Em pronunciamento à  nação, Dilma critica tucanos e corvos de plantão; veja o vídeo

do Brasil 247

No Paraná, tucano Beto Richa adere ao plano na undécima hora e deixa colegas de ninho (Anastásia e Alckmin) falando sozinhos.

No Paraná, tucano Beto Richa adere ao plano na undécima hora e deixa colegas de ninho (Anastásia e Alckmin) falando sozinhos.

Durante anos, décadas até, os grandes jornais brasileiros vocalizaram uma das maiores demandas empresariais no País: a redução do Custo Brasil. Nele, um dos principais componentes de custo é a tarifa de energia, historicamente uma das mais caras do mundo !“ especialmente após o processo de privatização. Dezenas de eventos foram organizados em vários pontos do País e muito pouco, ou quase nada, se fez.

Até que uma mulher, a presidente Dilma Rousseff, decidiu enfrentar essa questão. E não de maneira intervencionista. Valendo-se de uma oportunidade, que era a renovação das concessões de várias usinas do setor elétrico, o governo obteve preços menores pela energia já amortizada pelas concessionárias públicas ou privadas. Resultado: a conta de luz cairá em 18% para as residências e até 32% no setor industrial.

Assista ao pronunciamento da presidenta Dilma:

Uma notícia, certamente, de forte impacto popular, para um governo que já desfruta de altos índices de popularidade. No seu discurso de ontem, Dilma falou que a redução valerá até nos estados onde os governantes se recusaram a renovar as concessões !“ ela mencionava São Paulo, Minas e Paraná, governados pelo PSDB, mas não citou os nomes. E disse que a turma “do contra” estaria ficando para trás.

Pois os corvos, na manhã desta quinta-feira, vestiram a carapuça. Quem gralhou mais alto foi Reinaldo Azevedo, que falou em “populismo elétrico” e “campanha eleitoral” na tomada. “Quem falava era a candidata à  reeleição em 2014. Até aí, vá lá. à‰ a sina dos políticos nas democracias; disputar eleições é parte do jogo. O que incomodou foi outra coisa: por que o tom de desafio e, à s vezes, de certo rancor? Porque, no petismo !” seja o lulista ou o dilmista !”, mais importante do que vencer, é a sensação de que o adversário perdeu”, escreveu Reinaldo, que !“ efetivamente !“ perdeu. Se dependesse da sua vontade, não haveria o pacote para a redução das tarifas.

Outro corvo que se posicionou, em artigo no Globo, foi o jornalista Carlos Alberto Sardenberg. “Pode ser que o governo não tenha uma política, mas apenas alvos. E cada vez que atira em um, acerta no que não devia. Um exemplo da hora: a redução das tarifas de energia vai estimular famílias e empresas a consumir mais, lógico. Isso em um momento em que os reservatórios das hidrelétricas, a energia mais barata, estão em ponto crítico, exigindo o apoio das usinas termoelétricas, mais caras. O processo ainda retira recursos das companhias hidrelétricas, diminuindo sua capacidade de investimento em novas fontes. O pior de tudo é que o Brasil já viu isso nos anos 70 e 80”.

Não, na verdade o Brasil nunca viu esse filme: tarifas públicas sendo reduzidas, nessa intensidade, numa negociação aberta, mas liderada pelo governo. Talvez por isso mesmo, mas não sem uma ponta de ironia, o Globo tenha noticiado o caso com um “nunca antes na história deste País”. E avisado, como bom corvo, que a queda de luz será compensada pela alta, ainda não confirmada, da gasolina.

8 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. MAS ESTA UMA GATA ESTA PRESIDENTA!!!

  2. O GOVERNO DO PARANÁ É ASCEFALO, BOITATA,UMA MULA SEM CABEÇA…
    O REQUIAO FOI TAXADO DE MARIA LOUCA…
    O BETO É TAXADO DE MARIA VAI COM AS OUTRAS,MARIONETE DE ABUTRES…

  3. Eu pergunto o que significa populista ,populismo ,popular ? Usando somente respostas inteligentes .populismo tem muitos sentidos!

  4. Vixi…um péssimo arremedo das falas de Lula. Só faltou o Nunca na História desse país…

    O rombo do desconto será pago com dinheiro público. Estaremos pagando pelos descontos. Dá prá entender ou quer que eu desenhe…

    Outra coisa que se faz questão de esquecer: Ano passado saiu ordem do TCU pro governo devolver quantias a mais – 20 por cento, que foram cobradas em nossas faturas durante uns bons anos na década do mando petista.

    A presidentE (só escrevo errado quando erro) Dilma está fazendo duma obrigação, benesse.

    Aqui no PR, o gov. BR continuou com o programa Luz Fraterna do ex-gov. RR e o ampliou.

    Quem saiu na frente?

  5. OS NEOLIBERAIS SÓ DIZEM “PICUINHAS”.
    A VERDADE É QUE A INDÚSTRIA VAI SE FORTALECER E O BRASIL CONTERÁ A DESINDUSTRIALIZAÇÃO.

  6. Excelente o ronunciamento!
    Vamos ver agora, se não passa de medida populista, como é hábito dos atuais líderes latino – americanos…
    O padrinho Lula nunca faria isso, pois seus dirigentes econômicos eram outros.
    Já o Mantega “derretendo” não é digno de seu posto, precisando assim que Dilma o substitua urgentemente.
    Um país da importância do Brasil não pode depender das chuvas, para equilibrar o sistema elétrico nacional…
    Imagine um apagão em um estádio de futebol, durante uma partida do tipo “Alemanha x Inglaterra”, durante a copa do mundo!

    • Essa medida é populista porque vem do PT? Sério, esse tipo de coisa é necessário para o avanço do país, o marketing que fazem em cima dela é outra história.
      A propósito, essa história de apagão na copa não é nenhum pouco factivel, ainda mais considerando que falta um ano para a copa. Serve apenas para assustar as criancinhas.

  7. Grande presidenta Dilma, aproveitou e deu uma juntada indiretamente no Richa, Traiano e na tucanada como um todo do quanto pior melhor.