai enfrentar a curto prazo uma rebelião dos partidários que estiveram na campanha dele. As nomeações dele não prestigiram as lideranças dos três partidos que o carregaram nas costas durante a campanha, que foi muito difícil. Nesses primeiros dias de governo podemos observar que Fruet optou por raposas da velha política e por parentes. Um governo assim não se sustenta…O pau vai comer e as criticas da propria trincheira virão mais cedo do que se imagina. Começou mal o prefeito.

  22. se eles quiserem contribuir para a casa de apoio marcelo santana dos descamisados de plantão , eu aceito. tá na bíblia mateus: “Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita”

  23. GOVERNADOR, VOCE MONTOU UMA EQUIPE COM SEUS PUXASACOS, NAO PENSOU NO PARANA, TANTO QUE VOCE NAO VAI TER SUCESSO EM OUTRO MANDATO.
    SE VOCE GOVERNADOR, NA ELEIÇÃO DE PREFEITO, ABANDOU COMPANHEIROS, COMO SPERAFICO QUE BRIGOU COM OSMAR DIAS POR SUA CAUSA, OS BARROS MARINGA, COM FRUET CURITIBA, COM O RUBENS BUENO EM CAMPO MOURAO, CHEIDA EM LONDRINA, PUGLIESE ARAPONGAS,
    ALEM DE NAO PRESTIGIAR COMPANHEIROS , SÓ PENSA EM COOPTAR O PMDB.

    ME DESCULPE, SR. GOVERNADOR, ALEM DE UMA EQUIPE DE PREGUIÇOSOS, QUE NAO SABEM NEM ONDE FICA O INTERIOR.