Educação vai comprar 11 mil aparelhos de ar-condicionado mesmo sem rede elétrica adequada nas escolas do PR

Secretário Flávio Arns (PSDB).

Secretário Flávio Arns (PSDB).

O governo de Beto Richa (PSDB) anunciou a compra de 11 mil aparelhos de ar-condicionado para atender escolas da rede pública estadual nas regiões Oeste, Norte, Noroeste e Litoral. O aviso foi dado pelo vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns (PSDB), no portal da pasta na internet (veja aqui).

à‰ aí que a porca torce o rabo. As instalações elétricas nas escolas são muito antigas. Muito provavelmente, os aparelhos não poderão ser utilizados devido à  sobrecarga na rede de energia. à‰ o jeito tucano de administrar. Até uma criança sabe que, ao construir uma casa, o telhado só é colocado depois de as paredes serem levantadas.

O dinheiro para a compra dos aparelhos de ar-condicionado vem do governo federal, mais precisamente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Sem reforma na estrutura física das escolas, os aparelhos de ar-condicionado nem sairão das caixas. Será dinheiro público jogado na latrina. Disso sabem até as capivaras do tradicional Parque Barigui, em Curitiba.

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (SEED), numa primeira etapa, serão destinados cerca de R$ 3 milhões para compra de 1,7 mil aparelhos de ar-condicionado que serão distribuídos à s escolas para atender as salas de aula.

A ideia do ar-condicionado nas salas de aula e no ambiente escolar é muito boa, mas comprar os equipamentos sem existir uma rede capaz de suportar a sobrecarga de energia é muito esquisito. Ou se pretende botar fogo (no sentido literal) nas escolas ou se pretende auxiliar alguém com grande estoque de aparelhos de ar-condicionado.

A SEED promete fazer nas escolas uma análise técnica para verificar e adequar a estrutura física e elétrica para a instalação dos aparelhos.

25 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Eles até estão sendo bonzinhos, se o Requião comprou 22.000 TVs laranjas, porque eles não podem comprar 11.000 aparelhos de ar condicionado?, pelo menos é só metade. Pelos menos que eles comprem de uma loja de eletrodomesticos, não como o Requião que comprou numa marcenaria.

  2. Não sou a favor de algumas manobras políticas do PT e nem do jeito de administrar, principalmente no que se diz respeito ao tratamento dos funcionários públicos, calaram os professores federais através da justiça e a imprensa massacrou os professores e funcionários públicos federais que estavam em greve! porém o Beto Richa é mais sujo que o PT porque mente na cara dura, pelo menos a presidente Dilma diz que não vai fazer, não mente!

  3. Mas Esmael, com todo o respeito, quem é ou o que é b.richa, eu como paranaense, nunca vi nem ouvi falar

    Pior ainda deste banana da foto, DEVE ESTAR SONHANDO EM SER M CHUPINSKI

  4. Engraçado, o tempo é sempre futuro. Vai comprar, vai licitar, etc. Nunca é “fez”, entregou”. Ainda estamos no aguardo da promessa do senhor Flavio Arns de implantar os 33% de hora atividade (prometeu em março de 2012), conforme lei de 2008, sacramentada pelo STF em 2011. Estamos no aguardo dos tablets para os professores do ensino médio (dinheiro federal, claro). Ah, e a verba para o ar-condicionado é do FNDE, federal também.

  5. Serpentário, vc fala isso porque nunca estudou em uma escola de município como Paranavaí por ex, é cruel, afeta sim o desempenho escolar, assim como outros fatores,
    Engraçado, ninguém fez, qd um faz recebe críticas.

  6. Parabéns Governador.
    Dignidade aos alunos e professores do Estado do Paraná.
    Com clima e teperatura adequada, os alunos e aulas rederão muito mais, que significa melhor qualidade do ensino de nossos adolescentes.

    Aos críticos, o choro é livre…

    • Willian, vê-se logo que vc não entende nada de educação. Ar-condicionado só serve para deixar o ambiente mais agradável, não vai melhorar em nada a cabeça dos alunos e professores ou o ensino. No entanto a decisão da SEED merece elogios, desde que não tenha fins eleitorais.

    • É muita ingenuidade! Já trabalhei nas administrações da tucanalha e dos seus antigos nomes (pds, pfl etc etc) e na reunião de compra de material o primeiro tópico é o seguinte: o que a gente pode ganhar com isto? Qual é a comissão? Em segundo plano o benefício para a população. Este sempre foi o jeito que a elite governa, desde 1500. Acreditar que na compra do aparelhos de ar condicionado vai ser diferente, é muita muita ingenuidade. O pessoal tucano tá lá para se ajeitar e ajeitar os amigos. Sempre foi assim, desde o Lerner…….

      • Da mesma forma que aconteceu no Governo LULAdrão e que agora continua escancaradamente no Governo Dilma e da Gleisi?
        E sim, estudar em um ambiente climatizado é muito mais confortável e produtivo, sou prova disso.
        Minha primeira faculdade paguei, com o suor do meu trabalho, mas em uma sala de aula decente. Agora faço UTFPR, que tem cadeiras, carteiras e demais móveis sucateados, além de passar sufoco neste calor já passei muito frio nos últimos dois invernos. Ingenuidade é quem tem camionete com ar condicionadoe vem falar das salas de aulado Paranazão…
        Medida muito bem tomada Arns e Richa. Continuem assim, governando por todos e para todos…

      • E por falar em “ajeitar” os amigos, deste assunto o PT de Lula entende como ninguém, pois “ajeitaram” a vida de centenas de CUmpanheros que viviam de salário dos sindicatos e hoje são milionários, isso sem falar no filho de Lula, o cara mais “esperto” deste nosso Basilzão. rsrsrsrsrs

        Não ouvi falar em mensalão no Paraná (pelo menos até hoje), mas já em Brasília do PT de Lula…

    • O choro é livre e o dinheiro é federal.

  7. RAPAZ DO JEITO QUE O PARANÁ TEM ESCOLAS ANTIGAS E FIAÇÃO DA ÉPOCA DOS NOSSOS TATARAVÓS NÃO FICA UMA ESCOLA, VAI INCENDIAR MUITAS OU SERÁ QUE AQUELE CURSOS QUE OS PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS FIZERAM O ANO PASSADO JÁ NÃO FOI DE PROPOSITO, AS ESCOLAS TIVERAM QUE MANDAR UM GRUPO DE FUNCIONÁRIOS PARA O NRE PARA TER UMA BRIGADA DE INCÊNDIO SEJA QUE DEUS QUISER AS ESCOLAS NECESSITAM DESSES APARELHOS MAS ANTES A SEED DEVERIA LICITAR UMA EMPRESA PARA TROCAR TODA A FIAÇÃO DESSAS ESCOLAS QUE DEVERIAM PASSAR POR REFORMAS, MAS COMO SEMPRE ELES GARANTEM ESTAREM EM ÓTIMAS CONDIÇÕES DE USO, MAS ISSO NÃO ACONTECE TEM ESCOLAS DEPREDADAS E NOSSOS ALUNOS E PROFESSORES SABEMOS DISSO.

  8. Para um governo que compra carnes enlatadas cheias de sódio e sal a perder de vista e depois faz campanha contra obesidade, isto não surpreende!

  9. Nós conseguimos aumentar a carga de energia do nosso colégio com recursos da apmf, através de promoçoes, é vergonhoso a ESTE GOVERNO comprar os aparelhos de ar condicionado sem ter o aumento da carga que na maioria das escolas que esta pendente desde o inicio de 2011.Isto está igual aos hidrantes.
    Em meu Colégio a APMF e a direção ja colocou a rcondicionado em todas as salas de aulas.

  10. O “xoque de gestão”… compra de material apenas para gerar polpudas comissões no bolso de algum aspone da Secretaria.

  11. Perguntas básicas ao Secretário Arns.
    11.000 unidades vão suprir a demanda de todas as escolas e colégios?
    Qual o modelo a ser licitado, Split ou o antigo tipo caixa?
    220 ou 110 Volts?
    Ar quente e frio ou só frio (no litoral só o ar frio já resolve)?
    9.000, 10.000, 12.000 ou mais BTUS (depende da metragem da sala e a cobertura do telhado:eternit, telha de cerâmica, etc, e a quantidade de alunos).
    Para não alongar, a licitação vai ser em 2013 para instalação em 2013 ou 2014, a tempo de usar o mote na campanha eleitoral?

  12. Finalmente nossas crianças terão um pouco de conforto dentro da sala de aula, mesmo que a PTzada fique revoltada com isso. rsrsrsrsrsrs

    • As crianças dos donos das empresas que ‘ganharão’ a ‘concorrência’ ficaram muito mais felizes.

      11.000, que maravilha!

      Caixa 2 na veia, hehe

      “O dinheiro para a compra dos aparelhos de ar-condicionado vem do governo federal…”

      É bom tratar bem a PTzada! rs

  13. Me nego a aceditar numa imbecilidade como a que voce está apregoando.
    Ainda vou dar um crédito para que expliquem essa situação. Continue nos informando o andamento do processo.

  14. Caso vc não saiba, as escolas tem o fundo rotativo que é justamente para ser utilizados para ocasiões como essa, instalar rede necessária para instalação do Ar Condicionado. Tudo depende de como se dá a notícia né Esmael?

  15. Patifes… Fiscalização do governo federal já!

  16. De ‘jestão’ eles manjam…

  17. Mas eles não podem perder a comissão que a fornecedora dá para compra de
    11 mil aparelhos!!!
    Tanto ar condicionado assim da pra refrigerar o inferno e deixar lá os arns bem puros.

  18. Esmael, só espero que os inteligentes da SEED não comprem aparelhos de ar condicionado de 9000 BTUs para instalarem numa sala de aula. Os aparelhos deverão ter no mínimo 60000 BTUs. Vamos aguardar para vê-los.